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ford focus titanium avaliacao completa 8 Avaliação completa do Ford Focus Titanium




A linha 2012 do Focus chegou em março com uma redefinição do mix da linha do médio – o fim da versão Ghia e a introdução da Titanium. Na teoria, era para uma substituir a outra. Mas não foi exatamente o que aconteceu. A Ford acrescentou novos equipamentos à versão GLX, que se aproximou do posto antes ocupado pela Ghia, sem opcionais.

Enquanto isso, a Titanium chegou para ocupar apenas o lugar da Ghia completa, como topo de linha do Focus e vitrine de luxo e de equipamentos. E cobra por isso, como qualquer carro que tenha o requinte como atrativo. A Titanium parte de salgados R$ 79.210 na configuração sedã, quase os mesmos R$ 83.660 do médio-grande Fusion 2.5. De quebra, alivia a Ford do pagamento de royalties ao estúdio italiano de design Carozzeria Ghia SpA, que dava o nome ao antigo modelo.

Mas, pelo menos, dá ao cliente uma lista de equipamentos recheada. Além do que a Ghia já tinha – como teto solar, botão de partida, direção hidráulica com três níveis de ajuste, ar-condicionado digital dual zone, ABS, airbag duplo, banco de couro com ajustes elétricos para o motorista e rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth –, a Titanium adiciona faróis autodirecionais, novas rodas de liga leve de 16 polegadas, sensor de chuva e porta-luvas refrigerado. O único opcional é a pintura. A metálica sai por R$ 975 e a perolizada por R$ 1.245.

Com as mudanças dentro da linha do Focus, as vendas sofreram variações. A média mensal de vendas do Focus sedã até março foi de 580 carros. De abril até agosto, o veículo teve média de 650 unidades mensais. Já o hatch comercializou no mesmo período uma média de 2.150 unidades. O que significa que o bom desempenho do dois volumes torna o Focus o terceiro médio mais vendido do Brasil, atrás Toyota Corolla e do Hyundai i30. No lançamento do modelo, em 2008, a marca esperava que 70% dos Focus vendidos no Brasil fossem sedãs.

ford focus titanium avaliacao completa 2 Avaliação completa do Ford Focus Titanium

Parte desta reversão de expectativas pode ser explicada pelo visual controverso do sedã. A frente é bonita, com faróis com formato irregular e a grade trapezoidal envolta por frisos cromados alinhados com o design Kinetic. A lateral é discreta. O destaque vai para as belas rodas de 16 polegadas, exclusivas desta versão. Mas a traseira parece não combinar com o resto. As lanternas em formato triangular são muito comuns – ainda mais quando comparadas com as do Focus hatch, bem mais ousadas.

Além disso, o Focus sedã, por ser uma adaptação do hatch, conta com portas pequenas na traseira e um entre-eixos acanhado quando comparado à concorrência – 2,64 metros contra 2,70 m do Peugeot 408 e do Renault Fluence.

No trem de força, nenhuma novidade. O motor é o Duratec 2.0 16V com bloco e cabeçote feitos de alumínio que desenvolve 148 cv a 6.250 rpm e 19,47 kgfm de torque 5.250 giros. Como é uma versão que busca o requinte, a Titanium é equipada apenas com a transmissão automática de quatro velocidades com opção de trocas manuais. Apesar de ser um carro ainda relativamente novo no Brasil, o Focus já está em sua terceira geração na Europa – aqui está na segunda. Ainda não há confirmação, mas é possível que este novo Focus seja vendido no Brasil em 2014.

ford focus titanium avaliacao completa 3 Avaliação completa do Ford Focus Titanium

Ponto a ponto

Desempenho – O motor 2.0 Duratec é um dos trunfos do Focus. Com 148 cv de potência e 19,47 kgfm de torque, ele move o sedã médio da Ford com desenvoltura e leva o modelo de zero a 100 km/h em marca proxima aos 11 segundos. Entretanto, a transmissão automática de quatro marchas parece limitar demais a esportividade do Focus. Nota 8.

Estabilidade – Sem dúvida a melhor característica do Focus. A suspensão traseira independente do tipo Multilink consegue deixar o carro estável em qualquer situação, sempre com uma alta sensação de segurança. Ainda é uma das referências do segmento neste aspecto. Nota 9.

Interatividade – A versão Titanium é bem servida. O banco do motorista tem ajustes elétricos, o que torna a tarefa de achar a melhor posição de dirigir bastante simples. O rádio tem ajustes na coluna de direção enquanto que o volante mutifuncional controla o piloto automático. Todos os outros controles estão ao alcance das mãos e são intuitivos. Nota 8.

Consumo – O Ford Focus Titanium fez uma média combinada de 7 km/l com etanol no tanque. Ficou bem próximo dos 7,7 km/l que a marca declara. O Inmetro não tem medições do Focus com câmbio automático. Nota 7.

Conforto – A excelente suspensão independente também aparece no conforto. Ela filtra as imperfeições do piso com qualidade, sem passar grandes solavancos para o interior. Todos os ocupantes contam com bom espaço para pernas e ombros. Pessoas com mais de 1,75 m na traseira acabam encostando a cabeça no teto. Nota 8.

Tecnologia – Apesar de já estar uma geração à frente na Europa, o Focus ainda é um carro moderno para o mercado nacional, com plataforma de 2004 e motor com bloco e cabeçotes feitos em alumínio. A configuração Titanium adiciona itens interessantes, como os faróis direcionáveis. Nota 8.

Habitabilidade – O Focus dispõe de uma razoável oferta de porta-objetos na cabine. O maior deles serve também de apoio de braço e abriga as entradas auxiliar e USB do rádio. Com 2,64 metros de distância entre-eixos, o sedã médio da Ford não é dos maiores do segmento, mas consegue levar cinco ocupantes sem grandes apertos. Nota 7.

Acabamento – O aspecto geral do interior é bom, com plásticos de boa qualidade. Quase não existem rebarbas aparentes. Mas não se compara com alguns concorrentes, recheados de materiais emborrachados. Nota 7.

Design – Se a versão hatch ainda é uma referência de design no segmento, o mesmo não acontece com o sedã. Visto de perfil, o carro até não compromete graças ao caimento da coluna, mas a traseira não combina com o resto do veículo. As lanternas são muito conservadoras para um carro com a frente tão moderna. Nota 6.

Custo/Benefício – No topo da briga dos sedãs médios, o Focus Titanium tem como rivais Honda Civic EXS, Toyota Corolla Altis, Volkswagen Jetta Highline, Renault Fluence Privilège e Peugeot 408 Griffe. Por R$ 79.210, o sedã da Ford perde apenas para o carro da Renault. Mesmo dotado de uma boa lista de equipamentos de série e de uma plataforma ainda moderna, pagar quase R$ 80 mil em um sedã médio não é algo que possa ser considerado barato. Ainda mais com o maior e mais potente Fusion 2.5 sendo vendido nas mesmas concessionárias a R$ 83.660. Nota 5.

Total – O Ford Focus Titanium sedã somou 73 pontos em 100 possíveis.

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Impressões ao dirigir - Embalo sinuoso

Dirigir o Ford Focus sedã é sempre uma experiência prazerosa. O carro tem, sem dúvida, boa dirigibilidade. E o principal responsável por isso é a suspensão traseira independente do tipo Multilink. Ela é rígida sem ser desconfortável e consegue passar um alto grau de segurança nas curvas. Com isso, pode se dizer que pegar uma subida de serra com o sedã médio da Ford é bem divertido. Mesmo nesta versão sedã, em que a traseira é mais pesada e poderia tender a desgarrar, o Focus se mostra colado ao chão nas mudanças de direção.

O motor também é bastante competente. Ele consegue mover o Focus com boa agilidade, principalmente nas estradas. O fato de ter torque e potência máximas a rotações muito elevadas faz com que o carro seja menos “esperto” na cidade. O câmbio automático tem trocas suaves, mas conta com relações muito longas por ter apenas quatro marchas. Às vezes é preciso optar pelas mudanças sequenciais, feitas na própria alavanca da transmissão.

O espaço interno é bom e consegue levar até cinco ocupantes sem maiores apertos – exceto os maiores de 1,75 m, que podem raspar a cabeça no teto quando sentados no banco traseiro. O conforto a bordo também é melhorado pela suspensão muito bem acertada. Como todo carro norte-americano, o acabamento não ganha tanta atenção no desenvolvimento do veículo. Não que ele seja de má qualidade, mas por quase R$ 80 mil, merecia melhorar.

Como versão topo de linha, o Titanium cumpre bem o seu papel. As rodas de 16 polegadas são bonitas e o farol autodirecionável é um daqueles equipamentos que faz inveja no vizinho. Infelizmente para a Ford, o resto da carroceria não provoca a mesma sensação. O Focus aparentemente sofre de uma “síndrome de Peugeot 307″. Tal qual o carro francês, é elogiado como hatch e muito criticado na variante três volumes. Prova de que somente um belo conjunto dinâmico não faz um carro vender bem no Brasil.

Ficha Técnica - Ford Focus Titanium

Motor: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.999 cm³, quatro cilindros em linha, duplo comando no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e comando variável de válvulas na admissão. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio automático com quatro marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle de tração.

Potência máxima: 143 cv com gasolina e 148 cv com etanol a 6.250 rpm.

Aceleração 0 a 100 km/h: 11 segundos.

Velocidade máxima: 194 km/h

Torque máximo: 18 kgfm com gasolina a 4.250 rpm e 19,47 kgfm com etanol a 5.250 rpm.

Diâmetro e curso: 87,5 mm X 83,1 mm. Taxa de compressão: 10,8:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora. Traseira independente em braços múltiplos, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora. Não oferece controle eletrônico de estabilidade.

Freios: Discos ventilados na frente e discos sólidos atrás. ABS, EBD e controle de frenagem em curvas.

Pneus: 205/55 R16 em rodas de liga leve.

Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. 4,48 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,50 metro de altura e 2,64 metros de distância entre-eixos. Airbag duplo frontal de série.

Peso: 1.347 kg em ordem de marcha, com 400 kg de carga útil.

Capacidade do porta-malas: 526 litros.

Tanque de combustível: 55 litros.

Produção: General Pacheco, Argentina.

Lançamento mundial: 2004.

Lançamento no Brasil: 2008.

Equipamentos de série: Ar-condicionado digital dual zone, acendimento automático dos faróis, airbag duplo, ABS, ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, ajuste elétrico do banco do motorista, rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth com comandos na coluna de direção, botão de partida, computador de bordo, direção eletro-hidráulica, retrovisor interno eletrocrômico, faróis de neblina, faróis autodirecionáveis, cruise control, trio elétrico e teto solar elétrico.

Preço inicial: R$ 79.210.

Opcionais: Pintura metálica ou perolizada.

Preço da unidade avaliada: R$ 80.185

Por Auto Press


  • Ph4ntomf4

    Pra mim é o melhor carro do segmento, em se tratando do modelo hatch. Essa traseira do sedã realmente não ajuda. Fora isso, é um carrão.

    • wagner_wrm

      Também acho o mesmo. Um grande carro, mas essa traseira não ficou legal.

    • Kenny_

      Eu penso da seguinte forma o 2.0 é muito bom. Já o 1.6 é provavelmente o pior carro do segmento tanto o hatch quanto o sedan.

      • andre_0102

        Kenny, eu estava pensando em pegar o 1.6 Hatch, não entendi pq acha tão ruim? Se puder desenvolve melhor o pensamento, quem sabe não aprendo algo a mais sobre o carro.

        • Kenny_

          Motor muito fraco pro porte do carro. Quando andei em um hatch me pareceu que ele era mais lento que o antigo 1.0 sedan aqui de casa. Segundo umas avaliações que eu vi na net (exeto uma totalmente comprada da 4R) o Focus 1.6 Hatch não faz de 0 a 100 em menos de 13.6 segundos (não vou lembrar se era o modelo automático, mas mesmo assim é muito devagar). O mesmo caso ocorria com o 307. O 2.0 era otimo, o 1.6 fraco. Tambem já ouvi boatos de que o 1.6 consome mais do que o 2.0 já que o motor tem que fazer mais força (mas é só boato que eu não confirmo).

          • _Hofmann_

            meu caro, não existe focus 1.6 automático… de fato, o focus sigma 1.6 não tem um desempenho interessante, afinal, tem pouco torque para um carro de mais de 1300kg – a potência não é ruim, afinal, 116cv é a potência de um jetta 2.0, que, se tem desempenho fraquíssimo frente a outros 2.0, no geral não é tão ruim. discordo quando fala que focus 1.6 é o pior do segmento, afinal, você se esqueceu que existe o golf 1.6 com 100cv e torque extremamente fraco, embora apareça em baixas rotações. também considero o 307 1.6 um carro inferior ao focus, principalmente devido à idade do projeto. ainda há o C4 1.6, que é um pouco mais refinado que o focus, principalmente em acabamento.

            esse boato de que o 1.6 consome mais que o 2.0 é, de fato, um boato. andando em velocidades normais na estrada (até 130km/h) e considerando o uso em cidade para um motorista normal, o 1.6 é muito mais econômico. o que não se pode exigir é o desempenho de 2.0 na estrada… para cidade, o motor 1.6 no focus é mais que suficiente. acredito que sejam direcionadas para públicos diferentes as versões 1.6 e 2.0 de focus, 307, golf e C4. as versões 1.6 atendem muito bem quem só vai usar o carro na cidade, com conforto, custo-benefício e certa economia. quem exige um desempenho mais agradável, mais itens de conforto e não tem grandes preocupações com consumo, paga mais e leva as versões 2.0. são necessidades diferentes.

            • andre_0102

              Agradeço ao Kenny e ao Hofmann por dividir a experiencia, confesso que vou pensar mais no assunto, gosto do focus p/ tamanho, suspensão e acabamento, considerando o valor de 52k(inicial), mas acreditava que o 1.6 era bem mais econômico. :(

              • Smattana

                Andre, abraça um 2.0 e vai ser feliz, se tu andar 10.000km por ano, tu tens carro pra 10 anos, o meu é 2004.

              • _Hofmann_

                Andre, na terra dos carros flex, economia é algo que passa longe…

            • Felipe Moreira

              O consumo do meu 1.6 no alcool é 6.1km/l , o 2.0 da materia faz 7.0km/l e olha que na cidade eu ando bem manso e quase não pego transito, pois uso o carro só a noite. Na gasolina estava fazendo 8km/l

            • Edson Roberto

              Depende. Tenho um amigo que mora em Santo Andre e tem um Focus 1.6. O dele é o modelo GLX. Ele diz não ter um consumo superior a 6km/l no alcool. Já meu primo e sua Ecosport 2.0 (que tem maior altura e um carro esteticamente bem pior que o Focus) e faz 8km/l de alcool na cidade.

              Nesse caso esse motor no Focus é ruim. Já no Fiesta (novo) é bem economico. coisa de 8,5km/l a 9km/l.

          • Felipe Moreira

            O motor não é fraco, muito pelo contrario, mas obviamente não chega a ser uma maravilha, minha unica reclamação dele é na saida, depois disso é bem rapido.

          • bittcorp

            um colega de trabalho tem um Focus 1.6 e não reclama nem do consumo nem do desempenho.
            Em comparação ao Astra 2.0 que ele tinha, o consumo é muito melhor (chega a fazer 10km/l de etanol na estrada), mas perde em "arrancadas" e retomadas, mas não chega a ser um problema para ele.
            Já andei no carro dele e fiz um TD na CSS Ford de Jundiaí e não achei o desempenho ruim.
            Se não aparecer nada melhor até o final do ano, vou trocar o Fiesta de dona Patroa por um Focus GLX 1.6.

      • Luciotz

        Kenny, eu tenho um Focus hatch sigma e estou muito satisfeito com o desempenho do carro. Não empolga, mas não decepciona. Na estrada não sinto nenhuma diferença, com o giro acima de 3300 o carro ultrapassa tudo com segurança.Quanto ao consumo, tenho feito média de 12km/l (até mais algumas vezes) com gasolina, dirigindo maior parte em trechos sem muito movimento e com o AR ligado 50~60% do tempo. O que mata o carro é o atendimento das concessionárias FORD: serviços mal executados (sempre volto pelo menos uma vezes para refazerem o serviço) e cobram por serviços não feitos.

        • dougkmt

          Sei que o comentário é meio antigo, mas só agora que vi. Pode dizer qual concessionária e em qual cidade? Já me deparei com situações parecidas com a Sandrecar, aqui de São Paulo!

          • Luciotz

            Foi na css Smaff Ford de Brasília. Me cobraram alinhamento e balanceamento na primeira revisão. Na segunda revisão, descobri que nada fizeram, pois os chumbos de balanceamentos das rodas ainda estava com aquela tinta verde de peça original da montagem do veículo. Pode até ser que não fizeram o balanceamento e alinhamento porque não precisava, mas então não deveriam ter me cobrado. Desde a segunda revisão levo o carro em outra css, mais tradicional aqui em Bsb. Nesta primeira css tive vários problemas que foram relatados à Ford naquela pesquisa de satisfação que fazem no primeiro ano, a fabrica e a css me ligaram para entender meu descontentamento, mas na época relatei outros problemas, pois ainda não tinha visto a questão do balanceamento. Mas, a percepção geral que tive das css Ford é que o atendimento não é bom, os consultores não sabem explicar o que será e o que foi feito no carro e quando questionados respondem evasivamente. Bem diferente da experiência de tive com a Toyota e a Honda.

    • O_Corsario

      hehehe acham esta traseira feia, espere ver a do Cruze…

      • Henrique de Campos

        A traseira do Cruze é MEDONHA. Se fosse de um carrinho chinês, vá lá. Poderiam ter adaptado o projeto, pelo menos. O posicionamento desse carro mais um erro da GM. Medo por ela, muito medo.

      • Pedro_Lourenco

        Eu sempre achei o Cruze um carro sem sal até ver ao vivo na CSS. O interior é impressionante. Só o porte do carro deixou a desejar, leva um banho do Fluence, 408 e Jetta.

    • Diego Casagrande

      Neste segmento, na minha opinião o Sentra está à frente da concorrência.

      • andre_0102

        Relação CxB, concordo plenamente.

    • bandaxadibar

      Eu acho cara esta versão, pois se aproxima do valor do Fusion

  • daviddiniz

    Ok que o carro é cheio de frescura mas é melhor ir para o FUSION 2.516v logo.

    • simoloko

      O Focus, literalmente, SOME ao lado do Fusion – muito maior, mais carro e mais bonito.

      Porém, há coisas a serem ponderadas:

      1-Entre Corolla Altis, Focus Titanium, Civic EXS e 408 Griffe, o Focus é o melhor dos 4 em tudo.

      2-Eu não deixaria de comprar um sedan GLX atual por conta da lanterna traseira – por 64 mil, ele já tem partida sem botão, ar digital, comandos de voz, comandos no volante e os já conhecidos ABS EBD CBC e suspensão multilinks na quatro rodas.

      3-Focus Sedan tem que ser Preto!!!!!!!!! Até a lanterna traseira combina!!!!!

      • racs63

        melhor do que o corolla altis??? fala sério!!! por acaso vc é vendedor de de carros da ford?

        • mjprio

          Concordo com vc, o Altis pode ser um roubo, mas é anos luz mais equipado e refinado que o Titanium, que particularmente não acho melhor que o extinto Guia. Essas rodas do Titanium são horríveis!!! Mas ainda fico com o Azera ou o Sentra.

          • Aurelio_Luiz

            Anos luz onde? Só se for na cabeça de vendedor da toyota…

            Sou dono de um e bastante crítico com o modelo, seguem os pontos fracos do Focus:

            > 2 air-bags, deveria ser 6
            > câmbio AT de 4 marchas, deveria ser 5 ou 6
            > Não tem ESP e TC
            > Acabamento das portas é ruim
            > Pós venda fraco

            Mesmo com essas pontos fracos ainda ganha fácil do Corolla, entretanto o melhor do seguimento é o Fluence

            • Edson Roberto

              E entre os citados por vcs, o que oferece mais itens de serie x segurança, o melhor é o 408.

      • Cil

        Concordo com você. Essa cor prata da foto mata não… assassina o Focus. É muito feio! Ainda se fosse um prata tipo Corolla ia ficar legal.

        De resto, é um carrão mesmo, mas já tá meio que envelhecido frente as últimas novidades em seu segmento.

    • Trayons

      O problema é que mesmo tendo valor proximo, o Fusion seria um "filho mais exigente", se é que me entende.

      • Tripa-Seca

        Falei para um colega meu que comprou um Ghia a mesma coisa…E sabe o que ele me falou? Não queria um carro tão grande…

        • _biolog_

          Prova que ainda há racionais no mundo…

      • racs63

        engano seu, pois o fusion tem um custo de manutenção muitíssimo próximo do focus 2.0, inclusive no quesito consumo de combustível. Se não acredita procure no dr. google e verá que não vale a pena comprar um titanium se compará-lo ao fusion 2.4; só se não couber na sua garagem… de resto…

        • Trayons

          Cada um tem um perfil…em São Paulo é fácil encontrar quem tenha prefirido um Focus completo,e um dos motivos é de que o Fusion chama mais atenção não só de ladrões de carros mas tbm de ladrões de residência,quem não mora em prédio as vezes teme este mal.

          Tem tbm o fato de estilo pessoal,eu mesmo gostei mais da esportividade do hatch de que a robustes do Fusion.

          Sem contar que com uma pesquisa no dr Google verá que um fusion 2.5 tem desvalorização média de 10 mil reais por ano e a de um Focus é bem menor que isto. (realmente tem quem não se importe com essa desvalorização,mas não é meu caso)

          Claro que Fusion tem mais presença,pelo porte e motor seria minha escolha para um veículo blindado,mas levando em conta detalhes como os que citei ele pode não ser a melhor opção para certas pessoas.

    • simoloko

      Uma coisa que achei estranha, é que o Civic é pouca coisa menor do que o Focus. Civic tem maior distância entre-eixos, mas é menor que o Focus, quando comparei os 2. Mas o Focus tem 1.86m de largura, enquanto os concorrente mais largo é o C4, com 1.81m…

      O habitáculo do Focus é enorme. Excelente carro. Espero mais ainda pela próxima geração, e pretendo comprar um.

  • RicRB

    ….." Preço da unidade avaliada: R$ 80.185…."
    O grande problema da versão Titanium é o péssimo custo x benefício! A Ford pede demais por ela!
    Com esse preço leva-se o Ford Fusion!
    Mas é um bom carro, apesar de gostar mais da versão Hatch!

    • silvio_Brito

      Fusion Nele!

      • mjprio

        Azera nos dois!!!!

    • Gui_Dias

      Com certeza. A traseira também não ajuda, como já disseram, mas a R$ 4mil de um Fusion, que é da mesma montadora, é algo sem noção. O quanto esse Titanium não desvaloriza?…

      • racs63

        também concordo. Aliás eu queria saber do Eber onde foi parar o sistema de perguntas do site pois estou inclinado em comprar um fusion e queria ouvir a opinião dos leitores do blog

    • cleberzc

      esse preço é de tabela, eu pesquisei e consegui por 69.500 o 2011 Automático (a vista), e 59.500 (50%+24x+IOF+TAC) no 2010 Manual (só que esse modelo você já não acha mais, foi uma promoção de fabrica entre os dias 25/07 – 30/07). Ambos os preços eram para o Titanium na cor Preta.

  • crisburatto

    Conclusões tirados de um hatch GLX: Os plásticos estão longe da qualidade do Focus anterior, parecem do Fiesta, riscam facilmente. E o encosto para cabeça no banco de trás tem uma posição muito forçada para frente, além de ter o assento muito vertical, em caso de freada forte, fica o passageiro se batendo. Mas sobre desempenho e estabilidade, só elogios.

    • Trayons

      lendo seu comentário me dei conta de que eu nunca me sentei nos bancos de trás do meu Focus até hoje rsrs.

      • Cil

        KKKKKKKKKKKKK! Nem você, nem eu e nem muita gente que eu conheço. 99% do tempo andamos sozinhos mesmo! Eheheheehhehe

        • Trayons

          mesmo que eu andasse com carro lotado,acho que nunca andaria no banco de tras do meu carro.

          • crisburatto

            Só andei atrás porque o carro é do meu sogro… principalmente no Focus o melhor lugar é o dianteiro esquerdo…

  • felpsarantes

    Somou só 73 pontos?

    • andre_0102

      Surpresa se fosse diferente, até hj todas as avaliações da Auto Press que eu li, estava entre 72 e 78, o pessoal é muito "em cima do muro".

      • _biolog_

        Ou não tem carro perfeito, a diferença vai ali nos décimos…

      • _biolog_

        Perfeito seria o desenho do Bravo, o espaço interno do 307, a suspensão do Focus, o motor do Corolla 2.0, o câmbio DSG do Jetta, tudo isso pagando 70 mil…

        • pablo

          O motor TSi do Jetta então.

    • aprs

      Se deram 9 pontos pra suspensão do Bravo, então não sei de mais nada.

  • lucasfs87

    Engraçado, eu já gosto mais da versão sedã do que o hatch. opinião minha. Só é realmente muito caro, perto dos seus concorrentes.

    • mjprio

      Particularmente eu também.

  • jnasser

    Com Corolla a 90k esse carro até que está bem de preço

  • MeekeeB

    Sedan mais sem graça da categoria. Hatch idem, apesar do interior de ambos ser muito bonito. Já já vem gente falando que é praticamente um Volvo da Ford.

    Gostava mais da geração anterior, muito mais fluida e equilibrada, falando em design.

    Realmente esse negócio de comprar as versões top de linha mostra-se um péssimo negócio, em qualquer carro. Acaba-se pagando muito mais do que o carro foi feito pra valer, e depois desvaloriza muito mais do que os modelos mais básicos.

  • thiagolamim

    Absurdo o preço… Com certeza iria de fusion, sem pestanejar.
    Mas admiro o prazer em dirigir de um focus muito superior a qualquer carro do segmento.

  • TTropicthunder

    Eu gosto muito do design. Mas TOP de linha a esse preço não rola. Devo comprar um GLX.

    • henrylandder

      tbm to namorando uma GLX+ (tem quase tudo da titanium – banco em couro, ar digital… só não tem teto, piloto automatico, e faróis direcionais…) por R$ 66.000,00 (já com pintura metálica)

  • jeremias88

    pena que o Titan perdeu as rodas 17" da versão Guia, não que seja feia essas 16" mas poderia se um pouco maior.

    tambem acho a traseira sem graça. sou Fã do Hath

    • silasrana

      O Focus Ghia NUNCA teve rodas de 17".

  • taargiles

    Gosto muito do Focus, um ótimo carro, principalmente em estabilidade, mas esse Top aí não vale tudo isso.

  • BolGola

    Só faltou colocar uma transmissão decente, xenon nesses faróis especiais com projetores, uns bancos exclusivos e umas rodas 17". Aí todo mundo, desde a pessoa mais ignorante, saberia de longe que o Focus Titanium seria um carro especial.

    Do jeito que está, só dirigindo para saber isso…

    • _biolog_

      Mantendo o preço, né? Seria sim algo muito bom, o melhor nessa faixa…

      • BolGola

        Do jeito que eu descrevi, não poderia passar de R$ 80.000,00 nunca. Não sei quanto custa um Focus 1.6, 2.0, 2.0 Guia, 2.0 Titanium… nem me preocupo com isso porque não faz o meu gosto. Só sei que quando leio coisas do tipo, um Corolla Altis por R$ 90.000, um Hyundai Sonata por R$ 105.000,00 eu nem critico e nem dou risada. Eu simplesmente ignoro.

  • JulienAvril

    sentra, fluence e 408 são melhores compra neste segmento, isso é fato !!!

    • Vitor08

      Acho que o 408 entrará na lista de melhores compras quando vier (talvez próximo ano) equipado com o motor 1.6 turbo e câmbio de 6 marchas, que equipa o 3008. Mas não deixa de ser atualmente uma boa compra, considerando os itens de série!

    • andre_0102

      Tb acho, mas gosto do Hatch 1.6, tem preço mais decente quase igual ao do New Fiesta c/ mais espaço interno e a suspensão Multilink, o problema é que a FORD não oferece ABS no modelo de entrada e acaba ficando caro se não abrir mão do ABS. Eu não dispenso.

      • racs63

        vá de new fiesta, é mais moderno e oferece muito mais por um preço menor

        • victormeneses

          ou nao

    • BrunoMulsane

      Certo que o 408 e fluence são novidades e possuem mais equipamentos, mas depois que dirigi o focus, me esqueci por completo dos franceses. Nenhum dos dois traduz conforto e estabilidade ao rodar como o focus. E esses 3 modelos todos sambemos que são micos do mercado, principalmente o feinho sentra.

  • CEPV

    Sempre entro no site e nunca tive vontade de comentar! So que desta vez vou tecer alguns comentarios
    Tenho um Focus Sedan GLX (com pacote de equipamentos do antigo GHIA), otimo carro pelo custo beneficio, vem com tudo que eu gostaria de ter a nao ser pelo teto solar. (tudo pelo valor pago na epoca 60k)
    Antes do mesmo tive um Vectra Elegance Nex Edition, otimo carro, so que como todos sabem com grandes falhas tanto de acabamento, como de mecanica, se for listar aqui os problemas que tive com o Vectra ficamos varios dias debatendo, so que de uma coisa nao concordo com o pessoal do forum quando sempre surge o tema o velho e bom motor 2.0 da GM, esse motor da pau em muito motor de corolla e civic tanto em final como em arrancada, a unica coisa que tenho saudade do Vectra e o motor com um torque e forca extraordinarios.
    Com relacao ao focus, e um carro delicioso, extremamente confortavel, agil, sentimos que sempre temos ele na mao, faco curvas com ele que com o vectra nunca pensaria em fazer, e fora que os mimos que ele tem deixa muito carro carro queridinho do mercado no chinelo, ja com relacao a traseira que o pessoal falou que e feia nao e assim ta feia, acho mais bonita que a do vectra

    • racs63

      caro, acho que vc deu foi azaar com seu vectra next edition, reforço seu comentário sobre o motor, tenho um elegance 2009 que já esta com 90 mil kms e o bicho anda muiiito mesmo. Já tive um focus guia hatc 2002, e te digo com certeza que ele não curvava como o vectra. Aliás, andei até num new civic e não achei que ele fosse melhor de curva do que o vectra. Portanto, sua observação sobre a estabilidade do vectra não procede. Outro aspecto é que ao contrário de vc nunca tive nennhum problema com o meu vectra, a não ser a displicência da css nas manutenções. Quanto ao fato de ser mais bonito ou mais feio, isso é questão de gosto. Da ford eu compraria hoje o Fusion, que inclusive eu estou querendo impressões de proprietários a respeito do carro, se alguém aí tem um comente aqui por favor. abç roberto

      • douglasareado

        O meu abaixo das 2.000RPM já exige redução, não anda! Num sei se no Next Edition foi melhorado muito, mas o meu de 128cv é frouxo demais na arrancada, não sei se é só o meu ou se é o motor fraco mesmo. Tenho um 2006 que comprei ano passado em Março e de lá pra cá já rodei 25.000km e não me trouxe dor de cabeça, tirando um problema que a chave travou comigo numa viagem. Quanto ao comentário anterior, acho que ele teve azar mesmo (possível em qualquer carro).
        Quanto consome o seu?

      • CEPV

        amigo eu tambem acho que tive azar dos grandes com o meu, so para vc ter ideia o meu foram os primeiro 140cv quando o etanol no final de 2009 subiu de preco e comecei usar gasolina o carro perdia potencia entre 2 a 5 rpm, trocaram um cabecote todo, nao resolveu, quiseram trocar um segundo nao deixei, so refizeram a famosa reprogramacao nao central apos abrir a boca na internet, tive 3 maquinas de vidro eletrico do lado do passagerio quebradas, 3 tambores da chave de ignicao trocados pois os mesmos saiam na minha mao e nao desligavam o carro, mangueira da direcao estourada com 10.000km, reprogramacao do alarme varias, volante descascou todo, isso tudo em 2 anos e 4 meses ate eu vender ele em junho com apenas 30.000 km

    • LeoJP

      Realmente o 2.0 da GM dá pau em Corolla, Civic. Eu adorava ele na época e não tinha medo de 2.0 nenhum. Mas isso na arrancada! Nas finais em altas velocidades esse motor perde a força.

      Eu já comprovei várias vezes em estrada que, por eles serem 16V, o vectra / gt / astra abrem distância, principalmente baixa rotação. Mas a medida que a velocidade vai aumentando e junto com ela a rotação, o Corolla / Civic vao chegando e passam você.

      Não sei até qual velocidade você chegou, mas esse comportamento começa por volta de 160km/h e segue em progressão.

    • BrunoMulsane

      Assino embaixo! Tenho uma garagem de carros novos e usados. Ja andei e fiquei com vários carros de marcas diferentes. O 408 ainda não andei, mas no fluence ja. Posso te dizer que esta em um patamar abaixo do focus em conforto e dirigibilidade. O acabamento é bom, mas muito simples por dentro. Focus e corolla são os melhores do segmento, mas prefiro o ford por oferecer uma estabilidade extraordinária! Esses carros novos da gm são muito problemáticos. Ja vendi vários agiles vectras e astras usados. Eles são os campeões em reclamações, atras dos franceses. Para se ter uma ideia não pego carros renault por serem péssimos para passa-los pra frente. Peugeot so na garantia, pois sem a garantia, seria da loja, e esses carros são muito frágeis, quebram fácil, assim como os citroens. Os melhores carros para se trabalhar são os ford, honda e toyota. Vw em alguns casos são bons também. Enfim, meu carros pessoais são um focus 1.8 2003 e um civic 2007. O focus me acompanha desde 2003. Nunca parou, falhou, fumou ou foi guinchado. Ele sempre me acompanha sem dar qualquer tipo de defeito. A suspensão e escapamento são originais. O carro é durinho e confortável até hoje! Dentre minha experiencia como dono de garagem, posso dizer que o focus é o melhor produto do segmento, sem sombra de dúvidas! Parabéns pelo carro, fez uma ótima compra.

  • blackSagaris

    Essa versao devia ter aquele sistema de som do Fusion V6. Esse radinho parece simples demais.

  • MarlonJean

    Tenho um Ford Focus Sedan GLX 2011, muito bom, recomendo!

    • silasrana

      Apesar do meu ser também um Sedan GLX, é 10/11. Mas também recomendo. Com louvor!

  • PKuster

    Interessante, sempre achei esse Focus atual, um carro muito bom – principalmente na versão hatch e com motor 2.0, embora o 1.6 não seja de se jogar fora, mas por que será que vemos tão poucos nas ruas ? Do Hyundai i30 nem falo, vejo muito mais o Golfssauro 4,25 que ele, Focus. Será o fraco marketing da Ford ?

    • silasrana

      Porque, como dizemos na comunidade do Focus, a Ford parece não gostar deste carro e faz de tudo para não vende-lo.
      O preço está subindo mês a mês, mesmo sem o aumento das vendas. Logo quando virou flex, era possível encontrar o sedan por 58mil. Quando comprei, em agosto do ano passado, paguei 60. Hoje, o sedan glx mais básico, não sei por menos de 64mil (considerando os valores de referência do fabricante). O hatch também tem sofrido com isso. Sem contar na indisponibilidade nas concessionárias e nos longos prazos de entrega.

      • TTropicthunder

        Subindo de preço? Cara tava querendo pegar um no final do ano. Vou ter pesquisar mais opções…

        • Kenny_

          Não sei se isso será de ajuda, mas se quer um Hatch médio zero km até o final do ano, o unico que não vai ganhar nova geração em breve é o Bravo (e talvez o Cielo). Focus, I30, Tiida e 307 (esse sai de linha). Todos ganham novas gerações ano que vem. Os unicos que não confirmo, mas podem ganhar novas gerações são C4 e Golf (esse provavelmente um face-lift).

          Outra opção é esperar o Cruze Hatch.

  • brasinteligente

    É melhor levar um Hyundai Azera por 73mil. Muito mais completo e motor de 265 CV.

    • douglasareado

      Mas é outra categoria, outro consumo, outros problemas, Categoria totalmente diferente! As vezes 75 mil num sedã médio que não quebra, acaba sendo melhor pro bolso do que 70mil num Sedã Grande. Nem todo mundo tem o bolso que você tem pra manter um Azera.
      ————-
      Desculpem mas esses comentários que por xx você leva um Azera já cansou!

      • cristian_sp

        esperar vir a versão nova para ser por X x 2 elevado ao quadrado…rs……. vc leva um azzera e acaba a graça !!!

        quero ver qtos tem $ para sustentar um 6cc no transito a 10km em média ..rs….e garagem para isso no G2 dos atuais apartamentos ..rs….

    • mjprio

      Estou contigo. Eu já era apaixonado pelo Azera. depois que entrei em um na css e o vendedor me ofereceu por esse preço, para mim não existe outro carro e nem me interessa se ele faz 6 por 1 com pé manso!!!

  • brasinteligente

    Focus perde pelo simples fato : melhor relação CUSTO/BENEFICIO do i30. Lógica simples e clara. Quem compra é um tipo de cliente que compara, estuda e busca informações em revistas e blogs.

    • BrunoMulsane

      Qual o beneficio que o i30 traduz., pois ele perde para o o focus em todos embates. Ja andei nos dois e o ford é extremamente superior ao chines… quer dizer, coreano. Não me esqueço da frase de um reporter da 4rodas: "Todos carros são bons, inclusive o i30, mas depois que sentei e dirigi o focus me esqueci totalmente do resto". Bom, quem compra i30 certamente não passou antes na ford e deu uma voltinha.

    • BrunoMulsane

      Custo beneficio de que! Basta andar no focus para escolhe-lo. Pelos simples fato da suspensão, tornam o ford o melhor do segmento. O i30 é um médio excelente, mas andando nos dois, não tem jeito, o focus é superior. Ele ganha todos os embates contra todos, não é um simples mortal como eu que esta dizendo.

    • naoseidenada

      Eu acho ótimo que o i30 esteja no mercado e sou contra o protecionismo que o governo dá as montadoras nacionais, mas não acho que o i30 leve tanta vantagem em cima do Focus, depende do desconto que você consegue na hora da compra de quanto pagam no seu usado, uma série de detalhes. Aqui em Brasólia dependendo da dia do mês você só compra o i30 pelo preço de tabela e o Focus com desconto fica mais interessante, isso sem falar que avaliaram melhor o meu usado. No meu caso foi entrar no Focus e não sair mais. Por enquanto estou muito satisfeito com o carro e tenho colegas que tem o i30 e também se dizem satisfeitos, como eu disse cada caso é um caso…

  • granrs78

    Acho ridiculo qualquer pessoa comprar esses sedans médios por mais de 75.000,00, pois por um pouco mais vc compra carros de categoria superior como Fusion ou Malibu ou um pouco menos e leva um Azera V6 que é sem comparação!!

    • Kenny_

      Tem gente que simplesmente não gosta de uma "barca" igual Fusion e Azera, são bons carros mas horriveis para a cidade. Dificeis de estacionar, pouco ageis.

      • gseverog

        Cara cito um exemplo absurdo, mas real, aqui em casa mesmo minha mãe reclamava de ter que andar de Ranger Cabine dupla 4×4 soh para ir trabalhar a 200m da minha casa e buscar minha irma na escola, entao hj a ranger tha na familia ainda mas ela tem um fiestinha sedan rocam :D, e diz q nao se arrepende o0, cada um cada um, pra o uso dela, ela acha melhor opçao

  • HugoRTeixeira

    80 mil reais num carro com air bag duplo???????????????? Só 2???????

    Não sei qual carro é mais ridículo, este Focus ou o Cruze.

    • aprs

      Tá explicado porque não vende. 4 marchas, 2 air bags. Tá ficando velho.

    • WorthWRT

      Era isso que ia comentar, inclusive fui no site da ford para confirmar. SÓ TEM 2 AIR BAG por 80MIL!!!!

      Sinceramente, eu admirava o Focus, até achava que tinha um custoXbenefício bom. Mas depois dessa…..tomara que encalhe nas lojas

      • KTA2010

        Mas encalha mesmo. Mais de 80% dos Focus vendidos são GLX. Estive esta semana na concessionária Ford de minha cidade e lá tem um sedan Titanium igualzinho a esse da avaliação e eles estão pedindo 75 mil pelo carro, uma promoção que segundo o vendedor ocorre desde julho deste ano e que deve continuar…

  • mikaelbrian

    carro bonito mas 1.6 e 80k dificil

    • Kenny_

      Esse é 2.0. O modelo 1.6 só nas versões de entrada.

      • mikaelbrian

        é, pq ñ tinha lido a materia inteira e pensei q era 1.6 mas 2.0 inda é kro, + kro ainda é o bravo t-jet completo

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Roxmmp

    Pelo jeito o 1.6 é ruim de mais, e o TOP caro demais, encostando no Fusion, ou seja, compre o 2.0 intermediário e seja feliz.

  • lrgil

    essa roda do titaniun deu uma empobrecida em relação ao ghia, não?

    • KTA2010

      Acho que essa roda só combina com o Hatch. Sem falar que Já vi gol, pálio e até civic velho com rodas com esse mesmo desenho (está na moda no mercado de auto peças).

  • TiagoMA

    Pra mim, o grande problema do focus está no custo/beneficio ruim, pois custa 80 mil e SÒ TEM 2 AIR BAGS, não tem ESP, nem controle de tração, enquanto que o seu irmão menor new fiesta oferece 7 AIR BAGS e a concorrência em sua maioria ofecere pelo menos SEIS bolsas infláveis…

    • KTA2010

      Esse é o problema da Ford. Ela acha que para o Brasil tem que lançar os mesmos carros do primeiro mundo, mas empobrecidos de conteúdos. Na Europa desde 2004 o Focus II, que não veio para cá, vinha com air bags laterais. Essa nossa versão atual foi lançada lá em 2007 com câmbio automático de seis velocidades, seis air bags, GPS, etc. Comprei o meu Focus sedan GLX em fev/2010 (modelo 2009/2010), e o volante era de borracha (sem couro e detalhes cromados) no banco traseiro somente dois apoios de cabeça e o rádio apesar de ser o mesmo do Ghia não tinha o módulo bluethoot. Já no modelo 2010/2010 a ford foi consertando esses erros. Mas há outros, por exemplo, a ausência de piloto automático em um carro de 65 mil (o GLX não tem piloto automático até hoje). Só para comparar, até o Agile tem piloto autmático. A Renault foi mais esperta e lançou o Fluence desde a versão básica com 6 air bags, ar digital de duas zonas, partida sem chave, etc…

  • Alex_JW

    É Ford, a Renault tá mirando teu lugar… não trate de se mexer não…

  • rodrigorsr

    Tenho um Focus Sedan GLX 2010. tirando o consumo quando abastecido com álcool e o acabamento de carro popular, nã tenho queixas.

    Não ligo para a deisgn da traseira, acho discreto. No mais, é sem dúvida o melhor no que realmente importa: Dirigibilidade. O resto, é subjetivo.

  • JHerzév

    Só louco pra dar 80 mil nesse Focus tendo o Fusion por um preço semelhante. Contudo, é um ótimo carro e nas versões mais baratas vale cada centavo.

  • luizfelipebc1

    Com esse dinheiro prefiro comprar um Fision…

  • felipesfc87

    tenho um ghia faz 1 ano e meio e até hoje me perguntam que carro é.
    Pra mim é o melhor carro da categoria, mas falta marketing da ford.

  • isparkis

    Titanium, faz me rir, bem mais caro que o Azera.

  • http://www.motorpasion.com.br Focusman

    Essa roda só é bonita aro 18. Essa imitação de roda do Focus ST dói…

  • Tiago_Beneditto

    Aprovado, mas prefiro a versão hatch, que é mais esportivo, mas sem dúvida muito bonito o Focus.

  • douglasareado

    Pra mim, o Focus é aquele carro que defino como "Acertado".
    Bom acabamento, bons equipamentos…
    Agora me confirmam uma coisa, que não vi aqui na matéria.
    Verdade que o Focus tem ESP ???
    Se tiver, PONTOS e MAIS PONTOS para o Focus!!!

    • bittcorp

      Não tem ESP…
      Tem Freios ABS com EBD e CBC (controle de frenagem em curvas), que é o "primo pobre" do ESP.

  • higojoseph

    mano,Muuuuito caro….caraca

  • alzano

    Otimo carro, um dos melhores produzidos pela Ford.

  • Bruno Rocha

    Os para-lamas gordos, saltando para fora e ficando completamente retos perante as rodas. Que horror.
    O que á com os designers de hoje??? Fezes na cabeça? Infecção cerebral e morte de neurônios?

    Já fica carros dos anos 90 mais bonitos, e como eram lindos.

    Corvas retas estão acabando com os carros. Que ódio.

  • mademg

    Para quem "veste" um Ford, é um prato cheio; bom apetite!

  • CelKitem

    Prefiro o hatch mas entao, ja fico com o Volvo C30

  • victormeneses

    79k? nem a pau, com isso pego um fluence, ou um azera, ou se quiser algo da propria ford, compro um fusion sel 2.5

  • mbarbosa697

    Excelente carro,mas perto de Cruze e Elantra parece carro de uma década atras.

    • BrunoMulsane

      O cruze ja nasceu velho, o elantra é bonito, mas tem um design super enjoativo. Vai sofrer do mal da vw. Com o lançamento do novo i30 vão confundir veloster, elantra e i30. O focus é belo e elegante. E justo a elegância é que falta aos carros da hyundai e no cruze. São extremantes sisudos. Nos carros da kia ja é diferente, são elegantes e belos.

      • MM_

        O Focus teve a traseira transplantada do Versailles. Deve ter sido feito pelo mesmo designer que fez o 307 Sedan.

        O Cruze pode ter um visual mais simples, mas vem com 4 air bags e ESP, enquanto o Focus vem com 2 air bags e sem ESP.

        • BrunoMulsane

          Mas o que importa o cruze nunca vai ter: Dirigibilidade! Eu ja andei em todos carros na categoria do focus, pois tenho uma garagem de carros novos e usados. O único que chega perto é o corolla. Enfim, o cruze pode vir com air bags laterais e esp, mas tem uma suspensão pobre perante a do focus. Isso se traduz no test drive. Se você for nas duas concessionárias e andar nos dois modelos, garanto a você levar o focus. Não tem carro tão bem acertado como ele. Tanto é que em uma revista de Portugal que tenho na loja, o focus desse nosso modelo ganhou do cruze em desempenho, conforto, espaço e dirigibilidade. Perdeu apenas em design. Mesmo assim ficou na frente. Imagina o novo modelo.

  • benelaux

    Nossa, fiquei de cara quando o editor falou que "o destaque vai para as rodas".
    Nunca vi roda tão feia e desproporcional.
    Esse modelo de roda só fica bonito se for grande.

  • Dharo Lima

    coisa linda !

  • BrunoMulsane

    So sabe quem conhece. O focus é o melhor do segmento. Essas bicheiras francesas não chegam aos pés do ford. Os unicos que se equivalem são civic e corolla.

    • MM_

      Um carro que na versão de 80 mil vem com simples air bag duplo, sem ESP e cambio de 4 marchas é uma piada de mau gosto.

      • BrunoMulsane

        Quando diriji um ele poderia vir até sem air bags. Não há outro igual no brasil que proporcione tamanho prazer ao volante. E o lha que tenho um new civic. Estou esperando a nova versão para pega-lo.

  • oliveirapaulo

    Como dono de um Focus hatch, eu até estava gostando da avaliação, mas foi então quando li "…Como todo carro norte-americano, o acabamento não ganha tanta atenção no desenvolvimento do veículo…".

    Peraê né??? Esse carro foi projetado pela Ford Européia… Nada a ver com EUA, onde sequer essa versão do Focus existiu!

  • Giba212

    Tenho um GLX 2.0 sedan 09/09 com 61 mil km, carro excelente, exceto o barulho na supensão dianteira, foram 6 revisões e a Ford não conseguiu resolver o problema, incompetência ou falta de respeito ao consumidor?

  • naoseidenada

    Todo carro brasileiro é caro, mas acho que a Ford exagerou nessa Titanium (tanto ho hatch quanto do sedã)… A diferença de itens para o GLX é mínima enquanto a diferença do preço…
    Ao contrário de outros membros eu gosto do Design externo do hatch (embora internamente o i30 leve o troféu), mas concordo com a matéria que a traseira do sedã não ficou legal.

  • rafaelcarv

    Sou suspeito para falar sobre o focus, pois sempre fui apaixonado por Ford!
    São carro macios, confortáveis, nem sempre tem um design bonito, mas no caso desse Focus acho que ficou TOP.
    Só tenho uma reclamaçãozinha: Como que um carro desses tão completinho não sobe os vidros ao tranca-lo?
    Pesquisando aqui na Internet achei um módulo que diz ser perfeito para o que preciso, não precisa nem de instalação e não viola a garantia do carro! Achei nesse site aqui: Módulo Vidros Focus
    Também achei a central multimídia que mantém os comandos de volante e vem com câmera de ré! CENTRAL MULTIMÍDIA FOCUS

  • sebastião

    Sempre comprei ford e gosto muito; mas inflelizmente devido a podridão das mangueiras do tanque de combustivel, (entrada e retorno) do FOCUS que custa um preço exorbitante e ainda mão de obra tambem cara, por ter que tirar o tanque para a troca, estou desistindo de ford.