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O Range Rover Evoque chegou ao Brasil com preços a partir de 164.900 reais, confira os preços e detalhes de todas as versões

A Land Rover escolheu a Inglaterra, onde nasceu a marca e onde fica sua sede, para apresentar à imprensa especializada de todo o mundo o Evoque. Com a estreia do modelo mais leve e compacto da linha “top” Range Rover, a marca inglesa pretende mudar os parâmetros de design de seus modelos, tradicionalmente marcados pelas linhas retas e estilo conservador. Com traços bem fieis ao conceito LRX, apresentado em 2008, o Evoque foi apresentado em sua versão final no último Salão de Paris, em setembro do ano passado. Mas só agora começa a ser vendido – primeiramente na Europa e, até novembro, também no Brasil.

Não há como negar que o principal atributo do Evoque é o seu visual. A Land Rover caprichou nas pranchetas de desenho e surge com um SUV com linhas modernas e angulosas, mas, inequivocamente, um Range Rover. Na dianteira, fica a grade já característica dos Range Rover, cromada e com a vistosa “assinatura” logo acima. Próximos estão os faróis delgados, que escapam em direção à lateral do veículo. Mas é de perfil que o Evoque mostra que tem pouco em comum em termos de design do resto da linha da fabricante inglesa.

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O teto, no melhor estilo dos cupês, vai caindo gradativamente para a traseira, enquanto que a linha de cintura sobe. O resultado é um conjunto forte e bastante harmônico. A lateral ainda é completada por um vinco na altura da maçaneta que corta todo o carro. Na traseira, o novo modelo é mais discreto. As lanternas são pequenas e com formato mais tradicional. Já a reduzidíssima área envidraçada mostra um pouco da ousadia dos designers da Land Rover.

Tudo isso em uma carroceria de apenas 4,35 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,60 m de altura e 2,66 m de distância entre-eixos. Em comparação com os companheiros de gama, o Evoque é 43 cm mais curto, 20 cm mais estreito e 21 cm mais baixo que o Range Rover Sport. Em relação ao Freelander, ele é 15 cm mais curto e 10 cm mais baixo.

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A tradição da Land Rover defende que seus carros devem superar grande parte dos obstáculos que a natureza possa impor-lhes. Então, apesar de visualmente o Evoque ser um utilitário esportivo urbano, a Land Rover avisa que ele pode encarar terrenos fora-de-estrada sem grandes problemas. Por isso, ele vem com tração integral e o sistema Terrain Response, que ajusta motor, transmissão e suspensão de acordo com o tipo de piso enfrentado, além de assistentes para partida em aclives e de descida.

No caso de uma trilha leve ­ ou de uma estrada esburacada ­, o SUV vem com suspensão equipada com o sistema Adaptive Dynamics. Através de amortecedores magnetizados, a textura do óleo pode ser modificada instantanemente para deixar o rodar mais suave e confortável.

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Para mover o seu novo modelo, a Land Rover oferece na Europa duas opções de motorização. A movida a diesel usa o mesmo propulsor 2.2 litros que está no Freelander 2 recentemente lançado no Brasil, com 190 cv de potência e 42,8 kgfm de torque. Ainda há uma opção de usar o mesmo bloco, mas com menos potência: 150 cv e 40,78 kgfm de torque. Já o outro motor é completamente novo ­ o único que virá para o Brasil. Trata-se de um propulsor a gasolina, de 2.0 litros, injeção direta de combustível e turbocompressor, capaz de render 240 cv e 38,71 kgfm.

Como não poderia deixar de ser, fica longe dos imensos V8 que equipam outros veículos da linha, esse é o Range Rover menos poluente da história, com emissão de CO2 de 145 g/km. Apesar de se tratar do menor Land Rover da história, esse ainda é um legítimo integrante da gama “top” Range Rover. Portanto, estão lá como itens de série seis airbags, ar-condicioado dual zone, bancos dianteiros aquecidos, bancos do motorista com regulagens elétricas, sensor de estacionamento, câmara de ré, rádio/USB/MP3/Bluetooth com HD interno e GPS com tela de oito polegadas.

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Entre os principais opcionais, estão o Park Assist ­ que estaciona o carro sozinho em uma vaga lateral que tenha pelo menos 1,2 vezes o seu tamanho ­, cinco câmaras com visão 360º do veículo e o sistema Dual View da tela do console central, que permite que o motorista e o passageiro vejam duas coisas diferentes ao mesmo tempo. Provas de que o “baby” Range Rover faz jus a seu sobrenome ­ praticamente um título de nobreza. Afinal, os Range Rover são oficialmente recomendados pela família real britânica.

Ponto a ponto

Desempenho ­ O motor de 240 cv e 39 kgmf de torque dá e sobra para mover com total destreza os quase 1.600 quilos do Evoque. E a opção de acionar o câmbio manualmente através de comandos no volante ajuda a tornar o carro ainda mais esperto. Nota 9.

Estabilidade ­ Tanto na estrada quanto no árduo circuito off-road proposto pela Land Rover para o lançamento, o Evoque mostrou um equilíbrio exemplar em retas e curvas. Seu centro de gravidade mais baixo que o dos outros Range Rover também ajuda a deixar o carro mais firme. Nota 10.

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Interatividade ­ Os instrumentos em geral são de manuseio simples e intuitivo. Só o câmbio de formato circular requer algum período de aprendizado, mas logo o motorista se acostuma. A retrovisão interna pelo vidro traseiro – que é bastante diminuto em função do design de cupê do Evoque – deixa um pouco a desejar. Já os espelhos externos são bem mais generosos. Nota 8.

Consumo ­ A Land Rover declara um consumo de 11,4 km/l no circuito combinado para o Evoque com motor 2.0 turbo. Nota 8.

Tecnologia ­ o Evoque vem com tudo. É feito sobre uma plataforma relativamente nova, lançada com o Freelander 2, em 2006. O motor é mais novo e está sendo lançado junto com o carro. Como faz parte da linha Range Rover, ele conta com diversos itens tecnológicos de conforto e para o uso off-road, como o Terrain Response. Destaque também para a suspensão com amortecedores magnéticos e o sistema de auxílio ao estacionamento Park Assist. Nota 10.

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Conforto ­ Nada deixa a desejar em relação ao restante da linha “top” da Land Rover. Sobra conforto para motorista e passageiros, o que é ótimo para viagens longas. Nota 10.

Habitabilidade ­ Bons porta-objetos e um razoável porta-malas de 420 litros. Os acessos são excelentes na versão de quatro portas – nem parece um SUV. Na de duas portas, naturalmente o acesso aos bancos traseiros é um pouco mais complicado. Mas nada que chegue a ser árduo. Nota 9.

Acabamento ­ Primoroso. De altíssimo nível. A engenharia e o controle de qualidade da marca inglesa levaram o Evoque muito a sério. Não foi possível observar qualquer aspecto desabonador. Nota 10.

Design ­ É o principal argumento de vendas do Evoque. O novo modelo da marca britânica é um carro com linhas bastante modernas, classudo e de um tremendo bom gosto, sem deixar de lado a nobreza dos Range Rover. Com certeza vai fazer muita gente virar o pescoço para apreciar seu estilo. Nota 10.

Custo/Benefício ­ Na Europa, os Evoque a gasolina são oferecidos por valores entre 42 mil euros – quatro portas com acabamento Pure – e 53 mil euros – Coupé Prestige. No Brasil, o preço ainda não está definido. Mas, se mantiver no mercado nacional a mesma proporção de preços em relação aos outros modelos da marca na Europa, o Evoque deve se situar entre R$ 180 mil e R$ 220 mil, também dependendo de configuração e acabamento. Algo entre os R$ 122 mil do Freelander 2 “top” e os R$ 282 mil do Range Rover Sport mais em conta. Longe de ser barato, mas será o veículo de preço mais baixo da linha “top” Range Rover e capaz de encarar rivais igualmente requintados, como o BMW X1. Nota 7.

Total ­ O Land Rover Range Rover Evoque somou 91 pontos em 100 possíveis.

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Primeira Impressões – Um inglês com molho

Liverpool/Inglaterra – A cidade dos Beatles foi o ponto de chegada do teste de apresentação do Evoque, que partiu do País de Gales e incluiu sinosos e estreitos trechos asfaltados e circuitos off-road bastante radicais. Um pequeno detalhe deixou a avaliação tensa: a posição invertida do volante e do trânsito. Certamente será mais prazeroso dirigir o Evoque no Brasil, com o volante do lado esquerdo e com o trânsito fluindo no sentido habitual.

Se, por fora, o Evoque já impressiona, por dentro o menor dos Range Rover se revela um tremendo sedutor. O interior mistura requinte e modernidade de uma forma muito harmoniosa. É fácil achar uma boas posição para dirigir, graças aos bons ajustes de bancos e volante.

No asfalto, o mais novo Land Rover se saiu bastante bem. O centro de gravidade mais baixo ajuda a deixar o carro bastante estável, tanto nas retas quanto nas curvas. É também o Land Rover mais aerodinâmico já feito – cx de 0,35. E o motor 2.0 litros de 240 cv tem vigor de sobra para permitir que o motorista tire um ótimo desempenho do carro. De qualquer faixa de giros que se parta, as retomadas são resolutas e permitem ultrapassagens confortáveis e seguras. Quando é necessário parar bruscamente, o Evoque o faz de forma sóbria e esbanja confiabilidade.

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Apesar de seu jeito estiloso, se engana quem pensar que o Evoque é um desses “jipões de cristaleira”, com pinta robusta, porém mais afeitos a andar no asfalto liso. Nas situações off-road propostas durante a lançamento, algumas bastante radicais, o Evoque se saiu bastante bem, apesar de estar calçado com pneus normais para asfalto, e ainda por cima de perfil baixo. O sistema de tração total permanente – que estará em todas as versões que vão para o Brasil – e a extensa eletrônica embarcada no Evoque mostrou a que veio e ajudou a tirar o carro de situações iminentemente perigosas. Com a ajuda de equipamentos já conhecidos de outros veículos da marca, como a assistente de arranque em aclive Hill Start Assiste e o controle de descida em declives HDC, o Evoque não irá envergonhar nenhum fã da Land Rover. Câmeras periféricas permitem a visão de 360 graus em torno do carro através da tela do painel, para facilitar as manobras mais delicadas no off-road. Algo que pode até incomodar alguns lameiros tradicionalistas – mas que é prático, lá isso é.

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Ficha técnica – Land Rover Range Rover Evoque

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.999 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, duplo comando no cabeçote e turbocompressor. Acelerador eletrônico e injeção direta de combustível.

Transmissão: Câmbio automático com seis marchas à frente e uma a ré. Tração integral e possui controle eletrônico de tração.

Potência máxima: 240 cv a 6 mil rpm.

Aceleração 0 a 100 km/h: 7,6 segundos.

Velocidade máxima: 217 km/h

Torque máximo: 38,71 kgfm entre 1.900 e 3.500 rpm.

Diâmetro e curso: 87,5 mm X 83,1 mm. Taxa de compressão: 10,0:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson. Traseira independente do tipo Multilink. Oferece controle de estabilidade.

Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira.

Pneus: 225/65 R17

Carroceria: Utilitário esportivo em monobloco com quatro portas e quatro lugares. Com 4,35 metros de comprimento, 1,96 metro de largura, 1,60 metro de altura e 2,66 metros de entre-eixos.

Peso: 1.595 kg em ordem de marcha.

Capacidade do porta-malas: 420 litros.

Tanque de combustível: 70 litros.

Produção: Liverpool, Inglaterra.

Lançamento: 2011.

Por Auto Press



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