Home Finanças A mamata do imposto de importação sobre peças de reposição

Nesta terça-feira (27/07), o presidente Lula assinou medida provisória que concede refresco fiscal para vários setores. Dentre os milagres, dou destaque ao que paradoxalmente vai acabar com a mamata do desconto de 40% (do imposto de importação) que as fabricantes de veículos possuem hoje para importar peças de reposição automotivas.

Analisemos se esse arrego de 40% que o governo atualmente dá (ou dava) às fabricantes se traduz em benefício para nós consumidores; como exemplo cito uma peça qualquer, um retrovisor completo do VW Golf 1.8 (geração 4) que apesar de ser considerado um veículo “nacional” possui muitas peças importadas.

Este retrovisor completo, cujo número do fabricante é 1J1857508K01C, tem preço de varejo (eu disse varejo e não custo!) no exterior de aproximadamente 60 dólares. Como o dólar na cotação de hoje vale R$1,76, o valor em reais da peça equivale a R$105,96. Some à este valor os impostos habituais e subtraia os 40% de isenção que o governo concede(ia). Podemos supor que dificilmente o valor com impostos ultrapassaria os R$170,00 certo? Certo!

Pois então me explique o real motivo de tal peça custar na rede de concessionárias da VW a bagatela de R$801,78! (aproximadamente 300% de lucro). Peraí! Então o governo além de ferrar com o mercado de peças nacionais, abre mão de 40% de impostos que, pela lógica, deveriam ser convertidos em menores preços finais, e o que as revendas fazem é isto???

Mas saiba que definitivamente esta não é uma exclusividade da Volkswagen. Todas as grandes fabricantes que se instalam no Brasil logo pegam o jeitinho da coisa. E se você nunca precisou entrar numa concessionária em busca de peças de reposição se prepare para o susto na primeira vez! (e na segunda e na terceira…)

Dito isto, como já se nota, quem está soltando fogos com o fim desse alívio dos 40% para as montadoras é o pessoal do setor nacional de auto peças pois agora vão poder competir de forma justa com as grandes fabricantes (VW, Ford, GM, Fiat & cia).

Logicamente que com isto, também ganha a indústria nacional, que vai gerar mais empregos e por aí vai… Resta saber agora, se pagando 40% de impostos a mais, as montadoras ainda irão aumentar seus preços que já são estratosféricos, no lugar de reduzir a margem de lucro.

E aliás, você que está na bica de comprar aquele carro zero km, com aquele cheirinho de novo, com aquele “precinho” camarada e naquelas 60 prestações (acorda!) só pra impressionar o vizinho já experimentou consultar o preço na rede de autorizadas de algumas peças que normalmente estragariam/quebrariam no seu futuro veículo?

Te garanto que o cortês vendedor vai querer se ver livre de você rapidinho na iminente impossibilidade de esconder os fatos…

Bruno Medina



  • Klaus Nickel

    esses dias eu tava pensando numa coisa e a cada dia penso mais nisso: usar bicicleta no lugar do carro o mááááááximo possível.
    é melhor pro bolso e pra saúde.

    • http://intensedebate.com/people/mikedirnt69 Monst3r!

      Não aqui em São Paulo! Vai chegar suado, atrasado e cansado; a saúde ficará pior com o monte de fumaça que irá respirar fora o risco de ser atropelado.

      O jeito é usar o transporte coletivo fora de horario de pico.

      • http://intensedebate.com/people/Tiago_Lima Tiago_Lima

        Pra usar fora do horário de pico só se vc n"ao trabalhar ou tiver seu próprio negócio né?

        • http://intensedebate.com/people/mikedirnt69 Monst3r!

          Ou ter horario flexivel, ou arrumar outra atividade pós-expediente perto do trabalho (ja pensou em ir pro barzinho todo dia?) :D

          • http://intensedebate.com/people/Tiago_Lima Tiago_Lima

            Pensar eu pensei, mas meu bolso briga comigo toda vez que eu penso xD

  • gustavo

    To ferrado, meu carro é importado e os preços das peças vão aumentar com certeza.

    • http://intensedebate.com/people/Paulo_Freire Paulo_Freire

      [2]

      • German

        [3] quando li o texto, ao ives de um sorriso, entrei em pré-depressão…

  • http://intensedebate.com/people/AlexiussHc AlexiussHc

    porisso q eu nunca mais compro Peugeot na minha vida, meu teto solar da marca WEBASTO, é de série no carro, se voce coloca um WEBASTO na loja deles, vc tem garantia vitalicia! daí então a Peugeot deve ter tbm garantia.. daí quebrou o meu teto e eles querem 2500 pra consertar! '¬¬ olha que jóia.. 2500% de LUCRO!

    • http://twitter.com/edsonfern @edsonfern

      Alexius,
      Depende do que aconteceu no seu teto solar. Eu tenho um C3 com o mesmo teto, fiz as manutenções conforme solicitado, NAO DEIXO lava rapido mexer no teto e a Webasto oferece 3 ANOS de garantia.

      Portanto, alguma ca**** vc fez ai.

      Abraços
      Edson

      • http://intensedebate.com/people/AlexiussHc AlexiussHc

        num fiz cagada não, simplesmente apertei o botão e ele num abre… ,=/

  • LTAA3

    É, o negócio tá feio no Brasil, em qualquer lugar que se mexe aparece falcatrua.

    • Carlos

      Pra mim isso não é novidade… Esses preços absurdos das peças vendidas pelas autorizadas das montadoras é praxe… Por isso ninguém compra peças em autorizas… E a revisão também é um absurdo… mas que muitas vezes é imposta, sob pena de perda da garantia…. ESSE É NOSSO BRASIL… O IPI subiu… e os preços de muitos carros baixaram… Os fabricantes e comerciantes querem mesmo é lucro fácil… o consumidor vem sempre em segundo plano…

      • andretopfuel

        Isso é culpa do proprio consumidor, que não boicota as fabricas e continuam comprando como se fosse facil, o cidadão vai lá, faz um financiamento a perder de vista pra pagar uma parcela "pequenininha" mais não se da conta que no final vai pagar pelo menos uns 40% a mais no valor que no final das contas perde em torno de 20% a 30% do seu valor quando ele termina de pagar o carro, tomou um prejuizo absurdo e o pior, não espera nem pra dar uma "respirada" vende o carro velho e faz um novo financiamento pra pegar um carro novo… e assim a corrente continua girando.

        Por isso que eu sou daqueles que prefere pegar um usado mais novo que um zero km, pode lá não ter suas vantagens, mas pra quem sabe pesquisar e encontrar um carro em boas condições é muito mais vantajoso.

  • http://intensedebate.com/people/Paulo_Ricardo Paulo_Ricardo

    bom pra quem tem nacional, ruim pra quem tem importado e precisa importar peças pessoalmente.

    • http://intensedebate.com/people/Paulo_Freire Paulo_Freire

      Nem me fale…

    • http://intensedebate.com/people/Matheus_P Matheus_P

      Para o consumidor final que importa independente não terá qualquer alteração, visto que este alívio de imposto só valia para montadoras aqui instaladas. Então, caso você tenha um carro de uma marca que não fabrique carro no Brasil (caso das alemãs, Kia/Hyundai e Chinesas), vc irá à concessionária e não haverá alteração de preço.

  • Cil

    Preços estratosféricos???? Ora… não seja gentil caro Eber… é safadeza da grossa mesmo!!! Eu nao dúvido que os preços da peças na concessionária subam, mas como eu não dou mais dinheiro a essas empresinhas do que aquele da compra do carro e das revisões em garantia… tô tranquila.

    Agora vou lançar minha teoria da conspiração. Não seria isso uma forma indireta que as 4 grandes encontraram (lobby) para atacar japonesas e corenas que estão invadindo o mercado. Lembro que a algum tempo atrás houve aquela tentativa de patrulha do Fisco em cima dessas empresas e como nada estourou até agora, podemos concluir que as 4 grandes perderam pelo menos essa batalha. De repente, o governo me vem com essa!

    Como se essa atitutde não atacasse todas as montadoras. Agora, como ellas já vendem caro, talvez não faça muita diferença e talvez (remotamente) elas decidam absorver o preço, mas isso acerta em cheio as importadoras. Veja bem, se um retrovisor do Picanto custa 700-800 com esse desconto, quanto será o preço da bagaça agora.

    • Sadala

      Cil. Os japoneses possuem a política de nacionalização de seus carros muito claro. Eles se esforçam junto com seus fornecedores. Fazem questão que componentes de seus carros sejam fabricados no Brasil. É lógico que um carro japonês não apresenta 100% de nacionalização, mas eles estão se esforçando pra nacionalizar tudo. O Toyota Bandeirantes atingiu a sua total nacionalização em 1964. Os japoneses da Honda e da Toyota se esforçam pra nacionalizar. Agora quanto as coreanas, essa não se esforçam de maneira nenhuma. Querem mesmo é só lucrar. Importam de tudo até o parafuso. A política deles(dos coreanos) não está atrealada ao desenvolvimento tupiniquim, mas sim só a sua venda. Veja um exemplo. O Hyundai Tucson possui nacionalização que não chega a 10%. E eles não estão nem aí se isso deixa de criar empregos. Querem mesmo é só vender e lucrar. E palmas pro governo.

      • JOHNNY

        Meu Deus do céu, o que que eu tenho que ler essas besteiras as vezes. QUE DESENVOLVIMENTO TUPINIQUIM???? Você acha que ALGUMA montadora, alias, não só montadora, QUALQUER EMPRESA esta preocupada em desenvolver alguma coisa? Cresça meu filho… TODAS visam apenas lucro, é assim que uma empresa funciona e assim que sempre vai funcionar. Você acha que Audi, BMW ou Mercedes estão preocupadas com o bem estar alemão, em criar um sociedade bonitinha alema??? Você acha que a nacionalização da Toyota ou Honda é visada em desenvolver o Brasil??? ME POUPE!!! Por isso que o Brasil continua no ATRASO. Brasileiros não entendem capitalismo. TRISTE. Essas horas tenho vontade 0 de voltar pro Brasil.

        • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

          Exatamente. Quem tem o papel de desenvolver é o governo e as pessoas (junto com as universidades – que tem papel fundamental na construção do ser humano). O desenvolvimento em si é um processo dinâmico que envolve mudança e as empresas tem medo de mudar e ter prejuízo (por isso tendem a mudar apenas quando já estão tendo prejuízo, caso contrário, em time que está ganhando não se meche – como no ditado popular). Diser que alguma empresa está preocupada em desenvolver algo é tolice. Ela quer que as pessoas pensem isto (para isto existem profissionais de comunicação – publicitários e relações públicas) para fazer com que a comunicação da empresa transmita esta mensagem. Falo como publicitário que conhece muito bem isto. E isto é errado? Não, o papel de uma empresa é dar lucro.

          • Sadala

            E Pablo. Voc~e disse em universidades. Você é muito contraditório. Pra onde vão os engenheiros? Pra padaria trabalhar?

            • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

              Contraditório não. Universidade como instituição. Talvez você nunca tenha pisado em uma, então vou explicar: Pesquisa. A universidade banca a pesquisa com seu corpo de alunos e professores. O resultado da pesquisa pode ser patenteado. Engenheiro (e qualquer outro profissional) depois de formado vai trabalhar (dependendo até mesmo na padaria, afinal, diploma não é garantia de bom emprego) e só pesquisa se for fazer pós. Daí você me pergunta: o que os engenheiros fazem nas montadoras então? Criam projetos usando toda a tecnologia já conhecida (e aí está a diferença entre fazer tecnologia e fazer produtos com tecnologia).

          • http://intensedebate.com/people/Matheus_P Matheus_P

            mexer, amigo!

            • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

              Verdade. Obrigado por ter observado isto.

          • http://perludum.blogspot.com Tiago dos Santos

            Só fazendo um complemento, o papel fundamental na construção do ser humano é a educação como um todo, desde a pré-escola. Alias, é em grande parte da educação que vem de berço.

        • Sadala

          Palhaço que você é JOHNNY. Và em uma GM ou uma VW e vejam quantos engenheiros e técnicos são BRASILEIROS? E isso não é contribuir com o desenvolvimento e absrorção da tecnologia pro BRASIL? Deixa de ser BURRO E IDIOTA JOHNNY. Só falta você clamar pela GURGEL………CADA UM QUE APARECE. Vá brincar com o teu carrinho de madeira pois você só têm 11 aninhos………

          • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

            hahaha ri alto da tua cara agora.
            E daí que são brasileiros? Todos eles só são contratados se souberem falar pelo menos inglês fluentemente. Pra que? Pra converssar sobre o campeonato brasileiro que não é.

            A tecnologia é 100% importada. E ter engenheiro não garante que vai desenvolver bosta nenhuma. Olha o Agile. Um carro novo com componentes já desenvolvidos há tempo. Algum engenheiro desenvolveu algo? NÃO. Apenas foi no computador, abriu seu programa de CAD/CAE/CAM e depois de muitas reuniões cada um foi desenvolvendo o que era de sua competencia usando tudo que já existia (plataforma e motor inclusive). Depois é só montar a mula, testar e produzir.

        • German

          JOHNNY mestre… O que uma publicidade chula não faz nas mentes Brasileiras? De que a Fiat investiu milhões e milhões em fabricas e tecnologia nacionais o Brasileiro acha que é para gerar emprego no nosso país (na verdade a mão de obra e mt mais barata do que na Itália…), de que criou um centro de tecnologia em Minas, Brasileiro acha que isso é uma coisa maravilhosa (na verdade barateia o custo do projeto…) e por aí vai…

          Tecnologia Brasileira? Investimentos nacionais? Patriotismo??? Só a Gurgel povão… Mas nem o governo, nem o povo deram um pingo de valor, ao contrário, virou motivo de piada para alguns!

      • Cil

        Tudo bem, talvez eles até se esforcem… mas o preço do esforço não vale a pena. Meu problema com a Kia é que ela siga o mesmo caminho que a Hyundai tomou. Sei lá, numa eventual construção de fábrica aqui, como ficariam os preços. Será que eles continuariam a vender nos preços atuais. Acho difícil.

    • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

      Olha, se custa nesta faixa, acredito que vai pelo mesmo caminho do Golf. Retrovisor algum é tão caro de produzir assim.

      • http://intensedebate.com/people/Paulo_Freire Paulo_Freire

        Se tivesse pelo menos aquecimento e pisca integrado…

        • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

          Sim com pisca integrado, aquecimento ou ajuste eletronico é uma coisa. Se nada disto é outra. Mesmo assim, 800 reais é muito para algo tecnologicamente tão simples. É só comparar com o preço de todo o carro: Picanto custa 30.000 (arredondando). Se cada retrovisor é 800, temos um valor de 1600 só nos retrovisores, ou seja, 5,33% do carro é apenas isto. É demais, visto que há componentes muito mais caros como painel, motor, componentes eletronicos de controle de injeção, airbags.

          • http://intensedebate.com/people/Paulo_Freire Paulo_Freire

            Pois é, mas no caso da montadora, ela importa já com o carro montado, e como compra a rodo, sempre tem um esconto [na pior desgraça, de uns 50%], mas como o consumidor comum compra apenas 1 por vez…

            • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

              Na verdade as peças são compradas juntas (as de reposição e as que são montadas junto as carro). Não justifica um valor tão alto de maneira alguma.

          • Cil

            O do picanto, se não eestou enganada, tem essas característas (repetidores e ajuste elétrico/eletrônico).

            • 3dimensional

              Conversando com um VENDEDOR da VW outro dia ele me falou que a Volks importa containers fechados com peças.
              As vezes importam até parafusos também!
              Fácil né?

              Ah, e o retrovisor citado possui aquecimento + regulagem eletrônica.

  • http://intensedebate.com/people/Bruno121285 Bruno Leonardo

    Meu esse pessoal nao sabe da onde mais pode tirar dinheiro dos TRABLHADORES

    Cambada de ladrões….

  • Sadala

    Palmas pro governo!!!!!!!!!! Agora muitas indústrias deverão fabricar aqui !!!!!!!!!!!! O setor de auto-peças estava quase se afogando por conta dos chineses. Quem possui um modelo coreano da Kia/Hyundai que já possuíam peças de manutenção caríssimas, imagine agora!!!!!!!!!!! i30 é um bom negócio? O Tucson é ultra “brasileiro” com todas as suas peças importadas? Palmas pro governo. Se a China, a Coréia fazem a mesma coisa, ou até pior pra proteger a sua indústria e seus empregos, porque é que nós não podemos? Vai forçar muito fabricante a nacionalizar suas peças assim como foi na década de 50. Palmas pro governo. Atitude corretíssima. Demorô.

    • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

      Concordo com você. Era dado um incentivo que na verdade virava lucro pras empresas. Então acaba-se com o incentivo e converte-se isto em impostos para o estado. Correto. É o que qualquer estado decente deve fazer.

      • Worth__

        depende, pois eu to vendo o lucro ir pro bolso dos "governantes" kkkkkkkkkkkkkkk

        fo*& mesmo, ja basta a gente pagar 50% de imposto num carro (aproximadamente) e ainda tem essa?? por isso q o brasil nao vai pra frente

        • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

          Não "vai pra frente" porque há pessoas como você. Pelo seu raciocínio, se um rouba, todos podem. Então vou me candidatar e meter a mão no teu dinheiro nas próximas eleições. Tudo bem pra você?

      • Cil

        É uma pena que nosso "estado decente" aplique esse dinheiro nas malas e cuecas de pessoas de reputação mas libada que muita mulher da vida que tem por aí… ejeheheheheheheheheh

    • JOHNNY

      PALMAS PRO GOVERNO… mais um incentivo para continuarmos a ter ESSES DINOSSAUROS pelas ruas brasileiras. Com o intuito de dar emprego pra metalúrgico do ABC (eles poderiam muito bem trabalhar em outra área onde o Brasil tem vantagem competitiva) vamos continuar pagando caro pra andar de carro no Brasil. Cada vez mais nos fechamos ao mercado exterior… Vamos fabricar tudo no Brasil e continuar a andar em carroças… E CONTINUAR PAGANDO CARO. Ah… tem dinheiro pra andar de Vectra GT no Brasil??? Aqui na Europa andaria de Audi e BMW… ACORDA BRASIL!!!!

      • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

        hahahaha
        To rindo alto. A empresa recebe um incentivo pra vender mais barato pra você, não faz, o governo tira esse incentivo (que não servia pra nada neste caso) e você acha que a empresa tá certa.

        Esse povo brasileiro é pior que marido enganado.

      • Sadala

        Isso, fica na Europa pois brasileiros como você o Brasil não precisa. Fica aí como mão de obra barata de faxineiro.

      • http://intensedebate.com/people/jonathanfs Jonathanfs

        Só digo uma coisa pra vc amigo… fica ai na onde vc está, pq de pessoas como vc o Brasil ta cheio! Antipatriota!

        • http://twitter.com/edsonfern @edsonfern

          E o que ganha sendo patriota? ver governantes te roubarem dinheiro e vc ficar ai reclamando de tudo sem fazer nada?

          • German

            Pois é… Tem gente que enche os pulmões pra falar de patriotismo e não sabe nem cantar o hino.
            Rapaz, você querer ver mudar a porra do país, até coisas simples é valido: No tema que estamos falando agora por exemplo, todo mundo sabe que o preço é totalmente absurdo cobrado pelas concessionárias. Então porque não procurar aquela loja de familia no centro da cidade, que revende de uma marca NACIONAL alternativa à original, é que aí sim é bom pro nosso país (ao ives de ficar falando falando e falando)? “Ah… Aquela loja fica distante da minha casa… Eu prefiro a peça original…” Então algum dia será que as coisas vao mudar assim?

  • Rosalvo Neto

    Pessoal,

    sabe quanto é a margem média de lucro por peça em uma concessionária?

    900 %

    Vocês nunca se pergutaram como é que a maioria das concessionárias concedem descontos de até 50% nas peças vendidas a oficinas independentes, sindicatos de taxistas, entre outros ?

    900% amigos, é um absurdo! Com isso, ganhar 300% em uma peça para eles deve ser um grande desconto para os consumidores

  • avot

    E nós continuamos comprando!!!!

  • Paulo_Freire

    Será que há um desconto p/ carro fabricados à mais de 10 anos?

    • Emerson

      Desconto? No Brasil? Dúvido… E muito…

    • Fábio

      A chevrolet iria falir

      • http://intensedebate.com/people/Paulo_Freire Paulo_Freire

        Eu falei em caso de carros importados. ^_^

      • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

        Tuduxi.

  • Antônio Sérgio

    Acho que muita gente se lembra de um fato corriqueiro que acontecia lá pela década de 80. Quando a gasolina subia de preço, o que era normal a cada cinco dias, se o reajuste fosse de, digamos, 20% – sim, VINTE POR CENTO – as verduras na feira também eram reajustadas em 20%. Era assim: toma lá, dá cá.
    Por isso não me causa qualquer estranheza o fato das montadoras praticarem esse tipo de manobra para estorquirem o consumidor brasileiro.
    Com o fim do desconto sobre o imposto, as montadoras vão agora alegar que isso é motivo para aplicar um reajuste no valor de seus produtos em, digamos, 5%, para compensar os "grandes prejuízos" causados pela medida. E olhe que estou falando no preço dos carros e não em peças de reposição. Nestas não quero nem pensar.

    • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

      Sim. E o brasileiro burro vai engolir isto. Subiu por motivo banal: Não compra. É assim que funciona. Olhe o 500 que já tem redução de preços. Olha o 208 que virá SOMENTE porque o 207 foi um fiasco. Agora burro só serve pra uma coisa: levar nas costas.

  • Aristeu

    Qualquer pessoa que entende um pouco de carro sabe que TUDO em concessionária é MUITO MAIS CARO. Perdeu o retrovisor? vai em outra loja que não seja a concessionária. 800 reais o retrovisor do golf na concessionária? No mercadolivre é menos de duzentos!

    • @fpguima

      Mercado Livre, Olx, TodaOferta e eBay são tentadores. Mas e a procedência da peça :'(? Receptação é crime .:x

      • http://twitter.com/edsonfern @edsonfern

        Depende. EU posso vender um produto por um preço baixissimo se minha compra como pessoa juridica for alta. Se vc compra direot com as fabricantes, logicamente vc tem um belo desconto por produto.

        Quanto vc imagina que um retrovisor que tem ajuste eletrico (pensa em chicote e motor para liga-lo a parte eletrica do carro), pisca integrado e desembaçador. Vc acha que o tamanho do equipamento deveria servir para custar mais de 300 reais (na pior da hipoteses??)????

        Pensa quanto em um instalador de vidros eletricos eles gastam para colocar motor para subida de vidro, motor para descido, para integrar ao alarme e abrir o vidro para tirar a pressao do vacuo do carro fechado… "por tudo isso" em pelo menso 4 portas é cobrado um valor medio de 400 reais INCLUSO mão de obra. Me DIZ ONDE UM RETROVISOR TEM QUE CUSTAR MUITO MAIS?

        Abraços
        Edson

  • Bruno Pereira

    Quero saber o problema de comprar carro financiado em 60 meses. Sabendo-se comprar o carro certo e pesquisar o fincanciamento corretamente, pode-se fazer um bom negócio tranquilamente. O segredo é você comprar o carro certo, que te dê lucro, que o serviço dele pague os juros caso você fosse locar um carro ou andar de táxi ou ainda andar de transporte coletivo. E, que ao final do financiamento ele ainda esteja inteiro e com bom valor de revenda. De que adianta você comprar um carro a vista? Para, depois de emplacado, você precisar do dinheiro e for vendê-lo e perder 15% do valor? E ainda outro motivo, ficar com dinheiro parado? É mais lógico você pegar o dinheiro que ia comprar o carro, comprar uma casa ou apartamento que são ativos fixos e mantém o valor por mais tempo e alugá-los e comprar o carro financiado.

    • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

      Meu K7. Cara, faz o seguinte: um curso de economia doméstica do básico. Só falou asneiras. Vamos por partes:

      "Quero saber o problema de comprar carro financiado em 60 meses."
      R: Pagar o DOBRO do valor a vista.
      "O segredo é você comprar o carro certo, que te dê lucro, que o serviço dele pague os juros caso você fosse locar um carro ou andar de táxi ou ainda andar de transporte coletivo."
      R:Este carro não existe, basta saber fazer as quatro operações básicas. Qualquer carro sairá mais caro que o transporte coletivo, ainda mais financiado. O que vale a pena o carro é a questão conforto.
      "E, que ao final do financiamento ele ainda esteja inteiro e com bom valor de revenda."
      R:Primeiro lucro, depois essa. Digo apenas uma coisa: carro NÃO é investimento, é gasto.
      "Para, depois de emplacado, você precisar do dinheiro e for vendê-lo e perder 15% do valor?"
      R:Neste caso você não tem dinheiro para andar de zero quilometro. Compre um usado.
      "E ainda outro motivo, ficar com dinheiro parado? É mais lógico você pegar o dinheiro que ia comprar o carro, comprar uma casa ou apartamento que são ativos fixos e mantém o valor por mais tempo e alugá-los e comprar o carro financiado. "
      R: Há uma diferença gigantesca de valor entre um carro popular e um imóvel. Imóvel é investimento (desde que não gere grandes despesas) carro é gasto. Dinheiro parado? Só para pessoas sem preparo financeiro. Invista em CDB ou um fundo de ações (este com mais riscos e exige maior experiencia). O CDB é uma opção segura e que oferece um rendimento real, ao contrário da poupança que a longo prazo não cobre a inflação e o investidor tem perda.

      • Bruno Pereira

        Pablo, é possível fazer financiamneto e 60 meses sem pagar o dobro do carro. Fiz financimento de 60 meses e pagando 47 % em 5 anos com 0 de entrada. Sem ser operações de FINAME, sem ser no nome da empresa, sem ser produtor rural, sem ser taxista, sem ser deficente. No CDC. E hoje GANHO dinheiro com o carro. Basta ter um bom cadastro pesquisar e muito. O mal do brasileiro é porque ele fecha negócio na primeira loja. Sim, meu caro, carro não é investimento. Por isso falei que não vale a pena compra-lo a vista, sempre financiado e de preferência sem entrada. Carro não é para gente que conta a quantitade de combustivel que vai colocar no tanque, atrasa IPVA ou não dá manutenção. Se você não pode dar a manutenção no carro durante o financiamento, se você escolhe entre pagar a escola do filho ou pagar o IPVA, se você escolhe entre comer ou encher o tanque do carro, definitivamente, carro não para você. Pegue seu suado dinheiro, compre uma casa e livre-se do aluguel OU aplique seu dinheiro sem riscos.

        • http://intensedebate.com/people/jonathanfs Jonathanfs

          Quanta besteira fosse disse meu amigo! Vc está me dizendo que é vantagem comprar carro financiado?! A unica vantagem de comprar carro financiado é quando não se tem dinheiro para comprar a vista, não existe outra vantagem!

        • http://twitter.com/edsonfern @edsonfern

          Bruno,
          Por mais que vc nao dê entrada, vc paga um absurdo de juros. Digamos que vc foi la e comprou um novo Uno 0km SEM ENTRADA e parcelado em 60X. Mesmo que vc tenha pago 1,2% ao mes de juros já está pagando mais caroque quem compra um carro a vista. Isso porque o CDC que é um credito direito ao consumidor já lhe cobra um valor maior que o financiamento. Logo ai, vc ja percebe que já paga uma taxa mais cara.

          Nisso pode colocar para um carro de ENTRADA quase o triplo do valor de compra no carro. Isso porque duas variantes apareceram: SEM ENTRADA e o PARCELAMENTO LONGO. Pode ter certeza, eu vejo em qualquer concessionaria que eles falam que os juros para mais parcelas é menor do que ter menos parcelas…. vc ja fez um calculo do valor final dos juros anuais por exemplo????

          continua…

        • http://twitter.com/edsonfern @edsonfern

          Acredite, não existe cafezinho qdo se fala de juros e mesmo aquele "juros" de 0,99% ao mes é muito maior se calculado corretamente.

          Se vc pagou em 5 anos um carro com 47% de juros em cima do valor do carro foram 2 carros pagos!!!! é tão dificil entender isso?

          Pior, se vc comprasse a Vista o carro ainda faria um belo desconto em cima do produto.

          Se VC tivesse pesquisado melhor, veria que opçoes de financiamentos de automoveis são melhores que CDC. Alias, a GM há um tempo atras quis lançaruma campanha de compra onde vc nao daria entrada, parcelaria em ate 72 vezes SEM JUROS. Os unicos detalhes que nem na propaganda da TV foram anunciados, tinha que dar o valor de documentaçao, emplacamento e DEVERIA ser pelo banco GM. Ue, mas se nao precisa de entrada, parcelas a perder de vista… pq uma condiçao assim??? pq eu nao poderia ir na CAixa Economica e solicitar por ser o meu banco? porque já tinha os juros embutidos nas parcelas!!!! capiche?

          Abraços
          Edson

          • Bruno Pereira

            Na verdade vocês estão vendo os números absolutos. Sim, comprar carro financiado sai (bem) mais caro que comprar a vista, não existe matemática que mostre o contrário. (Nos números absolutos) O que acontece é o seguinte: Para um funcionário que vai apenas comprar um carro para leva-lo ao trabalho e passear nos finais de semana, tudo bem, comprar carro a vista é a melhor opção. Se planeja, corta daqui e dali e compra a vista, no dinheiro com descontos e tudo. No outro dia, o dinheiro dele perdeu 15% do valor. Independente de ter rodado ou não com o carro. Vejamos o caso de de uma pessoa que precisa de GANHAR dinheiro com o carro. Um profissional autonômo, um empresário ou uma pequena empresa. Basta se fazer um pequeno cálculo: eu vou pagar “x” de juros ao final do contrato, só que, por eu ter INVESTIDO esse dinheiro que iria comprar o carro a vista em outra(s) coisa(s), ações, na empresa, em qualificação profissional, aluguel, vou ter, depois de tudo, elevado meu padrão de vida como um todo. Uma empresa maior, um profissão melhor, por estar mais qualificado. Enfim. Mesmo pagando o caro financiamento do veículo, que repito não é barato, ele teve uma significativa melhoria de vida pessoal, profissional e financeira. Vocês já se perguntaram o por quê das empresa não comprarem NENHUMA MÁQUINA OU VEÍCULO a vista? Redirecionamento do dinheiro. Nós sabemos que vamos pagar “x” do bem financiado e ao final do prazo teremos GANHO liquidos “2x” com ele. Muito simples. O problema é que o povo quer almoço grátis. Ganha uma merreca de 2 mil por mês acha que ta fazendo um “negoção” pagando 60 x de 1 mil reais de um Uno com ar e quebra a cara, vê que o carro só traz prejuízo e bota pra vender. Por isso essa febre de seminovos. E acabou essa porcaria. ¬¬

  • raimundo italo

    Bom pela primeira vez eu vo elogiar essa atitude do governo lula, pelo menso o comunismo tem esse lado bom…

    • JOHNNHY

      SIM, o comunismo tem esse lado bom… Enquanto voce poderia pagar pra andar em carros de qualidade, pagar um preço justo, como acontece na Europa, EUA, Japão, ou ate mesmo no nosso (EXEMPLAR) vizinho Chile, continuamos a andar em carroças no Brasil. Parabéns aos comunistas, continuam a lamber a b* do governo, nem menos sabem que aquele que mais te ferra é justamente ele. Alias… pra quem gosta de comunista, poderia ir morar em Cuba, experimentas as maravilhas da vida comunista, andar em ótimos carros… enfim.

      • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

        Desculpe, mas não é 40% de impostos sobre as peças de reposição que possibilitará (ou não) isto.

        • http://intensedebate.com/profiles/3diimensional 3dimensional

          Positivado!

          • http://twitter.com/edsonfern @edsonfern

            NA boa… é nitido que no final das contas tudo cai sobre o consumidor. E todo mundo fica vangloriando um ou outro tipo de governo.

            Abraços,
            Edson

      • @fpguima

        Em Cuba não falta nada, só para quem é do Governo. O índice de analfabetismo lá só é 0, porque a única coisa que deixam ler é propaganda partidária.

        O Chile é o melhor país em qualidade de vida e economia na América, em meio a tantas ovelhas negras. E sabem por que? Porque soube manter uma economia sólida, que por sinal é a tão criticada NEOLIBERAL.

        Nos anos 90 nossa indústria automotiva melhorou muito, mas na década de 2000 nunca antes na história deste país tivemos um retrocesso tão grande…

        • http://twitter.com/edsonfern @edsonfern

          Vc tbm se esqueceu de dizer que a economia do Chile é do jeito que é, pq o pais é aberto para o livre comercio internacional. Com isso o governo subsidia boa parte dos impostos do produto e assim da condiçoes de compras a modelos realmente atuais de carros.

          Não é a toa que não valeu a pena trazer do Brasil o "207". E que por essa cultura bem resolvida eles podem sim ter bons veiculos. E para eles não é tão dificil realizar a compra de um automovel.

          Mas quem compra carros de entrada é pq nao tem realmente condiçoes de comprar um carro melhor. Diferente do Brasil que o cara compra aquela carroça usada e velha para bater ate onde nao poder mais, ou entao compra um 0km parcelado, usa ate o carro se estourar inteiro.

          Abraço
          Edson

  • Cristiano Flyhigh

    Os populares da Renault e Chevrolet são mais baratos de manter? Alguém pode me dar uma dica? Busco por carros 1.4 ou 1.6. Infelizmente ainda não vou poder comprar um 300C.

    • http://intensedebate.com/people/Paulo_Freire Paulo_Freire

      Pelo menos o 1.0 16V é. Falei com um mecânico sobre isso e ele disse que a retífica já com mão de obra inclusa sairia por 1.500 reais. E veja bem, em um motor 16V!

      • @fpguima

        Motores 16v ainda cairão na cultura do consumidor. Ford (Focus e Fusion 4cil), Fiat, as 3 francesas e as japonesas estão resgatando.

        • http://twitter.com/edsonfern @edsonfern

          Alias, até o motor 1.6 16v da Renault / PSA Citroen tbm sao baratos. Isso porque o motor tem relês de lubrificação o que faz o motor tem maior tempo de vida e menos trabalho para a retifica e manutenção mecanica.

          Abraços,
          Edson

  • vicegag

    Como aqui nada funciona direito ( e estou para ver uma medida que realmente ajude o consumidor automotivo ( a mixaria do IPI reduzido que foi dado, nem conta)), uma grande burocracia na importação e um caminhão de tributos, agora o retrovisor de 800 paus terá um reajuste de uns 20%, nunca fico feliz com aumento de impostos, ficarei no dia em que os impostos tiverem uma reciprocidade igual nos serviços prestados pelo governo, pois por enquanto muito dinheiro na mão de quem não sabe administrar, só serve como fonte de desvios.

  • rafthehay

    Tava entre um Peugeot 106/205 ou um Monza pro final do ano (to querendo um carrinho barato, sim), acho que com isso meu destino está traçado…

  • Adriano

    Se eu tivesse grana abriria uma montadora de veículos aqui, melhor negócio do mundo, em qual outro lugar existe margem de lucro estratosférica como essa?

    • http://twitter.com/edsonfern @edsonfern

      Pq abrir uma montadora? faz diferente… se torna representante ….

      Abraços
      Edson

  • Fabio

    É, para o meu poder aquisitivo atual, vou continuar andando de nacional por um bom tempo.

    Particularmente penso que um importado só compense se não tiver NENHUM nacional selhante ou de mesma categoria, caso contrário não vale a pena…

  • http://intensedebate.com/people/NANNDO_SP NANNDO_SP

    O governo demorou pra tomar essa decisão, depois de tantos anos de trabalho no mercado de auto peças eu nunca vi a industria nacional tão ameaçada pelos chineses (e outros mercados) como atualmente, essa reivindicação do setor de auto peças nacional é antiga e sempre teve a ameaça das montadoras em tranferir seus pátios para a Argentina caso esse alivio fiscal fosse suspenso, mas essa medida vale apenas para o setor de produção de veículos, no mercado de reposição continua a mesma coisa.
    Mas não devemos parabenizar o governo por essa atitude, pois toda essa situação poderia estar sido resolvida com a desoneração lenta e gradual do sistema tributário e pelo contrário, os governos estaduais elevaram a carga tributária a patamares insuportáveis através da substituição tributária (ICMS com antecipação sobre o lucro, vigente desde 2009), então o maior culpado por toda essa situação é o próprio governo que barriga a reforma tributária por 2 decadas… a ameaça a nossa industria nacional continua, infelizmente…

    • http://twitter.com/edsonfern @edsonfern

      Em cimado que vc disse é mais um motivo das montadoras montarem seus veiculos em outros paises. Porque dai o que se paga no Brasil é o imposto do produto acabado. Diferente de outros lugares.

      Até qdo vai ficar esses problemas? até a burricedo governo parar de pensar apenas no que vem de fora. Adianta cobrar MAIS imposto do que vem de fora sem dar isenção para o que é produzido aqui? (digo as auto peças e não as montadoras) qdo houver incentivo a auto peças, com certeza o quadro melhora. Mas aumentar o preço de imposto sobre o produto importado irá fazer com que fiquemos defasados e que auxilie as montadoras a deixarem de fato o BRasil como produção.

      Abraços
      Edson

    • marcelo

      o problema foi explicado, é necesário a reforma tributária dos nossos impostos que são em cascata, imposto x imposto! é preciso a reforma penal tb, ou seja, o Brasil está assim por culpa mais nossa do que deles, vamos organizar protestos, ou somente aceitar como ovelhas…

  • René

    Péssima medida do governo na questão das auto-peças pois sempre que se diminui a concorrência termina sobrando para o consumidor o preço mais caro.

    Em relação a indústria automobilística, a alíquota de importação menor servi para diminuir o custo de componentes eletrônicos não fabricados no Brasil, como ABS e Air-bags, que aproveitou para aumentar as margens de lucro, algo semelhante que foi visto na diminuição do IPI.

    • @fpguima

      Airbags e ABS já são fabricados no Brasil há um bom tempo.

      • http://twitter.com/edsonfern @edsonfern

        Mesmo assim, há apenas uma empresa certificada para sua fabricação. E não são para a maioria dos carros importados. (até alguns de entrada como oSiena por exemplo).

        Abraços
        Edson

  • GabrielGuimaraes

    Por isso não consigo trocar meu Ka por um carro maior e mais legal. Um saco!!!! País dos impostos!!

  • fernando meier

    Eu sempre culpei o alto valor dos carros, as montadoras com lucros estratosfericos e as concessionárias que ganham, alem da margem de lucro excessivo sobre os carros, um valor exorbitante sobre peças de reposição se comparado com o mercado paralelo, ou seja, se ja nao bastasse um ladrao ( montadoras) nós ainda temos outro ladrão que são as concessionárias!

  • http://intensedebate.com/profiles/3diimensional 3dimensional

    A concorrência não está sendo reduzida e sim aumentada!
    Gente, SEEEEEEE as montadoras importassem somente peças altamente tecnológicas eu até concordaria com o refresco dos 40%.
    POOOOORËM, elas importam qualquer tipo de peças pra lucrar mais.
    Falo da VW pois é a marca do carro que tenho. Precisei de um simples tubo de plástico do respiro de óleo outro dia. Peça que poderia ser produzida aqui no país gerando empregos, mas não! Na VW custava 300 reais e era made in Germany. Um pequeno tubo em L de 15cm de plástico!
    Isso não tem lógica e só as montadoras ganham com a prática.
    Demorou pra acabar.

  • Duds

    Excelente texto.
    Vem aí dor de cabeça para os proprietários de veículos, com certeza vamos bancar a festa.

  • Lorenzo

    Se o governo realmente fosse decente, permitiria que cidadãos particulares importassem qualquer carro do México com isenção de imposto de importação. Mas só a fábrica pode usufruir desse “boi”. E, é claro, NÃO repassa esse benefício ao consumidor.
    Enfim: o Brasil tem um mercado fechado, sem competição, que só beneficia as montadoras, e dane-se o cidadão. Depois, não entendem por que aqui só se fabrica carroça. E lembrando que, quanto mais cara a carroça, mais o governo arrecada em impostos.

  • http://intensedebate.com/people/Snoop_Fox Snoop_Fox

    Isso foi só pra não dizerem que nada foi feito. Claro que vão manter os preços, já que o governo não se interessa em fiscalizar o repasse.

  • Anthony Roger

    na concessionárias eram míseros 380 colocada, eu gastei 60 na peça + 20 de mão de obra! Vamos usar a cabeça pessoal, comprando do Mercado Paralelo damos poder a estes comerciantes de ampliarem sua linha de produtos e assim oferecerem mercadorias com preço justo, pois a concorrência entre eles e tremenda! Já no caso das concessionárias ocorre um cartel velado, que engraçado, as autoridades nunca perceberam!
    Quem manda no nosso pais são os grandes empresários! Se tu tem grana pra suborno, que seja feita sua vontade!

  • JoeDrift

    Nunca devemos querer proteger o mercado aumentado os impostos !
    poha Brasil parece que nunca vai mudar, tenho certeza que a maioria das pessoas que apoia este tipo de ideia não sabe nem ao menos o que é um carro "Fr"

    PELA MOR DE DEUS !
    Quem gosta e entende de carros é a favos de imposta de taxa de 0% (zero, nulo, sem proteção do mercado e fo@##%$)
    Por que simplesmente amamos carros de verdade, não imposta o segmento, quanto maior diversidade melhor, agora imagina se tudo que precisamos for ter que ser feito no brasil. rsrs

    Quer proteger o mercado vai para CUBA e fica por lá e quem sabe em uns 500anos você desenvolva um carro que podemos dizer este tem cara de importado modelo 2010

    Gera empregos ..kkk
    So pergunto uma coisa, por que uma pessoa trabalha.. ?
    No meu ponto de vista e p/ ela conseguir compra algo que deseja .. como ela vai fazer isto se não podemos trazer o impostado

    Se voce quer fica com o produzido no brasil (nacional)
    Compra um GOL ou um UNO e o mais importante nunca deixe ninguém Le mostra o que tem La fora !

    • 3dimensional

      Caro, você poderia citar 1 país que tenha imposto = zero para veículos?
      Utopia hein…
      E "proteger o mercado" todos países fazem, do mais industrializado aos emergentes, uns mais outros menos.
      E Cuba não está lotada por causa disso…
      Abraços!

      • http://intensedebate.com/people/JoeDrift JoeDrift

        Oi amigo
        Quando falo de imposto zero, sei que é impossível chegar a este ponto mais queria o ver chegando o mais próximo possível. Pq ?
        Não vejo nenhum modelo de carro que esteja sendo produzido no Brasil que seja bom moderno de qualidade.. então abrir impostações e depois sim fazer uma proteção ao mercado já evoluído.

        Para isso, as medidas tributárias precisam ser seguidas de modernização da infra-estrutura e de garantias legais para os investimentos estrangeiros.

        Abraçoo ..

  • Sergius

    A melhor forma de enviar lucros para o exterior, sem pagar impostos, é comprando da matriz o produto superfaturado; É prejuízo aqui e dinheiro garantido no caixa da matriz. Como não temos indústria automobilística nacional, pagamos o superfaturamento de todas as montadoras.

    • 3dimensional

      Positivado! Todos comentários resumidos neste acima!
      Oq alguns que se dizem "entendidos" ainda não perceberam é que o governo está tirando uma mamata das MONTADORAS que embolsavam todo desconto e ainda avacalhavam as auto peças nacionais.
      Pior é ficar falando pra quem é a favor da medida "ir pra Cuba"…
      Alguém aí prefere deixar como está?

  • http://intensedebate.com/people/TMotta T. Motta

    Se for montar um Gol por peças, pode preparar R$100.000,00.

  • http://intensedebate.com/profiles/renato155 Renato Cunha

    Eu eu achando que as peças do meu carro não podiam ficar mais caras………

  • raimundo italo

    entendão eu quis diser que o comunismo tinha o lado bom, pq esse imposto aplicado agora vai estimular querendo ou não a nossa economia é melhor emprego aqui eu na careia eu acho melhor aqui pois aqui o dinheiro vai e vouta…

  • Edgard

    Trabalho em uma empresa atacadista de auto peças. Você não tem idéia da margem de lucro que comerciantes cobram.

  • Supplier

    Trabalho em uma Autopeças que tem 75% do mercado de OEM breasileiro no seu segmento principal.

    A redução de 40% na alíquota de II era utilizada também nos componentes que comprávamos para fabricas as peças (chips, relês, cabos, etc..). Com a queda do incentivo, a situação vai ficar mais difícil ainda, pois diferente dos produtos acabados (ex: o espelho citado) os componentes tem o II baixo, pois não tem equivalente nacional.

    Já estamos enfrentando dificuldades para concorrer com os fornecedores chineses e koreanos, agora vai ficar pior.

    O que mais dificulta a nossa competitividade são os impostos trabalhistas, a hora/homem é muito alta, e mata nossa vantagem de não ter frete.

    Abraços,

    brazilian.supplier@gmail.com

  • http://intensedebate.com/people/Diggo Diggo

    O pessoal reclama muito que os tributos no Brasil são altos, em parte isso é verdade. Mas o grande vilão da história são as montadoras.

  • Carlos Wagner

    Sabe qual a razão dessa diferença toda?
    Susidiamos o preço dos carros e peças nos países de origem, ou melhor do mundo todo.
    Ou vocês acham que um Honda Civic nos EUA ou no Japão custaria algo próximo a U$39.000,00?
    Daria para comprar um Lincoln

  • http://twitter.com/edsonfern @edsonfern

    Ou seguir o burro do brasileiro que gosta de mostrar que tem um carro "novo" "exclusivo" que outros ainda vao ter… e isso nao importa se o carro é careca… o que importa é ter o "novo carro" !!!

    • http://intensedebate.com/people/pablojuangarcia pablojuangarcia

      Exatamente deste que estou falando. O pessoal não tem noção de como usar o dinheiro.

  • http://twitter.com/edsonfern @edsonfern

    E o governo tbm que apoia as montadoras que sao genuinamente estrangeiras e deixa o seu "povo" que deveria defender nas maos de … NINGUEM! todo mundo quer apenas sugar nosso dinheiro!

  • Vicente Fuzaro

    ixe vo tratar de vender já meu porshe panamera recem adquirido com retrovisor quebrado por um motoboy nas ruas de sampa ;D

  • http://intensedebate.com/people/Matheus_P Matheus_P

    Mas essa isenção não era apenas para montadoras que fabricam carros aqui? Então, para os importados, acho que não muda nada!

  • http://intensedebate.com/profiles/3diimensional 3dimensional

    Atualização:

    O governo cedeu à pressão das montadoras de automóveis e concedeu mais prazo para o fim do incentivo tributário na importação de autopeças. A medida provisória (MP) 497, publicada hoje no Diário Oficial da União, fixa um cronograma gradual para o fim do redutor de 40% da alíquota do Imposto de Importação (II) na compra de autopeças no exterior.

    Com a MP, o redutor só será finalmente extinto a partir de maio de 2011. Na proposta original, divulgada em maio e incluída no pacote de estímulo às exportações, o redutor seria extinto em dezembro deste ano. Ele cairia para 20% agora e acabaria no fim do ano. Pela MP, o cronograma ficou mais "suave", segundo o subsecretário de Tributação da Receita, Sandro Serpa. O redutor de 40% vigorará até 31 de julho deste ano, caindo para 30% até 30 de outubro de 2010. De 30 de outubro a 30 de abril, o redutor passará para 20%, caindo para zero a partir de maio.

    Continua em: http://noticias.vrum.com.br/veiculos_nacional/tem

    Cedeu por pressão das montadoras…
    Que novidade hein?

  • Eudes Lino de Paula

    Garanto que não só a indústria nacional de auto-peças, mas também a indústria chinesa, que se prepara para invadir nosso mercado.