Alfa Romeo Milano tem seu nome trocado por Júnior; entenda o caso

alfa romeo milano 3
alfa romeo milano 3

Tem certos nomes que não podem nem ser reproduzidos em matérias como essa, já que pertencem a determinado grupo que arrebatou os direitos para usá-los exclusivamente.

Enquanto alguns questionam a liberdade de expressão, se esquecem que mesmo nações podem se apropriar de termos nacionais e isso sob a força da lei. O mais recente exemplo disso não vem daquela famosa marca de carros elétricos, mas da saudosa e famosa Alfa Romeo.

Como já falamos aqui, talvez na empolgação do nome, a Stellantis esqueceu-se de que certos nomes e termos podem não ser permitidos fora de um país ou mesmo porque estão sob propriedade de outros.

alfa romeo milano 2
alfa romeo milano 2

O Alfa Romeo Milano é mais um exemplo disso, pois ao ser lançado, num momento tenso entre Stellantis e o governo italiano, Adolfo Urso, Ministro da Indústria, recordou de uma lei de 2003.

Ela estabelece que produtos importados e exportados são ilegais se os referidos produtos apresentarem rotulagem de origem falsa ou enganosa, no caso, o uso do nome Milano seria ilegal, já que o produto não é italiano como sugere.

É o mesmo em relação ao Parmigiano Reggiano, o famoso queijo de Parma e Reggio. Urso disse que o Milano era ilegal por ser feito na Polônia e, embora Carlos Tavares tenha dito que ele ficaria € 10.000 mais caro se fosse feito na Itália, não houve acordo.

alfa romeo milano 4
alfa romeo milano 4

Assim, diante da pressão de Roma, pautada em uma lei de 2003, a Stellantis jogou a toalha, mas não os € 10.000 de economia. Em nota, a empresa matou oficialmente o nome Milano e em seu lugar, que poderia ser o MiTo até, escolheu simplesmente Júnior…

Ainda que soe como um carro em final de linha, como o Chevette Júnior em seus derradeiros dias no Brasil, a Alfa Romeo recorreu ao coupé Giulia Sprint GT, que a partir de 1966, passou a ser conhecido como GT 1300 Junior.

Em sua época, o Alfa Romeo GT 1300 Junior vendeu 92 mil unidades, sendo considerado um sucesso. Agora, a marca de Milano quer repetir o mesmo e já pode fazer seu crossover esportivo com os poloneses e sem problemas com Roma, ainda que outros mais graves continuem a existir…

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X