Mercado

Até o fim de 2016, mercado brasileiro deve assistir o fechamento de 1,6 mil revendas

Concessionária Chery em Fortaleza

De acordo com a Fenabrave, o ano de 2016 não será nada bom para o setor automotivo. O mercado deve assistir o fechamento de pelo menos 1,6 mil revendas em todo o país até dezembro.

A estimativa da Fenabrave é que o setor de distribuição demita entre 47 mil e 50 mil pessoas, mas os dados levam em conta também fechamentos e demissões de 2015, quando 1.047 lojas saíram do mercado e em torno de 30 mil funcionários foram dispensados.

Ainda assim, 2015 viu a entrada de 420 lojas no setor de distribuição, que ainda teve saldo negativo de 627 revendas. Audi, BMW e Jeep foram algumas das marcas que abriram novos concessionários no ano passado. Atualmente existem 7,7 mil lojas em 1,1 mil cidades.

[Fonte: Automotive Business]





  • Murilo Soares de O. Filho

    Não precisa ser gênio pra saber disso, esse ano vai ser pior…espero que seja mesmo, um país precisa chegar ao fundo do poço para o povo enxergar a merda onde estamos.

    • V.mario

      Talvez mesmo assim, o povo ainda continue “deitado eternamente em berço…”, o brasileiro de um modo “geral” não gosta de trabalhar, gosta de beber, curtir e burlar as leis, isso partindo daqueles as criam.
      “Todos” querem um estado laico! Que seja então, vamos começar cortando os feriados “santos”! Há mais isso ninguém quer, afinal são nessas datas que boa parte da população vai fazer sua festinha.
      O bolsa “miséria” está ai gerando novos “filhos deste solo, hó mãe gentil”…
      Trabalhamos quase metade do ano para pagar impostos, “mas os mesmos são revertidos em bons serviços a população…”
      O jeitinho brasileiro nada mais é que a corrupção em seus diversos níveis, “todo mundo” quer ganhar algo fácil, mesmo que seja enrolando alguém, utilizando meios ilícitos e etc.
      Vivemos uma Guerra civil não declarada, onde a Polícia e o cidadão de bem, geralmente levam a pior, já o bandido é super protegido…
      Drogas aqui quase não há, ela não é a fonte da violência, pois para os grandes “estudiosos” a fonte da violência é a Polícia.
      Se você for empresários terá um sócio cruel (gov.) quer queira ou não, e este sócio vai sugar tudo o que puder e se mesmo assim sua empresa sobreviver, meus parabéns seu sócio vai chegar um dia e vai tomar conta de tudo, pois será o sócio majoritário dela…

      • Pacheco

        Pois é amigo, quando o Bolsonaro fala e apresenta soluções, tem quem reclame.

        • Gran RS 78

          Concordo com vc. Eu tenho minha última esperança depositada no Bolsonaro, que é um dos poucos politicos bons do nosso país, pois é contra bandidos e fala abertamente o que pensa, independente de quem quer que seja. Espero que o povo veja isso, e que ele consiga ser o nosso presidente em 2018.

          • Fanjos

            Bolsomito presidente!

          • Rodrigo

            Ele vai se candidatar? Está confirmado?

            Acho que muita água vai passar por debaixo da ponte até 2018. Chances reais de se eleger ele tem (pelo menos ouço muita gente dizendo que votaria nele), o problema é que estamos literalmente nas mãos de mafiosos e bandidos, duvido nada que ele acabe igual Celso Daniel ou Tancredo Neves (que, reza a lenda, foi assassinado, ao invés da septi provocada por diverticulite).

            • Gran RS 78

              Ele já falou abertamente que quer ser candidato a Presidente do Brasil em 2018. Está só aguardando por qual partido ele será candidato. Vamos rezar que ele consiga se eleger, pois acho que ele será a nossa última chance de mudar alguma coisa de verdade em nosso país, mas concordo com vc que o Brasil hj está nas mãos de bandidos, e que ele terá que ter muito cuidado com isso.

              • Rodrigo

                Acho interessante, mas improvável. Pelas novas regras de financiamento eleitoral (que só beneficiam PT, PMDB e PSDB) ele teria pouca representatividade em um partido nanico.
                E outra, nada me tira da cabeça que a política kamikaze do atual PT visa justamente entregar o governo em 2018 sem nenhuma condição de governabilidade, atolado em dívidas, com crises em praticamente todos os setores, pior até do que o PSDB encontrou depois do impeachment do Collor. Para depois, em 2023, eles voltarem com o papel messiânico de reestruturação, e, pode ter certeza, eles vencem. Espero não estar vivo (ou vivendo nesse país) até lá.

              • Pacheco

                Sabemos que ele tem como objetivo governar como foi durante o Governo Militar.

                Não duvido que ele se filie ao PM e caso seja eleito coloque o pé na porta e realmente transforme esse pais.

            • Pacheco

              Ele já disse que sim, porem precisa de um partido que esteja disposto a lança-lo candidato.

          • alexandre

            Somos 2.

          • Pacheco

            Eu acho que ele deveria se envolver em menos polemica e agir mais como lider.

        • Agnaldo Gastaldi

          Se os politicos souberem que ele tem chances é certeza que sofrerá um atentado.

          • Pacheco

            Igual fizeram com aquele candidato que foi Governador de Pernambuco e realmente iria mudar esse pais.

        • Andre L. A. Melo

          Meu sonho seria um Bolsonaro para presidente e um Sergio Moro para vice….

          • Rodrigo

            Meu sonho é um Brasil dividido em 5 ou mais países. É utópico, é extremo, é inconstitucional e é revolucionário, eu sei, mas é a única forma viável de transformar esse monstro territorial em algo minimamente civilizado.
            Gerir uma extensão territorial tão grande quanto esta é caro, burocrático, redundante, desigual e ineficaz. Depois que tudo estiver bem estruturado e funcionando como deve estar, quem sabe poderíamos pensar em re-unificar.

            • Deadlock

              Também gostaria, ajudaria as regiões a andarem com as próprias pernas.

            • V.mario

              Concordo contigo.
              Só acrescentando, os impostos em sua maioria vão para a união que “repassa” as “migalhas” aos estados e municípios, que geralmente só governa em âmbito estadual e municipal quem fica do lado do governo federal, é uma centralização absurda e que favorece toda esta corrupção em nível nacional…
              Sabemos que é inconstitucional porém tudo no gov. é centralizador de mais. Poderíamos sim ter 5 estados nacionais “unidos”, porém “independente”, sonho…

            • Pacheco

              Concordo… deveria dividir o pais em pelo menos 3. Em 5 seria perfeito… assim teriam menos problemas pra se preocupar.

            • sepchampions

              Tbm concordo com VC, mas o mais difícil seria controlar as fronteiras pq não adiantaria nada um Sudeste com nível Europeu e todo o restante indo pra la. Não tem economia que se sustente.

          • Pacheco

            Isso seria bom demais.

            Outro que podemos contar também é o Barbosa… aquele cara tbm tem o mesmo principio e seria um excelente presidente.

            O problema não é o presidente… é também eleger uma grande maioria na Camara e no Senado com o mesmo foco do presidente e governador.

            Caso contrario, vamos colocar alguem sem braços pra dirigir essa carroça.

        • kravmaga

          O Bolsonaro é autêntico mas o jeito rude que ele fala acaba servindo como pretexto para atacá-lo.

          Não precisamos só de um político assumidamente de direita, mas de todo um partido. No Brasil ninguém quer assumir que é de direita, que é contra o assistencialismo, que quer fazer alguma coisa concreta para acabar com a pobreza dando trabalho e estudo para as pessoas e não bolsas-esmola, que é a favor de remoção de favelas para dar a essas pessoas condições dignas de moradia, etc.

          Não querem falar com mesmo de perder votos. Até o PSDB tem o S de Socialista na sigla e fica no muro.

          • Pacheco

            Exatamente… ele faz muito escandalo. É o meu candidato, porem eu concordo que ele fala demais. Deveria agir e as vezes não se envolver em certas polemicas.

            É do tipo Alborghetti, Kajuru… coisas assim. Deveria ser mais habilidoso com as palavras, mostrar mais e gritar menos.

            Ele precisa de um curso para aprender a atrair eleitores com palavras. Da forma rude que fala, ele acaba colocando medo em alguns.

            Lembrando que se acabar com o Bolsa Familia e Minha Casa, Minha vida, vc acaba com metade da mafia no Brasil.

    • Pacheco

      O buraco só começou… Esse ano a coisa vai piorar ao nivel desgraça geral.

      Ou o povo vai pra rua e cobra mudanças como começou a fazer em 2013 e parou, ou aceita calado a safadeza desse desgoverno

  • Louis

    A
    conta
    chegou.

    • Pedro Rocha

      A ANFAVEA se aliou ao PT em seus planos malignos, só que agora o PT arranca nosso dinheiro para sobreviver e as montadoras vão pagar pela visão estreita e gananciosa.
      “Compraremos da burguesia a corda que será usada para enforcá-la”. (Lênin)

      • Pacheco

        Governo fez isso com todos os segmentos. Olha o buraco q ela esta jogando as construtoras.

        • Pedro Rocha

          E para tentar garantir 2016, o PT ainda quer colocar Imposto de Renda nas LCI, para acabar de tirar o dinheiro do setor e as construtoras que se danem depois de terem sido úteis no Petrolão.

          • Pacheco

            Ai já era de vez…

            As construtoras investiram no mercado e agora estão respondendo sozinhas pela Lava Jato. E o Governo que aprovou e exigiu isso?

        • Heisenberg

          Buraco que elas mesmo cavaram… A bolha imobiliária era previsível (infomoney já cantou a carta). Sem falar no lobby das mesmas para barrar ferrovias. O governo sabe que ferrovias é a melhor alternativa, mas o $$$$$ delas falam mais alto e por isso que vemos a maravilha que são as estradas.

          • Pacheco

            Isso eu concordo… porem o Governo foi conivente com elas. Está errado, se é pra pegar, pega todo mundo e ponto final.

            Jogou a bomba na mão delas e lavou as mãos.

    • Felipe

      A conta foi entregue a muito tempo, rs… Só que não foi paga ainda e isso são apenas o reflexo dos juros!

  • Robinho

    Fecham se as portas, mas reduzir o valor dos veículos novos? Nunca…

    • Antonio Sergio

      Os preços vão é subir para compensar a queda nas vendas.

      • Pedro Rocha

        Sim, pois abaixar preço para vender mais não faz diferença em produtos que custam 40K ou mais, pois seriam apenas 2 ou 3 prestações a menos.

      • José Eduardo Borba

        E a inflação de maquiados “10%” ao ano.

        • Junoba

          Exato, todos os dados do IBGE são maquiados, a inflação deve ser o dobro do divulgado.

          • Pacheco

            Sabemos que é pior que isso. Em setembro o Alcool custava 1.65 em SP e agora o mais barato é 2.29
            A gasolina era 2,89 e agora está em 3.29.

            A carne está um absurdo… com 100 reais vc não compra nada no mercado. As lojas estão fechando, shoppings vazio e o pior natal dos ultimos 10 anos.

            Pois é… só não ve, quem é cedo ou está fora do planeta. A coisa está bem pior e a tendencia é piorar.

    • Hélio

      o crédito está escasso, então bora vender mais caro para quem realmente está afim de comprar

      • Pacheco

        Credito mesmo não tem mais nada. Em 2012 financiava wem comprovante de renda. Hj nem com declaração de IR.

  • fbl

    Brasil, um país de esquerda, um país de M…

  • KKKKKK

  • Wellington Myph13

    Se até o meio do ano nada mudar, não teremos melhoras até 2018.
    Só de mudar o governo já seria um alívio grande, os aumentos excessivos já paravam (não só em carros) e por pior que ainda seja como estamos, já estaríamos em vista de uma melhora…. Mas acho incrível como o mundo assiste a merd@ em que estamos, acredito que já passe da metade do país que quer ver mudar, e não acontece nada, ninguém consegue tocar neles… Seria mais facil se tivéssemos uns desmiolados aqui igual tem em outros países de ir lá explodir aquele povo, porque pra resolver logo, só matando agora… País de … (Complete como quiser)

  • pedro rt

    continuem votando nao so no PT como em qualquer outro partido… e tudo COMUNISTA do msm saco… o brasil so tem jeito se o povo for pra rua pedir intervencao militar

    • Pacheco

      Concordo… Esses partidos são tudo farinha do mesmo saco. Chegou a hora de dar um golpe nesse pais igual 64.

      • Fanjos

        30 partidos, 30 tons de vermelho

        • Junoba

          Mudando mais !

          • Fanjos

            Esquerdando Mais!
            Alias a Dilma falou que para resolver o problema causado pelo esquerdismo, deve-se esquerdar mais ainda, ai fica tudo resolvido.
            É como vc pegar um viciado em cocaína em fase terminar e trata-lo com mais cocaína em grandes quantidades…Excelente!

            • Junoba

              Uau, ainda bem que temos uma presidANTA, que entende disso !

              Mas a realidade é que ´´todo mundo“ rouba, não só político. Existem várias empresas que tem dinheiro desviado/subtraído por funcionários, por exemplo, na hora de licitações e por ai vai. Esse mundo não é justo.

              • Pacheco

                O problema é q no Brasil, roubar é a unica solução pra vc se manter.

                Fui honesto na minha empresa e qual o resultado? Falido e com 5 milhões em passivos.

                • Junoba

                  Mas me diz uma coisa, e um diretor de hospital que desvia dinheiro em licitações, deixando pacientes morrendo a míngua, é certo isso !?

            • Jorge

              Se fizermos 3 curvas para a esquerda é igual a fazer 1 curva pra direita.

              • Fanjos

                Na cabeça doente dos petralhas deve ser bem isso

              • sepchampions

                Só que já foram 4 curvas, agora é torcer para as próximas 2 curvas sejam ligeiras

  • Tosca16

    Sei que não foi intencional mas a imagem poderia ser da JAC ao invés da Chery, que mesmo aos trancos e barrancos é a líder entre os chineses no país… JAC que apesar de vender mais que a Lifan está numa fase bem pior, pois no auge a mesma já conseguiu ter 1% de participação de mercado e hoje nem é mais a líder entre os conterrâneos .

  • Gustavo73

    Queda de 25% nas vendas, esse ano ainda teremos números ruins a ANFAVEA fala rm queda de 5%, chuto 15%. Tem muita css ainda. Com isso os preços vão continuar aumentando.

    • SDS SP

      Quem tem algum carro da PSA ou Kia a tendência é de mais perrengue com pós vendas, pois cada vez menos vejo alguma css de ambas as marcas.

      Off topic: No mercado imobiliário a situação é ainda pior…Estava pensando em comprar alguma coisa neste ano, mas desisti. Vou investir o dinheiro e ficar no aluguel mesmo.

      • Gustavo73

        Todas estão fechando, aqui no Rio e Niterói contei VW,Fiat, GM,Ford, Citroën e Jac só nos últimos 3meses…
        Quanto ao imóvel eles tiveram deflação esse ano, dependendo da região tá valendo a pena comprar.

        • SDS SP

          Nas “quatro grandes”, ainda existem muitas css. Agora às “novatas”, salvo algumas exceções, estão em situação tão crítica quanto do resto, pior para quem mora longe dos grandes centros urbanos, que vai precisar percorrer dezenas ou centenas de km para fazer uma revisão.

      • Sorte que comprei em 2013… Teria sido melhor comprar em 2009, 2010 mas aí não tinha condições… Mas morar com minha mãe não era mais opção..

        • SDS SP

          Ah certamente. Fiz algumas contas de “padeiro” e com a grana que tenho disponível, é melhor ficar no aluguel e investir o dinheiro.
          Mas o que me preocupa mesmo é a questão da empregabilidade para os próximos anos. Não quero me arriscar.

          • Isso é soda mesmo… Mas até nisso dei “sorte” (Na verdade foi uma escolha): Fiz naquele modo que você assina o contrato com a Caixa na assinatura do contrato… Porque já perdi o emprego no meio do caminho.

          • Os negócios é fazer contas e ver o que compensa mais como você fez. Cada caso é um caso. Quando fui comprar fiz essas contas, mas para mim elas se mostraram aquém da realidade da minha região: O valor que devia ser destinado ao aluguel nas contas não permitia alugar uma casa do mesmo nível (Em termos de localização) do AP que comprei. Tive problema com o proprietário nas 3 casas que aluguei: Uma tinha que dividir o valor da água com a casa da frente, sendo que era eu e minha ex e enteada na casa contra 8 pessoas na casa dela e só uma trabalhava. Um dia cheguei e peguei ela fazendo um trabalho de solda ligado no meu relógio de energia, sendo que o dela era do lado. Nas outras acordava por vezes com o proprietário no quintal. Sei que ele não pode, sei que podia brigar na justiça, mas ao que essa briga me levaria? Estressar, perder tempo e no final estaria na casa de outra pessoa brigando com ela? Mesmo que provasse a razão isso não terminaria bem. Algumas coisas é difícil precificar: Quanto vale não passar por esses problemas? Isso não entra na conta.

            • SDS SP

              Justamente. Como eu não tenho os recursos suficientes para comprar à vista no local que desejo e também não estou disposto a fazer aluguel de dinheiro (financiamento) neste período turbulento (falta de confiança), vou ficar em stand by.

      • Zé Mundico

        Rapaz, se voce tiver dinheiro em caixa sugiro comprar um imóvel agora, pois os preços estão relativamente baixos por enquanto. Tem muito imóvel desocupado na praça e os preços estão caindo; E tem outra coisa, nem pense em deixar dinheiro na poupança na ilusão de que está “investindo”, na verdade você está apenas “deixando de perder mais “, pois no ano passado a poupança perdeu 4% para a inflação.

    • Pacheco

      Chuto uma queda de uns 40%. Esse ano será muito pior que ano passado. O pais vai entrar em colapso.

      • Gustavo73

        Quarenta em cima dos vinte e cinco pontos percentuais que cairam em 2015? O país quebra…

        • Pacheco

          Mas é isso q eu acho mesmo q vai acontecer. O pais vai quebrar. Nunca vi tanto desemprego e alta nos preços.

      • Junoba

        Acho difícil cair 40%, mas esses 5% da Anfavea só alienado pra acreditar.

        • Pacheco

          Esse ano foi só a amostra do mercado. E ainda tivemos inumeros lançamentos.

          Esse ano ninguem vai lançar mais nada e alem de tudo tem mais aumento. Nenhum modelo deve vender esse ano os numeros que venderam ano passado.

          Acredito numa redução brusca. E ainda temos Olimpiadas, Eleições… quer dizer, o mercado ainda vai dar uma parada legal no segundo semestre.

  • Luiz Ramos Jr.

    No Brasil tudo é ao contrário, as vendas caem e aumentam o preço. Cadê a lei de mercado? tudo isso é baboseira aqui.

    • João Cagnoni

      “Aqui o rabo abana o cachorro.” – José Luiz Datena

    • Marco Antônio

      Inflação amigo. Na aula de economia quando o professor explica sobre preço como oferta e demanda ele também diz “coeteris paribus!” = Todo o mais é constante. Sabe porque buga a sua equação de que: vendas caem o preço deveria cair ? porque “todo o mais NÃO está constante”.

  • Não entendo… Segundo alguns comentários os empresários estão cada vez mais ricos… E fechando suas portas? A conta não bate.

    • SDS SP

      Kkk…Lucros altíssimos. Muito economista de boteco mesmo hehe…

      • João Cagnoni

        Apenas colando uma notícia aqui… “Lucro líquido da Fiat Chrysler cai 67,6%, para 632 milhões de euros”

        • SDS SP

          É pouco para uma empresa do tamanho do grupo FCA que teve receitas na ordem dos 96 bilhões de euros, que contempla uma rentabilidade inferior a 1%.

    • Pacheco

      Empresário mais rico em 2015 só qm faz algo errado. Eu quebrei, fui ser honesto e o governo só me deu calote. To falido agora e nenhum banco me estende a mão pra ajudar a faturar novamente.

      • radiobrasil

        Mas quebrou por calote ou vendas fracas?

        • Pacheco

          Os dois… Vendas cairam e governo me deu um calote nao pagando os contratos fechados e entregues.

      • José Eduardo Borba

        Ser empresário é a coisa mais triste do mundo! Faz as contas, o cara passa o mês trabalhando, as vzs mais e 12h por dia, as vezes não tem nem os feriados, da um duro danado, corre o risco de ser roubado pelas “vítimas da sociedade”, paga frete caro, sofre pra pagar seus funcionarios, tem responsabilidades absurdas, gastos ridículos com. Burocracia brasileira, para no fim do mês fazer o fechamento e ver que pagou 40% de imposto e que pra ele sobrou 7%! É melhor ser empregado, ou funcionário público! No Brasil o governo é o maior sócio e tbm o maior ladrão!

        • João Cagnoni

          Acho que simplismente terminou a era do dinheiro, onde bastava aplicar aqui e alí pra ter rendimentos. Nosso país é muito atrasado em vários sentidos e com isso torna-se muito fácil empreender por aqui, pois praticamente qualquer inovação é bem vinda e tem espaço no mercado. Coincidência ou não, meu negócio está crescendo na crise, pois eu trabalho com TI e faço meus clientes economizarem dinheiro através dos meus serviços.

          • Pacheco

            É a unica coisa que está crescendo amigo… quem oferta algo de redução de custo. Conheço um amigo que trabalha com telefonia coorporativa e está ganhando dinheiro vendendo redução de custo para empresas de medio porte.

        • Pacheco

          Exatamente… o Governo te lasca e as leis no Brasil é tudo assistencialista.

          Atrasa um dia o salario do funcionario que ele te coloca na justiça. Agora manda ele embora por justa causa por conta dos erros e prejuizos q ele te causou pra vc ver o que ele faz.

    • João Cagnoni

      Vou copiar um trecho de uma notícia de uma fonte confiável pra você que odeia pensar. Título: “Crise? Associação diz que setor prefere vender menos carros e manter lucro”. Alguns trechos: Preços menores? Mas e a margem de lucro? É possível reduzir os valores cobrados? Uma das regras básicas de Economia, a “Lei da Oferta e Procura”, diz que, quando a procura cai, as etiquetas devem ser reajustadas para baixo para reestimular a demanda. Só que, segundo Tereza Fernandez, as fabricantes não acompanham essa lógica. “Num momento como esse, para as montadoras vale mais reduzir vendas e operações para manter um negócio saudável, que gere lucro, do que diminuir demais os preços e tomar prejuízo só para segurar o volume”, explicou. Segundo cálculo da agência Autoinforme, o preço do carro zero-quilômetro subiu 4,4% nos cinco primeiros meses do ano, em comparação com 2014. Premium sem crise – Outro fenômeno interessante é a sustentação de vendas nos segmentos superiores, onde os carros custam mais e oferecem mais conteúdo. O Toyota Corolla, por exemplo, que custa entre R$ 70 mil e R$ 100 mil, emplacou 5.811 unidades em junho, mais do que o Fiat Uno, hatch de entrada da Fiat que custa de R$ 29 mil a R$ 42 mil.

  • Leandro Santos

    Poderiam fechar todas. Tô nem aí.

    • Pacheco

      É muita gente desempregado se fecharem dessa forma.

      • Heisenberg

        Mas eu já cansei de ver gente aqui mesmo falando que deveria acabar com a indústria nacional, que deveria adotar a mesma postura do Chile e bla bla bla…

        • Pacheco

          O problema é q no Brasil a Industria Automobilistica movimenta muito dinheiro e empregos.

          Fechar lojas, diminuir produção e parar fabricas significa quebrar inumeros setores. Imagina a região do ABC o que vai ter de desempregado? Vai virar uma zona de guerra.

          Claro que queremos mudanças e reduções de valores, porem devemos desejar que o mercado volte a crescer como em 2011 e 2012.

    • Marco Bonato

      Penso da mesmo forma, fechem qtas fecharem, aumentem o preço das carroças o qto aumentarem, to cagando e andando pra esse setor automotivo!

      • Pacheco

        Já pensou em quantos empregos toda a industria gera? Fabrica, Auto-Peças, Lojas, Oficinas.

        Infelizmente a coisa é muito mais do que imaginamos. O numero de desempregados seria na casa dos milhões.

    • João Cagnoni

      Eu também esperava por isso há muito tempo. Assistirei feliz e vou abrir o NA todos os dias.

    • Regina Campos

      Poderia fechar a sua empresa também, e/ou ser demitido. Tô nem aí!!

  • zekinha71

    Uma coisa que estou vendo e até agora não entendi, tem uma ccs da Fiat na Av Zaki Narchi na zn de SP.
    No meio de novembro dividiram a ccs no meio, pensei o outro lado vai virar Jeep.
    Começaram a fazer a fachada e colocaram umas placas que davam a ideia de um morro, pensei vai virar Jeep.
    Colocaram um portal que aparentava ser marrom, pensei vai virar Jeep.
    Arrancaram o plástico protetor do portal e é azul e colocaram o logo as letras do nome e pra surpresa Hyundai.
    Fiat vendendo Hyundai, até agora não entendi, e Jeep mesmo não tem nenhuma na zona norte.

    • invalid_pilot

      Tem sim campeão… Jeep na Zona Norte fica na saída da Marginal Tiete que vai pra Avenida do Center Norte – bem no comecinho junto com uma Kia.

      E bom que abriram mais uma Hyundai, espero que vendam HB20 porque aquela do Campo de Marte é um lixo… povo arrogante

      • zekinha71

        A última vez que passei na Marginal nesse pedaço tinha a placa de futuras instalações, então já está funcionando, qualquer hora vou passar lá.
        Parece que vai ser justamente a que vende HB20.
        Já reparou na lateral da ccs do Campo de Marte que tem a inscrição CAOA em letras pequenas, explica a arrogância

        • invalid_pilot

          Pois é…pior que tem gente que curte a CAOA , vai entender

    • Lucas Salina

      Pode fazer parte de um mesmo grupo empresarial. Aqui em Manaus o mesmo grupo vende Renault-Nissan, Peugeot, Toyota, Jeep e Hyundai.

  • Rafael Yashiro

    Aqui na cidade, pelo que eu vi, uma da KIA e uma da Peugeot já foram para as cucuias.
    “Olê Olê Olê Olá! Dilma! Dilma!”
    Vamos parcelar essa conta, todos juntos? Não há como escapar.

    • Junoba

      Aqui na cidade somente a Kia que fechou, pelo o que eu vi. A Citroen se juntou com a Peugeot, como era o esperado. E a Honda Motos mudou pro local da marca corena, já que é um local pequeno. Enquanto isso anterior loja gigante da marca japonesa de motos está vazia, retratando bem como está a crise. E a Nissan ficou no lugar da francesa.

    • João Cagnoni

      A Peugeot que é uma das melhores marcas foi a primeira a falir. Nosso mercado é bizarro.

      • Rafael Yashiro

        Acho provável que a Peugeot vá para junto da Citroën, mas não sei confirmar, pois a Citroën fica bem no centro da cidade e a da Peugeot que eu vi ficava na entrada da cidade, não muito distante da KIA.

        • Hox

          Na maioria dos lugares onde fechou concessionária da Peugeot é porque vão juntar com a Citroën, no mesmo esquema que ocorre na Europa, de showrooms e espaço de vendas separados mas oficinas compartilhadas.

  • Kaian Reis

    A concessionária Fiat mais próxima daqui onde eu moro fechou sem avisar ninguém, não atendiam mais telefone pra da explições mesmo antes da concessionária antes de fechar de vez, agora a concessionária mais próxima é só daqui a 160km
    Curiosidade: o dono da concessionária achava a marca Fiat tão boa que o carro dele era um C4 Picasso kkkk

  • aqui na minha cidade a CAOA fechou, e a vinda que era certa da Jeep foi adiada.

    • Pacheco

      Caoa fechada? Então a coisa ta feia mesmo hein.

      Mas parece q a Caoa dentro do auto shopping aricanduva tbm fechou.

      • aqui tinha duas, uma só de HB20 e outra com os outros carros, a do HB20 ainda continua, a segunda loja que eles fecharam, mais na contra mão, vem a Jeep querendo se instalar e a Toyota acabou de inaugurar a sua aqui,

        • Pacheco

          A do HB20 ainda deve estar faturando legal, mas a Hyundai Importada deve ter tido uma queda boa nas vendas com o I30 atual e tbm com o IX35 nas alturas como está atualmente.

          • se for ver os preços dos carros novos deles, fica dificil mesmo vender, ja foi uma época boa pra Hyundai, com o sanata, primeiro i30, Tucsom e etc, eram carros que todos sonhavam, muito bonitos e moderno, mais a Hyundai não conseguiu manter.

  • Junoba

    Só deitar e chorar.

  • Fanjos

    Vamos Lacrando pessoa! É Para Mudar Mais a Republica Bolivariana Brasileira!

    • Pacheco

      Chegou a hora do Golpe, igual de 64.

  • José Eduardo Borba

    E o povo lacrando 13!

  • Zé Mundico

    Como diria o grande poeta Chico Buarque de Holanda : o que será que será?

  • Miro Saraiva

    Do jeito que estão aumentando os preços pode dobrar a “meta” que ainda acho que vai ser pouco….
    Sabe Aquela hora que os carros iam baratear? NUNCA!!!
    Pode ser PT PSDB ou até ET

  • João Cagnoni

    Lendo os comentários daqui dá pra entender porque o país faliu! Bolsonaro para presidente? Intervenção militar? Votar para mudar? Brasil de esquerda? De onde vocês tiram tanta besteira?

    • Fanjos

      Então por gentileza ó ser iluminado, nos diga qual a solução para nosso país após ser pilhado por bandidos?
      Quem devemos eleger? Oq? Vc quer que eu me candidate é isso?

      Se vc profetizou então irei me candidatar para o bem do país! Tremam esquerdistas e maconheiros!

      Fanjos presidente!

      • Pacheco

        Ele vai votar na Marina.

      • João Cagnoni

        Fanjos, você com certeza teria o meu voto! Mas caso você não se candidate, a solução seria uma revolução cultural de umas 2 gerações valorizando outras coisas além do dinheiro. Como fazer? Eu não tenho a mínima idéia…

  • CanalhaRS

    Trocam o voto por qualquer coisa. Agora não adianta reclamar…e a coisa vai piorar mais, podemos chegar até a desabastecimento de comida, como na Venezuela. Rezem…

  • Yamaha Mt-09

    Deve ser pq os carros novos tão um absurdo de caro, ipva uma piada para carro novo, alem disso as estradas e ruas sucateadas, o mercado de usados crescendo sem freio, e em vez das montadoras fazem redução e promoções tão subindo os preços, os impostos subindo parabens brasil pra cuba só falta o nome.

  • Cesar Mora

    Caramba somente 1 em cada 5 cidades tem concessionárias… claro que entre as que não tem a maioria são bem pequenas.. mas nunca tinha parado para pensar nisso, como existem diversas cidades sem uma autorizada de qualquer marca que seja…

  • Sandro

    Fazem carros horrendos e super caros e ainda querem que os brasileiros comprem esse lixo mesmo na crise que o país está? Só poder se piada.