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Nos últimos meses, o segmento de crossovers e SUVs médios é um dos que mais recebe novos representantes. Para se ter ideia, há um ano reinavam soberanos modelos como Honda CR-V, Toyota RAV4, Hyundai Tucson e Chevrolet Captiva. Hoje a briga é mais acirrada. Chegaram desde o luxuoso BMW X1 e os belos coreanos Kia Sportage e Hyundai ix35, passando pelo tecnológico Peugeot 3008 e o versátil Dodge Journey. E, para prevenir uma queda de participação em um nicho que vendeu cerca de 9 mil carros em março, a Chevrolet resolveu atualizar o seu representante.

Como esteticamente o carro ainda é bem atual, as mudanças foram primariamente mecânicas. A variante de entrada, a Ecotec, equipada com motor 2.4, ganhou injeção direta de combustível e com isso, um fôlego extra. Agora são 185 cv de potência, um aumento de 15 cv em relação à linha 2010. Essa configuração também passa a receber uma transmissão automática de seis velocidades, aposentando o ineficiente câmbio de apenas quatro velocidades. A topo de linha também teve grandes mudanças no motor. O 3.6 V6 foi substituído por um propulsor menor, de 3.0 litros, mas também com seis cilindros em “V”. Mesmo assim, potência subiu 7 cv, alcançando os 268 cv. Já o torque caiu, de 32,9 kgfm para 30,0 kgfm a 5.100 rpm.

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Quem procurar diferenças estéticas no exterior da Captiva 2011 vai demorar achar. A única foi reservada para o modelo mais potente da gama, e se resume à volta das rodas de liga leve cromadas. Por dentro, a Chevrolet também foi conservadora, mas instalou um freio de estacionamento elétrico, painel com cores mais escuras e iluminação azulada no painel de instrumentos, seguindo a linha do resto da marca. O rádio agora passa a contar com entrada USB, além da auxiliar que já equipava o modelo no ano passado.

Não existem opcionais na linha Captiva. A Ecotec 2.4 vem de série com airbags frontais, laterais e de cortina, ABS, controle de tração, ESP, ar-condicionado manual, direção hidráulica, computador de bordo, trio elétrico e cruise control com comandos no volante e parte de R$ 90.299. A configuração com motor V6 e tração dianteira ainda adiciona sensor de chuva, sistema de partida remota, ajuste lombar do banco do motorista, bancos dianteiros com aquecimento e rodas de liga leve cromadas de 17 polegadas, por R$ 96.774. A topo de linha, a testada V6 AWD, recebe também câmara de ré com display no retrovisor interno e som premium com 10 alto falantes e custa R$ 100.774.

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E, dentro da configuração mais cara da Captiva, existem muitos concorrentes diretos. Desde crossovers urbanos como o Peugeot 3008, com preço de R$ 87.900 mil, BMW X1, que parte de R$ 115.930, até modelos de tração integral como Mitsubishi ASX 4X4, por R$ 98.990, Toyota RAV4 4X4, com valores de R$ 107 mil e Honda CR-V 4X4, por R$ 99.880.

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Ficha técnica - Chevrolet Captiva V6 AWD

Motor: Dianteiro, transversal, 2.986 cm³, seis cilindros em V, quatro válvulas por cilindro, comando simples de válvulas no cabeçote. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio automático com seis marchas à frente e uma a ré. Tração integral. Oferece controle de tração.

Potência máxima: 268 cv a 6.950 rpm com gasolina.

Torque máximo: 30,0 kgfm a 5.100 rpm.

Diâmetro e curso: 89 mm X 80,3 mm. Taxa de compressão: 11,7:1.

Suspensão: Dianteira do tipo McPherson, independente com barra de torção, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás. Traseira independente, quatro braços articulados e barra de torção, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás.

Freios: Discos ventilados na frente e atrás, com ABS.

Pneus: 235/60 17” em rodas de liga leve.

Carroceria: Utilitário esportivo em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,57 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,70 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina e ESP.

Peso: 1.804 kg em ordem de marcha, com 490 kg de carga útil.

Capacidade do porta-malas: 821 litros.

Tanque de combustível: 63 litros.

Produção: Ramos Arizpe, México

Lançamento mundial: 2006.

Lançamento no Brasil: 2008

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Ponto a ponto

Desempenho – O motor 3.0 V6 da Captiva parece “enganar” o motorista. Isso porque quando se pisa fundo no pedal do acelerador, o torque de 30,0 kgfm só aparece aos 5.100 giros. E mesmo assim não chega a empurrar o motorista contra o banco. No entanto, uma olhada no velocímetro mostra que o carrão de 1.804 kg é um modelo ágil, com aceleração a 100 km/h em um tempo um pouco acima dos 9 segundos. Grande parte do bom desempenho é por causa do bom câmbio automático de seis marchas, bem escalonado e suave nas trocas. Nota 8.

Estabilidade – O Captiva é um carro com uma suspensão acertada, mas não dá para fazer milagres. Ele é um SUV pesado, com mais de 1,70 metro de altura e isso é diretamente sentido na hora de uma condução mais esportiva. Nessas situações a carroceria aderna consideravelmente, mesmo com a tração integral. Pelo menos, em casos extremos, estão lá o ESP e o controle de tração para evitar o pior. Por outro lado, o Chevrolet é um modelo correto nas retas e a comunicação entre rodas e volante é precisa até a faixa 140 km/h. Nota 6.

Interatividade – Ponto para o computador de bordo, com diversas funções, que mostra inclusive a pressão dos pneus. Além disso, o volante conta com comandos do sistema de som, e da conectividade com o celular. Já o câmbio automático é estranho. Até existe uma tecla para fazer as trocas manualmente, mas ela fica posicionadas na alavanca da transmissão, um lugar pouco usual e intuitivo. Nota 7.

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Consumo – O Chevrolet Captiva V6 AWD continua “beberrão”. Ele conseguiu uma média ruim de 5,0 km/l com gasolina em uso 2/3 na cidade e 1/3 na estrada. Nota 5.

Conforto – É aqui que o Captiva se destaca. A suspensão tem acerto voltado nitidamente para o conforto. Com isso, as esburacadas ruas brasileiras são superadas sem maiores dificuldades. O ótimo espaço interno ajuda a passar uma boa sensação aos ocupantes. A direção também é leve, favorecendo o conforto. O ponto negativo fica por conta dos bancos de couro, que quase não têm apoios laterais. Nota 8.

Tecnologia – Na linha 2011, o Captiva chegou com duas mudanças interessantes. A adoção da transmissão de seis marchas para toda a linha – que, em 2010, só estava na variante V6 – e do moderno motor V6 de 3.0 litros com injeção direta. O propulsor perdeu tamanho na virada de ano – tinha 3.6 litros em 2010 – mas mesmo assim ganhou potência. O modelo também é recheado de equipamentos, como computador de bordo completo e um rádio cheio de funções. Nota 8.

Habitabilidade – Outro boa qualidade do SUV da Chevrolet. As grandes dimensões do Captiva ajudam a entrar e sair do veículo. As portas também são amplas, o que auxiliam no acesso. Existe uma boa quantidade de porta-objetos no interior do modelo. Destaque para um compartimento sob os porta-copos que tem bom espaço e também abriga a entrada USB do rádio. O porta-malas é muito espaçoso – com 821 litros – e a abertura da tampa permite um bom acesso. Além disso existe um sistema de trilhos e redes que permite dividir o espaço do compartimento. Nota 8.

Acabamento – O interior do Captiva é correto. O acabamento de couro é de ótima qualidade e se espalha por boa parte do habitáculo. O painel também é bem feito e é emborrachado na parte superior. Os puxadores internos das portas são cromados, ajudando a passar uma imagem de requinte ao SUV. O console central, no entando, é feito de plástico rígido, o que deixa a desejar para um carro da categoria do Captiva V6. Nota 7.

Design – De novidade para a linha 2011, o Captiva V6 AWD só recebe – mais uma vez – as rodas de liga leve com detalhes cromados. No resto, o mesmo SUV de aspecto imponente que já era vendido. Destaque, portanto, para a dianteira com os faróis grandes e a grade com a já conhecida identidade visual da Chevrolet. Nota 7.

Custo/Benefício – Pela configuração topo de linha do Captiva, a Chevrolet cobra R$ 100.774, sem opcionais e com a tração integral já inclusa. Os rivais com 4X4 são o recém-chegado Mitsubihi ASX, por R$ 98.990, o Honda CR-V, por R$ 99.880, e o Toyota RAV4, por R$ 107 mil, ambos com motor de apenas quatro cilindros em linha. Nota 8.

Total – O Chevrolet Captiva V6 AWD somou 72 pontos em 100 possíveis.

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Impressões ao dirigir - Mecânica distinta

As atualizações mecânicas promovidas pela General Motors em seu crossover são contrastantes, principalmente no que diz respeito ao motor. O novo propulsor 3.0 V6 da versão topo de linha ganhou potência em relação ao antigo 3.6 V6 – são 7 cv a mais –, mas o torque caiu. E, em se tratando de um carro pesado, de mais de 1.800 kg, esse é um ponto que prejudica as acelerações e retomadas do modelo.

Na prática, o Captiva V6 chega a ser um carro ágil e não tem problemas no trânsito urbano. M as não chega a incentivar ao motorista pisar mais fundo no pedal do acelerador. A transmissão de seis velocidades encaixa bem com o motor e funciona de maneira suave, mas as teclas para a troca de marchas de maneira manual poderiam ser mais bem colocadas. O câmbio também conta com a função ECO, que troca as marchas em rotações mais baixas para melhorar o consumo de combustível. Mas o seu uso parece ser em vão. O consumo anunciado pelo computador de bordo foi de elevados 5,0 km/l.

No resto, o Captiva V6 AWD 2011 é quase o mesmo modelo do ano passado. Portanto, destaque para o habitáculo com ótimo espaço interno para cinco adultos – apesar de o quinto ocupante não contar com apoio de cabeça. O acabamento interno é de boa qualidade, principalmente na parte superior do painel, emborrachada, mas o console central poderia ter recebido um plástico de melhor qualidade. Por dentro, as alterações da linha 2011 se resumem ao painel de instrumentos, na cor Ice Blue, como no resto da gama da Chevrolet, e pelo freio de estacionamento elétrico, que abre mais espaço para porta-objetos. Mudanças apenas pontuais para um bom carro, mas que enfrentará dura briga dentro de um segmento cheio e variado.

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Por Rodrigo Machado – Auto Press


  • vinicarioca

    sem duvidas por esse preço é o melhor SUV… compraria fácil se gostasse de SUV's (e tivesse grana,claro)

  • Almeidaplx

    É um dos poucos carros da linha da GM, aqui no Brasil, que se salva. O carro tem um excelente custo benefício, porém o pós-venda deixa um pouco a desejar como já li em alguns relatos, inclusive em um no Fórum do NA.

    • jogador

      Esse do fórum NA, o relato do dono do Captiva no Rio, merece narrativa em um livro.

    • V8_sempre

      Mais um add-on…

      Segundo a AE, se não me engano, que testou o consumo com aparelhos próprios… Esse novo V6 é bem mais econômico que o anterior…

    • KawasakiNinja

      Excelente custo benefício? O carro custa mais de R$100k e faz menos de 5Km/l na cidade!!!!!!! Sem falar na enorme desvalorização… Esse carro 2009 tá sendo vendido por menos de R$70k

      • Almeidaplx

        É um V6 3.0, não é uma Kawasaki Ninja de 250cc…
        Achei um pouco estranho já que a 3.6 V6 de um conhecido já fazia os mesmos 5 Km/L, teria que ver em quais condições foi feito o teste.
        100 mil é a versão top de linha já com o 4×4. As versões de entrada que custam bem menos já vem recheadas de itens de segurança e itens de conveniência.

      • offspringbnc

        Dá uma V6 AWD 2009 por menos de 70K que eu compro amanhã!

        Custo benefício não tem nada a ver com desvalorização. Na economia, entende-se como CUSTO aquilo pago pelo BEM DE CONSUMO. O benefício é algo que este custo te dá: Neste caso, ele dá uma gama de equipamento de série em comparação com concorrentes de mesma espécie (SUV) e custo (preço).

        Como carro não é investimento, você tira lucro dele quando o revende, pois é um bem de consumo: Comprou, desvalorizou e perdeu.

        Pelo fato da maioria dos brasileiros pensar que carro é investimento, as montadoras deitam e rolam com valores.

        • KawasakiNinja

          Bom, se vc tá com bala na agulha mesmo é só ir lá na Webmotors q tem 4 delas anunciadas por R$73k, ou seja, com $ na mão e um pouquinho de lábia certamente vc leva uma delas por uns R$68 ou 69k tranquilamente… FWD então tem mais de 15 anunciadas por menos de R$72k… Semana passada mesmo fui num leilão aqui no Rio e saiu uma inteirinha recuperada de financeira por R$62k…
          Exatamente por saber q custo benefício não tem nada a ver com desvalorização q comecei a segunda parte do texto com a frase: "Sem falar na…"
          Todo mundo sabe q carro não é investimento, mas sabemos q existem certas marcas e modelos q sofrem uma depreciação maior em comparação à outras e certamente este fator também deve ser levado em consideração numa compra…

          • offspringbnc

            Quem compra um carro de 90K não se preocupa com desvalorização.

            Digo além: Quem compra carros de 60K para cima, o faz pelo gosto, não pelo "mercado".

            Se o povão estivesse realmente preocupado com "desvalorização", realmente brigaria por taxas 0%, excluíndo IOF e outros tributos embutidos em parcelas. Com isto, ao invés de comprar à vista, daria preferência à compra a prazo, onde as CSS realmente gostam de dar desconto – raramente, para carros 0km, há desconto à vista. Com este cenário, compraria a prazo com 50% de entrada, guardando os outros 50%, investindo em aplicações/fundos que renderiam juros acima de 0,6% a/m. Em dois anos, as aplicações renderiam muito mais do que se ganhasse 10% de desconto à vista em um carro de 70K.

            Mas acontece o contrário no Brasil: Povão quer o carro e não se preocupa com parcelas e dívidas. Apenas quer o carro e se esquece de seguro, ipva e das próprias parcelas.

            Por isto, na hora de vender, preocupa-se tanto com "desvalorização".

            Falam que o New Civic tem baixa desvalorização. Sim: É verdade. Mas não é só isto: O Civic tem seguro alto (o meu é 2.500 contra 1.400 do novo Focus sedan 2.0 AT que eu também tenho), poucos equipamentos (em relação ao mesmo Focus) e, na hora de vender, há milhares anunciados – muitos deles, com gente na corda no pescoço sem aguentar prestação porque comprou carro da moda e quer se livrar.

            No final dos contas, Civic desvaloriza 12% ao primeiro ano e Focus 16% no mesmo período.

            Civic=65K.
            Focus=61K, com muito mais itens de série -> paga-se menos por mais. Seguro mais barato, muito mais carro que o Civic, com juros 0% ao mês, contra 1,85% do Honda.

            Quem comprou o Focus, vai se dar melhor na hora de seguro, peças e revenda ao preço justo.

            O Civic, com muitas ofertas no mercado, vai acabar saindo uns 10% ou 12% abaixo da tabela para uma venda em 1 mês, enquanto o Focus geralmente sai a 5% abaixo da tabela nesse mesmo período de tempo.

            No final das contas, deu na mesma a desvalorização.

            Digo isto porque fiz um teste e anunciei esses 2 carros: Tive ofertas justas no Ford e ridículas no Honda.

            • BSBDriver

              Perdoe-me, mas acho que vc está equivocado quanto a suas contas.
              Além do mais, vc não acredita mesmo que exista juro zero, acredita?!?

  • HelvioJr

    A chevrolet vai ter que se esforçar mais se quiser continuar empurrando seus carros caros e beberrões goela abaixo dos brasileiros..
    Com certeza tem SUV´s muito melhores no mercado atual..

    • _Hofmann_

      na categoria da captiva, nenhum outro oferece mais por um preço semelhante. a captiva tem um custo-benefício incrível, considerando que vem completassa, com motor ecotec v6 de injeção direta com 268cv, 6 airbags, ESP, ABS, som com 10 alto-falantes, tração integral AWD, rodas 17", câmbio automático de 6 marchas, etc, tudo isso por 100mil reais.

      se for procurar nas japonesas, vai encontrar um cr-v com motor 2.0, mal-equipado, menor e quase pelo mesmo preço. ou um rav4, que está prestes a mudar, mas custa 7mil a mais, vindo com um bom motor 2.4 de 170cv, mas um ridículo câmbio automático de 4 marchas… o asx tem um bom conjunto, tem câmbio cvt, é bem completo, mas não é V6 e é bem menor. seria a segunda melhor opção na minha opinião.

      nas coreanas, vai achar um ix35 com nível semelhante de equipamentos, mas ele sai por 115mil, é 2.0 e não tem bom acabamento. o mesmo vale para o sportage, que custa menos, mas ainda é caro.

      a vw tem o tiguan de 100mil, que tem o ótimo 2.0 TFSi 200cv, e ótimo nível de equipamentos, mas o que ele pode oferecer de diferencial perante a captiva, que são os itens tecnológicos como o park assist, etc, são opcionais e são caros, fazendo seu preço bater nos 128mil.

      a ford tem o edge AWD, mas ele só é vendido por algumas poucas concessionárias e custa 22mil a mais. mesmo nível de equipamentos, acabamento melhor e motorização v6, mas 22mil de diferença é muita coisa.

      ainda tem o dodge journey, que é v6 e vem bem equipado (ainda assim, tem menos itens que a captiva) na versão SXT de 100mil, e ainda tem 7 lugares, porém, não tem tração integral. ele vai receber um novo motor v6, no lugar do atual 2.7 de apenas 185cv. o novo motor é o pentastar 3.6 que a chrysler vem usando nos lançamentos.

      a captiva é imbatível no segmento. é uma pena que os japoneses e coreanos estejam vendendo mais que ela, pois ela é superior em tudo, exceto pós-venda, que na chevrolet, é triste.

      Abs

      • totorocho

        O Tiguan tem sistema de tração integral (4Motion), que distribui a força para as rodas de acordo com as necessidades do terreno, esse mesmo sistema equipa também o Touareg, irmão mais velho e maior. Preço-qualidade é otimo. Na minha familia temos uma, e o motor 2.0 TSI, o mesmo que equipa o Passat, o Audi A3 tem um desempenho de se arrepiar (torque disponível a 1700 rpm), e ao contrário da Captiva não bebe muito. O equipamento que tem é impressionante (10 airbags,park assist,etc), 5 estrelas em crash test na Europa. Pra mim não tem comparação um carro feito na Alemanha com outro feito no México. Inclusive lá fora o Captiva é diferente do vendido aqui em Brasil. O maior problema da Tiguan é o portamalas…

        • _Hofmann_

          eu descobri que o tiguan era AWD 4motion depois que eu fiz o comentário e acabei editando antes de você responder… de fato, eu tinha dito isso, mas apaguei.

          a verdade é que o tiguan é a terceira melhor opção no segmento, pois o captiva é V6 e vem melhor equipado e o mit asx, embora o motor seja mais fraco (160cv), tem câmbio cvt (o tiptronic de 6 marchas é fantástico, mas o cvt é imbatível em conforto) e, pelo preço do tiguan "básico" (100mil), pode vir com opcionais que o tiguan só oferece por 4, 5mil reais, como teto panorâmico e faróis de xenon direcionais. aí, com uma diferença de 10mil entre eles, não dá pra justificar o tiguan apenas pelo motorzão.

          avaliando friamente o custo-benefício, a sequencia seria captiva-asx-tiguan, mas pessoalmente, eu ficaria com muita dúvida sobre qual levar pra casa, entre os três. na captiva, o design me parece ultrapassado e, assim como o tiguan, por 100mil ela não oferece teto panorâmico e xenon. mas o desempenho do gm e do vw são bem superiores ao do asx.

          para os que entendem de carro e querem custo-benefício, seria esse o dilema do segmento. para os que só querem ficar na moda, a dúvida estaria entre cr-v, sportage e ix35. o edge praticamente não existe nas concessionárias e ainda é caro, o rav4 está velho e em vias de substituição e o journey é mais carro de família, por ter 7 lugares…

          • totorocho

            Eu acho que entre tantas dúvidas fico com a 3008 rsrs

          • Miguel Osterroht

            Entra na briga ainda a X1, não sei muito sobre ela, mas imagino que o modelo de entrada seja bem pelado, e "só" seja BMW, hoje tava falando com um amigo, ele comprou na época qie estava em promoção, acho que pagou 107k, cansou e anunciou no web, deu um dia recebeu varias ligações, e um cara queria fazer umas filmagens, resultado, deu 2 dias comprou, detalhe? pagou mais que 107, deu 115, meu amigo rodou de bm uns meses e ainda ganhou dinheiro pra pagar a gasosa, hauhau

          • extremefast

            temos também a Santa Fé que pode ser encontrada por 107 mil e tem um V6 3.5 de 285cv, cambio de 6 marchas, 5 anos de garantia e a sopa de letrinhas que a maioria desses carros também tem.

            o inconveniente no caso dela é a CAOA.

        • _Pedroking

          O motor do tiguam como vc disse vai bem no a3 pq no tiguam ele deixa a dezejar nas retomadas (apesar do 0-100) ser bom para um misero 2.0 turbo em um suv como o tiguam

          Também tem as vantagens do porta malas da captiva que e maior , a manutencao mais barata, e a autura em relacao ao solo uma ves que o tiguam é mais baixo e sofre em nossos solos lunaticos.

          Eu iria de captiva de olhos fechados (principalmente se ainda fosse 3,6)

          hoje em dia ninguem mais se encomoda com o fato do carro ser mexicano até pq nao tem nada a ver pois uns 4 anos atras por exemplo vc comprava um carro coreano e o povo falava
          -olha outro coitadinho de kia!
          Hoje o povo pergunta
          - quanto vc pagou de agio nesse sportage?pq o meu so chega daqui 3 meses e ja estou cansado de esperar!
          A industria automotiva é uma caixinha de surpresas e nao tem espaço para preconceitos

          • totorocho

            PedroKing, voce dirigiu uma Tiguan alguma vez para falar sobre o desempenho ??? Diriga uma e vai experimentar que o mísero 2.0 turbo de 200 cv é melhor que toda a concorrencia pois o torque disponível abre em 1500 rpm…a gente tinha uma Santa Fe anteriormente e a Tiguan anda muito mais que a Hyundai, inclusive a coreana com motor ''mais potente''.
            O problema da Captiva é justamente a manutenção (seguro caro, beberrona e ainda tem problemas de suspensão). A Tiguan tem uma tocada mais esportiva, muito mais estável que a Captiva, porém, como voce diz, sofre mais com o solo lunático. O maior problema dela, como falei antes é o portamalas (acho rídiculo).

            • lachard

              Totorocho. Estive na Alemanha ano passado e aluguei um Tiguan 1.4 com 150hp, excelente carro, motor na medida mas o porta-malas fez minha filha viajar com mais da metade da bagagem do lado dela, realmente é muito pequeno. Existem várias versões de Tiguan na Europa, inclusive a Town&Country bem preparada para terrenos ruins. Essa versão que vem para o Brasil , se não me engano, é a que menos vende por la, existem outras bem ineteressantes que se viessem ao Brasil com certeza iriam vender bem, é um carro muito bem cosntruido, que para a a cidade e viagens curtas é simplesmente excelente.

        • kikofar

          Concordo, especialmente com o final da seu post: "o problema… é o porta-malas". Uma mala daquelas grandes de viagem ocupa todo o espaço, sobrando só espaço para bolsas menores. Para um crossover, isso é ridículo. Acho que os alemães da VW deram muita atenção à dirigibilidade e manobrabilidade que na Tiguan é imbatível. Um carro fácil de guiar, sem grandes sustos e ótima estabilidade. Mas, para isso, não deixaram o carro ser alongado.

      • Leosena

        Excelente análise meu caro Hofman! Abordou todo o segmento de maneira consciente e correta.

      • Filipe Augustus

        Eu tbm ficaria com a Captiva V6 4WD, porem se eu encontrasse uma X1 em promoção pelo mesmo preço, apesar de oferecer bem menos eu iria de BMW, agora nessa faixa de preço desconsiderando seguimentos, acho que o Fusion V6 seria minha pedida, ou o 318i que deve chegar tbm na mesma faixa de preço, porem teria que dirigir os dois pra ver qual eu gostaria mais.
        =D

    • kikofar

      Realmente… que motor beberrão viu!!! O acabamento desse SUV é bom, mas deve em espaço no banco traseiro e no portal-malas que é diminuto pela profusão dos painéis plásticos que o revestem, sem falar na entrada que é muito alta e considero pequena também. No mais, já achei a Captiva mais bonita… Hoje não me atrai apesar de, no todo, ser um bom carro.

  • Kenny_

    Prefiro o 3008 e o ASX. Mas o Captiva é muito bom tambem.
    Só um detalhe esse bagageiro de 821 litros é a medida até o teto do carro?

  • Lucas Guimarães

    Captiva é monstra , ganha de todas as SUV's daqui na relação custo x benefício .

    Mas quem tem grana sobrando e nao liga pra isso vai de Sorento , Santa Fé

    • Miguel Osterroht

      Santa Fé é trambolho hein, bebe pra c*……entrando em SUV grande, acho que já tem opções bem melhores, com revenda muito melhor, como o Discovey 4…

    • João Paulo Roquete

      Tiguan é muito melhor! MUITO! em qualquer quesito!

      • ccoala

        Tiguan é feio, parece uma Spacefox!

        • H_Narc

          Tiguan é feio mesmo, tem a frente de um gol e a traseira de um spacefox, o interior é quase o mesmo do golf.

  • mark_v10

    é o menos pior da categoria,alias prefiro esse ao modelo restilizado que saiu recentemente!!

    • KTA2010

      Esse de que você está falando é o modelo coreano, que na américa do sul é só vendida na Argentina. O "nosso" captiva é o modelo americano, que é vendido lá como Saturn Vue…

      • ALEZAO2

        o modelo coreano é vendido no chile tbem

        o nosso é na verdade o modelo desenvolvido em parceria entre os europeus e coreanos

        e este modelo deixou de ser vendido como saturn vue nos EUA quando a saturn foi descontinuada… atualmente é oferecida como captiva sport

  • JADERSONLEMAO

    sé eu pudesse comprar iria comprar ela, pois acho muito show esta SUV

  • potenza

    Graças a deus essas rodas voltaram! quando colocaram aquela roda ralo de banheiro…

    Tenho uma captiva V6 2009 e posso dizer que tirando o problema dos barulhos excessivos em ruas esburacadas(ou seja quase todas) é um baita carro, principalmente o motor que é muito forte e tem um ronco magnifico, mas como nem tudo é perfeito tambem bebe que é uma maravilha.

    • _Pedroking

      Vc é um cara de sorte pois tem o mais belo captiva
      Com rodas bonitas
      E tem o motor 3.6 v6.
      Se for preta vc tem o mais belo de todos mas o prata e o cinsa tambem…

    • kikofar

      Pra mim, o melhor da Captiva são essas lindas rodas também! hehehehhehe

  • netto

    O único mal da Captiva que eu já notei é a oxidação excessiva de algumas peças. Não vi uma que não tivesse escapamento e outras peças aparentes que não estivessem enferrujadas, incrível!

    • totorocho

      Vários propietários da Captiva reclaman que tem barulhos na suspensão também…

  • MarcosMV

    Sem dúvidas por este preço não se encontra algo melhor no mercado que ofereça equipamentos aliado a potência e conforto.

    Um ponto negativo da primeira capitiva era a instabilidade em curvas, quem a experimentou tomou alguns sustos ao pisar um pouco mais, algo que não acontece com o Ford Edge (pelo menos não tanto igual a capitiva, estamos falando de veículos com alto centro de gravidade).

    • _Pedroking

      Marcos vc deve ter dirigido um 4×2
      Quando tiver a oportunidade dirija um awd 3.6 v6 e veja que é bem melhor que um edge nas curvas.

      • MarcosMV

        Não, foi a V6, a carroceria inclinava muito.

        • _Pedroking

          Amigo eu nao eStou falando que a que vc dirigiu nao se trata de uma v6
          Eu so estou disendo que deve ser o modelo v6 com tracao dianteira (pois a awd nao é de serie na v6 de entrada a tracao e dianteira)
          O captiva tracao dianteira é mto perigoso.

          • MarcosMV

            Era uma AWD, eu disse que era a primeira versão, não sei se nessa nova ajustaram isso, a carroceria inclinava muito, mesmo com a tração integral, e acredito eu isso acontecia não pelo fato de ter ou não tração nas quatro rodas, mas sim pelo acerto da suspensão.

  • andrefrade

    Alcoolatra

    • _Pedroking

      Andrefrade a captiva nao tem nada de alcolatra vc pode encher o tanque de alcool que ela naum vai beber nada ate pq ela é movida a gasolina

      • Almeidaplx

        A ecotec embora não divulguem funciona com uma mistura de até 75% de alcool.

  • Robson Iecker

    É um bom carro mas…..
    Se tivesse dinheiro comprava iria de Edge…….

    • Sias

      Mas a Edge parte de 124 mil e a Captiva de 90 mil. Também acho o Edge mais bonito mas a diferença é muito grande.

      • Robson Iecker

        Sim de 90 para 124 a diferença é grande msm…..
        Mas isso é se tivesse dinheiro…….

        • DCald

          Se eu tivesse dinheiro, ia de Cayenne Turbo!

          • Miguel Osterroht

            huahuah, boa, ou X6 M, ML 63 AMG, enfim, quem me dera, hauhauh

          • Sias

            Aí não tem nem o que pensar… Esta na QR deste mês, é superlativa em tudo.

    • V8_sempre

      Edge é de outro segmento…

      Teoricamente, concorreria com o Traverse !

    • kikofar

      O Edge tem um benefício incrível, sobretudo no aparato tecnológico e na beleza. É um carro que vai demorar a envelhecer. O problema é seu "custo-Canadá". Se custasse 100 k, ficaria tentado a comprar!!!

  • luisfelipecd

    Prefiro uma 3008…

  • Lucianofiat

    prefiro um ix35…bem melhor! aaah meu vizim tem um captiva bebi pra caramba ja esta pensando em trocar!.

    • Edu_Chevy

      é claro q bebe…tem quase 300 cv de potencia..vc queria oq? consumo de carro popular?

      • Robson Iecker

        O MB CLS63 AMG com seu lindo V8 com mais de 500cv faz 10km/l…….
        Os novos motores V6 da Hyundai, KIA e Chrysler fazem bem mais que esse da GM…..
        Acho que hoje potencia não justifica consumo………

        • Lucciani

          Na verdade, potência tem sim haver com consumo, mas essa marca vai se tornando mais econômica em motores mais eficientes, pois o aproveitamento da energia gerada é maior, mas isso é para motores tecnológicos, onde a empresa investe em desenvolvimento…. não é o caso da GM, com seus motores jurássicos, estão longe de conseguir alguma união de potência e economia… um amigo meu tinha um vectra que bebia até mais que uma mercedes E500 V8, com a diferença que a mercedes era 3 vezes mais potente…. GM ja morreu e esqueceu de cair.

          • DCald

            Tem palio 1.0, gol 1.0 e cia que bebe mais que Vectra, Mercedes, etc…

            A questão é o preço que se paga pelas tecnologias… temos Fusion Hybrido que faz 12km/l… mas vc paga 50 mil a mais por isso…
            o V6 da captiva é moderno e inclusive tem injeção direta… mas não dá pra comparar com o motor de uma mercedes de 350mil

            • Miguel Osterroht

              350k? usada, fui olhar uma com 3 anos e tava 300k, uma nova deve rodar os 400 pra mais, mas acelerei aquela coisa, PQP, que som……

              • DCald

                vixi, já tá 385mil!!!

            • _Pedroking

              Vc ta certo
              Carro 1.0 gaasta mais que mto carrao por ai
              Principalmente se fo flex ai sim o bicho pega…..

              • marvels

                Meu Symbol 1.6 16v com 115cv faz 1 litro a mais que o Palio 1.0 com ar e direção de 68cv que nós tinhamos antes!

  • 4NasCarro

    Sportage pra mim é bem melhor!

    • vinicarioca

      só mais bonito… pq em mecanica a captiva é mais carro

  • Tiago_Beneditto

    Nota dez, a única coisa que falta é o ar condicionado digital, finalmente a GM tirou aquelas rodas feias, essas rodas 2011 é
    bem mais bonita. Eber por genitleza, eu gostaria de saber se na linha 2011 a GM resolveu o problema do barulho na
    suspensão, eu já escutei varias pessoas falarem do tal barulho. o que a GM fala sobre esse assunto? Obrigado.

  • Tiago_Beneditto

    É uma excelente opção de compra em relação ao IX 35 e a nova Sportage.

  • NasCarroWorld

    O ix35 tem bem mais estilo do que esse Captiva!

    • Leosena

      Ela tinha que ganhar em alguma coisa né? Porque de resto…

    • Miguel Osterroht

      Esses carros da hiundai tem estilo agora, espera uns aninhos, vai parecer um carro jurassico, isso que da viajar demais em designer, por isso americanos e alemais são super conservadores (vide BMW, Mercedes, Audi, VW, etc…..),

    • H_Narcotic

      Mas com só duas opções de cores…

  • Vitão

    Essas avaliações smpre vejo as notas em média dos 70 ~ 79…… Teve algum carro com notas acima disso??

    • Kenny_

      3008 ficou com 81 se não me engano.

    • DCald

      eu acho ridicula essas notas… nunca vi um 10… nem mesmo para o camaro em termos de estilo e motor… eles comparam com o que?

      • DouglasDejos

        não existe carro perfeito no mundo ainda…^_^

  • mauricio3167

    Dirigi uma das primeiras Ecotecs que chegaram no Brasil, e o carro é realmente confortável em asfalto liso só fiquei espantado com o barulheira que vinha da suspensão quando rodei em piso irregular. Já li alguns depoimentos proprietários relatando isso.
    Alguém sabe me dizer se a GM corrigiu esse desconforto na linha 2011?

  • jerson_naval

    Olha eu acho esse carro bonito mas ja acho q esta ficando cansado até prq nao tem nada de muito inovador falta um Led iiii falta muita coisa pra ele ficar boladão…

    • vinicarioca

      boladão?

      boladão é celta xuning,uno xuning e etc

  • KTA2010

    Só tá faltando botar ar digital de duas zonas (afinal essa é a eterna briga entre os casais), com saídas para o banco traseiro (e por falar neste, bota por favor um terceiro apoio de cabeça lá. E seria legal também se tivesse borboletas no volante ao invés desses pouco intuitivo sistema no câmbio…

  • totorocho

    Eu prefiro uma Tiguan…Preço-qualidade é otimo. Na minha familia temos uma, e o motor 2.0 TSI, o mesmo que equipa o Passat, o Audi A3 tem um desempenho de se arrepiar (torque disponível a 1700 rpm), e ao contrário da Captiva não bebe muito. A estabilidade, equipamento e acabamento que tem é impressionante (10 airbags,park assist, tração integral,etc), 5 estrelas em crash test na Europa. Pra mim não tem comparação um carro feito na Alemanha com outro feito no México. Inclusive lá fora o Captiva é diferente do vendido aqui em Brasil. O maior problema da Tiguan é o portamalas…se tivesse um pouco menos de grana iria de 3008 sem dúvidas, pena que demoram 90 dias para te entregar o carro (no mínimo)

  • leandrojucaSC

    Eber, Tenta fazer uma materia sobre o Ford Edge. Tenho sonhos com esse carro!

  • MatheusFR94

    SUV muito bom, rodas cromadas muito lindas, motorzão V6 (pena q bebe muito, mas isso é um mal crônico da GM), confortável. custo-benefício bom também. tendo em vista o horrível custo benefício de Sportage, IX35, RAV-4 e CR-V, e bom. se brincar, em custo-beneficio só disputa com o VW Tiguan…

  • Boblop61

    A Captiva é uma excelente opção no mercado, mesmo usada, se mantém com uma desvalorização baixa, o que a coloca bem a frete dos concorrentes.

    • _Pedroking

      …mantem uma desalorisacao baixa.
      Kra isso ta errado pq a captiva desvalorisa muito.

      • Boblop61

        Prezado Pedro, um modelo 2008 hoje é vendido na faixa de 70000 e custava na época 90000, isto é 30%, Compare com alguns modelos nacionais, Vc verá que sua desvalorização está abaixo da média. O legal desse blog é isso, podemos trocar idéias e discutirmos diversos assuntos relacionados ao mundo dos automóveis. Grande abraço!

        • H_narcotic

          Conheço uma pessoa que pagou 90 mil a três anos e hoje vale 79 mil segundo a tabela fipe.

  • AutomotiveEngg

    Melhor custo-benefício do segmento, sem sombra de dúvida!

  • ITALIA150

    Essa preocupação tem nome : Fiat freemont
    Pode anotar o Fiat freemont vai nivelar esse nicho por baixo !!

    • V8_sempre

      FIAT neste nível ?

      Não passará nem de 100 unidades vendidas….

    • _Pedroking

      Principalmente os modelos a diesel pq no centro oeste e no sul o povo gosta muito de carros a diesel.
      Ja o v6 pentastar vai dar o que falar no quesito desenpenho

  • Felipe_Henrique

    É um baita carro

  • Cezarskinner

    É essa é a Chevrolet que eu conheço.

  • Miguel Osterroht

    huahau, pois eh….tem dedinho alemao,….mas o Camaro também é bacana, admita….

  • Miguel Osterroht

    Excelente carro, se tivesse um pouquinho mais ia de Tiguan….já coreano, to fora….

  • Dupas

    A maior besteira feita pela GM foi ter trocado o 3.6 por esse 3.0, meu pai teve uma 3.6 e andava MUITO.

    Esperava muito ver a Captiva com os mesmos 292cv do Omega.

  • costaramos

    Poxa eu ate acho ele bonito… mas prefiro o ASX vocês ja fizeram uma avaliação completa deste? :D

  • ARNALDO

    Senhores, alguem do blog sabe me dizer se a GM corrigiu o barulho na linha 2011 da CAPTIVA V6 3.0??????????????? ESTOU NA IMINÊNCIA DE COMPRÁ-LA!!!!!!!!!!!!! AGRADEÇO!!!!!!!!!!!!!!