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Audi quer faróis que se adaptam ao percurso

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A Audi quer introduzir faróis inteligentes que se adaptam ao percurso, utilizando recursos de comunicação car-to-x, permitindo ao carro saber exatamente onde está rodando e assim determina o foco exato de luz no local.

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Isso permitiria rodar por trechos de pista estreita, projetando assim o facho dos faróis somente na faixa de rolagem onde o carro está trafegando, evitando assim ofuscar outros condutores e avisar de sua aproximação.

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A tecnologia se utiliza dos faróis Matrix Laser da Audi. A empresa também quer ser a primeira a colocar no mercado um carro de produção seriada com lanternas OLED.





  • Boris

    Top. Cabe muita evolução em iluminação!

    • ObservadorCWB

      Em toda parte elétrica. usar os 12V atuais acho que já alcançou seu limite.

      • Raimundo M.

        Pelo contrário, a tensão é suficiente. Os fabricantes estão adotando lâmpadas mais eficientes (maior brilho e menor consumo de energia), logo a tensão das bateriais não seria problema porque exigirá menos corrente. Os caminhões que usam baterias com maior tensão, também estão adotando LEDs nas lanternas e DLR. Isso poupa a bateria e por tabela reduz consumo do veículo, embora seja mínima a representação.

        • ObservadorCWB

          Cara, sua visão é focalizada por demais. Até as motos possuem evolução na tensão de seus sistemas e vc simplifica ao farol ? Já é um dos itens com consumo desprezível nos carros de hoje. O problema está no motor de arranque dos V6, V8, V10 — ainda mais com start&stop — creio que apenas UM arranque já consuma o mesmo que várias horas de um farol baixo ligado. E o que falar dos motores que acionam até OITO posições nos bancos elétricos de motorista e passageiro ? e mais um tanto para coluna de direção, teto solar, abertura elétrica do tampão de bagagem traseiro, suspensão ativa …..12V e nas atuais amperagens é suficiente para os 1.0 pelados da vida. NÃO PARA OS CARROS ATUAIS. E o que falar do Ar condicionado ? Só para ter ideia: o start&stop para o motor e o ar condicionado, NÃO DESLIGA O FAROL….. isto não lhe diz NADA ???

  • Alexandre

    Audi é Audi. Sem mais.

    • vini_B

      Muita tecnologia, deve ser muito difícil fazer um software que drible os testes de emissões também.

      • Holandês Louco

        como dizia meu primo:
        É só por um IFzinho…. (piada de informática)

    • Holandês Louco

      Verdade…. Audi é Audi… sempre atrás de Mercedes, de BMW, de Jaguar…. e sempre à frente de Volkswagen, de Opel, de Seat….

  • Gustavo73

    Muito bons, mas o preço final é o problema.

    • lheu

      aqui na banânia vai ser o preço de um up!

    • RafaCtba

      Imagina quebrar um farol desses? Deve ser bem barato…rs

      • Gustavo73

        Se o do Classe A, que é um “simples” xenon custa 8 mil reais já viu o tamanho da conta.

        • Marcos Medeiros

          O preço dos faróis a laser do BMW i8 é o preço de um 208 na europa.

          • Gustavo73

            PQP!!

  • Khusller

    Será que ilumina sempre ou só nas vistorias?

    • daneloi

      BA DUM TSS

  • Zé Mundico

    O correto seria Audi quer faróis que se ADAPTEM ao percurso.

  • FocusMan

    Farois em leds são mais baratos que em Xenon.

    Logo logo será o padrão.

    • Allysson Santos

      Mas esse é laser…

      Custo depende muito de escala de produção, então no início será caríssimo, com os anos irá diminuindo, mas ate chegar em carros “comuns” vai de uma a duas décadas.

      • Marcos Medeiros

        Verdade, o preço dos faróis a laser do BMW i8 é o preço de um 208 na europa.

    • ObservadorCWB

      OK..mas aqui é LASER refletido por espelho.

      • FocusMan

        Ainda acho que será mais barato e vai dar muito lucro para os fabricantes. Não tem filamento. Não tem encapsulamento. É mais simples de produzir. A tecnologia é cara, mas será diluída ao longo dos anos e logo será barato, tal qual televisão LCD.

    • Raimundo M.

      Acredito que não! A lâmpada de LED pode ter um custo unitário menor que a de xenon, só que é preciso várias de LED, de alto brilho, encapsulamento maior, tornando-as mais caras, fora a parte eletrônica e de ótica para direcionar a luz criando inclusive a linha de curva. Em sistema mais sofisticados como o Matrix que tem sensores para detectar luz no sentido oposto fazendo com que o farol evite ofuscamento ou projete melhor certos pontos, esse grau de inteligência eleva o preço final.

  • vini_B

    BMW já tem isso, aliás OLED e Laserlights foram apresentados primeiro pela BMW, M4 GTS será o primeiro carro com faróis OLED. Chola mais Audi.

  • Hugosw

    Mas só quando está sendo inspecionado… kkkkk