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Alguns automóveis chegam ao mercado valorizando sua versão com preço mais competitivo – aquela que aparece nos anúncios junto com a frase “a partir de X reais”. Outros optam por mostrar primeiro a versão “top”, que funciona como uma espécie de “cartão de visitas” – deixa uma boa impressão e uma imagem de modernidade para as versões menos equipadas lançadas a seguir, essas sim responsáveis por ampliar o volume de vendas.

Essa será a estratégia adotada na chegada ao Brasil da nova geração do Fusion. A versão topo de linha com tração integral Titanium Ecoboost AWD será a primeira a desembarcar e será o destaque da Ford no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontecerá de 24 de outubro a 4 de novembro. A pré-venda começa esse mês, mas as primeiras 400 unidades só serão entregues em dezembro. O preço fica em R$ 112.900 – o modelo já chega completo e não oferece opcionais.

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Apresentada no último Salão de Detroit, em janeiro desse ano, a nova geração do Fusion foi lançada esse mês no mercado norte-americano. Assim como na geração anterior, o modelo será trazido para o Brasil da fábrica mexicana de Hermosillo. O sedã também é produzido em fábricas nos Estados Unidos, Bélgica, Rússia e China, e será vendido em 160 países.

Encarna bem a proposta estratégica de investir em plataformas globais, iniciada em 2008 com o New Fiesta, que a marca americana batizou de “One Ford”. Agora, os sedãs Fusion e Mondeo foram unificados e apenas o nome os diferencia. O novo sedã cresceu um pouco em todas as suas dimensões e, segundo a Ford, nenhuma peça do modelo anterior foi aproveitada na geração atual.

Com um estilo derivado do conceito Evos, revelado no Salão de Frankfurt de 2011, o novo Fusion apresenta a evolução do chamado Kinetic Design. Mas a semelhança com os sedãs da marca inglesa Aston Martin – que até 2007 pertencia à Ford – é inegável. Os cromados foram usados com moderação.

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A grade frontal é ampla, ladeada por faróis esculpidos – que o marketing da Ford chama de “efeito joalheria”. O capô ostenta vincos bem marcados, que dão um aspecto aerodinâmico e ainda compõem um interessante efeito de luz e sombra. No perfil, a linha de cintura elevada, o teto em forma de parábola e a traseira curta, em estilo “fastback”, conferem um ar esportivo. Por trás, o vidro bem inclinado e as lanternas em leds se destacam, enquanto o spoiler na tampa da mala e as saídas duplas de escapamento integradas à saia explicitam o potencial dinâmico.

Por dentro, o sedã adota um estilo conservador, mas de alto padrão. Com direito a muitos revestimentos “soft touch”, couros naturais e sintéticos, “black piano” e aço escovado. O amplo porta-objetos à frente da alavanca do câmbio, com vãos laterais para facilitar o acesso, e a generosa tela LCD de 8 polegadas, dão desejáveis toques de modernidade estilística.

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A versão Titanium AWD do novo Fusion traz um farto pacote de equipamentos tecnológicos, que inclui itens como alerta de ponto cego, assistência à manutenção de faixa – o volante vibra quando é detectada troca de faixa não sinalizada através das setas –, assistência a estacionamento – o carro identifica se a vaga é adequada e faz todas as manobras, enquanto o motorista apenas acelera e freia – e controle de cruzeiro adaptativo, que freia e acelera o carro de acordo com o trânsito à frente. O teto solar é item de série e o Sync Media System, com GPS integrado, agora está disponível com comandos de voz em português.

Para mover a configuração Titanium AWD foi escalado o moderno EcoBoost 2.0 GTDI transversal, que substitui o V6 de 3 litros. Apesar de ter um litro a menos na capacidade, o motor a gasolina de quatro cilindros gera 240 cv – apenas 3 cv a menos que o antigo V6 – e 34,7 kgfm. Para isso, conta com tecnologias como injeção direta de combustível, turbocompressor e duplo comando de válvulas independentemente variável Ti-VCT. A transmissão é automática de seis velocidades, com possibilidade de trocas manuais através das aletas atrás do volante.

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Se o “top” Titanium Ecoboost AWD pinta ainda esse ano nas concessionárias, a versão básica SE, com motor bicombustível Duratec de 2,5 litros, só chega ao Brasil em março de 2013, simultaneamente com a intermediária Titanium Ecoboost FWD, com tração dianteira. No mês seguinte, para reforçar o marketing ecológico, desembarca o Fusion com motorização híbrida. Nenhuma das três futuras opções já tem preço confirmado no Brasil.

Primeiras impressões - Além das aparências

Los Angeles/Estados Unidos – O consumidor que a Ford planeja conquistar com o novo Fusion é atualmente disputado por modelos como Hyundai Azera e Sonata, Kia Optima e Cadenza, Volkswagen Passat e Jetta Turbo e Toyota Camry, além das versões mais básicas dos sedãs de marcas “premium”, como Volvo S60, Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes Classe C.

A marca norte-americana imagina que irá atrair também o público que cogita comprar utilitáros esportivos urbanos e estilosos, como Chevrolet Captiva, Volkswagen Tiguan, Hyundai ix35 e Honda CR-V. Para encarar os adversários escolhidos, que são muitos e poderosos, o novo Fusion representa uma agradável evolução generalizada em relação ao modelo anterior. Que já apresentava um bom conjunto, embora estivesse nitidamente defasado em termos estilísticos.

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Em relação ao, a evolução também é clara. Não é difícil achar uma boa posição para dirigir o novo Fusion. O motorista conta com ajuste lombar, ajuste elétrico para dez posições e memória para três diferentes posições de bancos e espelhos, mas todos os assentos do sedã recebem os ocupantes de forma amistosa e relaxante, sempre com espaços generosos. O nível de ruídos a bordo foi reduzido consideravelmente.

Se a aparência elegante e dinâmica é responsável pelo impacto inicial e a receptividade no habitáculo é sedutora, o novo conjunto mecânico também não deixa nada a desejar. Nas bem sinalizadas vias da cidade de Los Angeles, o motor EcoBoost 2.0, em conjunto com o câmbio automático de seis velocidades, mostrou boa elasticidade e respondeu sem vacilações tanto em baixa quanto em alta rotação. Os 240 cv de potência e o torque de 34,7 kgfm dão e sobram para mover o sedã de forma vigorosa ou pacata, ao gosto do “freguês”.

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Coerentemente com o trem de força, o acerto de suspensão foi feito para garantir estabilidade numa condução mais esportiva. Como já ocorria na versão AWD anterior, a tração nas quatro rodas oferece instigantes possibilidades dinâmicas ao modelo, dispensando maiores intervenções do controle de estabilidade.

Para tornar a experiência de dirigir ainda mais divertida, as marchas podem ser acionadas manualmente através dos “paddle-shifts” no volante. E a direção elétrica oferece respostas diretas, além de ser bastante precisa. Pelo conjunto da obra, não é difícil apreciar carros como o Fusion EcoBoost AWD.

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Ficha técnica - Ford Fusion Titanium 2.0 Ecoboost

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.999 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, turbo. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio automático de seis marchas à frente e uma a ré com modo sequencial e trocas no volante. Tração integral. Oferece controle eletrônico de tração.

Potência máxima: 240 cv a 5.500 rpm.

Aceleração 0-100 km/h: 7,3 s.

Velocidade máxima: 240 km/h.

Torque máximo: 34,5 kgfm entre 1.750 rpm e 4.500 rpm.

Diâmetro e curso: 87,5 mm x 83,1 mm. Taxa de compressão: 10,0:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira independente do tipo Multilink, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade.

Pneus: 235/45 R18.

Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS com EBD

Carroceria: Sedã com quatro portas e cinco lugares. Com 4,87 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,44 m de altura e 2,85 m de entre-eixos. Oferece sete airbags: dois frontais, dois laterais dianteiros, dois do tipo cortina e um para o joelho do motorista.

Peso: 1.599 kg.

Capacidade do porta-malas: 453 litros.

Tanque de combustível: 60 litros.

Produção: Hermosillo, México.

Lançamento mundial: 2012.

Itens de série: Ar-condicionado automático, vidros elétricos, travas elétricas, rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth, computador de bordo, direção hidráulica, freios ABS, airbag frontais, laterais e de cabeça, sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva, bancos em couro, sistema de navegação GPS, rodas de liga-leve em 18 polegadas, volante multifuncional, leds de iluminação diurna, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, bancos dianteiros com aquecimento, .

Preço: R$ 112.900.

Por Auto Press


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