Asiáticos Honda Montadoras/Fábricas Tecnologia

ARC – Revolucionária linha de produção da Honda é inaugurada na Tailândia

honda-arc-1

A Honda já dispõe de modernas linhas de montagem pelo mundo. Aqui no Brasil, por exemplo, uma única linha fabrica plataformas diferentes, no caso Civic e os derivados da família Fit, por exemplo. No entanto, outros fabricantes também o fazem, exemplo recente da Volkswagen em São José dos Pinhais/PR, que monta tanto a MQB de Golf e A3, quanto a PQ24 do Fox.

Mas, a Honda decidiu mudar o conceito de produção na Tailândia, criando a ARC (Assembly Revolution Cell). A empresa nipônica descreve o conceito como “célula de fluxo”. A ARC adota conceitos Poka-yoke (à prova de erros), Jidoka (automação com toque humano) e Just-in-time (componentes entregues no momento da montagem). A ideia consiste em quatro trabalhadores por célula de montagem.

Estes sobem em plataformas móveis e montam mais peças e componentes do veículo que o habitual na indústria automotiva. Durante o processo, carro e montadores são deslocados pela linha. A Honda garante que não haverá trabalho sobrecarregado, visto que cada funcionário cuidará de uma parte do carro, sem precisar se deslocar muito para montá-las. Assim, há menos movimento.

honda-arc-2

Além disso, cada unidade móvel terá seus próprios itens para instalação, sem extras ou ausências. A Honda diz que mesmo um funcionário sem treinamento não teria problemas em atuar nessa célula de produção. O conceito Poka-yoke garante que em qualquer condição, o operador não tem como realizar uma montagem errada. Claro, todos os envolvidos receberam treinamento e estão a par do conceito.

A Honda só divulgou duas imagens do conceito, que passa a funcionar na linha de produção do Novo Civic na Tailândia. Números de eficiência também não foram apresentados pela empresa, que da mesma forma não disse se a ideia será expandida para outros países.





  • Pedro Cunha

    Imagina no lisarb… que lindo seria…. Os sindicatos fazendo piquetes e queimando pneus nas portas das fábricas, alegando que isso causaria milhares de demissões e desvalorização das categorias…. Afinal tudo aqui vira desculpa pros sindicatos meterem o pé na jaca.

    • Marco Antônio

      kkkkkkkk Pensei a mesma coisa kkk Os sindicatos..

  • Diego

    Não faço ideia se é mais eficiente ou não, mas esse tablado de madeira deixa bonito que o chão de fabrica tradicional kkkkk

  • DiMais

    sei lá, mas esse piso de madeira tá bonitão mesmo! melhor que meu ap haha

  • Daniel

    Uma copia atualizada do “carrossel” da Gurgel????

    • TiagoSSA

      O carrossel da Gurgel creio que foi baseado em um conceito da Citroen.

  • Junior Lobato

    Duvido q não irá sobre carregar o funcionário!