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8.000 km com um Cross up! TSI

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Meu nome é Gustavo, moro no Rio de Janeiro e sou proprietário de um Volkswagen Cross UP TSI 15/16, comprado zero km em agosto de 2015 e que atualmente está com 8.200 km.

Eu possuía um Volkswagen FOX 1.0 8v na cor preta, modelo iTrend 11/12, duas portas, que incluía volante com comandos do rádio e computador de bordo com I-System. Também tinha comprado ele zero km em 2011 e anteriormente tive um Volkswagen Gol G4 2005/06 com ar condicionado também duas portas), e antes um Gol Special 99/00. Os Gols foram comprados usados, sendo o bolinha em 2004 comunitariamente com meu irmão, era um pé de burro clássico, não tinha nem conta giros.

Opções e decisão de compra

Meu Fox tinha apenas 34 mil km rodados, ainda estava bem conservado, mas o medo do carro depreciar ainda mais (a “3ª geração” havia sido lançada), o preço das revisões e seguro cada vez mais caros e desejo por um carro mais potente (só tinha tido carros 1.0 aspirados) me fizeram querer trocar de veículo.

Minha primeira escolha havia sido um Volkswagen Golf TSI usado, mas o preço proibitivo na casa dos R$ 68.000 acabou me afastando muito rapidamente do sonho. Comecei a pesquisar e me interessei pelo Peugeot 208 Allure, Honda Fit LX e Ford New Fiesta SE, todos na motorização 1.5.

Opções decididas, fui às concessionárias

Na Ford, fui tratado com desdém. A primeira coisa que a moça me perguntou era se realmente eu já havia me decidido pelo New Fiesta pois era um dia de sábado e ela “dava preferência para que fosse já fechar a compra (!)”. Fui em outra loja da Ford, pedi para fazer um test-drive, o que me foi negado, me oferecendo apenas olhar o carro por dentro. Olhei, e não gostei. Achei o acabamento muito porco pelo preço do carro, volante fino, rádio com muitos botões desnecessários e computador de bordo estranho. Saí dali para não mais voltar na Ford.

Cogitei o Honda Fit, pois estava acostumado com a versatilidade do Fox (espaço interno e rebatimento total dos bancos traseiros), e o motor 1.5 seria um upgrade relevante para mim. Eu queria a versão manual, mais básica do Fit, a DX, mas o vendedor disse que iria demorar a chegar e que a Honda quase nem fabricava mais a versão DX. Me ofereceu a automática LX mas também não tinha para test-drive imediato, teria que pegar em outra concessionária.

Na negociação a primeira coisa que o vendedor me falou “aqui não tem crise”. Retruquei e disse que eu queria era montadora com crise, para ter margem de negociação. Porém, realmente, na Honda parece não ter crise e não se interessa em negociação: o vendedor não fez a menor questão de abaixar o valor do carro e só fazia questão de me empurrar o automático. O preço era fora do meu orçamento, desisti.

Fui a uma concessionária da Peugeot e fui muito bem atendido, o vendedor prontamente me ofereceu o test-drive na versão de meu interesse, a Allure 1.5. O acabamento do 208 é muito acima de similares da sua categoria, e o teto panorâmico de vidro é um diferencial sedutor. Quase fechei a compra, faltando apenas vender meu FOX, apesar de não ter achado o motor 1.5 da Peugeot grandes coisas, apenas ok. Contudo, pesquisando na internet constatei que o Peugeot zero km me pareceu que desvalorizava demasiadamente, e acabei indo pesquisar 208 usados e nesse meio tempo o Up! TSI foi lançado.

Nunca havia me interessado pelo Up!, afinal seria um ‘downgrade’ sair do Fox, dito como ‘compacto premium’ (vá lá, não é, mas o acabamento do Fox G2 era de excelente qualidade) para um sub-compacto. Porém, a curiosidade sobre o motor TSI, com a mesma tecnologia turbo do Golf, me atiçou.

Fiz um test drive no MOVE UP TSI e fui fisgado pelo motor. Logo de cara o vendedor nos colocou numa ladeira muito íngreme, com ar ligado e o carro não deu a menor demonstração de perder o fôlego. Para quem estava acostumado com o motor EA-111 VHT 1.0 de 76/ 72 cv e 10,6 / 9,7 kgfm do Fox G2, foi surpreendente. Itens de segurança (5 estrelas no Latin Cap), espaço interno melhor do que aparenta (porta malas maior que o do Fox), rádio com excelente qualidade também influenciaram na minha decisão.

O design do Up!, confesso, nunca me chamou atenção, era um empecilho mas que foi superado levando em consideração o custo benefício do carro: boa potência com baixo consumo, nenhum outro me oferecia isso. Além disso, não estava comprando carro para impressionar o vizinho.

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Negociação

Consegui vender meu Fox a um particular e comecei a negociar um MOVE UP com pacote “completo”, que acrescentava rodas de liga leve, faróis de neblina e sensor de estacionamento por R$ 44,300.

Eu queria aproveitar a condição de 60% + 24x sem juros oferecida pela VW pouco depois do lançamento. Porém, no cálculo do vendedor, sempre havia um spread, um diferença de quase R$ 2.000 a mais que não se explicava pela TAC (R$ 600) ou IOF, eram juros embutidos mesmo ou ágio por conta do lançamento. Meio a contragosto, acabei fechando o negócio para não perder a “taxa zero”, pois o mês estava acabando e as taxas iriam mudar.

Fechei a compra de um MOVE UP TSI branco completo, que era a escolha mais racional da linha UP TSI, oferecendo o melhor custo benefício. Contudo, eu havia me interessado por um Cross Up!, mas a loja que eu fechei a compra não tinha para a pronta entrega. Por desencargo, liguei para uma outra loja que tinha o carro que eu queria, um Cross Up! branco, e cancelei a compra da loja anterior sem problemas, sendo inclusive me devolvido o pequeno sinal de R$200 que havia dado.

A negociação do Cross Up! foi tranquila: o vendedor queria me entubar R$ 800 reais de ágio, mas eu não aceitei e paguei o valor de tabela de R$ 47.030 com insulfim apenas.

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Itens de conforto e segurança

Pra quem não sabe, a versão Cross UP! já é completa com ar, direção elétrica, controle de tração, vidros (dianteiros) e travas elétricas, limpador de para-brisa com temporizador, rádio com rádio AM/FM/Aux/CD/USB, computador de bordo com 10 funções, volante de couro, bancos com couro sintético na lateral, ISOFIX, controle de tração (ESC), alerta de frenagem de emergência (ESS). O único opcional seria o MAPS & More, que não me interessava. Dei sorte do veículo disponível não contar com a saída para MAPS & More, a telinha multimídia do UP que inexplicavelmente tira a opção do carro ter USB. Rodas de liga leve aro 15 também são item de série, bem como sensor traseiro de estacionamento e faros de milha.. A função ‘comfort blinker’ faz com que um toque na seta ela não ‘arme’, apenas sinalize duas vezes e desarme, evitando ter que desacionar a alavanca numa troca de faixa que não esterça muito o volante. Há ainda uma divisão no porta malas que serve para aumentar ou diminuí-lo, chamada S.A.V.E., conforme a necessidade. Com essa divisão no primeiro módulo, no porta-malas cabem 285 litros, mais do que os 270 do Fox.

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Impressões ao dirigir

O Up! TSI, como todos já devem ter se cansado de ouvir, é um lobo e pele de cordeiro. Logo no meu primeiro final de semana, fiz uma viagem de 150 km entre Rio e Teresópolis e mesmo não podendo acelerar muito (por recomendação do manual, extravagâncias só depois dos 1500 km: o motor TSI tem que ser amaciado), já deu pra notar que o motor era sensacional. Numa subida, com quatro passageiros, uma L200 Triton veio piscando farol para abrir passagem, mas não me fiz de rogado e acelerei em quarta marcha e o bichinho desenvolveu lindamente, deixando a L200 comendo poeira. Talvez o dono da L200 nunca mais vá esquecer o que significa um UP com a tampa do porta-malas preta.

O conforto do UP não deixa a desejar, os bancos são decentes e mais aconchegantes do que o do Fox e a suspensão bem mais confortável que a do Fox G2 que é bem dura. A ergonomia é boa, apesar de não ter comandos de rádio no volante, tudo tem fácil acesso no painel. A posição de dirigir também, não alta como o Fox, e o volante possui ajuste de altura, o banco tem ajustes milimétricos de altura, ficando fácil achar a melhor posição.

Os pontos negativos do carro são a ausência de para-barros no para-lama traseiro, que faz um barulho enlouquecedor caso você pegue lama e depois vá para uma estrada de asfalto: a lama que sai do pneu bate na lataria, faz barulho como uma bateria de escola de samba. Na primeira vez que ouvi, levei um baita susto, e parei o carro achando que tinha grudado algo nas rodas ou embaixo do carro. Depois constatei que era apenas a lama da roda se soltando e batendo. Também falta luz nos comandos do vidro elétrico e retrovisores, bem como luz na parte de trás do carro e no porta malas.

O acabamento, apesar de não ter rebarbas, também é bem espartano pelo valor do carro, mas há de se ter em mente que é um carro sub-compacto de entrada.

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Consumo

Na estrada, consigo médias de 18-19 km/litro com gasolina aditivada. Álcool consome cerca de 13,9 km/litro na estrada. Na cidade, 14 km/l na gasolina e 11 km/l no álcool. O consumo melhora consideravelmente se dosar o acelerador, mas é difícil segurar o ímpeto do carro, que instiga a ser acelerado.

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Problemas

Com pouco mais de um mês de uso, o carro começou a ficar com o visor do rádio piscando, como se tivesse com mal contato, até que apagou por completo, apesar do rádio funcionar, o visor da tela pifou. Acionei a garantia e a concessionária trocou o rádio sem maiores problemas, bastando apenas eu levar o carro, eles filmarem o problema, e uma semana depois me ligaram para a troca, que foi realizada rapidamente. Um barulho no freio dianteiro, um apito como se a pastilha estivesse velha, apareceu no começo do uso do carro, mas com o passar do tempo sumiu.

A palheta do para-brisas possui desgaste muito prematuro. Com 3 meses de uso, já fazia muito barulho, como se tivesse na hora de trocar já. Reparei que o barulho é intermitente, às vezes para, o que me leva a crer que é problema de lubrificação e um aditivo na água deve resolver o problema. Como não pego muita chuva, só lembro disso quando preciso utilizar o limpador.

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Revisão e pós-venda

Fiz a primeira revisão dos 10 mil kms ou seis meses em fevereiro 2016. Na ocasião, relatei sobre barulhos nos vidros que quando abertos balançavam muito, um barulho muito irritante, e sobre o volante que veio torto/desalinhado de fábrica, fato observado pela minha mulher: para o carro ficar reto, o volante tinha que ficar ligeiramente esterçado para esquerda.

O consultor se mostrou solícito e atendeu aos meus pedidos. Porém, um fato no mínimo curioso aconteceu durante a revisão.

O motor do Up! TSI leva mais óleo que o do MPI. No site da VW, consta que o TSI pede 4 litros (por conta do sistema de arrefecimento do turbo) enquanto que o aspirado 3,3 litros. Após a revisão quando peguei o carro na concessionária e olhei a nota fiscal de serviço, notei que constava como se tivessem colocado 3,5 litros. Liguei para a concessionária e o consultor teimou que o correto seriam os 3,5 litros, inclusive me mandou um folheto interno da VW em que constavam, de fato, os 3,5 litros para o TSI. No site da VW, contudo, constam 4 litros. Liguei para a VW e a moça do atendimento estava muito confusa. Primeiro, disse que “dependendo do que o motor pedir”, pode ser 3,5 ou 4,0 litros. Retruquei dizendo que era troca total do óleo, inclusive do filtro, e queria que ela me explicasse a quantidade exata para a troca, não era para completar. Ela me deixou aguardando e disse que ia consultar o manual e retornou dizendo que na verdade, ‘o correto seriam 3,3 litros, conforme manual do veículo. Agradeci a ligação e desliguei.

Consultei o manual do carro e num folheto de propaganda do óleo que veio junto com o carro e estavam lá: TSI pede 4 litros.

No final das contas, comprei um litro do óleo indicado e completei os 500 ml no cárter e tirei conclusão que todos falam: o pós venda da VW é sofrível. Como podem lançar um veículo e não treinarem seus funcionários numa coisa tão básica que é o nível do óleo do motor? Algum tempo depois a própria VW ligou para uma pesquisa de satisfação, contei o ocorrido e magicamente a concessionária me ligou e até me ofereceu ressarcimento do óleo. Achei gentil, mas neguei e não volto nunca mais lá.

Visão geral

Em aspectos globais, o Up! TSI oferece excelente dirigibilidade e prazer ao volante, sendo o torque de 16,8 kgfm entregue já aos 1500 RPM fazem toda diferença. O Fato de ser a versão CROSS não faz do carro mais propenso para off-road: a altura do solo é a mesma de toda linha UP, e o pneu do Cross up!, Hankook Optimo 185/70 R15 também é o mesmo das versões BWR e Speed.

As grandes ausências são o vidro elétrico traseiro; falta de opção de fechamento do vidro com um toque e também fechamento dos vidros quando o alarme é acionado. A concessionária ofereceu para colocar vidro elétrico traseiro por “apenas” R$1500. Achei surrealmente caro, e como não tenho filhos, e quase não uso os vidros do banco traseiro, não coloquei.

No geral, o carro atende bem ao meu tipo de uso: casal sem filhos que queria um carro com mais potência para viagens curtas. A impressão de que o Up! é muito pequeno não condiz com a realidade, o banco traseiro oferece espaço razoável para os passageiros, e o porta malas não fica devendo muito aos concorrentes.

É isso. Up! TSI é um carro prazeroso de dirigir, mas não é barato e não aparenta custar o quanto custa. Nesse sentido, o carro é no geral é muito bom, mas para quem procura status, passe longe do Up!.

Por Gustavo Fonseca





  • thi

    Carro show , qt ao status eu sempre olho com certo ar de status para um dono de um tsi ..afinal não é para qualquer um .

    • Dieizon

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      “Status”

    • rodrigomalc

      kkkkkkkkkkkk

    • Bom, um Gol Bola por 10 mil é inacessível para pelo menos 60% da população. Não seria para qualquer um também.

      • thi

        Meu pai deu um chilique qd cogitei um tsi e ele viu o preço . acho q somos pobres mesmo .

        • São brasileiros, como eu, o Guedes, o Éber…. Alguns tem condições melhores que outros, alguns priorizam outras coisas… Completamente natural isso!

          • thi

            Então devem ser um bando de moleques playboy que riram no meu comentario acima ,não tiveram nem a capacidade de raciocinar direito a auto crítica . isso mesmo Alessandro ,somos brasileiros

            • rodrigomalc

              Eu ri porque de fato achei que vc estava sendo irônico…
              Vc realmente acha status andar de Up TSi?
              Podem falar do motor, pode falar q é motor de jato; mas status é forçar a barra “um pouquinho”

              • O ponto de vista dele foi: é um carro de 50 mil. Quem sabe que custa 50 mil pode achar que dê algum status sim.

                • Alvaro Guatura

                  Um Uno Sporting, pra quem é leigo, é muito mais status, mesmo sendo um carro bem inferior

            • Dieizon

              Status- é palavra de gente arrogante que ao comprar um carro querem sentir-se superiores as outras pessoas.

              • Te falar que penso o contrário. A grande maioria compra carro por status.
                Isso explica muito a venda dos SUV de boutique como HR-V e Renegade, Ecosport, que na prática não cumprem o que prometem, apenas dão status.

                • Dieizon

                  Devia ter colocado uma “grande parte” não maioria.
                  Status o palavrinha que desgraça nosso mercado de veículos.

                • Mas faço uma pergunta. O problema está com quem compra o carro por status ou o problema está com os outros que acham um determinado carro como sendo de status? É como alguém passar de mercedes conversível na rua , para alguns vai causar uma sensação de inveja, já outros não faz a menor diferença. Em suma considero que o problema não está em quem compra um carro por status e sim com quem realmente concorda que um carro possa dar status.

    • Fábio

      Status…vamos rir do paga pau piadeiro da VW…

  • Dieizon

    Post de UP e tenho que ler isto “desejo por um carro mais potente”.

    • Jurandir Filho

      ???

    • Não entendi. Você acha que desejo de ter um carro mais potente não é válido, ou acha que o UP TSI não é potente?
      Creio que deve ser a segunda opção, né? uma pena, só demonstra a sua total ignorância quanto ao carro.

      • Matheus Marques da Silva

        Não sou fanboy de VW e tampouco estou falando deste comentário em específico, mas o que vou falar aqui é um aspecto geral do que tenho lido no forum do NA: Parece um bando de adolescente chorão e prepotente. Teu relato foi muito bom e me pareceu imparcial. Não gasta tempo dando corda pra essa galera que vem repetir bordão cansado. Imagina quando eu fizer a avaliação do meu Vectra C? hahaha

    • automotivo

      Parei quando ele disse que ia vender o carro por causa da desvalorização devido a nova geração do Fox.. Se toda vez que o carro for mudar de geração o pessoal sentir que deve trocá-lo não sei não…

      • Já expliquei acima pra você. Mas enfim, do jeito que vc falou parece que é um crime querer trocar de carro.
        Tem gente que troca de carro uma vez por ano, eu fiquei 4 anos com um carro e ainda vem nego fazer piadinha…

        • Fernando S.

          Gustavo, eu, particularmente, achei q a km estava baixa e EU não venderia. Entretanto, tb entendo q vc quis um carro mais rápido, pq tb já tive 1.0 aspirado e tem q ter paciência. Hj tenho um veículo 1.6 e espero não precisar voltar ao 1.0 aspirado.

          • Sim a KM tava bem baixa, isso foi um fator que me segurou bastante antes de vender.
            No post tá resumido, mas a história toda antes de trocar de carro durou quase um ano. O Fiesta fui ver e me broxou e depois até desisti de trocar de carro.

            Pensava em trocar, e desistia, seja por não conseguir o preço que queria no meu FOX seja porque os carros estavam caros.

            Cheguei até cogitar o Novo Fox só que 1.6, até fiz test drive, mas não mencionei pq o pessoal ia me chamar do fan boy rsrsrs e eu pensei bem o novo fox é quase o mesmo carro, a diferença pra mim seria o motor, o que não compensava,

            No texto parece que foi td rápido mas ponderei bastante antes de trocar de carro.

          • Pipo pipo

            Eu já tive fox 1.0 , não sei como o amigo conseguiu ficar 4 anos com ele. Esse motor é tão ruim que não fiquei nem um ano inteiro, passei sufoco várias vezes, imagina precisar sair forte e o motor embolar.
            Meu sogro tem o 1.6. É outro mundo.

            • Eu não tinha parâmetro.

          • Alvaro Guatura

            Não é só questão de precisar.
            Se for avaliar friamente, poderiamos ficar uns 10 – 15 anos com o carro, principalmente na condição do autor do relato, e ele teria na vida até morrer uns 4 carros… Vamos poupar, parar de dar dinheiro pras montadoras, parar de exibir carro pra vizinho, mas é preciso VIVER também!

        • Lucas Furtado

          Não tem problema algum trocar de carro todo ano, apenas bata no peito e assuma que quer fazer isso, mas não invente justificativas furadas do tipo “vou trocar porque meu carro vai se desvalorizar com nova versão”.

          • kkkkk beleza! agora eu tenho que ter justificativas plausíveis para gastar o meu dinheiro kkkk

            • Guedes, na verdade ele quis dizer exatamente o contrário! Você NÃO precisa dar justificativas sobre o que faz com seu dinheiro!

            • ViniciusVS

              Carro foi feito para usar, Se quiser trocar de 2 em 2 meses e tem dinheiro ou crédito para fazer isso porque não? acho que racional é satisfação com o carro. não adianta comprar um usado seguindo a cabeça dos outros, comprando a marca X ou Y porque falaram que é melhor, ficando X anos com o carro e outras bobagens.

              A vida é sua, o dinheiro é seu e cabe a você saber como gastar ou não. Chegou modelo novo e quer comprar, está certo, trabalha para isso. tem que ver suas prioridades e vontades, se der certo ou errado quem responde é você então acho que fez o correto, testou e comprou o carro que mais te agradou.

              • Leandro

                Isso aí. Aqui é cheio de especialista com o dinheiro dos outros. Se quer trocar de carro e pode trocsr vá em frente.

                • Edson Fernandes

                  Especialista que alias, irão dizer… e ver a pessoa fazer o contrário…rs

                  Cada qual com sua realidade… não dá para comparar.

        • SDS SP

          Se eu tivesse muita grana, trocaria de carro todo o ano e acredito que todos fariam o mesmo. Como eu tenho outras prioridades, isso ainda não é possível rs, mas que é bom isso é…

    • Me diga, que carro zero km na categoria e preço do UP TSI é mais potente?
      Não venha me falar de ‘lixo de rico’, carros usados de categoria superior.

      • João Cagnoni

        Na mesma categoria realmente não tem, somente em categorias superiores.

      • Rodrigo

        Em custo beneficio prefiro o KA 1.5 com controle de estabilidade.

        Melhor acabamento, mais itens de conforto, CONTROLE DE ESTABILIDADE e mais espaço interno.

        • alexandre

          Tive o novo Ka (1.0) e hoje tô com Up TSi. A mala e o espaço interno no banco de trás são melhores no Up.

          • Rodrigo

            PELO AMOR DE DEUS!!! COMO ALGUÉM PODE DIZER que esse carro tem mais espaço que um Ka!!! UP! concorre com o Fiat Mobi em espaço interno.

            Espaço BANCO TRASEIRO
            HB20 – 78 cm
            GOL – 84 cm
            Palio – 90 cm
            Onix – 88 cm
            UP! – 44 cm (QUARENTA E QUATRO CENTÍMETROS)

        • Tenho um amigo com um Ka 1.5 sedã que só reclama do carro.

          • Rodrigo

            PELO AMOR DE DEUS!!! COMO ALGUÉM PODE DIZER que esse carro tem mais espaço que um Ka!!! UP! concorre com o Fiat Mobi em espaço interno.

            Espaço BANCO TRASEIRO
            HB20 – 78 cm
            GOL – 84 cm
            Palio – 90 cm
            Onix – 88 cm
            UP! – 44 cm (QUARENTA E QUATRO CENTÍMETROS)

            OBS: Tenho um amigo que tem um Up! e só reclama do carro.

        • fbl

          A ford é tao boa mas tao boa, que faz um sucesso danado nos canais de defesa do consumidor. Ontem passei por uma experiencia engraçada. Peguei um fiesta sedan titanium powershit, saí do Rio e fui a Angra. Carro com 20mil km rodados, ano 2014/2015. Pra minha surpresa, nao é que descobri que o danado ja ta dando trepidação nas saída de quebra-molas da primeira pra segunda marcha?? kkkkkk Fiquei com pena do meu camarada mas disse pra ele que ele tinha sido mais um premiado pela ford com seus carros ruins e pedi pra ele ler a respeito pra começar a se defender. Agendou pra 9jun uma visita à CCS para falar desse problema, dentre outros (ESP parece nao funcionar, radio nao esta pegando estacão direito, vidro do motorista nao funiona no padrão 1 toque…). Comprou ford… ja era..

          • Fabio Marquez

            Antes de pegar meu Move TSi, eu fiquei com um Ka por 20 dias cedido pela seguradora. O espaço do Ka no banco traseiro é melhor até que do Corolla que temos em casa, o motor anda muito bem e o cambio é bem escalonado, tanto que acho ele melhor em baixas rotações que o o Up!. Mas o acabamento é sofrível, os forros das portas estavam caindo, o som com bluetooth apresentava problemas de pareamento e era muito ruim. No conjunto acho o Up! melhor.

            • Edson Fernandes

              Nossa… um Corolla é tão pequeno por dentro assim? Porque eu achei o ka “ok”. Nem muito grande mas também não é pequeno por dentro, apenas normal.

              • Fabio Marquez

                Os bancos dianteiros do Corolla de geração anterior são volumosos, e os traseiros tem uma aba nas extremidades que deixam eles estreitos, dois adultos atrás já são suficientes.

            • fbl

              O espaço do banco traseiro do KA ser maior do que o do Corolla vc forlou hein rsrsrs… Mas quanto ao resto, concordo com o que falou e tenho certeza que fez melhor escolha pelo VW, bem mais confiável, mesmo com todos os problemas, a VW da um banho na ford em produto e qualidade da rede.

            • Rodrigo

              Parabéns pela honestidade no comentário, seu feedback eu considero.

              Espaço BANCO TRASEIRO
              HB20 – 78 cm
              GOL – 84 cm
              Palio – 90 cm
              Onix – 88 cm
              UP! – 44 cm (QUARENTA E QUATRO CENTÍMETROS)

          • Rodrigo

            BOM MESMO é o automatizado VW, não é verdade???
            Uma vez fanboy não tem jeito, quanto “testa” o carro da marca que não é a predileta o ESP parece não funcionar, o radio para de funcionar, tudo dá errado. Acredito que o universo conspira a favor do fanboy.

            • fbl

              Nem VW eu tenho, torcedor da ford…. Vai dar uma lida nas seções de reclamaçoes e ver qual é a empresa bomba do momento. Se nao ver powershit em umas 5 linguas pelo menos será um milagre da sua mente.

              • Rodrigo

                De uma lida nas RECLAMAÇÕES DOS AUTOMATIZADOS VW, vai querer cortar a linguá fora. rs…. OBS: Tenho uma Nissan Pathfinder, nunca tive Ford.

                • fbl

                  Mais que powershit? ou vc ta comparando com os automatizados monoembragem, que sao todos uns lixos? Tive um jetta tsi 2011 esmerilhado ate os 70mil km sem nenhum problema de cambio. Ja os powershit, é quase certo darem problemas. É um cambio muito ruim, de uma empresa pior ainda.

      • TijucaBH

        kkk, adorei o termo “lixo de rico”. O que o povo aqui mais comenta é que no lugar de um carro 1.6 de 50 mil reais, um Azera ou um Fusion, 6 cilindros com 230 mil km era mais negócio. Esses mesmos nao fazem manutenção, nao trocam pneu, nao fazem seguro e ficam o sabado inteiro lavando o carro detalhe por detalhe pra esconder a idade do “possante”.

        • RED883

          Na verdade o termo “correto”, ou mais usual, é “resto de rico”…

      • Alvaro Guatura

        hahaha lixo de rico é ótimo
        Rico não quer e pobre não consegue manter.

      • Wagner Lopes

        Cara, que preconceito mais bobo. Então um Fluence privilege 2012 ou um 408 THP 2012 na casa de 40/45K não são opção pois são “lixo de rico”…cada um na sua cara. Se vc aceitou pagar 47K em um UP eu não pagaria nem com um 38 engatilhado na cabeça…

        • Que bom que o $ é meu e faço o que quiser com ele, até rasgar.
          Você faça o mesmo com o seu, e sejamos felizes!

  • rodrigomalc

    “Talvez o dono da L200 nunca mais vá esquecer o que significa um UP com a tampa do porta-malas preta”

    O cara riu de vc, provavelmente.
    Na verdade, eu tbm ri quando sua história toda é com VWs. Masoquista legal.

    • leaozin

      Realmente, é como acelerar no semáforo ou depois do pedágio se achando o máximo.

      • Foi diferente. O cara viu meu carro e piscou o farol impacientemente como quem diz ” tira esse 1.0 da minha frente”.

        • leaozin

          Acho que foi mais preconceito seu do que do cara da L200.
          Várias vezes já me deram luz alta por eu estar na faixa da esquerda (eu geralmente ando no limite da via e fico na faixa da esquerda apenas para ultrapassagem), de todos os tipos de veiculo, ontem mesmo na Rodovia Washington Luiz eu estava a 110km/h na faixa da esquerda fazendo ultrapassagem devido a alguns caminhões e um Palio me deu sinal de luz, eu simplesmente dei seta para a esquerda, terminei a ultrapassagem e abri passagem para ele.
          Eu tenho um sedan médio 1.8 mas nem por isso acelerei para “deixar ele comer poeira e não se esquecer do meu carro”.

          • Entendo mas tem certas coisas que fazem bem pra alma kkkk.
            “Hoje, não!” kkkk

          • João Cagnoni

            Muita gente não entende o que é chegar a 140km/h pisando 1/4 do acelerador, e pensa que você está tirando racha.

            • rodrigomalc

              O garoto está empolgado…

            • Daniel

              O cara se esgoelando, trocando marcha que nem louco e vc só aperta e segura o botão do cruise control pra aumentar a velocidade no C4… hahaha e ainda reclama: “droga, pq o cruise control para em 160km/h?”

        • João Cagnoni

          Cara… Quem tem motor maior, principalmente automático, NÃO tem o costume de pisar tudo. A L200 não estava triscando o acelerador. Se você piscasse farol de novo era capaz de ele te parar e levar seu carro na caçamba.

          • Cara, vc não entendeu. Ele que piscou o farol pra mim e tomou um benga.
            Veja os números da L200. É um carro mto pesado, não foi feito para ser ágil.

            • GABRIELCSFLORIPA

              Levou benga? Como vc sabe se ele pisou tudo para tentar buscar vc?
              Acredito que ele deve ter agradecido por vc ter saído da frente dele, sendo dando lado ou acelerando vc sumiu e ele pôde voltar ao ritmo que estava anteriormente.

              • ViniciusVS

                Exatamente, empatar na frente dos outros não da, se deu farol ou acelera e some ou abre espaço.

            • João Cagnoni

              Ele piscou farol pois provavelmente você estava muito devagar, aí resolveu pisar tudo e ele não quis te acompanhar.

              • Daniel

                É o que mais acontece na estrada, vc pede passagem (como o CTB diz) e nego acha que vc quer tirar racha…

            • Rafael

              Acho que ele só queria caminho livre à frente. Como você acelerou, liberou o caminho para ele seguir na velocidade que lhe convinha.
              Você só fez um favor para ele, seja abrindo passagem ou sumindo da frente dele.

              • Daniel

                Exatamente, mas, o correto é sair pra direita.

                Esses dias atras, saindo do pedagio tinha um up tsi morgando a 90tinha por hora na faixa da esquerda da bandeirantes (120 de limite),pedi passagem e dai o cara quis acelerar. Eu acompanhei (não pedi pra ele acelerar mais, pedi pra sair da frente, até pq estava livre nas faixassssss da direita)…
                O cara foi até os 180km/h (que eu sei que é o limite do upzinho…) dai dei aquela piscadinha pra pedir passagem novamente, dai ele enfim saiu pra direita, então eu simplesmente dei uma esticadinha até os 200 e deixei ele pra tras. Ele voltou pros 100-90 dele e eu voltei para os meus 125km/h no cruise control… hehe

                Sei que não é o correto a fazer, mas, como o up tsi está na minha lista de compráveis para o dia-a-dia, aproveitei as condições climaticas favoraveis e testei “remotamente” alguns aspectos do carro…

            • Absurdo

              Caracas, este pessoal é muito aloprado, nem perca tempo, peça para o pessoal do N.A adicionar algumas informações anti-ignorantes, arrogantes, e tudo ficará numa boa!

              Foi UM, UM momento dentre milhares de momentos que nós vivemos em uma vida inteira, e eles estão teimando, que a L200 passaria voando, que a L200 pularia por cima de você e chegaria a 200km/h de ré, que o motorista da L200 tentou te passar acelerando o pedal do FREIO, aí fica difícil.

              Além de outros naipes, que dizem chegar a 300km/h com a brisa do ar-condicionado no mínimo, batendo no acelerador.

    • Ele pode ter rido, mas provavelmente foi de nervoso.
      Se eu comprei só VW na minha vida, pode ter sido coincidência tbm. Não idolatro VW e cogitei sim outras marcas.
      Os dois primeiros GOLS comprei de conhecidos. Carro usado de conhecido são bons negócios geralmente e não dá pra escolher a marca.
      Só o FOX G2 e UP que foram escolhas de fato,

      • rodrigomalc

        OK, não vou te contrariar… foi de nervoso sim…
        Ele deve realmente estar tendo pesadelos com um Up de tampa da mala preta. Capaz até de já ter trocado a L200….

        Vc pareceu aqueles sujeitos que andam num carro sem AC de vidro fechado pras pessoas acharem que ele tem ar condicionado.. Tá se achando… rsrsrs

        • Todo mundo sabe que L200 é “manca”. Se for a gasolina então….Só pq é cara os donos acham que anda muito. Você deve se enquadrar nessa categoria.

          Se um cara vem querer te ultrapassar e não consegue, você acha que ele não ficou frustrado!? ou ficou pensando:” estou aqui no meu carro de 100 mil, deixa essa baratinha se achar”
          Enfim, eu postei as minhas impressões. Se a impressão do dono da l200 foi outra, pede pra ele postar aqui no NA.

          • rodrigomalc

            Vou te dar até like pra vc ficar feliz

          • João Cagnoni

            Cara, a L200 tem 3 vezes o peso do up, quase 4 vezes mais motor e anda sim bem mais que o up, seja aspirado, TSI, nitro ou com swap de ap turbo 2kiloemei…

            • Anda mais? me dê os números de supertrunfo aí

            • a L200 faz 0-100 em módicos 13,5 segundos, velocidade máxima incríveis 165 km por hora.
              Preciso dizer os números do UP TSI?

              • Rafael Henrique Arruda

                A L200 andará mais que o Up TSI quando ela for amarrada a um ônibus espacial. Motor Diesel tem torque, mas não tem potência. São bons para reboque, mas ruim de velocidade. L200 tem 180 cv, com 38 kgfm e pesa 1950 kg, ou seja, 10,8 kg/cv e 51,3 kg/kgfm. O UP TSI tem 105 cv e 16,8 kgfm e pesa 950 kg, ou seja, 9 kg/cv e 56 kg/kgmf. Conclusão, a L200 NÃO anda mais que o TSI nem aqui, nem na lua, é a camionete mais manca. Agora uma S10 com 200 cv e 51 kgfm aí é outra história.

                • mas o camarada João Cagnoni acha que só por ter motor maior anda mais que o UP TSI e ponto. Não existe relação peso potência pra ele.
                  A relação dele é carrro vs. preço. carro mais caro anda mais que o os outros e potno
                  Pedi números da L200 é só estou escutando o barulho dos grilos…rsrs

      • Franco da Silva

        Nem liga para os Chevetteiros e Milleiros.

    • Louis

      Odeio que vem de longe piscando farol, na maioria das vezes quando estou passando outro carro. Ainda mais quando é pickup de cowboy, que definitivamente não é carro para correr. Mereceu tomar um “pauzinho” do TSi.

      • Daniel

        Pode odiar a vontade, mas, seja bonzinho, cumpra a lei, e SAIA DA FRENTE! hahaha

        Até pq piscar o farol é o que está no CTB, buzina tbm… a outra opção é meter bala… mas essa não está prevista no CTB! :P

    • Absurdo

      Nossa, quanta gente ignorante num mesmo local.. Qual o problema disto? Mesmo que a L200 passasse, duvido que ele faria maior alarde em perder 5 minutos, e ganhar uma vida inteira.

  • Marcos Souza

    “cross” que não pode ver lama….rs

    • Dieizon

      O importante é que vem com molduras de plástico nas rodas e rack de teto.

    • Sim, é um contrassenso. Mas eu não fui enganado, comprei sabendo que era um “aventureiro de boutique”, até pela altura ser igual aos UPs ‘normais’.
      Só optei pelo Cross por ser mais bonito do que a Move, com acabamento e aspecto melhores.

      • thi

        Pode crer q é muito bonito o cross amigo

      • Daniel

        Só uma coisa, o Cross, até aonde eu saiba, tinha pneu diferente do High e Move up.
        Tanto é que (isso, junto com o rack que piora a aerodinamica) fazem o consumo do cross ser inferior.

        Quando ao estilo… acho o Cross bem acertado, não é tão exagerado quanto os adventure da fiat. Fica legal até o Cross up! e eu compraria um.

    • Fabio Marquez

      Acho a versão Cross a mais bonita de todas, mas não vale o preço pago. Acharia justo se custasse o mesmo da High, já que os itens de série não mudam.

  • BlueGopher

    Talvez a questão da capacidade do carter (3,5l ou 4l) se deva ao fato de que 4 litros é a capacidade real do cárter quando vazio, mas quando se troca o óleo nunca se consegue esvaziar totalmente o mesmo, sempre fica um pouco de óleo retido.
    Convém colocar os 3,5l e depois, se necessário, acrescentar mais um pouco, tomando muito cuidado para não ultrapassar a indicação do nível máximo da vareta.
    Nunca colocar de cara os 4l.

    • mas tirando o filtro de óleo, creio que fique zerado. 500 ml é muita coisa pra ser ‘sobrar no carter’

      • BlueGopher

        Não vi o projeto do sistema de lubrificação deste motor, mas talvez haja uma retenção de óleo nas galerias do bloco do motor acima do usual, visando a segurança de partida da turbina. De qualquer forma, 500ml de variação é muito, convém sempre ir acompanhando o nível máximo pela vareta.

  • DINEIROO

    Bom relato. Não sei pq a galera fica de mimimi aqui no NA. Canseira esse povo.

    • É um bando de adolescente que dirige o carro da mãe, quando dirigi.

      • João Cagnoni

        hahahaha… Boa… Como se não bastasse os absurdos da matéria, você escreveu coisas piores nos comentários. Realmente a L200 é pior que o up. Eu mesmo desisti de uma Evoque pra ter um up TSI porta-malas preto aqui em casa. Anda mais e é mais econômico.

        • João, para andar na cidade a L200 é realmente pior. Eu entendi a ironia, mas toda a questão esbarra no dilema “é melhor para que e quem?”.

          • João Cagnoni

            Na estrada, naquela situação que ele disse.

            • Bom, naquela discussão não concordei com nenhum dos dois!
              Em primeiro lugar: O comportamento dinâmico do up! será superior ao da L200. Uma viagem por estrada bem pavimentadas e com bastante curvas favoreceriam o compacto. Se for a versão antiga da L200 eventuais passageiros se sentiriam mais acomodados no VW (Por incrível que pareça). Já em estradas com pavimentação ruim a Mit daria o troco. Precisa carregar mais carga? Ponto para pickup! Sobre os números de desempenho não tenho a comparação no momento, mas pelo que me lembre a Mit não era nenhum expoente em desempenho dentro da categoria. Agora, não deu para evitar o acidente? Eu preferia estar dentro da L200.
              Mas eu discordei dele no seguinte ponto: Nem sempre quem dá sinal de ultrapassagem quer disputar uma corrida com você. As vezes você só quer se livrar da fila da direita. Acelerou para não ser ultrapassado? Ótimo, sobra mais espaço para ultrapassar os da direita E VOLTAR PARA PISTA DA DIREITA, conforme nossas leis de trânsito. Muitas vezes quando tinha um Mercedes recebia seta e já dava seta da direita para mostrar minha intenção. Mas ao acelerar para passar os carros da direita, eu deixava o solicitante para trás. E daí? Terminado a manobra, voltava para a pista da direita e ele podia me ultrapassar ou não. Nunca me senti melhor por isso ou achei que a pessoa teria se intimidado com a estrela D’Alva.

        • Me diga, onde eu disse que L200 é pior que UP? eu disse que anda menos.
          é quase como dizer uma heresia,né? Chola mais

    • André Luis Versiani

      Concordo contigo, faltando maturidade na galera aí, se não gosta do carro ou da marca problema de cada um; o relato foi bem detalhado e bem feito, retratou bem os diferentes tratamentos em marcas distintas na hora de procurar seu carro novo.

      • João Cagnoni

        Não é questão de maturidade. A sessão de comentários é um espaço para as pessoas se expressarem, e ninguém é obrigado a concordar com a matéria. Não estamos no programa do Faustão.

        • DINEIROO

          Mas os comentários não precisam ser infantis.

  • Clayton Martins

    Tenho um Fox 1.6 2011 e um Up TSI 2016 e corroboro com as informações trazidas pelo autor do texto.
    O Up é um excelente city car (na minha opinião o melhor do Brasil) e cumpre o que promete: Alto desempenho, baixo consumo e boa segurança.
    Peca no péssimo pós-venda, aliando altos preços de serviços e peças com a falta de capacitação de mecânicos e consultores.
    Como todo carro, tem pontos positivos e negativos, mas é uma forte opção para quem não precisa de espaço, mas procura eficiência energética.

  • Fernando S.

    O q mata no up! é esse painel. Q coisa horrorosa. De resto, creio q seja um excelente carro, potente, baixo consumo e boa estabilidade.

    • sim, o painel de instrumentos foi bem difícil de eu digerir, mas depois se acostuma. rsrs

      • Fernando S.

        Só pra tirar a dúvida, o up encarou a subida deixando a L200 pra trás em QUARTA marcha mesmo? Q o up tsi deve ser mais ágil q a L200 eu não tenho dúvida, mas em 4° marcha na subida?

        • Sim. o UP é fantástico em subidas.

        • DINEIROO

          Pq o torque está disponível em baixa rotação.

  • Louis

    Parabéns pelo carro, esse Up é um carro que tenho vontade de ter. E o TSi deve ser lobo em pele de cordeiro.

  • o up! branco parece uma geladeira com rodas rsrs
    mas a versão cross acho legal, teria um facil

    • Louis

      Uma parte que eu acho bonita no Up é a coluna “B”, a junção das janelas. Não é aquela coisa pobre como em outros populares, parece de carro sofisticado.

      • thi

        Isso

    • João Cagnoni

      Por fora, parece um frigobar.

      • ViniciusVS

        Potinho de margarina kkkk

        Mas é simpático e eu teria um TSI Cross igual.

  • Vitão

    O que me chama atenção nesse up! é esse consumo de carro híbrido… Pra cidade e algumas viagens no fds seria o ideal, isso para um solteiro ou casado sem filhos…

    Um carro que todo Civiqueiro quer ficar longe, pra não tomar benga kkkkkkkkkk…

  • automotivo

    O cara só possuiu VW a vida inteira…. De repente vai olhar new fiesta, fit, etc. E o carro com 34000kms, já tá na hora da troca, por causa da desvalorização dessa geração? Não desvaloriza mais se comprar outro carro novo, pagando juros mais caros? Acredita mesmo na taxa zero? Não seria o típico caso do brasileiro? Individado e ….. T udo bem o dinheiro é seu… mas…

    • Eu já expliquei pq tive só VW: dois deles foram comprados de conhecidos,oportunidade onde não se escolhe nem a cor, quem dirá a marca. Só o FOX e UP que de fato escolhi VW.

      Leia o texto melhor. Foi uma conjunção de fatores.
      -queria um carro mais potente
      -o seguro e revisões começaram a ficar cada vez mais caros
      -havia trocado a geração do Fox
      – meu carro já estava indo pra completar 5 anos
      Enfim, há outros fatores também como o puro e simples desejo de trocar de carro.
      Eu não acredito em taxa zero, sempre tem algo embutido como eu relatei no texto.

      • ObservadorCWB

        Valeu a postagem. Bem escrita e aponta pontos positivos e negativos…

    • thi

      Parece até q o cara só andou de VW, deixa o cara ,aposto q já andou em tanto carro , essa gurizada aqui se foi com tudo .

      • Eu ando nos carros que eu quiser e puder, sou eu que pago, beleza?

      • automotivo

        Acho que ele veio do outro… o Carblog—

  • Gian

    Excelente avaliação e texto bem escrito.
    Obrigado por compartilhar a experiência.

  • Carlos AM

    Gustavo, tenho história parecida com a tua.

    Sai de um Fox 2011 (porém 1.6) e também troquei pelo Cross UP! TSI.

    Compartilho as mesmas impressões que você relatou, desde os pontos positivos, como a potência do carro, que no meu caso, mesmo saindo do Fox 1.6 senti a diferença para o TSI principalmente em situações que exigem do motor, assim como o consumo, na média de 18-19 km/l em estrada, comprovados em uma viagem de 600km que fiz recentemente.

    Já nos pontos negativos, também concordo. Pelo valor do carro é evidente a “economia barata” em alguns itens (ou na falta deles) como ausência de luz para o passageiro do banco de trás assim como no porta-malas e nos comandos do vidro.

    Ademais, o Up realmente não é um carro que brilha os olhos à primeira vez, mas com o passar do tempo ele vai te cativando aos poucos e se mostra uma boa compra (exceto pelo preço).

    Quanto a revisão, você não é o 1º a comentar sobre esse erro na qtd do óleo. Outro proprietário já chegou a comentar aqui no NA. Vou me atentar quanto à isso na minha revisão.

    Atualmente o meu está com 2.400km.

    Vamos ver no longo prazo como se sairá.

    • Valeu, Carlos. O problema do UP TSI é que por não ser barato, criamos expectativas e essas economias porcas incomodam, mas seriam mais aceitáveis se fosse um carro mais barato- o que ele foi desenhado para ser, mas no Brasil acabou não sendo.
      Ainda, li recentemente que na verdade a VW até subsidia ou subsidiava os motores TSI no UP pq eles custariam mais do que a diferença que ela cobra em relação ao MPI.

      • Carlos AM

        Concordo! Acho que criamos essa ilusão ou simplesmente é uma forma de aceitarmos.

        Mas acredito que muitos desses problemas serão corrigidos no próximo modelo 2017 que virá com diversas mudanças, muitas delas vindas da versão européia que está sendo lançada atualmente.

        Quanto ao motores acredito que seja verdade e é uma maneira da VW introduzir o TSI no mercado para quando tiver uma boa aceitação o implementarem em outros produtos da linha (Fox, Gol, etc).

  • Wall André

    Eu vi em algum lugar aqui do NA que era proibido pessoas com menos de 12 anos comentar aqui, mas pelo jeito tem muita gente abaixo disso comentando, o cara vem fazer seu relato sobre o que achou do carro, e muitos vem criticar por maldade, se fossem críticas construtivas tudo bem, mas é só para ser “troll” ou avacalhar, por favor NA filtre pessoas que só servem para atrapalhar o site!
    Se o cara tem orgulho do que tem, deixe ele ser feliz, quem nunca teve orgulho de alguma coisa?
    E quanto ao carro, não conheço, mas pelo jeito é muito bom!

  • Mr. On The Road 77

    Cara, só não gostei desta parte:
    “Numa subida, com quatro passageiros, uma L200 Triton veio piscando farol para abrir passagem…)

    Uma conduta dessas pode causar um acidente.
    No mais, legal!

    • Fernando Gimenes

      Eutbm, pior e o resto…muita comedia, disse que acelerou e deixou a L200 comendo poeira, so rindo muito…kkkkkk

      • Se informe dos números da L200 antes de falar besteria.
        Peso/ potência, já ouviu falar?
        Ou se preferir, fique rindo aí a risada da ignorância

        • automotivo

          Poeira… no asfalto?

          • kct. Vou ter que explicar figura de linguagem agora? sério mesmo? nível intelectual aqui tá digno de analfabetismo funcional.

          • Wall André

            Figura de linguagem.

        • Fernando Gimenes

          Vou continuar rindo sim, um upzinho com 4 pessoas e com malas ganha na reta somente é claro de Fusion awd titanium kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • Sim, a ignorância é uma benção. Chola mais

  • O 208 teria sido uma ótima escolha, também, mas o consumo de combustível seria significativamente mais elevado. A familiaridade e o contato já afetivo e de longa data com os carros da VW também contam no seu caso. Ótima compra.

    • Achei o motor 1.5 do 208 meio molenga, o câmbio tem trambulador impreciso tbm.
      Mas é um lindo carro, mil vezes o 208 Allure do que o New Fiesta.

      • João Cagnoni

        O 1.5 não é molenga, mas o 208 é pesado pra esse motor. Imagina agora com o 1.2.

    • Eduardo

      Se a compra fosse hj, teria o 208 com motor puretech, mais econômico que o TSI, embora tb menos potente.

  • Douwe

    “Na Ford, fui tratado com desdém. A primeira coisa que a moça me perguntou era se realmente eu já havia me decidido pelo New Fiesta pois era um dia de sábado e ela “dava preferência para que fosse já fechar a compra (!)”

    Eu só consigo achar que uma sujeita dessas é idiota, não gosta de ganhar dinheiro e ainda não valoriza o trabalho que tem. Devia pedir demissão, não entendo vendedor, que ganha bastante com comissões das vendas feitas, que trata cliente dessa forma, seja em loja de carro, de eletrônicos ou de roupas.

    • Eu fui ver o New Fiesta numa época que ele estava vendendo que nem água no deserto.
      O mais irônico é que a CC que fez isso comigo fechou as portas nessa crise agora.

      • Douwe

        Eu fui tratado feito lixo no final de 2012 quando fui olhar o EcoSport e ainda queriam cobrar 10 mil a mais do valor divulgado pela Ford na versão que eu procurava, a Freestyle 1.6. Saí de lá jurando que jamais entraria novamente naquela loja, mas no fim do ano passado estava pesquisando para trocar de carro e ao sair de uma loja da Peugeot resolvi entrar na mesma concessionária Ford para dar uma conferida no Focus, era caminho e não custava nada. Inicialmente entrei, olhei o showroom todo, abri vários carros, e nenhum vendedor veio falar comigo, ficaram todos sentados em suas mesas, tinha uma que estava mexendo em um celular e parecia estar escutando música pois usava FONES DE OUVIDO, por mais absurdo que possa parecer. Isso no meio da tarde em um meio de semana. Loja vazia, não vi nenhum outro cliente, só os vendedores. Saí sem falar com nenhum deles e voltei na Peugeot, onde fui muito bem tratado na primeira vez que estive lá, fiz test drive em dois 2008, automático e um THP, mesmo deixando claro que estava pesquisando (e detalhe, test drives oferecidos pela vendedora, não precisei implorar) e acabei fechando em um 2008 Griffe.

        • Vanderlei Santos_JAC_J6_2012

          Bah comecei a ler e pensei que era eu escrevendo, a mesma coisa com a ford Canoas. Fui ver a Ranger modelo 2013 ou 12 não lembro. Vendedores ficam olhando olhando olhando….

        • aí quando eu vejo uma CC dessas fechando, como essa do Fiesta que fechou, me sinto em êxtase.

    • Concordo contigo, mas vou falar o que acontece: As vezes você pode perder muita possibilidade com os curiosos. Entra 3 pessoas na sua loja, e você está com outros 2 vendedores. Um pretende comprar, outro está pesquisando para comprar e outro sou eu, que vai ver todo quanto é tipo de lançamento para ver, entrar no carro, fazer test-drive… Mas que ainda procura um Tempra para chamar de seu. Você não sabe se eu sou aquele que vai comprar ou aquele que precisa ser convencido, mas eu sei que você me atender vai tirar a possibilidade de alguém que tenha interesse em adquirir um carro agora. Claro, se for mal atendido não vou querer comprar um carro nem depois da compra do meu Ap. Mas a situação tem esse lado também.

      • DINEIROO

        Isso é o risco do negócio.

        • Sim. De pleno acordo. E vou além: Dinheiro não é tudo. Você levanta todo dia de madrugada, chega em casa tarde, trabalha de final de semana só por dinheiro? Não é melhor tentar se animar com a vida que tem? Se vai fazer alguma coisa, faça direito! Um sorriso no rosto pode não fechar negócios, mas abre portas. Na pior das hipóteses, não fecha.

          • leaozin

            Existem vários tipos de clientes, entre eles os que estão decididos pela compra e os que pesquisam antes dela.
            Com um bom atendimento e uma boa apresentação do veículo as chances de você conseguir uma venda aumentam.
            Nos relatos o que eu mais vejo são pessoas descartarem veículos devido a um mau atendimento.
            Para mim o vendedor tem de acreditar na venda e fazer bem o seu serviço, o cliente sair da loja após uma conversa não quer dizer que ele não vai voltar (e dependendo do grau de satisfação ele até indica o vendedor para outras pessoas).

      • Douwe

        Eu sou da tese que qualquer um é um cliente em potencial ou se não é pode indicar alguém que seja. Uma pessoa pode até estar apenas olhando sem pretensão de compra, mas aquela mesma pessoa, se sabe de um familiar ou amigo que pretende adquirir um carro, pode comentar “fui em loja X e falei com vendedor Y, fui muito bem atendido, gostei bastante, vendedor atencioso, vai lá” e isso acabar resultando em uma venda. E pesquisar faz parte do processo de compra de um carro, se alguém não pesquisa está fazendo errado. Eu mesmo, faço uma lista de modelos e vou bater perna, de loja em loja, ver cada um e ver o atendimento também antes de me decidir. Se eu for mal-tratado eu desisto, aquele vendedor e aquela loja não merecem o meu dinheiro.

  • Pipo pipo

    Gosto do Up. Do tsi mais ainda.
    Mas faço um alerta para você que parece igual ao meu sogro kkkkkk.
    Existe vida fora da VW.
    Você só teve VW até hoje, eu gosto de variar.
    Kkkkkkkkk

    • Eu não ‘mirei’ na VW, quase fechei a compra do 208, mas foi o up que me escolheu, entende? kkkk

  • Renan Dias

    Parabéns pelo relato Gustavo. Estou com um Up! move Mpi há 6 meses, e só tenho elogios ao carro, futuramente pretendo troca-lo por um Tsi.
    O pós-venda da Volks é realmente horrível (sou de SP), tive um problema com a bateria e foi um esforço enorme para trocarem ela em garantia.

  • Ricardo

    Donos de Pickups se acham que estão em super máquinas voadoras! Adoro dar pau neles! Haha

  • Leandro

    Nao gosto muito do comportamento de donos de caminhonetes. Por terem torque e tamanho, acham que podem passar por cima de todos. Querem correr com um carro que nao foi feito pra isso. Lembro até hoje de um video no youtube da Belina do capeta, dando pau em uma s10, kkkk

  • Bruno Guilherme Souza

    Muito bom o seu relato Gustavo! Sempre gostei da VW, mas sempre tive um pé atrás de comprar um 0KM dado os vários relatos de pós venda que tive de amigos!

  • O HB20 cheguei a pensar, minha mulher sempre quis o hb20, mas à época já havia rumores de facelift, descartei.

    Sandero Onix e Etios não cheguei a cogitar.

    o UP tem regulagem milimétrica de altura do banco, como a do Fox.

  • Eu queria entender o que se passa na cabeça desses vendedores, que ganham por comissão ainda por cima.

  • Alvaro Guatura

    A primeira coisa que a moça me perguntou era se realmente eu já havia me
    decidido pelo New Fiesta pois era um dia de sábado e ela “dava
    preferência para que fosse já fechar a compra (!)”
    QUE ABSURDO!!! E pior que esse atendimento se repete Brasil afora.
    Eu ficaria tentado pelo 208, mas concordo que o Up é mais feliz mecanicamente e escolha mais racional.

  • SDS SP

    Parabéns pela veículo (apesar de não ser a minha escolha nessa faixa de preco).

    É um bom carro com ótimo padrão de manufatura. O que mata é esse interior simplório de dar tristeza, mesmo nas versões top.

    Com relação aos comentários, faz parte as críticas, pessoal precisa entender que a realidade e gosto de cada um não são verdades absolutas.

  • Don Ramón

    Tem gente que é tão intolerante, mas tão intolerante, que não tolera nem o gosto automotivo dos outros. Com todo o respeito: vão ……………….!

  • Tosoobservando

    Que interior é esse???

  • Boris

    Eu comprei um tsi tb, está com 1200km.
    Mas eu peguei o “básico” move com pacote completo. Já tem tudo que precisa.
    Anda muito. Bebe pouco. Cambio longo porém motor tem muita força à partir de 2000rpm.
    Fácil de dirigir nao precisa ficar reduzindo.
    Ps. anda forte, mas é molinho nas curvas, tem que tratar com carinho. nao é carro sport.
    Acho muito bom o carro nao chamar atenção. O meu é preto entao só dá pra identificar o TSI pelo emblema.

  • andre

    Kkk post divertido….. Escreve o que quer e depois nao aguenta oa comentarios kkkk
    Acha legal andar na esquerda e quando aparece um carro mais rapido reduz marcha e faz o diabo so para nao dar passagem, amigo estrada nao e para ver que anda mais rapido… Vai para a direta e pronto, se o cara quer correr problema dele… Mas entendo, essa consciencia so se adquire com o tempo….



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