Home Etc Ar-condicionado do carro: como o utilizar corretamente, e garantir bom funcionamento

ar condicionado carro Ar condicionado do carro: como o utilizar corretamente, e garantir bom funcionamento




O ar-condicionado em carros é um acessório que está sendo cada vez mais incluído nos carros que saem das montadoras brasileiras. Como vivemos em um país de clima bem quente, na sua maior parte, todo mundo gosta do conforto que ele proporciona, tanto na cidade quanto na estrada. Mas temos que saber utilizar nosso ar-condicionado corretamente, tanto para fazer ele durar mais, quanto para que ele nos beneficie o máximo.

Como fazer para que o ar-condicionado do meu carro sempre funcione corretamente?

O ar-condicionado deve ser ligado pelo menos uma vez por semana, para que ele se mantenha em boa forma. É isso mesmo, ele funciona bem se sempre for ligado. Sistemas de ar-condicionado automotivo que ficam muito tempo desligados, tendem a perder o gás refrigerante, fato que acontece em muitos carros usados já com vários anos de idade. Quem nunca comprou um carro usado com ar-condicionado e teve que fazer a recarga do gás?

Como usar o ar-condicionado ao chegar no carro, que ficou parado um bom tempo debaixo da luz do sol, e está fervendo?

Primeiro abra bem as portas e os vidros do carro. Espere alguns segundos. Feche as portas, ligue o carro e saia, com os vidros ainda abertos. Com isso, todo o calor vai sair. Ligue o ar-condicionado. Pode ser no máximo, não tem problema. Direcione as saídas de ar para cima, assim o ar frio irá cair e resfriar uma área maior. Não deixe o ar recirculando, pois o ar-condicionado vai acabar usando ar quente para funcionar. Deixe que o ar mais fresco de fora entre. Quando perceber uma melhora, aí sim feche os vidros.

Devo usar o ar-condicionado somente em dias muito quentes?

Não necessariamente. Quando você está na estrada por exemplo, e o dia está com clima mediano, pode usar o ar-condicionado tranquilamente, na temperatura média, pois ele vai manter a sensação de conforto. Se você o desligar, vai sentir um ar abafado. O único porém é o aumento de consumo.

O ar-condicionado tem utilidade em dias frios?

Claro! Ele pode muito bem ser usado para aquecer o ambiente, antes de o motor estar quente o suficiente para nos entregar ar quente sem o ar-condicionado. Ele também pode ser usado para desembaçar os vidros. Jogando ar forte no parabrisa, ele desembaça, não importa se o ar é quente ou frio.

Na estrada vale mais a pena andar com o ar-condicionado ligado ou com os vidros abertos?

O aumento de consumo na estrada é equivalente. Tanto faz se você andar com os vidros abertos ou com o ar-condicionado ligado. Isso porque os vidros abertos produzem um arrasto aerodinâmico muito grande. Aí, não precisa nem pensar, o ar-condicionado é a melhor opção!

Como tenho que fazer a manutenção do sistema do ar-condicionado?

A cada seis meses você pode procurar uma empresa especializada para verificar as mangueiras, a pressão do gás, e também o filtro de partículas, que quanto está muito sujo, mais atrapalha do que ajuda.

Posso andar sempre com a recirculação do ar-condicionado ligada?

Recirculação do ar-condicionado é aquele botão que impede o ar de fora de entrar dentro do carro. Ligamos quando passamos por lugares com cheiros ruins, também quando estamos atrás de um caminhão que solta muita fumaça. Mas deixar esse sistema ligado o tempo todo não é bom. Pois o ar vai ficando viciado, com pouco oxigênio. Use o sistema só quando for estritamente necessário.


  • duhs2dany

    Recirculação de ar.. eh aquele botão que aparece uma setinha dentro do carro?

    Tem que ficar desligado ou ligado?

    Ainda não entendi.

    • http://rafaelpereira.deviantart.com rafael.pereira

      Não use o ar recirculado a menos que tenha um caminhão, por exemplo, soltando fumaça. Como diz na reportagem é assim: se ficar usando o ar recirculado (setinha rodando dentro do carro) vc vai respirar o mesmo ar direto, aí esse ar fica viciado, com menos oxigênio, podendo causar desmaio. use o ar corrente, aquela setinha que vem de fora pra dentro do carro.

    • Leandro

      Desligado durante o uso normal, ligado somente no caso de mal cheiro, fumaça e etc.

      • erom

        Pessoal, a eficiencia do ar condicionado é melhor com a recirculação ligada (o ar resfria o ar já resfriado), porém o ar não é renovado o que faz com que qualquer mal cheiro dure uma eternidade…então em dias muito quentes, em que vcs não tenham comido feijoada, utilizem na recirculação sem medo!

      • Giovanni

        A recirculação é pra ficar ligada o tempo todo, todo manual de carro diz isso. É muito mais fácil gelar o ar que já está numa temperatura mais baixa, do que o ar externo. Quanto a desmaios, isso é puro exagero, saiu até numa revista certa vez a medição de dióxido/monóxido de carbono no interior do veículo e ela era inferior àquela observada do lado de fora do carro.

        • Del_NB

          Pelo contrário! Todo manual dos carros é taxativo quanto ao uso temporário da recirculação do ar. Releia o manual, em praticamente todos, existe a recomendação de utilização da recirculação para atingir a temperatura desejada mais rapidamente, momento em que vc passa a usar a circulação aberta, ou para isolar a cabine dos cheiros desagradáveis da parte externa.
          Causar desmaios é lenda urbana, realmente. Mas o uso da recirculação em determinados veículos pode sim causar uma certa sonolência, não pelos níveis reduzidos de oxigênio disponível, mas pelos níveis elevados de dioxido de carbono, ainda assim depois de um tempo muito longo com a recirculação ligada e pelo menos mais duas pessoas no carro.

        • kuakuakua

          quando deixam a recirculação direta comigo dentro do carro depois de uns 20 – 30 min eu começo a ficar com dor de cabeça… teve uma vez q fiquei mais de 1 hora e alem de dor de cabeça tava começando a ficar enjoado.

    • Navi92

      Bonito ar condidionado o da foto. É do Polo?

  • Surtado

    Olha, dizer que manter a recirculação fechada direto pode levar uma pessoa a desmaio chega a ser lenda urbana. É absolutamente impossível que isso aconteça. Primeiro, porque o carro não é selado hermeticamente, o que significa que sempre vai entrar ar pelas inúmera frestas. Experimenta cair com seu carro numa piscina e vê se deixa de entrar água. Se uma pessoa desmaiar por esse motivo é pq ela tem outros problemas de saúde. Aliás, eu desafio alguém a achar uma notícia de pessoa que desmaiou por esse motivo ao dirigir.

    Segundo, por experiência. Quase nunca deixo a recirculação aberta, já fiz uma viagem de 5 horas sem parar com 3 pessoas no carro, ar ligado 100% do tempo (100% mesmo, não paramos para nada) e obviamente ninguém sentiu falta de ar.

    Terceiro, a recirculação não consegue impedir que nenhum ar externo entre no carro, principalmente naqueles que o fechamento não é eletrônico (tipo o Palio, que tem uma espécie de chavinha horizontal). Experimenta andar num desses com o ar desligado e a recirculação fechada, coloque a mão nos difusores a uns 60 km/h e você vai sentir uma corrente de ar.

    • Giovanni

      Pura lenda urbana sim. Quantos casos de pessoas desmaiando em seus carros vemos por aí? Nenhum. E a grande maioria anda com a recirculação ligada sim. Aliás a vedação de carro algum é 100% porque o projeto já especifica certas zonas de circulação. A idéia da matéria é boa, mas há varios furos.

      • Carlos

        pow, mas vc só sabe reclamar hein fieteiro? já que a matéria tá tão errada assim, escreve uma obra-prima e manda pro NA, pra eles publicarem o guia do especialista em ar-condicionado.

      • Ze Barnabé

        Também nunca soube de desamaio, mas já vi casos de náusea e dor de cabeça por falta de oxigenação no cérebro. Ou seja, fica num limiar. Acredito que se o carro tivesse mais vedação, poderia chegar nesse ponto de desmaio dos passageiro. O motorista obviamente acaba parando o carro se passar mal, não iria desmaiar com volante em mãos….

  • vinisuarez

    otima matéria. Retirou até algumas dúvidas

    :clapp:

  • Mr Freeze

    Boa matéria… Refrescou minhas dúvidas… Mas hj vou tomar uma cerva em casa pra refrescar… :banana: :banana:

  • erom

    Ar condicionado de carro nâo tem função reversa. Ele só resfria e fica ligado permanentemente. Para aumentar a temperatura entra em ação os radiadores do sistema de ar quente. Assim, a dica de dias frios tá furada. Tentem ligar o ar condicionado com o carro frio e vejam se ele aquece.

    • Giovanni

      Exato. Ar-condicionado de carro não aquece! O que aquece é o radiador do ar-quente! Logo ligar o AC pra esquentar mais rápido não faz sentido algum (na realidade vai é esfriar!).

      • rafael.pereira

        Acho que ele se referia mais ao seletor de temperatura. Todo carro com AC tem, mas nem todo sem AC tem (é o tal do Ar Quente).

      • armoço

        É verdade. Pensei que só eu tivesse achado esquisito, pois na prática, no meu gol isso não aconteçe… :humpf:

  • Henrique

    E sobre dar a partida com o ar condicionado ligado, tem algum problema? Amigo meu falou que só podia dar a partida no carro se o ar condicionado estivesse desligado :??:

  • oi

    poxa.. parabens pela materia!!

    o site só fica mais rico com esse tipo de postagem!

    minha opiniao.. bem melhor do que publicar materias sobre super carros que nunca verao o solo brasileiro!

  • jjj

    Pois eu ando sempre com a recirculação ligada. O isolamento dos carros não é 100%. não tem como ficar sem oxigênio dentro do veículo. Isso é lenda. A minha circulação fica sempre fechada, e eu uso ar-condicionado 100% do tempo que estou em meu carro. Até porque vivo em fortaleza. Uma cidade onde a temperatura permanece em torno dos 27 graus celcius o ano inteiro e o ar é muito poluido. São quase 3 milhões de habitantes na grande Fortaleza. Dá pra imaginar o trânsito né? Manter a circulação fechada é questão de saúde. Ao contrário do que diz a reportagem.

  • Nevermind

    Cara, tenho a mesma duvida do Henrique. Ligar/desligar o carro com ar condicionado ligado tem alguma implicaçao?

    • erom

      Ligar o carro com o ar ligado força desnecessariamente o sistema de partida. Quando vc aperta o botão para ligar o ar, na realidade está acionando uma embreagem eletromecanica que conecta o compressor ao eixo do motor gerando uma carga mecanica extra. Já desligar o carro não causa dano nenhum.

      • Robson Rogerio

        Há algum problema em desligar ou dar partida no carro com o ar-condicionado ligado?
        Cristiano Prana
        Não incorre em problema algum. Antigamente, na época dos primeiros automóveis equipados com ar-condicionado, isso poderia causar algum transtorno. Atualmente não tem problema dar partida no carro com o aparelho ligado, já que os veículos modernos possuem sensores que ativam e desativam o sistema em diversas condições.

        No meu carro, se dou partida com o ar ligado, o sistema so entra em funcionamento depois de algum tempo, nao entra junto com o funcionamento do motor.

    • armoço

      Na 4rodas, já fizeram esse teste, e segundo a revista, não há problema algum em se fazer isso, até porque se tivesse, os fabricantes advertiriam severamente acerca disso, flws… :rayban:

  • Rodolfo

    Aqui em cuiabá é quase incoerencia ligar o ar sem recirculaçao, calor de 40 graus, o ar que entra no carro, mesmo com o ar condicionado ja entra quente, ai tem que ligar a recirculaçao, se nao…

  • Luis.J.R.

    Não tenho esse poblema!Meu caro não tem ar mesmo. :hauhau:

  • JONE

    Bonito ar condidionado o da foto. É do Polo?

    ÉÉÉÉÉ CLARO!!

    :craz: :clapp: :clapp: :clapp: MELHOR ACABAMENTRO LINDO,LINDO,LINDO
    eu choro qd vejo esse painel completo com essas iluminação red/blue
    VW É CARRO MESMO!

    • dolphin

      Com certeza vc nunca andou em outro carro… Cuidado, APzeiro em delírio total

  • charles

    so tem um problema no texto: manutencao a cada 6meses,,,,ta louco,, já viu alguem que leva carro revisar ar condicionado a cada 6 meses??? so se for taxista

  • jfn

    Na estrada vale mais a pena andar com o ar-condicionado ligado ou com os vidros abertos?

    O aumento de consumo na estrada é equivalente. Tanto faz se você andar com os vidros abertos ou com o ar-condicionado ligado. Isso porque os vidros abertos produzem um arrasto aerodinâmico muito grande. Aí, não precisa nem pensar, o ar-condicionado é a melhor opção!

    aff.. mythbusters.. isso é mito!! ar condicionado gasta mais!!!!

  • daniel

    Pessoal, lí em algum lugar que o ajuste da velocidade do AC assim como da temperatura não influenciam no consumo de combustível. O compressor trabalharia sempre no mesmo rítmo e portanto o consumo seria o mesmo seja na velocidade 1 ou na 4, no frio máximo ou mediano. Isso é verdade?

  • alcantara

    No meu o ar gela legal mas tá fazendo um barulho infernal que parece vindo das correias…o que será isso??

  • Mateus

    Boa matéria, tirou minhas duvidas, não sabia a respeito da recirculação, eu usava direto achava que era um modo mais economico, ou seja pra mim o ar sendo puchado de dentro do carro ja refrigerado diminuiria o esforço do compressor, dando economia. ERRADO eu estva totalmente errado…. :clapp:

  • Flávia

    Oi, gostaria de saber se andar com o ar condicionado quente faz mal a saúde, principalmente se tiver alguém resfriado junto?

  • neri

    Liguem o ar e nunca mais desliguem fassao como meu tem um palio 2005 desde que comprou ligou e nunca desligou e ate hoje nunca deu problema so troca o filtro

  • Fred

    o próprio manual, escrito por quem fez o carro, diz pra não usar a recirculação de forma prolongada.

  • StNgI

    Aproveitando o post sobre o A/C… Estou para instalar um Kit usado da Delphi no meu gol g3 1.6,será q fica bom galera?O valor já instalado aqui no PR é de R$2.200 …

  • Eduardo

    Gostaria de tirar uma duvida.
    Se eu usar apenas a ventilação do ar condicionado no carro, estou gastando gasolina?

  • carlos

    Tenho uma ranger 2000. Não tem o botão para recirculação. Como faz a higienização por meio daqueles spray?