Home _Sem Categoria 10 verdadeiros esportivos brasileiros

honda civic si preto 2 10 verdadeiros esportivos brasileiros




Com as especulações em torno de como será o futuro Gol GTI (e se ele realmente será lançado) decidimos relembrar alguns esportivos nacionais em mais uma lista do Notícias Automotivas. Ela reune 10 esportivos escolhidos pelo desempenho e principalmente pelas modificações em relação às versões originais.

Um fato curioso é que a Ford, conhecida mundialmente por seus grandes esportivos como o Mustang, o GT40, o Escort RS Cosworth e recentemente o Focus RS, ficou de fora da lista por nunca ter feito um esportivo de verdade no Brasil. O Ford Ka XR por exemplo, anda muito bem, como esportivo, mas não tem modificações extensas para que pudesse ser qualificado como esportivo.

Na lista também constam somente carros produzidos em série, o que excluiu o Lobini H1. Aqui estão 10 verdadeiros esportivos que foram produzidos no Brasil. A lista não é qualitativa, é escrita por ordem alfabética.

Civic Si (2007- )

O Civic chegou ao Brasil em 1993, assim como o Golf, mas suas versões esportivas tinham alto desempenho, caso da VTi 1.6 de 160cv. Em 1998 o Civic passou a ser fabricado no Brasil e virou um carro comportado e familiar.

Em 2007 a Honda decidiu produzir o Si, aproveitando a sugerida esportividade do motor 1.8 de 140cv do “New Civic”. O Si usa um exclusivo motor de 2 litros com duplo comando variável, de 192cv e câmbio de seis marchas. De acordo com a Honda do Brasil, o conjunto leva o carro a 232km/h e o faz acelerar de zero a 100km/h em 7,9s.

As rodas de 17 polegadas também são exclusivas da versão, assim como os bancos em camurça, iluminação do painel, direção elétrica e o aerofólio na tampa do porta-malas. O japonês travou com o Golf GTI uma das maiores rivalidades do mercado brasileiro até o início de 2009, quando o GTI saiu de linha. Atualmente o Civic Si é o mais potente esportivo brasileiro e segue sem concorrentes.

Peso 1322kg
Potência 192cv
Torque 19,2kgfm
Velocidade máxima 232km/h
Aceleração (0-100km/h) 7,9s
Relação peso x potência 6,88kg/cv

Corsa GSi (1994-1996)

corsagsi 10 verdadeiros esportivos brasileiros

No Salão do Automóvel de 1994 o Brasil conhecia o Corsa GSi. Se as linhas curvas e modernas do Corsa deixaram seus concorrentes defasados da noite para o dia naquele distante 1994, o motor Ecotec 1.6 16v importado da Hungria era o mais moderno encontrado no mercado nacional.

Com esse motor, o GSi chegava a 192km/h e acelerava até 100km/h em 9,8s. Como era comum nos esportivos da época, o conjunto mecânico foi totalmente adequado para receber o motor mais potente: a suspensão era mais rígida e o câmbio tinha relações mais curtas.

O pequeno esportivo ainda tinha discos ventilados na dianteira e ABS de série. Por dentro, o volante de três raios combinava com os bancos esportivos, o comando dos retrovisores era elétrico e havia um teto solar como opcional.

Por fora o tradicional kit esportivo com saias, spoilers e rodas exclusivas da versão. O Corsa GSi foi produzido até 1996 e foi o último dos verdadeiros esportivos da Chevrolet. Desde então, os esportivos da marca recebem somente alterações estéticas, sem mudanças mecânicas.

Peso 999kg
Potência 108cv
Torque 14,8kgfm
Velocidade máxima 192km/h
Aceleração (0-100km/h) 9,8s
Relação peso x potência 9,25kg/cv

Gol GT (1984-1986)

golgt 10 verdadeiros esportivos brasileiros

O Gol GT foi o primeiro esportivo nacional a acelerar de zero a 100 em menos de 10 segundos. Para atingir o tempo de 9,7s ele usava o motor 1.8 do Passat com comando de válvulas do Golf GTi, que rendia 99cv, aliado ao baixo peso do carro.

A velocidade máxima era de 180km/h, que não impressiona mas era bastante razoável para o porte do modelo mesmo comparando com o Golf GTi Mk2, que atingia 192km/h. Além disso, o visual também era diferenciado. Havia o enorme adesivo GT no vidro traseiro, rodas de liga leve e faróis de milha.

Por dentro vinha com exclusivos bancos Recaro, um relógio com cronômetro e volante de quatro raios. O modelo foi produzido até 1986, quando foi substituído pela versão GTS 1987.

Peso 950kg
Potência 99cv
Torque 14,9kgfm
Velocidade máxima 180km/h
Aceleração (0-100km/h) 9,7s
Relação peso x potência 9,59kg/cv

Gol GTI 16v (1995-1997)

golgti 10 verdadeiros esportivos brasileiros

Em 1995 o Gol “bola” já estava consagrado, mas os fãs ainda aguardavam o retorno da versão esportiva GTi. E ela chegou com duas motorizações, ambas com o bloco de 2 litros mas com cabeçotes diferentes. O SOHC – de 8v – era idêntico ao da versão GLSi, ficando a diferença restrita ao kit esportivo externo e aos bancos Recaro. O verdadeiro esportivo da família era o GTI (com o i maiusculo) com o cabeçote de 16v.

Devido à posição do motor – longitudinal – foi necessário criar um novo capô, com um ressalto, para abrigar o cabeçote maior. Essa era a mais marcante alteração estética do carro. As outras diferenças eram as rodas de 15 polegadas com cinco raios exclusivas da versão 16v e o aerofólio comum ao irmão de 8 válvulas. O carro também tinha bancos esportivos da Recaro com a opção de revestimento em couro de duas cores.

Com esse motor de 141cv, o GTI 16v chegava a 100km/h em 8,7 segundos e continuava a ganhar velocidade até atingir 206km/h. Em 1998 o GTI 16v ganhou portas traseiras e nunca mais foi vendido sem elas. Com a reestilização de 2000 (a chamada G3), perdeu o ressalto no capô e com ele todo o charme esportivo do modelo original.

Peso 1120kg
Potência 141cv
Torque 17,8 kgfm
Velocidade máxima 206km/h
Aceleração (0-100km/h) 8,7s
Relação peso x potência 7,94kg/cv

Golf GTI 180cv (2003-2009)

golfgti 10 verdadeiros esportivos brasileiros

O Golf chegou ao Brasil ainda importado, em 1993. A versão GTI 2.0 daquela geração é considerada a pior de todas desde o lançamento do carro, em 1976. O motor era o mesmo da versão GLX e as diferenças ficavam restritas ao revestimento dos bancos. Em 1999 o Golf passou a ser produzido no Brasil, na mesma fábrica onde era produzido o Audi A3, com quem compartilhava a plataforma e motor.

Nesse mesmo ano foi lançada a versão GTI nacional com motor 1.8 turbo de 150cv. Em 2003 o GTI passava a desenvolver 180cv com o mesmo motor 1.8 turbo, mas agora somente com 4 portas. Dessa forma, chegava a 227km/h e acelerava de zero a 100km/h em 8s.

Mas o grande trunfo do esportivo era mesmo a linearidade do torque proporcionada pela turbina, que deixava o carro muito ágil nas retomadas. Houve também uma versão com o motor VR6 de 2,8 litros, importado da Alemanha, que, embora gerasse 200cv, não alterava significamente o desempenho e ainda eliminava a elogiada linearidade do torque.

Em 2007 o Golf recebeu um discutível facelift em vez do lançamento da quinta geração e o GTI passou a desenvolver 193cv de potência máxima se abastecido com gasolina pódium. A velocidade máxima aumentou para estimados 231km/h (conforme dados de fábrica) mas a aceleração manteve-se nos 8 segundos. O Golf GTI saiu de linha no começo de 2009 devido à baixa demanda e não deixou um substituto a sua altura.

Peso 1344kg
Potência 180cv (193cv)
Torque 25,5kgfm
Velocidade máxima 227km/h (231km/h)
Aceleração (0-100km/h) 8s
Relação peso x potência 7,46kg/cv (6,96kg/cv)

Marea Turbo (1998-2007)

mareaturbo 10 verdadeiros esportivos brasileiros

Dois anos depois do fim do Tempra Turbo, seu sucessor chegava às ruas. Era o Marea Turbo, oferecido somente com quatro portas, mas com um motor 2 litros de 5 cilindros com 20 válvulas vindo do italiano Fiat Coupé. A potência era de 182cv em vez dos 220cv do primo europeu.

Assim mesmo foi o carro mais potente do país até 2003, quando a Volkswagen lançou o especial Golf VR6. Mas os 182cv foram suficientes para levar o Marea a 223km/h de velocidade máxima e arrancar em direção aos 100km/h em 7,9 segundos, outro recorde que foi igualado somente em 2007 pelo Civic Si.

O Marea Turbo era um esportivo discreto. As diferenças eram o volante de couro perfurado, instrumentos do painel com fundo claro, rodas esportivas e os respiros no capô. O Marea não conseguiu repetir o sucesso do Tempra, mas sua versão esportiva foi desejada pelos fãs de esportivos e durou até 2007, quando a Fiat decidiu manter somente a motorização 1.6, assumindo o fim da trajetória do modelo.

Peso 1360kg
Potência 182cv
Torque 27kgfm
Velocidade máxima 223km/h
Aceleração (0-100km/h) 7,9s
Relação peso x potência 7,47kg/cv

Punto T-Jet (2009- )

puntotjet 10 verdadeiros esportivos brasileiros

Em 2006 a Fiat relançou a linha esportiva “R” utilizando como base o Palio com motor 1.8, mas o modelo não tinha o carisma dos antigos Uno 1.5R amarelos com a tampa traseira preta e o desempenho era o mesmo dos Palio HLX. Foi no mesmo ano que o Marea Turbo saiu de linha, deixando a marca novamente sem um modelo esportivo em sua gama. No ano seguinte, foi lançado o Punto, que chegou com a versão Sporting, com o mesmo motor 1.8 do Palio e de sua versão HLX.

As diferenças eram puramente estéticas. Enquanto isso na Itália, a Fiat dava à Abarth status de divisão esportiva, tal como é a AMG na Mercedes, guardadas as devidas proporções, e por ela lançava o Grande Punto Abarth, com motor 1.4 de 155cv. Pouco tempo depois em um evento público de uma grande publicação brasileira, a Fiat disponibilizava um protótipo do Punto com motor 1.4 turbo, exatamente como o Abarth, um sinal de que a marca, na verdade, testava a aceitação do público para o modelo.

E foi em 2009 que o Punto T-Jet chegou às lojas. O T-Jet é basicamente uma versão quatro portas do Abarth, com aplique no painel da mesma cor do veículo, apliques plásticos no para-lamas e rodas e para-choques exclusivos da versão. O Punto T-Jet tornou-se o aguardado sucessor do Uno Turbo, uma espera de 13 anos que valeu a pena, pois o desempenho do compacto condiz com os modelos similares europeus e ainda não tem concorrentes no Brasil. Pelo menos até a Volkswagen decidir se vai relançar ou não o Gol GTI.

Peso 1230kg
Potência 152cv
Torque 21,1kgfm
Velocidade máxima 203km/h
Aceleração (0-100km/h) 8,4s
Relação peso x potência 8,09kg/cv

Tempra Turbo (1995-1996)

tempraturbo 10 verdadeiros esportivos brasileiros

Com o Uno Turbo no mercado, a Fiat não escondia o fato de que o recurso logo chegaria ao Tempra. E foi em 1995 que a fabricante italiana apresentou o Tempra Turbo, um esportivo de origem italiana com 165cv, capaz de atingir 212km/h de velocidade máxima, o que fazia dele o segundo carro mais veloz do país, atrás somente do Omega, que tinha a mesma potência, mas era equipado com motor de 3 litros e 6 cilindros.

O Tempra Turbo foi oferecido somente com duas portas, como um legítimo esportivo deve ser. Também tinha molas e amortecedores especiais, cambagem negativa na frente, rodas de liga leve de 14 polegadas e aerofólio na tampa traseira. Assim como o Uno Turbo, o Tempra trazia termômetro do óleo e manômetros de óleo e do turbo.

Apesar do sucesso do Tempra Turbo, em 1997 a Fiat substituiu o modelo pela linha Stile, que tinha um ar mais sofisticado e sóbrio e restringia a esportividade ao desempenho do modelo. Seu sucessor foi o Marea Turbo, um sedã esportivo que foi o legítimo sucessor do Tempra Turbo, pelo carisma e pela essência esportiva.

Peso 1275kg
Potência 165cv
Torque 26,5kgfm
Velocidade máxima 212km/h
Aceleração (0-100km/h) 8,2s
Relação peso x potência 7,72kg/cv

Uno Turbo i.e. (1994-1996)

unoturbo 10 verdadeiros esportivos brasileiros

O primeiro carro brasileiro a sair da fábrica equipado com turbocompressor tinha 118cv e torque de 17,5kgfm extraídos de um motor de 1,4 litro. O Uno Turbo i.e. trazia para-choques e rodas esportivas, usava cubos e freios de Tempra e por dentro tinha bancos envolventes, volante de três raios de diâmetro reduzido em relação ao original e instrumentos como manômetros de óleo e turbo além do termômetro de óleo e tacômetro.

Com isso o pequeno esportivo da Fiat atingia 195km/h de velocidade máxima. Quem comprasse o Uno Turbo, ganharia da fábrica um curso de pilotagem, uma tentativa de evitar acidentes e reduzir o valor dos seguros. Sua produção durou de 1994 a 1996 e representou uma mudança radical em relação aos comportados esportivos 1.5R e 1.6R mesmo sem o sucesso e o carisma destas versões (especialmente a 1.5R).

Foi o Uno Turbo quem abriu o caminho para os motores com turbocompressor no Brasil. Caminho pelo qual chegariam o Tempra, o Marea, o Gol e a Parati, o Linea e o recente Punto T-Jet, que preencheu o espaço deixado pelo Uno há 13 anos.

Peso 975kg
Potência 118cv
Torque 17,5 kgfm
Velocidade máxima 195km/h
Aceleração (0-100km/h) 9,2s
Relação peso x potência 8,26kg/cv

Vectra GSi (1993-1996)

vectragsi 10 verdadeiros esportivos brasileiros

Já fazia quase 7 anos que a Chevrolet não produzia nenhum esportivo. O último havia sido o Monza S/R em 1987, com seu motor 2.0, suspensão e câmbio especiais. A chegada do Vectra ao país dava continuidade à renovação da gama Chevrolet no Brasil e a deixaria em sintonia com a Opel.

Por isso a marca decidiu montar no país a versão esportiva do Vectra, o GSi. Com motor 2.0 e cabeçote especial com 16 válvulas, o esportivo tinha 150cv e um desempenho surpreendente, chegando aos 215km/h. Em relação às demais versões o GSi tinha, além da mecânica especial, o volante vindo do Calibra, de menor diâmetro, rodas exclusivas e um discreto spoiler na tampa do porta-malas. Foi produzido até 1996, ano de lançamento da nova geração que, infelizmente, não trouxe um esportivo.

Peso 1220kg
Potência 150cv
Torque 20kgfm
Velocidade máxima 215km/h
Aceleração (0-100km/h) 8,5s
Relação peso x potência 8,13kg/cv


  • Gerald

    Eber, e o maverick gt? e o charger r/t?

    • Kaique Andrade

      O autor não é Eber, é o… Leonardo… quem é esse? :owmy:

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      esses dois que você citou foram ótimos esportivos para sua época, mas se colocarmos do lado dos outros da lista, vai ficar feio….. maverick GT V8 acelerava de 0-100 em 11 segundos, mesmo com peso não tão grande, de cerca de 1.390 quilos….

      de qualquer forma, faremos uma lista de esportivos que marcaram época no futuro… aí sim incluiremos TODOS os esportivos que fizeram sucesso no brasil.

      • Gerald

        É apenas uma questão de reconhecimento temporal. Evidentemente que não se compara a relação peso/potência desses classicos, nem mesmo eles se comparam com os reais muscle cars, mas foram mto importantes para fazer nosso mercado saber que bons carros podem andar bem, isso lá na decada de 70

  • Luquinha

    A Ford nunca teve? E Maverick era o quê? E o Corcel GT? Escort XR3?

    Cadê o Opala SS? Katette GSI? Onde que Gol e Corsa se comparam ao Astra GSI?

    Passat TS tinha uma arrancada incomparável.

    Uno 1.5R e 1.6R

    Vai chegar em 99 logo, logo.

    • Márcio

      Na época meu tio tinha um escort xr3 que tomava pau de um escort GL do meu vizinho, acho que por isso não está aí. A mecanica era igual, com o diferencial que a direção hidráulica, vidros elétricos, ar condicionado e etc ainda deixavam o bicho mais lento que outros escorts.

      • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

        exatamente….. esportivo apenas no visual não é esportivo de verdade.

    • Adriano

      hehe…

      O Opala SS tinha quatro cilindros e beirava os 80 cavalos (nada esportivo). Pra piorar levava pau dos Opalas "comuns" de 6 cilindros!

    • Elvis

      Compara o astra Gsi contra o Gol Gti 16v pra vê ai vc vai ver!!

  • Wallison Bsb

    Tbm achei q faltou o Palio 1.8R, que tambem e carrão!!!

    • adriano

      De esportivo o Palio 1.8 R só tem os adesivos!

  • IC3MAN

    Civic Si, Marea Turbo e Punto T-Jet para mim são os melhores.

  • Bimbo

    showwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  • Cristiano

    Faltou o Kadett GSi e GSi conversível bem como o Scort XR3 hatch e conversível.

    O Puma e Chevette SS bem como o Corsel GT podiam estar incluídos.

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      não, esses que você citou são esportivos apenas cosméticos. galera tá precisando ler os textos das nossas matérias antes de comentar!!

      • alcantara

        Eber, se o gol GT está aí, porque não o Kadett GSI que era muito mais esportivo?? O bichinho andava pra cacete

        • Marcio M.

          pois é, o Kadett GSI, ao lado do Gol GTI faziam a festa nos anos 90.

          Faltou o GSI, que pra mim foi um verdadeiro esportivo dessa época. Antes claro de Tempra Turbo e Vectra GSI

          • alcantara

            outro detalhe, o kadett GSI se diferenciava muito na aparencia dos modelos basicos, os parachoques eram exclusivos, tinha painel digital, teto solar, bancos recaro, suspensão regulavel …E o motor de 121 cavalos não fazia feio não.

            • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

              eu tive um kadett gsi. o motor dele era exatamente o mesmo do monza classic mpfi. não tinha diferenças na mecânica. suspensão regulável é uma diferença, mas não é bem na mecânica né.

              • Flavio

                Ah, tudo bem, mas no lançamento o GS era bem diferenciado do resto da linha, apesar de compartilhar o motor com o monza, assim como o motor do gol GT foi parar no santana e o motor do tempra turbo foi pro tempra stile. Mas de qualquer forma parabéns pela matéria, não é fácil escolher apenas 10, sempre tem que deixar algum de fora. :cool:

            • Flavio

              Concordo! E o opala SS com o motor 250-S e o mustang GT com o V8 302 também eram esportivos diferenciados do restante da linha. Mas gostei bastante da matéria, só vale talvez corrigir que o ressalto no capô do gol GTI 16v não era só por causa do cabeçote, mas principalmente pelo motor de bielas longas igual ao alemão. Bons tempos aqueles… :drinkk:

      • jamesk6

        Verdade pensei que veria o Kadett GSI no topo
        carro esportivo sim qual o Problema dele nao estar nessa lista

      • danix

        E o ka 1.6 xr/action? E era o 1.6 zetec.. imagina esse novo 1.6 da ford (duratec n sei.) em um ford ka? Peso x potência.. Obviamente um ka não vence de um civic no top speed, mas em retomada arrancada curvas… ta no papo..

      • Zaro

        O Kadett Gsi não é esportivo?, vc não sabe o que fala!!!!

        • Cesar

          Claro que não o Kadett Gsi não era esportivo….MEU DEUSSS

          O conversivel por exemplo ia direto para italia Estudios Nuccio Bertone (aquele que faz capotas para ferrari masserati..bmw etc) para receber estrutura e capota e depois voltava para o brasil

          O hatch fechado só recebia alem de painel digital, amortecedores regulaveis, cambio f-18 80km em primeira marcha, tapetes bordados com o logo GSi.teto solar e o que seriam as entradas de ar no capo..rsrsr..sera que eles não seriam esportivos…..

          Inclusão Digital…..cuidado

      • bobweg

        O Escort 2.0i XR3 não era só esportivo cosmético, haviam diferenças mecânicas para os outros Escort’s e até mesmo para outros carros com o motor AP2.0: o motor era semelhante ao do Gol GTI, com um comando de válvulas mais forte (desenvolvido pela própria Ford, saiu no motor do XR3, Pointer GTi e Logus Wolfsburg), câmbio mais curto (curtíssimo), freio a disco nas quatro rodas, suspensão ligeiramente mais baixa e mais firme. Mecanicamente que eu saiba é isso.

        Além dos acessórios (som com equalizador e módulo, bancos Recaro com duplo apoio lombar e regulagem de altura, teto solar, vidros um toque, antena eletrica, ar-condicionado, direção hidraulica, etc…).

        • bobweg

          ps.: se eu não me engano esse comando que falei (027.7) era da Ford mesmo, mas me ocorreu uma duvida agora… valeu

    • oi

      ou vcs do na tão esquecenu dos “pony cars” brasileiros o opala ss , a caraven ss , o maverick gt ,pointer gti, escort xr3 (conversivel e hatch) e o kadett gs e gsi (conversivel e hatch) .Isso alem do gol gt que ele volto a ser fabricado ate vcs falaram que ele saiu de linha , o gol ainda e vendido no mexico na versão gt mais e podrera que ele e 1.6 (e tipo o nosso power) mais não e nem 16v so e um gol power mais incrementado e com otro nome o olha aqui um a venda
      http://articulo.mercadolibre.com.mx/MLM-29119524–vw-gol-gt-2009-reestrenalo-7000-km-de-cochera–_JM

  • dfs_rn

    nao entraria nessa lista o kadet gsi e o escort xr3???

  • Cristiano

    Faltou o Kadett GSi e GSi conversível bem como o Scort XR3 hatch e conversível.

    O Puma e Chevette SS bem como o Corcel GT podiam estar incluídos. (Quis dizer Corcel)

    • alcantara

      O chevettinho era fraquinho mesmo…só tinha barulho hhehehe

    • Flavio

      Chevette não foi lançado como SS, foi lançado como GP e era fraco demais pra entrar nessa lista. :bate:

  • Guilherme

    Éber,
    Não sei se estou errado, mas acho que o Audi A3 nacional foi esquecido. Pois me lembro de uma revista que eu tinha que havia um comparativo entre ele e o Marea turbo, dizendo que o A3 turbo era o melhor esportivo nacional.

    Abs

    • Márcio

      O esportivo da linha 3 da Audi era o S3, e não o A3.

      • oi

        o que ele se refere não é o S3
        é o A3 1.8T

        • Márcio

          A3 que não era o esportivo da audi. Novamente afirmo que da linha 3 o S3 era o único esportivo. Ô povinho ruim de compreender.

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      o golf de 180 cavalos de 2003 a 2009 e o audi a3 nacional são o mesmo carro. de certa forma o audi a3 está na lista.

  • Kaique Andrade

    Se fosse pra mim dar um volta agora, eu com certeza ia escolher o Gol GT… esse carro é muito show!

  • Márcio

    Sem dúvidas nenhuma o melhor esportivo daí é o SI, junto com o golf gti 150 na época em que foi lançado, pq hoje em dia golf GTI é carro jurássico.

  • Max

    para mim a lista foi bem feita!! O Kadett e o Escort não tinham desempenho de esportivo comparados aos carros da lista, isso na minha pobre opinião!!

    • alcantara

      isso prova que você nunca teve ou andou num kadett Gsi…

    • Giulio

      Caro Max você não conhece então Kadett GSI e Escort XR3, pois o Kadett GSI tinha suspenção especial, designer, motor Europeu com 121cv e NÃO O NORMAL DE 114cv, freio a disco nas 4 rodas, painel digital e até no ano de 95 podia ter ABS ( eu mesmo tenho um cabio ). O Escort XR3 tinha o motor de 120cv, suspenção especial, designer e mais.

      • alcantara

        esses dois tinham um opcional que muitos desses citados na lista não tinha: suspensão regulavel, no escort na versão “Formula”

      • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

        motor europeu? minha santa paciência….. :teeth2:

        o motor de 121 cavalos é o normal da linha kadett / monza….. a diferença entre ele e os 2.0 MPFI que equipam os kadett gls de 97 e 98 é que o GSI não tem catalisador, e tem ignição assistida por knock sensor, ou seja, pode trabalhar com mapa de ponto mais agressivo, ganhando alguns cavalos.

    • luiz jr

      como q vc fala q o kadett nao tinha desempenho esportivo ele foi um tempao o carro com maior velocidade maxima vcs nao sabem o q falao

  • Nitro

    Na minha opnião, faltaram o puma AMV 4.1 e o Miura …

  • Rodrigo

    em torque o Marea dá um banho no Civic….ignorante esse motor !!!

    • Nitro

      Banho, So se for de oleo saindo do escapamento, em desempenho e em todo o resto, o si atropela o marea.

      • Lucas

        Nitro num sei não hein, o SI lança a potência mto tarde no motor o “segundo estágio” dele abri em 6.500 rpm se eu não me engano. (nisso o shift light já tá piscando faz tempo).
        fora que a sexta marcha é só de alivio é como a quinta marcha de um carro 1.0.
        O SI anda mto (pros padrões nacionais) mais só se o cara tiver as manha prq o shift light dele atrapalha demais quem não conhece, pois começa a piscar antes mesmo do “segundo estágio” entrar.
        oq eu dirigi era test ainda não sei se no modelo de produção acontece o mesmo.

        • Márcio

          Eu acho que não é no 6.500 não. Pq de 5ª marcha, o meu SI começa a piscar o Shift light a 195 km/h. Tem outra, o Si não atinge os 232 km/h não, o limitador do meu entra em ação à 215 km/h no painel e à 214 km/h no GPS.

        • Nitro

          Lucas, pelos testes e na rua, te digo , com certeya, atropela o marea …. e facil… ele eleva o giro ate 8.000 rpm, fayendo 0-100 em menos tempo, retomadaentao, com 6 marchas, ate covardia. Fora que e uma mecanica Honda, nao estao quebra a toa e nao se torna um mico igual o marea. Digo isso que os civics Vti estao ai para provar, ja os mareas, sobram nos classificados.

          Um abraco.

      • Roberto Machado

        Santo fanatismo cego….

        Civic Si tem torque de 19,2kgfm, Marea Turbo tem torque de 27,0kgfm, não só tem mais torque como tem quase o torque de um motor 1.0 de diferença entre os dois.

        Cambada ta precisando acordar pra vida um pouco, é dificil separar os comentários sadios e as matérias de boa qualidade que são feitas pelo NoticiasAutomotivas, de comentários deploráveis e infelizes que são feitos por parte dos usuários.

        Pelo alto volume de acessos ao site, seria ótimo adotar uma espécie de moderação, onde chacotinhas, comentários infelizes e puramente com instinto de baderna fossem negados e não viessem ao ar.

        Parabens pelo excelente conteúdo ao editor do Noticias Automotivas.

      • Felipe Siena

        O civic tem 19 de torque contra 27 do marea… Marea arraaaaaaaaasa !!!
        Se nao tivesse um custo alto na manutençao com certeza compraria um !

    • JohnnyHGT

      Os dois são bons carros, mas não da para comparar as versões cinco cilindros do Marea contra quatro cilindros do Civic que é Aspirado para compensar. Os dois são equivalentes apesar da diferença de gerações, mas se houvesse uma versão 2.4 20v Turbo do Marea seria um arraso até para os dias de hoje! hehehehehehe :banana:

      • Márcio

        Poxa, tão avacalhando geral, comparar o Si com Marea turbo é ignorância. Se for adquar o motor do marea para os índices de poluição que vigoram hoje, iria baixar por baixo uns 15 hp´s nesse motor. Sem comparar que eu já fiz curva atrás de um marea turbo e eu posso dizer que, se facilitar, o SI ultrapassa por fora. Sem barrismo, não vamos comparar o incomparável.

        • JohnnyHGT

          Ultrapassar por fora, você faz racha de rua? Isso é ilegal e da cadeia, mas mesmo que fosse essa a situação, é comparavel sim, alias o Marea Turbo tem torque melhor que o Honda Civic Si, vai querer comprar um motor de 4 cilindros com um de 5 cilindros com 20 valvulas!? Quem leva pau de quem!? só se for o New Civic comendo poeira, tem alguns videos no YouTube. Tubarea deu um Créu no Civic! hehehehehehehehe :banana: :banana: :banana:

          olha esse http://www.youtube.com/watch?v=pr6KFJWwy8o

          Vai se informar melhor antes de postar bobageira, hehehehehehe :teeth2:

          • Márcio

            O coitado, eu tenho um civic SI, já tive um golf gti 150 (comprado zero, assim como o Si), eu não preciso me informar pq eu já testei pessoalmente. Se vc é um liso que tem que babar carro antigo pq não tem como comprar um novo aí o problema é seu.

            • JohnnyHGT

              Aahahahahahahahaha, é filhoteee…. Ficou sem argumentos e agora vem com a desculpa que o carro saiu de linha. Mas não precisa xorar não, contra fatos não há argumentos, baba ovo da honda. quem sabe não aparece nada melhor nos próximos anos, depois você pode voltar a falar comigo de igual para igual…… :banana:

              • Márcio

                Bicho, vou te perguntar no que o seu carro é melhor? o Si supera o marea turbo em tudo, (segurança, curva, freio, estabilidade, estética, tecnologia e etc) provavelmente vai perder de velocidade final, pq é limitada a 215 km/h (214 de REAL), enquanto um marea vai dar entre 217 e 220 de velocidade real. Se for por isso o meu SI é pior que um gol turbo 1.0 16v (trocada a turbina, reforçado sei lá o que e funcionando no álcool, gerando aprox 250 cv, palavras do dono dele) que chegou na minha frente em um campeonato de arrancada que participei. (ele também falou que o gol dele não consegue andar 10 minutos de pé baixo sem o motor ir para o espaço). esse é o caso de alguns mareas que, pela simples troca da turbina, conseguem ganhar uns cavalos extras. Mas se for original com original, o Marea toma taca do Si.

                • JohnnyHGT

                  kkkkkkkkkkkkk, original com original, deve ser bom para sonhar. hehehehehe. Tanto faz, pro Marea Turbo, como já foi comentado que ele teve o motor limitado de 220cvs para 182cvs por causa das leis vigentes na epoca, e mesmo assim ele continua andando na frente do New Civic Si, é só dar uma olhadinha no torque de cada um. O carrinho é um capeta, pesquisa vido ne web marcando 250km/h e se vc pegar a versão 2.4 20v é outro mostrinho. Mas se vc prefere carro em linha fica com o teu mesmo, mas daqui pra frente melhor você se convencer de uma vez e abaixar o topete. hehehehehe :teeth2:

                  • Márcio

                    Quando eu tinha o Golf gti 150 engatei com 2 marea turbo, um eu ganhei (até uns 150km/h pq o espaço era curto) e o outro e fui até a final (era uma reta de 6km) e acompanhei no vácuo. Eu não tinha GPS nessa época, mas o Marea dava uns 7 km/h a mais de final que o golf. Semana re-trasada engatei com um marea de um boy de vila daqui da minha cidade, o bichão foi pra taca de arrancada., quando nós fomos para a reta para ver a final ele realmente vinha pegando aos poucos, aí eu tirei o pé. Depois ele veio com o papo de que só perdeu de arrancada pq o carro dele já estava com 110.000 kilometros rodados. mas na boa, apanhou legal, tipo em 1000 metros ficou um poste atrás (35m).

                    • JohnnyHGT

                      Ahauahuahuauahu, ta certo amigão…. É claro que eu vou acreditar no teu conto se você tiver um video de cada um dos pegas que você citou para mostrar pela web do mesmo modo que eu fiz postando um pega entre os dois carros do nosso tema, do contrário vai ser só mais uma daquelas histórias de pescador que todo mundo que escutou fala que acredita só pra não frustar o contador…… Mas enfim, melhor sorte nas próximas vezes e felicidades para seu Civic Si de 85 mil pila nos pegas que ele não te deixar na mão pra um carro mais barato e fora de linha. hehehehehehehehe :teeth2:

                    • Márcio

                      Eu não tenho vídeo não, mais vou marcar outro com o boy de vila daqui aí eu filmo e posto aqui. Ei tu posta um vídeo que não sabe nem de quem é e fica se gabando. dependendo onde tu mora, agente poderia ver se esse teu marea anda mesmo. Por último, o meu SI não foi 85.000 não, foi 92.000.

  • Pedro Henrique Rodrigues

    faltou o audi A3 1.8T…

    • Jonas

      O A3 1.8T não é esportivo. Esportivo é o S3. O problema é que os carros brasileiros em geral são tão podres que fazem o A3 normal parecer esportivo.

  • Nitro

    Tinha também o Santa Matilde, 4.1 , andava pra c@#$te.

  • Nas.ser

    Mas…… se o Punto tomou pau do Ka 1.6…….. cadê o Ka XR ?

    • Nas.ser
      • Paulo

        Nas.ser sempre tão ávido para falar mal dos carros da FIAT que já esta até confundindo Palio 1.8R com Punto T-Jet….

        é o amor pela FIAT só pode :inluv: :inluv: :inluv:

        • JohnnyHGT

          hehehehehe, ele vai sonhando que o dia que o Punto T-Jet levaria pau de um simples Ka… :banana:

          • na.ss.er
            • Paulo

              EErrrrrrrrrrrrrr tb não achei onde o Punto ficou atrás…. deve ser problema de visão :banana: :banana: :banana:

              • na.ss.er

                Deixa eu te explicar:

                O Punto T-Jet é esportivo e custa quanto mesmo?
                O Ka 1.6 NÃO é esportivo, custa 32k, NÃO TEM TURBO e andou no mesmo décimo de segundo.

                Entendeu agora? Punto manco. :teeth2:

                • lui

                  …e o poderoso Golf GTI ficou atrás dos dois, no mesmo teste, né Fanboy? Não dá para usar isso para dizer que x é bom e y é ruim. Foi uma simulação de pista travada que favorece carros menores e pilotagem mais brusca perfeito para o Ka e difícil para carros com muita potência, controles eletrônicos de estabilidade, tração e câmbio automático. Grande mérito do Punto andar na frente do Ka, mesmo com a direção menos visceral, mas não chega a ser ruim para o Golf ficar atrás. Foi como um teste de uma Tv britânica que conseguiu montar um percurso onde um Fiat Panda 100HP pôde rivalizar com ferrari.

                  Faltou o kadett GSI nesta lista, apesar do motor antigo. Comparado aos outros kadetts, este era esportivo de verdade. Também acho que faltaram os conversíveis (conversíveis são esportivos também, não?) estes receberam modificações ainda mais extensas em relação às versões standard.

                  E se esportivo de verdade é aquele feito para se diferenciar do comum, fico com o Uno Turbo. Ele tinha até tração traseira! Feito para divertir com reações bruscas e tal, mesmo não tendo um desempenho fabuloso ele se aproximava bastante de um carro de corrida.

              • Paulo

                :cry: :cry: :cry: Mesmo quando o Punto ganha, ele perdeu? Nesse linha de pensamento… se o Ka tivesse ganhado ele seria o Rei… ele perde e mesmo assim é o Rei? :hauhau: :hauhau: :hauhau:
                Assim fica difícil ser feliz…
                Brincadeiras a parte você sabe bem que foi em uma pista… e bem curta por sinal… já que as voltas ficaram super curtas…
                Faz em uma reta então :assob: :assob: :assob:
                Eu vi a maldade do seu comentario desde o começo… entendi o ponto de vista… mas olha o peso/potência do Ka…. e o bixinho faz curva muito bem…

                • Nas.ser

                  Se a Fiat não acha que carros esportivos devem ser bom de curva, então blz :assob:

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      taí mais um exemplo de leitor que não leu o texto todo. eu explico sobre o ford ka XR no texto!!!!!

      :bate:

      • na.ss.er

        Claro que eu li. O Ka não é esportivo porque não tem “modificações extensas”.

        http://www2.uol.com.br/bestcars/testes/xr-1.htm

        “O painel conseguiu acomodar à esquerda do velocímetro um pequeno conta-giros. O volante tem revestimento perfurado na região de pega. Parte do painel e do pomo do câmbio têm cor prateada.

        Alojar o motor maior e mais potente no cofre do Ka exigiu EXTENSAS MODIFICAÇÕES: longarinas do chassi apropriadas (por causa delas o motor não pode ser removido por cima), radiador com o dobro de aletas (o 1,6 gera mais calor que o 1,0), relações de marcha reestudadas, escapamento todo novo, freios dianteiros a disco ventilado e suspensão mais firme, além de rodas e pneus mais largos (são 165/70 R 13 no Ka 1,0). ”

        Bestcars é burro demais :bate:

        • Johnny

          a ford lançou o motor 1.6 no Ka na versão XR. Depois ele virou Action 1.6 e o XR era apenas kit decorativo.
          Ainda assim, o Ka XR não tem desempenho bom o bastante para estar na lista.

  • FErnando

    Esportivos? bem, no Brasil quem sabe?!!!! Incrível como o brasileiro aceita qualquer coisa, ainda mais se tratando de carros. :upp:

    O mais engraçado é que nenhum destes “esportivos” chegam aos 250 km/h, como os Esportivos importados. Tanto que nem precisam de limitadores de velocidade, aliás, para limitar a velocidade no Brasil se utiliza: falta de tecnologia e estradas ruins. :down:

    • JohnnyHGT

      Já vi videos com o Marea Turbo chega nos 250 km/h sim, inclusive ele vai até os 260km/h no marcador! hehehehehehehe :banana:

      • Márcio

        Posso te afirmar que o Golf GTI 150 (2001) que eu tinha na época andava junto com o marea turbo, o marea arrancava na frente, depois eu aconhava no vácuo e quando tirava ficava no meio da porta da frente. Posso te falar que chegava aproximadamente uns 220 km/h de velocidade real. Agora no painel meu filho pode dar até 300km/h.

        • André

          Eu tive um marea turbo 2001 e posso te garantir que nem os golf gti 180cv nem os audi a3 andavam junto, o golf vr6 anda menos que o gti. Os gti 180 até a terceira marcha andam quase junto, mas depois meu amigo, os 5 cilindros fazem muita diferença.

  • Felipe Siena

    Meu tio teve 3 Gols GTI. Um 2.0 16V Branco Pérola ( RARIDADE ), um 2.0 16V vermelho e um preto que nao lembro se eram 8 ou 16 valvulas…Cara esses carros eram féééééras !!! O branco Pérola infelizmente soh conheci por foto…mas os outros dois eu cheguei a dar uma volta… Fantasticos !
    Ele teve tambem o Golf GTI 150cv…tambem era incrível… Essa “moda” de GTI podia voltar…com as novas tecnologias iam ficar incríveis…

  • Filipe Augustus

    Um dos piores erros da GM com o Kadett GSI foi não ter colocado 16V nele como o irmão Opel que rendia os 150CV do Vectra GSI….
    =D

  • Joseph

    Muita viagem, nem o Punto T-Jet tem 182cv e nem o Uno turbo tinha 165cv…..

  • Rafa

    Eber, parabéns pelo texto, está nota 11. Merece mesmo!
    Abraço.

  • Joseph

    Vi errado.. Sorry about that mate…

    cheers.

  • Jonas

    Eu tenho um Vectra GSI… é show!

    Parabéns pela matéria!!!

  • léo

    ESPORTIVOS É LAMBORGUINI, FERRARI, PORCHE.
    NÃO FIAT,VW,CHEVROLET. :drinkk:

    • JohnnyHGT

      Cara na moral, não viaja na maionese. Use o bom senso para entender que a proposta da noticia é de debater sobre carros de versões esportivas nacionais, não é sobre lendas importadas… :down:

  • JUNIOR

    faltou o fiat 147 racing :banana: :clapp: :cool:

    • JohnnyHGT

      hehehehehehehehe show! :clapp:

  • Luis.J.R.

    É mesmo!E o kadet gsi hein. :??:

  • Dodge

    Parabéns áo NA, a lista ta simplesmente perfeita! Só com esportivos nacionais de verdade! :drinkk:

  • Márcio RVD

    Lista legal, mas acho que no lugar do Vectra GSi deveria entrar o Calibra, que era um Vectra mas com uma carroceria diferente, 2 portas… era um belo carro e bem mais esportivo que o GSi.

    • Johnny

      É que o Calibra era importado.

  • Edílio

    Eber,

    O Stilo 2.4 Abarth também tem espaço nesta lista. Ele tinha 167cv e era na época o modelo com motor aspirado mais potente feito no Brasil. Andava pra cacete!

    Era a única versão do Stilo com motor 2.4 e tinha suspensão mais firme.

    • Thalles

      justamente
      cade o stilo abarth?

  • The_mal_voltou

    Gol Gti(G5) tem que ter opção 2 portas…

  • rafael.pereira

    Desses aí sou apaixonado pelo Vectra GSI e pelo Golf GTI :inluv: Ótima lista, eu nunca tinha notado que a Ford não lançou versões esportivoas mesmo do Ka e do Focus. Até teve o ST, mas era só cosmético, certo? :wha: Ah, se lançassem esse RS….

  • Marcio

    Eu senti falta do gol 1.0 turbo :assob:

  • Guilherme Guimaraes

    Excelente matéria, só tenho duas ressalvas:

    1- Os Gol GTI G2 (bolinha), ambos são GTI com i maiúsculo, o que diferenciava o logotipo de ambos era o 16v embaixo do GTI do 2.0 16v.

    2- Apesar do resultado 0-100 acima dos 10secs… o Escort XR3 com motor ap 1.8 é considerado sim um verdadeiro esportivo: vinha com motor VW 1.8 mexido (o mesmo do Gol GTS com comando bravo e etc), cambio do Golf alemão, suspensão retrabalhada e amortecedores eletrônicos com regulagem (a princípio somente na edição especial Fórmula, e depois como opcional). Sem contar os bancos recaros e os demais detalhes internos e externos. O Escort XR3 “G1″ também era diferente dos “normais”, apesar do mesmo motor CHT 1.6, o XR3 vinha mexido de fábrica, porém o desempenho dele não era lá grande coisa… =P

    Sobre o XR3 1.6:

    O XR3 logo se tornaria o sonho de consumo de 10 entre 10 jovens. Trazia spoilers dianteiro e traseiro, rodas de 14 pol com pneus 185/60, teto solar com persiana interna (novidade no Brasil), faróis de longo alcance e de neblina e até lavadores de farol. No interior, bancos esportivos, volante de apenas 343 mm de diâmetro, ar-condicionado opcional, painel bem-equipado.

    O provocativo ponteiro do conta-giros apontava para o alto no regime indicado para mudança de marcha, como em carros de competição. Recebia molas e amortecedores mais firmes, freios dianteiros a disco ventilado e direção mais rápida. Sob o capô, no entanto, certa decepção: o veterano motor Renault de comando no bloco, varetas e balancins, desenvolvido para o primeiro Corcel, em 1968, ainda que evoluído.

    No XR3 vinha apenas o 1,6 a álcool com um ligeiro “veneno” em válvulas, dutos de admissão de maior diâmetro, comando de válvulas, carburador e curva de ignição. A potência crescia 10 cv, para 82,9 cv a 5.600 rpm, com o torque máximo passando de 11,6 m.kgf para 12,8 m.kgf ao alto regime de 4.000 rpm.

    O desempenho melhorava, mas ainda era insatisfatório para um esportivo: máxima de 165 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 14 s — além disso o motor era fraco em baixas rotações. Nos anos seguintes a Ford atacaria essa deficiência com inúmeras modificações, sem conseguir igualar o desempenho do Gol GT ou do Monza S/R 1,8. A solução efetiva só viria com o motor Volkswagen, em 1989.

    Bom, já que o 1.6 (apesar de mexido não era grande coisa), vamos ao 1.8!!

    Tinha 99 cv e usava o mesmo motor do Gol GTS. Sua máxima passava a cerca de 180 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 12 s. O torque era maior que no Gol (16 m.kgf no XR3, 14,9 no GTS) e o câmbio era o mesmo do Golf alemão.

    Uma solução (para o famoso problema de estabilidade do Escort) foi tentada, em 1991, com a série limitada (750 unidades apenas) XR3 Formula: amortecedores ajustáveis de controle eletrônico. Conforme a velocidade ficavam mais firmes ou mais macios, passando a firmes em freadas bruscas ou se o motorista desligasse o sistema. A mudança ocorria nas válvulas de óleo internas, alterando a curva de carga dos amortecedores. Disponível em azul e vermelho, o Formula era identificado por faixas decorativas laterais.

    Fonte: http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/escort-3.htm

    Com esses fatos (e conhecendo bem o carro também) é de se considerar que o Escort XR3 foi sim um esportivo nacional. Quem já dirigiu um sabe que o bixinho era esperto.
    O XR3 2.0 “G2″, apesar de ser um ótimo carro também, já não se destacava tanto perto dos demais Escorts, e suas modificações foram menores.

    • Motta

      Valeu !!! Mandou bem nos Escort. Sou apaixonado por eles e digo que é pena não estarem nesta lista de esportivos. Eles marcaram epoca junto com Gol GT , GTS e GTI. Os Passat Pointher e GTS , Puma GTB e ……

  • Fernando

    Vectra GSI :inluv:
    Como pode uma montadora que à 10 anos vendia o Vectra em sintonia com a Opel, com motor 2.0 16V com 150 cv, vender hoje o Astra europeu (só no visual) como Vectra, totalmente ultrapassado, motor (com peças do Monza) 2.0 de 8V e só 140 cv e se eu não me engano essa versão vinha com multlink na traseira coisa que o “atual” não tem.
    Por isso não tive nenhuma pena da GM quando soube da concordata, pois ela poderia estar bem melhor se tivesse uma administração descente porque carros bons ela ja tinha mas seus “cartolas” estragaram 100 anos de história

  • cerberos

    Se é carro que não é maquiagem o Gol Gt deveria estar fora.

    Neste sentido faltou o Oggi CSS que a fiat produziu apenas 200 unidades, só na cor preta, para homologar para correr no brasileiro de Multi marcas, andava bem mais que os outros Oggi, tinha motor importado e custava bem caro. Andava bem para a época.

  • Nevermind

    Gol GTI 16v (1995-1997). Na verdade, o Gol GTI foi produzido até 1999, possuindo alguns exemplares na geração III. Acho que, de repente, tiveram até alguns produzidos em 2000. Inclusive sairam alguns exemplares de Parati GTI nesses anos.

    • Nevermind

      Agora li que foi feita menção à perda no ressalto do capô, na versão G3. Eu, particularmente, acho o Gol GTI G3 lindo, com ou sem ressalto.

      Desculpe o comentário anterior.

    • Guilherme Guimaraes

      Eu vi uma Parati GTI 16v “bolinha” (2 portas) branco-pérola uma vez na rua… coisa mais linda do mundo!! :inluv:

  • oi

    rapaz.. sei que não é esportivo.. mas um dos melhores nacionais que eu já dirigi foi o KA XR

    o carrinho era SUPER ÁGIL! um verdadeiro playground sobre rodas!

  • Guilherme

    Faltou C3 XTR – Lembrando que só no Brasil tem…

  • IGAUM

    FIAT: 40% da lista !!!

    FIAT É FÓÓÓDA!!!!!!!!!!!!!!!

    Tem INICIATIVA e CORAGEM de trazer inovaçoes!

    BATO PALMA MESMO! :clapp:

    :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv:

  • Marcelinho Risadinha

    Pra mim os Tempras Turbos eram os melhores…qdo lançados eram tão inovadores e técnologicos e possuiam até opicional de interior beje (couro) e a valvula de alivio soprava pra c… :censor: alem do tronco que vasia com que todos pregacem no banco qdo a turbiana abria pra valer…Tive um 1996 com 2kg de preção e 272cv…ótimo carro perfeito…

    • JonasCWB

      “preção”? Era bem caro, né? Rsrsrsrs…

  • Corsário Viajante

    Ah, o Azera é muito mais esportivo! :teeth2:
    Falando sério, a matéria está legal, mas acho que faltou senso histórico… Pois acho que o esportivo é definido por seus concorrentes… Hoje um Opala SS pode parecer fraco, mas em comparação com os carros da época era um foguete… Mesma coisa os dodges como o R/T… Assim como daqui a uma dezena de anos estes carros serão tecnologicamente obsoletos e nem por isso menos esportivos ou divertidos!

    • oi

      Não sei não, corsário!
      Pelo andar da carruagem.. em uma dezena de anos esportivo no Brasil será 560 mil (versão básica com 84 cavalos e motor 1000)

  • André

    A velocidade final do marea turbo está errada, lembro que na época de seu lançamento em seu teste foi medido a velocidade final real de 227,9 km/h

  • Gabriel Mattar

    Cadê o Stilo Abarth? Com seu finado motor, é um dos esportivos mais finos que o Brasil já viu. Pode não ser o melhor em desempenho, mas é de um projeto bem trabalhado, classificado.

    Kadett GSi também era um grande esportivo, mas o Corsa GSi está ocupando sua vaga.

    Realmente é a Fiat quem mais nos orgulha no Brasil!

  • Lo Chun Man

    Gostei muito da iniciativa do NA, e se tem debate, discordia e tal, é porque tem que ser, se pensar no que um Kadett ou XR3 oferecia, poderiamos sim, classificar eles como esportivos, mais aí ia danar tudo, teria q colocar a Palio Weekend Sport tb, apesar do mesmo motor, a suspensão era mais baixa e firme
    mas entendi o ponto de partida da materia, mas gostaria de ver com alguns carros importados tb, como o Civic VTi de 94 e o de 97, o Xsara VTS, ZX 2.0 16v, 306 S16 ou GTi e sim, acho q tem muito carro q podia estar na lista, mas tb, não odiei nenhum dos dez

  • GuiJr

    Podia reservar esse top 10 so pra VW pq faltaram Passat Ts, GTS Pointer, Gol GTS, o primeiro Gol GTI, o Gol GTI bolinha de 8V, Gol TSI, Parati GTI, Saveiro TSI e por ai vai…

    • Paulo

      Legal né… e só VW que presta né amigo?
      Mais um agraciado com a InclusãO Digital!

      • Nas.ser

        :teeth:

    • lui

      variações do mesmo tom… VW esportivo que se preze só mesmo o gol GTI 16v e o quadradão que virou clássico. Prefiro XR3, GSI e Fiat Turbo.

  • pauloalberto

    Todos foram bons em sua epoca. Nao sei pq muitos gostam de falar mal do Marea Turbo, sem ao menos conhecer o veiculo. Mas todo mundo torce o pescoço ao passar um.
    Todo mundo ja sabe, mt x golf gti 180 ou 192, civic si da sempre marea turbo

  • rafa COLONAO

    muito boa essa materia. parabens…
    conheço um gol gt original muito lindo, o dono é velho e falo que so vai vender daqui uns 15 anos se ele nao tiver morto. huahiauhiauhaiuhaiuahiua

  • James Bond

    Esportivo é mais de trezentos cavalos e mínimo seis bocas e voa mais de 250km/h(aston martin, ferrari, lamborguini, corvette, bugatti). O resto é esportivo de país de terceiro mundo para enganar trouxa.

  • Countach

    Excelente matéria do NA hein, pela proposta da matéria achei muito boa mesmo, claro que faltaram alguns carros, mais aí não seria top 10, e sim top 25 quase :S (Sim, eu sei que não é TOP alguma coisa, mais é só pra falar msm)

  • Flavio

    Vocês nunca corrigem as sugestões aqui apontadas? No artigo do focus RS vocês falam que o motor é o duratec, e eu sugeri uma correção pois o RS usa o motor volvo de 5 cilindros. Agora comentei sobre o motor do gol GTI 16v que não contava só com cabeçote diferenciado mas também motor de bielas longas como o alemão, esse sim foi o principal fator que levou ao ressalto do capo, junto com o cabeçote maior.
    Espero que aceitem as correções pois a matéria ficou muito legal. :drinkk:

  • Mário

    Bom vamos lá…

    Uno turbo – desbancava o Vectra GSi, Pointer GTi, Escort XR3, Kaddet GSi, mesmo sendo um carro 1.4 com menos de 120 cv..

    Tempra Turbo – Carro era o capeta desbancava alguns carros que ninguem nem imaginava.

    Tipo 2.0 16V Sedicivalvole (senti falta desse carro na lista) – Carro 2.0 16V (diferente da versão SLX e do Tempra 16V Nacional) O carro agarra nas curvas, ronco dele é lindo d+, anda bem d+++

    Marea Turbo :evil: :evil: O carro para ser adaptado ao Brasil e por causa de IPI, reduziram a potencia de 220cv para 182 cv, infelizmente. Marea é um carro antigo (os primeiros tem mais de 10 anos) e mesmo assim ainda é um carro “atual” um exemplo é o VIS do motor 2.4.
    Marea Turbo desbancou Golf GTi, e se eu não me engano Si tambem… é uma pena ele não tem 220cv aqui no Brasil, ai mesmo nos dias de hoje, seria o nacional mais forte produzido…
    em conversas com amigos meus, sempre sai a seguinte frase “Marea não se compara com nenhum carro. Marea é Marea” (apzeiro fala isso)

    Punto T-jet – Ano passado andei nele no QRX, gostei do carro, ele agarra nas curvas e tem um bom desempenho.

  • jonas xxx

    os unicos bons são: o marea,o golf GTi :cool: ,o gol gti :cool: ,e o civic si

  • Sonohara

    PASSAT POINTER!!!

  • alcantara

    Em 1994 tivemos um ecotec por aqui(corsa GSi 1.6 16v), mais moderno que os atuais.. :pao:

  • Rafael Ferreira

    Nâo podemos esquecer tambem a linha Astra G2 com motor 2.0 16v, em especial a Linha CD 2001-2002

    2 Portas! :upp:
    Motor 2.0 16v com 136cv
    Subchassis reforçado
    Generosos Freios de 290MM a frente e 256mm atras.
    ABS
    Rodas 16″ de 5 furos
    Tampa aerodinamica sobre o parachoque frontal e motor.
    Suspenção rebaixada em 15mm original
    Cambio com relaçoes reduzidas e diferente do 8v para aguentar a potencia e o torque superiores.
    ( Esse cambio merece um destaque pelos engates precisos, e extrema durabilidade já que equipava as versoes mais completas do Vectra G2 com motor 2.2 16v com mais peso e mais potencia… da onde tambem vieram eixo trazeiro, freios e conjunto roda / pneu… so ficou por la o peso mesmo…)
    Embreagem Hidraulica e Direção Eletrica para não roubar potencia do motor.

    Sobrio sem os acessorios do astra sport 8v mas com toda a “infra-estrutura” de um esportivo!!

  • kerison

    vw mais de 50%

    eu bato palma mesmo :clapp: :clapp: :clapp: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :inluv: :drinkk:

    • Mário

      Keirrison VW + de 50%???!?!?!?!

      Volta nas aulas de matematica

      FIAT – Uno Turbo / Tempra Turbo / Marea Turbo / Punto T-jet

      VW – Gol GT / Gol GTi / Golf GTi

      GM – Vectra GSi / Corsa GSi

      Honda – Civic Si

      Fiat domina esportivos!!

  • WILBER

    EBER parabéns pela paciência com o povo que só gosta de ver figurinha e não sabe ler, é culpa do maldito computador do milhão.

    Concordo com vc. qto aos excluídos XR3 e Kadet”chê”, mas tenho uma duvída qto ao Passat GTS Pointer e ao Maveco V8, mas de qq maneira parabéns.

  • Cleber

    Lembrando que, em recente teste realizado por uma publicação nacional especializada, o Punto T-Jet por muito pouco não levou pau de um Novo Ka 1.6 (que sequer é vendido como esportivo).

    • lui

      o Golf GTI levou :assob: dos dois no mesmo teste!!! :banana: :banana:

  • Cristiano

    Realmente é ingrato ter que escolher apenas 10. Mas mesmo que discutível o Kadett GSi, o anterior, GS, poderia constar. E a rara Parati GTI, na cor pérola, como dito por alguém aí, é de uma beleza ímpar. E existe uma infinidade de carros de antes dos anos 80. Mas no geral eu gostei.

  • duhs2dany

    Queria pelo menos o uno o tempra e o vectra gsi ou o gol gti.

  • duhs2dany

    Queria pelo menos o uno o tempra e o vectra gsi ou o gol gti.

    FALTOU O KADET.

    Q feio esquecer outro clássico… sem falar no conversivel.

  • JAKSON

    civic si. isso pode ser chamado de carro esportivo

  • RAMON

    Faltou o primeiro GTi (quadrado) primeiro carro com injeção eletronica no brasil…
    Esse é o esportivo que mais marcou época (na minha humilde opinião).

  • Marcelo

    Faltou o PASSAT POINTER 1.8

  • ricwolf

    O Civic “civil” já é invocado.
    O Civic Si é furioso.
    O Civic Type R bate no irmão furioso para acalmá-lo.
    O Civic Mugen aperfeiçoa o DNA da família na pista.

    Vejam os filmes no link:
    http://www.mugen-power.com/car/RR/circuitscene/index.html

    (Analfabetos funcionais, não vejam. Não vão entender nada!)

  • MT

    A claro, com os dados corretos, vemos que o Civic SI não igualou o tempo de 0-100 do Marea Turbo. O sedã faz em 7,4s. 7,9s é tempo da Weekend. A honda tem um carro que anda com a perua… com o sedã vai ter que melhorar um pouco mais…

  • ricwolf

    0 – 100 km/h é só um parâmetro. Concluir que um carro anda mais só por esse parâmetro é um erro.

    O que diz que um carro anda mais, é um teste dinâmico na pista. Por exemplo, várias revistas fizeram este teste, como por exemplo este:
    http://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativos/conteudo_244206.shtml

    Se alguém fizer um teste dinâmico com critério definido e ganhar, aí dá pra afirmar que o carro anda mais.

    Detalhe interessante: O Si tem motor com 192CV em motor ASPIRADO 2.0. Não precisa de turbo e um motor 2.4.
    Mais: Não quebra. Confiabilidade comprovada mundialmente.
    Veja no mercado se alguém é louco de comprar carro cujo turbo foi mal projetado e não aguenta andar 10000 km sem manutenção. A desculpa é a tal borra de óleo, pressão e outras …. desculpas. Se for pra comparar só arrancada, tem muito fusca turbo de prova de arrancada que ganha de todo mundo….. mas não faz curva direito.

    Comparações simplórias podem levar a conclusões erradas.

    No link, outra reportagem na época do lançamento do Si, só pra ilustrar:

    http://quatrorodas.abril.com.br/carros/impressoes/conteudo_200820.shtml

    • Márcio

      Tem que explicar isso para o tal de jonny hgt, pq o cara é um lunático.

      • JohnnyHGT

        Lunático, só se for você neh!? Qualquer carro de 5 cilindros leva facil seu Civic Si de mais de 90 pila, com essa grana eu sou muito mais um VolvoC3…… Nem precisa andar mais que o seu carro porq ele já tem mais moral, Ahahahahahahahahaha, na boa amigão para de chupar ovo de Japas porq já ta ficando feio…… :banana:

    • techmotor

      A problema da borra foi real, nao devido ao motor ,mas ao manual que indicava o perido de troca de forma errada, inclusive tivemos 2 Civic aqui em casa que sofreram com o mesmo problema..e so trocar com 10.000 km rodando na cidade e vc vai ver.
      Si faz mais curva que MT sim, devido ao projeto de susp com rodas de maior polega e espessura.
      So para vc "tentar" entender, um motor 2.0 20v Aspro do Marea, acertando o fasamento do comando+correçao na taxa chega pertos dos 190 cv e sem utilizar um perfil de camshaft agrecivo como o SI, ou seja, nada de super poderes.
      Gosto do projeto da Honda, acho q o Setup muito duro da suspensao nao combina com o solo brasileiro, e falta conforto na versao Si.Outro detalhe para "ilustrar" e que o SI fica sem freio apos algumas voltas, coisa que nos testes do Audi e MT isso n aconteceu.

    • techmotor

      Fica evidente no seu comentario, o seu conhecimento e de Revista apenas:
      1- MT n tem motor 2.4 e vc nunca andou em nenhum dos 2 carros, nem Si nem MT!
      2- Os conceitos no projeto sao diferentes, uma fez um seda confortavel com desempenho superior fazendo um carry over do Fiat Coupe.A Honda utizou o VTEC fazendo o carry over tbem.
      Vc acha q somente a Honda poderia trazer algo nesta potencia com motor aspirado? Quanta ignorancia…
      Gosto do motor da Honda pelo pot.esp, mas n e sobrenatural, este indice era econtrada nos Alfa de 70,n existia nenhum controle eletronico ou VTEC, ou seja, era na raça mesmo. Mal projetado? Essa foi a melhor parte de todas!
      O projeto do MT e elogiado dentro das MONTADORES CONCORRENTES, incluindo a VWe Honda, os quais tenho varios colegas eng. que trabalham, MT arranca elogios pelo conjunto.

  • Roberto César

    o civic si é o melhor !

    • JohnnyHGT

      O Melhor depois do Marea Turbo… :assob:

  • v NA

    dos 4 fiats eu prefiro o punto t-jet :drinkk:

  • Jucabala

    :clapp: esqueceram do fusquinha turbo!!! :clapp:
    http://www.mecanicaonline.com.br/2005/04_abril/seu_automovel/fusca2.jpg

  • william

    faltou o Monza S/R :teeth2:

  • Wiiki

    Civic e Golf GTi

  • Wiiki

    Punto T-Jet, Foi Lançado Como uma Forma de Teste

    é os Brasileiros Servindo Como Cobaia K”

  • Fernando

    Que listinha furada heim, uno é foda. rs…. Maverick GT, Opala SS e Dodge Charger r/t qual categoria estão? devem estar junto com a cadeira de rodas do maluco do sul, palhaçada.

  • jakss

    kde o monza hatch s/r o inimigo do gol gt????

  • cleber

    esportivo mesmo eram os opalões 250s cupes, andavam mais que maveco v8,para conferir é só pegar as revistas da época com os comparativos dos dois modelos,o unico problema é que a potencia era tanta acho que 173cv na época que o carro até saia de traseira,o dodge charger rt também não fazia feio com seus 198cv de potencia na época,pois punha opalão e maveco no bolso,já nos anos 80 não tinha pra ninguém a volks dominava o mercado com os seus gols gt,gts,e gti que ficou sendo o mais rápido carro nacional,e tbem não esquecer do passat pointer 1.8s a alcool,que andava mais que gt e quase quanto o gol gti,mas o carro que eu andei e gostei foi o gol gt a alcool que era um motor 1.8 de santana com comando e carburador bravo numa carroceria leve,o bicho andava pacas e o ronco do escapamento era empolgante,numa época em que carro esportivo tirando o passat pointer que era animal,o resto eram tudo mancos,pois a concorrencia tinha uno sx motor 1.5,escort xr3 motor 1.6 cht e o pesado monza sr 1.8.

  • cleber

    Já ia me esquecendo,nos anos 90 e 2000 a fiat é que dominava o mercado de esportivos com seus tempra turbo,uno turbo tive um desses era um canhão chegava a 200kmh rapidinho,depois marea turbo motorzão de 20v coisa que só viamos em audi,isto sem contar que a fiat foi a pioneira em lançar os primeiros modelos turbo de fabrica no mercado nacional,antes disso turbo só adaptado,os gols gti 16v nem faziam sombra na época,o unico que andava junto eram os golfs gti de 150cv e 180cv,só um carro esportivo era melhor que todos esses e que todo mundo esqueceu de falar que eram os golfs vr6 de duas portas série limitada em 200 unidades contada pela empresa e que tinha motor vr6 do passat de 200cv e que nem o pólo gti consegue acompanhar.já hoje em dia nenhum nacional pode se julgar verdadeiro esportivo,pois são só carros normais maquiados e ai temos que nos contentar com os importados audi s3,bmw 130i,audi rs2,rs4,bmw m3 e etc.

  • Carlos

    Gostei da lista, mesmo sentindo falta de outros modelos, como o Opala SS por exemplo. Que com certeza foi o primeiro esportivo nacional, tinha uma carroceria Coupe e pelo que eu vi em alguns comentários, ele tinha todas as características exigidas para entrar nessa lista. Tinha um motor nervoso comparado com os outros modelos mais simples, acessórios exclusivos como: tampa de tanque, volante, manopla de cambio, painel, retrovisor, grade, pintura exclusiva que quase todo ano vinha diferente.
    Sem contar que vinha em duas versões, 151-S e 250-S. Mesmo trabalhando em baixa rotação tinha muito mais aceleração (torque) que muitos modelos atuais, pois tinha a biela longa, sem contar que é pau pra toda obra, a GM não mecheu muito no motor, mesmo o 4.1 s simples ja fazia 3 km/l com alcool na cidade, imagina um mais envenenado. Bom… fica ai o recado, espero que se ouver uma nova tabela o SS não esteja de fora.

  • MarcosAyub

    Muitos carros citados são sedans esportivos, não colocaram o Lobini H1, Willys Interlagos, Puma GT DKW, que na essência são esportivos de verdade como Lotus Exige e Lotus Super Seven. Carros Leves, rápidos e bonitos, sem qualquer aparato tecnológico, esportivos puros.

  • CrisneiJunior

    Acho que deveria entrar na lista tbm o Fiat Bravo T-jet e o Tipo Sedicivalvole 2.0

  • CrisneiJunior

    Senti falta do Mercedes CLC.

  • Anônimo

    Caro Eber,
    Não colocar o Ka XR foi um engano.
    Só quem nunca dirigiu um, faz pouco caso deste carro.

  • Fernando Guimarães

    O KA XR faz curva melhor que o Civic Si,Golf Gti e Lobbini, e se for analisar a potência dos concorrentesa performance dele é surpreendente! Isso faz com que ele mereça estar na lista.Vejam a reportagem da QUATRO RODAS e notem a opinião do piloto do teste no link: quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativos/conteudo_244206.shtml

  • João Fischer

    Sensacional!!! Sem comentários explendida materia parabéns a eqipe que produziu….!

  • wilson simoes

    Quando forem fazer algum tópico, tocar em qualquer assunto procure saber a íntegra da realidade para não ficar o assunto capenga como ficou, faltando um monte de carros nacionais esportivos.ou com alma esportiva.

  • Ely

    Muito boa sua materia mais faltou alguns como:
    Passat GTS Pointer
    Gol GTI
    Kadett GSI
    Escot XR3