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range rover evoque auto press 1 Avaliação completa do Range Rover Evoque




O Range Rover Evoque chegou ao Brasil com preços a partir de 164.900 reais, confira os preços e detalhes de todas as versões

A Land Rover escolheu a Inglaterra, onde nasceu a marca e onde fica sua sede, para apresentar à imprensa especializada de todo o mundo o Evoque. Com a estreia do modelo mais leve e compacto da linha “top” Range Rover, a marca inglesa pretende mudar os parâmetros de design de seus modelos, tradicionalmente marcados pelas linhas retas e estilo conservador. Com traços bem fieis ao conceito LRX, apresentado em 2008, o Evoque foi apresentado em sua versão final no último Salão de Paris, em setembro do ano passado. Mas só agora começa a ser vendido – primeiramente na Europa e, até novembro, também no Brasil.

Não há como negar que o principal atributo do Evoque é o seu visual. A Land Rover caprichou nas pranchetas de desenho e surge com um SUV com linhas modernas e angulosas, mas, inequivocamente, um Range Rover. Na dianteira, fica a grade já característica dos Range Rover, cromada e com a vistosa “assinatura” logo acima. Próximos estão os faróis delgados, que escapam em direção à lateral do veículo. Mas é de perfil que o Evoque mostra que tem pouco em comum em termos de design do resto da linha da fabricante inglesa.

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O teto, no melhor estilo dos cupês, vai caindo gradativamente para a traseira, enquanto que a linha de cintura sobe. O resultado é um conjunto forte e bastante harmônico. A lateral ainda é completada por um vinco na altura da maçaneta que corta todo o carro. Na traseira, o novo modelo é mais discreto. As lanternas são pequenas e com formato mais tradicional. Já a reduzidíssima área envidraçada mostra um pouco da ousadia dos designers da Land Rover.

Tudo isso em uma carroceria de apenas 4,35 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,60 m de altura e 2,66 m de distância entre-eixos. Em comparação com os companheiros de gama, o Evoque é 43 cm mais curto, 20 cm mais estreito e 21 cm mais baixo que o Range Rover Sport. Em relação ao Freelander, ele é 15 cm mais curto e 10 cm mais baixo.

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A tradição da Land Rover defende que seus carros devem superar grande parte dos obstáculos que a natureza possa impor-lhes. Então, apesar de visualmente o Evoque ser um utilitário esportivo urbano, a Land Rover avisa que ele pode encarar terrenos fora-de-estrada sem grandes problemas. Por isso, ele vem com tração integral e o sistema Terrain Response, que ajusta motor, transmissão e suspensão de acordo com o tipo de piso enfrentado, além de assistentes para partida em aclives e de descida.

No caso de uma trilha leve ­ ou de uma estrada esburacada ­, o SUV vem com suspensão equipada com o sistema Adaptive Dynamics. Através de amortecedores magnetizados, a textura do óleo pode ser modificada instantanemente para deixar o rodar mais suave e confortável.

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Para mover o seu novo modelo, a Land Rover oferece na Europa duas opções de motorização. A movida a diesel usa o mesmo propulsor 2.2 litros que está no Freelander 2 recentemente lançado no Brasil, com 190 cv de potência e 42,8 kgfm de torque. Ainda há uma opção de usar o mesmo bloco, mas com menos potência: 150 cv e 40,78 kgfm de torque. Já o outro motor é completamente novo ­ o único que virá para o Brasil. Trata-se de um propulsor a gasolina, de 2.0 litros, injeção direta de combustível e turbocompressor, capaz de render 240 cv e 38,71 kgfm.

Como não poderia deixar de ser, fica longe dos imensos V8 que equipam outros veículos da linha, esse é o Range Rover menos poluente da história, com emissão de CO2 de 145 g/km. Apesar de se tratar do menor Land Rover da história, esse ainda é um legítimo integrante da gama “top” Range Rover. Portanto, estão lá como itens de série seis airbags, ar-condicioado dual zone, bancos dianteiros aquecidos, bancos do motorista com regulagens elétricas, sensor de estacionamento, câmara de ré, rádio/USB/MP3/Bluetooth com HD interno e GPS com tela de oito polegadas.

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Entre os principais opcionais, estão o Park Assist ­ que estaciona o carro sozinho em uma vaga lateral que tenha pelo menos 1,2 vezes o seu tamanho ­, cinco câmaras com visão 360º do veículo e o sistema Dual View da tela do console central, que permite que o motorista e o passageiro vejam duas coisas diferentes ao mesmo tempo. Provas de que o “baby” Range Rover faz jus a seu sobrenome ­ praticamente um título de nobreza. Afinal, os Range Rover são oficialmente recomendados pela família real britânica.

Ponto a ponto

Desempenho ­ O motor de 240 cv e 39 kgmf de torque dá e sobra para mover com total destreza os quase 1.600 quilos do Evoque. E a opção de acionar o câmbio manualmente através de comandos no volante ajuda a tornar o carro ainda mais esperto. Nota 9.

Estabilidade ­ Tanto na estrada quanto no árduo circuito off-road proposto pela Land Rover para o lançamento, o Evoque mostrou um equilíbrio exemplar em retas e curvas. Seu centro de gravidade mais baixo que o dos outros Range Rover também ajuda a deixar o carro mais firme. Nota 10.

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Interatividade ­ Os instrumentos em geral são de manuseio simples e intuitivo. Só o câmbio de formato circular requer algum período de aprendizado, mas logo o motorista se acostuma. A retrovisão interna pelo vidro traseiro – que é bastante diminuto em função do design de cupê do Evoque – deixa um pouco a desejar. Já os espelhos externos são bem mais generosos. Nota 8.

Consumo ­ A Land Rover declara um consumo de 11,4 km/l no circuito combinado para o Evoque com motor 2.0 turbo. Nota 8.

Tecnologia ­ o Evoque vem com tudo. É feito sobre uma plataforma relativamente nova, lançada com o Freelander 2, em 2006. O motor é mais novo e está sendo lançado junto com o carro. Como faz parte da linha Range Rover, ele conta com diversos itens tecnológicos de conforto e para o uso off-road, como o Terrain Response. Destaque também para a suspensão com amortecedores magnéticos e o sistema de auxílio ao estacionamento Park Assist. Nota 10.

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Conforto ­ Nada deixa a desejar em relação ao restante da linha “top” da Land Rover. Sobra conforto para motorista e passageiros, o que é ótimo para viagens longas. Nota 10.

Habitabilidade ­ Bons porta-objetos e um razoável porta-malas de 420 litros. Os acessos são excelentes na versão de quatro portas – nem parece um SUV. Na de duas portas, naturalmente o acesso aos bancos traseiros é um pouco mais complicado. Mas nada que chegue a ser árduo. Nota 9.

Acabamento ­ Primoroso. De altíssimo nível. A engenharia e o controle de qualidade da marca inglesa levaram o Evoque muito a sério. Não foi possível observar qualquer aspecto desabonador. Nota 10.

Design ­ É o principal argumento de vendas do Evoque. O novo modelo da marca britânica é um carro com linhas bastante modernas, classudo e de um tremendo bom gosto, sem deixar de lado a nobreza dos Range Rover. Com certeza vai fazer muita gente virar o pescoço para apreciar seu estilo. Nota 10.

Custo/Benefício ­ Na Europa, os Evoque a gasolina são oferecidos por valores entre 42 mil euros – quatro portas com acabamento Pure – e 53 mil euros – Coupé Prestige. No Brasil, o preço ainda não está definido. Mas, se mantiver no mercado nacional a mesma proporção de preços em relação aos outros modelos da marca na Europa, o Evoque deve se situar entre R$ 180 mil e R$ 220 mil, também dependendo de configuração e acabamento. Algo entre os R$ 122 mil do Freelander 2 “top” e os R$ 282 mil do Range Rover Sport mais em conta. Longe de ser barato, mas será o veículo de preço mais baixo da linha “top” Range Rover e capaz de encarar rivais igualmente requintados, como o BMW X1. Nota 7.

Total ­ O Land Rover Range Rover Evoque somou 91 pontos em 100 possíveis.

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Primeira Impressões - Um inglês com molho

Liverpool/Inglaterra – A cidade dos Beatles foi o ponto de chegada do teste de apresentação do Evoque, que partiu do País de Gales e incluiu sinosos e estreitos trechos asfaltados e circuitos off-road bastante radicais. Um pequeno detalhe deixou a avaliação tensa: a posição invertida do volante e do trânsito. Certamente será mais prazeroso dirigir o Evoque no Brasil, com o volante do lado esquerdo e com o trânsito fluindo no sentido habitual.

Se, por fora, o Evoque já impressiona, por dentro o menor dos Range Rover se revela um tremendo sedutor. O interior mistura requinte e modernidade de uma forma muito harmoniosa. É fácil achar uma boas posição para dirigir, graças aos bons ajustes de bancos e volante.

No asfalto, o mais novo Land Rover se saiu bastante bem. O centro de gravidade mais baixo ajuda a deixar o carro bastante estável, tanto nas retas quanto nas curvas. É também o Land Rover mais aerodinâmico já feito – cx de 0,35. E o motor 2.0 litros de 240 cv tem vigor de sobra para permitir que o motorista tire um ótimo desempenho do carro. De qualquer faixa de giros que se parta, as retomadas são resolutas e permitem ultrapassagens confortáveis e seguras. Quando é necessário parar bruscamente, o Evoque o faz de forma sóbria e esbanja confiabilidade.

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Apesar de seu jeito estiloso, se engana quem pensar que o Evoque é um desses “jipões de cristaleira”, com pinta robusta, porém mais afeitos a andar no asfalto liso. Nas situações off-road propostas durante a lançamento, algumas bastante radicais, o Evoque se saiu bastante bem, apesar de estar calçado com pneus normais para asfalto, e ainda por cima de perfil baixo. O sistema de tração total permanente – que estará em todas as versões que vão para o Brasil – e a extensa eletrônica embarcada no Evoque mostrou a que veio e ajudou a tirar o carro de situações iminentemente perigosas. Com a ajuda de equipamentos já conhecidos de outros veículos da marca, como a assistente de arranque em aclive Hill Start Assiste e o controle de descida em declives HDC, o Evoque não irá envergonhar nenhum fã da Land Rover. Câmeras periféricas permitem a visão de 360 graus em torno do carro através da tela do painel, para facilitar as manobras mais delicadas no off-road. Algo que pode até incomodar alguns lameiros tradicionalistas – mas que é prático, lá isso é.

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Ficha técnica - Land Rover Range Rover Evoque

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.999 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, duplo comando no cabeçote e turbocompressor. Acelerador eletrônico e injeção direta de combustível.

Transmissão: Câmbio automático com seis marchas à frente e uma a ré. Tração integral e possui controle eletrônico de tração.

Potência máxima: 240 cv a 6 mil rpm.

Aceleração 0 a 100 km/h: 7,6 segundos.

Velocidade máxima: 217 km/h

Torque máximo: 38,71 kgfm entre 1.900 e 3.500 rpm.

Diâmetro e curso: 87,5 mm X 83,1 mm. Taxa de compressão: 10,0:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson. Traseira independente do tipo Multilink. Oferece controle de estabilidade.

Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira.

Pneus: 225/65 R17

Carroceria: Utilitário esportivo em monobloco com quatro portas e quatro lugares. Com 4,35 metros de comprimento, 1,96 metro de largura, 1,60 metro de altura e 2,66 metros de entre-eixos.

Peso: 1.595 kg em ordem de marcha.

Capacidade do porta-malas: 420 litros.

Tanque de combustível: 70 litros.

Produção: Liverpool, Inglaterra.

Lançamento: 2011.

Por Auto Press


  • MarcosMV

    Foi um tiro certeiro da Land Rover, esse carro é muito bonito, e o interior é show, fico até imaginado com será a nova Ranger Rover.

    • Diego Casagrande

      Além do mais as melhoras na gama de motorização da marca melhorou 100%.

    • Cil

      E completamente diferente de outros SUVs/Crossovers disponíveis, já que estes, no geral, são donos de linhas redondas/circulares/ovais, o que acaba fazendo com o que Evoque se sobressaia na multidão.

      O carro é lindo. Não tem nem o que discutir.

  • BlueGopher

    Ai, ai, ai, se não fosse o preço…
    E o bicho é pequeno mesmo, só 6 centímetros mais comprido de que um Logan!
    (e +- 500 quilos mais pesado…)
    Estou curioso para ver ao vivo.

    • AmmmmmP

      Exatamente. Ele é do tamanho de uma Ecosport, praticamente!!! é vai custar a oportundidade de um preço abaixo de 180 mil reais.

      Ou esse trem abaixa esse preço surreal ou então… a Land Rover vai "conversar" com a Ford e pedir para ela estabelecer o preço da nova Ford Ecosport em 100 mil reais, para manter a Evoque "competitiva".

      Alguém duvida???

      • nytrouz

        Cara, comparar o tamanho da Ecosport com o de um Evoque é mesma coisa que falar que um Camaro tem mesmo tamanho de um Malibu. Resumidamente, e daí?

        As propostas são completamente diferentes.

        • AmmmmmP

          Sim, as propostas sao completamente diferentes entre si, por isso mesmo nao é adequado equivaler coisas diferentes e distantes entre si como um Camaro e um Malibu. Eles sao diferentes e distantes entre si.

          A minha comparacao entre um Evoque e uma Ecosport é, acredito, adequada, porque eles sao equivalentes nao somente em tamanho com na categoria. A Ford pode equivaler a Ecosport 2013 a uma Evoque? nao só pode como já fez, no passado, com a Ecosport 4×4 com suspensao diferenciada.

          • Euzi0

            Vamos comparar o Pós Venda, o atendimento das CSS e tudo mais ??

            Me desculpe, mas está forçando a barra amigo (y)

          • FiuzaLima

            Cara… Uma coisa não tem nada com a outra. Imagine um comparativo entre os dois carros: Conforto (Evoque), Design (Evoque), Robustez (Evoque), status (Evoque), desempenho (Evoque), segurança (Evoque), espaço interno (Evoque), tecnologia embarcada (Evoque), pós venda (Evoque), confiabilidade da marca (Evoque)… Preço (Ecosport).
            É o mesmo que comparar um Jetta Comfortline com um A4.

            E eu nunca ouvi falar de alguém que curta trilhas escolher um Ecosport para encarar a lama. Essa galera, em geral, escolhe a TR4, o finado Tracker, o Troller…
            Enquanto isso a Range/Land Rover tem aptidões incontestáveis no barro e cada vez mais adaptadas ao asfalto!

  • Victor Motter

    babei mil agora ..
    só achei estranho nao ter uma alavanca de cambio .. mais nada que nao de de se acostumar .

    • rafa_marcao

      Eu já achei uma bela maneira de trocar marcha em carros automáticos.

      • Edson Roberto

        Mas e no modo sequencial?

        • MarcosMV

          É só selecionar o modulo S e mandar a ver nas borboletas do volante.

          • mandabala

            Perfeito, não! Não há do que reclamar!

  • kikofar

    Fórmula para um design esportivo e classudo: alongue faróis e lanternas traseiras e diminua os vãos dos vidros laterais e traseiros.

    Por dentro é um primor mesmo. Vi mais fotos em outro site e realmente não dá pra achar defeito ali. Tinha medo que viesse com "65" botões no painel (como é na Discovery) o que chega a confundir, mas está mais limpo e moderno também.

    Como eu gosto das Lands viu! Pena é não ter nascido rico nem ter sido jogador de futebol. Resta-me apreciar!!!

  • josymarildo

    É Flex? Não.

    Nota 0.

    Brincadeira de lado. Eu acho que esse carro veio na altura certa para o mercado. Já estou cansado de ver coisas horríveis como o BMW X1 a poluir as estradas. Esse LandRover é muito bonito!

    • MeekeeB

      Pô, eu acho a X1 muito bonita hahaha outro dia tinha uma vermelha parada em frente ao meu prédio, muito linda mesmo. Acho o modelo da série X mais bonito

    • kikofar

      Pois é… amo as BMW's, mas o X1 não dá pra "engolir". Acho a frente muito feinha!!! rsrrsrs

      • Hbolivar

        E baixa.

  • Guerra

    Coisa Linda!!!!

    Sem mais…

  • MeekeeB

    Muito bom o carro, belo, interior muito legal também.

    Segundo as notas da avaliação, esse é o melhor carro do mundo. Ficou a frente de todos os que eu vi na Auto Press. Não que o carro seja perfeito, mas que os critérios de avaliação devem ser revistos.

  • Edu_Airtrek

    Querido Papai Noel,

    fui um bom rapaz durante o ano. Favor me mandar um Range Rover Evoque no Natal.

    Grato.

    Deixando a brincadeira de lado, esse carro foi uma aposta certeira da Land Rover. Acertaram bonito a mão nele

  • BolGola

    Com 4 portas, o Evoque fica com um aspecto bem mais sem graça!! parece um Suv qualquer…

    O interior está lindo!!! mas aquele excesso de botões na região do console próximo ao botão seletor de marchas esta poluído demais!!! Pelo menos a cor preta em toda a área suaviza um pouco. A parte do painel com a tela multifuncões a tarja de metal ou madeira decorativa, e a parte superior estão explêndidas!!! Aqueles detalhes revestido em couro até faz a gente pensar que está em um veículo do nível de Mercedes S, Rolls Royce e cia. Parabéns a Land Rover por caprichar no interior mais do que no exterior!!!! Isso vai garantir as vendas com mais facilidade porque quem entrar dentro de um Evoque não vai mais querer sair de lá ^_^

  • maiamachadoch

    taí um carro que é show mesmo

  • DanielLopesDias

    Simplemente Perfeito.

  • guilhermeluizsp

    Lindo, perfeito, TUDO!!! xD

    Só acho que deveria ter opção de motorização a diesel :S

  • Robson Silva

    Não sei se o carro andou msm no barro.
    Se andou prova que os Land são de raça.

    • Euzi0

      Esses tempos, vi um video dos Land Rovers andando no barro, neve, degraus e tals, todos eles são 4×4 pelo jeito e bem valentes !

  • mandabala

    Lindo! Meu SUV Preferido é o X6, depois Cayenne e agora Evoque!!!

    • Lucascorreajf

      Mais o X6 não é um SUV, é um crossover e a BMW quando o lançou o chamou de SAV (Sport Activity Vehicle)

  • AndredeAzambuja

    Fantástico, simplesmente fantástico. O consumo é ótimo pra um carro desse porte, era a única dúvida que eu tinha. Na boa, se eu tivesse 200 mil reais pra gastar em um carro, essa seria minha opção sem pensar duas vezes.

  • Kenny_

    Muito bom esse carro. Acho que nunca vi um modelo chegar a 91 pontos nessas avaliações.

  • davi_auto

    Realmente espetacular, o melhor da linha Ranger Rover!

    Esse carro é perfeito, Ranger Rover Evoque <3

  • RobertoDF

    Ah se eu pudesse e o dinheiro desse…

  • TTropicthunder

    Ainda vou ter um desse!

  • AmmmmmP

    Não esqueçam: 4,36 metros de comprimento e 1,98 de largura??

    Esse leão aí é do tamanho de um gatinho mirradinho.

  • higojoseph

    droga..fiquei chateado,num tenho dinheiro pra comprar

  • Ricardo_Vieira

    Esse carro é demais.
    Desde que começou a divulgar as primeiras fotos, apaixonei.
    Sempre gostei do Freelander 2, mas o Evoque superou.

  • hosfreire

    Quando vi a foto desse carro a primeira vez realmente me encantou, só que isso faz 2 anos ou mais (no tempo que era conceito), de tanto ver esse carro já CHEGA ULTRAPASSADO, a demora do seu laçamento apagou seu brilho JÀ CHEGA VELHO esse automovel.

    • jonnyrj

      Eh tambem acho super ultrapassadooo, vou ali comprar um Tucson e ja volto hahahahahahah. Fala serio neh dizer q esse carro ta ultrapassado beira o ridiculo.

  • Vitão

    Kurukus, dificilmente vejo um carro com nota 91 da Auto Press…… Se bem q a critica automotiva comentou sobre a má visibilidade deste carro…..

    Mas bonito esse carro é…… <3xDxDxD

  • Skiegaard

    linda, simplimente a mais bela LR…e que o resto das LR se inspirem nessa Evoque.

  • KamatsuKyoto

    Linda demais! xD

  • Pilotodmais

    Ha 15 dias estava em Nova York e vi este carro na concessionaria, o preco era de US$ 42.000 na versao 4 clilindros de 150CV. O acabamento do carro é impecável.

  • SilasCoul

    Ele realmente parece ser do porte do
    ecosport! Bem pequeno pra 165mil! Mas que é lindo, ele é!