Home Etc Ar-condicionado do carro: como o utilizar corretamente, e garantir bom funcionamento

ar condicionado carro Ar condicionado do carro: como o utilizar corretamente, e garantir bom funcionamento




O ar-condicionado em carros é um acessório que está sendo cada vez mais incluído nos carros que saem das montadoras brasileiras. Como vivemos em um país de clima bem quente, na sua maior parte, todo mundo gosta do conforto que ele proporciona, tanto na cidade quanto na estrada. Mas temos que saber utilizar nosso ar-condicionado corretamente, tanto para fazer ele durar mais, quanto para que ele nos beneficie o máximo.

Como fazer para que o ar-condicionado do meu carro sempre funcione corretamente?

O ar-condicionado deve ser ligado pelo menos uma vez por semana, para que ele se mantenha em boa forma. É isso mesmo, ele funciona bem se sempre for ligado. Sistemas de ar-condicionado automotivo que ficam muito tempo desligados, tendem a perder o gás refrigerante, fato que acontece em muitos carros usados já com vários anos de idade. Quem nunca comprou um carro usado com ar-condicionado e teve que fazer a recarga do gás?

Como usar o ar-condicionado ao chegar no carro, que ficou parado um bom tempo debaixo da luz do sol, e está fervendo?

Primeiro abra bem as portas e os vidros do carro. Espere alguns segundos. Feche as portas, ligue o carro e saia, com os vidros ainda abertos. Com isso, todo o calor vai sair. Ligue o ar-condicionado. Pode ser no máximo, não tem problema. Direcione as saídas de ar para cima, assim o ar frio irá cair e resfriar uma área maior. Não deixe o ar recirculando, pois o ar-condicionado vai acabar usando ar quente para funcionar. Deixe que o ar mais fresco de fora entre. Quando perceber uma melhora, aí sim feche os vidros.

Devo usar o ar-condicionado somente em dias muito quentes?

Não necessariamente. Quando você está na estrada por exemplo, e o dia está com clima mediano, pode usar o ar-condicionado tranquilamente, na temperatura média, pois ele vai manter a sensação de conforto. Se você o desligar, vai sentir um ar abafado. O único porém é o aumento de consumo.

O ar-condicionado tem utilidade em dias frios?

Claro! Ele pode muito bem ser usado para aquecer o ambiente, antes de o motor estar quente o suficiente para nos entregar ar quente sem o ar-condicionado. Ele também pode ser usado para desembaçar os vidros. Jogando ar forte no parabrisa, ele desembaça, não importa se o ar é quente ou frio.

Na estrada vale mais a pena andar com o ar-condicionado ligado ou com os vidros abertos?

O aumento de consumo na estrada é equivalente. Tanto faz se você andar com os vidros abertos ou com o ar-condicionado ligado. Isso porque os vidros abertos produzem um arrasto aerodinâmico muito grande. Aí, não precisa nem pensar, o ar-condicionado é a melhor opção!

Como tenho que fazer a manutenção do sistema do ar-condicionado?

A cada seis meses você pode procurar uma empresa especializada para verificar as mangueiras, a pressão do gás, e também o filtro de partículas, que quanto está muito sujo, mais atrapalha do que ajuda.

Posso andar sempre com a recirculação do ar-condicionado ligada?

Recirculação do ar-condicionado é aquele botão que impede o ar de fora de entrar dentro do carro. Ligamos quando passamos por lugares com cheiros ruins, também quando estamos atrás de um caminhão que solta muita fumaça. Mas deixar esse sistema ligado o tempo todo não é bom. Pois o ar vai ficando viciado, com pouco oxigênio. Use o sistema só quando for estritamente necessário.





Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.