_Destaque Gadgets Governamental/Legal Tecnologia Trânsito Vídeos

Aplicativo quer melhorar o trânsito no Brasil (vídeo)

waze-connected-citizens

O Aplicativo Waze é bastante popular entre os motoristas brasileiros e até mesmo pode ser utilizado em alguns displays nativos de automóveis, embora seja vetado na maioria dos sistemas de bordo.

De qualquer forma, através de um smartphone, o app ajuda a evitar congestionamentos e traça um caminho mais rápido para o destino final. No entanto, o plano do Waze é melhorar o trânsito das cidades através do programa Connected Citizens.

Ele permite o compartilhamento de informações enviadas pelos usuários do app direto para os órgãos de gestão de tráfego das cidades. Assim, por exemplo, um acidente ou buraco, poderia ser informado em tempo real para o órgão de engenharia de tráfego, que poderia responder ao problema de forma mais rápida.

No Brasil, apenas quatro cidades recebem dados compartilhados pelo programa do Waze, sendo elas Rio de Janeiro/RJ, Juiz de Fora/MG, Petrópolis/RJ e Vitória/ES. O aplicativo também está sendo negociado com outras cidades brasileiras, incluindo São Paulo, mas a empresa não dá detalhes.

Com essa iniciativa, a expectativa é que o trânsito tenha maior fluidez com respostas mais rápidas dos órgãos gestores através das informações repassadas pelos motoristas. Além disso, os dados podem servir de base para o planejamento do trânsito, indo de mudança no sentido da via até a coleta de lixo, por exemplo.

[Fonte: Exame]

Agradecimentos ao Sergio Quintela.





  • Bourgelat

    Vendo aqui duas paixões: carros e tecnologia. Projeto previsível, mas antes tarde do que nunca.

  • Edson Fernandes

    Curioso é que o aplicativo fornece através de avisos justamente os buracos entre outros.

    Não entendi exatamente como funciona, mas se a ideia é tratar de avisos, em SP é comum vc saber o local onde terá um buraco.

  • Franco da Silva

    O aplicativo é bom, mas é para o passageiro, não para o motorista. Fica bem complicado “interagir” enquanto dirige. Em vez de tentar limitar o uso, as montadoras deveriam facilitar. Por exemplo, permitindo a marcação de ocorrências comuns como buracos ou acidentes pelos botoes do volante.

  • João Cagnoni

    Por que tudo isso se logo chegará a condução autônoma?

  • CharlesAle

    Haja aviso de buracos no Brasil.



Send this to friend