CR-V 2010: SUV veterano com bom espaço interno

CRV 2010 003

A CR-V já é uma veterana no nosso mercado, participando da popularização dos SUVs no Brasil, com mecânica robusta, bom espaço interno e a boa reputação da Honda, emplacou 18 mil unidades em 2010. Trouxemos nesse texto tudo sobre ela.

Se você está buscando um SUV por um preço mais acessível, pode ter se deparado com a CR-V, uma 2010 já pode ser encontrada na casa do R$ 50.000,00.

É um carro confortável, deixa a desejar um pouco no desempenho, mas se formos considerar que a proposta do carro é ser um carro de família e ela foi desenvolvida antes da popularização dos motores turbo, podemos dar um desconto, sem contar que o foco do modelo era a segurança, ela trazia até 6 Airbags e teve pontuação 4 no Euro Ncap.

Em 2010 as principais mudanças estéticas foram novos capô, grade frontal e para-choques, uma cor nova, a Polished Metal Metallic, novas grades inferiores e superiores. A versão EXL recebeu maçanetas externas e friso ao redor da grade cromada.

Levando em conta os modelos disponíveis na época nessa faixa de preço, certamente é uma boa opção de carro, se seu foco é espaço e segurança, esse e mais detalhes trouxemos logo abaixo:

Versões

  • LX: Nessa versão a tração era dianteira, contava com aribags frontais, alarme, ar quente, ar condicionado, banco e volante com regulagem de altura, computador de bordo, controle de tração, ABS, retrovisor fotocrômico, travas e vidros elétricos, rodas de liga 17” e direção hidráulica.
  • EXL: Tinha tração AWD, contava com os mesmos itens de série e opcionais da versão LX, mais teto solar elétrico, acabamento do volante e detalhes de portas em couro, controle de som no volante, controle de estabilidade, faróis de neblina 6 airbags, subwoofer e ar condicionado dual-zone.

CRV 2010 002

Motorização

2.0: O motor era um 2.0 16v abastecido somente na gasolina e rendia 150 cv torque de 19,4 kgfm, tem um desempenho bem modesto, apesar da boa potência, promove aceleração de 0 a 100 km/h em 13,7 s e velocidade máxima de 170 km/h.

Transmissão

O câmbio é sempre automático de 5 velocidades, sem defeitos crônicos e com um bom funcionamento para a proposta.

Consumo

O consumo certamente não é um ponto forte da CR-V, afinal o carro tem um motor aspirado e pesa mais de 1500kg, as médias costumam ficar na casa de 8km/l na cidade e 10 km/l na estrada.

Preços

  • LX: De R$ 48.000,00 a R$ 53.000,00.
  • EXL: De R$ 50.000,00 a R$ 57.000,00.

Principais problemas e reclamações

  • Suspensão: Os amortecedores apresentam desgaste precoce em alguns casos, causando problemas na suspensão como um todo, a troca deles pode ser um pouco cara então muitos donos negligenciam o que acaba causando um desgaste irregular nos pneus (que não são baratos), verifique bem a suspensão e o estado dos pneus, um lado mais gasto que o outro indica algum problema na suspensão (pode ser apenas alinhamento, mas é bom ficar esperto).
  • Caixa de direção: São comuns relatos de barulhos e folga excessiva na direção, uma caixa nova pode custar mais de R$ 5.000,00 na concessionária, então vale a pena o teste.
  • Peças de acabamento interno: Algumas peças como porta-copos e suportes costumam quebrar e são caras e difíceis de encontrar, então atenção redobrada com os plásticos do interior.
  • Discos de freio: Por ser um carro pesado, os discos de freio costumam sofrer um estresse grande e esquentar, em determinadas situações isso causa o empenamento deles, ao andar com o carro, fique atento a vibrações quando encostar no pedal do freio e faça alguns testes freando mais forte, na rodovia por exemplo.

Ficha técnica

Motorização
Combustível Gasolina
Potência (cv) 150
Torque (kgf.m) 19,4
Velocidade Máxima (km/h) 170
Tempo 0-100 (s) 13,7
Consumo cidade (km/l) 8
Consumo estrada (km/l) 10
Câmbio automático de 5 marchas
Tração dianteira (AWD na versão EXL)
Direção elétrica
Suspensão dianteira Independente McPherson
Suspensão traseira Independente, braços sobrepostos
Freios À disco nas 4 rodas
Altura (mm) 1690
Largura (mm) 1820
Comprimento (mm) 4575
Peso (Kg) 1544
Tanque (L) 58
Entre eixos (mm) 2620
Porta-Malas (L) 628

Conclusão

crv 2010 001

A CR-V é um carro ótimo para a sua proposta, é espaçosa, segura e robusta.

Porém tem um desempenho fraco e consumo relativamente elevado (apesar de não ser horrível pela época e categoria), resumindo, é um carro de família, sem mais, se é isso que está procurando, vá sem medo de errar.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.