Audi Crossovers Europa Hatches Honda Segredos-Flagras Segurança

Audi A4 e Honda Fit e HR-V conseguem cinco estrelas no Euro NCAP

O Euro NCAP, órgão responsável por avaliar a segurança dos carros vendidos no mercado europeu, colocou à prova a nova geração do Audi A4 e os japoneses Honda Jazz (oferecido por aqui como Fit) e HR-V. Os três modelos receberam nova máxima nos testes de segurança da entidade. Além deles, o utilitário Volkswagen Caddy também foi avaliado, mas registrou quatro estrelas.

No caso do novo A4, o resultado foi de 90% na proteção para adultos, 87% para crianças e 75% para pedestres, além de 75% nas tecnologias de segurança.

Já o Honda Fit se posicionou com o segundo modelo de sua categoria a receber nota máxima nos testes do Euro NCAP. O hatch compacto (também considerado um monovolume) da montadora japonesa conseguiu 93% na proteção para adultos, 85% para crianças, 73% para pedestres e 71% nas assistências de segurança. O HR-V, por sua vez, registrou 86% para adultos, 79% para crianças, 72% para pedestres e 71% nas assistências de segurança.

Por fim, o Volkswagen Caddy de nova geração recebeu pontuação de 84% na proteção para adultos, 78% para crianças, 58% para pedestres e 68% nas assistências de segurança.






  • vicegag

    É impressão minha ou o Fit deles tem freio traseiro a disco?
    Tinha lido que os tambores traseiros neste modelo era para todos os mercados.
    É o HR-V deles tem Air bag cortina,
    Brasileiro, a carne mais barata do mercado.

    • Junoba

      E desde a versão de entrada, isso é regra pro mercado Europeu.

      • Fabio Marquez

        A regra ai seria de mercado, talvez os clientes não aceitariam pagar pelo carro sem o item, já que seus concorrentes não contam com tal corte de custo, mas os freios a tambor continuam sendo usados por lá, mas em carros de entrada.

        • Rodrigo

          Não necessariamente. Posso afirmar, com certeza, que o Sonic (que concorre com Fit lá fora) só possui discos traseiros na versão RS (1.4 Turbo) por causa da proposta esportiva. Nem sempre ter freio a tambor é um demérito, desde que o conjunto freie bem.
          O Sandero, por exemplo, só conta com freios a tambor (exceto o novo modelo esportivo) e tem uma das melhores frenagens do segmento. Se tivesse freio a disco poderia ser melhor? Sim poderia, mas quanto encareceria não só em termos de produção quanto em termos de custo de manutenção? Tem carro que facilmente alcança os 100 mil km sem ter que trocar lonas ou dar passe nas panelas.

    • Alvaro Guatura

      Deve ter, assim como o antigo Fit tinha no Brasil

  • Peter Bishop

    Como que o HRV foi pior que o Fit? É o mesmo carro! quero ver o Latin Ncap, porque o HRV daqui da LATAM é capado em relação ao Europeu.

    • Diego

      Estou chutando, mas o fato do HRV ser maior (distância entre as colunas) faz com que a estrutura seja mais frágil…

    • Agora usar a mesma plataforma significa ser literalmente o mesmo carro?

      • Debraido

        Esse é o “modus operandi” do brasileiro depreciador padrão comentarista de internet!

    • Deadlock

      O HR-V tupiniquim foi reforçado, para suportar nossa falta de estradas decentes. Mas, depende do tal Latinncap, que não sei se tem a mesma capacidade do Euroncap.

      • 4lex5andro

        carro brasileiro, comparado com europeu, historicamente, so é ”reforçado” em dois itens:

        suspensao (pra aguentar as crateras) e motor (pra suportar a gasosa br br) ..

    • saosao

      Não é o mesmo carro. Um é o Fit e outro HR-V.

  • BorisAWD

    As versoes nao-depenadas foram bem.

  • JMG

    Para adultos o Fit foi melhor q o novíssimo A4!

    • Thiago

      Acho que a posição das pessoas na cabine privilegia isso.
      Pena que esse fit não é o brasileiro, tendo 6 AB, freio a disco nas rodas traseiras e “provavelmente” deve ter reforços estruturais e mais pontos de solda, bem diferente da nossa “latinha” brasileira.

    • Tango

      Os índices estão relacionados a categoria (tamanho) dos carros.

  • Gustavo73

    Agora com colisão lateral e oitras mudanças quero ver como vao ser aqui na Latin Ncap. Falando da Honda será que teremos algum testado até hoje só testaram a antiga geração do Fit.

    • Rodrigo

      Acho que aqui só testaram o City, lá no começo. Depois dele não lembro de nenhum outro veículo da Honda… Até o Civic que é um dos mais populares na América Latrina, não foi testado.
      Se bem que um dos critérios do LNCAP é testar carros produzidos e vendidos por aqui. E sei que, pelo menos o Civic vendido no México e no Chile é fabricado no Canadá.

      • Gustavo73

        Pode até ser importado. Mas deve ser a versão mais simples ou única. O Cruze testado vinha da Coréia. No teste do Corolla o que sofreu impacto frontal foi o modelo nacional com 5 Airbags, mas o que sofreu o lateral foi o americano vendido no Caribe com 3 Airbags. E sim o Civic nacional nunca chegou perto da parede da Latin.

  • Honda é Honda. (fanboy mode)
    .

    • Junoba

      Kkkkkkkkkk… Eu vim pra dizer que a Toyota é Toyota, e nunca dá problema !

      • Acho que voce postou no artigo errado hehehe. Partindo cama aqui. O melhor mecanico do Brasil disse que Honda é Honda, e Toyota é Toyota. Carro japa quebra pouco. by ADG. Por sinal, seu carro Fluence é mecanica Nissan, a pergunta é: “pq nao usaram o 2.0 da Renault?” hehehe

        • Chicão

          Tô por fora dessa história. Me explica por favor hahaha.

        • Junoba

          O Fluence não é meu, é do meu avô…

        • Deadlock

          Se as pessoas conhecessem por dentro as montadoras não ficariam fazendo comentários toscos dizendo que os carros são iguais em qualidade. É só perguntar para o fornecedor da Honda e Toyota. Não é qualquer um que fornece para eles. Eles foram dos primeiros a usarem o tal TQC e quase quebraram as fábricas ianques.

          • cepereira2006

            É que a moda aqui é falar mal.

  • Chicão

    Lembro que no final de 2014 eu fui ver esse Fit ai, fazer teste drive etc.
    Questionei o vendedor sobre ele só ter 2 air-bags quando o concorrente tinha 7.
    Resposta dele: “o fit só precisa de 2 air-bags pq ele tem um super célula de segurança”.

    • Gustavo73

      O pior tem gente que acredita e ainda repete. Seguindo essa linha o nacional é o melhor do mundo. Pois lá fora o padrão é ter múltiplos Airbags nem que seja na top.

  • LoganVB

    Deveria ser Proteção para adultos, Proteção para Criança e itens de segurança.

    Aqui as estrelas são contabilizadas sem essa separação.

    • Gustavo73

      Negativo aqui tem estrelas para adultos e crianças. A última são itens além como frenagem automática ou pós colisão e outros itens a parte. Que serão contabilizados na Latin ano que vem.

      • Rodrigo

        Além disso, complementando seu comentário, acredito que de tempos em tempos o LNCAP renova as regras agregando novos critérios (Mais rigor), mas dentro do conceito de estrelas e pontos.
        Isso significa que um carro que tirou 4 estrelas há 2 anos atrás não repetiria o mesmo score se fosse testado nos critérios hoje praticados.

        • Gustavo73

          Não houve mudanças na velocidade(64 km-h) e em nenhum padrão desde o início da Latin são os mesmos da Euro. Então as estrelas seriam as mesmas. Mas a partir do ano que vem serão exigidos novis equipamentos. ESP(de série) sem ele nenhum tira 5 estrelas mesmo tendo pontuação para tal, isofix e cinto central traseiro retrátil de 3 pontos. Ter esses equipamentos não aumenta a pontuação ou faz um carro ter 5 estrelas mas não ter impede tirar 5 estrelas.

          • Rodrigo

            Entendi. Obrigado por esclarecer.

      • LoganVB

        Amigo, estou falando sobre as estrelas. Deveria as estrelas contabilizadas no teste da batida.

        Exemplo:

        Bateu (independente do itens de segurança):

        Quanto sofreu com a batida os adultos? Sofreu pouco (5 estrelas)
        Quanto sofreu com a batida as crianças? Sofreu pouco (5 estrelas)
        Quantos itens de segurança para evitar a batida ou reduzir os danos existiam? Controle estabilidade, tração, air bag, blá blá blá (5 estrelas).

        Qual a diferença desta forma, carros que não tem alguns dispositivos perdem pontos, mas não acho justo. Por que talvez algum carro que tenha tal dispositivo sai na frente, mas quando existe a batida real o carro que não tenha o dispositivo X, tem uma resistência maior e proteja mais. Então penso que deveria ter 3 categorias de pontuação (estrelas).

        • Gustavo73

          Sem Airbags, isofix e blá blá blá, p carro não tira estrela alguma. Então não haveria com contá-los em separado. Existe um grupo de itens se segurança que são obrigatórios começando pelo cinto de segurança. Qualquer equipamento de segurança fora desses enyra na categoria separada e já existente. Na Europa sem itens como frenagem automática não se tira 5 estrelas. As coisas já vão além so básico por lá. Mas se você quiser é só olhar os resultados dos testes e lá verá quais as áreas do dummies maos e. Menos atingidas. Não há como um carro com itwns a menos proteger mais os ocupantes pois o mais importantes são obrigatórios. Aqui agora teremos impacto lateral obrigatório e com contagem logo sem Airbags laterais nenhum carro testado a partir de agora terá nota melhor que um que não tem. E as estrelas tem uma pontuação por trás.

    • Gustavo73

      .

      • C.A.

        Logo aí já percebemos que o Latin Ncap tem alguns critérios duvidosos… Como pode um carro com airbags de cortina e para joelho receber a mesma nota de um que tem apenas airbag frontal?

        • Gustavo73

          Isso é simples. A Latin Ncap só tem 5 anos contra mais de 20 da Euro. Logo as coisas aqui começaram devagar. A avaliação er basicamente da estrutura, tanto que nos primeiros anos carro sem Airbags tirava 1 estreia. Hoje tira 0 estrelas mesmo que a estrutura tenha excelente resistência. Até esse ano só o. Impacto frontal vale apesar de que para tirar 5 estrelas ele precisa passar pelo impacto lateral. A partir do ano que vem teremos 2 impactos laterais, com estrutura deformável (simulando outro veículo e outra simulando um poste. Assim como teremos pontuação extra para quem tiver itens de segurança como frenagem automática ou pós colisão. E ainda para ter as 5 estrelas o carro vai precisar de esp. Lembrando que os itens prexisam ser de série. E sempre será testado a versão mais simples segurança oferecido na área se influência da Latin. No Brasil o Jetta tem 4 Airbags de série.

          • C.A.

            Pensei que as colisões laterais já acontecessem… É… estamos ainda bem atrasados.

            • Gustavo73

              Estamos mais até acho que a evolução está rápida. As colisões laterais que você viu são só dos modelos 5 estrelas. Mas para quem 5 anos atrás não tinha a real noção do que dirigia agora sabe. Ma época a maioria era 0 estrelas sem Airbags, mas tivemos boaa surpresas como o Polo com 4 estrelas adultos e 3 estrelas crianças (testado sem isofix) a mesma geração do Polo europeu teve 4 estrelas adultos e 4 estrelas crianças (testado com isofix) em 2008. O Fox europeu feito aqui e testado lá teve 4/4 estrelas (lá tinha isofix). Agora a coisa aqui fica mais parelha as velocidades e ângulos sempre foram iguais. Mas lá frenagem de emergência é obrigatório para 5 estrelas e tem aval para pedestres que aqui não tem. Mas já é melhor que antes.

            • 4lex5andro

              tudo, praticamente, tudo, em materia de carro, chega nos autos brasileiros com pelo menos 1 decada de atraso, comparado com os similares americanos e europeus..

              um exemplo é a obrigatoriedade tardia de abs e airbags nos carros..

  • Fabio Marquez

    O Audi só não abriu todos os air bags naquele impacto a 17 km/h, em todos os outros até as cortinas do lado contrário ao impacto abriram.

  • Só eu achei que o HR-V deformou além da conta no teste de impacto com o poste?

  • DiMais

    em se tratando de mercado europeu, nem é algo que impressiona. é basicamente o dever de casa de qualquer empresa por lá.

  • Eric Muniz

    O HR-V Europeu (UK) tem a mais que o Brasileiro:

    – Segurança
    Airbags de cortina
    Alerta de colisao dianteiro
    Alerta de perda de pressao nos pneus
    Farois de led

    – Convêniencia e Conforto
    Sensores de estacionamento dianteros e traseiros
    Farol Automatico com sensor crepuscular
    Partida por botão e Keyless
    Comming e leaving home
    Teto solar
    Sensor de chuva
    Bancos com aquecimento
    Ar condicionado dual zone
    Start Stop

  • gpalms

    Aqui Up! sem controle de estabilidade ou airbags laterais e de cortina recebe 5 estrelas. LatinNCAP não pode ser levado a sério.
    E o EuroNCAP não se aplica aqui pois as versões básicas dos carros de lá são muito mais equipadas que as daqui.