Comprando e Vendendo Mercado

Antes de comprar o carro desejado, alugue para conhecê-lo

dirigindo

Você vai trocar de carro e já tem em mente o que quer, mas não o conhece. Apesar do apelo emocional que ele lhe impõe e do depoimento de amigos, membros de fóruns ou avaliações de sites ou revistas, o modelo ainda pode ser um completo desconhecido para você.

Saber como ele anda, como você vai se adaptar a ele e outros detalhes, não podem ser percebidos apenas com aquela “voltinha” do test drive dos concessionários. Se não houve experiência anterior com o modelo, uma boa dica para não se decepcionar após a compra é aluga-lo.

O aluguel do carro desejado é uma alternativa interessante, que vai dar ao pretendente um conhecimento maior do automóvel que escolheu para ser seu. As locadoras possuem uma vasta gama de modelos e versões, indo de segmentos mais populares até os luxuosos, incluindo até comerciais leves.

dirigindo-com-familia

Ao alugar, faça uma análise dos pontos positivos e negativos que percebeu no carro. Nem sempre o modelo em mente atende todas as suas necessidades e desejos. Rode pelos mesmos caminhos que faz com seu carro, estacione nos lugares de sempre, a fim de verificar se ele cabe nas vagas e veja o espaço que ele ocupa em sua garagem.

Além disso, deve-se prestar muita atenção em como a família se acomoda dentro do veículo, especialmente no banco traseiro, bem como a bagagem ou compras alojadas no porta-malas, que é um dos fatores mais importantes para determinar a compra. E igualmente relevante, como você se sente dentro do carro. Observe a ergonomia e a posição de dirigir para ver se lhe agrada.

A visibilidade, facilidade em manobrar, conforto dos bancos, sistema de áudio e outros dispositivos de entretenimento e informação também devem ser analisados. Até mesmo o fechamento das portas pode se transformar em um arrependimento. Não que você vá desistir do carro por isso, mas este somará aos pontos negativos observados no modelo. Afinal, não existe o carro perfeito.

posição-de-dirigir

Verifique o consumo em cidade e estrada (detalhe que varia de acordo com o motorista) e observe a performance quando carregado. Comportamento de suspensão, direção, freios ou iluminação noturna, por exemplo, serão melhor observados durante o aluguel do modelo por alguns dias. Outra dica é locar o veículo com quilometragem mais alta.

O intuito é verificar como o carro ficará após milhares de quilômetros rodados. Verifique o estado do acabamento, montagem dos materiais e sua qualidade, ruídos, desgastes, infiltrações de água ou poeira e o comportamento do veículo. Fazer uma viagem com o automóvel também será de grande utilidade para conhece-lo melhor. Após tudo isso, ficará bem mais fácil decidir se assinará o cheque ou desistirá da compra.

Bom, mas e se o veículo não for novo? Há também uma alternativa. Algumas locadoras disponibilizam o carro seminovo desejado pelo cliente. Nesse caso, ele pode alugar o veículo pretendido por um determinado período, a fim de conhece-lo melhor. Se o resultado for positivo para a compra, a empresa não cobrará a locação realizada.

[Fonte: Revista Quatro Rodas]





  • Diogo Oliveira

    No Brasil, aproveite e alugue o carro por 3 meses, pra ter certeza que não irá ter problema ou Recall. Kkk

    • antonio carlos lisboa

      ai… ja pagou a metade do valor só no aluguel.

    • carroair33

      Agora se a pessoa quiser um PSA nao vai ter jeito,ate hoje nao conheço NENHUMA locadora com carros PSA PQ SERA ?

      • Edson Fernandes

        Estranho pq a localiza sempre tem 408.

        • João Cagnoni

          As locadoras escolhem carro com boa revenda, por isso tem Gol/Uno/Celta/Ônix.

      • João Cagnoni

        Ter tem, mas a Localiza tem o C3 como Premium e o 408 como “Luxo”. A PSA não tem pé-de-boi pra competir com Uno e Ônix.

  • SDS SP

    O problema é que nem sempre (ou quase sempre) existe o carro desejado para alugar.

    De qualquer forma, é a melhor maneira de conhecer o carro, pois test drive com o vendedor da css ao seu lado é um porre…

    • celso

      E o pior é quando você pede a ele (vendedor) algumas informações sobre o carro e ele não sabe lhe informar.

      • FearWRX

        Não foi raro mesmo os casos que eu já sabia mais detalhes do carro e quando perguntei pro vendedor ele ficou com cara de “…?” e desconversou.

        • Ramon Grigio

          Quando estava fazendo revisão do meu carro vi um voyage novo com a inscrição MSI, pedi ao vendedor o que significava e ele disse “é o novo motor da volks”. Pedi para abrir o capô e lá estava o bom e velho EA-111 1.6 8v…. FIz uma cara de wtf e fui pra oficina…

          • São dois MSI: o velho, que o o “I” não é escrito em vermelho; e o real MSI, com o I em vermelho.

            A VW diz que unificou sua gama: qualquer carro que tenha acima de 100 cv é chamado de MSI ( se não for turbo TSI).

            • Edson Fernandes

              O problema Guedes é que o Voyage só tem o MSI 8v. Eu achei um erro grave essa unificação porque causa duvida nas pessoas.

              E no clube do Golf uma pessoa comprou o Voyage topo de linha achando que se tratasse do motor 16v e ainda discutiu comigo…rs

              • Sim, é um problema, e Induz ao erro, de fato.

                Mas foi divulgado dessa forma por eles; todos que fossem acima de 100 cv, seriam chamados MSI, com exceção dos turbo.

              • João Cagnoni

                Eu não duvido nada o vendedor ter vendido como se fosse 16v.

                • Edson Fernandes

                  Na verdade o cara foi lá e comprou a versão “Evidence” pelo interior claro. Mas como era o pai do cara, ele insistiu comigo até eu ter de printar imagens dos dados tecnicos da VW para parar de discutir a toa.

                  Além disso tinha um Golf MK VII… já viu né…rs

              • rgrigio

                Exato, eu, particularmente, considero uma p*ta sacanagem…

            • Artur

              Para mim a intenção não foi “unificar a gama”, mas sim para enganar os otários desinformados que pensam estar levando para casa um carro com motor moderno.

    • kravmaga

      Aqui no Rio de Janeiro nem dá vontade de fazer test drive de tanto trânsito que se pega na cidade e os malditos radares que forçam velocidades ridículas quando o trânsito está livre.

      • SDS SP

        Em SP então…Se o cara quer comprar um carro de alta performance está perdido.

    • Burnout

      A dica é pegar emprestado um PSA de um amigo e dar uma volta. Foi assim que fiz com o meu atual PSA (Peugeot 307). Melhor carro que tive. Tem defeitos, tem! Mas é muito superior aos concorrentes da época.

  • Rafael

    Sempre digo isso, penso, mas ainda não fiz. Mas se minha próxima escolha tiver pra locação, não deixarei passar. Marcarei uma viagem de final de semana, e vou rodar pelo menos uns 600 km com o carro entre cidade e estrada.

  • Boris

    Nos EUA é possível. Aqui não.

  • Isaque Ribeiro

    Pena que não existe carro adaptado para alugar e nem para test drive em concessionária.
    Estou indo para o meu segundo carro sem fazer test drive, minha esposa que faz e eu vou no passageiro.

  • Tyrion Lannister

    Eu nunca aluguei carro. Mas certa vez, alguém aqui dos comentários me falou que quando se vai na locadora, nós não escolhemos o modelo. Isso procede?(porque se assim for, esta matéria é uma furada).

    • Renan21

      Na verdade você tem total escolha dos carros disponíveis na locadora. O que você escolhe é se quer o carro completo, ou com apenas ar condicionado ou direção hidráulica, 4 portas, sedan ou hatch. Cada um tem um preço de acordo com o que você pedir.
      O problema é a pouca variedade de modelos. Até porque a finalidade das locadoras é alugar o carro, e não modelo.
      Aqui onde moro, uma css da ford, colocou todos os carros apenas da ford para alugar, desde ká até Edge.
      Acho que com o intuito de mostrar os carros mesmo. Porém acho que não deu muito certo porque fecharam e nenhuma outra tentou fazer o mesmo.

    • Guilhe

      Todas as vezes que aluguei eu escolhi o carro, a questão é que é uma escolha limitada pela disponibilidade que eles tem no momento, se for uma locadora com pátio grande é mais tranquilo mas na maioria das vezes so da para escolher no momento da retirada e não um dia ou mais antes.

    • MMM

      A matéria é furada pq existem poucos modelos de carros disponíveis para se alugar, principalmente médios para cima.a.

      Na questão do aluguel, vc escolhe a categoria. Por exemplo, aluguel um SUV compacto esses dias, então aparece como ecosport, duster ou similar.

      • A matéria não é furada, já que dentre os modelos mais vendidos no Brasil, por exemplo, os 10 mais vendidos, a maioria está disponível nas locadoras, se não todos. E isso já atende uma boa parcela do mercado consumidor. Até mesmo modelos de entrada das marcas alemães estão disponíveis para locação.

        • MMM

          Não é bem assim, em geral os modelos mais simples e são disponíveis. Tente alugar um HRV, Renegade ou 2008. Tente alugar um Up imotion. Mesmo Cívic é difícil conseguir.

          O que eu digo q é furada é pq a maioria dos carros não estão disponíveis e note q eu disse de médios pra cima. Agora, se quiser Palio, Gol, Ka, HB20, Duster, Eco, Cruze, Focus, etc, fica fácil.

          • Será que acha-se UP TSI pra alugar?
            E Golf? apesar de não serem os mais vendidos, a VW é uma droga pra test drive, alugar seria uma boa.

            • MMM

              Nem TSI e nem Imotion. Golf tem. Quando estava interessado em um Up imotion procurei em várias concessionárias e não consegui também.

        • Franco da Silva

          Esses 10 mais vendidos já devem cobrir de 80 a 90% do mercado. É coerente a matéria.

    • Matozao

      Quando é de seguradora e vc tem opção de pegar um carro no período que o seu está na oficina, as opções são mínimas.

  • Lucas Furtado

    Fui em uma concessionária Peugeot e me ofereceram para ficar com um 2008 zero por um dia para eu testar sem precisar pagar nada.

    • Já fizeram isso comigo na Renault, com o Duster que tive, onde tive o direito de ficar o final de semana com o test-drive, pois o carro na época não tinha em locadoras (2012). Era uma prática comum entre as marcas francesas e estreantes, mas que tinha acabado, mas ao que parece está voltando. Fico feliz!

    • Franco da Silva

      Tinha um vendedor que me fazia isso. Ele era tão bom que foi para a área administrativa do grupo dono da concessionária.
      Mas não fez falta pq nunca mais me interessei por carros daquela marca… ehehe

  • Audi a5

    Quem quiser uma Mercedes, a marca tem o serviço MBrental, que só funciona em SP. Bmw 320 a localiza tem, bem como volvo s60.

    • Lucas Moretto

      Complementando: a Movida tem o A3 sedan

      • Marcelo Amorim

        Tem tbm Fusion,C180…

    • JP_SP

      Um amigo meu alugou uma 320 na Localiza pq ia sair com uma mina kkk

      • Edson Fernandes

        Aff…. a coisa mais besta para conquistar alguem…

        • JP_SP

          Concordo, pior que hoje em dia eles namoram kkk

        • João Cagnoni

          Eu diria mais eficiente. Entretanto, vai atrair as pessoas erradas.

          • Edson Fernandes

            Aí a pergunta que faço: Você conquista alguém por ser quem você é ou pelo que você virtualmente pode ter?

            • João Cagnoni

              Levando a discussão mais a fundo, o problema é quando o subconsciente da pessoa começa a funcionar ao ver uma pessoa bem sucedida. Já presenciei casos onde um sujeito ganhou muito prestígio entre amigos e família ao comprar um Porsche. Acho que o fenômeno da “maria-gasolina” não acontece somente com ela, mas as pessoas tendem a gostar mais de pessoas por serem ricas, isso não pode ser um tabu nas discussões e nem fingir que isso não acontece. Toda família tem um “primo rico” que atrai os olhares dos familiares interesseiros, que fazem isso sem perceberem. Idem para o chefe que conta uma piada sem graça e a empresa inteira dá risada. Concluindo meu raciocínio, a maria-gasolina se apaixona sim pelo sujeito do Porsche por causa do carro, mas na cabeça dela é um amor incondicional.

  • Jackson

    Problema hoje é encontrar uma locadora que tenha o carro que pretendes comprar. Hoje fiz um test drive no Etios. Pedi um com motor 1,3 hatch e automático. Único que consegui foi um motor 1,5 hatch e automático. Gostei do carro, mas o teste foi insuficiente para eu ter uma avaliação mais precisa. Tive que pedir para andar em uma rua de paralelepípedo porque o trajeto era somente em asfalto. Quero ver se consigo uma locadora com modelo disponível. Tive melhor test drive com Ford e Volks anteriormente, achei bem fraco da Toyota e não o achei o atendimento nenhuma “Brastemp”, um pouco decepcionado.

    • Wiliam Pontes

      acho que a unidas tem etios. Vi na unidade da juscelino kubitschek em sp

    • Unidas e Movida possuem o Etios, todavia, o Automático, por ser recém lançado, só vais encontrar daqui mais algum tempo.

    • Edson Fernandes

      Pois é Jackson eu nunca fui bem atendido em Toyota. Mas quero conhecer o Etios automatico. E pelo jeito teria de ser o 1.5 pelos itens que gostaria.

  • watson gs

    Enrolou, tem uma locadora aqui que só tem vw UP, ante os golzinho g5.
    tinha uma que eu sempre passava na porta dela e havia um Hummer la, não sei que fim deram nele, pensando bem acho que vou la dar uma olhada pra ver as “variedades” de carros…

  • João do Cão

    Tem concessionária que permite testar o carro do show-room. Eles desligam o hodômetro ou travam por scanner, sei lá. Um test-drive informal. Mais alguém já viu isso?

    E dependendo de quem é o cliente, levam o carro em casa, deixam lá pra olhar bem, etc.
    Mas é pra quem tem “as costas quentes”.

    • cepereira2006

      Diz aí quem é para eu nunca comprar um carro destes

    • Se você é conhecido na cidade ou conhecido do pessoal da concessionária, eles fornecem o carro pra você passar um final de semana sim, já aconteceu com meu pai muito tempo atrás, e também com alguns conhecidos.

    • Rafael

      Se eles travam o hodrometro eu não sei. Mas em pelo duas oportunidades fiz test deve em carro 0km mesmo, que estava no pátio.. tipo uma volta em dois quarteirões. Não eram carro para test drive. Um deles eu comprei, era um Fox 2011. Comprei porque conhecia bem o Polo que eu dirigia com frequência e só queria ver mesmo se o comportamento cambio/motor era igual.

      Em outra oportunidade fui comprae um carro e não havia o modelo para teste drive. Me ofereceram dirigir o modelo particular só gerente da concessionária. Achei curioso é até bem útil, afinal um carro mais rodado entrega os defeitos mais claramente do que um novo.

      • João do Cão

        Eu também.

        Já dirigi duas vezes carros novos do estoque, com plásticos e tudo. Mas nem vi se a quilometragem aumentava.

        E um desses carros eu comprei. E o vendedor não veio junto comigo (durante meu teste).

  • Caio Ferrari

    É muito difícil conseguir o aluguel de alguns veículos. O melhor seria se pudéssemos alugar um direto na concessionária.

    • Quase todos os modelos de carro já encontrei em locadoras, se não nas grandes e famosas, nas pequenas e locais. Já vi até carro chinês, como J3 e Tiggo e o uruguaio X60 da Lifan. Na Movida, Unidas, e Localiza é mais fácil de encontrar as marcas mais antigas, como Fiat, VW, Ford e Chevrolet, mas tem também Renault, Toyota, Honda, Hyundai, Kia, Citröen e outros, muitas vezes não ofertados no site, mas disponíveis nos aeroportos. Raros de encontrar nas grandes são os Peugeot, JAC, Chery e Lifan, bem como marcas que foram embora. Já nas locadoras menores, inclusive aquelas que também são revendas de carros, já vi de tudo, até Mahindra Scorpio.

    • kravmaga

      Pois é, principalmente as montadoras menos badaladas deveriam prestar esse serviço, mesmo que com pouco lucro, como uma forma de divulgar mais seus modelos.

      Hoje eu sempre exijo fazer test drive de um carro antes de comprá-lo, Se uma concessionária não tem nenhum para TD, eu simplesmente vou a outra concessionária. E muitas vezes elas ficam em regiões da cidade sempre engarrafadas ou com vias estreitas onde mal dá para andar a 60 km/h. Se houvesse a possibilidade de alugar o carro de test drive por 1 final de semana p.ex., daria para fazer uma pequena viagem e conhecer como é a dinâmica do carro na estrada.

      Eu mesmo fui prejudicado por isso quando comprei um Corolla XEi 2.0 da geração passada, recém-lançado na época (e por isso não teria como encontrar um para locação). O test drive foi feito numa região da cidade onde só dava para andar a no máximo 60 km/h em trecho urbano. Na primeira viagem que fiz com o carro foi aquela decepção com o comportamento dinâmico do carro e com aquele câmbio AT de 4 marchas horrível para estrada. Fiquei com tanto desgosto pelo carro que vendi com 2 anos de uso, antes de terminar a garantia.

      • Caio Ferrari

        É exatamente por isso que eu estou passando.
        Estou numa decisão difícil é desconfortável entre um Etios e March automáticos.
        Já fiz um test Drive em cada, em ruas planas, com limite de velocidade de 40-50km/h e pelo menos 6 paradas em semáforos.
        Gostei igualmente de ambos. Pudera, neste trajeto é impossível de notar qualquer diferença entre os câmbios dos dois carros.

      • Jackson

        Pois é, eu estou fazendo test drive com compactos automáticos. Etios já fiz, agora falta HB20, Onix e March. Impressionante como os vendedores na hora que tu falas que está somente analisando os veículos eles mudam da água para o vinho. Quando chegas é aquela babação de ovo, mas quando mostras tuas intenções, conhecimento e o que desejas, eles mudam. Quero ir em outra Toyota para testar o 1,3 automático porque o teste que fiz foi insuficiente, além do atendimento deixar a desejar. Talvez eu até faça um relato para o site sobre a minha futura compra.

        • Caio Ferrari

          O HB20 é um dos mais legais, mas o consumo é decepcionante. O carro também tem outros defeitos chatos, como a pintura bem frágil.
          O Ônix é fraco de tudo.

          • carroair33

            E ainda o hb20 ta tendo muitos problemas mecanicos principalmente na bobina que estraga em torno de 30.000 km

      • Bom que existe alguém que teve e não gostou do Corolla, porque muita gente acha que o Corolla é “o” carro.

  • Aristeu Junior

    Brasileiro não liga pro carro em si, só pro que os outros vão pensar.
    Carros de modinha fazem sucesso, o povo paga quanto a montadora pede e pronto.
    Quando Renegade foi lançado nem tinha disponivel pra teste drive, muitos compraram sem se quer ter visto o carro pessoalmente. O mesmo vale pro HRV!
    O povo gosta de comprar o carro que ta na modinha ou aquele carro que o amigo/vizinho comprou, mesmo que o carro não atenda as necessidades do cara, ele compra haha

    • João do Cão

      Verdade

      Claro que há exceções, mas a maioria age como vc diz

      É comum ouvir as pessoas dizendo que tal carro tem “presença”

    • zekinha71

      E agora o Kicks que só vai ser visto dia 5 de agosto.

    • Muito bem colocado!
      O povo aqui pensa mais nos outros quando compra carro.

  • FocusMan

    Essa é realmente uma boa ideia.

    As vezes um pequeno detalhe, como um banco que não se ajusta ao tamanho do seu corpo só é percebido após a compra e é um detalhe que incomoda muito.

  • João Cagnoni

    Se fosse possível devolver o carro depois de 3 meses, conheço várias pessoas que devolveriam. Não é perseguição com marca, mas a qualidade dos veículos tem caído constantemente.

  • Eliezer

    o Carro que eu quero não tem pra alugar..