Argentina Fiat Mercado Montadoras/Fábricas

Argentina: Fiat trabalhará apenas uma semana em setembro

Novo Palio na linha de produção da Fiat na Argentina

Com a crise no mercado brasileiro e as baixas vendas no mercado doméstico, a Fiat Argentina reduziu muito a jornada de trabalho em sua planta de Córdoba. A fábrica terá funcionamento normal durante apenas sete dias no mês de setembro.

Além da curta jornada, a fábrica da Fiat argentina terá produção diária no período de apenas 320 unidades/dia. Ou seja, 2.240 carros serão feitos ao longo do mês que vem.

A produção de veículos na Argentina caiu 14% no primeiro semestre e o país registra dez meses consecutivos em queda. Já as exportações caíram 30,9% nos primeiros seis meses.

Dessa forma, o emprego no setor automotivo argentino é afetado diretamente. A Ford afastou 300 funcionários por causa da queda nas vendas, assim como a Volkswagen com outros 300 empregados.

[Fonte: Infobae via Ferd]





  • Rogério

    Tirando o fato que empregos são afetados, lógico! Mas por mim, essas montadoras podiam ir a falência.. Cobrando absurdos nos carros vendidos aqui. Os preços estão surreais.

  • CharlesAle

    A situação da Fiat, ao meu ver, é muito delicada..Pois com produtos muito defasados, o que afasta muitos clientes, já que a concorrência tem produtos melhores..Junta-se ao fato da pior crise econômica da História do País(fruto de 13 anos de irresponsabilidade econômica).Outras montadoras já passaram por uma fase de produtos ruins, mas ai a situação econômica estava melhor, o que ajudava e muito a desovar a velharia..Mas agora, vender carro moderno dá trabalho, defasado então…Só lembrando que o sucesso da Toro é muito pouco para levantar a empresa. E o Mobi, coitado, ainda sonha com vendas melhores(se é que virão)..

    • Newton Freitas

      Crise econômica e política no Brasil não é desde o início do governo petista, e sim algo que vem desde o fim do século XIX, 1891, governo republicano.
      Não é um partido e sim o sistema de governo adotado no país.

      • Louis

        Realmente não iniciou no pettismo, mas o 13 foi o pior de todos disparado, conseguiu quebrar um país que foi ajustado a duras penas.

      • Tosoobservando

        Nossa entao o Brasil nunca teve nenhum periodo de Boom economico ou que nao estivesse em crise? kkkk serio isso?

        • Newton Freitas

          Sim, o país passou por períodos de crise econômica e periodos de “boom” econômico.
          Se analisarmos a história no século XX, o país enfrentou em maioria, momentos de crise econômica, social e política que estabilidade tanto na área política quanto na área econômica, a crise social ainda existe, e continuará existindo.

          • Tosoobservando

            Nossa estabilidade começaria a vir agora nao fosse os desmandos de quem estava no poder. Acharam que o dinheiro era demais, alem de quebrarem a Petrobras, trouxeram estes eventos que so trazem gastos, Copa e Olimpiada, e agora temos a conta pra pagar. Todo Boom economico que temos é acompanhado por uma crise forte subsequente, mas isso tem a ver mais com a ma administração do que com questões seculares. A Coreia do Sul por ex ate os anos 60 era pauperrima, tipo a Coreia do Norte, mas com uma administração decente ela hoje é estavel e avançada.
            Como disse Margareth Thatcher quando veio ao Brasil: “Parece-me bem claro que o Brasil não teve ainda um bom governo, capaz de atuar com base em princípios, na defesa da liberdade, sob o império da lei e com uma administração profissional”

            • Newton Freitas

              Concordo que a má administração afete o desenvolvimento do país, isto pode ser resolvido através de mudanças governamentais, é mais que óbvio que a forma e sistema de governos do Brasil (República e Presidencialismo) não deram certo, as reformas econômicas feitas a partir do governo de Getúlio Vargas que visaram a industrialização do país não foram feitas porque ele era bonzinho e sim porque já não era rentável manter uma economia com foco exclusivo na agricultura.
              Embora o Império do Brasil tivesse sim, vários problemas era consideravelmente mais estável que a república brasileira, em quarenta e nove anos do segundo reinado monárquico brasileiro, nunca se teve crises políticas. Ao contrário dos primeiros cinquenta anos da República brasileira que aconteceram fatos semelhantes do que ainda se acontece nos dias de hoje, como a alta inflação, alta desvalorização da moeda corrente, corrupção generalizada e etc.

              • Tosoobservando

                Nunca se teve pq eram abafadas, é uma ilusão, nos eramos uma monarquia constitucional so no papel, pq sabemos que no fundo o imperador era absolutista, e que governava com punho de ferro, e nao evoluimos nada no seculo 19, tinhamos em 1800 renda per capita igual ao dos Eua, 100 anos depois era menos de 1/4. Vc mesmo falou que nossa industrialização começou na era Getulio Vargas, ou seja, nos anos 50 do seculo XX, sendo que a maioria dos países hoje ricos começaram nos anos entre 1820 e 1850 (epoca que tinhamos o imperio, que durou ate 1889). A pergunta é, se eram tao bons em governar, pq nao fizeram a nossa industrialização junto com o resto do mundo? Estamos pelo menos 100 anos atrasados por isso e mais uns 100 anos pq nossa industrialização tardia foi mal feita na era JK e pelos militares, tudo culpa da monarquia que vc citou.

                • Newton Freitas

                  Culpa da Monarquia, tem certeza?
                  Bem, isso não é verdade, acho interessante você pesquisar os problemas e as vitórias e o porque da monarquia brasileira, notei que tudo o que sabe é o que está nos livros de história pregado pelos republicanos, estes livros deveriam ser neutros, mas não são.
                  Recomento fazer a mesma pesquisa em relação ao governo republicano, se bem feita, tenho certeza que alguma parte de sua visão de mundo irá mudar.

                  • Tosoobservando

                    Nao amigo, nao esta nos livros apenas, pega os numeros de industrias brasileiras do periodo, vc vai ver que eram pifias, e outra, kd as empresas? Kd o capital? kd a tecnologia do periodo? A unica coisa que se sabe da epoca e´que D. Pedro II financiou o telefone de Graham Bell, mas nos Eua. o Brasil ate os anos 1930 era um país essencialmente agrario, nem universidade tinha, as primeiras começaram em 1910. Na epoca do imperio nao fez praticamente nada, a nao ser o que o Barão de Mauá financiou, isso a muito custo e a revez da monarquia brasileira, que achava que o país deveria se manter apenas agrario, o “celeiro do mundo”.

                    • Newton Freitas

                      Bem, a industrialização no século XIX começou a partir de 1850, naquela época o governo dobrou o imposto sobre os produtos importados para iniciar a industrialização do país, o café ainda dava muito lucro, tinha grande demanda, o que fez o governo imperial não focar exclusivamente em políticas para acelerar o desenvolvimento industrial. Mas nos ultimos anos do segundo reinado, as indústrias ficavam cada vez mais forte, produzindo tecidos, produtos químicos, alimentos e etc.
                      A primeira escola de ensino superior, ou seja, uma universidade foi fundada ainda na época colonial, 1808, na cidade de Salvador na Bahia. E sim, D.Pedro II financiou a idéia de Graham Bell e instalou o primeiro telefone no país.
                      Quem trouxe o telégrafo foi o próprio D.Pedro II.
                      É loucura pensar que quem fez o país crescer foi exclusivamente a república.

                    • Tosoobservando

                      Me fala uma grande industria brasileira do periodo, apenas uma! kkkk E onde que dobrar impostos cria industrias? kkkkkk kra nao ouvi isso! Alem de que nao importa se o café tinha demanda ou nao, se eles fossem um bom governo, um governo de “visão” como vc diz, nao ficariam so no café nao é verdade, afinal a Inglaterra ja tinha industrias desde 1780.
                      Escola de ensino superior é diferente de Universidade, vc nao sabe a diferença? Pesquise ae novamente. A Universidade Federal do Amazonas – UFAM, situada na cidade de Manaus – AM, foi fundada no dia 17 de janeiro de 1909, foi certificada pelo Guiness Book no ano de 1995 como a “Primeira Universidade do Brasil”.
                      Outras Universidades Brasileiras:
                      19/12/1912 – Universidade Federal do Paraná – Curitiba – PR
                      07/09/1920 – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – RJ
                      07/09/1927 – Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
                      25/01/1934 – Universidade de São Paulo – São Paulo – SP
                      Portanto nenhuma do período Imperial….

    • Verdades sobre o mercado

      Esta semana conversei com um amigo que é gerente de ccs Fiat e a informação é que a Toro já está perdendo o vigor das vendas em todas as versões (antes era só a Diesel Mecânica). A Fiat já está ligando para as css e pressionando para faturar os veículos para o estoque, pois já está sobrando no pátio da montadora. Já o Mobi melhorou as vendas depois que a Fiat passou a oferecer um bônus de R$ 1.500,00

      • Edson Fernandes

        E se nessas situações as concessionarias deixarem de comprar? O que pode acontecer?

        Estou perguntando porque de nada adianta comprar algo que se tem em excesso também em concessionarias e acredito que isso esteja ocorrendo com todas as fabricantes.

        • Mario

          As css são obrigadas a comprar. Por isso, muitas estão fechando.

          • Edson Fernandes

            Bem… vai chegar em um momento em que isso vai acontecer. Quero ver como as fabricantes irão se comportar.

  • Marcelo Henrique

    O povo vê o preço alto e se assusta.
    Alguns pensam em financiar, mas as condições atuais não deixam mais dividir em 60 vezes e com uma entrada baixa.
    E a cereja do bolo: o fantasma do desemprego está passando por todos os lugares.
    Eu mesmo prefiro manter meu carro velho, juntar a grana e aplicar do que torrar com carro novo.
    Vai que perco o emprego e aí tenho os juros pra ir me mantendo até arrumar outra coisa.

  • pedro rt

    a fiat so faz 1 modelo agora na argentina, o new palio e dentro de alguns meses ele sai de linha, a fiat de la ja esta trabalhando na producao da nova geracao do grand siena pra daqui ha um pouco mais de 1 ano

  • Tosoobservando

    Kra que exagero vc fazendo tais julgamentos como se todos, menos vc, fossem assim. Muitas, mas muitas outras pessoas fazem tudo isso que vc falou e nem todas estao bem de vida como vc, pq nao é so estudar, nao é so ficar baixando PDF de livros, nao é tao simples, vc tem de ter oportunidades, vc tem de estar no lugar certo na hora certa, e vc tem de ter um país que te da oportunidades. E é engraçado vc falar do povo ser baba ovo de americano, sendo que mesmo salientou no seu relato que trabalha numa Multi, ou seja, vc é outro BABAOVO dos gringos kkkkkkkkkkk

  • Andre Henrique Melo

    Gostei da discussão sobre os sistemas de governo.Eles não tem culpa.A culpa e sempre de quem comanda.Tudo tem dois gumes.Monarquia caiu não por interesses de melhorar a situação social e econômica do Brasil.O fim da escravidão vai para mesmo pensamento.”coitados” conversa fiada.”Tudo e apenas um bom negocio” como diziam os lordes na Era Vitoriana.