Europa Governamental/Legal Segurança Tecnologia Trânsito

Alemanha quer colocar “caixa preta” em carros semiautônomos

audi-a8-2016-driver-autonomy-1

De acordo com a Reuters, o governo alemão quer instalar “caixas pretas” nos carros com tecnologia de condução semiautônoma. O motivo são as falhas registradas em acidentes recentes da Tesla, que acabaram com uma vítima fatal.

Segundo o Ministério dos Transportes, o dispositivo registraria quando o piloto automático semiautônomo estaria ativado, assim como quando o motorista é solicitado a assumir o volante ou se este está alerta ao trânsito com comandos na direção, indicando ao sistema que está atento.

Com isso, a Alemanha está apurar rapidamente os acidentes envolvendo veículos com essa tecnologia e assim identificar os responsáveis. Em 2012, a NHTSA propôs caixas pretas em todos os veículos, mas a ideia naufragou. Agora os alemães esperam aprovar parte da ideia, focando apenas em carros semiautônomos.

[Fonte: Reuters]





  • Eduardo Brito

    Acho que é adequado, pois nenhuma tecnologia é infalível.

    • Pacheco

      Pra mim isso já deveria ter em todo tipo de transporte comercial. Ônibus, Trem, Taxi, Uber. Deveria ser algo obrigatório.

      Se tivesse caixa preta no Ônibus que matou 18 estudantes na Mogi-Bertioga, as investigações seriam mais fáceis.

    • th!nk.t4nk

      Aqui na Alemanha tem mais advogados estudando como lidar com a situação jurídica de acidentes ocorridos com carros autônomos, do que engenheiros de fato desenvolvendo o sistema. As pessoas não têm noção do quanto o assunto é complexo. É um trabalho que está começando e vai loooonge. A caixa preta é simplesmente fundamental num carro autônomo, e mesmo com ela não vai ser fácil apontar o culpado.

      • Eduardo Brito

        Realmente é muito complicado. Acho que essa tecnologia tenha que ser regulamentada enquanto antes, pois ja está apresentando alguns problemas.

  • Louis

    Estava pensando em um problema em sistemas “semi-autônomos”. Mesmo acompanhando a condução com atenção, seu tempo de reação em caso de necessidade vai ser muito menor se comparado a uma condução normal. Até você perceber que houve um erro do computador, o acidente já aconteceu…

    • Pacheco

      Eu penso a mesma coisa. E cá entre nós, quem vai ficar prestando atenção nas falhas de um carro que está indo sozinho? É normal e consequência da ação, vc encontrar algo para interagir durante a condução.

  • Andrew B.

    Infelizmente maioria das vezes é assim.Primeiro acidente,depois criar solução.

    • Thales Sobral

      Em tecnologia nova isso é extremamente comum…

    • th!nk.t4nk

      Nos EUA sim. Já na Alemanha estão fazendo na ordem certa: primeiro resolver os obstáculos legais e de segurança, e só depois os sistemas autônomos devem crescer comercialmente.

  • Gian

    Os carros estão ficando enfrescalhados demais…
    Logo logo vamos ler sobre carros no techmundo com aquelas manchetes sensacionalistas do tipo “app incrivel promete dobrar a duração da bateria do seu veículo”

  • Leonel

    “Em 2012, a NHTSA propôs caixas pretas em todos os veículos, mas a ideia naufragou.” uma pena, seria excelente que tivesse.

  • Semi autônomo é meu carro que liga quando quer, freia quando quer, bebe o quanto quer, para quando quer….

    • Artur

      KKKKKK boa!

  • Roger Rosato

    Concordo plenamente. Os custos de uma caixa preta para carros seria imensamente mais baixo que de aeronaves, uma vez que não precisam ser nem de perto tão resistentes e o volume de dados é bem menor.



Send this to friend