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As picapes médias estão mais asiáticas do que nunca. Com os europeus ainda menos afeitos ao segmento por conta da crise e o desinteresse dos norte-americanos por picapes “pequenas”, as novidades começam a vir do lado oriental do Pacífico. A Chevrolet fez isso com a S10 – lançada primeiro na Tailândia –, e agora a Ford trouxe a nova Ranger, depois de testada pelos australianos.

Agora chamada de “global” – ainda que não seja mais vendida nos Estados Unidos – , ela custou US$ 1,1 bilhão para ser desenvolvida e tem a missão de vender bem nos 180 países onde será comercializada. O modelo deixou para trás as linhas e plataforma antigas – ainda da primeira geração, de 1993 – para dar lugar a um projeto inteiramente novo.

Segundo a marca, os oito meses que separaram o lançamento mundial da Ranger nos países de origem e no Brasil foram em função da demora na atualização da fábrica de General Pacheco, na Argentina. O visual foi pelas mãos dos australianos. A nova Ranger em nada lembra aquela picape “quadradona”, inspirada nas Ford F-150 dos anos 90. A linha de cintura alta, junto com a frente imponente formam um belo conjunto.

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O perfil ficou mais esportivo, com o parabrisa bastante inclinado, que contribui para a aerodinâmica. No para-lama, uma falsa saída de ar esconde o acesso ao “tanquinho” das versões com motor flex. Nem mesmo o quase exagerado uso de cromados nas versões topo XLT e Limited tiram a atenção dos traços robustos e elegantes. A mais cara traz um santantônio estilizado, que acompanha as linhas e completam o ar esbelto da picape.

Sob o capô, motores totalmente novos. A versão a gasolina e etanol ganhou o 2.5 16V Duratec usado no Fusion, mas retrabalhado para fornecer até 173 cv com combustível vegetal. O torque chega a 24,7 kgfm. Ele irá empurrar as versões XLS, XLT e Limited com cabine dupla e XLS com cabine simples, todas sempre com câmbio manual de cinco marchas.

No entanto, a maior novidade é o motor diesel. Trata-se de um novo 3.2 litros de cinco cilindros em linha, produzido na Argentina, com 200 cv e 47,9 kgfm de torque, também disponível em todas as configurações. Junto, novos câmbios de seis marchas  – manual para XLS e XLT e automático para XLT e Limited.

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Além deles, ainda há um novo 2.2 litros diesel com 125 cv reservado à versão XL – com cabine simples, dupla, ou apenas chassi, destinada a frotistas. Tração integral com acionamento eletrônico, apenas com motor diesel. O “pulo do gato” da nova Ranger é a injeção de tecnologia a bordo.

A Ford não economizou em itens de segurança e comodidade para fazer frente às versões topo da concorrência. A Ranger Limited, tanto diesel quanto flex, trazem de série airbags frontais, laterais e de cortina, sensores de estacionamento, câmara de ré, GPS integrado ao painel, bancos em couro e rodas de 17 polegadas.

Além deles, controle de estabilidade, tração com funções de assistente de partida em aclives e controle de velocidade em descida fazem parte da extensa lista. As versões mais simples perdem um pouco do arsenal – a XLT ainda mantém o ESP com todas as funcionalidades.

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Todas, desde a XL, trazem airbag duplo, ABS, travas e vidros elétricos, direção hidráulica e ar-condicionado. A Ford também quis transformar os preços em mais um elemento de vendas. Eles começam em R$ 61.900 na XLS flex cabine simples e vão até os R$ 130.900 da Limited cabine dupla com motor diesel e câmbio automático.

Ponto a ponto

Desempenho – Os 200 cv do 3.2 Duratorq mal sentem os 2.198 kg da Ranger. Há disposição de sobra para empurrar a picape com decisão. No fora-de-estrada, os 47,9 kgfm de torque disponíveis já a 1.750 rpm ajudam bastante a escalar trilhas e caminhos difíceis. As acelerações são decididas e o propulsor mostra fôlego para encarar asfalto e terra com a mesma desenvoltura. Em usos menos severos, se mostra suave e trabalha em silêncio com boa reserva de potência. Nota 8.

Estabilidade – O acerto de suspensão é dos melhores. Os amortecedores copiam bem a superfície e filtram bem os solavancos. Mesmo na terra, a carroceria rola pouco e o motorista tem sempre pleno controle da Ranger. No asfalto, o centro de gravidade alto não perdoa e o modelo inclina, mas ainda assim longe de transmitir alguma insegurança. Em velocidade de cruzeiro na casa dos 120 km/h, a Ranger se mantém incólume. Nota 8.

Interatividade – O interior da Ranger lembra muito o de um carro de passeio. Os comandos estão à mão e têm fácil operação. Mesmo o sistema de som, com entradas USB e Bluetooth, possui teclas grandes e uso muito simples. O console alto aproximou do motorista itens como o seletor da tração e a alavanca de câmbio, que facilita bastante o manuseio. É fácil achar uma boa posição para dirigir, mesmo com o volante sendo ajustável apenas em altura. Nota 7.

Consumo – A Ford fala em cerca de 12 km/l de média para o motor diesel. O InMetro ainda não tem medições da versão. Nota 7.

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Tecnologia – Ponto alto da nova Ranger. O motor 3.2 diesel é totalmente novo, com cinco cilindros e turbo variável. Além dele, a plataforma também é inédita. A marca ainda recheou a picape com itens importantes como airbags frontais, laterais e de cortina. O controle de tração e estabilidade também segura a picape em descidas íngremes e ajuda na hora de arrancar numa ladeira. Para estacionar, uma câmara de ré que projeta imagens no retrovisor interno facilita o trabalho. Nota 9.

Conforto – O modelo surpreende e se mostra bastante confortável, mesmo com rústicos feixes de mola na suspensão traseira. A caminhonete pula pouco e o rodar é macio. O ambiente a bordo também é agradável e silencioso graças ao bom isolamento acústico e de vibrações. Os bancos são confortáveis e há espaço suficiente no banco traseiro. Nota 8.

Habitabilidade – A Ranger é muito bem fornida de porta-objetos. Não faltam nichos para guardar garrafas e outros itens. As portas grandes facilitam o entra e sai do modelo e ninguém deve reclamar de aperto. O interior teve o espaço bem aproveitado, com um vão amplo para as pernas de quem viaja atrás. Nota 7.

Acabamento – Para uma picape, a nova Ranger é muito bem acabada. Os materiais são de boa qualidade, assim como os encaixes. O interior consegue exalar uma atmosfera de razoável requinte, mesmo com plástico rígido em algumas partes. O isolamento acústico é eficiente, já que pouco se ouve o motor trabalhar. Nota 7.

Design – A mudança definitivamente caiu bem ao modelo. As novas linhas são muito bonitas e harmônicas. A enorme grade dianteira cromada dá uma ótima impressão de robustez, confirmada pela linha de cintura alta e ascendente. É uma picape elegante, mesmo com os apliques cromados na carroceria e logotipos em alto relevo. Nota 9.

Custo/beneficio – A Ford aposta alto no bom custo/benefício da Ranger. Tanto que posicionou a versão topo Limited com motor diesel e câmbio autmático no mesmo patamar que as concorrentes, mas entregando um pacote mais completo de equipamentos. Por R$ 130.900, ela vem com seis airbags, ar-condicionado automático de duas zonas e controle de estabilidade. A intermediária XLT – de R$ 120.400 com câmbio automático – perde GPS e os airbags laterais e de cortina, o que a deixa equiparada a Chevrolet S10 LTZ e Volkswagen Amarok Highline, que custam respectivamente R$ 130.840 e R$ 134.500, quando equipadas à altura da Ranger XLT. Nota 8.

Total – A Ford Ranger Limited 3.2 somou 78 pontos em 100 possíveis.

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Primeiras impressões - Bravura indômita

Salta/Argentina – No trajeto organizado pela Ford nos arredores de Salta, no Norte da Argentina, a Ranger mostrou muita valentia. A picape recebeu um ótimo acerto de suspensões, que deixou o rodar muito confortável – ponto alto do modelo. Mesmo sobre caminhos tortuosos fora do asfalto – como pedregosos leitos de rios, foco do percurso –, ela se mantém estável e trata muito bem os passageiros.

Não “chacoalha” tanto como normalmente acontece em picapes médias. Certamente parece ser menor que seus 5,35 metros de comprimento. Ao volante, não chega a ser o sedã de luxo que a Ford propagandeia, mas, como picape, a nova Ranger vai bem. E oferece uma boa posição de dirigir, muito próxima à de um carro de passeio.

O painel da versão topo Limited é bem completo – inclui ainda um GPS integrado, mas que merecia uma tela maior que a de 5 polegadas instalada – com botões grandes e fáceis de usar numa interface bastante intuitiva. O visual interno lembra o do New Fiesta, mas com menos extravagância. Atrás, dois passageiros se encaixam sem dificuldades e são surpreendentemente bem recebidos, com acomodações razoáveis e que não cansam mesmo após um par de horas sentado ali.

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O acabamento é bom e os materiais são de qualidade. Como o couro que reveste bancos e parte das portas. Apesar de algumas peças mais expostas serem em plástico rígido, elas não denotam pobreza e contribuem para o ar de robustez da nova Ranger. Os encaixes são bons e nada faz barulho, ainda que o uso intenso por estradas mal pavimentadas possa cobrar um preço.

A maior estrela da nova picape, no entanto, é o motor diesel de cinco cilindros e 3.2 litros. Com saudáveis 200 cv e 47,9 kgfm de torque entre 1.750 e 2 mil rpm, o propulsor não demonstra dificuldades para carregar as mais de duas toneladas da picape cabine dupla.

A entrega de força é bem linear e o funcionamento suave, o que realça o eficiente trabalho da marca no isolamento acústico e de vibrações para o interior. O câmbio manual de seis marchas merecia engates mais precisos, mas junto com a embreagem leve, tem acionamento correto e alavanca muito bem posicionada – curta e próxima à mão do motorista.

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Ficha Técnica – Nova Ford Ranger 2013

Motor 3.2: Diesel, dianteiro, longitudinal, 3.198 cm³, cinco cilindros em linha, turbo, quatro válvulas por cilindro e sistema de abertura variável de válvulas. Injeção direta e acelerador eletrônico.

Motor 2.5: A gasolina e etanol, dianteiro, longitudinal, 2.488 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e sistema de abertura variável de válvulas. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.

Motor 2.2: Diesel, dianteiro, longitudinal, 2.184 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, turbo e injeção direta. Acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio manual ou automático com seis marchas à frente e uma a ré. Tração traseira, integral por acionamento eletrônico e reduzida. Oferece controle de tração. (Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração traseira. Sem controle de tração nas versões com motor a gasolina e etanol.)

Potência máxima:  200 cv a 3 mil rpm (Motor 2.5: 168 cv com gasolina e 173 cv com etanol a 5.500 rpm. Motor 2.2: 125 cv a 3.700 rpm).

Torque máximo: 47,9 kgfm a entre 1.750 e 2.500 rpm (Motor 2.5: 24 kgfm com gasolina e 24,7 kgfm com etanol a 4.250 rpm. Motor 2.2: 32,0 kgfm entre 1.500 e 2.500 rpm.).

Diâmetro e curso: 89,9 mm X 100,7 mm. Taxa de compressão: 15,5:1 (Motor 2.5: 89,0 mm X 100,0 mm. Taxa de compressão: 9,7:1).

Suspensão: Dianteira independente com molas helicoidais e amortecedores a gás. Traseira com eixo rígido, feixes de molas e amortecedores a gás. Barras estabilizadoras na frente e atrás. Oferece controle eletrônico de estabilidade.

Pneus: 265/65 R17.

Freios:  Discos ventilados na frente e tambores atrás. ABS, EBD, assistente de frenagem de emergência e controle de frenagem em curvas.

Carroceria: Picape com carroceria sobre chassi, com quatro portas e cinco lugares. Com 5,35 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,84 m de altura e 3,22 m de distância entre-eixos. Airbags frontais, laterais, para os joelhos dos ocupantes dianteiros e do tipo cortina.

Peso: 2.198 kg.

Capacidade da caçamba: 1.180 litros.

Tanque de combustível: 80 litros.

Produção: General Pacheco, Argentina.

Lançamento mundial: 2012.

Itens de série da Nova Ford Ranger 2013:

XL: Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, computador de bordo, freios ABS, rodas de aço de 16 polegadas;

XLS: adiciona para-choques e retrovisores na cor do carro, rodas de liga-leve de 16 polegadas, som com CD/MP3/USB/iPod com tela LCD de 4,2 polegadas (adiciona airbags frontais apenas com motor diesel)..

XLT: adiciona à XLS rodas de liga-leve 17 polegadas, volante multifuncional, ESP com Hill Holder e controle de descida, ar-condicionado automático de duas zonas, controlador de velocidade de cruzeiro, vidros elétricos com acionamento por um toque, grade dianteira, capas dos retrovisores e estribos cromados;

Limited: adiciona à XLT rádio/CD/MP3/USb/iPod/Bluetooth com tela de 5 polegadas, GPS, bancos dianteiros com ajustes elétricos, airbags laterais e de cabeça, sensores de estacionamento, sensor de chuva e crepuscular, santantônio esportivo e câmera de ré.

Preços da Nova Ford Ranger 2013:

XL cabine simples diesel: R$ 77.900

XL cabine dupla diesel: R$ 92.500

XLS cabine simples flex: R$ 61.900

XLS cabine dupla flex: R$ 67.600

XLT cabine dupla flex: R$ 75.500

Limited cabine dupla flex: R$ 87.500

XLS cabine simples diesel: R$ 97.900

XLS cabine dupla diesel: R$ 106.900

XLT cabine dupla diesel manual: R$ 114.900

XLT cabine dupla diesel automática: R$ 120.400

Limited cabine dupla diesel automática: R$ 130.400.

Por Auto Press


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