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Audi A3 Sportback ganha motor 1.0 TFSI de 116 cv na Europa

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Assim como o Audi Q2, o A3 agora adiciona mais um propulsor a lista de opções no mercado europeu, o EA211 1.0 TFSI de 116 cv e 20,3 kgfm entre 2.000 e 3.000 rpm. A novidade é equipada com transmissão manual de seis marchas.

O A3 1.0 tem consumo médio de 22,2 km/litro com emissão de 104 g/km de CO2. Com isso, ele vai de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e com máxima de 206 km/h. Pelo desempenho, tecnicamente poderia ser oferecido no Brasil, já que a Audi só vende versões com aceleração de menos de 10 segundos.

No entanto, a questão é que se trata de um pequeno motor de três cilindros com 1.0 litro, algo que ainda é encarado de forma negativa pelo consumidor. Na Europa, essa tendência não existe, tanto que a Audi substituiu o motor quatro cilindros 1.2 TSI de 110 cv por este motor “menor”.

Aliás, houve melhora em consumo, performance e emissão na comparação com o antigo 1.2 TSI, que fazia 20,4 km/litro, 114 g/km de CO2 e 0 a 100 km/h em 9,9 segundos com máxima de 198 km/h.





  • Mesmo motor do UP TSI só que com outro mapeamento, né?
    Um Golf Comfortline com esse motor não seria má ideia!

    • V12 for life

      Especula-se que estará em uma versão Bluemotion, mas essa versão não costuma ser barata já que é usada para testar tecnologias pra redução de consumo.

      • Sim, tem fotos do ano passado de uma versão Bluemotion rodando no Brasil, em testes.
        Mas tem um gap grande entre a Comfortline básica ( 75 mil) até a Highline básica (92 mil).
        Preços absurdos, mas dava pra colocar a Bluemotion nesse gap, talvez.
        Mas o ideal que fosse de entrada, a 65 mil ( sonhar não custa nada…)

        • Pacheco

          Acredito que seria um motor melhor que o 1.6 16V usado nas versões de entrada atualmente.

          Para um uso urbano, é um motor ideial. Seria bom ter essas opções no Brasil.
          Quem roda em SP, precisa de um carro com motor eficiente, bom de torque para as arrancadas e de manutenção barata. Por compartilhar peças com os 1.0 que tem volume de vendas, teria custos de manutenção mais baixo.

          Eu aprovo a ideia… pena que aqui a realidade é outra.

          Só a titulo de comparação… tem mais torque e quase a mesma potencia do 2.0 Flex usado no Jetta até pouco tempo atras.

        • Gustavo73

          Daria para colocar 3 versões aí no meio. Com o 1.6 em uma versão Trendline por 70 mil. Esqueça 65 ainda mais com o pacote de segurança que não deveria ser mexido na minha opinião.a Bluemotion por 75, e a volta do Conforline 1.4 Tsi manual e at. Acréscimo na lista de equipamentos como o primeiro pacote opcional (Elegance) de série seriam bem vindos sem aumento claro.

    • Eng Turbo

      Não é bem o “mesmo”. Houve alteração de pistão, taxa, bronzinas, turbina, juntas…etc. O bloco e o cabeçote são os mesmos.

  • thi

    O povo brasileiro tem internet na mão e não sabe de nada ,ignorante qd se trata de autos , eu pelo menos leio e estaria muito feliz com esse motor que está a bilhões de anos luz do motor do cobalt do meu pai ( 1.4) por exemplo … Até hoje não me desce esse carro ,mas o coroa quis essa balsa lenta e beberrona . fazer oq??

    • Exatamente. Fico imaginando se com Internet é assim, imagina a uns 15 anos… rsrs

    • Rafael

      Pode falar que está a anos luz do Cobalt 1.8 também.

      • Pacheco

        O motor 1.4 pelo menos é um pouco mais moderno que o 1.8. O 1.4 é o mais potente do mercado e sempre foi bom em economia e desempenho. O 1.8 sempre foi o contrario. Ruim de consumo e pessimo de desempenho. Só era bom de torque para carga, por isso fez sucesso na Montana.

        • th!nk.t4nk

          Esse 1.4 é um dos mais poluentes do mercado. Só existe no Brasil porque as exigências ambientais são antigas. Na Europa nem sequer poderia ser vendido.

  • Leonel

    “No entanto, a questão é que se trata de um pequeno motor de três cilindros com 1.0 litro, algo que ainda é encarado de forma negativa pelo consumidor” é nessas horas (entre outras) que dá vergonha de ser brasileiro.

    Não é à toa que estamos absurdamente atrasados em comparação à europa e outras “localidades”…

    • Pacheco

      Esse motor é melhor que o 1.6 16V usado atualmente na linha VW. E por compartilhar peças com o 1.0 Aspirado, teria manutenção mais em conta.

      Só que no Brasil, a palavra Turbo aumenta o seguro e assusta os mais tradicionais.

      • Gustavo73

        Não acho que nesses motores modernos o turbo tenha esse efeito sobre o seguro.

        • Pacheco

          Pior que tem amigo. Por curiosidade perguntei ao meu corretor de seguros sobre o Up TSi e o HB20 Turbo e ele disse que os preços são bem acima do normal.

          • Gustavo73

            Não é o que tenho lido nos comentários. Mas é a cima em relação ao 1.0 aspirado o que seria normal ou com um percentual realmente maior com relação ao preço.

            • Pacheco

              Sim, mais caro que o 1.0 aspirado até por que o carro custa mais. Mas no meu perfil, ficou acima do 1.6. Infelizmente acontece com alguns consumidores.

              • Gustavo73

                Entendi. Infelizmente as seguintes se aproveitam de situações mesmo que não reflitam a realidade.fora o motor e mais algumas peças a imensa maioria é a mesma do Up aspirado (o mesmo no HB20). Então não haveria motivo para im sobre preço no seguro (qu no Brasil já é alto). O perfil do motorista que é um item com peso, aqui só vieou desculpas para o seguro ser alto ou altíssimo.

                • Pacheco

                  Sim amigo… eu concordo contigo. Mas no Brasil, o seguro é exploração. As vezes acredito até que as seguradoras atuam junto de orgãos publicos visando aumentar os numeros da violencia, repassando o medo da população ao valor cobrado no seguro.

                  Pode ver, tem seguradora que atualmente é banco. Ganha tanto que deixou de ser seguradora para virar uma instituição de credito.

          • cepereira2006

            Troquei uma Montana 2007 por um Up Tsi e o endosso do seguro saiu de graça.

            • Pacheco

              Vc trocou um modelo de alto risco por um de menor… acredito que o certo era até ter recebido algo do seguro.
              Nunca vi uma picape com seguro tão caro quanto a Montana.

              • cepereira2006

                O valor do casco da Montana era 16.000, enquanto o do Up Tsi Cross, 47k

          • Eng Turbo

            De forma alguma, tenho 3 up!, 1 White MPI e 1 Black iMotion e um Black TSI e o seguro dos 3 ficaram o MESMO valor R$1.100

            • Pacheco

              Puxa… queria ter o seu perfil para seguro.

              • Derek

                Paguei 1300 de seguro no move up! TSI. Pagava 1900 no meu antigo Uno Vivace 1.0

                • Pacheco

                  Na Grand Cherokee V8 que eu tive, paguei 10 parcelas de 1.400… kkkk

      • Portuga Goleta

        Única coisa que o TSI compartilha com o MPI é o bloco, o resto foi todo dimensionado para a pressão que o turbo exerce sobre o motor, não compartilha a grande maioria das peças.

        • Gustavo73

          Na época do lançamento falaram em mais de 95% de componentes novos no motor. Mas o resto é praticamente o mesmo.

          • Portuga Goleta

            Bloco e se não me engano virabrequim são os mesmo, mas isso são coisas que não vão ser trocadas.

        • afonso200

          UP TSI, com incrivel BIELA voadora, kkkkk, motor com 100km batendo como DIESEL de 300mil km

          • Pacheco

            Serio? Onde deu esse problema?

            • afonso200

              coloca no youtube, tem ja uns 10 videos de 10 UP TSI batendo motor, e com menos de 100km………..UP TSI problema

              • Pacheco

                Vou ver… obg.

                • Eng Turbo

                  Nem vale o tempo perdido pra ver isso….qqr carro turbo, QUALQUER UM em que o dono tira o carro zero e anda com o pé no assoalho com menos de 100km rodados tem um RISCO enorme de gerar fadiga e comprometer principalmente as bronzinas. Pesquise e verá o “perfil” dos proprietários que conseguiram essa proeza.

                  • Pacheco

                    O carro turbo gasolina tem aquele mesmo cuidado de esperar 30 segundos em marcha lenta para esfriar e tbm esperar 3 segundos ao ligar para sair com o carro?

                    Sempre me falaram que isso é bom para refrigerar a turbina após o uso e esperar o oleo subir a turbina logo pela manhã.
                    Carros a Diesel vem essa recomendação no manual, mas gasolina eu não sei dizer.

                    • Eng Turbo

                      Isso é usado para carros “turbo de rua”, preparados e não originais. Nesses motores modernos isso é algo “automático”, faça um teste: Ligue um TSI, deligue e ma sequencia acione somente o contato…..o motor vai ligar direto, sem o motor de partida!! Isso porque a turbina ainda está rodando e soprando pra dentro do coletor. Mas SEMPRE é recomendado aguardar alguns instantes antes de sair com o carro frio, isso pra qqr motor, carro, moto, etc.

                    • Pacheco

                      Nos Diesel vem de fabrica… na gasolina eu nunca parei para reparar.

      • Filipo

        É um engano pensarmos que por ser da mesma família, o R3 (EA 211 de 1L) é o mesmo motor da versão turbinada. Muitas peças mudam, não poucas!
        Basicamente, o bloco é o mesmo, mas o resto não.

        • Pacheco

          Sim, muda muita coisa até por que um é turboalimentado e o outro não, mas está dentro da mesma especificação e deve compartilhar aquilo que da problema e exige manutenção.

          Acredito que velas, oleo, filtros, cabos, ventuinha, alternador, motor de partida… deve ser igual e isso é o que da manutenção.

          • Bruno_O

            muda o oleo, é injecão direta então sem velas… muda muita coisa e os defeitos devem ser diferentes, motor turbo sofre mais e tem menos durabilidade q aspirado

            • Matheus Conrado

              Carro com motor ciclo otto (gasolina) mesmo tendo injeção direta possui a vela de ignição.o Diesel é que não precisa, pois o combustível é injetado á altíssima pressão, autodetonando o mesmo.

              • Pacheco

                Foi o que eu pensei… acredito que pode ter a vela diferente por ser Injeção Direta, mas tem.

            • Pacheco

              Injeção Direta não tem vela?

  • Kaian Reis

    Porque esses motores 1.0 turbo não vem com câmbio automático?

    • Gustavo73

      Aonde?

    • th!nk.t4nk

      Porque ninguém quer. Europeu não faz questão de câmbio automático. O trânsito aqui na Alemanha em geral é ótimo, flui muito bem, então não cansa usar um câmbio normal. Pelo contrário, deixa até mais divertido. Mas claro que no Brasil a situação é oposta.

    • Eng Turbo

      No BR o iMotion não aguenta o torque do TSI, por isso ainda não foi aplicado.

  • Alexandre

    Podia vir pra cá pra ter incentivos… Por exemplo em Goiás carro 1.0 sem multar só paga metade do IPVA. Pelo governo federal o IPI tb é menor… haha.

  • V12 for life

    Querer comparar o Brasil com a Europa em aceitação de motores pequenos é covardia, só lá existiu Passat, Vectra e Mondeo com motor 1.6 de 90cv nos anos 90. O brasileiro até pode chegar a isso no futuro mas ainda precisa aprender que um carro turbinado não é obrigatóriamente um esportivo.

    • fschulz84

      E outro problema por aqui é a pessoa somente olhar a cilindrada. Até uns 2 anos atrás, iriam preferir o 2.0 aspirado que equipava o Jetta em detrimento de um 1.0 destes com potência e torque similares.

      Eu não ligo para isso, mas por aqui, se você chegar em uma roda de amigos e falar que comprou um Audi 1.0, todos os “entendidos” vão rir da sua cara hehe

      • Vicente

        Meu velho, me lembro que quando ocorreu a última atualização do Picanto, tinha gente neste mesmo fórum que dizia: “Nossa, quem vai comprar um carro com esse nome? Imagina o cara que tem um Picanto e um Picasso na garagem! Hahaha!”
        Se os “entendidos”, como você chama, já restringem a compra de um carro pelo nome, imagina então pela litragem do motor!

        • Audi a5

          Aí era só responder: compra um caminhozinho da chana e para no meio dos dois.

      • Pacheco

        Já ouvi de pessoas que a Chevrolet matou o Cruze quando diminuiu o motor. Tirou o 2.0 para por o 1.8.
        Infelizmente, ainda temos muito a evoluir. Lembre-se que em 2000 a VW desenvolveu um 1.0 Turbo que andava mais que o 2.0 8V, era eficiente e mais economico até que o 1.6 e no final das contas viu o carro morrer pelas criticas.

        Hoje é carro e playboy, todo mexido e chipado. Infelizmente, ainda temos muito a evoluir culturalmente e educacionalmente.

        • Danilo

          Mas matou o carro mesmo, o vectra com seus quase 1400kg era satisfatório com seu 2.0jurássico, não deixava na mão mesmo com 5 pessoas, agora o cruze com aquele 1.8 se complica até com uma pessoa a bordo, preferia o 2.0, mesmo mais gastão

          • Pacheco

            Eu prefiro o 1.8. Já dirigi o Cruze e nunca achei ele manco. Achei beberrão como o 2.0 do Vectra, mas andava bem mais. Eu tive um Elegance 2.0 e achava o carro ruim e beberrão.

            • Vinicius LMS

              Estranhei demais o comentário do Danilo, e o Vectra ainda por cima é 2.0 AT4, meu pai tem um Cruze e é um carro longe de ser manco, só perde e pouco para os concorrentes de 150cvs, aliás, o Civic e o Corolla 1.8 tanto das gerações passadas como das novas, nunca vi ninguém falar que é manco e andam menos que o Cruze.

              E quando ao consumo, sim, mesmo sendo Ecotec, mesmo sendo o motor que vários Opels usam, bebe muito com etanol, o consumo da gasolina é menos pior.

            • Danilo

              1.8 do cruze foi e sempre será manco kkkkkkk, 17kmfg para 1400kg n funciona, me lembro don dia em que levei pau de um palio 1.4 quando fui ultrapassar uma carreta na subida….só o cambio automático do cruze agrada. Motor por motor, ainda prefiro o 2.0 isso sem contar que já teve uma zafira 2002 que já teve 370mil km com o motor inteiro, hj em dia não sei pois ela foi vendida ha 4 anos

              • Pacheco

                Tudo vai do ajuste de cambio do carro. O Civic Si 2.0 tinha 19 kgmf de torque e andava demais. Porem era o cambio do carro ajustado para deixar o giro la no céu.

                O Cruze até que roda bem… mas confesso que assistir Ontem o teste do Acelerados com o Sport6 e ver o cambio fazendo umas besteiras na pista me desanimou do carro.

                • Danilo

                  Pse mas o civic si com 5 pessoas + bagagem também ficava xoxo nas retomadas em subidas, e mesmo com pouco torque o civic tinha quase 200cv aliados a 8mil e poucas rotações o desempenho ficava bom mesmo

                  • Pacheco

                    Então amigo… vc disse tudo. Ficava bom quando vc usava o giro e explorava o carro. O mesmo vale para um motor 1.0 Turbo. Ele fica bom se vc souber usa-lo.
                    Um cambio bem escalonado, uma suspensão ajustada e o motorista sabendo as faixas de giro, esse carro pode andar até melhor que muito motor grande.

        • Bruno_O

          Aquele 1.0T da VW foi um lixo, mto defeito e erro de projeto. Ele é um dos grandes, se não o maior, culpado dos brasileiros torcerem o nariz pra motor turbo. Assim como os primeiros carros 16v, novamente da VW, que vazavam muito óleo, tambem queimaram a imagem dos carros 16v “por vir”. Só for analisar, a quantidade de merd@ q a VW já fez no BR é grande.

          • Pacheco

            O motor era excelente, o problema foi a manutenção dada e ele. Lembro de conhecer um Senhor Idoso que tinha e achava o 1.0 perfeito, e nem sabia que era Turbo.

        • Matheus Conrado

          Sobre o cruze, eu lembro que na época ela lançou o motor antes do carro,foram semanas falando sobre o ecotec pra deixar bem claro que era um novo motor, e superior ao “esguelado” 2.0,mas ainda aparecem esses “entendidos”.. mas tô pra ver como o novo vai se sair em consumo, já que a gm garante que tera consumo de popular.. só não vale ser popular da chevrolet pq o meu chega a fazer 6 de gasolina na cidade. kkk

          • Pacheco

            Se for o Consumo do Onix 1.0 estamos lascados… kkkk

            Mas sobre isso de motores 1.8 e 2.0, o povo é bem “entendido” mesmo. Aqui no trabalho já falaram que bom era o Golf 2.0. O 1.4 é fraco… isso pq nunca nem entraram no carro, quanto mais andar.

            Pode esperar que teremos pessoas reclamando do 1.5 Turbo do Civic, do 1.4 Turbo da Chevrolet e até do Turbo da Ford.

  • Ricardo

    Sportback é perua?

    • xyzR2

      Não era pra ser… Mas esses A3 sportback de 10 anos pra cá♠ todos parecem uma wagon, horrível.

      • Ricardo

        Sempre achei os Golf mais bonitos que os A3.

        • Gustavo73

          Acho o A3 se primeira geração e segunda mais bonitos que o Golf IV e V. Já o atual prefiro o Golf. Externamente acho o Leon o mais bonito dos.primos.

          • Ricardo

            O A3 1ª geração é feio!

            • Gustavo73

              Nunca achei principalmente na época do lançamento.

      • Pacheco

        Sim, o A3 e o Focus vem ganhando cara de Perua nessas ultimas atualizações. Pra quem gosta, é otimo.

    • Gustavo73

      Não é a versão de 4 portas, que é ligeiramente mais longa.

      • th!nk.t4nk

        Exato. Mas aqui na Alemanha é visto a grosso modo como uma “meia-perua” sim, justamente por ser mais longo. É diferente das opções que normalmente temos no Brasil, onde o número de portas não afeta o tamanho do carro.

  • paulo sergio berezovski

    Golf com esse motor deveria ser vendido aqui,imagina o próximo golf que virá com esse motor+elétrico e baterias mais baratas,se não me engano vai custar o mesmo preço da versão diesel

  • Mr. On The Road 77

    Lixo! 1.0 com câmbio manual! Lixo!

    #SQN!

    • Gustavo73

      Pois é!

  • Rico Vasconcelos

    A1 com esse motor ficaria muito interessante!

    • Gustavo73

      No A1 o 1.0 Tsi tem versões com 82cv e 95cv com torque de 12 e 15 kgfm. Essas são as versões voltadas para baixo consumo. Acima acho que usa o 1.4 com 125 cv e 22kgfm.

      • Pacheco

        O Audi A1 com esse 1.4 é bem economico e anda muito. Um carro super gostoso de guiar.
        Um amigo teve um e só reclamava do barulho que o DSG fazia com os vidros abertos. Resolveu andando com o ar ligado e os vidros fechados o tempo todo. KKKKKK

  • Rico Vasconcelos

    Poderia dar um fôlego ao A3 HATCH se fosse ofertado com cambio automatico e um preco de entrada.

    • Gustavo73

      Aqui?! Audi com motor de Up(sim muitos falariam isso. E custaria na melhor das hipóteses acima dos 80 mil.

      • Pacheco

        O pessoal só iria criticar.
        Esse motor seria melhor que o 1.6 16V do Golf MSI, Fox e SpaceFox.

  • GPE

    Só duvido um pouco dessa máxima. É mt velocidade pra um carro de 1200 e poucos kg e apenas 116cv.

    • Gustavo73

      Realmente está muito próxima da do Golf com 140cv (212km/h) se não me engano. Deve ser ligeiramente abaixo dos 200km/h. Oque está longe de ser ruim pela proposta da versão.

      • GPE

        Esse carro dando 190km/h já é um feito.

    • Pacheco

      Pode ser por causa da relação das marchas. Realmente é surpreendente.

  • Boris

    eu comprei um 1.0 TSI e não me arrependo.
    não bebe nada e toda aquela força disponível prontamente ao se dar pé é fantástica.

    • Pacheco

      Pra mim, só falta a opção do I-motion nele. Ficaria ideial para o dia-a-dia.
      Usar carro manual no transito é tenso.

      • Boris

        Onde moro ainda é viável andar de manual e tb ando em trackday.
        Mas o meu outro carro é um Honda fit AT

        • Pacheco

          Queria morar num lugar viavel a carro manual. Quando morei no litoral, era até melhor o manual.

  • afonso200

    mas manual, tem que ser 6 ou 7 AT

    • Pacheco

      Yes

    • th!nk.t4nk

      Na Europa tem que ser manual. Mas no Brasil sim, teria de ser automático.

  • Marcos Drawer

    É, e o downsizing de novo… Ainda lembro das minhas QR antigas onde 116 cv era potência dos motores GM 2.0 8v de Monza e Vectra… Logo teremos o Kwid 0.8 com 180 cv!! Vamos esperar pra ver!



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