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Alguns automóveis chegam ao mercado valorizando sua versão com preço mais competitivo – aquela que aparece nos anúncios junto com a frase “a partir de X reais”. Outros optam por mostrar primeiro a versão “top”, que funciona como uma espécie de “cartão de visitas” – deixa uma boa impressão e uma imagem de modernidade para as versões menos equipadas lançadas a seguir, essas sim responsáveis por ampliar o volume de vendas.

Essa será a estratégia adotada na chegada ao Brasil da nova geração do Fusion. A versão topo de linha com tração integral Titanium Ecoboost AWD será a primeira a desembarcar e será o destaque da Ford no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontecerá de 24 de outubro a 4 de novembro. A pré-venda começa esse mês, mas as primeiras 400 unidades só serão entregues em dezembro. O preço fica em R$ 112.900 – o modelo já chega completo e não oferece opcionais.

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Apresentada no último Salão de Detroit, em janeiro desse ano, a nova geração do Fusion foi lançada esse mês no mercado norte-americano. Assim como na geração anterior, o modelo será trazido para o Brasil da fábrica mexicana de Hermosillo. O sedã também é produzido em fábricas nos Estados Unidos, Bélgica, Rússia e China, e será vendido em 160 países.

Encarna bem a proposta estratégica de investir em plataformas globais, iniciada em 2008 com o New Fiesta, que a marca americana batizou de “One Ford”. Agora, os sedãs Fusion e Mondeo foram unificados e apenas o nome os diferencia. O novo sedã cresceu um pouco em todas as suas dimensões e, segundo a Ford, nenhuma peça do modelo anterior foi aproveitada na geração atual.

Com um estilo derivado do conceito Evos, revelado no Salão de Frankfurt de 2011, o novo Fusion apresenta a evolução do chamado Kinetic Design. Mas a semelhança com os sedãs da marca inglesa Aston Martin – que até 2007 pertencia à Ford – é inegável. Os cromados foram usados com moderação.

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A grade frontal é ampla, ladeada por faróis esculpidos – que o marketing da Ford chama de “efeito joalheria”. O capô ostenta vincos bem marcados, que dão um aspecto aerodinâmico e ainda compõem um interessante efeito de luz e sombra. No perfil, a linha de cintura elevada, o teto em forma de parábola e a traseira curta, em estilo “fastback”, conferem um ar esportivo. Por trás, o vidro bem inclinado e as lanternas em leds se destacam, enquanto o spoiler na tampa da mala e as saídas duplas de escapamento integradas à saia explicitam o potencial dinâmico.

Por dentro, o sedã adota um estilo conservador, mas de alto padrão. Com direito a muitos revestimentos “soft touch”, couros naturais e sintéticos, “black piano” e aço escovado. O amplo porta-objetos à frente da alavanca do câmbio, com vãos laterais para facilitar o acesso, e a generosa tela LCD de 8 polegadas, dão desejáveis toques de modernidade estilística.

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A versão Titanium AWD do novo Fusion traz um farto pacote de equipamentos tecnológicos, que inclui itens como alerta de ponto cego, assistência à manutenção de faixa – o volante vibra quando é detectada troca de faixa não sinalizada através das setas –, assistência a estacionamento – o carro identifica se a vaga é adequada e faz todas as manobras, enquanto o motorista apenas acelera e freia – e controle de cruzeiro adaptativo, que freia e acelera o carro de acordo com o trânsito à frente. O teto solar é item de série e o Sync Media System, com GPS integrado, agora está disponível com comandos de voz em português.

Para mover a configuração Titanium AWD foi escalado o moderno EcoBoost 2.0 GTDI transversal, que substitui o V6 de 3 litros. Apesar de ter um litro a menos na capacidade, o motor a gasolina de quatro cilindros gera 240 cv – apenas 3 cv a menos que o antigo V6 – e 34,7 kgfm. Para isso, conta com tecnologias como injeção direta de combustível, turbocompressor e duplo comando de válvulas independentemente variável Ti-VCT. A transmissão é automática de seis velocidades, com possibilidade de trocas manuais através das aletas atrás do volante.

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Se o “top” Titanium Ecoboost AWD pinta ainda esse ano nas concessionárias, a versão básica SE, com motor bicombustível Duratec de 2,5 litros, só chega ao Brasil em março de 2013, simultaneamente com a intermediária Titanium Ecoboost FWD, com tração dianteira. No mês seguinte, para reforçar o marketing ecológico, desembarca o Fusion com motorização híbrida. Nenhuma das três futuras opções já tem preço confirmado no Brasil.

Primeiras impressões - Além das aparências

Los Angeles/Estados Unidos – O consumidor que a Ford planeja conquistar com o novo Fusion é atualmente disputado por modelos como Hyundai Azera e Sonata, Kia Optima e Cadenza, Volkswagen Passat e Jetta Turbo e Toyota Camry, além das versões mais básicas dos sedãs de marcas “premium”, como Volvo S60, Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes Classe C.

A marca norte-americana imagina que irá atrair também o público que cogita comprar utilitáros esportivos urbanos e estilosos, como Chevrolet Captiva, Volkswagen Tiguan, Hyundai ix35 e Honda CR-V. Para encarar os adversários escolhidos, que são muitos e poderosos, o novo Fusion representa uma agradável evolução generalizada em relação ao modelo anterior. Que já apresentava um bom conjunto, embora estivesse nitidamente defasado em termos estilísticos.

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Em relação ao, a evolução também é clara. Não é difícil achar uma boa posição para dirigir o novo Fusion. O motorista conta com ajuste lombar, ajuste elétrico para dez posições e memória para três diferentes posições de bancos e espelhos, mas todos os assentos do sedã recebem os ocupantes de forma amistosa e relaxante, sempre com espaços generosos. O nível de ruídos a bordo foi reduzido consideravelmente.

Se a aparência elegante e dinâmica é responsável pelo impacto inicial e a receptividade no habitáculo é sedutora, o novo conjunto mecânico também não deixa nada a desejar. Nas bem sinalizadas vias da cidade de Los Angeles, o motor EcoBoost 2.0, em conjunto com o câmbio automático de seis velocidades, mostrou boa elasticidade e respondeu sem vacilações tanto em baixa quanto em alta rotação. Os 240 cv de potência e o torque de 34,7 kgfm dão e sobram para mover o sedã de forma vigorosa ou pacata, ao gosto do “freguês”.

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Coerentemente com o trem de força, o acerto de suspensão foi feito para garantir estabilidade numa condução mais esportiva. Como já ocorria na versão AWD anterior, a tração nas quatro rodas oferece instigantes possibilidades dinâmicas ao modelo, dispensando maiores intervenções do controle de estabilidade.

Para tornar a experiência de dirigir ainda mais divertida, as marchas podem ser acionadas manualmente através dos “paddle-shifts” no volante. E a direção elétrica oferece respostas diretas, além de ser bastante precisa. Pelo conjunto da obra, não é difícil apreciar carros como o Fusion EcoBoost AWD.

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Ficha técnica - Ford Fusion Titanium 2.0 Ecoboost

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.999 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, turbo. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio automático de seis marchas à frente e uma a ré com modo sequencial e trocas no volante. Tração integral. Oferece controle eletrônico de tração.

Potência máxima: 240 cv a 5.500 rpm.

Aceleração 0-100 km/h: 7,3 s.

Velocidade máxima: 240 km/h.

Torque máximo: 34,5 kgfm entre 1.750 rpm e 4.500 rpm.

Diâmetro e curso: 87,5 mm x 83,1 mm. Taxa de compressão: 10,0:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira independente do tipo Multilink, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade.

Pneus: 235/45 R18.

Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS com EBD

Carroceria: Sedã com quatro portas e cinco lugares. Com 4,87 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,44 m de altura e 2,85 m de entre-eixos. Oferece sete airbags: dois frontais, dois laterais dianteiros, dois do tipo cortina e um para o joelho do motorista.

Peso: 1.599 kg.

Capacidade do porta-malas: 453 litros.

Tanque de combustível: 60 litros.

Produção: Hermosillo, México.

Lançamento mundial: 2012.

Itens de série: Ar-condicionado automático, vidros elétricos, travas elétricas, rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth, computador de bordo, direção hidráulica, freios ABS, airbag frontais, laterais e de cabeça, sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva, bancos em couro, sistema de navegação GPS, rodas de liga-leve em 18 polegadas, volante multifuncional, leds de iluminação diurna, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, bancos dianteiros com aquecimento, .

Preço: R$ 112.900.

Por Auto Press


  • gpalms

    Motor moderno e preço "não estratosférico"… Boa jogada da Ford… Gostei!!

    • Long_life_tobigcars

      O motor é moderno mas o preço é uma "guerra estelar" de tão alto. Ainda tem gente que defende o preço alto praticado nesse país!

      • Long_life_tobigcars

        Lembrando também que na lista não aparece o sistema Sync, encontrado até no New Fiesta. Nos EUA o Titanium vem de série o sistema. Mas como o objetivo virulento das montadoras aqui instaladas é privilegiar o corte nos custos, retiram o Sync, piora a qualidade similar ao vendido em território americano e aumenta o preço aqui.

      • gpalms

        E tem gente que não entendeu o comentário…
        Em momento algum defendi altos preços. Também sei que o valor praticado pra qualquer carro no Brasil é abusivo.
        Mas veja só, a Ford esta oferecendo um carro em conformidade com o primeiro mundo, com um motor que tem o que há de melhor, seguro, AWD, grande e com todos os opcionais possíveis…
        Me indique hoje, no mercado brasileiro (sem utopias ou revoltas), algum produto nessa faixa de preço que ofereça algo parecido com este???

        • Camaleão

          Concordo plenamente com gpalms, hoje não se acha um carro Top como o Titanium UNC3 por esse valor, (R$ 114,990,00) o New Azera Novo não sai por menos de R$ 120.000,00 e é mais pesado, o Kadenza por menos de R$ 130.000,00 , o modelo mais simples da Mercedes C 180 por menos de R$ 128.000,00 e o Novo BMW 320I não sai por menos de R$ 134.000,00 sendo assim afirmo categoricamente que esse carro é o melhor entre custo beneficio, não estou questionando os preços abusivos, mas entre a concorrência ficaria com um fusion Titanium UNC3

      • plextor2012

        Tem muito endinheirado no país.

    • rattrap587

      Não… Estratosférico não é… Já chegou na lua de tão alto. Até quando iremos aceitar preços extorcivos como "normais"? – Normal seria custar o mesmo que custa na Europa e em outros países… Metade desse preço pelo menos!!! Dêem nome aos bois, por favor!!! Deixemos de ser tão ingênuos!

      • Renan_Wolf

        Tá e o que vocês pretendem fazer a respeito ? todo mundo fala (inclusive eu) mas não vejo NINGUÉM mexendo um dedo pra mudar a realidade deste país, ai vai vir cidadão dizendo que é pra fazer diferença na Urna, votando em fulano ou ciclano a política da bandidagem e a política de altos preços não irá mudar, entra governo sai governo, entra partido sai partido, entra ano e sai ano, só continua a mesma coisa…
        Nós já cansamos de reclamar por aqui, sempre que divulgam os preços de um carro nós já saímos com 16 pedras na mão atirando para tudo quanto é lado.
        Acho que todos aqui já entenderam que somos "Vitimas e reféns" de um país que tem preços e impostos absurdos… não adianta ficar com essa ladainha, ninguém é ingênuo não meu querido, todos estão mais do que ciente de nossa atual realidade e situação, o fato que ficar comentando não vai mudar nada
        Respeito sua opinião e de forma alguma quero parecer desrespeitoso é só que essa ladainha de preço alto no Brasil já tá mais do que "marcada"
        Não estou dizendo para aceitarmos e calarmos a boca, apenas estou dizendo que não adianta nada ficar expressando a sua revolta aqui pois todos aqui já sabemos disso e mesmo assim estamos lá juntando dinheiro para comprar carro ou pelo menos pensando em oque comprar num futuro próximo.. (Isso é válido inclusive para mim também) e nem adianta falar de carro usado, pois o preço também não é justo.

        Quanto ao Fusion, diante do nosso mercado, acho que se tornou uma boa opção, tendo em vista que vem recheado de técnologia, tem um design bem interessante e um motor potente e economico… vai dar dor de cabeça para a concorrência… mais do que já vem dando.

        • rattrap587

          E qual a sua sugestão para que o quadro atual de preços abusivos seja mudado? Vc só reclamou que isso é tudo uma ladaínha (será?) e que todo mundo sabe que os preços aqui são abusivos (eu acho que todo mundo sabe o que tá rolando nas novelas do globo, mas sobre conscientização de preços, tenho sérias dúvidas sobre o nível de informação em geral) e etc… O que vc sugere que seja feito? Qual é a sua proposta?

      • Long_life_tobigcars

        Mas há ativistas de montadoras aqui no NA que defende a manutenção dos preços a ponto dizer que o preço do Fusion está "muito bom". Tem até gente aqui comparando o preço do modelo dos EUA e dizer que não está tão "alto assim".

        • PabloBahia

          Dentro da nossa realidade o preço está muito bom sim ( como a geração passada também já dava um banho de custo-benefício frente aos concorrentes ), quem ler o texto vai perceber que essa versão top de linha, recheada de itens que só modelos de categoria superior possuem, por menos de 113 mil reais certamente é a melhor opção da categoria.

    • Roger

      O Novo Fusion Titanium dá um show no Azera, Cadenza, Sonata, peugeot 508 etc. Não só pela toda tecnologia de série e tração AWD inteligente, mas pelo motor, o coração do carro. Basta ver os números: Fusion Titanium faz de 0 a 100 Km/h em 7,3 seg e o Azera faz em 9,9 seg. É muita disparidade. Não gosto dos motores da Hyundai, pois são pesados e com performance muito ruins….

      • Eduardo

        Comprei um Fusion Titanium AWDe estou decepcionado. É duro, faz barulho, gasta muito (3 km/l e cheio de arremates mal feitos. Que decepção meu amigo. a Ford deu um passo a frente e vários atrás, EDU.

  • Gabriel_Nint

    Gostei muito desse Fusion, mas queria que o interior fosse mais agressivo, como na área externa do carro.

    Eu ainda iria de Sonata (como não sei o preço de um Fusion com os mesmos equipamentos) pelo visual e equipamentos. Se esse Fusion 2.5 viesse por menos de 90k já seria uma bela pedida no segmento, mas como quando o carro fica bonito ele encarece pelo menos 20%, não acredito em preços "baixos".

    • http://cacagrilos.blogspot.com Yuri_Chavez

      O visual do Sonata me enfeitiçou desde o começo e ainda babo quando vejo um, mas como costumo colocar a razão acima de qualquer coisa, eu nunca deixaria um Fusion por um Sonata.

      • BBMP_

        Pra vc ver o que eh gosto… Eu ja acho a frente do Sonata uma aberracao, parece uma mistura de um alien com um peixe. Os "labios" caidos da grade deixam um aspecto feio.

        • Marciomaster

          BBMP, somos dois, acho o sonata horrivel, e a culpa é da frene que nada tem haver com o resto, assim como não gosto do veloster ou i30, mas creio que o elantra e o novo azera são otimos no desenho.

          • AndreSS

            Vejo um pokemon toda vez que olho pra frente do Sonata kkkkkkk

            • dtgenerico

              Pessoalmente, também acho o desenho da frente do Sonata bem feio. Aliás, eu acho que a Hyundai ta indo pra uma escola de desing muito "futurista" e agressiva que eu, particularmente, acho que cansa muito rapidamente. O novo I30 ainda nem lançou e já enjoei só de ver as fotos por aí….rs
              É muito marcante, então cansa logo.

          • Filipe Augustus

            O Sonata é aquele carro que tem tudo pra ser lindo e alguma coisa foge do lugar, tenho certeza que na primeira reestilização o Sonata vai abalar a concorrencia. E ficar mais limpo.

    • marciors01

      Também não gosto da frente do sonata.
      Agora veja, o sonata está abaixo do fusion em motorização, equipamentos e acabamento, este fusion está superior ao cadenza, anda mais e é mais equipado, além de para o meu gosto ser mais bonito.

      • rpasini1

        Eu já acho lindo o sonata, porém o visual já cansou. E em termos de equipamentos, o fusion mata o sonata.

        • marciors01

          Cansou? Cansou nada, é que é feio mesmo, no ínicio as pessoas se impressionam porque o carro é vistoso, e é mesmo, mas é feio, não há como ter cansado porque faz pouco tempo que chegou aqui.

    • RALSILVA

      Eu também babei pelo Sonata antes do lançamento, mas aí veio aquele preço salgado e o coloquei no freezer até hoje, rs. Ainda bem, pois como o pessoal disse abaixo o design é tão agressivamente bonito que ele acaba cansando em algum momento.

      Já esse Fusion não vai me cansar tão cedo, posso garantir, rs. Falo isso em cima de uma crítica recorrente que eu tinha sobre o modelo anterior: nunca consegui me entender com aqueles frisos enormes na frente, por mais que venerasse esse carrão. Agora sim, não vou ter mais tal problema, pois esses filetes frisados discretos são mesmo o bicho, hehehe

    • Long_life_tobigcars

      Esse Fusion já está perfeito na medida. Entre ele e o Sonata eu ficaria com o Fusion. O Sonata é um excelente carro mas suas linhas são por demais agressivas e isso torna o design enjoativo com apenas 2 anos em produção.

    • GustavoHonda

      O Sonata ganhou fama e status , lindo por dentro e por fora esse novo Fusion, carro dos sonhos…

  • Matheus_C

    recheio muito bom,gosto do estilo americano do atual,mas vou acabar me acostumando com este Mondeo….
    e em questao de preco,nao foi um salto muito grande,ja que o atual esta na casa dos 107,porem este ganha, ACC, Park assist,e economia de
    combustivel..

  • Landrutt

    Muito lindo, chega babei. Se DEUS QUISER consigo convencer o cabeça dura do meu pai a pegar um desses quando for trocar o Camry dele próximo ano. O mais difícil vai ser dizer que o Fusion não é V6 e que ainda é menos potente que o carro atual dele, mas vou focar no design, no conforto e no preço quase 50 mil menor que um Camry novo ou um Omega, e quase 60 mil a menos que um 300C, que eram as opções dele.

    • marcfreitaz

      Fala pra ele que vai ganhar "novos" mimos, tecnologia e economia, fala pra ele que com a grana que sobrar da compra ele investir, ou fazer uma viajem e não dar num carro relativamente caro aqui.

  • tiards

    Agora traga o Mustang dona ford. Obrigado!

    • Renan_Wolf

      Já passou da hora de trazer Mustang, Explorer e F-SERIES.

  • ricardo78scs

    O duro é se acostumar a nova realidade, de ver carros médio-grandes com motor 2.0.
    Pertenço ao grupo que sente mais segurança, e também mais orgulho, em poder rodar com um 3.0 V6, mesmo que de concepção mais antiga e menos eficiente…

    • Dragoniten

      Sente mais segurança em rodar com um motor que garante menos torque em baixas e em médias rotações? Seems legit. Mas não faz sentido.

      Orgulho, poder, ouvir a barulho do V6 é uma coisa. Mas tira esse "segurança" dali, porque pelo jeito você ainda não experimentou o carro.

    • Miaudito

      É né? Muito melhor comprar uma TV de tubo de 50 polegadas do que uma LED de 42"…

    • Nick_Ceara

      Pessoal que comenta no NA aceitando ser atrasado tecnologicamente dos outros países.. Depois reclamam que a hyundai não traz motores com injeção direta ou que a chevrolet não traz o cruze com motor 1.4 turbo muito mais eficiente e potente que o o 1.8 atual.

      • Long_life_tobigcars

        Amigo! Isso já está enraizado na subcultura do brasileiro! Infelizmente os tupiniquins nasceram no atraso e no atraso perecerão! Jamais seremos um país desenvolvido. Pense nisso!

    • godelemos

      Então se o ecoboost 1.0 vier no focus vc vai preferir o duratec ? Eu não…

  • Renan21

    Muito bom!!!
    Eu não reclamaria se continuasse vendendo o outro modelo por um preço mais baixo.

  • CharlesAle

    Nossa,como o carro evoluiu estéticamente,a segundo foto,de cima para baixo,mostra como a frente ficou agressiva,bem esportiva e até lembra a cara de uma cobra venenosa,com suas presas a mostra,enfim,o carro surpreende positivamente e com certeza,se tiver bom preço,será uma corrida as CSS,aliás,a Ford retomou o gás das vendas e já abre vantagem sobre a Renault,que aliás,insiste demais na familia Dacia…

    • RALSILVA

      "…e até lembra a cara de uma cobra venenosa, com suas presas a mostra."

      Tomara que aquela turma que adora ficar se arrastando pela esquerda da esquerda pense a mesma coisa, hehehe

  • Daniel Ramos

    Muito bom o test, esse fusion é sensacional mesmo, tem um interior fantastico, todo bem acabado,
    o modelo largou o desenho meio "tiozão" e adotou linhas totalmente agressivas e esportivas…enfim, falou tudo meu caro, o carro evoluiu muito, mais muito mesmo, sem falar da motorizaçao ecoboost…o carro é uma maravilha, o unico porem é que em comparação com os EUA o preço aqui seja muito mais alto…mais enfim, o carro não perde seu brilho, e a versão titanium então, nossa, é a coisa mais linda. Mais mesmo assim, eu acho que prefiro o azzera ou accord

    • marciors01

      Nos EUA a versão vendida aqui custa 37k, ou R$75.000, não está assim tão mais caro.

      • Daniel Ramos

        Bem, se for fazer as contas, 60% do valor do produto….mais o que mata são as altas taxas brasileiras, entende…sempre implico e serei um eterno critico em relaçao a isso.

      • Long_life_tobigcars

        Lembre-se que nos EUA o salário mínimo é de US$ 1400,00.
        É como se comparado ao brasil, com o salário mínimo miserável tupiniquim, você precisa-se trabalhar apenas 26 meses.
        Aqui você teria que trabalhar pelo preço cobrado no sistema "lucro-custo-brasil", 180 meses!

        Gostou do abismo?

        E mais! Essa versão que será vendida no brasil é a Titanium que nos EUA custa mesmo é US$ 31 mil!

        http://www.ford.com/cars/fusion/trim/titanium/

        • Daniel Ramos

          Eu tenho uns camaradas que moram lá nos eua, eles falam que um TAXISTA tira mais que um piloto de avião aqui no brasil em média..rsrs!

    • RALSILVA

      Só nessa excelente matéria da Auto Press consegui entender o porquê dessa nova esportividade bem-vinda. A Ford quer "atrair também o público que cogita comprar utilitários esportivos urbanos e estilosos, como Chevrolet Captiva, Volkswagen Tiguan, Hyundai ix35 e Honda CR-V".

      Touché! E vai se dar bem!

  • Jason

    Desde a primeira versão sempre cobicei esse carro, mas é notável o avanço da última para essa geração. A Ford acertou a mão no sedã. Espero pelas versõses mais despojadas pra ver como os concorrentes vão sentir.

    • brunoxeca

      A Ford está acertando em todos os carros…Focus. Fusion….Fiesta….B-max…C-max…EDGE!!! Conseguiram dar um upgrade muito interessante na CarroçaSport ! Na minha opnião, das 4 "grandes" é a que esta em seu melhor momento!

      • PabloBahia

        Desde quando a Ford criou a promoção Upgrade no Fiesta Rocam eu venho percebendo isso, o custo-benefício da marca é bom. O substituto dele por sinal já deve estar na metade de seu desenvolvimento. Uma das coisas que eu gosto da Ford é o acerto dinâmico dos carros.

        • marcfreitaz

          Isso é bem verdade, eu fico P da vida quando alguém que eu conheço fala mal da Ford, que não presta porque se quebrar é o olho da cara, beleza a manutenção pode ser um pouco mais cara, mas são bons carros e que não dão problemas faceis assim, e como que a pioneira nesse ramo não vai prestar… nunca tive Ford, pretendo comprar o atual modelo do Fusion em 2014, usado mesmo, sempre admirei.

  • arianoneves

    É impressão minha ou esse caro não vem com ESP?

    • Debraido

      impressão!

    • KTA

      …"Como já ocorria na versão AWD anterior, a tração nas quatro rodas oferece instigantes possibilidades dinâmicas ao modelo, dispensando maiores intervenções do controle de estabilidade."…

      • RALSILVA

        Aí vai então minha dúvida de leigo. Esse AWD carrega mais peso que o FWD, certo? Isso poderá se traduzir em quê, então?

        Que o FWD dependerá mais do ESP nas curvas é certo. Mas ele também terá uma arrancada abaixo dos 7,3 segundos nos 0 a 100, pelo menos teoricamente?

        Esqueçam o aspecto lama e trilha, que não procuro jipão num Fusion, hehehe

        • HuBrFe

          "Mas ele também terá uma arrancada abaixo dos 7,3 segundos nos 0 a 100, pelo menos teoricamente?"
          Não. Por que o Veyron, de 1888 kg, faz 0-100 em 2,5 segundos com 1000 cv e um Agera R, por exemplo, faz em mais tempo, sendo que tem mais de 1100 cv e mais de meia tonelada a menos? Sim, o Veyron é AWD. Mas já em arrancada 0-300, por exemplo, o Agera R fica na frente.

        • marciors01

          RALSILVA, em teoria em carros deste nivel nunca será necessária a intervenção do esp sem que o motorista cometa uma loucura, se fores um sujeito responsável e não tentares entrar nas curvas como se estivesses em um track day o esp continuará dormindo.
          A utilidade mesmo do esp é em manobras de emergência, para escapar de um acidente por exemplo, e pista molhada, e espera-se que a pessoa não tente andar a 120km;h em dia de chuva, o que infelizmente é muito comum.
          Quando chove forte e estou rodando a 80 sou ultrapassado como se estivesse parado, 80% dos motoristas não tem a menor noção de direção defensiva, é impressionante.

  • marciors01

    Bruno, a gm só lança carros para emergentes, a volks não lança nada e a fiat o mesmo de sempre, o único carro realmente decente que ela fabrica é o bravo, hoje entre as montadoras instaladas no pais é disparada a melhor, está na frente das francesas e das japonesas, que lançam apenas mais do mesmo.

  • O_BOZO

    Fico imaginando esse motor em um New fiesta… 2.0 com 240 cv!
    deveria ficar o animal descontrolado….

  • Rodrigoww

    Só um detalhe… A ford não teve coragem de colocar o cambio automatico de dupla embreagem no Fusion pois o mesmo não presta. Está sendo muito criticado nos EUA, utilizado no Focus. Dá muitas engasgadas em primeira marcha. Enfim, eles não tem know-how. Preferiram não arriscar e colocar um automatico convencional de 6 marchas. O que vai contra a proposta ECO de super economico.. QUE MICO!

    • radiobrasilcombr

      Nao me incomodaria com esse cambio…

      • Rodrigoww

        Sua resposta ficou vaga, mas só complementando. O americano nao está criticando o tipo de cambio (dupla embreagem) e sim o cambio do Focus exclusivamente. Pois a ford nao sabe fazer esse tipo de cambio e ficou muito ruim, bem distante do DSG da VW, ou mesmo do TCT da FIAT. Por isso ela preferiu nao usar no Fusion até que eles desenvolvam algo que preste. Mas de fato o desempenho do Fusion ficou aquem do esperado, justamente por ter abdicado deste tipo de cambio. Enquanto o Jetta TSI + DSG faz 0-60 mph em 6,5s, o Fusion 2.0 ecoboost automatico faz em 8,2s.

        • PabloBahia

          Lembre-se que o Jetta possui motor turbo e que gira bem mais em menores rotações do que um EcoBoost, o que proporciona uma arrancada rápida, somando-se isso ao uso de um câmbio de dupla embreagem ( que realiza as trocas muito mais rápidas do que um automático, que tem foco em ser confortável, não rápido ) e peso inferior do Jetta frente ao Fusion, os 200cv do alemão aceleram com mais vitalidade do que os 240 do americano, mas pode me dar um Fusion desses que eu aceito na hora :)

          Interessante é que vc falou que o comentário do radiobrasilcombr foi vago, e no seu, você disse que " o americano está criticando ", " a Ford não teve coragem ", e as fontes dessas informações? Isso sim foi um comentário vago.

          • Rodrigoww

            Quanta besteira você falou..

            "O jetta possui motor turbo". E o Ecoboost é o que? Ambos são 2.0 turbocharged! E o ecoboost gira em baixas rotações também, 1750rpm o ecoboost já entrega 33kg de torque.. O jetta em 1700rpm entrega 28kg de torque..bem menos..

            A VW tem 200cv e por causa do cambio DSG, que a Ford não sabe fazer, acelera bem mais rápido.

            O jetta tem peso inferior?? Mas lembre-se que o Fusion tem 40cv a mais, o que dá um peso/potencia bastante próximo.. 6,73kg/cv, jetta, 7,03kg/cv.

            Enfim, se a ford confiasse no próprio taco teria colocado o Powershift no fusion e aceleraria abaixo de 7s.

            E seus argumentos são pífios, de quem não entende do que está falando..

  • emanuel2110

    Pela realidade do mercado brasileiro 112 mil por um carro com esta lista de itens de serie tantos tecnológicos quanto de segurança não esta "caro" ainda mais levando em consideração a modernidade do projeto como um todo. Para a nossa realidade um ótimo custo x beneficio.

    • LaelGDS

      Exatamente o q eu ia dizer. A Ford até parece respeitar o consumidor brasileiro. To gostando de ver! Projetos modernos, motorização com alta tecnologia e um preço alto, mas não obsceno como acontece rotineiramente. To começando a virar fanboy da Ford!

      • emanuel2110

        a unica mancada que eu acho que a Ford deu na mecânica do novo Fusion foi usar uma cambio automático convencional, ela poderia ter colocado o cambio do focus que e de dupla embreagem é permite trocas muito mais rápidas.

        • radiobrasilcombr

          Cambio do Focus que vem sendo muito criticado por dar umas "engasgadas" no arranque.

    • riccorreasp

      Estão tão barato que pretendo comprar 1 de cada cor para cada dia da semana.

  • Gaf1991

    Uma coisa que tenho curiosidade frente ao ecoboost , é frente ao consumo , vocês já tem uma média de cidade e estrada ? Porque o novo 2.5 vai ser uma merda , por ser flex vai beber que nem um condenado , mas esse 2.0 turbo deve ser bem economico frente ao tamanho do carro . Ele tem controle de velocidade adaptativo ?

  • marcelotavaresA

    muito lindo e moderno de verdade !!! agora o preço e para Poucos Brasileiro …

  • AndreSS

    O Fusion é bonito(sei q gosto cad 1 tem o seu, estou opinando), mas parece que todo carro tem que melhorar em um ponto.. no caso do fusion a traseira, poderia ser mais trabalhada… no fim das contas por gostar mais do malibu, se eu fosse comprar um carro do segmento o malibu ia falar mais forte….

  • AmmmmmP

    Delícia de reportagem, relembrei todos os lugares que conheci em Los Angeles, tem fotos do Fusion em Malibu, no montanhoso bairro de Hollywood Hills com o Griffith Observatory no alto da montanha…. até a cor do carro é a mesma do Fusion V6 que aluguei da última vez.

    Lindo!

    Engraçado foi ver antes aqui esse teste drive que foi anunciado por outro blog… rsrsrs segredos da publicidade…

  • ederq1

    Um dos melhores carros trazido para o mercado brasileiro nos ultimos tempos, pena que o preço como sempre nao vai cooperar….

  • rattrap587

    O carro é um espetáculo, mas esse preço não dá. Nós já somos suficientemente roubados aqui nesse país pela gigantesca carga tributária que incide em tudo e em cascata… E ainda por cima temos que pagar esses preços extorcivos para sustentar mercados quebrados como a Europa?!? Para, vai!!! Pode parar!!!

  • Adriano_Silva

    Não sei por que mas acho esse carro menos imponente que o modelo antigo, o resultado final é muito bom apesar da existência do SONATA RSRSRSRSRSRSRS.

  • Porcodio

    E a perua???

  • Gabriela Aragão

    "A grade frontal é ampla, ladeada por faróis esculpidos – que o marketing da Ford chama de “efeito joalheria" ” Eu chamo de "efeito cara de pokemon".

  • radiobrasilcombr

    O seguro dos Fusion é muito alto? Penso em breve trocar um Captiva pelo novo Fusion….

  • atl77

    Que nem colocaram acima, a Ford traz ótimos carros não com um preço tao elevado, agora eu sou apaixonado por sedans e pensei que esse carro
    iria ser mais potente que o Jetta TSI e olhando ambas as fichas percebi que ambos tem o 0 a 100 7,3s(ambos) maxima 238(Jetta) 240(Fusion), sera
    que algum dia alguma montadora vai trazer um carro mais potente que o TSI ?
    Esperar o novo Malibu pra ver.

    • PabloBahia

      Potência não significa rapidez, o Fusion tem 240 cavalos de potência frente aos 200 do Jetta.

      Muitos tratores tem muito mais potência do que carros de passeio, o mesmo para caminhões, etc.

  • CanalhaRS

    Belo produto da ford, mas esse preço….

  • RafaelRubioSP

    ainda sou mais o belo Kia Cadenza com seus quase 300cv e acelerando de 0-100 em 7.1s… Fora o tipico ronco fenomenal dos motores V6 coisa que nunca algum motor 4c mesmo que turbo vá chegar a ter.

  • Rafael

    Fiz o test drive neste carro e adorei. O acabamento é excelente, e tem tudo que eu curto num carro. Não ligo se faz de 0 a 100 em 8 ou 10 segundos. Sou tranquilo para dirigir. Mas o que me leva mais para este carro frente aos outros é a assistência técnica e pós venda. Na minha cidade sou sempre bem atendido pela concessionária. Por mais que outros sejam bonitos também, o pós venda no meu caso tem um peso grande. Tenho dois focus e quando dao problemas eles resolvem. Assim como pode existir FORD ruim em outras cidades pode existir HYUNDAI, KIA e outras muito boas tb. Varia de cidade para cidade eu acho. Mas o lance que gostei no carro é poder limitar a velocidade do carro pelo perfil da chave. Dá para limitar a velocidade do filho…rs

  • Tiago G.

    Já reservei o meu branco…itens de série e segurança que só alemães possuem numa outra faixa de preço, pós-venda com quantidade e qualidade de concessionários acima da concorrência(Kia,Hyundai, BMW, Mercedes, por exemplo) incluindo revisões a preço fixo, design e estilo arrebatadores no exterior e interior com acabamento padrão Ford. Não aceitem ágio, comprei numa concessionária através do site( fechou em 115.990, devido a pintura perolizada)!

  • Deyvison

    Andei no carro. É muito bom. O conforto e desempenho são indescritíveis. O único problema é que o carro é muuuuuiiiito baixo! Isso me deixa receoso de adquiri-lo.

  • Eduardo

    Finalmente depois de todo esse falatório comprei um Fusion 2013 Titanium AWD.MAS não estou totalmente satisfeito, o carro veio cheio de imperfeições de acabamento interno e externo, a tampa do motor está não está fechando direito e está torta, o motor veio e está tão sujo que não parece um carro "zero", pois mais parece um carro usado e mal cuidado, os pneus largos e baixos fazem a suspensão muito seca e dura, fazendo uns "tuns tuns" chatinhos. Quanto ao consumo, meu DEUS… tudo mentira que faz 8 km na cidade, o meu está fazendo míseros 3 km e estou andando como tartaruga. DOU Nota 6 pra esse carrão cheio de pompa. NOTA 6. Não fiz um bom negócio. Edu,

  • Alciderlei

    Com relação ao consumo, o meu está fazendo 7,5 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada, antes fazia 3 km/l nos primeiros 1.000,00 km rodados, após esse periodo ficou razoavel o consumo, se andar dentro do centro da cidade faz 6,5 km/l tranquilo, esse carro tem que andar rapido em rotações baixas, não adianta andar em baixa velocidade mas com rotações altas e o consumo começa a melhorar a partir da 3 marcha. Abraços