Tecnologia Vídeos

Asfalto poroso pode ser a solução para reduzir alagamentos em ruas e estradas (vídeo)

asfalto-poroso

A empresa americana Gray & Son, especializada em pavimentação, desenvolveu um novo tipo de asfalto, que permite absorção de milhares de litros de água em poucos segundos.

O chamado asfalto poroso permite absorver uma enorme quantidade de água em pouco tempo, sendo esta enviada para galerias pluviais especialmente construídas sob o pavimento, evitando assim o alagamento da área asfaltada.

O foco do asfalto poroso é a aplicação em estacionamentos e pátios, mas poderia ser ampliado para ruas e trechos de estrada suscetíveis a alagamentos. Um vídeo demonstrando o processo de pavimentação foi divulgado na internet e chamou a atenção nas redes sociais. Confira abaixo:

Agradecimentos ao Lucro Brasil.





  • Gian

    No Brasil não iria funcionar… Asfalto aqui é quase uma camadinha de tinta preta sobre o chão.

    Fora do tópico, mas de certa forma relacionado, compartilho o que um conhecido que trabalha na construção civil estava me contando os abusos que as empreiteiras comentem.

    As empreiteiras recebem as especificações do engenheiro e a verba para a obra.
    Se pede 15.000 sacos de cimento, usam 5.000 e da marca pior.
    Se uma maçaneta de porta tem a metade da qualidade, mas custa 1 centavo a menos, usam ela.
    Sempre pensam em gastar o minimo da verba para embolsar o máximo.

    Não é atoa que viaduto cai, obra de estádio sai o dobro do orçado, desvios e mais desvios acontecem… É uma sujeira sem fim e fica por isso mesmo.

    • Lean_

      Outra coisa que me incomodava quando fiz estágio numa instituição pública de pesquisa eram as licitações. Como o menor preço leva, independente da qualidade, presenciei serviços bizarros. Imagina você pagar por um serviço de pintura que no contrato exige que uma antena seja lixada e tratada antes da pintura, mas na prática o que fizeram foi pintar suja do jeito que estava, ao ponto que você via as teias de aranha todas lá coladas na tinta. E pintaram de baixo pra cima. Aí você pensa nos respingos, já que as antenas tem 2 cores (vermelho e branco).

      • Darwin Luis Hardt

        e muitas vezes quem faz as licitações já as fazem de forma que consigam beneficiar esse tipo de empreiteira que tem material vagabundo e barato

        • Lean_

          Não foi esse o caso lá no meu prédio, mas isso que você disse é muito comum sim, infelizmente.

      • Junoba

        Esqueceu que foi o humilde pai de família que fez o serviço ? Ele precisa embolsar mais dinheiro para comprar leite pros filhos pequenos…..SQN

      • Rodrigo

        ALGUÉM JÁ SÊ PERGUNTOU SÊ O ASFALTO POROSO (((SATURA))) COM RESÍDUOS ASSIM COMO UM FILTRO?

        NÃO TENHO DUVIDAS QUE SIM, FICA ATÉ BONITO NO VÍDEO MAS NA VIDA REAL SERVE PRA NADA!!!

        • radiobrasil

          Bem pensado… sera q areia, pó, com o tempo não “entopem” os canais no asfalto?

          • Rodrigo

            Não tenho duvidas, satura com detritos igual a um filtro de água.

          • Matheus Lelis

            Tem as manutenções de tempos em tempos, igual teria que ter nos bueiros daqui, lá sim, vai funcionar.

    • Fernando

      Não é curioso como sempre tem um amigo… um conhecido… que vê essas coisas acontecendo mas nunca denuncia? Adianta de quê reclamar para os outros se ele mesmo que está vendo a situação não faz nada? E depois adianta reclamar das coisas que acontecem nos níveis acima? Quem trabalha nessas obras e vê isso acontecer é tão cúmplice como o cara que começou tudo.

  • poleta

    Pessoal, não é em todo lugar que isto pode ser uma solução. Em alguns lugares, onde os solos são colapsáveis, por exemplo arenoso, esta tecnologia pode trazer mais problemas. Onde o solo não possui coesão, ou seja, as partículas não possuem “cola” entre elas, com a percolação de água poderá acelerar ou desenvolver processos erosivos. O correto é sempre ter o projeto de drenagem mais adequado à situação do local. Mas para solos onde não há este problema, vejo esta tecnologia como sendo uma ótima possibilidade.

    • celso

      ” (…) Em alguns lugares, onde os solos são colapsáveis, por exemplo arenoso (…) onde o solo não possui coesão, ou seja, as partículas não possuem ‘cola’ entre elas, com a percolação de água…”. Não entendi bulhufas, mas concordo plenamente.

      • poleta

        kkk… pensa em um solo tipo areia de praia na sua mão, se molhar sua mão o solo vai embora fácil, isto é solo sem coesão; agora imagina um solo do tipo barro (argila) em sua mão, se molhar não sai. mancha sua mão, para sair tem que esfregar um pouco., este solo possui coesão.

        • celso

          Agora ficou mais fácil, rsrsrs.

    • Diego

      Mas o sistema de drenagem mostrado não reduziria esse efeito?

      Pelo vídeo tem quase 1,5m de cascalho e carvão pra drenar e filtrar a agua absorvida.

  • Jose Silva

    uma realidade muito distante do Brasil. Aqui o asfalto só vai prestar no dia que o governo regulamentar um padrão do tipo e como devem ser os asfaltos de ruas, avenidas e rodovias e o responsável pega construção deve garantir que dure 5 a 10 anos livre de manutenção. Caso a necessidade de manutenção a empresa responsável se responsabiliza sem nenhum ganho adicional… Ai sim teremos asfaltos de melhor qualidade… Falta regulamentação.

    • Guilherme Eduardo

      Aqui só implanta se vier retirar a parte “sem nenhum ganho adicional”. Isso falando nos dois sentido (aditivo de contrato e pixuleco)

    • Junoba

      Se até para ´´concorrer“ o serviço da obra, precisa pagar propina, imagino que uma regulamentação como essa nunca chegará.

  • Khusller

    Estes dias eu vi um outro tipo de asfalto,na verdade concreto, ainda mais eficiente, absorvendo quase que de forma instantânea toda a água. Porém não pode ser usado em áreas frias por conta do congelamento.

    • Matheus Lelis

      Sim, tem bastante empresas que já tem esse concreto, inclusive colorido, mas o preço é a barreira, um seminário aqui da engenharia, teve um grupo da minha turma que apresentou ele e realmente é fantástico, inclusive seria bom usar em rotatorias abaixo do nível das ruas com galerias pra acabar de vez com alagamentos

  • Alvaro Guatura

    Aqui na minha cidade, Poços de Caldas/MG, estão fazendo calçadas permeáveis.
    O principal parque da cidade já conta com isso. Acho que saiu uma matéria aqui no NA

  • zekinha71

    Esse piso já ajudaria se fosse usado em estacionamentos, shoppings, hipermercados, parques.
    Além de evitar enchentes ajuda a manter o solo úmido, em vez de simplesmente jogar pra dentro do bueiro e ser poluída.

  • Zé Mundico

    Nada de novidade nisso, é só brita granulada prensada e rejuntada com piche. Sai muito mais barato jogar a brita no estacionamento e manter nivelada. Isso é engenharia caça-niquel, inventa muita firula para cobrar mais caro.Engenheiro é um camelô com diploma.

    • Matheus Lelis

      Poxa, to a 4 anos estudando pra ser camelô?

      • Zé Mundico

        Pois é, hoje em dia o mercado está cada vez mais exigente. Estudar nunca é demais.

      • Zé Mundico

        Na verdade, camelô com diploma é o advogado. Mas engenheiro não fica atrás,conheço alguns que vendem gato por lebre com a maior simpatia e simplicidade desse mundo…..kkkkkkkkkkk…Continue estudando.

        • Matheus Lelis

          O problema, é que a classe dos engenheiros não é unida, por exemplo, você vai la, contrata um engenheiro pra fazer seu calculo estrutural, ai ele mesmo fala, ah, pode deixar que eu executo a obra, faço as instalações elétricas e hidráulicas, nunca passa as etapas para os engenheiros da área, como fazem os médicos, e com isso, ficam fazendo serviços onde não tem experiencia, mas mesmo assim, a engenharia do Brasil é uma das melhores do mundo. E outra, eu não sei como é em universidade federal, mas eu estudo em uma particular aqui em minas, uma das mais conceituadas, e te falo, o ensino deixa muito a desejar, tem que formar e ganhar experiencia acompanhando profissionais mais experientes, se não….

  • radiobrasil

    Mas o tal paver usado amplamente no país já é “permeável” não? Na minha cidade é praticamente OBRIGATÓRIO fazer a calçada de casa nova com ele… base de pedra brita bem socada + paver… tem boa drenagem!

  • moncorongo

    O asfalto do Brasil já é poroso não é de hoje!

    Cada póro do tamanho de uma roda. Pelas estradas e ruas um monte deles e quando chove estão sempre cheios dágua escondendo o tamanho da depressão.

    • thiagobs

      “Cada póro do tamanho de uma roda.” hahahahahahha, putz, gargalhei alto aqui…

  • Bruno Wendel Marcolino

    boa iniciativa…para outros países kkkk

    Aqui não somos desenvolvidos o suficiente a ponto de termos inovações no asfalto.

    Quando esse ai der manutenção já viu né, o normal já não conseguem.

  • Vattt

    Exelente para o aproveitamento de água, espero poder aplicar essa idéia em contruções futuras!!!

  • Holandês Louco

    Essa tecnologia já tem uma versão concorrente, totalmente desenvolvida no Brasil.

    http://4.bp.blogspot.com/-2b_JdlvxRGI/VSa850wSmwI/AAAAAAABCgU/FbJoGc9SJe0/s1600/IMG_20150409_124844546.jpg



Send this to friend