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airbag Airbag e freios ABS: você também pode




Não estou falando de 2014, ano em que por lei todos os veículos no Brasil terão de vir de fábrica equipados com esses dois acessórios de segurança. Falo de 2010, de hoje, de agora. Eu sei que alguns vão dizer que nossos carros são caros, ultrapassados e que os equipamentos custam uma fortuna, etc. Mas infelizmente o nosso mercado é assim. Nós não compramos carros, nós pedimos esmolas nas concessionárias e ainda pagamos por elas.

Mas deixando de lado as críticas ao mercado automobilístico – e consequentemente à nossa política tributária – é melhor andar nesses carros equipados que saibam frear e tenham bolsas de ar para nos protegerem do que não terem nada disso. Acho que nunca vi nenhuma matéria dando ênfase a carros de entrada e/ou carros “mais baratos” – do nosso mercado – que venham com AirBag e ABS ou que sejam equipados como opcionais, dando mais esclarecimentos sobre as opções que temos.

É caro? Isso é relativo. O maior problema do brasileiro com o dinheiro não é só o baixo salário ou a falta dele, mas é não saber como usar esse dinheiro de forma mais inteligente e racional . Para se ter os dois equipamentos nesses carros é preciso desembolsar cerca de 2.100 à 2.500 reais na maioria dos casos. Estamos falando de itens de segurança que ajudarão bastante para diminuir os riscos de acidentes (ABS) e diminuir danos aos passageiros (AirBag).

Muitas pessoas que compram um veículo básico, optam por itens de conforto como ar e direção, mas também preferem equipá-lo com rodas de liga leve de 17” do que com itens de segurança. Ou então o famoso “paredão”. Um belo de um som potente com uma super tela LCD com DVD. Esse pode ser um post polêmico, mas que vai servir para quem têm interesse em segurança, para quem não sabe que esses carros podem ser equipados com esses itens, para quem já sabia mas não sabia os valores desses equipamentos e o seu preço final nos veículos, para quem acha que só os veículos chineses são mais interessantes para se ter AirBag e ABS e também para quem acha que esses itens não são importantes.

Nunca é tarde para mudar. Mas nesse caso mudar cedo faz toda a diferença. Aproveitando que dezembro é mês de aniversário do NA, eu resolvi presentear a todos com esse guia para que vocês possam pensar melhor e escolherem um veículo dando prioridade à segurança. Lembrem-se: ainda faltam 3 anos para 2014. Vejam o guia e parabéns NA!

Utilizando o “Monte Seu Carro” de sites de diversas montadoras, montei alguns modelos com AirBag e ABS. Para poder fazer isso, estipulei algumas regras para todos os veículos para que vocês possam compará-los de forma mais justa. A idéia é montar carros com pacotes de AirBag e ABS, colocando itens de conforto mais buscados (ar e direção) numa configuração mais barata possível.(Lembrando que nas concessionárias alguns modelos como Gol, Palio, Sendero, Fox, Agile, etc, estão com descontos de mais de 1.000 reais, que não foram repassados ao “Monte o seu” e consequentemente a esse guia.) Então para que fiquem padronizados todos os carros precisam ter:

• 4 portas;
• Pára-choques na cor do veículo (seja de série ou incluso como opcional);
• Pintura sólida;
• Ar condicionado e direção hidráulica (seja de série ou incluso como opcional) ;
• Motor 1.0 até 1.6.

Legenda: IS= Itens de série; IO= Itens opcionais; IOO= Itens opcionais obrigatórios para que o “Monte Seu Carro” aceite o pacote de AirBag e ABS.

Veículo: VW Gol 1.0 72cv (G) 76cv (A)
Preço: 37.180,00
Frete: sem informação
Garantia: 1 ano
IS=
IO= AirBag+ABS: 2.250,00 ; Ar condicionado: 2.675,00 ;
IOO= Módulo Trend com Direção Hidráulica: 1.870,00 (Chave canivete sem controle, Direção Hidraulica, farol duplo, preparação para som, spoiler traseiro, antena no teto, contagiros + hodômetro parcial ) ; Módulo Comfort 1: 185,00 (Alças de segurança no teto, console central, iluminação interna, cintos de segurança traseiros externos automáticos de 3 pontos) Módulo Comfort 2: 550,00 (Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, destravamento elétrico do porta-malas)

Veículo: VW Gol 1.6 101cv (G) 104cv (A)
Preço: 40.350,00
Frete: sem informação
Garantia: 1 ano
IS=
IO= AirBag+ABS: 2.250,00 ; Ar condicionado: 2.675,00 ;
IOO= Módulo Trend com Direção Hidráulica: 1.860,00 ; Módulo Comfort 1: 205,00 Módulo Comfort 2: 600,00 .

Veículo: Fiat Novo Uno 1.0 Vivace 73cv (G) 75cv (A)
Preço: 34.974,00
Frete: Incluso.
Garantia: 1 ano
IS=
IO= AirBag+ABS: 2.355,00 ; Kit Celebration 5: 4.390,00 (Ar condicionado, direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos, pára-brisa degradê, lavador e limpador do vidro traseiro, farol de neblina, desembaçador do vidro traseiro, predisposição para rádio, rodas aço 14”) ; Kit Young: 287,00 (Pára-choques dianteiro e traseiro e maçanetas na cor do veículo)
IOO= Volante com regulagem de altura: 82,00 ;

Veículo: Fiat Novo Uno 1.4 Attractive 85cv (G) 88cv (A)
Preço: 38.118,00
Frete: Incluso.
Garantia: 1 ano
IS=
IO= AirBag+ABS: 2.458,00 ; Kit Celebration 3: 3.990,00 (Ar condicionado, direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos, pára-brisa degradê, farol de neblina, desembaçador do vidro traseiro, predisposição para rádio)
IOO= Sem item obrigatório.

Veículo: Fiat Novo Palio 1.0 ELX 73cv (G) 75cv (A)
Preço: 37.754,00
Frete: Incluso.
Garantia: 1 ano
IS=
IO= AirBag+ABS: 2.459,00 ; Ar condicionado: 2.790,00 ; Direção hidráulica: 1.000,00 .
IOO= Kit elétrico: 775,00 (Travas e vidros dianteiros elétricos).

Veículo: Fiat Novo Palio 1.4 Attractive 85cv (G) 86cv (A)
Preço: 40.208,00
Frete: Incluso.
Garantia: 1 ano
IS=
IO= AirBag+ABS: 2.547,00 ; Ar condicionado: 2.900,00 ; Direção hidráulica: 1.000,00 .
IOO= Kit elétrico: 811,00 (Travas e vidros dianteiros elétricos).

Veículo: Fiat Novo Palio 1.6 Essence 115cv (G) 117cv (A)
Preço: 43.257,00
Frete: Incluso.
Garantia: 1 ano
IS= Direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos, faróis de neblina e computador de bordo.
IO= AirBag+ABS: 2.547,00 ;
IOO= Kit Attractive 7: 3.850,00 (Ar condicionado, rodas de liga leve 15” e minissaias na cor do veículo).

Veículo: Fiat Palio fire Economy 1.0 73cv (G) 75cv (A)
Preço: 34.119,00
Frete: Incluso.
Garantia: 1 ano
IS=
IO= AirBag+ABS: 2.459,00 ; Ar condicionado: 2.790,00 ; Direção hidráulica: 1.000,00 .
IOO= Sem item obrigatório.

Veículo: Fiat Punto 1.4 Attractive 85cv (G) 86cv (A)
Preço: 43.872,00
Frete: Incluso.
Garantia: 1 ano
IS= Direção hidráulica ; Travas e vidros dianteiros elétricos ; Computador de bordo.
IO= AirBag+ABS: 2.547,00 ; Kit Comfort: 1.231,00 (Ar condicionado, pára-brisa degradê, volante com regulagem de altura e profundidade.
IOO= Kit Evolution 1: 441,00 (Retrovisores externos elétricos, chave canivete com telecomando de abertura e fechamento de portas e vidros)

Veículo: Fiat Punto 1.6 Essence 115cv (G) 117cv (A)
Preço: 47.591,00
Frete: Incluso.
Garantia: 1 ano
IS= Ar condicionado ; Direção hidráulica ; Travas e vidros dianteiros elétricos ; Computador de bordo ; Faróis de neblina.
IO= AirBag+ABS: 2.547,00 ;
IOO= Kit Evolution 1: 414,00 (Retrovisores externos elétricos, chave canivete com telecomando de abertura e fechamento de portas e vidros)

Veículo: VW 1.6 101cv (G) 104cv (A)
Preço: 42.980,00
Frete: Sem informação.
Garantia: 1 ano
IS= Ar condicionado ; Direção hidráulica ; Destravamento elétrico de portas e porta-malas ; Computador de bordo ; CD Player com MP3 SD CARD Bluetooth.
IO= AirBag+ABS + Volante de direção em couro: 2.100,00 ;
IOO=

Veículo: VW Fox 1.0 72cv (G) 73cv (A)
Preço: 38.160,00
Frete: Sem informação.
Garantia: 1 ano
IS= Direção hidráulica ;
IO= AirBag+ABS: 2.120,00 ; Ar condicionado: 2.660,00 ; Módulo 4 portas: 1.510,00 ;
IOO=

Veículo: VW Fox 1.6 101cv (G) 104cv (A)
Preço: 41.020,00
Frete: Sem informação.
Garantia: 1 ano
IS= Direção hidráulica ;
IO= AirBag+ABS: 2.120,00 ; Ar condicionado: 2.740,00 ;
IOO=

Veículo: CHEVROLET Agile LTZ 1.4 97cv (G) 102cv (A)
Preço: 45.386,00
Frete: Sem informação.
Garantia: 1 ano
IS= Ar condicionado ; Direção hidráulica ; Travas de vidros dianteiros elétricos ; Piloto automático ; Rádio AM / FM /CD/MP3/WMA player, Bluetooth AUX USB ; Computador de bordo ; Alarme ;
IO= AirBag+ABS com EBD + Vidros traseiros elétricos + Faróis de neblina: 3.253,00 ;
IOO= Caso do Agile, AirBag e ABS vem junto dos equipamentos acima num único pacote.

Veículo: RENAULT Sandero 92cv (G) 95cv (A)
Preço: 44.140,00
Frete: Sem informação.
Garantia: 3 anos.
IS= Ar condicionado ; Direção hidráulica ; Travas e vidros elétricos .
IO= Pack Segurança: 2.650,00 (AirBag, ABS, Terceiro apoio de cabeça traseiro, volante em couro)
IOO= Caso do Sandero, AirBag e ABS vem junto dos equipamentos acima num único pacote.

Veículo: PEUGEOT 207 XS 1.6 Automático 110cv (G) 113(A)
Preço: 47.200,00
Frete: Incluso.
Garantia: 1 ano.
IS= Ar condicionado ; Direção hidráulica ; Travas e vidros elétricos ; Freios ABS ; Cambio automático)
IO= AirBag: 1.000,00
IOO=

Veículo: CITROEN C3 1.6 Exclusive Solaris 110cv (G) 113cv (A)
Preço: 43.800,00
Frete: Incluso.
Garantia: 1 ano.
IS= AirBag ; Freios ABS com EBD + AFU ; Ar condicionado ; Direção hidráulica ; Travas e vidros elétricos.
IO=
IOO=

Veículo: CHERY Face 1.3 84cv (G) –cv (A)
Preço: 31.900,00
Frete: Não incluso.
Garantia: 3 anos.
IS= AirBag ; Freios ABS com EBD ; Ar condicionado ; Direção hidráulica ; Travas e vidros elétricos ; Alarme ; Sensor de ré ; CD Player MP3 USB ; Rodas de liga leve 14”
IO=
IOO=

Veículo: CHERY Cielo 1.6 119cv (G) —cv (A)
Preço: 42.900,00
Frete: Não incluso.
Garantia: 3 anos.
IS= AirBag ; Freios ABS com EBD ; Ar condicionado ; Direção hidráulica ; Travas e vidros elétricos ; Alarme ; Sensor de ré ; CD Player MP3 USB ; Rodas de liga leve 16”
IO=
IOO=

Veículo: LIFAN 320 1.3 88cv (G) –cv (A)
Preço: 29.980,00
Frete: Não incluso.
Garantia: 3 anos ou 60.000km (O que ocorrer primeiro)
IS= AirBag ; Freios ABS com EBD ; Ar condicionado ; Direção hidráulica ; Travas e vidros elétricos ; Alarme ; CD Player ; Rodas de liga leve.
IO=
IOO=

Os Sedans com AirBag e ABS:
*Chery Cielo Sedan 1.6: 42.900 – Pelo mesmo valor do hatch você leva mais espaço para a bagagem.
*Lifan 620 1.6: 39.980 – Completo com bom espaço interno e design com misturas (Frente de BMW 320i, traseira de 300C e lateral de Corolla).
*VW Polo Sedan 1.6: 46.280 – Com ar, direção, CD Player , computador de bordo e destravamento elétrico das portas.

OBS: Os modelos que não foram citados como Ká, Celta, não podem ser equipados.

Texto de


  • Fúlvio S&

    compra besta!! ai tu vai ver o que é bom quando ele tiver com 1ano de uso…

  • Thgfelipe

    é os China quebrando as Pernas das " Nacionais". P/ min o que mais se destacou foi o Uno.

    • Fanboy_odeio_Paneton

      Falou bonito. O Uno e Palio Fire são os mais baratos………… dos conhecidos……..

      vale lembrar que a Chery Face embora seja a mais barata, mas ainda tem um agio………….. vem mais equipado, com mais motor, mas dá pra ver que a Fiat está com medo dos chineses. Alias teve essa reportagem no FOlha de SP de ontem, falando sobre os medos da Fiat e Volks…………..a GM já faliu mesmo. kkkkkkkk

      Chery Face, Motor 1.3, duplo airbag, freios abs com ebd, farois de neblina dianteira e traseira, ar condicionado, direção hidraulica, sensor de estacionamento, cd,mp3,ipod, vidros eletricos, retrovisores eletricos, rodas de liga leve, 3 anos de garantia, etc etc.

      Chery neles.

      ==========
      Mas como eu acho o Uno bunitinho, eu ficaria numa louca duvida. Alias, falando bem sensato, tem que levar em consideração a desvalorização, o seguro, o consumo, o financiamento, os juros. Creio que tudo isso é importante pra definir o real valor final, e seu custo beneficio.

      • Leandro1978

        Eu não li esta reportagem da Folha, parece ser interessante, mas se elas estão "com medo" não seria o caso de baixarem seus preços para, não digo ficarem iguais aos chineses, mas pelo menos mais competitivos, ainda que um pouca mais caros? Cito isso porque o brasileiro, bem ou mal, dá muito valor a marca, algo que os chineses ainda não têm (acredito que irá acontecer o mesmo que aconteceu com as japonesas e coreanas). Assim, pelo menos em um primeiro momento as "grandes" continuariam dominando o mercado, mas pelo menos, pagaríamos menos.

      • mr_pereba

        não vi esse ágio que vc ta falando…..vi concessionárias e anuncios no Paraná e Santa Catarina oferecendo por esse mesmo valor anunciado, o frete gira em torno de 2000, mas creio que com uma boa negociação vc até tira o frete….

        entre Uno e Face, com certeza iria de Face, mas de todos da lista ficaria entre Cielo e Punto….e olha que não sou Fanboy Chinês! rsrs….apenas estou deixando de lado preconceitos…..

        • Fanboy_odeio_Paneton

          E voce chama 2mil de frete?? Pra mim isso é gula.

          Além do mais, o Face foi anunciado como 29900,00. Subiu pra 30900,00, e agora está 31900,00. E ainda com a porcaria do frete nojento vai pra 33900,00. Ou seja, 34mil??? Bahhhhh!!!!. Odeio montadoras que vende sem por o frete incluso.

          Cielo a mesma coisa. Na epoca anunciado por 39900,00, depois subiu pra 40900,00, depois 41900,00, e tome 42900,00. Ué, o dolar cai e o preço sobe??? É por isso que o Cielo não consegue nem vender miseros 200 unidades por mes. Bem feito.

    • leoofls

      o 207 basico ,em todas as versoes agora oferece airbag como opicional ,nao so o automatico!!

      • D_Millan

        Mas só o automático oferece ABS. Outro exemplo é o Picanto que tem ABD porém não tem ABS.
        Como eu digo: "Se a grana está curta, no mínimo opte pelo ABD, afinal a sua vida não tem preço"

  • CleitonCarneiro

    Um problema se se equipar um carro com vários opcionais é que na hora da venda ele vale igual a um básico, assim sendo, um mal negócio. A tabela fipe por exemplo,avalia em relação ao carro base (sem nenhum opcional).

    • JosePedrosa

      Ter AirBag e ABS num carro desses não é um problema, é uma solução.

    • fredggp

      Mas você compra ele mais equipado para desfrutar do conforto. Comprei meu carro bem equipado (uma loucura, sei), mas comprei pensando em mim. Aí você pensa "é melhor comprar um que já venha sempre equipado de série". Este na maioria das vezes desvaloriza bastante também, ou até mais.

    • Thgfelipe

      mau negócio é vc precisar de um freio e suas rodas travarem, ai vc tambem vai lembrar que era um mau negocio ter Air-bag.

  • rlesposito

    Eber, ficou faltando o nome do autor do texto: " Texto de…."

    • R2_

      Ficou faltando Kia e Hyundai… Isso mostra como as "duas" coreanas estão comendo mosca no nosso mercado.
      O que custava por ABS no picanto? mil reais? dois mil? Eu pagava…

  • totorocho

    O problema das pessoas não comprarem carro com airbag e abs é que não podem mostrar pra o vizinho. Então pra eles é mais importante comprar umas rodas aro 17 ou uma tela DVD para mostrar que para salvar sua própria vida

    • lucasfs87

      [2] – e outra coisa: revenda. ninguem da valor ao carro com esses itens na hora da revenda. comprei meu clio usado e o air bag foi essencial para definir minha compra. hoje estaria sofrendo num calor de 50º se tivesse escolhido um popular mais novo e mais pelado que meu clio completo

      • SeuCanalha

        Mais garanto que vende muito mais rápido, pois segurança é um argumento muito bom de venda ! ! !

  • dark_sat

    Recentemente compramos um VW SpaceFox, do modelo básico com AirBag e ABS. Quando o carro veio, 3 meses depois, fiquei sem palavras ao ver que pagamos 3 mil de acessório para sequer vir com freio a disco atrás. Achei um absurdo.
    Outra "economia" que fizeram, foi no suporte do módulo do airbag do passageiro, que fica carinhosamente sacudindo e fazendo um barulho metálico, que ao ser arrumado, criou novos barulhos no painel.
    Resumindo, pagamos 50 conto numa carroça. Destes, quase 20 conto estão embutidos em impostos. É interessante ver a nota do veículo, que saiu da Argentina com preço de 30 e poucos mil reais (incluindo os impostos da Argentina) e entrou no Brasil para custar 50 conto. Lamentável.

    • fredggp

      É, mas o Fit também tem freio a tambor atrás. O Polo tb. Na verdade não me lembro de um carro compacto com disco na traseira. Alguem se lembra ?

      • hal_cwb

        207 HB e 207 Passion tem disco nas quatro rodas (ventilados na frente e sólidos atrás)…

      • dark_sat

        Golf tem, e é da mesma montadora, na mesma faixa de preço. E a SpaceFox passa longe de hatch.

    • Fanboy_odeio_Paneton

      Parabens.

      Não é todo dia que se vê num forum brasileiro alguem falar mal do seu proprio bem material.

      Bem, eu acho o SpaceFox (modelo anterior) bonito. Mas como eu sempre digo, Volks, GM, e Fiat é tudo carroça. Creio que nessa categoria era melhor um Renaut Megane Grand Tour por R$44900,00 (promoção). Airbag e ABS incluso. Se bem que o Megane Sedan tinha alguns problemas, mas não sei como anda o Grand Tour.

      Quanto ao freio a disco, o Nissan Sentra basico tambem não tem na traseira…………. sei lá, nao sei ate que ponto isso é importante. Pois o Astrossauro freia bem melhor que qualquer carro que eu ja pilotei em toda minha vida.

      • dark_sat

        O carro em sí é muito confortável e espaçoso para a faixa de preço. O carro é do meu pai, e como viajamos freqüentemente, fica muito complicado comprar um carro que só tem consencionarios em alguns locais privilegiados, caso da renault e outras marcas. A exemplo, a cidade mais próxima de onde moramos com uma autorizada renault é a 100 km.
        Mas isso é questão de gosto, pois meu tio tem um megane sedan. Aqui no Brasil carro é tudo carroça, especialmente estes chineses, esse zuzuzu e de serem "completos" é só ate os que compraram um venderem, aí vão sentir o furo da bala. Se lês fossem tão bons e melhores que nossas carrocas, eles seriam no linimo o mesmo preco ou mais caros, e nao com precos bem inferiores, de algum lugar esta economia saiu, senao, um Maybach nao custaria 500 mil dolares (nos eua), não é mesmo? Pagamos caro, mas o valor de revenda vai ser bom, vai vender fácil e o carro não é tão ruim, poderia ser muito melhor, é claro, mas essas carroças irão persistir ainda por muitos anos.

      • eds2010

        Até que ponto é importante?

        Bem… imagina que vc tem 4 discos de freio atuando sendo que atuam com o destravamento. Alguns carros tem inclusive o dianteiro ventilado para evitar fadiga (que inclusive o Golf jurassico tem superior a muitos carros mais modernos por exemplo) e enquanto esses com freio a tambor atuam apenas com os freios dianteiros (anti travamento).

        Na pratica, o maior motivo é a metragem menor para a frenagem. E a maior segurança de semanter o carro na mesma trajetoria.

        • dark_sat

          ABS nunca não foi feito para reduzir espaço de frenagem e, na maioria dos terrenos, esse espaço é maior. O ABS foi desenvolvido para fazer manobras pisando no freio, como por exemplo, para desviar de outro carro, de um pedestre ou outro intepérie na pista, sempre pisando fundo no freio, que vai fazer o pedal vibrar. Acho que seria muito importante o NA publicar uma matéria sobre como é que o ABS funciona, por que foi desenvolvido e casos de uso, mostrando como se usa ele.
          A maioria das pessoas tem ABS e não sabem usar, quando o pedal começa a trepidar (o ABS agindo), muitos tiram o pé pois acham que é um problema ou se assustam.

          • SeuCanalha

            Eds2010,

            O ABS tb atua no freio a tambor ! ! ! Seja ele dianteiro, traseiro, no meio hahaha

            Na prática o que importa é se o carro é bom de freio e se o ABS cumpre a funcão de manter a trajetória ! ! !

            Se é disco ou tambor, vai mudar a aparência e o preço e periodicidade da manutenção, com vantagem para o tambor no quesito custo ! ! !

  • Witel

    quando eu comprei meu carro… eu sofri pra achar um carro que tivesse abs e airbag.. em 2006… tinha um na concessionária
    com rodas, Couro e som original… a vendedora tentou me empurrar aquele.. que não tinha abs e aibag, vi os preços dos respectivos opcionais e fiz uma avaliação do preço
    rodas de L.L original = 1.250,00
    Couro = 1.500,00
    e o som original 1.000,00
    paguei 500 reais a mais e não peguei com nada disso.. preferi pegar com abs e aibag- qdo eu falei o pessoal quase me matou… falando que era bestera…
    hoje pelo que eu to notando as pessoas estão criando já uma certa consciencia… (pelo menos as pessoas que eu convivo)

  • SLABTOMAS

    Cabe ressaltar que não é verdade atribuir todo o preço do veículo brasileiro à carga tributária. Se fosse assim, GM e FIAT brasileiras não estariam salvando suas matrizes no exterior. O fato é que o lucro no Brasil é muito alto e esse procedimento é mais antigo e perverso que a falecida inflação brasileira.
    Que venham os chinas para detonar esse novo processo de valoração no Brasil.

    • dark_sat

      Concerteza a carga tributária é tão alta quanto o lucro. Se esses recursos fossem utilizados de maneira adequada, seria uma coisa, mas não vivemos andando em estradas esburacadas, mal sinalizadas e etc.

  • Gsvieira

    muito boa materia, da pra ter uma noção melhor do que cada modelo oferece e seus respectivos preços

  • wallisonlemos

    Ótimo texto, parabéns a quem o escreveu, seja quem for! ^ ^
    Agora, espero que esse monte de montadoras que estão chegando no Brasil ajudem realmente a aumentar a competitividade e a qualidade das carroças oferecidas aqui. Itens de segurança deveriam nem ser opcionais, e sim obrigatórios. Afinal de contas, temos um dos trânsitos mais violentos do mundo, e certa parcela de culpa para que a estatística de mortos e ferido graves seja tão alta, é em decorrência das péssimas condições de segurança que temos no nossos carros. Pensem nisso!

  • maquila

    Após dos testes do Latil Ncap, especialmente o do Peugeot 207 que o carro com airbags obteve apenas 2 estrelas, creio que apenas a obrigatoriedade para 2014 não resolve o problema de segurança. As fábricas encontram outras formas de economizar, deixando os carros inseguros.
    A consientização pode demorar mas o processo esta iniciado.
    Tenho dois colegas que desistiram do 207 depois do teste. Esta é a filosofia e devemos apoiar para expandir testes de segurança com ampla divulgação na midia.

  • misterbass

    Ainda sou fã dos usados, da pra achar alguns bem equipados com bons preços…..

    • _Hofmann_

      alguns não, muitos usados. e se tiver dinheiro na mão, melhor ainda, pois as agências estão querendo vender de qualquer jeito, pois com o crédito fácil, a venda de usados caiu demais. pra você ter ideia, paguei 32mil na minha fielder 2005 há 3 meses, à vista e como eu tinha um volvo s40 T5 2005 (também comprei usado), que valia 60mil, ainda me sobrou uma graninha boa. muito melhor custo-benefício do que qualquer 0km. hoje em dia, com 43mil se compra um vectra elite 2.4 ou até um passat 1.8 T… eu não pagaria isso em um popular nem se estivesse louco.

  • LRDS2004

    Desde 2006 não compro mais carro sem ABS e AB.
    O problema maior é ter que esperar 30 ou até 60 dias pra chegar o carro, pois nunca tem de pronta entrega.

  • BlueGopher

    Ótimo levantamento. Parabéns ao autor.
    Incrível como caíram os preços do ABS e airbag nos útimos 3 anos.
    Antes o pacote custava fácil, fácil, mais de R$ 5.000,00.
    Na época, deixei de colocar no meu carro por causa do preço.

  • Leosena

    Sinceramente acho que só em 2014 mesmo (quando se tornarem itens obrigatórios) pra essa cultura do brasileiro mudar definitivamente.

  • davi_auto

    um amigo meu comprou um citroen C3 Exclusive Solaris e até agora ele não teve nenhum problema com o carro….. estou pensando em comprar um desse tbm… vale a pena?

    • Witel

      olha.. se tu tiver com vontade de ser dono de um posto.. hahahahaha
      eu tenho um cara.. bebe pra kct..

      • eds2010

        É verdade. O ideal se vc quiser comprar proximo do Solaris, é verificar uma versão com propulsor 1.6 porém manual. Infelizmente o cambio automatico explora mto mal a potencia do motor e faz vc gastar horrores. Esse mal tbm é do Pallas 2.0 apesar do cambio casar melhor, é beberrão tbm.

        Se for apostar na marca francesa, tenha consciencia que apesar da materia citar os poucos itens de serie, o C3 é muito mais completo que muitos carros comparados aqui. Só por precaução, verifique se o C3 atual tem freios a disco tambem na traseira. Ouvi reclamação que apesar de freios ABS, atras é tambor e pode prejudicar a frenagem em uma emergencia.

        Abraços

        • Witel

          nenhum c3 apartir do ano de 2009 vem com freios a disco atrás, eu tinha um 2006 e troquei por o automatico, e eu notei uma diferença grotesca no sistema de freios, mas em compensação a suspensão ficou ótima.. mas agora o consumo.. eu juro que dá vontade de chorar…

  • Vitão

    Sobre os carros chineses, uma coisa é ter o acessório no carro já de série com o preço em conta, a outra coisa é ver se ele realmente vai funcionar com eficiência durante um acidente…..

    CARRO BÁSICO no Brasil deveria vir como ITEM DE SÉRIE no mínimo os seguintes itens:

    - Ar Condicionado
    - Trio Elétrico
    - Direção Hidráulica
    - Freios ABS
    - Air-Bag frontal
    - Freio a disco nas 4 rodas

    Mas sonhar é bão…..

    • eds2010

      Mesmo assim… vc está certo e concordo com vc. Infelizmente o governo não obriga, pq o que depender do brasileiro…. vai demorar.

    • rafthehay

      Concordo quase na totalidade, diria que de "não obrigatório" em minha opinião apenas o trio elétrico (você tá contando ele com retrovisor elétrico, né? Que tem gente que chama alarme de parte do trio) e o freio a disco nas 4. o tambor na traseira supre perfeitamente as necessidades da maioria dos carros, lembrando que ele tem a mesma potência que um normal, perde apenas no fading.

      • tandre_br

        Exato. Supre perfeitamente se for bem dimensionado e calibrado.

    • Fanboy_odeio_Paneton

      Se não funcionar, dá pra processar por Homicidio Culposo.

      Mas falar nisso, basta ver os Hyundai i30 que não funciona o ABS e nem o Airbag. Dá um pulo nos foruns do i30…….. o que tem de i30 que nem capotando aciona o airbag não está no gibi.

      • RenanJuca

        agr entendo pq no começo do ano, um amigo meu capotou o carro dele, numa batida com um i30 e esse nem disparou o airbag. cheguei ate pensar que nao tivesse, mas fui conferir e ao chegar perto vi tinha escrito "srs airbag". pensei que fosse um caso isolado, mas agr vejo que nao é.

        • landocar

          tenso… amigos, algum de vcs sabe me dizer o q quer dizer esse srs do airbag?

          • Alesr50

            Supplemental Restraint System = Sistema de Restrição Suplementar

      • tandre_br

        Se for com airbag dianteiro só, não é pra abrir capotando mesmo.

      • SeuCanalha

        Não está no gibi foi boa, fazia mt tempo que não via/ouvia. ! ! ahhaha

  • torresrafa1

    O 11º modelo, não especifica o modelo do carro, está somente "Veículo: VW 1.6 101cv (G) 104cv (A)".

    Bela matéria, percebe-se uma diferença entre os preços nacionais em comparação com os chineses.
    E eu achava que eram poucos os modelos, principalmente os de entrada, que tinham como opicionais Air bag e ABS, agora vejo q não.

    • SeuCanalha

      Provavelmente um Polo Hatch!

  • RBuriti

    eita saudades do CLIO que era o UNICO POPULAR com AIR BAG de série desde a VERSAO mais BASICA!!!

    • lucasfs87

      por isso comprei o meu usado! o fato de ter air bag foi decisivo na hora da compra

  • spok

    colocaria um picanto ai na lista tbm. Ótimo C x B.

    • eds2010

      Nao foi colocado justamente por nao oferecer nem como opcional o ABS.

  • GMV

    Se as montadoras nacionais (eu não me refiro as importadas) incentivassem, seria ótimo.

  • andrefrade

    Faltou o symbol de 39 mil 1.6 16v com air-bag duplo

    • eds2010

      Nao foi colocado justamente por nao oferecer nem como opcional o ABS. (para esse modelo)

      • tubainas

        Symbol pode ser equipado com Abs por mais R$ 1500 .

        O preço do Lifan e Chery estupra o resto .

        Um bom CxB agora está o Megane GT e o i30 neste fds por R$ 48.900 .

        .

      • Fanboy_odeio_Paneton

        Alias, acho que o Symbol antes tinha opicional de ABS………

        • eds2010

          Ele tem na versão expression como opcional e de serie na privilege. Agora eu digo… QUEM ENCONTRA um expression com ABS? se vc ver … eles nao vendem pq vale mais a pena pular para o modelo privilege.

  • Leandro

    Se estiver vivo até lá – sou atento, cuidadoso, etc. – vou comprar carros com esses itens só em 2015. Espero que o preço esteja mais ameno. Enquanto isso, incentivo a todos comprarem carros com esses itens, pois assim vai barateando. Já gastei uns 1k após comprar o carro com itens menos importantes, porém alguns foram escolhidos pela segurança e conforto. Tentei comprar com Air-bag, mas há dificuldade em encontrá-los nas concessionárias. A questão da desvalorização por ser opcional também contribui.

  • Ruan_C

    Nos EUA esses itens são obrigatórios desde 1998, e agora estão aprovando (ou já aprovaram) uma lei que obriga câmera de ré em certos tipos de veiculos (post do NA de algumas semanas atrás).

    Aqui na terra tupiniquim, só em 2014 a "dupla" vai virar obrigatória, e tem gente ainda que não dá importância a tais ítens. E as montadoras exploram com preços altos quem se peocupa com segurança…

    • rafthehay

      Pior ainda é a comparação com a europa. Lá airbag sequer é obrigatório, mas os clientes exigem então se tornou de série em todos os carros (menos alguns artesanais, especiais, etc.)

  • JosePedrosa

    A galera ta perguntando de quem é o texto porque faltou colocar. Coloca "José Pedrosa (Leitor NA)".
    OBS.: Tem um veiculo VW que tá sem o nome…. é o Polo. Alguém acrescenta por favor. Valeu.

    • pablogarcia

      Obrigado pelo texto. Muito bom e ajuda a conscientizar as pessoas para terem carros mais seguros.

      • JosePedrosa

        De nada Pablo. Eu até obrigo todos os passageiros a andarem de cinto no ciclo urbano. Cinto não é enfeite! rs

  • cristian_sp

    que carro é esse? e tem um "sendero" ai no meio do texto tb….

    Veículo: VW 1.6 101cv (G) 104cv (A)
    Preço: 42.980,00
    Frete: Sem informação.

    acho que faltou informação ….rs….

    • JosePedrosa

      É o Polo.

    • FernandoVW

      Sendro luminoso kkk
      Faltou colocar a Renault Grand Tour, com ABS, AirBags, Disco nas 4 rodas, barras de proteção lateral, piloto automático, cintos com pré-tensionadores entre outros: R$49,500

      • cristian_sp

        então o autor , José Pedrosa já informou …é um POLO! …e esse renault tem um custo benefício muito bom ….mas já está longe dos "carros de entrada" chegando nos 50mil ….rs…uma pena ….

        • FernandoVW

          É só que alguns dos "carrinhos de entrada" citados quando adicionados os opcionais ABS+AirBag chegam bem próximos desse valor (lembrando que na GrandTour é tudo de série)

          • dnlbianchi

            Esqueceram tb do 307… a 48k… com air bag, abs e teto solar…

            Agora eu digo…. as pessoas não compram esses equipamentos de segurança pq não querem usar…

            Sábio foi Jeremy Clarkson que disse: "se querem um transito mais seguro não coloquem airbags… mas coloquem espadas presas ao volante, apontando para o motorista" (infelizmente isso funcionaria por aqui)

          • JosePedrosa

            Fernando, eu dei preferência aos Hatchs e coloquei alguns sedans no final pra ter uma noção também.
            Mas a GrandTour é um ótimo custo benefício.

  • Duda1565

    Bota mais R$ 3.000,00 e leva uma Megane Grand Tour!
    Lógico que já vem com ABS e Air-Bag…mais roda 16", direção elétrica, ar automático digital, espaço de sobra, etc…opções há, basta procurar!

  • eds2010

    *VW Polo Sedan 1.6: 46.280 – Com ar, direção, CD Player , computador de bordo e destravamento elétrico das portas.

    Pode até constar na internet esse valor com esses itens. Mas na realidade, ele só receber se for na versão Comfortline de R$52300.

  • Silas Coul

    Posso dar um exemplo pessoal da importancia dos itens de seguranca do Brasil. Comprei ha 2 meses um voyage 1.6 imotion completo e inclui airbag e abs. O vendedor disse que ia demorar pra chegar ja que eu era o primeiro que pedia esses itens. O mesmo me falou que ninguem pede, pois preferem colocar acessorios de beleza. Um outro pequeno asno vendedor me disse: posso dar uma sugestao? ao inves de colocar airbag e abs, pq vc nao coloca o ar digital, uns cromados e comandos pra troca de marcha atras do volante? fica muito muito bonito e legal. Esse eh o pensamento da absoluta maioria dos compradores!

  • Duda1565

    O problema de ter ABS é que você sempre freia olhando pelo retrovisor, pois em 99% dos casos, o carro de trás não tem ABS….quahnquahnquahnnnnnnnn

    • tandre_br

      ABS não reduz a distância de frenagem por si só.

      • Duda1565

        Ah não? Pisa no freio "no susto" com e sem ABS, e verá se muda a distância ou não…

  • lucasfs87

    tem muita oferta hoje, nao vai ser dificil encontrar aquele "raro especime", completo, bem cuidado e inteiro

  • straderoo

    Eu fui em uma concessionária da Chery conhecer o o Face e o Cielo de perto, confesso que me surpreendi com os carrinhos, o pessoal fala de acabamento ruim, realmente tem pontos que ficam a desejar, como porta mala desalinhado (face) e o porta óculos com a tampa quebrada (tiggo). Mais com uma garantia de 3 anos sem limite de KM e preço tabelado de revisão eu me empolguei.

    Afinal, as nacionais não estão tão melhores assim, vide um Fiat Idea 1.4 novo modelo, que nem sei quanto custa mais certamente é mais caro que um Face, também vim de fabrica com defeitos de acabamentos.

  • lucasfs87

    customização na linha de produção = mais e mais recalls… perigo ate de nao funcionar. o mais oportuno é comprar o usado completo, que se tiver recall, ja foi feito, será um carro melhor e hoje é mais facil achar um bom

  • scaniattt

    O custo benefício do Novo Uno completinho é excelente, o carro só tinha que melhorar muito em acabamento.

    Pelo que pude perceber, os VW completos são bem salgados, muito embora o que menos agrada no preço seja o Agile.

    Enfim, é uma briga difícil. Por R$ 40.000, vale bem à pena procurar um seminovo completinho do que ir nessa turma 0km.

  • _Rafael

    E quem tem só 10 ,15 mil??? Nessa faixa de preço, tirando o Clio, só tem importado e carro de manutenção cara (tirando um palio 16v, um corsa TOP, etc.) Ai fica difícil…

    • tandre_br

      Nessa faixa de preço, eu iria de importado mesmo, sem dúvida. Tem uns legais de manutenção tranquila, tipo Peugeot 306, por exemplo.

  • fudencio10

    Fatou o picanto

    R$33,900

    Conveniencia:
    Vidros,retrovisores e travas eletricas
    Repetidor de pisca no retrovisor
    Abertura interna tanque de combustivel
    Bancos traseiros bipartidos
    Radio c/ entrada p/ ipod e usb
    Volante com regulagem de altura
    Ar condicionado
    Volante e alavanca de cambio forradas em couro
    Direção c/ assistência eletrica
    Airbag duplo

    Mas não conta c/ abs…talvez por isso tenha ficado de fora.

    • JosePedrosa

      Exato… rs. Uma pena né. Nada que 1mil a mais não resolvesse….

  • marciors01

    O problema é o tempo de espera, ao menos aqui no sul nunca vejo para pronta entrega carros com abs e airbag, é preciso encomentar, quando encomendamos são perdidos os descontos promocionais.
    Determinado carro custa R$42k na tabela mas é vendido normalmente por R$38k, isso é comum, quando encomendamos com airbag e abs ele passa para R$42k + o valor do abs e airbag.
    O aumento que deveria ser de R$2.5k, aproximadamente, na verdade costuma ser bem maior, por este motivo é que totalmente favorável à obrigatoriedade, hoje acredito que somente picanto e symbol vem com airbag de série, e não compreendo como o symbol vende tão pouco, R$38k por um carro com motor 1.6, bom acabamento, bom acerto de suspensão, desempenho decente e airbag, além dos três anos de garantia e revisões baratas.

  • René

    Muito boa a reportagem.

    Novo Uno na cabeça

  • marciors01

    O symbol expression tem dois opcionais, pode receber freios abs por R$1590 e cd player com comandos satélite + pc de bordo por R$590, aqui no RS o básica custa R$37900, provavelmente encomendando com abs o preço seja o cheio, R$40.500 + o valor dos opcionais.

  • marciors01

    A grantour vem com direção elétrica com 16 graduações de peso, ar digital, abs com ebv, airbags duplo estágio, cintos de segurança com pré tensionador, porta luvas refrigerado com 17 litros, pc de bordo, som mp3 com comandos no volante, muito espaço, silêncio e conforto, vidros elétricos nas quatro portas com um toque para cima e para baixo, travas elétricas que controlam também o porta malas e reservatório do combustível, espelhos elétricos, faróis de neblina, rodas de liga, piloto automático, sensor crepuscular e de chuva.
    Este carro custa hoje mais barato do que um polo com ar mecânico, direção, vidros, travas, abs e airbag, custa menos também do que uma spacefox com os mesmos equipamentos.

  • FrankBR

    Qual o carro descrito logo abaixo do punto 1.6? Veículo: VW 1.6 101cv (G) 104cv (A). O Polo de entrada não tem preço no “monte o seu” e também não encontrei air bag e abs ou algum modulo de segurança com esses itens pra ele.

  • SauloPms

    Faltou o Symbol.
    Na versão mais barata (uns R$ 39.000,00) de série vem Airbag, Ar Condicionado Digital, trio elétrico, etc.
    Freios Abs custam R$ 1.500,00

  • Cil

    Faltou o Ford Fiesta aí! Por 38 mil você leva para casa o pacote completo, mas o "kit segurança".

    Aliás, falando em kit segurança, o grande problema das pouco sérias fabricantes locais é que os "kit segurança" vem sempre atrelado a alguma outra coisa. Tente pegar um gol, palio, uno ou fiesta, só para ficar nos hatchs, pelado e colocar o kit segurança. Não vai! Porque que eu não posso comprar um carrro pelado e adicionar só o ABS/AB já que a grana é curta?????????????????

    Para mim é uma incógnita completa o fato de a Kia BR, que vende o único carro automático 1.0 do Brasil, e que tem AB e ABS lá fora, capar o ABS para vender o carro aqui. Eu pagaria sem reclamar mil reais a mais no carrinho com este item. Vai entender!

    • landocar

      verdade. principalmente a vw. ja testei montar o gol e fox da forma q foi feita aqui, mas só procurei ar cond.(ou vc vira carne assada), abs e airbags. q parto! o configurador começa a exigir pacote isso, pacote aquilo, o gol pra aceitar airbag e abs teve q colocar quase 5000 reais a mais em equipamentos. ja gostei mto da volks, mas ela se esforça de verdade pra sair do coração da gente.

    • tandre_br

      Eu já vi Palio pelado só com airbag/abs!

      • Cil

        Nenhuma das montadoras "nacionais" oferece AB e ABS puro para TODOS os seus veículos, independente da categoria ou preço, nem a Fiat. Acabei de simular lá no site. O Palio (fire ou normal) mais simples permite que você adicione só o HSD, mas no novo Uno, se pegar o mais simples – Uno Vivace, ABS e AB só com volante com regulagem de altura e um dos kit celebration (2 ou 5). Ou seja, depende do veículo!

        Na VW, Gol 1.0 pelado + ABS + AB só com adição de kit (são listados lá no site III, IV, VI ou módulos com direção hidraúlica).

        Na Ford, essa então, vixe! ABS e AB só para o Fiesta e embutido no kit top top. Nada de ABS/AB em qualquer das versões intermediárias dos kits.

        Obs.: Estou me referindo, é claro, aos carros de entrada de cada marca, que oferecem o item. O KA só tem AB.

  • TallWang

    Ué??? Cadê o LOGAN?? Tb tem versão 1.0, mas com ABS, AIB, DH, VE, AC…

  • Joao_Melo

    esqueceu do logan. por 42000 ele vem co motor 1.6, air, bag, abs, som com controle na direção. entre vários outros itens. completíssimo. é mais barato que o sandero.

  • lfsm

    quero so ver como as montadoras vão fazer para adaptar alguns modelos que hoje n tem esse item como opcional. ai o bicho pega
    obs a kombi guerreira vai se ver nos trancos lkkkkkk

  • federaledu

    Fica a dica, carro sem ABS vc motorista, bombe várias vezes o pedal de freio e embreagem ao mesmo tempo e bem rápido, as rodas não travam.

  • caminha_adv

    Brilhante iniciativa do tópico.

    Mas partamos pra nossa triste REALIDADE aqui das capitais do Nordeste.

    Infelizmente, nem só da TABELA vive a negociação de um automóvel.

    Numa breve comparação, uma negociação de um carro encomendado custa, geralmente, mais do que o carro igual disponível no estoque da concessionária.

    Se você for procurar um INEXISTENTE POPULAR com AIRBAG e ABS, se tiver algum na concessionária, muito provavelmente vai ser aquele de último catálogo, que inclui itens "high tech" e outros mimos, ou seja, completos e caro, o que restringirá a compra do popular "completo" (ar, direção, vidro e trava) para a grande massa dos consumidores daquele modelo, que se fosse pra gastar muito, partiria pra um modelo melhor. Nesse caso, esse hipotético popular só sairia do estoque com um bom desconto.

    Por outro lado, a encomenda de um veículo com tais itens pode significar um desconto a menos. Na prática, a loja tem mais interesse de tirar um dos N populares "completos sem abs" do seu estoque do que te conceder um desconto para encomendar um, o que pode significar um acréscimo real de bem mais do que o valor dos acessórios.

    Quando fui encomendar um Uno Sporting completo, vi minha negociação encarecer 2500 em relação aos preços de tabela dos Attrative 1.4 disponíveis, lembrando que de inúmeros, NENHUM tinha airbag. Ao final, tem-se um carro que, apesar de ser apenas 2500 reais mais caro na tabela, custará uns 4000 a mais na negociação.

    Por enquanto, só compensa pegar carro com Airbag e ABS naqueles modelos cujos itens são de série ou, caso você esteja com sorte, tenha um "popular não comprado" de bobeira no estoque.

  • lucasfs87

    esse cara é kojak! muito controle