Apple EUA Gadgets

Apple Car Play atualizado reproduz aplicativo de mapas na multimídia

carplay-3

O Apple Car Play ganhou uma versão atualizada, apresentada pela empresa nos EUA. A nova funcionalidade permite a reprodução do aplicativo Maps diretamente no display de multimídia do automóvel, algo que era feito anteriormente apenas por sistemas nativos ou pelo Google Android Auto.

Com ele, o app do iOS poderá ser manipulado e observado diretamente no veículo, tendo ainda dados atualizados de postos de combustíveis, paradas para café, entre outros pontos de interesse. Informação de tráfego em tempo real e outros dados serão apresentados.

A Apple também vai liberar o Siri para desenvolvedores externos para que elaborem outras funcionalidades do Maps e do Car Play através de comando de voz. A ideia é que os aplicativos de bordo sejam acessados sem a necessidade de tirar as mãos do volante. A atualização só está disponível para o iOS 10, que será poderá ser baixado gratuitamente para o iPhone.





  • João Carlos

    Esses navegadores com função de trânsito ainda não chegaram no nível do Waze, no sentido de cortar caminho e lhe fazer poupar tempo no uso urbano. Uso coligado com o Waze o TomTom com trânsito em tempo real, e o primeiro se sai melhor.

    • Roger Rosato

      Tanto o Google Maps e o Apple Maps, nativos respectivamente do Android e do iOS, têm informações de trânsito, rotas alternativas mais rápidas e todo o resto que fez o Waze famoso, porém milhares de vezes mais seguros de se usar enquanto se conduz um veículo.

      • Murilo Barduzzi

        Inclusive com avisos enviados por outros usuarios sobre problemas nas vias, acidentes, carros no acostamento, etc ? E qual qual a razão do “milhares de vezes mais seguros de se usar” ?

        • Roger Rosato

          Acidentes: sim;
          Trânsito: sim;
          Bloqueios/obras: sim;
          Carros no acostamento: não (afinal, nunca vi a menor utilidade nesse recurso do Waze. Quando vc chega no local, nunca tem carro algum);
          Polícia: não, até pq é contra a lei em muitos países incitar evasão;
          Radares: não, afinal se vc não anda acima do limite, não será multado e Google + Apple não se meteriam em induzir comportamento infrator;

          Milhares de vezes mais seguro, pois o Waze requisita interação constante do usuário com o aplicativo (ex. confirmar um carro no acostamento, radar, obras etc). Tanto o Google Maps quanto o Apple Maps não requisitam qualquer interação ou intervenção com o usuário.

          • Murilo Barduzzi

            Discordo, ele não requer interação constante, interage quem quer, pois o pop-up some em alguns segundos, além do que essas notificações podem ser alteradas dentro das configurações do aplicativo.
            Se o Maps ou o GMaps tiver a quantidade de usuários ATIVOS que ajudam no trânsito, eu toparia fazer um teste!

            • Roger Rosato

              Eu compreendo os pontos positivos do Waze e até digo que se a pessoa não interagir com o aplicativo, não vejo como não concordar com o uso.

              • Murilo Barduzzi

                Farei um teste depois com o Maps e o GMaps, quero ver como são essas notificações sem interação. Eles são imputados por usuários ou pela empresa ?

                • Roger Rosato

                  Já aviso que essa minha impressão advém de uso onde moro atualmente, em Vancouver, Canadá. As notificações de ambos os aplicativos vêm de diversas fontes, mas em especial de órgãos de trânsito. Para funcionar o ditado curva-a-curva no iOS, tem de alterar o idioma da Siri para português.

            • Charlis

              Que discussão impertinente rapazes, rs!
              A Google comprou o Waze há um bom tempinho (uns 3 anos se não me engano)…
              E os avisos que vocês estão discutindo, vêem do mesmo banco de dados, pois são integrados!
              No demais, eu concordo com o @rogerrosato:disqus, também acho o Google Maps mais seguro, por estes motivos que ele destacou, sem contar que tem muito menos bugs, e para visualizar o mapa como um todo, é muito mais prático.
              Mas como a Google é dona de ambos, sintam-se a vontade em utilizar qualquer um, rs …
              Abcs!

              • Murilo Barduzzi

                Ah Charlis, como uso bastante o GPS, aplicativos melhores sempre são bem vindos! A boa conversa com o Roger me fez abrir os olhos a outros sistemas, que irei testar para ver se me agradam!

              • Edson Fernandes

                Mas algo que vc disse que faz todo o sentido: a visualização do mapa do Maps é inteiramente superior ao Waze. Eu acho que vc cria uma confusão gigante porque no Waze a indicação de entrada em um local cria duvidas se a saida for de curva aberta. Já o Maps mostra um auxiliar que ajuda e muito a entender, além do mapa ser mais claro.

                Outro ponto positivo atualmente é que o maps não tem propagandas ao contrário do Waze que mostra muito isso. Se torna um saco usar o Waze.

                Um ponto que tenho notado no waze e esse é motivo de eu deixar de utiliza-lo várias vezes é o fato de que as vezes “os cortes de caminho” as vezes é um quadrado que mais pioram para vc entrar na via do que te ajudam. O Google esta melhor nesse aspecto.

                E como o pessoal cita pouco, acho bem interessante o Here Maps que além de tbm avisar do transito, tem o mapa em si offline.

          • Pacheco

            O waze ja me ajudou inumeras vezes em comunicar um buraco, carro parado, policia, chuva e até radares escondidos.

            Sou totalmente a favor do waze, tanto que uso ele até pra ir a padaria.

            • Edson Fernandes

              Realmente… o indicador de buracos do waze é sensacional. Me ajudou muito isso.

              • Pacheco

                Até por que atualmente em SP tem mais buraco que radar.
                Tem uma rua proximo de casa que é atalho para o Shopping Aricanduva, que até um trator de esteira teria dificuldade em passar.

                • Edson Fernandes

                  Eu sei onde é. Alias, eu sou o tipo de pessoa que a depender da região, prefiro pegar transito do que passar em buraco. Tanto que analiso bem se é tão interessante evitar o trajeto cheio de transito para pegar buraqueira até mesmo se for levar mais tempo.

                  • Pacheco

                    Quando eu tinha a Cherokee, por ser blindada e V8 tinha um consumo muito elevado. Meu costume era ficar em avenidas de trafego continuo para evitar tanto os semáforos, quanto valetas e buracos de ruas menores paralelas.

                    Isso me poupava um custo absurdo em buchas, amortecedores, pastilha de freio e combustível.
                    Por ex, sair de Moema até o Tatuapé era melhor e mais barato vir pela Marginal do que por dentro mais curto.
                    Isso por que, o carro tinha um desgaste absurdo.

                    Tbm prefiro pegar transito do que ir cortando por dentro. Odeio rua estreita, pegar caminhão manobrando ou aquelas ruas esburacadas e cheias de remendo.

          • Luis_Zo

            Pra ser sincero, acho que a piar característica (e isso que foi melhorado bastante) do Waze é a tela extremamente poluída e a quantidade absurda de alertas que pulam na tela. Por exemplo, 200m antes da esquina a virar aparece um alerta de radar que cobre metade da tela….

            Nesse ponto concordo contigo que ele é menos seguro, mas não pela interação do usuário com o aplicativo mas a interação exagerado do aplicativo com o usuário.

            Ainda uso Waze pelo habito, e porque não suporto a voz da mulherzinha da Google. Apesar de ser fã da Apple, deixei de usar o Maps no 1 dia de lançamento e nunca mais abri aquele app.

            • Roger Rosato

              O Maps da Apple era bem ruim, quando foi lançado, mas foi melhorado muitíssimo desde então. Hoje está no mesmo nível do Google Maps, mesmo que seu alcance ainda seja menor para vários serviços.

      • João Carlos

        Na questão da segurança pra mim não afeta, pois não interajo com o aparelho enquanto guio.

        Vou atualizar o Maps pra ver se os desvios de engarrafamentos em tempo real é tão boa como no Waze, acredito que deve ser, já que a Google é dona do Waze. No TomTom a “cortada de caminho” tem a vantagem de não te jogar em vias muito locais, internas aos bairros, embora demore mais. Já o aviso de câmeras – inclusive móveis – do TomTom é bom.

        • Pacheco

          O problema do waze é que ele pode te jogar na favela e não quer nem saber.

          • João Carlos

            Nesse ponto o do TomTom é melhor. Hoje mesmo o Waze me jogou numa biboca, o TomTom não.

            • Pacheco

              O Waze já me colocou no meio de uma favela no Campo Limpo. Na época eu tinha um blindado e mesmo assim fiquei com muito medo. Pensei em voltar, mas achei que poderia chamar mais atenção ainda.

            • marco

              ELE SÓ faz isso se colocar rotas curtas

              • João Carlos

                Sempre configurado na mais rápida.

      • Eduardo Gregório

        +1 voto para o Google Maps aqui.

        Avisos significantes aparecem e para ver o tráfego é só ativar “tráfego” que ele mostra por meio de cores (verde, amarelo e vermelho) como estão as vias e direciona sozinho para as que estão com menos trânsito quando se utiliza no modo gps.

    • Rodrigo

      O Waze é imbatível nesse aspecto. A funcionalidade de reportar problemas pelos usuários de forma descomplicada acho que é o fator diferencial do aplicativo.
      Meu único “senão” para o Waze é manter a geolocalização ativa mesmo com o app fechado. Gasta muita bateria (por mais que eles digam que não).

      • Pacheco

        Melhorou muito na ultima atualização. Antes vc rodava 1h com ele e a bateria ia inteira.

        Parece que o consumo de dados e de bateria reduziu drasticamente daquelas versões de 2013 e 2014.

        • Rodrigo

          Mas poderia ao menos ter a opção “enquanto o app estiver em uso” como ocorre com outros aplicativos.
          Eu deixo-o sempre desligado (para uso do GPS) e só marco como “sempre” quando preciso usar o Waze.

  • Alexandre Maciel

    Inventaram a lâmpada. Uso iOS e Android e posso dizer que claramente a Apple é contumaz no desenvolvimento de ideias alheias.

    • Roger Rosato

      A inovação da Apple não provém de ideia puramente criativas. A criatividade deles é reconhecer como ideais que antes não funcionavam podem funcionar quando combinadas e modificadas.
      Ex receita do iPhone:
      – Touchscreen
      – Smartphone
      – Aplicativos
      – Design atraente
      Todas coisas que, separadas, não conseguiram fazer celular nenhum antes fazer tanto sucesso.

      • th!nk.t4nk

        Verdade. Mas também é verdade que a Apple tem errado demais nos últimos anos. O Apple Maps continua um produto bem inferior à concorrência, por exemplo, e o Apple Watch decepcionou de forma geral. Eles continuam sendo muito competentes como um todo, mas hoje em dia em termos de criatividade e inovaçao pararam no tempo.

        • Rodrigo

          Na minha opinião o principal “erro” da Apple é querer se tornar uma marca de luxo. Até nos EUA ela vem sendo bastante criticada nesse aspecto e tem perdido clientes para marcas “menos nobres”.
          Uso Apple e Android, por mais limitado que o iOS seja frente ao primeiro, é notória a estabilidade e integração entre software e hardware no iOS. Sem contar a facilidade de uso.

        • Roger Rosato

          Andei lendo bastante sobre o Apple Maps e é impressionante o tanto de esforço e dinheiro que a Apple vem investindo na sua melhora através de acordos e compra de empresas de mapeamento. Após isso decidi dar ao App nova chance e fiquei surpreso. A eficiência e riqueza de detalhes (note que não falo das imagens por satélite) stá no mesmo nível do Google Maps, porém a interface é mais simples e amigável. Ainda perde no quesito alcance, uma vez que vários serviços, como trânsito e transporte público, ainda é limitado a cidades grandes e/ou EUA/Europa.
          Para um usuário de iOS, dado a integração com outros aplicativos e com a plataforma, torna-se uma ferramenta até melhor.
          Sobre a inovação, não é um fenômeno da Apple. Toda a indústria de tecnologia está meio incerta sobre o caminho a seguir, agora.

          • Edson Fernandes

            Então Roger, mas a Google se adiantou na melhoria e por isso hoje tem esses itens. Eles se integram com diversos departamentos e areas dos países.

            A Apple foi se aproximando disso em meados de 2013 apenas e investe forte. Ainda vai levar um periodo para se igualar.

  • Edson Fernandes

    Acho um tanto bizarro que somente agora o car play foi atualizado para reproduzir o GPS em tela. Mas eu mesmo adoraria ter uma central para consumir menos do meu celular e já ter uma tela que opera tudo.

  • flaviomurad

    Tenho um Hyundai HB20 de 2016 com CarPlay é um iPhone 6S com iOS 10. No iPhone aparece o aplicativo Mapas. Quando plugo no carro, o aplicativo (ícone) desaparece! Será que o Mapas ainda não funciona no Brasil?



Send this to friend