A bateria do seu carro precisa destes 4 cuidados especiais

Bateria de carro sendo testada
Bateria de carro sendo testada

A bateria é um dos componentes mais importantes no conjunto de um automóvel. Ela é a responsável por “despejar” uma carga elétrica no momento da partida do seu carro, ligando ainda todo o sistema do veículo.

Nos dias atuais, a bateria se tornou ainda mais essencial devido a enorme quantidade de recursos tecnológicos presentes num veículo, o que inclui desde um simples vidro elétrico até mesmo um sistema multimídia com som bastante sofisticado, que automaticamente demandam mais energia.

Na realidade, a bateria tem como função principal o armazenamento de energia química, que depois será convertida em energia elétrica para ser distribuída aos demais itens do automóvel. Ela entra em ação logo no momento da partida e, quando o carro está parado, ainda faz a manutenção dos sistemas eletrônicos.

O que fazer com baterias dos carros elétricos

Hoje em dia, a maioria é selada e não precisa mais de água. Mas não é por isso que podemos esquecer dela por completo.

Com uma bateria em más condições, sem capacidade para acumular energia, seu carro não irá nem dar partida. Sendo assim, para evitar dor de cabeça, é importante que você utilize uma bateria de boa qualidade e troque-a sempre que necessário.

Separamos abaixo 4 dicas para você cuidar da bateria do seu carro. Confira:

1) Evite usar equipamentos elétricos com o carro desligado

Quem gosta de parar o carro em frente a um barzinho e deixar o som ligado por várias horas, ou que gosta de abrir a tampa do porta-malas do carro durante aquele churrasco de domingo e ficar ouvindo música nas alturas deveria instalar uma bateria adicional somente para o sistema de som.

Se você tem um som simples, que não demanda muita energia, pode verificar a possibilidade de instalar uma segunda bateria, talvez menor, ali mesmo no cofre do motor. Aí, essa bateria ficaria responsável somente pelo sistema de som, e quando a energia dela acabasse, você ainda conseguiria dar a partida no carro com a energia da bateria principal.

Se você tem um sistema de som muito forte, deve partir para baterias especiais para som, que tem uma amperagem bem maior e que suportam um som ligado por mais tempo. Também a instalação de um mega capacitor perto da bateria é interessante, para que a bateria não seja danificada a cada pancada do seu subwoofer gigante.

Quando este equipamento elétrico é muito grande, ele acaba sendo instalado no porta-malas, onde temos mais espaço para tal.

baterias loja

2) Ao dar a partida, desligue tudo

Outra forma de garantir que a bateria do seu carro tenha sempre energia extra é desligar boa parte dos recursos no momento da partida. Afinal, dar partida no motor exige bastante da bateria do veículo.

Sendo assim, dê partida no motor do carro com o mínimo de recursos ligados. Desative itens como ar-condicionado, faróis, rádio, desembaçador do vidro, entre outros.

Com isso, a bateria não irá sofrer uma sobrecarga no momento da partida, fazendo com que ela esteja sempre pronta para ser utilizada.

3) Verifique os terminais da bateria

De tempos em tempos, talvez a cada seis meses ou um ano, é bom dar uma olhada nos terminais da bateria. Eles podem estar frouxos, sujos ou corroídos. O zinabre aparece ali por causa de eventuais vazamentos do líquido interno da bateria.

Você pode limpar tudo isso com água quente e uma esponja de aço. Ao invés de usar graxa, como muitos fazem, colocar vaselina nos terminais é melhor.

4) Cuidado se seu carro fica parado muito tempo

Caso você tenha um carro que não é utilizado com muita frequência, como um carro antigo que não é usado para locomoção diária, dê a partida nele a cada 15 dias e deixe-o funcionando por uns 5 minutos.

Assim a bateria vai sempre ter uma carga adicional, além disso ser benéfico também para o conjunto mecânico do seu carro.

Se o seu carro ficar muito tempo parado, sem ao menos ter o seu motor ligado, alguns itens como alarme e central da injeção do motor irão consumir carga da bateria.

Se você for viajar e deixar o carro em casa, o recomendado é desligar a bateria por completo. Para isso, basta soltar o cabo do polo negativo e, em seguida, o cabo do polo positivo. Ao voltar para casa, ligue a bateria novamente, mas fazendo um processo inverso: conecte o cabo do polo positivo e depois o do negativo.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.