A volta dos financiamentos longos
30/05/2009

Na semana passada o Bradesco anunciou a ampliação do prazo máximo de financiamento de automóveis novos. Agora, o consumidor pode dar 20% de entrada e tem até 80 meses para quitar o restante do bem, com taxa de juros de 1,52% ao mês.
O Grupo Santander e o Itaú também estenderam os prazos para até 72 meses. No final do ano passado, os parcelamentos de até 99 meses foram substituídos por prazos de 32 parcelas por conta do temor da inadimplência em meio à crise.
Com a queda dos preços, IPI reduzido e o retorno do crédito, vale a pena parcelar um veículo a perder de vista?
Obs.: ilustrando esta matéria, temos imagens de um post que fizemos em 2007:




Notícias Automotivas Ainda vai acontecer, e você já leu aqui


Daniel
30/05/2009 as 09:08
Comprar carro em 80 meses a uma taxa de 1,52%? Vai pagar 3 carros!
Marc
31/05/2009 as 14:18
Não paga três vezes o valor do carro nada. Tem que trazer tudo a valor presente pra ver quanto resulta.
Se eu pego o carro hoje, aqueles R$700,00 de prestação que eu vou pagar daqui a 40 meses não valem R$700,00, valem muito menos.
Marcelo
31/05/2009 as 22:55
Manja mto esse Daniel, hein! ahhahaha…
rafael.pereira
30/05/2009 as 09:16
Muito boas as imagens :tong: Sorte do gaúcho por poder comprar à vista (e comprar uma Ferrari! :rayban: ).
Tá doido, financiei o meu em 60x, o carro custava 21.000 mas ao fim pagarei 34.000. Parente meu comprou uma montana por 36.000 mas no final vai ter pago 70.000 :wha: Claro, o meu é alto mesmo mas eu me planejei pra isso, to seguro nesse ponto.
danix
30/05/2009 as 10:33
Quero ver ele andar de ferrari nas ruas aqui do Brasil.. :clown:
Bru
31/05/2009 as 02:47
qual o problema? ele quebra o amortecedor de uma e compra três, eai? quem pode pode…
Antonio
30/05/2009 as 09:19
Não acho que todos que financiam a longo prazo sejam idiotas, embora haja. Assim, quem não o faz, por ter dinheiro, deve ser considerado, automaticamente, um esperto, alguém que merece sucesso na vida por ter sabido lidar com seu dinheiro. É isso? Que má impressão estou tendo desse blog! A generalização é preconceituosa e burra.
Thalles
30/05/2009 as 09:45
concordo
são esses tipos de financiamento que movem os mercados de bens duráveis, principalmente na mercado de automóveis.
quem tem dinheiro paga a vista, quem não tem financia, e os juros são o preço desse dinheiro que a pessoa não tem.
e sinceramente, juros de 1,52% ao mês num prazo de 60 meses é algo a se pensar.
Rafael
30/05/2009 as 09:46
me desculpe antonio mas pelo jeito vc tbm entrou na onda dos super financiamentos
eu acredito que o financiamento para imovel seja aceitavel..apesar da possibilidades mais “honestas” como consorcio.
Mas para veiculos acho um roubo..só tolerando em um caso de extrema necessidade, como trabalho ou pq precisa para locomover uma pessoa com problema em casa.
Fora isso acho burrice completa.
Principalmente gente que quer aparecer pro vizinho com carro novo…e compra gol, celta a perder de vista e achando que ta sendo esperto
Paga em um pé de boi o preço de um medio
Thalles
30/05/2009 as 09:54
e quem não pode pagar a vista, não tem dinheiro guardado, mas tem um salario que dá pra ficanciar, vai ficar usando trasnporte público é?
se vc tem condições de financiar que ficancia, pode até pagar 50% a mais no carro como no caso dessa taxa de 1,52% em 60 meses, mas se tu tem dinheiro todo mês que paque.
o povo tem que entender que certas taxas de juros são aceitaveis, pois se vc pegasse esse dinheiro que vc pegou emprestado e investisse, vc teria algum retorno, então vc tem que pagar por esse retorno pra quem te empresta.
é o preço do dinheiro.
eduardo82
30/05/2009 as 10:23
O problema não é pagar. O problema é pagar 2 e levar 1.
FIATox
31/05/2009 as 09:43
O problema é que 90% da população não tem $$ pra pagar a vista, e pelo que consta vivemos num país chamado Brasil e não França ou Suiça…não existem financiamentos baratos, nem de curto nem de longo prazo. Portanto, façam igual aos espertos, andem de carros velhos!!! Se dependesse dos construtores do blog, a indústria automobilistica e a economia do mundo estaria falida, pois dizem que jamais comprarão veículos novos pois seu velhinho é melhor! Carro com mais de 10 anos é coisa de colhecionador!
:down:
juliolive7
30/05/2009 as 10:28
Tudo é questão de opção. Acho apenas que as pessoas devem se informar para saber o que estão fazendo. O ponto parte é que, no Brasil, o preço do automóvel já é muito caro e qualquer financiamento já o torma mais absurdo ainda. Mas o fato é, se vc pegar esse dinheiro e investir você consegue sair ganhado. Basta ter paciência. Agora esse situação acontece por que todos aceitam. Se um dia ninguem aceitar, as empresas e os governos vão mudar também.
fdantasdesa
30/05/2009 as 10:14
Roubo? Roubo por quê? Alguém te coagiu a assinar o contrato, colocou uma 9mm na tua cabeça pra fazer o financiamento? Vamos pensar antes de falar besteira… A começar pelo próprio blog. Trata TODOS que fazem financiamento como idiotas! Sim, tem gente que faz a compra por pulso, vejo isso todo santo dia… Mas e se a pessoa precisa do carro pra trabalhar mas não tem grana a vista, nem pra comprar um usado, como muitos são fãs incondicionais? Financia um usado que eu quero ver quanto vai sair também… A maioria aí tem financiado pq precisa, não pq quer! Aí vcs ficam xingando todo mundo de idiota… Sei não, acho que tem gente que frequenta isso aqui e xinga geral assim mas não tem nem crédito suficiente nem pra pegar um financiamento de ‘idiota’… Compra um usadão e acha que tá tirando onda…
Pensem, cada um tem uma realidade… Crítica tem limite! As pessoas não podem, em nome de estarem em um blog, uma espécie de mídia independente, falarem o que querem… Respeito é bom e todo mundo gosta.
CHARADA
30/05/2009 as 15:30
Roubo pq muita gente que não para pra pensar ou que não tem instrução suficiente para calcular os juros antes de assinar o documento vai comprar achando que é bom negócio, depois vai acabar ficando com um carro de valor x que ela pagou quase 3 vezes o valor e que não vai valer a metade do valor x quando o carro estiver quitado…
Bru
31/05/2009 as 02:53
Existem vários meios para a pessoa se informar antes de assinar o contrato, cabe a mesma resolver se vai aceitar ou não, igual falaram, ninguém obriga ninguém! E não apenas no caso de que a necessidade do veículo seja trabalho etc, se a pessoa quer ter um carro pra lazer, não existe nada que a proíbe! Vá em frente financie o carro, mas não reclame depois que não foi avisado!
Sérgio
30/05/2009 as 09:51
Antonio,
Você tem uma certa razão. Financiar a longo prazo pode ser bom. O que tem que ser levado em conta é o custo de oportunidade. Existe um limite de taxa de juros que abaixo da qual o financiamento a longo prazo é melhor do que pagar à vista. O problema é que no Brasil, particularmente, essa taxa de juros honesta quase NUNCA é praticada! Nossos juros para carros geralmente são abusivos e por isso dá para entender a generalização do blog.
Outro ponto que posso entender de uma pessoa comprar um carro a longo prazo e não ser um idiota é quando ele realmente precisa daquele carro naquele momento, seja para abrir um negócio, seja para fazer uma faculdade, enfim, para algo que ele não possa adiar.
Ale
30/05/2009 as 10:24
Entre financiar 80% do carro em 80 meses ou pagar à vista, cabe o bom senso… se o cara não tem condições de pagar a vista, então ao menos faz um esforço de ficar mais um pouco a pé, mesmo que a prestação caiba no orçamento, para poder juntar um pouco mais e dar uma entrada maior… compensa e muito, pois o comprador não pode esquecer das despesas de combustível, seguro, estacionamento e manutenção que o carro vai trazer.
Eber
30/05/2009 as 11:20
não queremos dizer que todos que financiam são idiotas, antonio, nos desculpe se passamos essa impressão. abraço.
jjj
30/05/2009 as 11:36
Eu encarei isso mais como uma crítica ao sistema do que uma crítica a quem financia.
CHARADA
30/05/2009 as 18:14
[2]
danilo
30/05/2009 as 09:42
consórcio meu amigo.. consórcio… não mata ninguém andar de ônibus mais um ano ou dois…
brasileiro tá com essa idéia de que todo mundo tá endividado e isso é normal…que tem que botar mais um carro na rua mesmo… que se estiver sem carro acabou o mundo…. sai fora…
Rafael
30/05/2009 as 09:50
60 meses a 1,52% ao mes = 91,2% de juros que negocião
Thalles
30/05/2009 as 09:56
na verdade dá 50% de juros ao final do processo, mas se vc levar em conta inflação, fica um pouco menor.
Marc
31/05/2009 as 14:28
Isso a juros simples. O que não existe na prática. Na verdade, 1,52% ao mês em 60 meses dá 147,2%.
Mas isso não é análise financeira. Tem que trazer a valor presente. Comparar quanto tu consegue acumular de dinheiro fazendo o financiamento e não fazendo. Tendo outros custos como transporte público ou manutençoes de um carro velho…. MUITO provavelmente valha a pena juntar o valor da prestação por mês e comprar o carro na metade desse prazo, mas daí fica sem carro esse tempo todo.
ze
30/05/2009 as 09:57
Totalmente preconceituosa a matéria! Hoje felizmente posso comprar um carro a vista, mas por diversas vezes fui obrigado a financiar. Sim, obrigado a financiar pq necessitava de um veículo naquele momento pq a familia cresceu ou pq precisava trabalhar. Dúvido que exista algum brasileiro que nunca tenha financiado algo, seja um eletrodoméstico, estudos, automovel ou uma casa.
Lamentável a matéria… deveria enfatizar os altos juros e dar soluções ou informar meios de se obter melhores taxas no mercado.
Antes de falar que esse país é um lixo, que brasileiros que compram esse ou aquele carro, financiam ou não são burros… faça algo de útil, oriente, dê soluções e jamais esqueça que vc tambem é um brasileiro.
fdantasdesa
30/05/2009 as 10:17
ISSO!! Falou o que eu queria falar! Nego mete a língua em brasileiro, mas aqui é geral suíço, liga não…
Eber
30/05/2009 as 11:23
fazemos MUITAS COISAS úteis, pode ter certeza. existimos a quase 4 anos, e nesse meio tempo postamos mais de 11.000 notícias, e temos mais de 154.000 comentários de leitores.
fizemos muitas matérias úteis, e quem disse isso foram nossos leitores. não generalize dessa forma.
100nocao
30/05/2009 as 12:54
Olá Ze-buscapé,
Cara, vc levou por esse lado pois deve te se indentificado com a matéria. Mas fica claro que o ponto da mesma foi o juros nestes financiamentos a perder de vista. Juros + Desvaloriação/depraciação + 6,6 anos pagando = rombo lá na frente, vai ser considerável.
Cetral
31/05/2009 as 00:18
Não achei preconceituosa. É uma questão de racionalidade econômica. Não sou rico, mas nunca financiei absolutamente NADA em minha vida. Considero financiamentos um disperdício de dinheiro. Prefiro economizar por mais tempo do que pagar valores muito mais elevados. E fazendo tudo desse jeito, não deixei de ter as coisas pelas quais racionalmente estabeleci metas. Não as tive imediatamente, mas paguei por elas um preço justo, e nunca fiquei endividado. Considero comprar a prazo idiota. Mas é minha visão, talvez se eu precisasse de um carro com urgência absoluta eu poderia financiar, mas nunca foi o caso (sou jovem, solteiro, sem filhos, e nunca precisei de carro para ir ao trabalho, logo poderia viver sem até ter dinheiro pra comprar a vista).
Cetral
31/05/2009 as 00:24
No mais, se precisasse de um carro pra seja o que for, eu optaria por um barato e usado, para que pudesse pagar a vista, ou no máximo em 12 prestações. E após dispor deste iria economizar pro carro que almejasse. Não compraria um carro de 70k em 80 prestações se poderia comprar um de 30k a vista, ou em poucas prestações. No futuro, dispondo de mais dinheiro, venderia o de 30k e compraria o de 70k.
Corsário Viajante
30/05/2009 as 10:08
Também achei o tom excessivamente agressivo…
ACho que compra à vista quem pode e financia quem precisa.
Rafael
30/05/2009 as 10:11
bem minha concepção eh diferente eu acredito que se eu tenho o dinheiro para pagar essa parcela mesmo que abusiva eu posso guardar o mesmo dinhero por um tempo, para cada vez mais diminuir o valor a ser financiado e o prazo do mesmo .
O problema todo é falta de planejamento ou afobação para ter as coisas…realmente existem casos em que é preciso entrar em um financiamento, eu acredito que poupar seja uma boa opção como tbm acredito que o consorcio seja uma maneira mais razoavel de parcelamento
Gustavo Souza
30/05/2009 as 10:17
Se vc tem que financiar um maldito carro por um periodo maior que 15% de toda a sua vida adulta, então vc ta fazendo algo errado, vá trabalhar mais, e compre algo mais barato! 80 meses é tempo de mais pra pagar qualquer coisa que não um imovel…
Eu até consigo imaginar uma ou outra pessoa que tenha estabilidade na renda para se comprometer com um pagamento tão longo, talvez um funcionario publico que nunca vai perder o emprego. Ou então alguem com extrema necessidade de um carro, e impossibilidade de pagar em periodo menor… Mas mesmo assim, no final se vc juntar o gasto com o carro aos juros do financiamento, e taxas, e imposto e seguro, e combustivel, deve ser uma grana muito grande que a pessoa pode não conseguir pagar de qualquer jeito…
Acho que a maioria dos casamentos não duram 80 meses! ehehehe
Rafael
30/05/2009 as 10:21
concordo em genero numero e grau.
pessoal esquece que junto das prestações vem o seguro o ipva o combustivel, fora que 80 meses pagando ate manutenção no carro vc ja vai ter, e um ponto importante citado eh
será que seu emprego vai estar garantido por tanto tempo…
PoolS
30/05/2009 as 10:23
Eu, apesar de fazer parte dos que possuem um carnezão de 48 parcela, acho graça das montagens!
Realmente concordo que fazer acima de 24x, 36x um financiamento nós acabamos perdendo muito dinheiro, visto que o carro não é um bem que valoriza com o tempo, muito pelo contrário. Porém cada um sabe do tamanho da sua necessidade e do seu sonho… É como eu disse, nos meus ultimo 4 financiamentos nunca paguei até o fim, prefiro quitar antecipadamente ou trocar em um novo carro. Vale a pena pegar financiamento ao invés de leasing para quando der antecipar as parcelas e assim pagar menos!
Brasileiro para as montadores é tudo trouxa, depende da gente mudar essa visão…
Tentem ver pelo lado cômico da coisa e sejam felizes!
Até mais,
ACB
30/05/2009 as 10:57
Éber, contole esse seu lado Leonardo, afinal ele já demonstrou-se muito radical e infeliz.
1. Alguém que compra um carro financiado, o faz por não ter dinheiro à vista para pagá-lo.
2. A esmagadora maioria adquire um auto financiado POIS QUER um veículo PARA TRABALHAR.
3. Esse trabalho PAGA O FINANCIAMENTO com folgas
4. Nem todas as pessoas moram em cidades pequenas/médias, que não possuem problemas no transporte público
5. Toda e qualquer pessoa pode fazer o QUE BEM ENTENDER COM SEU DINHEIRO, ATÉ RASGÁ-LO se assim o desejar
6. É de uma extrema falta da tato imiscuir-se no assunto AGREDINDO de forma cabal quem opta por fazer valer sua OPINIÃO PRÓPRIA
7. Há maneiras mais inteligentes e criativas ao chamar a atenção para a exorbitância das taxas de juros para o financiamento de autos
DINHEIRO e OPORTUNIDADE normalmente, são possibilidades e escolhas PESSOAIS que independem de opiniões de terceiros para valerem, e sempre é bom se respeitar as pessoas e suas escolhas.
Cetral
31/05/2009 as 00:36
Se eu quisesse um veículo apenas pra trabalhar, e precisasse disso, sendo impossível pegar uma condução alternativa, compraria um Uno usado à vista. ¬¬
Mas se eu fosse um jovem executivo, e precisasse de um carro de maior porte por conta do status e respeito que transmite, compraria um usado razoável, um Vectra ou Corolla usado, pagando em poucas prestações.
Acho que grande parte das justificativas, como família ou trabalho, não são completamente válidas. Muitas vezes usamos isso como desculpa pra nossa voracidade por um carro desejado. Podemos aguardar por algo melhor, sem sermos estúpidos gastando anos de nossa vida pagando por algo que ao fim das prestações estará defasado.
Meu pai, por exemplo, é dono de restaurante e fazendeiro. Depois de um acidente gravissimo de carro ele ficou por 10 anos sem comprar outro. Não queria mais dirigir. E acreditem: ele tocava a fazenda indo de ônibus à ela, e ia à pé comprar o que faltava ao restaurante (pois grande parte chegava pelas distribuidoras). Só comprou um carro, usado, recentemente, após criar confiança para dirigir novamente, e porque queria poder sair a noite sem se preocupar com ônibus. Não precisava de nada caro, comprou um Santana apenas para se locomover, embora pudesse comprar um carro novo que lhe fosse mais útil, ou lhe conferisse maior status. Vai à fazenda com o carro ocasionalmente, e continua fazendo as compras à pé. Se nessa situação pôde trabalhar sem carro, acho que isso é oplenamente plausível em outras situações ainda menos graves e urgentes.
Eber
30/05/2009 as 11:07
1) o leonardo fez a matéria, mas apenas o texto. quem inseriu as imagens foi eu. não existe “lado leonardo”, senhor ACB, que tenta me ofender em TODO post que faço aqui no NA. ele é uma pessoa real, lá de blumenau, que escreve aqui no NA.
2) as imagens não querem atacar as pessoas que fazem financiamentos como um todo, apenas mostram que entrar em um financiamento com juros mais altos SEM PROCURAR uma alternativa mais em conta é tolice.
3) disseram que não existe um brasileiro que nunca financiou nada. existem e muitos. eu sou um deles. e, ao contrário do que possam pensar, não nasci em berço de ouro, não ganhei NADA de meus pais para comprar carro ou casa. e por nunca ter financiado nada eu estou com bens materiais bem mais humildes que a maioria dos brasileiros. tenho um carro com 14 anos de idade e tenho uma casa simples.
vocês sabem o que é ter um Vectra 95, quando você tem uma renda que me tornaria possível financiar um civic 0km? isso mesmo. conheço pessoas com rendas similares a minha que tem civic 0km financiado na garagem. esse é o preço de nunca fazer financiamento. tenho isso como regra na minha vida. se outros preferem financiar, porém, respeito sua opinião! mas no meu caso, não meço meu sucesso na vida através dos bens materiais que possuo, pelo contrário, meço meu sucesso na vida através do casamento que tenho, do relacionamento com minha família, com meus amigos e com meu Deus.
4) sabemos que muitos fazem financiamentos por precisarem. é claro que uma pessoa que faz um financiamento neste caso não é idiota, muito pelo contrário, está trabalhando e sendo sensata.
5) mas a grande maioria dos que financiam carros no brasil agem da maneira citada (rasgando dinheiro). tudo bem que a pessoa faz o que quiser com seu dinheiro, mas isso não justifica jogar dinheiro fora e fazer uma grande estupidez. comprar um carro zero financiado só porque todos os meus vizinhos tem é uma burrice. e seu eu perco o emprego amanhã? será que meus vizinhos vão me ajudar a pagar as parcelas restantes? eu poderia até mesmo morar em um condomínio de luxo, e se não tivesse condição de comprar um carro zero á vista, continuaria com meu modelo 95.
ACB
30/05/2009 as 11:24
Realizar o que você está realizando – o NA , um blog respeitado e referência de seriedade e isenção, não à toa conhecido e reconhecido no Mercosul como uma finte fidedigna – com pertinência, zêlo e um culto quase “religioso” ao seu trabalho, mostra o qão sério e obstnado é.
Falo por mim, mas acredito que grande parte dos leitores reconhecem suas qualidades.
Eber
30/05/2009 as 11:32
obrigado ACB, e pode ficar tranquilo que não tivemos a intenção de menosprezar que faz financiamentos…
Paulo
30/05/2009 as 11:13
Imagine o seguinte… se ao invés de pagar uma parcela vc segurar um pouco e poupar o valor equivalente aquela parcela todo o mês por um tempo….e claro comprar um carro de menor valor…
Apesar do tom agressivo da matéria compartilho da opinião dos colegas, se vc esta comprando um carro em 80x tem algo errado… o carro é muito caro para sua capacidade de pagamento, ou vc esta comprando por impulso ao invés de poupar um pouco antes e gente por favor… ao amigo que falou que 1,52% a.m. é juros baixos para 80x… nossa é muito juros…. vamos a um exemplo simples:
Valor do Bem: R$ 30.000,00… Entrada de 20%: 6.000,00… Valor Financiado: R$ 24.000,00.
Valor da Parcela: R$ 520,50. em 80x pela Tabela Price.
Total Pago pelo bem = 6.000,00 + 41.640,00 = R$ 47.640,00.
Total de juros= (41.640,00 – 24.000,00) = R$ 17.640,00.
Agora tem o custo de emplacamento que geralmente pessoal tb coloca junto no financiamento…. mais gasolina e seguro…. e, após uns 3 anos seu carro terá custo de manutenção que ficará mais acentuado a partir de 5 anos de uso…. (dependendo de quanto você roda por ano)…
Resumindo: Gente financiamento é caro, deve ser usado em períodos curtos de preferência para pagar menos juros, se você não tem capacidade de pagamento para comprar alguma coisa a vista ou em até 24/36x, geralmente é prudente comprar um bem de menor valor ou poupar mais dinheiro para aumentar o valor da entrada.
Eber
30/05/2009 as 11:16
exatamente. quer financiar um carro? claro que pode. ninguém pode julgar sua ação. mas analise o quanto pode pagar por mês e compre o carro que cabe neste valor, em um financiamento de 36 meses.
se você fizer um de 80 vezes, vai estar deixando claro que quer jogar dinheiro fora. porque não ir subindo aos poucos? sai de um usado e vai para um popular básico. depois vai subindo de segmento aos poucos.
ACB
30/05/2009 as 11:38
Éber,
O valor das prestações incluídas juros podem ser ALTAS ou BAIXAS, em relação ao $$$$$ que uma pessoa ganha em seu negócio por mês. ISSO É MAIS CLARO QUE DIA ENSOLARADO.
Agora, nossas taxas de juros são altíssimas em relação às praticadas em outros países, mas reitero, O CUSTO É ALTO ou BAIXO, em função do que cada indivíduo fatura com seu ganha-pão.
Eber
30/05/2009 as 11:41
mas me diga. o cidadão que pode pagar uma parcela de 800 reais, por exemplo. e ao invés de pegar um mille, por 36 de 800, escolhe um compacto premium, por 60 de 800. essa pessoa tá torrando dinheiro a toa ou não? a gente deve dar os passos que nossa perna permite.
ACB
30/05/2009 as 11:52
Muitas vezes o cidadão, que agradar sua mulher, fazê-la “sentir-se orgulhosa”,”confortável”, e afinal, TODAS eu disse TODAS as mulheres são extremamente competitivas e querem mostrar o/do melhor para suas amigas/concorrentes.
Amélias, ” pilotas de fogão ” hoje não se encontram mais. A mulher – qualquer que seja classe social – quer conforto para os seus filhos, eventualmente querem mais TER e não apenas e tao somente SER. E muitas vezes deixam de ser “racionais” como prega a TV, e forçam os maridos a despender mais com penduricalhos.
E se você reparar, os conventos estão sendo abandonados !!
Eber
30/05/2009 as 11:59
isso é verdade. a maioria das mulheres é assim. ainda bem que eu casei com uma que antes de casar tinha um nível financeiro bem abaixo do meu, hehe. aí ficou fácil, ela é uma pessoa simples. abs.
ACB
30/05/2009 as 12:05
A história vai mudar a partir do momento em que você tiver filhos já em idade escolar, onde a concorrência aparece sempre, e sua esposa irá procurar o melhor para seus filhos.
Você ainda está em ” lua de mel “.
Espere quando seus filhos crescerem ! As coisas irão mudar e bastante, pois vc não irá querer ver seus descendentes em situação desconfortável perante os amiguinhos de escola.
Eber
30/05/2009 as 12:14
ah cara, me desculpa, mas não vou querer que meus filhos sejam metidos a besta desde pequenos não… meus pais sempre tiveram uma situação boa financeira, mas na escola eu nunca tinha o que os outros tinham. tênis novo, relógio, nada. sempre tive que ser inferior aos outros. e acho que isso foi bom pra mim, me ensinou a ser humilde…
comecei a trabalhar com 12 anos, e tive que sempre usar meu dinheiro se queria comprar alguma coisa. isso também me ensinou a dar valor no $$$$$$….
to indo almoçar na casa da minha mãe… tchau pra vcs….
ACB
30/05/2009 as 11:59
corrigindo : onde se lê “Muitas vezes o cidadão, que agradar”, leia-se “Muitas vezes o cidadão, QUER agradar”
PS.: E muitas pessoas ( homens e mulheres ) não conseguem prendem-se somente ao básico !
Realmente, a vida seria muito melhor se assim fosse, mais simples, mas vivemos numa sociedade de consumo, onde é PROIBIDO ser feliz com pouco. ( NÃO É PROIBIDO, MAS A SOCIEDADE TE COLOCA PARA ESCANTEIO ) . É uma dura verdade, mas é bem REAL.
Eber
30/05/2009 as 12:21
é uma dura verdade mesmo. acho que eu não ligo muito pra isso pois sou meio ANTI SOCIAL sabe… não sou de ficar indo mto na casa dos outros, não recebo muita gente na minha…. ou seja, fico fora das situações que levam as pessoas a ter que trocar de carro só pela aparência….
Cetral
31/05/2009 as 00:39
Exatamente isso Éber, devemos ir subindo aos poucos. É mais racional e gasta menos.
na.ss.er
30/05/2009 as 11:26
Eu acho o seguinte
Com o valor da entrada de um carro zero-km, dá pra comprar um carro. Acreditem!
Isso mesmo, eu já tive Fusca no valor de R$ 3.900, até vidro elétrico tinha, e já tive Uno Mille bem antigão que não custava R$ 6.500. Nenhum dos dois dava manutenção maior do que uma limpeza de carburador ou ítens de manutenção comum.
Logo, quem se recusa a andar de Fusca ou Uno Mille velho, assinando um contrato de 72 ou 80 parcelas, é um IMBE.CIL SIM, e concordo totalmente com o post. O cara tem vergonha de andar de carro velho, mas não tem um mínimo de noção matemática.
Acredito que parcelamento no máximo tem que ser em 3 anos, que já vão demorar longos 1100 dias para acabarem. Agora, financiar o carro em 6 anos, é querer parecer o que não é pros vizinhos e tem mais é que se f**** com os juros. Vai pagar dois carros e ainda chamar o Lula de burro.
:hauhau:
Mas isso é ótimo pra quem tem cabeça, compra-se carro “usado” com 2, 3 anos de uso a preço MUITO menor que o zero Km, enquanto os “espertos” andam de Celta zero.
Eber
30/05/2009 as 11:37
é verdade isso. não digo que todos que andam de carro financiado são “metidos a besta”, mas tem muita gente que é, e tem vergonha de andar de carro velho. pessoas que precisam descer do pedestal. pessoas que tem uma renda muito pequena, e não percebem isso.
as mesmas pessoas que moram na favela e tem TV de LCD são aquelas que não tem condição nem de ter um carro usado e já querem um carro zero de cara.
vejam um exemplo. tenho um grande amigo que é servente de pedreiro. ganha menos de 180 reais por semana. ele comentou sobre comprar um meio de locomoção a alguns dias atrás, e já falou direto em comprar uma titan 0 km. uma moto que á vista já custa uns 7.000 reais, absurdo, financiada então, imagina, passa dos 11.000, 12.000.
tudo bem que ele não tem dinheiro para comprar nada a vista. mas porque não poderia fazer diferente? se eu fosse ele, faria o seguinte: juntava os 200 por mês da prestação, durante uns 4 meses, e dava de entrada em uma moto de uns 2.000 reais. que moto essa seria eu não sei, mas deve ter umas CG dos anos 80 que saem por mais ou menos 2.000.
aí financiava ela em umas 6 vezes, ou 10 vezes. depois de paga, juntava mais um pouco pra comprar um fusca de 4.000 reais. e assim por diante. iria subindo aos poucos. mas não, ele quer uma titan 2009. fazer o que, muito brasileiro tem vergonha de andar de carro velho.
meu carro 95 não é tão velho, mas no círculo de pessoas que eu ando, ele é bem velho sim. e feio. mas eu nao to nem aí.
na.ss.er
30/05/2009 as 11:54
Exatamente!
Eu já tive carro com 33 (!) anos de uso, outro com 16 anos, outro com 10, agora um de 6. Nunca fiquei na rua com nenhum deles, nem perdi noites de sono com o “fantasminha do custo da manutenção”. É evidente que troco fluídos e correias no tempo certo, velas, etc.
É engraçado, a galera se acha tão esperta dizendo “carro velho dá gasto” que não pára pra pensar que “juros de financiamento dá gasto maior ainda” !
Se eu compro um carro de R$ 10.000 à vista, evitando pagar R$ 500 de prestação, qual a chance real desse carro dar um gasto mensal equivalente em manutenção !?!?! Só se fundir o motor a cada 6 meses.
Mas eu sou burro!
:assob:
Eber
30/05/2009 as 12:04
hehe… também penso assim. um carro zero comprado a vista já dá um gasto MUITO MAIOR que meu usado. imagina se for financiado. tudo bem que nos últimos meses eu tive que trocar os 4 pneus (1.100 reais) e 4 amortecedores e molas (700 reais) do meu carro… mas pelo tanto que rodo, esses componentes vão durar 4 anos. antes disso vendo o carro pra particular e enfatizo que tá tudo novo no carro, assim consigo vender um pouco mais caro.
mas entendo que tem gente que não abre mão de um carro zero na garagem. meu pai mesmo é um, mas ele compra sempre o carro á vista. seus últimos modelos foram duas zafiras e um corolla.
Corsário Viajante
30/05/2009 as 12:00
Ôh Eber, tenho um carro com cinco anos de uso, ainda chego lá pois não troco ele por nada – pelo menos por nada que está à disposição no nosso mercado…
Abraços, e parabéns pela atitude!
Eber
30/05/2009 as 12:17
:drinkk:
Burnerman_X
30/05/2009 as 12:13
é de se entender sua posição, melhor ter um Vectra 95 (um carro mais top e confortavel, mesmo que velhinho) do que um Celta 0km parcelado em 80x
O problema mesmo é que realmente tem brasileiros irresponsáveis comprando mais do que pode ter, pegando financiamentos a longo prazo e sem sentir pagam 1 carro e meio (se levar em conta a desvalorização, 2 carros ou até mais).
Um carro usado + manutenção assim que pega-lo (pra consertar quaisquer probleminhas de uso do dono anterior) ainda sai mais barato que pegar carro 0 e pode pegar veículos em excelente estado. Isso sim é ser esperto.
Eber
30/05/2009 as 12:19
aham…. inclusive meu vectra é o CD… carro que eu sempre admirei quando era adolescente…. tinha acabado de lançar e tal…. completão, anda bem pois é leve, etc…. já tive um kadett GSI também…. carrão…..
bom, é assim que eu penso né…. abs
Filipe Augustus
31/05/2009 as 23:47
Eu gosto do Vectra…ainda mais se for um GSI branquinho,não troco um desses por um Celta,Ka, Mille….
Eu não ligo se o carro é novo ou velho,desde que esteja em perfeitas condições de uso!!!
Eu gosto de carro confortável e penso o seguinte…
Um Monza Classic 1989 automático não é pq está velho que deixou de ser confortável….
Agora um Mille por exemplo viajar nele é uma tortura!!!
E convenhamos um Classic 89 em boas condições com cambio automático não custa mais que 7, 8 mil reais!!!!!e vc pode viajar com a família confortavelmente nele….
Isso foi só um exemplo…assim como o Vectra GSI que eu citei!!!
Sergio S.
30/05/2009 as 12:18
Muito oportuna a matéria e muito bom o debate.
Eu tenho a mesma opinião e prática do Eber; fiquei com um Fusca 74 por 14 anos, depois uma Quantum 94 por 11 anos, agora temos dois carros, um 2006 e outro 2007, comprados semi-novos, mas nunca financiei um carro.
Para mim financiamento é o último recurso, e se for inevitável que seja do menor valor e no menor prazo possíveis.
Mas no final cada um decide o que é melhor para si.
:cool:
James Bond
30/05/2009 as 12:21
Concordo plenamente com Eber e vou comprar um Omega CD 4.1(R$17.000,00-R$20.000,00 , por que sou cliente exigente, e é muito mais carro que essas merda de conduções(Gol, uno, palio, celta, corsa,fiesta, ka) por mais de 25.000,00 sem ar e direção, painel de plástico e pequeno(parece carro de brinquedo).
Gostei das fotos, principalmente a da primeira foto, tem ser muito trouxa para fazer financiamento de dois carros de plástico popular novo pelo preço de um parcelado em 72 vezes, só para mostrar para vizinhos, familiares, amigos, para inchar o ego. Quer compra um carro amigo, comece de baixo, compre um que foi top de linha completo e potente no valor máximo de vinte mil. Fico grato você ta contribuindo por não fazer parte desses compradores(idiotas, habitante de cabeça de terceiro mundo) que sustentam esse nicho de carro popular(carro de fudido a preço de luxo, lucro explorado pelas montadoras, condução, meio de transporte) e os bancos, e ainda dizem que esse país esta em crise. Vocês, nos Estados Unidos, compra um new civic por um preço de vinte mil dólares http://automobiles.honda.com/civic/.
O Brasil não é um país independente, continua sendo colônia de exploração.
Boicotes bancos, governo, montadoras. A culpa não são deles, a culpa é do brasileiro que não luta pelos seus direitos. :down: :hauhau:
Filipe Augustus
31/05/2009 as 23:31
Tbm concordo e eu quero comprar um 318i compact 1995 por uns 30 mil na faixa de uns 45 mil a 60 mil km rodados e tem que estar em perfeito estado!!!!!
Zero???
Só se for avista e um carro decente ou no máximo com 60% de entrada!!!!
Não me vejo bem
Raul
30/05/2009 as 12:25
Ja comprei um carro e o comprei a vista, hj acho q nao compraria o mesmo avista se tivesse o dinheiro para faze-lo, o valor de juros do financiamento tu nao consegue em aplicações tradicionais, mas eu como ainda tenho um perfil de investidor/especulador colocaria esse dinheiro em aplicações como ações onde pode se conseguir taxas de 2% por mes com certa facilicade, obvio que não é garantido o ideal é q a prestação possa ser paga com outra renda.
Abs, Raul
number431
30/05/2009 as 12:28
o problema não são as pessoas que compram financiado conscientes de quanto pagarão em juros.
O problema são as pessoas que compram sem tomar consciencia plena do negócio que estão fazendo, seja por ansiedade ou por falta de conhecimento.
È comum ver pessoas reclamando por ter entrado numa fria destas.
James Bond
30/05/2009 as 12:29
Quer subir de vida, saiba ganhar dinheiro e gastar dinheiro, trinta mil reais de juros, você pode pagar uma faculdade, um terreno, uma casa, ou pelo menos um comercio, para você trouxa, para de trabalhar para outro trouxa que acabou de comprar aquele gol G5 em 80meses para inchar o ego dele.
zanfa
30/05/2009 as 13:03
Isso tudo é falta de educação financeira………enqto isso os bancos agradecem!!
IC3MAN
30/05/2009 as 13:40
eu também não compro carro a prestação, estou guardando dinheiro aos poucos e logo logo compro um carro legal usado, nem preciso tanto de um carro pois não tenho família e meu serviço é perto de casa então não me faz falta por enquanto.
Natanael
30/05/2009 as 13:59
Quem compra é idiota mesmo. Vejam pelo seguinte. Se o cara em vez de pagar um novo pegar um usado bem valorizado e ir financiando em 12x sem juros. A cada ano ele trocar de carro ou a cada 10 meses. Creio que daqui a 7 anos ele vai estar com um carro 10x melhor do que se ele pagasse esse juros todo. Quem faz esse tipo de financiamento é porque quer se aparecer e não por necessidade. O brasileiro não sabe definir suas prioridades. Em vez de gastar com carro 0 pagando tres carros, pq não investe na educação des seu filhos ou algo melhor pra sua familia?
Agora as financeiras estão corretissimas, elas não estão enganando ninguem, se elas financiam é porque tem mercado pra isso, então boa sorte.
oi
30/05/2009 as 14:07
quem esquentou o rabo com essa matéria deve estar nesse exato momento pagando o terceiro carro (quando só recebeu um).
Gerald
30/05/2009 as 14:28
Eu fiz um financiamento desses quando fui tirar meu Landau zero km!
Ainda bem que com meu décimo terceiro desse ano eu termino de pagar!
JBAFilho
30/05/2009 as 15:53
A cada dia admiro mais você, caro Eber. Meu carro tem DEZ anos de uso e 80.000 Km. Rodo pouco e o carro está em ótimo estado. Não tenho nenhuma necessidade de ter um carro zero. Somente se for para aparecer, mas ainda bem que não ligo para isso. Quem vive nessa competição capitalista e acha que status traz felicidade é um pobre coitado. E, sabe o que mais? Só faz enriquecer ainda mais quem já está podre de rico. Esse é o verdadeiro trouxa.
É isso aí! Não tem grana para um zero? Comece com um usado de menor valor, em até 36 mensais. Aos poucos você chega lá no seu tão sonhado zero Km. Mas, se a sua ansiedade e o desejo de aparentar ter o que não tem for maior, então, se EXPLODA à vontade.
IC3MAN
30/05/2009 as 22:10
post perfeito amigo parabéns, concordo em tudo contigo.
oi
31/05/2009 as 00:54
[2]
ALE
30/05/2009 as 16:27
pra mim o pior de tudo não eh financiar um carro popular (por necessidade as vezes), mas sim
pessoas montadas na grana financiar Civic, Vectra, 307, etc. Caso de conhecidos meus, que preferem ver “um tantinho” saindo por mes do que o montante no ato ! Se eles soubessem guardar o dinheiro, nao estariam andando nesses médios, mas sim em Accords e Passats da vida.
E no lado oposto, pessoas mal informadas loucos pra terem um carrinho zero, sao levados pelas fantasticas propagandas aonde so aparece um ” por apenas 299,90 ” sem se preocuparem com o numero de parcelas, ou com os altissimos gastos de um carro zero, como licenciamento, IPVA e revisões.
Isso nao seria ignorancia, oq seria pra vcs ???
The_mal_voltou
30/05/2009 as 16:55
Se bater= ze vodeu!!!!!!
quem paga 500 reais chorando na prestação com cerrteza não paga seguro.
Mark
30/05/2009 as 19:14
é, pior quando o zé ruela bate no teu carro e fica com aquela cara de b u n d á. Voce vê na cara que 90% da grana que o cara tem ta indo nas parcelas e no árcol pro carro andar.
Sergio S.
30/05/2009 as 17:10
Financiamento, além de tudo que já foi dito, é mais um mecanismo perverso de concentração de renda.
Luquinha
30/05/2009 as 17:27
Os juros deveriam ser menos da metade disso pra valer a pena.
Alguns são idiotas mesmo porque não têm noção do que estão fazendo.
Isso é um golpe, deveria ser proibido. Principalmente porque também inflaciona o mercado.
Guilherme Guimaraes
30/05/2009 as 17:41
Esses carros 0km sendo vendidos em “longas e suaves” prestações são em sua maioria os ditos populares. Os compradores são em sua maioria pessoas simples e sem informação, que na menor oportunidade quer mostrar que “subiu na vida” e tá andando de carro zero, mesmo que gastando metade do seu suado salário para pagar as 99 prestações… Sem contar o pessoal da classe média (já citados por alguns colegas aqui) que compram Gol/Celta/Ka/Palio (ou um compacto premium) 0km para se mostrar para o vizinho MESMO!! E de prefêrencia na cor prata, porque se precisar da grana é mais fácil vender… Ô CABECINHA HEIM!!!
Quem é bem informado não compra carro financiado, ou, quando compra, pega no máximo em 36x. Já tive um Escort GLi 95 (usado) financiado em 24x, não me arrependo nem um pouco. A prestação não era um absurdo e o carro era ótimo, nunca me deixou na mão. Hoje só ando de carro usado/semi-novo, ainda dou umas parceladinhas mas nada absurdo. Quando eu puder gastar mais mesmo, aí sim eu tiro um carro 0km.
EDBSB
30/05/2009 as 19:01
Esse tipo de financiamento só existe poque tem muito otário que paga, fazer o quê?
BRASIL UM PAÍS DE TOLOS….MUITOS TOLOS.
Mark
30/05/2009 as 19:09
EBA, e vamos começar a lotar as ruas de volta de carros financiados em parcelas a perder de vista.!!! :down: :down: :down: :down:
Dener
30/05/2009 as 19:11
O problema nao esta no financiamento e sim em seus JUROS!!!
BRASIL MEDIA DE 18% AO ANO
JAPAO MEDIA DE 1%
SE VC FINANCIA E PQ NAO TEM GRANA, MAIS PRECISA DE UM CARRO!
COMPRE UM USADO.
ECONOMIZE A GRANA E PAGUE A VISTA E TODOS SABEM A VISTA O PODER DE NEGOCIACAO ESTARA AO SEU FAVOR!
Dener
30/05/2009 as 19:17
NA PIOR DAS IPOTESES EU COMPRO UM USADO DE 9.000 REAIS E ENTRO NUM CONCORCIO.
MAIS FINANCIAMENTO A 80 MESES A JUROS DE 18% AO ANO NUNCA!
FINANCIAMENTO NEM EM ELETRODOMESTIOS!
Jonas
30/05/2009 as 20:10
Eu sou mais um que acha IDIOTA, BURRO, quem entra num financiamento desses. Necessidade não pode ser, pois sempre há um carro usado que caiba no bolso e custa pouco pra manter. Quem pode pagar 80 prestações de 500 reais com certeza pode poupar pra comprar à vista um carro de 10000, principalmente porque já vai dar uma entrada de uns 6000. Ou pode pegar algo mais simples pra pagar em 24/36 vezes.
Mas tem gente que se mete em financiamento longo porque acha chique dizer que comprou carro zero, mesmo sendo um lixo de carro, e mesmo não tendo onde cair morto. É pra aparecer mesmo, ou é só estupidez. NECESSIDADE NÃO É.
Eu sempre tive carros usados e sempre comprei à vista. Sou pobre mas não sou burro!!! Nunca paguei juros na minha vida!!! Estes carros usados nunca me deram problema, inclusive gastando menos que muitos carros novos na garantia, nos quais vc é vítima dos preços das concessionárias.
alcantara
1/06/2009 as 07:40
conheço muitas figuras assim, carrão na garagem do barraco alugado.. :pao:
Marcio L. M.
30/05/2009 as 21:14
Olá Eber, aproveitando essa notícia, vc poderia veicular algo sobre os caloteiros, carros NP, mercado de roubados, e peças usadas, etc.. Talvez por isso os “tolos” paguem tudo isso de juros, é por culpa dos “espertos” que dão calote nas financeiras, arrumam laranjas pra conserguir financiamentos e vendem carro de 1 ano por 10 mil, conhecidos como NP. Brasileiro é esperto e não burro como acham e por isso pagam tanto por emprestimos, financiamentos, seguros, etc.. Os honestos sempre pagando as contas dos safados.
Abraços.
trone
31/05/2009 as 10:07
Sou da seguinte opinião: prefiro morar bem a comprar um automóvel. O que adiante o cara morar de aluguel ou ser proprietário de um ap. de 3 dormitórios com 50m², localizado na periferia, distante horas e horas do local de trabalho, além de só poder comer mortadela, mas ter na garagem um carro financiado em 80 meses? Não é o meu caso, mas se fosse, compraria um carro usadinho baratinho e utilizaria meus recursos para trocar de imóvel. Depois pensaria num carro novo.
Vale lembrar, também, que tem muita gente andando com carrão 0Km bem caro (tucson, civic, corolla para cima), porém financiado. No entanto, não tem grana para pagar sequer o seguro.
Paulo
31/05/2009 as 10:54
Hehehehe no fim essa notícia rendeu muita polêmica…. já que levantou algumas velhas discussões beeeeeem interessantes.
Finciamento longo vs. financiamento curto vs. pagar à vista.
Carro Usado vs. Carros Novos
Carro Usado de status vs. Carro Novo Pelado
Pessoal ja misturou e começou a falar que comprar carro usado é melhor que comprar carro novo… xingou quem compra carro popular… xingou quem financiava hehehehe…
A discussão é bem polêmica…. se fosse para buscarmos a melhor opção inteligente em termos de economia máxima… teria que ser um carro popular pelado (1.0, sem nada, pintura sólida)… comprado a vista… Neste caso vc teria economia de combustivel, seguro, não pagaria juros, e a desvalorização é baixa….
Por outro lado, para a maioria o simples pensamento de ficar preso a um carro 1.0, com conforto zero, causa arrepios…. rsrsrsrsrsrsr… então começamos a pensar em outras possibilidades…
Só lembrando, para os que criticam quem compra carro zero…. para que vcs continuem a comprar seus semi-novos, precisa ter uma cobaia que um dia foi na revenda e tirou um carro zero, usou por um tempo e depois repassou ;-)
Mas concordo, carro no brasil ainda é muito ligado a status, se gasta muito dinheiro no brasil sem necessidade para ter um carro mais caro que a capacidade de pagamento e muitas vezes sacrificando a renda de uma família só para mostrar para o vizinho…
trone
31/05/2009 as 11:04
Não acho que comprar carro usado seja melhor que um 0Km … longe disso. Até porque nunca tive um usado. Porém se estivesse enquadrado na hipótese que eu havia formulado anteriormente, optaria sim por um usado.
na.ss.er
31/05/2009 as 11:15
Só se você compra um carro por mês.
Paulo
31/05/2009 as 11:19
Oi Trone, não foi uma crítica direta ao seu comentário…
Apesar de ter comprado carros 0KM nas ultimas 2 vezes que troquei de carro concordo plenamente que em muitos casos, um carro usado é a melhor alternativa…
O que é complicado é pegar os juros exorbitantes…
E sobre comprar carro caro e não ter dinheiro para pagar o seguro como você falou…. chega a ser absurdo… isso existe mesmo? tem muito doido nesse mundo :down:
Daniel Alves
31/05/2009 as 12:40
Acho que posso contribuir pra discussão com outro ponto de vista:
No final de 2007 comprei meu Fiesta sedan 2008 1.6. Financiei 22.700,00 (que eu tinha guardado) a uma taxa de 1,4% a.m. Para não ficar sem caixa e, apostando nos rendimentos da bolsa de valores, preferi optar pelo financiamento, até porque sou servidor público e não tenho o risco de ser mandado embora.
Pois bem, enquanto eu pagava o financiamento, resolvi ir fazendo uma poupança a fim de quitar o saldo devedor já no fim do ano passado (mas tendo o dinheiro pra quitar o financiamento desde o início). Vendo que a Bolsa havia perdido um valor considerável ano passado, achei válido, no entanto, jogar o dinheiro do saldo devedor do financiamento lá no final de 2008. Foi o melhor que fiz no fim do ano passado.
Até a data de hoje esse dinheiro do saldo devedor rendeu cerca de 50% em 6 meses! O que vou fazer agora: quitar o financiamento e, provavelmente, com um ganho em rendimentos que inclusive superou os juros da financeira.
Portanto, prezados, fica uma lição de que os juros nem sempre são os maiores vilões, basta apenas saber lidar com eles. Não que as taxas no Brasil não sejam abusivas, longe disso! Sei que apostei e apostei alto. Mas meu caso é só pra demonstrar que, algumas vezes, quem financia sabe o que está fazendo.
Moral da história: sou o cara da foto que vai pagar R$ 52.000,00 num Fiesta 2008, mas está feliz da vida com isso, pois acabou “pagando menos” do que se tivesse feito o negócio à vista.
na.ss.er
31/05/2009 as 13:34
Compensar um lucro com um prejuízo não é exatamente “consertar” o segundo.
É igual dizer “paguei 70 mil num Prisma, mas nesse meio tempo trabalhei bastante e hoje meu saldo continua positivo.
No fim das contas, deu um rio de dinheiro pro banco do mesmo jeito.
Daniel Alves
1/06/2009 as 02:15
Nasser, acho que você não entendeu: meu dinheiro rendeu mais na bolsa do que se eu o tivesse utilizado para pagar o carro à vista. Não me interessa se dei dinheiro ou não pro banco, fato é que compensou não desembolsar a grana à época: fiquei com dinheiro em caixa (para uma possível eventualidade) e ele ainda rendeu mais do que os juros bancários.
Não quero dizer que é a melhor solução ou que os outros devam se arriscar assim. Só estou dizendo que o financiamento às vezes pode ser uma saída não necessariamente desvantajosa pro consumidor.
Abraços
Pit
1/06/2009 as 02:40
A ocasião que faz o ladrão.
Falar mal do governo, dos impostos, dos juros, é praxe em blog automotivo, o que faz desse tipo de blog um verdadeiro nojo. Porque se já não bastasse a opinião dos blogueiros e foristas, o blogueiro que posta, é sempre imparcial nas notícias e nas fotos, sempre generalizando e ditando o ton a ser seguido.
Dhaviix
1/06/2009 as 18:52
Que matéria polêmica héim seu Eber!!
Bom, eu acho que você foi meio agressivo (pois levo em conta que a coisa é pública). Penso como você e não entro em financiamentos (aqui está mais um). Já fiz até uma interessante planilha para um curso de educação financeira que mostra a furada que é…
Conheço pessoas que tem um bom carro (financiado) e mais nada na vida.
Mas mesmo assim passa um pouquinho de vasilina pq senão ofende a galera, rsrsrs.
Abraço!