Audi Combustíveis Ecologia Europa Montadoras/Fábricas

Audi firma parceria na Alemanha para produzir mais combustível sintético

a4-avant-g-tron

A Audi fechou uma parceria com a empresa alemã Viessmann para produzir mais combustível sintético para seus modelos g-tron. A planta de produção foi inaugurada em Allendorf, estado de Hesse.

O chamado e-gas é um combustível sintético obtido pelos processos de eletrólise e metanação. No primeiro caso, utiliza-se energia eólica para produzir a eletricidade necessária na separação de oxigênio e hidrogênio da água.

audi-e-gas-usina-1

No segundo passo, o hidrogênio resultante é combinado com CO2 para produzir metano sintético. Esses eram os processos que a Audi fazia em sua usina de Wertle, na Baixa Saxônia. No entanto, a nova planta de Allendorf altera o segundo passo na produção do e-gas.

A metanação na Audi-Viessmann é puramente biológica. Microrganismos específicos absorvem hidrogênio e CO2 em líquido, produzindo moléculas, que combinadas formam novas moléculas de metano.

audi-e-gas-usina-2

A diferença para o processo inicial da Audi é pressão e temperatura. No primeiro, a reação química-catalítica é sob alta pressão e temperatura muito elevada. No novo processo, a pressão é de 5 bar e as temperaturas são bem mais baixas, exigindo menos energia.

O CO2 não precisa ser concentrado em altos níveis e nem purificado, podendo assim ser obtido em tratamento de água ou geradores de biogás, ampliando as fontes de CO2 para o processo. Essa nova planta vai aumentar em muito a demanda de e-gas para os clientes da Audi. Atualmente a marca emplaca o modelo A3 Sportback g-tron e em breve o A4 Avant g-tron.





  • Rmx

    A mijolina por ter diversos produtores independentes com suas formulas exclusivas super octanantes anti-oxidantes, também podem ser consideradas combustíveis sintéticos !!!
    Dale Bananalandia sempre lider!!!

  • Douglas

    Uma curiosidade é que o metano pode compor mais de 90% do GNV, dependendo do local de extração.
    E o A3 g-tron é vendido como um carro a GNV, assim como o Siena Tetrafuel.

  • Cao_de_Valparaiso

    “Essa nova planta vai aumentar em muito a demanda de e-gas para os clientes da Audi. ”
    Na verdade irá aumentar o fornecimento.. não a demanda..

  • thi

    O diselgate parece está deixando esse grupo mais forte . os caras vai ser o pi,@$@ das galáxia , no que se refere a combustível .

  • PCPartsFan

    Também já existe a tecnologia de combustíveis biológicos produzido por bactérias o único problema é o custo de produção, além da tecnologia de células de hidrogênio para residências e painéis solares que armazenam energia durante o dia para serem utilizados a noite e em dias nublados.



Send this to friend