Avaliação: Caoa Chery Tiggo 8 PHEV foca na tecnologia com preço bom

caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (20)
caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (20)

A Caoa Chery foi o primeiro player chinês em muito tempo a incomodar o mercado, já que antes da CAOA, a marca não era expressiva e vivia batendo cabeça.

Com uma virada de mesa, agora a bandeira é uma das mais conhecidas do país e o Tiggo 8 Plug-In Hybrid resume bem isso.

Impensável na mesma proporção há alguns anos, modelos da Chery como o Tiggo 8 se tornaram populares, mesmo sendo de segmento muito distante dos carros de entrada, onde os clientes têm dinheiro para simplesmente irem para os carros de marcas premium.

Então, por que apostar num chinês híbrido?

Hoje custando R$ 239.990, o Tiggo 8 PHEV descendo do salto como outros e se ajustou ao mercado, ou seja, a concorrência de outras conterrâneas. Com 317 cavalos combinados, o SUV da Caoa Chery aposta não só no desempenho, como também na eficiência energética.

Tudo isso levando sete pessoas e adicionando uma boa dose de tecnologia.

caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (21)
caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (21)

Pacote atraente

O Caoa Chery Tiggo 8 Plug-In Hybrid tem um estilo revisado e diferente da versão a combustão com suas linhas mais sofisticadas, enaltecendo formas mais fluidas, com faróis full LED mais afilados.

A grade com grelha dotada de efeito tridimensional se destaca, assim como o para-choque envolvente com faróis de neblina.

Ainda que tenha rodas aro 18 polegadas com pneus 235/55 R18, o desenho delas não é chamativo e parecem menores do que realmente são, deixando o conjunto um pouco desequilibrado. Com lanternas em LED horizontalizadas e um conjunto traseiro mais alto, o Tiggo 8 PHEV cria uma aparência de ser bem mais leve e as rodas ajudam nisso, contudo.

Dentro, o ambiente segue uma receita nacional, com acabamento preto e bancos bem avantajados, não só para impressionar, mas também para garantir conforto.

caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (35)
caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (35)

Com revestimento soft no painel e portas, o Tiggo 8 PHEV é o que precisa ser, afinal, como já dissemos, compradores dessa faixa de preço alcançam carros de luxo alemães, por exemplo.

O painel é moderno com suas duas telas para cluster e multimídia, onde o primeiro tem três estilos de apresentação, mas que os grafismos já merecem uma revisão.

Um detalhe peculiar é que os carros chineses possuem, em geral, um padrão estético peculiar na instrumentação, facilmente reconhecível pela profusão de cores e animações de gosto duvidoso.

De todo o ambiente do Tiggo 8 PHEV, essa é a única ressalva, que naturalmente pode agradar outros.

caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (24)
caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (24)

Com a nacionalização desta versão, a Caoa Chery pode rever isso e dar uma cara mais brasileira àquela que dá boas-vindas com música que lembra vinheta de emissora de rádio. Para quem gosta do dial, é um presente, sem dúvidas.

Intuitiva, a multimídia apresenta tudo de forma fácil, com monitoramento em 360 graus como algo importante no dia a dia, incluindo nele animação 3D, assim como os imprescindíveis Android Auto e CarPlay. Somente a assistente da Caoa Chery pareceu confusa ao responder aos comandos.

Em busca de impressionar, o Tiggo 8 PHEV apresenta uma tela apenas para climatização e nela, os comandos dos ótimos ventiladores dos assentos dianteiros. No verão tórrido de 2024, são importantes.

Aliás, os assentos dianteiros possuem ajustes elétricos, com três memórias para o condutor. Os apoios de cabeça ajustáveis ampliam conforto e reforçam a segurança.

caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (25)
caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (25)

O banco do passageiro tem uma peculiaridade e nos remete de volta à vida da classe média chinesa, que não dirige seus carros. Eles contratam motoristas e ficam no banco de trás.

Assim, quando querem relaxar, usando comandos no encosto do passageiro dianteiro (ausente, é claro) para afastá-lo e assim ganhar mais espaço para pernas.

Com ar condicionado estendido às duas fileiras, não há quem passe por mal bocados com o calor, sendo que a segunda fileira possui os ajustes padronizados para facilitar o acesso à terceira, que acomoda pessoas de baixa e média estatura. Tudo isso sob o teto solar panorâmico e luzes de leitura em LED.

caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (46)
caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (46)

De volta à frente, o Caoa Chery Tiggo 8 PHEV, vendido na versão Pro Max Drive, conta com um console estiloso, dotado de alavanca de câmbio eletrônica e iluminada, assim como partida, modos de condução e ajustes de climatização, sempre recordando em design carros da Porsche e Audi.

Já o volante é bom, mas o importado para o lançamento era bem mais luxuoso.

Por fim, com comando elétrico de abertura e fechamento, a tampa do bagageiro dá acesso a somente 150 litros com os sete assentos postos, porém, com cinco, o volume sobe para 650 litros, que suficiente para as férias de uma família de quatro pessoas.

Com bom sistema de som Sony, o Tiggo 8 PHEV agrada bastante em seu habitáculo.

caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (50)
caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (50)

Desempenho satisfatório

Adotando a arquitetura chamada DHT, o Caoa Chery Tiggo 8 Plug-In Hybrid faz parte da nova safra de carros híbridos chineses, agregando motores elétricos e um a combustão que, no caso, é turbinado.

Com a cavalaria acima da média de seu segmento, o SUV mescla bem as forças e centra as funcionalidades.

Assim, com o mesmo motor 1.5 Turbo dos demais modelos da marca, o Tiggo 8 PHEV só não é flex porque vem da China, mas logo isso mudará com a produção em Anápolis-GO. Com 147 cavalos a 5.500 rpm e 22,5 kgfm a 1.750 rpm, o motor é dotado do sistema MHEV de 48V que lhe dá mais torque.

caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (18)
caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (18)

Com ele trabalham dois motores elétricos, ambos dianteiros, sendo um com 95 cavalos e 17,3 kgfm, enquanto o outro, entrega 75 cavalos e 16,8 kgfm.

Eles atuam individualmente ou em conjunto, sendo alimentados não só pelo motor, mas também pela bateria de lítio de 19,3 kWh. No total são 317 cavalos e 56,6 kgfm atuando num câmbio CVT híbrido de até 11 marchas.

Pesando 1.829 kg, o Caoa Chery Tiggo 8 Plug-In Hybrid parece mais leve, já que se mostra muito ágil, seja no modo Normal, seja no Sport, entregando também boa resposta no modo elétrico. Com saídas bem ágeis, o SUV de sete assentos parece menor que seus 4,722 m de comprimento, 1,860 m de largura, 1,747 m de altura e 2,710 m de entre eixos.

Com uma base mais curta que se espera para seu porte, o Caoa Chery Tiggo 8 Plug-In Hybrid tem uma boa dirigibilidade, tendo direção bem responsiva e freios adequados, porém, a suspensão poderia ser mais firme, ainda que sua maciez ajude em pisos ruins como bloquetes ou asfaltos irregulares.

caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (15)
caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (15)

O SUV da Caoa Chery é voltado mais para o conforto e isso tem relação com sua proposta mais familiar, com sete assentos. Ainda assim, no modo Normal, consegue boas arrancadas e a entrada esporádica do motor, facilmente notado.

O pedal é bem sensível e isso dá uma sensação boa na hora de acelerar. Outro ponto é que o efeito de regeneração é suave e contribui para reduzir a velocidade de queda da carga. Já o modo Sport faz o SUV de porte médio parecer um hatch compacto com motor turbo e ainda mais.

Indo de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos, o Caoa Chery Tiggo 8 Plug-In Hybrid é tão rápido quanto um VW Polo GTS e isso tudo também com tração somente nas rodas dianteiras, o que se mostra um pecado, dado o porte e proposta do modelo.

Um desses motores elétricos ou um terceiro, poderia dar mais agilidade ao chinês.

caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (39)
caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (39)

Por isso, em aceleração forte, a tendência é da frente ficar solta, mas apenas o suficiente para ser facilmente dominada pelo condutor. Dois detalhes chamaram atenção durante a condução do Tiggo 8 PHEV.

Uma, na cidade, foi a sensação de um leve vibrar durante a aceleração em baixa. Estranhamente, notamos o mesmo em outro elétrico de mesmo porte, que logo mais publicaremos aqui.

Já na estrada, nas retomadas, percebemos trancos no acelerar e ao soltar o pedal. Como não fizemos test drive no modelo antes da avaliação e o carro já está com mais de 13 mil km, pode ser que seja algo da unidade.

Então, se você tem o Tiggo 8 PHEV, comente sobre isso. Isso não chega a ser um demérito, já que tem modelo bem mais caro com trancos nas mudanças de marcha…

caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (44)
caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (44)

No modo elétrico, a autonomia de pouco mais de 50 km é uma boa e a recarga num ponto da Volvo foi satisfatória, com média de três horas para repor quase toda a energia.

No consumo de energia, a média ficou em 11,1 km/l a 120 km/h, 12,4 km/l na 100 km/l e 13,2 km/l a 80 km/h. Na cidade, a média ficou em 12,3 km/l.

Com a bateria cheia, esses números melhoram muito, mas à custa do uso da energia desta, com média de 26 km/l na cidade e 24 km/l na estrada. Tendo bom conforto ao rodar, consegue uma autonomia média superior a 500 km, já que o tanque tem somente 45 litros.

Carregado facilmente em casa ou na rua, o Caoa Chery Tiggo 8 Plug-In Hybrid pode ampliar muito seu alcance desde que se tenha sempre um ponto de recarga perto. O gerenciamento de energia permite ainda preservar essa carga para uso em melhor situação, no caso, na cidade.

caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (17)
caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (17)

Já em termos de recursos, o Caoa Chery Tiggo 8 Plug-In Hybrid vem com o pacote Max Drive, que inclui um bom controle de cruzeiro adaptativo com assistente de faixa e saída de pista, bem como alerta de ponto cego e outras funcionalidades.

Eles tornam a viagem ou o dia a dia mais seguro.

Desempenho faz diferença

O Caoa Chery Tiggo 8 Plug-In Hybrid está num faixa de preço competitiva, já que rivais de peso, todos eles chineses, atuam com força, como o BYD Song Plus por R$ 229.800 e o Haval H6 PHEV que parte de R$ 269.000, ou seja, quase R$ 20.000 mais caro.

Este tem 393 cavalos, enquanto o primeiro dispõe de 235 cavalos.

caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (26)
caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (26)

Com desempenho superior ao Song Plus, porém, fica abaixo do H6 PHEV, mas em preço, tem uma proposta mais equilibrada no trio de chineses.

Existem SUVs a combustão na mesma faixa de preço, mas a proposta aqui é eficiência energética. Ante os dois conterrâneos, o Caoa Chery Tiggo 8 Plug-In Hybrid ainda leva vantagem por ter sete lugares.

Para sua proposta, o Tiggo 8 Plug-In Hybrid é uma opção interessante nessa faixa de preço, já que assim como o Jeep Commander mais barato (Longitude por R$ 241.590), tem sete lugares e a mesma propulsão plug-in dos oponentes chineses.

Vale a pena? Como a CAOA é uma empresa já estabelecida e bem conhecida no mercado, a segurança é maior. Então, com um produto de bom conjunto, a resposta é sim.

caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (1)
caoa chery tiggo 8 phev avaliação na (1)

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid 2024 – Galeria de fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X