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Audi: motor de cinco cilindros completa 40 anos

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Motor apresentado em 1976

Em 1976, a Audi lançou a segunda geração do Audi 100, um sedã que foi reposicionado para atingir um segmento superior ao do modelo anterior. Mas, para fazer jus à mudança, o alemão precisaria de um motor mais forte que o EA827 do Passat.

Assim, a Volkswagen decidiu fabricar um motor maior, mas não de seis cilindros, por ser pesado demais. Acabou-se chegando ao motor de cinco cilindros, baseado no EA827. Este propulsor tinha 2.1 litros e entregava 136 cv com carburador.

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Audi 100 5E

Com injeção eletrônica e turbo, alcançou 170 cv pouco tempo depois no Audi 200 T5. O cinco cilindros também teve uma versão diesel aspirada com apenas 70 cv. Em 1980, o consagrado Audi Quattro recebeu este propulsor com 200 cv. Nas competições de rali, alcançou 302 cv, 355 cv (Grupo B A2) e até 444 cv (Grupo B). No IMSA GTO de 1989, chegou a incríveis 710 cv.

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Audi 200 T5

Em 1989, o Audi 100 se tornou o primeiro carro diesel com injeção direta controlada eletronicamente, tendo o motor de cinco cilindros 2.5 com 120 cv. Cinco anos depois, um desenvolvimento com a Porsche levou a mais insana das peruas até então, a RS2 2.2 Turbo com 315 cv.

Após 1997, o motor 2.5 TDI foi eliminado, tendo a Audi concentrado seus esforços nas versões turbinadas, embora o propulsor tenha sido largamente utilizado na VW em versão aspirada com 170 cv. O Audi TT RS alcançou inicialmente 335 cv e recentemente bateu nos 400 cv. O 2.5 TFSI foi eleito o Motor do Ano sete vezes.

Galeria de fotos do motor Audi de cinco cilindros:





  • Cristian_Dorneles

    Grande AP.

  • dallebu

    Agora os Apzeiros trêskilimei vão tem um novo sonho de consumo pra adaptar no Gol Quadrado kkkkk
    Brincadeiras à parte, motores 5 cilindros tem um ronco lindo, lembrando os V10.
    Obs. O que eu mais to gostando desses novos 3 cilindros é o ronco que, graças á sequência de queima, lembra o ronco lindo de um 6 cilindros 😍

    • Edson Fernandes

      Isso é verdade! O primeiro que eu ouvi pessoalmente foi o up.(e elogio o trabalho da VW de vedação do ruido do motor que realmente foi impecavel quase não se ouve o motor mesmo a altas 6000rpm, mas mesmo o ronquinho timido é bonito de se ouvir!)

      Em seguida foi do HB20 1.0, depois ka e por ultimo o March. De todos eles, de longe o do march é o mais audivel. Eu fiquei pensando pra mim que se tivesse um carrinho desses, acho que pelo menos no começo de uso, eu rodaria só esticando marchas só para ouvir o ronquinho invocado…rs

  • Hugo Borges

    Um motor icônico, assim como o six-straight da BMW.

  • Gustavo73

    EA-827 aqui AP-600, na verdade ambos derivam do MD-70 dos primeiros Passat. Não sabia da ligação do EA855 (5 cilindros) com o 4 cilindros. Mas é muito interessante ver a sua evolução até chegar aos dias de hoje. Mantevesse o “bloco” e evoluíram as outras partes.

  • Roger Rosato

    Nada como o som de um 1/2 V10 <3

  • Marcelo Paiva

    Legal ver de onde a VWB tirou as frentes dos Passat 76 e 83.

    • Marcelo Paiva

      Audi 80

      • Ramon Grigio

        Voyage, é você paizão?

        • Zoran Borut

          Prazer, meu nome é Jetta.

          • Marcelo Paiva

            Oi, sou o Derby :)

            • Marcelo Paiva

              E a avó da Parati? ;)

            • Zoran Borut

              Hmmm, acho que o design do Voyage era mais inspirado no Jetta mesmo do que no cigarro fedido, hehe.

              • Marcelo Paiva

                KKKKKK É uma mistura dos 2. Olha o detalhe da porta dianteira do Derby. E a traseira é calcada a do Jetta!

                • Marcelo Paiva

                  Adoro essas comparações. Muito legal procurar as influências nos desenhos dos carros brasileiros mais antigos.

                  • Marcelo Paiva

                    Aqui foi o contrário:

                    O Gol definitivamente inspirou essa frente do Derby.

    • Lorenzo Frigerio

      De 74 a 78 os faróis do Passat eram redondos. O quadradão foi entre 79 e 82. E os 4 faróis quadrados pequenos, a partir de 83.

      • Marcelo Paiva

        Isso mesmo, em 76 mudou a frente do Audi. Vlw.

  • Ediomar

    Eis ai o motivo de tanto Passat e Audi mais antigo virar sucata ou ser adaptado com outro motor,os lisos que compram esses carros mal conseguem abastecer já que a sede desse 5 cilindros é alta,ai quando tem que retificar ou trocar qualquer peça desse motor o bicho pega,ai vira órfão ou uma gambiarra em cima da outra até parar de vez.

    • Zoran Borut

      Esses carros têm peças caríssimas, não é o consumo que prejudica. O mesmo acontece com os Accord mais antigos.

  • Yuri Lima

    Pra quem não sabe, esse é irmão direto do APzão.



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