_Destaque Tecnologia

Android Auto vai passar a oferecer suporte ao aplicativo Waze

android auto gps

Atendendo a pedidos dos usuários, o Waze vai passar a compor a lista de aplicativos compatíveis com o Android Auto. A novidade foi anunciada pela Google na última quinta-feira, 18, durante o Google I/O, evento da empresa destinado a desenvolvedores. Além do app, o sistema traz como novidade a possibilidade de ser acessado a partir da tela do seu smartphone, ou seja, proprietários de veículos sem o sistema integrado à central multimídia também poderão usufruir do recurso.

De acordo com a empresa norte-americana, o Waze tem sido a característica mais requisitada pelos consumidores desde o lançamento comercial do Android Auto no ano passado. Embora o Google Maps desempenhe praticamente a mesma função, com direito a relatórios de acidentes, por exemplo, o novo aplicativo dispõe de uma série de recursos diferenciados, como indicadores de limite de velocidade.

Já a respeito da versão do Android Auto para smartphones, ainda de acordo com a Google, o app trará as mesmas funcionalidades do modelo que equipa atualmente as centrais multimídias dos carros de 18 montadoras, sendo que todas as informações serão exibidas na tela do próprio celular. Para usar o recurso, basta conectar o aparelho ao veículo por meio de Bluetooth e posiciona-lo no painel, com o uso de comandos de voz, por exemplo.

Outra novidade anunciada pela empresa para o Android Auto é uma nova versão do sistema de reconhecimento de voz. Hoje, para se comunicar com o sistema, o motorista precisa apertar um botão no volante. No entanto, com a nova variante, bastará dizer apenas “OK Google” para que o reconhecimento de voz entre em ação e execute os comandos solicitados, sem precisar tocar em nenhum botão.

Por fim, as montadoras poderão desenvolver seus próprios aplicativos para o Android Auto. Ou seja, em breve o sistema vai passar a dispor de informações do carro, como consumo e velocidade, por exemplo.

A nova versão do Android Auto será introduzida nos veículos a partir dos próximos meses.





  • Alguém sabe se o Waze funciona com MirrorLink atualmente?

    • V12 for life

      Não funciona, essa atualização do Android Auto será o primeiro espelhamento disponível para o Waze.

    • Edson Fernandes

      Funciona sim. Ao menos eu já vi em funcionamento com um mirrorlink de uma empresa chinesa. (para carros o que eu vi)

      • rkimwb

        De forma oficial não. Basta ver o fórum do Waze para ver a chuva de solicitações de compatibilidade com o MirrorLink.

        • Edson Fernandes

          Então, nos aparelhos moto G e X ao menos nas versões 5 e 6 do Android vai muito bem.

  • V12 for life

    Até que enfim.

  • João Cagnoni

    Recentamente peguei um Uber e o mesmo estava com uma central multimídia, 1 celular com o Uber, 1 tablet com Waze e outro celular pessoal do motorista. Certamente nossas centrais multimídias não estão tão eficientes assim, espero que melhorem.

    • Edson Fernandes

      Olha, em termos de central multimidia, podemos dizer que a mais proxima disso é a da Nissan no March/Versa: Vc pode instalar na central programas. Não depende do celular para isso… a unica coisa que é necessária é ter o 3g do celular mesmo. De resto vc consegue instalar os programas.

      Ele não chega a ser Android puro, mas tem boa arquitetura.

      Depois dele, os modelos que possuem Android Auto que estão entrnado. Para vc ter ideia, meu Fluence (2011) tem central com gps tomtom. Nem espelhamento tenho como fazer.

      O suporte ao Waze vem em uma boa hora ainda que centrais como do Fox permitam o espelhamento do waze em sua tela .

      • Luccas Villela

        Que triste. Trabalho com Uber, antes no meu Citroen C3 mas agora vou dividir o Peugeot 408 da minha mãe e não aceito a ideia de central que não me permita isso. Detesto o celular pendurado, mas sou obrigado a usar. Isso facilitaria a vida.

      • Luis LC

        Edson, a central do S-cross vem com Android e instalei o waze, funciona muito bem. Pode-se usar o espelhamento por bluetooth também, o problema e que quando o waze te dá o caminho por voz interrompe o rádio ou qualquer audio que esteja tocando

        • Edson Fernandes

          Isso é o comum. Ainda vai demorar para alguma fabricante lançar um sistema que consiga apenas abaixar o som enquanto o GPS “Fala”.

          Me lembro que apenas um GPs que personalizei eu consegui deixar o som tocando enquanto o GPS funciona. Atualmente eu tenho preferencia por ver as mensagens em tela e como sigo sempre os limites de velocidade, não tenho muita pegadinha.

  • Edson Fernandes

    Entendi que além dos dispositivos com compatbilidade com Android auto, o cel também terá tal recurso. Ok… legal integrar aos comandos do carro.. acho isso importante, mas espero que outros aplicativos além de GPS possam ser integrados também.

    • th!nk.t4nk

      Quando rodar no celular, não vejo como possa ter acesso aos dados do carro. Imagino que o bluetooth seja só pra repassar o som pro sistema. Entendo sua dúvida, mas creio que esse nível de integração só será possível tendo o sistema nativo no carro.

      • Luis LC

        O S-cross tem, o waze e outros aplicativos estão instalados na CM vc só usa o 4G do celular dai da pra usar todos os demais app do smartphone, só compartilha a internet

        • th!nk.t4nk

          Ah isso sim. Tava me referindo ao acesso sem a CM, direto pelo smartphone, como o Edson comentou.

          • Luis LC

            O problema é que o comando de voz de rota do Waze fica interrompendo todo momento o áudio da cm, seja rádio ou via telefone, dai acabo usando do tel mesmo

  • Ander33x

    Espero que a TomTom com seu novo TomTom Traffic para Android disponha logo do recurso do Android Auto, é muito melhor que o Waze, pelo menos onde não existe cobertura de sinal de rede o TomTom Traffic roda absoluto em suas funções.
    Aviso de congestionamento, radares fixos ou móveis, rotas alternativas em tempo real, e o mais importante funciona On/Off em rede celular.

    Já usei bastante o Waze, mas depois que comprei o TomTom Traffic apaguei até o Waze.

    • Janduir

      O problema é que a tendência de usar waze é crescente… então como seremos informados de acidentes, transito, etc se quem passa até onde sei essa informação é o usuário que em massa está usando o waze. Agora que ele avisa com um bip que está acima do limite, ficou praticamente impossível de não usá-lo aqui em SP, visto que tem lugares que o limite é 30/40/50/60km/hr…

      • Ander33x

        Ah sim, isso é verdade na cidade ele é imbatível, mas como atendo clientes por todo estado nas estradas onde não há cobertura de rede o Waze não funciona.
        Já nas grandes cidades você tem razão, ele é quase unanimidade pois ajuda muito mesmo.

        Mas aguardo ansiosamente a função Android Auto pro TomTom traffic, acho ele muito completo, aos demais recomendo o teste deste novo GPS, quanto mais pessoas usar melhor fica, mais captação pra base de dados.