Ecologia Europa FCA Governamental/Legal

Alemanha acusa FCA de fraudar emissões em motores diesel

fiat-500x-oficial-1

O governo alemão está acusando a FCA de utilizar um dispositivo que desliga o sistema de controle de emissão em seus motores diesel. As autoridades germânicas enviaram cartas para a Comissão Europeia e Ministério dos Transportes da Itália informando sobre o fato.

Os testes alemães mostraram que quatro modelos da FCA apresentaram aumentos incomuns nas emissões durante as avaliações e que comprovou-se que se tratava do “uso ilegal de um sistema que desliga o controle de emissão de gases de escape”, de acordo com a Reuters.

A Comissão Europeia diz que é de responsabilidade do governo italiano sanar as irregularidades e que os dois países precisam encontrar solução para o problema, não deixando de informar detalhes sobre o caso à UE.

Jeep Renegade

Segundo a revista WirtschaftsWoche, os alemães descobriram um “catalisador de óxido de nitrogênio especial, que está sendo desligado após alguns ciclos de limpeza”. Este estaria a bordo dos utilitários esportivos Fiat 500X e Jeep Renegade 2.0 Multijet, além da multivan Doblò com o mesmo propulsor, mas não foi informado o quarto modelo. O tempo de atuação do teste é de 20 minutos, mas o desligamento só ocorre após 22 minutos.

O governo alemão está criticando a FCA por não cooperar nas investigações. Mas, no geral, o problema pode estar afetando muito mais marcas, já que dos 53 modelos testados pelas autoridades locais, a maioria apresentou alterações, pois as montadoras estão utilizando além do permitido a chamada “janela térmica”.

Trata-se de um processo de desaceleração do controle de emissão para evitar a condensação em motores diesel nos períodos de frio, o que pode danificar os propulsores. Acontece que esse desligamento só deve ser feito em baixas temperaturas, mas as montadoras têm programado os dispositivos para atuarem em faixas mais elevadas de temperatura.

[Fonte: Reuters/WirtschaftsWoche]





  • Artur

    É a dona VW forçando as autoridades do seu país a tentar dividir o preju do Dieselgate com as outras montadoras! Rsrsrs

    • Renato Duarte

      Até a PSA tá no meio dessa bagunça,, normal que a Fiat esteja também. Um motor tão bom quanto os da linha Diesel moderna da VW na Europa,, não poderia ser o único a ter o software fraudulento.

    • Mario

      É revanche contra os EUA!!! Isso é GOLPE!!! rsrsrsrsrs

  • CharlesAle

    E a Alemanha(leia-se Volkswagen) dedurando a FCA..Que de gambiarras entende, também está burlando a lei..O fato é que, se for aplicada metade da multa que a VW levou, é o fim dessa empresa!

  • vicegag

    A Fiat bem que podia vender este modelo 500x aqui, acho muito belo.

  • jjmarcio2

    Queria ver se a FCA aguenta as multas que a Volkswagen tem pra pagar, só sei de uma coisa se mexer muito, vai aparecer varias marcas com essas adulterações nos motores a diesel.

    • Doccar

      Quero ver se os EUA vai destronar a Jeep como fez com a VW.

    • Renato Duarte

      É quase certo que se for investigar direitinho,,, muitas fraudes vão ser descobertas em outras montadoras.

  • Joaquim Grillo

    Mais uma kkkk

  • zekinha71

    Começou a rolar troca de chumbo, ou seria de poluição.

  • MarcioMaster

    Absolutamente NADA haver com a adulteração proposital e fraudulenta que a VW fez.

  • Murilo Soares de O. Filho

    O que não faz o desespero de um país (VW), acusam tudo e todos, típica mentalidade de povo “superior”.

    • Walter Augusto

      Cara, o Hitler morreu já tem 70 anos. Os Alemães não tem mentalidade de povo superior, eles tem atitudes de povo superior. Dá uma viajada pra lá que sua mente vai mudar radicalmente

      • Murilo Soares de O. Filho

        Cara, não me referi a Hitler, mas está tudo ligado, não preciso ir até Alemanha pra saber como eles pensam, presto serviço para empresa Alemã, sei bem do que estou falando, não sou baba ovo de país nenhum, só acho que a Alemanha sempre foi assim…

    • Renato Duarte

      Alemanha é cede das montadoras mais avançadas tecnologicamente. VW compartilha componentes com AUDI e PORSCHE , acha mesmo que a Fiat minuscula como é, não iria fraudar emissões visto que até as grandes fraudaram?? E é como o amigo abaixo disse,, eles não tem mentalidade de povo superior, eles tem Atitudes de povo superior. E olha que eu não gosto da Alemanha heim…

      • Murilo Soares de O. Filho

        Gosto dos carros Alemães, não disse o contrário, cara e eu não vou prolongar o assunto, não vai mudar meu pensamento…não quero criar discussões, só expus minha opinião.

    • Doccar

      Acusar sem provas? Acho q não.
      Lembre-se q quem começou a acusar foi o EUA.

      • Murilo Soares de O. Filho

        A questão não é nem provas, isso aquilo, aqui no NA, não pode dizer nada, que já aparecem os defensores dizendo isso aquilo, a verdade é que a Alemanha quer achar alguém pra dividir a conta, e isso ao meu ver é jogar sujo…Quando surgiu o o escândalo nos EUA, foi descoberto por uma instituição privada, só depois as autoridades americanas cobraram da VW, já a Alemanha, como foram descobertos, agora acham que tem o direito de acusar e cobrar atitudes das entidades a todo custo, é preciso haver regras claras e rígidas, mas isso deve ser consenso comum entre todos os países, uma entidade sem olhar para os benefícios próprios.

        • Ernesto

          Não entendo seu questionamento quanto ao governo alemão cobrar por investigação. Qual o problema disso? E se houver mesmo fraude dos motores diesel da FCA? Não é melhor que seja descoberto?

  • celso

    Será que os alemães também testaram os carros da VW ?
    Se tiverem testado, o que será que eles encontraram ?

    • Renato Duarte

      Se eu fosse presidente de uma montadora que é afetada por esse problema,, com certeza iria pedir testes em produtos da concorrência, é natural ver onde o rival está “acertando”.

      • Edson Fernandes

        Você pode até pedir, mas isso não irá livrar sua empresa dessa responsabilidade.

  • Se continuar assim daqui a pouco os governos vão ter que processar e fechar os órgãos que regulamentam e testam a emissão de poluentes de veículos. Brincadeiras a parte do jeito que está creio que ao menos precisa ser revisto os índices toleráveis de poluição para ver se eles são realmente plausíveis.

  • Compro Vidro de Perfume Vaziou

    Esta todo mundo melado de merda nesse Dieselgate, se não é por participação é por respingo que eles não se preocuparam em limpar

  • Guilherme Borella

    Agora que os EUA ligaram o ventilador, saiam de perto!!

  • CanalhaRS

    Com certeza que há outros fabricantes burlando a legislação, tanto em emissões quanto consumo.
    E já se falava em falcatrua da Fiat no ano passado, quando estourou o escândalo da VW.

  • ElBigode

    A Alemanha está se vingando do golpe que o governo americano deu na VW com o Dieselgate. Eles resolveram acordar para a guerra comercial e retribuir as “gentilezas”, prova disso foi a multa de 13 bilhões de euros que a Comissão Europeia aplicou na Apple em razão de benefícios fiscais ilegais. Não me surpreenderia se outra empresa americana aparecer enroscada em um pepino na Europa.

  • Diogo Oliveira

    Alemanha (Volkswagen) resolveu dedurar a coleguinha rival Fiat. Pra poder botar a culpa nela Kkkkkkkkk
    Tá certo que várias marcas podem ter fraudado os testes, mas alemães acusando a Fiat é uma baita de uma coincidência…

    • Murilo Soares de O. Filho

      A Briga entre VW e Fiat, não é de hoje.

      • Diogo Oliveira

        Na Itália, o carro da Google estava fotografando o local para colocar no Google Maps, aí os funcionários da Fiat estavam sabendo, foram lá na sede da Volkswagen Italiana e estacionaram um Fiat 500 na frente.
        Fiat, líder de zoeira

  • Martini Stripes

    todo mundo fraudava, todo mundo resolveu caguetar.