Home Avaliação 365 Avaliação 365 – Chevrolet Onix – Revisão de 10.000 km e consumo

chevrolet onix revisao 10.000 620x465 Avaliação 365   Chevrolet Onix   Revisão de 10.000 km e consumo




Nosso Chevrolet Onix da Avaliação 365 já está com cerca de 12.500 quilômetros rodados. Desde a última postagem sobre o assunto, um mês atrás, fizemos algumas medições de consumo e também fizemos a primeira revisão do carrinho.

Falemos primeiro do consumo. Neste último mês, fizemos apenas medições na estrada, rodando com gasolina e ficando sempre em uma média de 110 km/h com ar-condicionado ligado. A média foi de 13,0 km/l, um pouco pior do que tínhamos conseguido anteriormente.

Tanques anteriores resultaram em médias de 13,8 e 13,9 km/l, um pouco melhor do que esta última medição. São variações normais, dentro do que se possa esperar, mas de qualquer forma elas mostram que o consumo de um Onix 1.0 é bem pior do que o consumo de um modelo igual mas com motor 1.4, lembrando que na Avaliação NA um Onix LTZ 1.4 chegou a conseguir 16,8 km/l.

Isso faz com que tenhamos uma certa preferência por um modelo com motor maior no segundo modelo que avaliaremos na Avaliação 365, que aliás será comprado em novembro ou dezembro deste ano, conforme forem os lançamentos de modelos de até 40.000 reais até lá.

Além de termos – com um carro 1.4 – um desempenho bem melhor, o consumo ainda será mais interessante. Fica implícito que o carro 1.0 não é um bom negócio, a não ser no valor menor pago na hora da compra.

Revisão de 10.000 quilômetros

itens revisao onix 10.000 620x84 Avaliação 365   Chevrolet Onix   Revisão de 10.000 km e consumo

OBS.: Como foi atentamente observado por um leitor que nos enviou um email, o óleo usado não foi da especificação correta. Deveria ser SN ou superior, e foi usado um SL.

Fizemos a revisão de 10.000 quilômetros de nosso Onix 1.0 um pouco acima da quilometragem exata, mas tudo correu suavemente. Deixamos marcas escondidas nas peças, para ver se elas realmente seriam trocadas, e o filtro de óleo foi devidamente substituído.

De acordo com o manual do proprietário do Onix, na revisão de 10.000 km, além de se trocar o óleo do motor e seu respectivo filtro, também tem de ser feitos os seguintes itens:

- Pesquisar possíveis vazamentos no motor e na transmissão;
- Trocar o filtro de combustível;
- Verificar desgaste das pastilhas de freio;
- Inspecionar e regular o freio de estacionamento;
- Inspecionar o nível do fluído de freio;
- Verificar o nível do fluído da direção hidráulica;
- Conferir fixação e possível vazamento dos amortecedores;
- Verificar condição e fixação das juntas e coifas;
- Conferir pressão e desgaste dos pneus, bem como fazer rodízio;
- Inspecionar o funcionamento do sistema do ar-condicionado;
- Pesquisar danos na carroceria ou corrosão;
- Inspecionar condição dos cintos de segurança;
- Analisar posíveis códigos de falha da central eletrônica;
- Inspeção do equipamento de iluminação e sinalização;
- Verificar condição das palhetas e lavá-las, se necessário;

Sabemos que a concessionária não fez todas essas verificações, pois em questão de menos de duas horas o carro passou pela revisão. Seria muito difícil conseguir fazer tudo que a GM manda nesse tempo, ainda mais levando-se em conta que na concessionária em questão apenas um mecânico trabalha em cada veículo, de cada vez. Isso aliás deve ser o padrão nas concessionárias da marca.

O filtro de ar não foi trocado, mas ele realmente não deve ser trocado em uma quilometragem exata, de acordo com o manual da Chevrolet. Ele deve ser verificado, e se não tiver muita sujeira, pode continuar a ser usado. Foi exatamente o caso do nosso carro.

Só que na nota fiscal da concessionária não tínhamos indícios de que tudo foi feito. É claro que itens de verificação manual acabam não aparecendo na nota fiscal, mas ali também não apareceu a troca do filtro de combustível, por exemplo. Sabemos que o item não foi trocado, pois o mesmo anteriormente marcado ainda estava ali. Este item deveria ter sido trocado e não foi.

Logo no dia seguinte, questionamos a concessionária, que indagou o mecânico. Foi então constatado que o item não foi mesmo trocado, que “ele despercebeu isso” e que isso seria feito assim que pudessemos levar o veículo lá. Em seguida o assunto foi resolvido. Então a loja cobrou 25 reais deste componente.

A revisão custou 181 reais sem o filtro de combustível. Com ele, o valor passou a 206 reais, que é um pouco mais do que a Chevrolet indica em seu site que esta revisão deveria custar: 4 x 49 reais, o que dá 196 reais. Foram 10 reais a mais, o que não é tanto, mas de qualquer maneira não é o combinado. E o pagamento foi oferecido para ser feito em no máximo duas vezes no cartão de crédito, não quatro como a GM diz.

Só que o valor total não foi esse. Foi de 226 reais, antes do filtro de combustível ser trocado. Isso porque neste valor foi incluso um kit visibilidade de 45 reais, item que teve sua venda devidamente questionada a nós antes de ser feita a revisão, ou seja, nada de empurroterapia.

produto anti embacante para brisa 620x826 Avaliação 365   Chevrolet Onix   Revisão de 10.000 km e consumo

Aceitamos a inclusão do item para avaliar o produto vendido e também seu preço, revelando ele aos nossos leitores em foto e questionando: o que vocês acham, vale o preço pedido? A resposta é óbvia. Um último detalhe: o carro foi entregue sujo, do mesmo jeito que chegou. Custava muito dar uma lavada?


  • fip_mengo

    Uma boa avaliação 365 pra o fim desse ano seria o VW up! , se realmente for lançado esse ano como especulam !

    • Geanmatheus

      Ou então algum lançamento Chinês, para fazer uma avaliação profunda e criteriosa da qualidade e dos serviços prestados.

      • Myll

        Exatamente, muito bem pensado.

      • rodrigobertoldo

        O problema é que dependendo do carro chinês, ele talvez nem resista a um ano de uso e se desmancha antes… eheh

        • alberto

          olha exite muito preconceito com os carros chineses , mas nao se esqueça que hoje o mundo é chines , inclusive tem muita peça nos carros de outras nacionalidades que sao chinesas….

      • Tosca16

        Chery Celer tem que ser o escolhido chinês …muito se gastou na promoção dele e foi acho que dos chineses o mais comentado de todos mesmo que negativamente também…

      • duhehe

        Possivelmente não sera nenhum chines, pois na cidade onde o Eber mora é pequena e não deve ter css das chinesas.

      • edneygoncalves

        Acho que a JAC e Chery são as marcas com carros mais aptos a serem testados. O J3 teve uma boa avaliação em uma revista especializada, não me lembro se foi na Quatro Rodas. Acho que o que pega ainda é o nº de CCs e a alta desvalorização, mas creio que em um futuro próximo com fábrica aqui e tudo mais os chineses vão ganhar mercado sim e se trabalharem direito vão se estabelecer. Afinal de contas, tudo o que eles montam na China serve como escola para eles, é uma questão de querer tecnologia e produtos nacionais, o que o Brasil nunca teve…tanto tempo com fábricas aqui e não temos uma marca de veículos 100% nacional…uma pena!

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      Sim, é uma boa escolha, quem sabe ele será lançado antes do final do ano, aí daria certo.

      • Pedrosa

        Se não der tempo o Up!, outro que poderá ser lançado no final do ano é o Sandero. Outras opções seriam o HB20 ou o 208.

        Aliás, boa ideia de marcar as peças. Uma esquecidinha aqui, outra ali e as concessionárias vão aumentando os lucros.

        Está muito boa a avaliação. Gostaria de deixar uma sugestão: deixar o carro com algum parente, amigo ou conhecido próximo pra passar um dia com o Onix e na próxima postagem 365 deixar um breve "depoimento" sobre a experiência.

      • Alvaro Alves

        Eber, eu acho que você deveria avaliar o 208, pois apesar de não ser um lançamento na época da compra de vocês, o carro vem sendo anunciado como um divisor de águas na postura da PSA com o Brasil. Desde parte elétrica menos problemática, a uma suspensão que de acordo com eles aguenta o tranco (ao contrário da do 207), e uma nova postura no pós-vendas vem sendo anunciadas como os grandes atrativos deste carro. Eu como possível consumidor gostaria realmente de saber este tipo de informação, mas não como uma possível cobaia, mas sim porque um trabalho jornalístico série que eu acompanho e confio atestou.
        Fica a sugestão!

    • Leandro1978

      Eu ia citar o HB20 sedan, mas parte dos R$ 39 mil, quase no limite do estipulado pelo NA, e ainda com com motor 1.0 (embora fosse interessante avaliar um motor 3 cilindros).

      • Edson Roberto

        Então pega o HB20 hatch mesmo, pelo menos o valor não ultrapassa. Mas na minha curiosidade, acho que seria mais interessante, avaliar players que não costumam ser bem avaliados. Acho que algum carro chines na mão do Eber pode ajudar ou não a perder certa parte do receio contra chineses.

    • hugogyn94

      Afirmou so ano que vem.

    • Almeida77

      Também gostaria muito que o próximo 365 seja com o VW Up!

      • Jogude

        365 dias do fusion ecoboost!

  • Diego Vasconcelos

    Ou o Logan que já está pra chegar não é?!!

    • DevXav

      Acho que se tivesse como te negativar, você estouraria o buffer de string do forum com seu pedindo de avaliação dessa verminose de carro.

      Obs: Nada contra você, mas tudo contra a Dacia/Renault e seus lixos com preços absurdos.

      • tmsales

        Cara falando assim parece que o resto é uma maravilha. O ônix por acaso mudou o mercado com seu custo-beneficio? Pra mim ta tudo no mesmo nível.

        • DevXav

          Mas você tem razão, pior que tá tudo na mesma..

          O agravante é que o Logan chama o brasileiro de otário na cara dura, sem dó nem piedade..
          Se custar 5 mil pra fabricar aquela caixa esquisita é muito.
          Assim como Duster e derivados…

          Juro que não entendo, a Renault me tira o Megane de linha, um PUTA CARRO, pra me colocar essas pocarias mal feitas..
          Sim, eu sei que foi pra colocar o Fluence, que é OUTRO NÍVEL de carro comparado à esses LIXOS da Dacia, mas mesmo assim não justifica.

          Compro um Megane GT usado e coloco suspensão de Dodge RAM nele mas não compro uma Duster.

          • Wagner_u

            amigo, serio q vc não entendeu? um megane custava na faixa de 50k e digamos que custava pra renault uns 25k pra fazer, o Duster é vendido pelos mesmos 50k e deve custar 15k pra fazer, acho q da pra entender mto bem o pq deles terem feito isso.

      • Ireno

        Pode ser um lixo pra vc kra, mas tem mta gente que gosta… opiniao eh sempre valida e o NA deve continuar sendo imparcial…

  • victordegasperi

    Parabéns N.A! Não deixando nenhum detalhe de fora e não permitindo nenhuma possibilidade de erro ou dúvida. Que continuem assim com o Onix e esperamos outros modelos!

  • daniel.a.o.

    Como eu quero comprar um, essa avaliação é essencial. Espero que não sejam descobertos grandes problemas nesse carro.

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      Daniel, por enquanto tem sido um carro impecável, sem problema nenhum.

    • R0CKERZ

      pense com carinho no 1.4.. fiz o test drive e achei o motor bem esperto pra uso na cidade, sem contar o otimo consumo..sou de brasília e dentro da cidade fez uma média de 12-13km/l.. DENTRO DA CIDADE. Ou seja, o mesmo consumo desse 1.0 aí na estrada Oo

  • CleSilva

    Gm sempre querendo trolar seus clientes ein… e esse consumo que coisa horrível pra um 1.0… meu celta faz que isso com o vhc-e.

    • tmsales

      Cara nessas mesmas condições de velocidade eu faço 12km/l no clio… Com o detalhe de ser no etanol!! Muito ruim o consumo do ônix.

  • André Leite

    meu ""beberrão"" Vectra GT está fazendo 13 na estrada!!!
    Já na cidade anda por volta de 8km/l!

    • Frank

      E isso ai amigo , meu GT 10/10 com motor "ultrapassado" de 140 hp , faz 10 ml/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. Não troco por nenhum que esta ai no mercado. Estou pensando em um cruze , mas ainda vou analisar se vale a pena. Sou do mOvimento , "VOLTEM COM OS PROJETOS OPEL URGENTE"

  • duhs2dany

    Nunca fui com a cara deste carro. Acho meio desproporcional. Já o sedan, ficou um pouco menos feio.

  • RenatoRG

    Sobre o consumo, é óbvio que carro 1.0 não é vantagem alguma, principalmente para quem roda muito em rodovia. Se for rodovia de mão dupla então, pior. Tem que reduzir marcha e esticar a rotação muito mais do que carros 1.4 ou 1.6, o que acaba por derrubar a 'vantagem' do 'baixo consumo' de motores 1.0. Eu tinha um Mégane 1.6 16V 2001 Gasolina que fazia 16,5 km/L em rodovia, com média de 110 km/h e ar condicionado ligado, e me dispunha de um motor de 110 CV que me dava muita segurança em ultrapassagens. Agora me diz: para que comprar carro 1.0?

    • Viníciusk

      Simples. É o preço. Pro cara que não tem dinheiro e vai ter que financiar todo o valor ou parte dele, um motor maior significa se endividar além do limite. Agora, talvez se o governo taxasse os motores até 2.0 com o mesmo imposto pago pelo 1.0, ficaria melhor de comprar.

    • Filipe_GTS

      Está um pouco enganado. Pra cidade o 1.0L é mais econômico
      Experiência propria: Civic 1.8L estrada = 14,5 km/l // urbano = menos de 7,0 km/l
      Gol 1.0 TEC urbano = aprox. 10 km/l etanol e 11,4 km/l gasolina // estrada = 15 km/l gasolina
      Evidentemente que o superior desempenho do 1.8 (e coforto do carro em si) compensam com sobra pelos 0,5 km/l a menos na estrada, mas na cidade vemos que o motor e peso do automóvel acaba por resultar em consumo bem maior.

  • thales_sr

    Parabéns pela avaliação, está ficando muito boa.

  • http://twitter.com/Tito_Reis @Tito_Reis

    ótima matéria, só faltou mesmo dar nome ao boi, ou seja citar a concessionária em questão como também um relato pessoal do comportamento do carro se apresentou algum barulho ou anomalia.

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      Infelizmente se nós falamos a concessionária, abrimos oportunidade pra montadora descobrir que carro é o nosso, e assim nos dar tratamento especial.

      • 16vti

        A Quatro Rodas cita as concessionárias sem problema algum nas reportagens da "Longa Duração". Ou pelo menos citava, na época em que eu ainda era assinante (dois anos atŕás)

        • Daniel

          Melhor deixar como tá. Não dar bandeira pro fabricante, fazer tudo no sigilo.

        • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

          Eles realmente falam os nomes das concessionárias, mas nós preferimos não falar.

        • duhehe

          Ela cita só depois que manda o carro, e sempre manda em css diferentes em cidades diferentes.

          E mesmo assim os carros levam sabugada nas autorizadas.

      • bedotRJ

        Esse sistema é o correto mesmo. Mas tem que anotar tudo direitinho, o nome da concessionária, o nome do consultor que atendeu e, se possível, o nome do mecânico. E soltar tudo no final. Quem merecer ser elogiado, o será. Quem não merecer, tem mais é que se lascar mesmo.

  • RodWH

    Excelente trabalho do NA com esse avaliação, muito raro ver um trabalho jornalístico com esse nível de profundidade e detalhes compartilhados com o leitor!

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      Opa muito obrigado!

      • André Leite

        Isso ae!!!
        parabéns mesmo!
        e pro fim do ano VW UP na cabeça!

        • Almeida77

          Também acho que deveriam analisar o tão esperado Up!

  • Viníciusk

    Muito interessante o comportamento da oficina da css. Eu já tive a oportunidade de trabalhar em uma css da GM no estado do RS e lembro que era o mesmo esquema: apenas um mecânico tendo que fazer várias coisas. Mas me lembro também que era comum se trocarem ou "esquecerem" de trocar algo que deveria ter sido trocado, como a questão do filtro de combustível. E lembro também que faziam muito isso de não seguir os valores e formas de pagamento que a GM anuncia.

    Mas o que mais me chamou a atenção foi a oferta do "kit visibilidade". Lá também ofereciam isso.

    Cheguei a usar um tempo, mas sinceramente não gosto do aspecto "engordurado" que fica o para-brisa. Enfim, talvez a qualidade do produto fosse ruim. Nunca testei várias marcas.

  • daviddiniz

    Nas 2 vezes que deixei meu carro na revisão eu pedi para deixarem SUJO. E nas 2 vezes entregaram limpo e na última eu reclamei que pedi para não lavarem(a pintura está toda riscada por causa da lixa que passaram)

  • victormsousa

    o carro é até bonitinho mas essa calota é simplesmente ridicula

    • Diego105

      Essas calotas são indecentes mesmo, assim como as do Cobalt LT! Agora as calotas do Onix aro 15" são mais bonitas que as rodas de liga leve de 15" do Onix LTZ ;)

    • bedotRJ

      Há um conjunto muito bonito de rodas originais GM pro Onix LT 1.0, vendido à parte nas concessionárias. Acho que custa 700 pilas. Se eu decidisse comprar esse carro, pegaria pintura sólida e sem my link, mas meteria essa roda.

  • Carlos

    Levei o meu carro hoje na revisão dos 10mil, uma Captiva com 9800km.

    O mecânico veio com um orçamento de R$ 800,00, tinha troca do limpador , higienização do ar, entre outras coisas.

    Falei que tinha visto no site por R$ 248,00, então ele fez o valor indicado pelo site (troca do óleo, filtro do óleo) e ainda colocou aditivo no radiador e trocou o filtro do ar condicionado). E pedi o alinhamento e balanceamento por mais R$ 100,00. Total de R$ 348,00.
    Mas, não vi ele verificando todos os itens que consta no manual, não confio muito no serviço da concessionárias.

    Mas, está melhor que a Fiat, que na primeira revisão do Punto veio com um orçamento de R$ 1270,00.

  • BlueGopher

    Talvez algum dia alguém com bastante inteligência mude as regras do sistema de impostos para carros populares.
    Ao invés de cobrar impostos menores só com base na cilindrada (1.0) do motor, o faça principalmente através do consumo de combustível do veículo.
    As coisas iam mudar muito.
    E se alguém mais inteligente ainda surgir, poderia colocar nesta fórmula não apenas o consumo, mas também o desempenho dinâmico seguro do veículo, espaço adequado, etc.
    Ou seja, o que um consumidor padrão gostaria de ter num veículo comprado com muito sacrifício para uso da família.

    • Pedro_Rocha

      No meu mundo ideal o IPVA deveria virar taxa para ser receita somente para os DER/equivalentes e para manutenção da Polícias Rodoviárias (inclusive soldos). No caso de impostos federais, sou a favor do retorno da CPMF como imposto federal UNIFICADO (proposta defendida por Luciano Bivar na campanha presidencial de 2006).

  • Marcio

    Parabens Eber continue com suas avaliações imparciais,tenho certeza que muitos leitores ficaram gratos com o seu trabalho.Espero que a proxima avaliação seja o toyota etios.

  • Maluco Auto

    Cada vez fico mais desanimado com o serviço das concessionárias aqui no Brasil, sempre querendo empurrar serviços desnecessários, não seguindo o valor estabelecido pelo fabricante, não executando cortesias como a simples lavagem do veículo. Atualmente, só conheço duas exceções a esta regra: Honda e Toyota, todas são farinha do mesmo saco.

  • Barneyatomico

    Acontecia a mesma coisa comigo na Renault! O serviço parecia ser bem feito, o carro voltava redondinho, mas nuca lavaram ele.

    • Thiagusss

      tenho um renault tbm…já fiz 2 revisões na css…o atendimento tbm foi bom e nas duas vezes lavaram o carro…

  • André Martini

    parabéns pela matéria.

  • Bardinoca

    Onix 1,0 com ar e sem som por 34.790 ou Logan 1,0 completo (AB2 e ABS) com som 2 din e bluetooth por 33.900 ?

    • Viníciusk

      Logan. Maior, mais completo, e mais econômico. Apenas o acabamento interior do Ônix que é bem melhor que o do Logan. Isso claro se for uma compra racional. Se entrarem quesitos como preferência de marca e estética, bom aí o critério é subjetivo. Você decide.

      • Bardinoca

        Pois é. Tenho um clio 1,0 16v 2006 e pretendo trocar este ano. Aqui na minha empresa tem um logan zero exatamente como descrevi acima e achei o acabamento bem bom. O carro é confortável e espaçoso, porém o motor 1,0 não empurra o carro tão bem quanto no clio, mas como raramente vou andar com o carro cheio está bom. O onix sem dúvida é mais bonito por fora e por dentro, mas pretendo ficar com o carro por uns 5 anos e ano que vem pretendo ser papai, então vou ter que carregar aquelas tralhas todas de reçem nascido, hehe, a ai entra em jogo o espaço interno e porta-malas, que do logan é imbatível (nesta faixa de preço).

    • Filipe_GTS

      Compra um som Pioneer no ML que é melhor que qualquer original de carro nacional e tá resolvido seu problema

      • Almeida77

        Verdade, além de auto-falantes de qualidade, claro. Pois os que vem de fábrica não passam de papelão de caixa de supermercado.

    • Leandro1978

      Depende da sua necessidade. O Onix pode ser uma excelente opção, assim como o Logan. O Onix também vem com AB2 e ABS. O Logan tem que se considerar que mudará em breve, assim pode-se pedir descontos maiores.

    • bedotRJ

      Não sei de onde vc é, mas aqui no Rio, esse Logan completo tá R$ 34.990,00, só que com motor 1.6. É, de fato, uma compra melhor do que o Onix em praticamente todos os aspectos.

      • DevXav

        Principalmente nos aspectos "beleza", "segurança" e "qualidade" né!

        Carrão esse Logan, bem do jeito que brasileiro gosta.

        • bedotRJ

          O "quase" da minha mensagem explica o aspecto "beleza". Quanto ao aspecto "segurança", não há nenhum dado concreto que confirme ser o Logan um carro inseguro, ainda mais em um contexto de comparação com o Onix, que ninguém tem a menor idéia de como é nesse aspecto. Sobra o aspecto "qualidade", em que valem as opiniões de quem tem Logan, não as de quem nunca conheceu o carro por preconceito ou outra razão qualquer. É um carro robusto e confiável, com a esmagadora maioria dos proprietários plenamente satisfeitos. E merece ser reconhecido por seu CxB dentro da realidade torta do mercado nacional.

          Sabe o que é? É que brasileiro que continua bancando o brasileiro (mas pensando que está bancando o consumidor consciente) detona determinado carro que acha feio e estende essa crítica aos demais aspectos, ainda que isso não faça sentido. Daí saem afirmações sem pensar como essa.

          • DevXav

            Cara, basta ter o mínimo de senso crítico e dar uma volta no carro pra chegar às conclusões acima.
            Ao contrário de você, veja que não defendi outros carros (que também praticam preços abusivos), estou citando apenas um, portanto nem entrarei no mérito.

            "Sabe o que é?"
            É JUSTAMENTE o que você acabou de fazer! Bancar o brasileiro.
            Supondo que estou avaliando o carro apenas pelo aspecto da feiura, talvez deveria supor que nunca percebi a falta de estabilidade disso na estrada, supor que nunca cortei meu dedo no acabamento de péssima qualidade e supor, talvez, que eu realmente nunca tenha avaliado o produto, pois assim seu argumento fica ilusoriamente válido e você fica ilusoriamente parecendo que é um "consumidor consciente".

            Não preciso, doravante, nem supor que você tem uma carroça dessas, pois se você supõe que essa isso vale realmente o preço que cobram, é justamente o que você merece ter, brasileiro.

            Para que não vire um bate e volta, vou concluir por aqui: http://i.imgur.com/rX8Auq1.jpg

            • bedotRJ

              Não tenho Logan, mas minha mãe teve um 1.0 por 4 anos, então eu falo com conhecimento de causa. Pergunte a quem tem.

              E sim, vc, como bom brasileiro, só está avaliando o carro pelo aspecto da feiura mesmo. Do contrário, afirmaria taxativamente e com bom embasamento por quê as alternativas que o mercado oferece abaixo de R$ 35mil são melhores do que o Logan 1.6 completo, especialmente nos quesitos elencados por vc (segurança e qualidade). Sem tentar fazer de conta que se está falando de segmentos mais sofisticados. E sem se esquecer que o Logan é dos poucos carros dessa faixa que REALMENTE foi vendido em mercados mais avançados.

  • André Martini

    Estas matérias que mostram o dia-a-dia de um carro na vida real, mostrando comportamento na cidade,estrada e qualidade do atendimento na rede autoizada são de extrema importância para o consumidor.

  • André Martini

    parabéns, Eber, pelo inovação e pioneirismo por ser o primeiro blog a fazer este tipo de avaliação.

  • Vmario85

    Parabéns ao NA, vou acompanhar até o fim. Já me tirou uma dúvida, não comprar o Onix 1.0, talves o 1.4, muito bom mesmo, espero que o próximo seja o UP, caso contrário, se for chinês, que seja o Chery Cielo.

  • quinhao

    Comprei um Onix a menos de 4 meses.. a concessionária já está me ligando para saber a Km do carro para efetuar a troca de óleo dos 5mil km!
    Essa troca de óleo de 5.000 é recomendado pela GM ou apenas uma artimanha da agência para tirar mais dinheiro do consumidor???

    • Viníciusk

      Leia o manual do veículo. Lá explica tudo! E de quebra você não será enganado!

      • YoOdEx

        Verdade! Lá fala direitinho o que deve ser feito! Temos que tomar mais hábito de ler o manual dos nossos carros. Já descobri coisas bem legais assim!

  • Filipe_GTS

    1 Esse carro é feio de doer. Só o LTZ se salva, pois com toda a perfumaria fica mais bonitinho.
    2 O consumo do 1.0 está péssimo! 13,0 km/l andando a 110km/h é terrível. O Gol 1.0 TEC que eu tenho fez 850 (oitocentos e cinquenta) quilômetros com um tanque de gasolina na estrada, andando a 120/130 km/h em grande parte do tempo, o que traduz um consumo de 15,4 km/l. O tanque quase esvaziou… Acho que não rodava nem mais 10km.
    3 Que concessionária sacana! Cobrar 25 pilas pra passar spray no parabrisa e ainda dizer que é "kit visibilidade". Isso não custa mais que 10 reais no mercado ou no posto e combustíveis, e pode ser aplicado dezenas de vezes, inclusive em demais carros, de familiares, etc.
    Realmente, pra fazer revisão temos de ir com o olho aberto, pois os caras não perdem 1 chance de tentar nos passar pra trás.

  • Battousay_X

    "Não há comentários postados até o momento. Seja o primeiro!"

    Vou comentar que muita gente é feito de trouxa pq não faz simplesmte o que vcs fizeram, marcar as peças que deveriam ser trocadas.
    Nesse mundo se vc não é atento ou como alguns dizem "esperto" vc se FERRA,

  • Adriano_Silva

    Avaliação esta cada vez melhor e essa matéria referente a revisão ficou muito boa, geralmente é onde a maioria das pessoas sofre mais "pós venda e manutenção" PARABÉNS!!!

  • tenso

    Ótima matéria, parabens aos responsáveis! uma dúvida, tem alguma matéria desta, mas com carro da Ford? Pois preciso saber como é o atendimento desta marca, pois ate agora quando precisei deles, infelizmente foi péssimo! E olha ue meu carro nem foi p/ a 1ª revisão.

  • anderson_sp

    Legal, mas por pouco mais é melhor levar o LT 1.4 mesmo.

  • brnmilk

    Muito boa a matéria! Um carro que eu queria ver também era o New Fiesta "Brasileiro" que será lançado em breve. o VW UP também é uma ótima pedida. assim como o HB20 1.6.

  • Marcelo

    É cômico que mesmo tendo tantas vantagens nos motores 1.4 e 1.6 o governo incentive as vendas de CARROças com motor 1.0, reduzindo mais o IPI nessa faixa do que na faixa até 2.0. Deve ser para o brasileiro gastar mais combustível.

  • lsguaranikaiowa

    Parabéns a NA por sempre nos trazer informação verdadeira!!!

  • AlexandreCE

    Empurroterapia é dose. Sei bem o que é isso na GM. KIt revisão, kit isso, kit aquilo, impermeabilização de bancos, oxissanitização do AC… eles tentam empurrar tudo.

    Acho que isso me mantém com meu carro já bem usado. Comprei usado e pelo visto vou ficar com ele por muito tempo. E agradeço à Honda por me respeitar e não empurrar o que não deve… além de sempre me dar descontos e ainda parcelar quando quero trocar alguma bucha ou peça de desgaste natural.

  • epa

    Eu nem piso mais em CSS. A gota dáqua foi , 2 anos atrás, me cobrarem 70 paus para trocar a luz do odômetro (Astra). Depois disso, adeus!

  • Vinícius Candido

    Muito boa avaliação! Para o meu caso, que estou pensando em comprar um deste está ajudando bastante a decidir entre o 1.0 e 1.4.

    Pelo visto o investimento de cerca de 3500 reais a mais está valendo a pena! Além de mais econômico (mesmo na cidade – que seria mais o meu caso), creio que facilite a posterior venda também! Sem contar a Potência -obviamente -.

    E se for pensar em financiamento (que é o meu caso), o valor da parcela não ficará tããão mais caro assim…

    • YoOdEx

      Vale a pena o esforço sim! Dependendo da sua região, é um baita negocio! Se você morar em uma cidade montanhosa, ou com relevo acidentado, você não irá se arrepender do 1.4. As vezes vale a pena juntar mais dinheiro, ficar mais tempo pesquisando e chorando preços, mas fazer um negocio definitivo.

      Meu primeiro carro foi um Fiesta 1.0.. Arrependi muito rápido.. com 8 meses eu não aguentava mais o carro, tinha birra dele. O carro em si era ótimo.. problema era o motor. Ah, como eu arrependi de não ter pago a mais pelo 1.6!

  • Henrique

    Na concessionária Jorlan BH pelo menos eles lavam o carro e o preço da revisão foi R$196 e podia dividir em ate 4x.

  • Marlon

    esses carros de hj em dia não é de nada, aonde já se viu um 1.0 fazer 13 na estrada, tudo bem que tá com ar… tenho um corolla 1999 1.8 que faz 14/15 com ar ligado, e 10 na cidade… e é completasso e nao da manutenção…

  • adrisev

    Essas concessionários não respeitam nem as determinações da própria Fábrica que representam… imaginem então como não tratam o consumidor…. apenas acho que deveria ser divulgado o nome da concessionária… pois o Noticias Automotivas deve ter a nota fiscal dos serviços e produtos para comprovar tudo o que aqui foi narrado…

  • Sr_Andante

    Meus parabens voces sao simples, objetivos e publicam exatamente o que precisamos saber. Saudacoes.

  • José

    Que consumo vergonhoso!

  • souzabsb

    Cada concessionária tem seu jeito de trabalhar.
    Gosto muito do trabalho da saga VW de Brasília. Lá vc coloca o carro no box e se quiser acompanha todo o trabalho do mecânico ao lado do carro, verificando todo o serviço executado e tirando eventuais dúvidas sobre o carro. O mecânico até passava a central do carro no aparelho para ver se havia alguma atualização. O preço das revisões são os mesmos do site da VW.
    Comprei um honda crv e fui a DF veículos fazer a revisão dos 30.000km, lá vc não acompanha o serviço e o preço da revisão não é tabela pela honda. Me cobraram 450 pelos itens essenciais. Outro colega pagou 285,00 em outra concessionária honda pelo mesmo serviço (CRV 30.000km).
    Fiquei mais satisfeito com os serviços da VW

  • PhCG

    Parabéns a avaliação do Site….

    Agora falando sobre a matéria a minha opinião é que a GM só sabe nos ludibriar, só ficam na empurroterapia, e tem um serviço digno de uma oficina de fundo de quintal pois com todos aqueles aparatos externos e um lucro abusivo que eles colocam era para os carros da marca serem muito, mas muito bem atendidos, pelo menos para cativar o cliente, mas eles não estão nem ai, só querem $$$$ e o cliente que se F$%#@…

    Já faz um tempo que não possuo carro da marca, e como eu influencio as pessoas da minha família, nenhum dos mais próximos tem carros da GM… Graças a Deus… as minhas experiências com duas Montanas, um Celta e 2 S10 no que diz respeito a Concessionária foi horrível, o atendimento do pessoal do agendamento é até bem feito, mas para por ai, porque os mecânicos só são treinados a te empurrar peças desnecessárias, cobrar uma M.O cara e ainda cobrar por estopa, spray e outros que tem o preço super elevado e eu nem acredito que ele usam mesmo… a GM só pisa na bola…

    Eu acho o Cruze um carro muito bonito, já até fiz teste drive e o ONIX tbm já andei e gostei muito, o carrinho é top perto do Gol, e o preço desse povo é tudo combinado, então não tem pra onde correr, mas o que me faz desistir da GM são matérias como essa que mostram que o que aconteceu comigo há 3 anos atrás continua acontecendo…

    Tô fora de GM… de mim eles não vão ter lucro tão cedo…

  • YoOdEx

    Meu antigo Fox me entregaram uma revisão de 350 reais sem lavar. Questionei na hora, disse para o consultor "mas vocês não estão nem lavando o carro mais? E olha que o carro veio apenas empoeirado e agora está sujo". O consultor super sem graça disse "é um absurdo mesmo, não é possivel que deixaram passar.. vou mandar juntar 2 lavadores para lavar agora. O senhor espera 30 minutos?". Estava com tempo, disse que sim, ai o carro realmente voltou limpinho.

    Já com meu falecido Nissan (Tiida), ele voltou impecável! Todo limpinho, com tapetes forrados com um papel jornal da concessionária. Solucionaram um problema de barulho que eu tinha (metálico) e ainda me informaram que trocaram o tubo que direciona o fluxo de ar para dentro do motor, e que o carro ficaria bem mais silencioso. De fato, foi uma grata surpresa, o carro que ja era silencioso, ficou excelente até mesmo em retomadas fortes de velocidade.

    Nada como uma boa experiência com uma concessionária e marca!

    Quanto ao Onix, e demais carros, é fria a motorização 1.0. Pode ser bom na hora de comprar porque é mais em conta, e você está empolgado mesmo. Mas depois bate o arrependimento. Já senti na pele. Mas carro 1.0 é assim: ou a pessoa só quer um meio de transporte e não ta nem ai pra carro, ou é o primeiro carro de alguém.

  • Eduardo

    Não entendi essa do óleo, se o óleo não é o recomendado, como o NA deixou isso passar;. Também tenho muita bronca de concessionário que faz a revisão e não lavam o carro, porquisse. No meu caso a ultima revisão do C3 na ricardo jafet foi feita em menos de 2 horas, e o carro saiu com rangidos que eu havia pedido para procurar e solucionar. Também não sei se os itens foram realmente trocados, pois será que teremos que marcar as peças antes? Quanto ao carro (gol da GM) achei ele interessante, pois tem a mesma base do Sonic que eu acho horrivel, só não entendi o que a GM quer fazer com o AGILE!!

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      Não deixamos passar, depois de um bom tempo que a revisão foi feita, agora que postamos a matéria é que um leitor veio nos falar sobre isso. Na prática não vai prejudicar o motor uma pequena variação de classificação de óleo como essa, apenas publicamos para mostrar que foi feito errado.

  • dark_sat

    em uma viagem de 200 milhas de circuito misto com um Kia Optima 2.4 automático (6 marchas) eu fiz 12 km/l (~28 mpg). Como que os carros no Brasil são tão ruins com o consumo? Não entendo.

  • macaense

    É muita sacanagem, a pessoa paga caro pela revisão na concessionária, deixa o carro lá e eles, de má fé, não trocam o que estava previsto no manual. Pro consumidor comum que não marca filtros de ar, óleo etc, acha que está tudo certo e nem liga. É muita filhadaputisse isso.

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Roxmmp

    Sorte de quem tem um bom mecânico e confia em seu serviço. As vezes nessa de "valorizar a revenda" com carimbo de concessionária ferra o bolso do primeiro dono… Acho que deveria ter um clube de mecânica ou algo do tipo, onde os mecânicos não ganhassem por veículo… já nas concessionárias a enganação rola solta… cada serviço oferecido é uma facada.

  • Rodrigo

    Quanto à especificação do óleo ter sido a não especificada, gostaria de compartilhar contigo, Eber, que faço parte de um clube de veículos da Chevrolet e temos percebido diversos relatos de proprietários de modelos mais novos (Onix, Cruze, Sonic e Spin) que receberam óleos de especificações inferiores às informadas no manual. A decorrência deste erro foi que, em sua maioria, o consumo caiu.
    Alguns proprietários que tiveram como demonstrar (via NF) que a especificação do óleo utilizada não foi a mesma do manual, conseguiram (via abertura de protocolo junto ao SAC GM) a substituição do óleo e filtro pela especificação correta, porém outros (inclusive eu) nos quais essa informação não aparece na NF, ficaram no "dito pelo não dito".
    Acho que valeria a pena vocês, como blog especializado, abordar o assunto junto à Chevrolet ou mesmo outras marcas, já que pelo volume de casos que conseguimos apurar até agora não se trata apenas de desconhecimento técnico. Suspeito de má fé mesmo, pois o uso de lubrificantes de especificações API inferiores tendem a trazer prejuízos ao motor e até mesmo perda de garantia.

  • Louis

    Carro 1.0 pode ser econômico se andar devagar, sem exigir desempenho. Pra quem não tem paciência de esperar o tempo do 1.0 embalar, é melhor nem cogitar esta cilindrada.

  • Markus

    Eber, essa especificação do óleo SL é do modelo mineral 5W30 AC Delco. Nos veículos de motores mais simples, 1.0, 1.4 e 1.8 os mecânicos foram informados para utilizar esse modelo de óleo. Já no pro motor do Cruze, 1.8 16v, o 2.4 e V6 das Captivas, V6 do Omega e 2.4 do Malibu eles utilizazam um óleo novo da GM, Dexos sintético 5W30 API SN. Sei disso, pois o mecânico me informou na última troca de óleo do meu Astra 2010. Sempre utilizei o 5W30 SL mineral, mas dessa vez coloquei o Dexos sintético, mesmo contra a vontade do mecânico, pois ele disse que o recomendado era o mineral…

  • Henry

    Meu Onix 1.0 fez 14 na estrada (com o ar ligado).

  • Gustavo Brumano

    Alguem me explica meu Onix 1.4 2013 com 7.500km rodados, com a revisao de 5.000 realizada, estar fazendo com álcool 5 km/l na cidade e 5,5 km/l na estrada?? Ja levei na GM e segundo eles realizaram atualização do sistema, mas nao adiantou em nada, marquei amanha as 8h pra ver se resolvem meu problema. Taa foodaa.

  • Fernando

    Eber a troca de óleo deve mesmo ser feita a cada 5 mil KM? Como determinar a "condição severa" de utilização. E se for trocar tem que ser o recomendado pela GM ou "qualquer" óleo para 5 mil KM? Achei o preço absurdo… 190,00 foram cobrados de minha esposa para somente a troca de óleo aos 5 mil km.

  • Henrique Barros

    Uso meu Onix LTZ 1.4 na maior parte do tempo em estrada (90% em estrada) e o consumo indicador do painel dá 9.6km/L (alcool – mais de 1 mês rodando e abastecendo só alcool) e 9.8km/L (gasolina- mais de 1 mês rodando e abastecendo só gasolina). tô achando meio estranho isso! Não tá não? Quero dizer… era pra ter uma diferença maior, eu acho.

    Entrem em contato! – pradohenrique@live.com