Home Manutenção Amortecedores do carro: como usar, quando trocar, como aumentar a sua vida...

Os amortecedores são muito importantes no nosso carro. Eles são responsáveis por controlar e diminuir o balanço e as oscilações que o carro sofre. Apenas lembramos do amortecedor quando ele está ruim. O nosso conforto sai bem prejudicado.

Quem dá o molejo e o conforto do carro é a mola, mas sem a ajuda do amortecedor, a cada vez que se passasse em cima de uma lombada, o carro ficaria balançando por um bom tempo, o que seria bem irritante.

O amortecedor trata de fazer com que o balanço da mola pare rapidamente. Como podemos fazer para que o amortecedor tenha uma maior vida útil? Como devemos usar o carro para que ele seja menos prejudicado e continue funcionando bem?

Uma coisa importante a fazer é escolher caminhos mais suaves. Se você  pode chegar até a sua casa por uma rua de asfalto e outra de paralelepípedos, você já sabe qual delas deve usar para desgastar menos o amortecedor, é óbvia a escolha.

Se os amortecedores tiverem que trabalhar menos, vão poder durar mais. Se tiver que passar por uma rua ruim, sem alternativas, escolha fazer isso devagar. O mesmo vale para as lombadas, passe por elas sem pressa.

Para sermos mais gentis com nossos amortecedores, temos sempre que verificar todo o conjunto da suspensão. Se ela estiver boa, não vai maltratar eles. Verifique as buchas. SE tiver alguma rachada ou gasta, tem que trocar.

As molas também devem estar boas. Se tivermos molas que já passaram da hora da troca, elas vão cair, ou seja, sustentar menos o carro. Com isso, o veículo inteiro estará apoiado em cima dos amortecedores, o que vai fazer com que eles se gastem bem rápido.

Quando trocar os amortecedores? Algumas marcas dizem que temos de fazer a troca a cada 30.000 quilômetros, mas isso nem sempre é necessário. Se o uso que você faz do carro é sempre suave, ou se você sempre anda em estrada, pode ser que eles durem o dobro disso, tranquilamente.

E como saber se os amortecedores estão bons? Balance um canto do carro, tanto da dianteira quanto da traseira, empurrando aquela parte com força para baixo. O carro deverá balançar no máximo uma vez.

Se ele balançar mais do que isso, os amortecedores não estão bons mais. E prepare-se, pois eles são meio caros. E a idéia de que as molas são mais baratas é errada. Elas muitas vezes custam 80% do valor do respectivo amortecedor.



  • Felipe Chieregato

    poo boom sabe essas coisas
    vlw Eber!

  • The_W

    O teste citado na matéria só funciona quando os amortecedores estão totalmente gastos, ou seja, não balançar 2 vezes ou mais não significa que estejam em condições de uso seguras.
    É importante fazer um teste visual tambem para ver se os mesmos não estão empenados ou com vazamentos. Mas o melhor teste mesmo é passar numa revenda Cofap que tenha o Shocktester, equipamento que testa o carro numa plataforma e indica onde esta o problema…

    • Luis.J.R.

      (2)

  • Rafa

    uma boa leitura… bem objetivo.

  • Gustavo M

    E se eu disser que meu Vectra tem 125000 e nunca trocou o amortecedor (e que aind afaz curva fechada com segurança), embora começe a dar sinal que precisa trocar

  • Como pode fazer curva fechada com segurança se vc diz que dá sinais que precisa trocar ?!?!? :bate:

  • Fabinho

    O meu Corsa tbm com 94.000km nunca trocou… falta dimdim! Só vou trocar qdo pifar de vez…

  • Paulo Pal

    Parabens pela matéria. Porém aqui em SP alguns bairros estão com o asfalto que é um LIXO. Assim, iria sugerir que alguém perguntasse ao Sr. Prefeito desta cidade se ele dirige e por que o asfalto de alguns bairros (Vila Mariana, Aclimação e outros bairros centrais que originalmente receberam o asfalto em cima de paralelepípedos nos idos da década de 70) tem sido abandonado pelos vários prefeitos que se sucedem no poder… Haja amortecedor…. :asner:

  • Yuri

    Legal a matéria! Excelente!
    É, meu Mille 2001 está com 93mil km e ainda tem os amortecedores originais. Eles ainda respondem bem.
    Mas vou ficar atento.

  • Alípio

    Eu rodei 90mil km com os amortecedores do meu polo tbm….
    mas eles não são à óleo como eh o normal…
    eles são à gás, ou seja, eles não vazam e nao deixam o carro tão “bobo”… o eu percebi pq qnd eu ia passar por algum obstáculo como olho de gato ou quebra molas mal feito, o obstáculo parecia ser muito maior do que era, muito desconfortável….
    esses a gas são muito caros tambem…
    troquei os 4 amortecedores por 1100 reais mais 100 de mao de obra!!
    a blazer do meu pai usa a oleo e ele gasta 650 reais pra trocar os 4 amortecedores!!
    diferença enorme!

  • Lucke

    Tenho uma parati T&F 07/08 com 27 m/Km … já tive que trocar os batentes da suspensão e a barulhada persiste… fora o conjunto de direção que fica fazendo uma barulho e parece que vai soltar na minha mão… alguém já passou por algo semelhante??? Isto acontece desde os 6 primeiros meses de uso…
    Parabéns Eber pelo site!!!

  • versiani

    Muito boas as dicas mesmo, no meu mille fire eu troquei com 98 mil km rodados, mas já tavam um lixo os amortecedores traseiros, faltam os dianteiros ainda.Vlw Éber.

  • Marcelo

    Ótimas Dicas. Tenho um FIT com 63.000Km e ainda não troquei. A estabilidade está perfeita, porém os barulhos dos batentes e caixa de direção realmente persistem, quando ando em estrada de terra ou paralelipípedo (mesmo após avaliação e OK da concessionária, durante a revisão dos 60.000 KM).

  • rodrigues

    Essas dicas e outras bem objetivas como esta, deveriam ser apresentadas em autoescolas, pois há demasiada gente que conheço que acha que carro troca-se apenas o óleo e enche-se o tanque, parecendo ou não paradoxal essa é a verdade de muitos motoristas.

  • João de La Polla

    Tenho um C4 VTR que está com 172.000km e os amortecedores são originais. Está certo que 70% da km é estrada, mas mesmo assim é incrível o quanto estão durando!

  • Paulo

    Tenho um Corolla com 132.000 km e com amortecedores originais. Apenas agora o carro esta saindo levemente de traseira quando abuso da velocidade nas curvas.

  • vagner

    do jeito que estão essas autopeças não acredito que em certos modelos dure isso tudo! depois que inventaram esse `´made in china`´ muito carrinho aí lá pelos 70000 já tão batendo tudo!!

  • joão coelho

    comprei um spcefox, está com 27000 km rodado quando eu passo numa depressão, com inclinação, o carro me joga pro lado e pro outro, so falta me jogar para fora, isso é normal ou os amortecedores e molas estão ruins.

    joão coelho

    • Alex Alves

      Bom dia!! Sr. João Coelho; claro que não é normal o carro jogar!!! talvez as molas estejam boas pois elas é que estão jogando com força e atuando sozinhas na suspensão de seu veículo. Os amortecedores com certeza já não mais estão atuando e com isso as molas não tem seu limitador de ação que são os amortecedores; por isso esse pula pula!!! Vale salientar que quando for fazer uma manutenção corretiva deve-se trocar toda a suspensão!!! 4 molas; todas as buchas; todos os pivôs;2 terminais de direção; mesmo apresentando boa aparência as peças já estão fatigadas, e para não ter de pagar mão de obra diversas vezes, o correto é trocar tudo, e sempre estar de olho porque as vezes se faz necessário uma manutenção preventiva. Sr. João Coelho, não facilite com o uso de seu veículo neste estado; pois para acontecer um grave acidente por falta de suspensão; basta apenas uma chance para a fatalidade ocorrer. Valeu??? Espero ter ajudado de alguma forma; fique com Deus e boa mecânica!!