Home Avaliações Avaliação NA – Nissan Livina 1 – Fotos e detalhes gerais do...

 Avaliação NA – Nissan Livina 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo




Estamos com a Nissan Livina cedida pela marca japonesa, para fazermos mais uma avaliação de uma semana. A avaliação será dividida em matérias detalhadas a serem publicadas em cada dia da semana, modelo que se provou vencedor.

Nós não pegamos carros durante um dia ou dois, dividindo depois textos em vários dias. Avaliamos cada aspecto por um dia inteiro, entrando em detalhes, pois como o NA é a única ocupação de seu editor (eu), temos o avaliar do carro como meu trabalho, durante aquela semana… minha ocupação integral.

 Avaliação NA – Nissan Livina 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

Pois bem, vamos lá. A Livina é prata, na versão 1.6 SL, com câmbio manual, 2010/2011, com pouco mais de 3.000 km rodados, e interior muito bonito, com um acabamento bege em couro. Bem recebidos na concessionária que abriga a frota de imprensa da Nissan, fomos em direção a uma Livina com o tanque cheio de álcool, impecavelmente limpa, tanto por dentro quanto por fora, e com os pneus brilhando.

O único porém ficou por conta do resto de um Nescau Fast, aberto há vários dias, o que podia ser notado através do cheiro de algo estragado, que estava embaixo do banco do carona. A gama da Livina 2011 tem preços reduzidos, começando em 43.990 reais na versão 1.6 de entrada. Depois temos a versão 1.6 S, por 45.990 reais, e em seguida a nossa 1.6 SL, que sai por 50.990 reais, já com os bancos em couro de série, algo interessante nessa faixa de preço. Se você quiser câmbio automático, tem que escolher o motor 1.8 e pagar 53.990 reais, aumento de preço pequeno se você levar em conta que leva o câmbio automático e também o motor mais potente.

 Avaliação NA – Nissan Livina 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

Falando um pouco do histórico da Nissan Livina, ela foi lançada no Brasil em março de 2009. Antes disso, já era vendida em países como China, Indonésia, Vietnã, Taiwan, África do Sul, Malásia e Filipinas. A Nissan destaca que dentre os modelos do segmento dos monovolumes, a Livina tem o maior porta-malas, de 449 litros. Desde a versão mais em conta, o modelo tem direção com assistência variável elétrica, travas, vidros e retrovisores elétricos, ar condicionado e airbag do motorista.

A nossa Livina SL tem ainda rodas de liga leve de 15 polegadas, freios ABS, faróis de neblina dianteiros, travamento automático das portas com sensor de velocidade, keyless, alarme, e airbag para o motorista e passageiro.

 Avaliação NA – Nissan Livina 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

Alguns detalhes que a versão SL tem, que não são encontrados na versão de entrada e na S: banco traseiro bipartido, volante revestido em couro, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria e grade cromada. E o rádio com CD e MP3 existe na versão S mas não na de entrada.

É fácil notar que a Livina tem dimensões significativamente maiores que seus concorrentes diretos, como Meriva e Idea, com 4,18 metros de comprimento. Isso fica claro quando abrimos o porta-malas, ou olhamos para o fundo da cabine. A Idea tem 3,93 metros e a Meriva tem 4,04. A Livina acaba entregando mais.

 Avaliação NA – Nissan Livina 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

Se fizermos uma comparação com Meriva e Zafira na linha Chevrolet, a Livina fica em um ponto entre as duas, pois tem melhor espaço interno que a Meriva, e é um pouco menor que a Zafira, com a qual a Gran Livina concorre.

O motor 1.6 da unidade que testaremos tem 104 cavalos de potência com gasolina e 108 cavalos com álcool, e torque de 14,9 e 15,3 kgfm. Fica claro, depois de testarmos o Cerato por uma semana, que a unidade 1.6 da Nissan é mais fraca, mesmo com o peso total da Livina sendo menor, 1.181 quilos contra 1.223.

 Avaliação NA – Nissan Livina 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

Olhando a Livina 1.6 SL pessoalmente, ela passa a impressão de ser um modelo ligeiramente superior que Idea e Meriva, tanto no acabamento quanto no tamanho. No percurso de volta para o Sul de Minas, que incluiu uns 30 quilômetros dentro de São Paulo e depois 200 quilômetros pela Fernão Dias, sentimos que a suspensão é bem macia, porém firme.

Os bancos em couro abraçam bem o corpo, e o desempenho da minivan é razoável, condizente com sua proposta. O ar-condicionado gelou bem e rapidamente. O único detalhe negativo que se destacou foi o nível de ruído interno. Ele é alto. Em baixas velocidades, o câmbio entrega um ruído agudo constante, algo parecido com o som do câmbio deste carro de corrida, reduzido centenas de vezes, é claro. Ao contrário do carro de corrida, quando você chega a 40 ou 50 por hora, o ruído desaparece.

 Avaliação NA – Nissan Livina 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

O ruído de rodagem é percebível, mas não é algo que incomoda. Já em altas velocidades, entre 80 e 120 por hora, o ruído que preenche a cabine é do arrasto aerodinâmico do veículo, e fica claro que a vedação das portas poderia ser melhor. Você precisa colocar o som em um volume alto para que o barulho seja abafado.

O desempenho na viagem foi bom. Quando a Livina embala, vai tranquilamente. Nas retomadas, a performance foi boa para o tamanho do motor. Apenas ficou uma pequena sensação de que a minivan estava sempre pedindo uma sexta marcha, o que foi exaltado com o ruído constante em alta velocidade.

 Avaliação NA – Nissan Livina 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

Não foi possível saber o consumo nesta primeira viagem, pois a Livina não tem computador de bordo, então vamos realizar as medições de consumo enchendo o tanque, rodando uma certa quilometragem, e depois enchendo novamente. Tanto consumo na cidade quanto na estrada.

Outras coisas que sentimos falta, além do computador de bordo, foi regulagem de altura do banco do motorista, regulagem de altura dos cintos e regulagem de distância do volante, que tem regulagem apenas de altura.

A nossa próxima matéria trará impressões do interior e também da qualidade do acabamento.

 Avaliação NA – Nissan Livina 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

 Avaliação NA – Nissan Livina 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

Especificações Técnicas

Livina – modelo 2010/2011  1.6L 16V Flex Manual 1.8L 16V Flex Automático
Arquitetura Monovolume, 5 portas, 5 lugares, tração dianteira
Motor 1.6L, 16 válvulas, bi-combustível (álcool/gasolina), 4 cilíndros e acelerador eletrônico 1.8L, 16 válvulas, bi-combustível (álcool/gasolina), 4 cilindros, sistema CVVTCS e acelerador eletrônico
Cilindrada 1598 cm³ 1798 cm³
Potência Máxima “108 cv @ 5.750 rpm (álcool)
104 cv @ 5.750 rpm (gasolina)” “126 cv @ 5.200 rpm (álcool)
125 cv @ 5.200 rpm (gasolina)”
Torque Máximo “15,3 kgf.m @ 3.750 rpm (álcool)
14,9 kgf.m @ 3.750 rpm (gasolina)” “17,5 kgf.m @ 4.800 rpm (álcool)
17,5 kgf.m @ 4.800 rpm (gasolina)”
Sistema de injeção Eletrônica, multiponto, sequencial
Suspensão dianteira Independente, tipo McPherson com barra estabilizadora
Suspensão traseira Eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais
Freios Dianteiros Disco
Traseiros Tambor
Dimensões Comprimento 4180 mm
Largura (s/ retr.) 1690 mm
Altura 1570 mm
Entre-eixos 2600 mm
Porta-malas 449 litros (769 litros com bancos rebatidos)
Tanque de combustível 50 litros
Peso em ordem de marcha “1159 kg (1.6 Flex)
1170 kg (1.6 S Flex)
1181 kg (1.6 SL Flex)” 1193 kg (1.8 SL Flex)

 Avaliação NA – Nissan Livina 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

 Avaliação NA – Nissan Livina 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

Performance Nissan Livina – modelo 2010/2011
1.6 M/T
Performance Aceleração de 0 a 100 km/h* (s) 11,7 s (A) / 12,1 s (G)
Velocidade Máxima* (km/h) 183 km/h (A) / 180 km/h (G)
Consumo Consumo urbano* (km/l)
“Gasolina: 12,8 Álcool: 7,7″
Consumo rodoviário – vazio e ar-condicionado desligado* (km/l)
“Gasolina: 17,5 Álcool: 10,5″
Consumo combinado
“Gasolina: 14,6 Álcool: 8,7″

 Avaliação NA – Nissan Livina 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

 Avaliação NA – Nissan Livina 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

 Avaliação NA – Nissan Livina 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

 Avaliação NA – Nissan Livina 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

 Avaliação NA – Nissan Livina 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo


  • Anderson Lopes

    esse carro me parece muito bom!

  • Rochahofman

    uma beleza de avaliação, parabens ao Eber

  • tpaes

    Impecável em cada detalhe a avaliação. Nada passa em branco. Excelente.

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      muito obrigado a todos que estão elogiando. eu não sou jornalista profissional e imaginei que minha avaliações não ficariam lá grande coisa. mas vejo que estamos agradando. qualquer detalhe que passar despercebido, é só falar que avaliamos! abs

      • MakotoGreen

        Tambem gostei bastante da avaliacao pq eh bem simples e vai direto ao assunto … e isso eh muito bom!
        Na minha opiniao os items graves seriam:
        # falta de regulagem de altura do banco do motorista, que ate em alguns populares de entrada possuem e p/ um carro de teto alto como a Livina, a falta deste item eh imperdoavel
        # falta da regulagem da altura do cinto de seguranca…. ainda nao entendi pq economizaram neste item, Nissan?
        … o carro tem a excelencia Nissan e preco muito competitivo, porem numa proxima geracao poderiam melhorar o design, ne Nissan?

        • loxa

          Eu tb acho o design um pouco simples…. mas eh uma minivan… dificil ser linda ou sequer simpática………

          Ou vai me dizer que a Meriva eh bonita?!?! Zafira entao eh horrivel…….. o unico bonito eh o Honda Fit, mas ele nao se encaixa no perfil do Livina….

          • DCald

            Eu achava a Zafira muito bonita no lançamento… ainda acho bonita, mas já está envelhecida… a Meriva eu acho "simpatica"… gosto da frente com farois de Vectra C europeu (1 geração depois do nosso ultimo vectra genuino)… a traseira eu acho meio "vazia"… mas isso é comum a todos os carros de traseira reta (peruas, minivans e hatchs) mais altos… A Idea com placa na tampa amenizava isso.. agora que a placa foi pro parachoques acho que ficou pior…

            Uma que eu achava muito massa era a Lumina APV, "mo" futuristica! hehehe

            • loxa

              nossa esse Lumina era SHOWWWWWWWWWW!!!!!!!

        • Antonio_Sergio

          Falta também o volante ajustável.
          Seaté o Logan tem, por que não o Livina?

      • Anderson

        Eber, não precisa ser assim tão profissional. O importante mesmo é saber perceber alguns detalhes, coisa que tendo tempo e disposição se consegue. Também é uma qualidade não ter rabo preso com nenhuma marca.

      • mouraleo

        Boa matéria Eber! Já vi a Livina na Nissan, acho muito legal a versão X-Gear…com alguns detalhes estilo offroad (mas sem alterações na suspenção). Se não me engano, essa versão fica em torno de R$ 50.000, com bancos de couro, rodas de liga, e os tais adereços estilo offroad que dão uma cara bem legal para o modelo.

  • Victor_GCA

    Para mim a melhor opção custo beneficio no segmento familiar

    • loxa

      com certeza……… da um banho no Idea, Meriva e Zafira…….

      • DCald

        Opa, opa… comparar com Idea e Meriva ainda vai (e não tem essa superioridade toda não…) Agora, entra dirige uma Zafira e depois dirige uma Livina… vc volta correndo pra Zafira!… em termos de Zafira contra Grand Livina, ainda sou mais a Zafira… o Sistema Flex7 dá um banho naquela 3a fileira interiça da G Livina… alem de todo acabamento superior, motor mais potente e tudo mais (A Zafira pode vir com 4 airbags inclusive)…
        Eu não trocaria uma Zafira (mesmo "jurassica") por uma Grand Livina… só vale a pena se vc considerar que a Grand Livina é mais barata e o orçamento estiver limitado…

    • willhoer

      Sou jovem, no momento não compraria um pra mim, porem é sem duvida o melhor custo beneficio para um carro familia.

    • FernandoVW

      Alguém considerou nessa comparação custo x benefício a Mégane Grand Tour que agora custa menos de 50K e vem com tudo que a Livina entrega e mais um pouco?! (exceção do banco de couro)

  • RbSSS

    O que e aquela tampinha logo abaixo do limpador do parabrisa?

    • Silas

      É o reservatório de partida a frio, que todos os carros flex possuem.

      Os Nissans todos tem esse reservatório nessa posição. Assim como os Honda, tem no paralama dianteiro.

    • arthurazx

      é onde fica a reserva eu acho, sei lá, tem 2 tanques igual ao civic(só que um é bem menor)

      • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

        é o tanque de partida a frio do sistema flex.

        • mouraleo

          Hum, e dá para abrir sem a chave?

          • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

            não, só com a chave.

  • DinhoRoxx

    Carrinho interessante pelo preço e bem superior ao Meriva e Ideia

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      tivemos também essa impressão, não desmerecendo as duas concorrentes, claro.

      • DCald

        A impressão que eu tive, saindo de uma Meriva Premium 1.8 Easytronic e entrando numa Livina S 1.6 é que a Meriva oferece mais conforto e mimos… a Livina tem varios pontos positivos e bastante consideraveis na categoria (maior portamalas, abs/airbag, acabamento razoavel)…
        A 1.6 briga com os 1.4 e 1.6 da concorrencia… que, para uso em viagens com a familia (carro lotado) é meio manco…
        O ideal pra uma familia que gosta de pegar estrada é o motor 1.8

        Aqui em casa, pra valer a pena, teria que ser a 1.8 SL automatica…

        O grande problema da Livina pra mim é que foi desenvolvida pra "emergentes" e feita pra ser barata… dai, isolamento acustico vai pro brejo… tambem achei bem barulhenta (parece carro popular)

        Pega uma Meriva Premium (a Joy é uma tristeza) e vc só ouve o motor pra cima dos 4mil rpm… em marcha lenta parece que está desligado, Idea tbm…

        • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

          mas você não pode comparar meriva premium com livina s…. o certo seria maxx com s e premium com sl. sobre acabamento e tal, a meriva tem a vantagem de ser um modelo opel, feito para a europa, o que conta como ponto positivo, embora a qualidade de acabamento aqui no brasil seja pior que na europa.

          • DCald

            Sim, em termos de acabamento, a premium e maxx são identicas (pelo menos é pra ser!) a diferença é que a Maxx é 1.4 manual e a Premium é 1.8 Easytronic e tem a opção por airbags…
            Falei da Livina S pq foi a que testei… mas acredito que entre S e SL não tenha diferença no isolamento acustico (entre Joy/expression e maxx/premium existe)…

            Ah, outra coisa que poderia ser avaliado é a eficiencia dos farois (simples na Livina e duplos na Idea/Meriva)…

  • 4x4Brasilia

    O cerato mesmo mais pesado tem desempenho melhor, isso por conta de sua aerodinâmica e do motor com mais tecnologia aplicada como duplo comando de valvulas variaveis.

    Eber o banco do motorista têm regulagem de altura ?

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      não. essa é uma falta grave que esqueci de citar no texto, mas vou editar e colocar isso agora mesmo.

  • slaash

    interessante, mas o detalhe do som agudo q faz em baixa velocidade é algo q me irritaria mto! hehe

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      eu achei estranho, rsrs

      • loxa

        Meu carro nao faz esse barulho Eber………. acho que voce ta assustando o pessoal com o exemplo que voce postou!!

        • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

          pode ser um pequeno problema do câmbio que será solucionado conforme o carro ficar mais rodado. de qualquer maneira é um ruído baixo.

  • LevyOliveira

    Ótima a avaliação Eber,Parabéns! ;)

  • glielementi

    Poxa, bem que a Nissan poderia caprichar mais no design dos seus carros, Livina, Sentra, Tiida, são todos carros que parecem ser da década passada.

    • loxa

      Livina talvez, mas Tiida e Sentra sao carros compersonalidade propria!

  • LevyOliveira

    'A Livina não tem computador de bordo'..
    É somente nesta versão ou em todos as versões da Livina?

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      então levy, analisando a tabela fornecida pela nissan, comparando os itens de série de cada versão da livina, não existe sequer menção de computador de bordo. estive aqui vendo avaliações da livina, feitas pela imprensa, e a falta do computador de bordo é sempre citada. o modelo não tem este item em nenhuma versão, já que a nossa é a SL, top de linha, e não tem. outro problema que notei também é a falta da regulagem de altura do banco do motorista.

      • _Hofmann_

        a grand livina tem pelo menos, não é?

        • fudencio10

          Não tem também,assim como o civic,é um carro caro,mas claro que menos que o civic,que não tem isso,ridiculo o que acho também é o fiesta,um carro de 55mil com um volante ridiculo sem comandos.

          • _Hofmann_

            mas pelo menos o fiesta tem 7 airbags nessa versão de 55mil, já o civic, tem 2, até na versão exs de 90mil… e a livina acho que também não tem airbags laterais, nem de cortina, só os frontais. avançou um sinal no cruzamento, se bater, morreu.

            • loxa

              mas isso em qualquer carro ne cara………… no Brasil voce conta nos dedos de uma mao quantos modelos tem 4 ou 6 airbags………..

              Dos modelos ate 70 mil reais so me lembro de 3: Picasso 2.0 e Corolla XEi com 4 airbags, e o Fiesta com 7 airbags…. talvez i30 tenha… so nao sei se custa 70 mil….

              Nem mesmo Civic, Cerato, ix35 ou qq outro modelo "fodao" tem mais de 2 airbags………….

              • _Hofmann_

                ix35 tem 6, mas nas versões de 100mil, o i30 tem 6, mas não sei a partir de qual preço, sorento tem 6, sportage tem 6, o citroen c4 tem 6 airbags nas versões 2.0, o pallas tem 6, o fusion (82mil) tem 6, o azera (80mil) tem 8, o jetta antigo tinha 4 ou 6 (não tenho certeza), o punto pode ter 6, o stilo pode ter 6, o linea pode ter 6, o vectra elite tem 4, o siena HLX podia ter 4, o sentra SL tem 6, o fiat 500 tem 6, tem um monte de modelos, mas nenhum deles está na faixa de carros baratos. tinha o siena HLX 1.8 com 4 airbags opcionais, mas a fiat tirou na versão essence que substituiu a HLX. e o punto de 40mil não oferece os 6 airbags nem como opcional. somente nas versões e-torq.

                • Caetano2010

                  O jetta tem 6 airbags.

                • loxa

                  BMW M5 tem 20 airbags!!

                  To falando carros de 50, 60 mil reais ne!!!!!!!!! Todos os carros que voce citou custam 90… 100 mil reais…. ai fica facil ne!!!!

                  • _Hofmann_

                    ah, beleza, tu realmente sabe tudo sobre carros… agora i30, c4 hatch, c4 pallas, fusion, azera, jetta, PUNTO, stilo, linea, vectra, SIENA, sentra e fiat 500 custam 90-100mil. dos que citei somente o ix35 e o sorento custam mais de 90mil. gente desinformada tentando discutir sobre o que não sabe é osso… paro por aqui.

                    • Carlinhos9090

                      Sentra? amigo atualize seus preços.
                      o Sentra top de linha o SL (c/teto) esta na faixa dos 72-75mil.

  • FaustoMoraes

    A única coisa que eu não gosto nesse carro, são os faróis, e as lanternas, acho elas meio obsoletas.
    Alguém poderia me explicar, que raio de barulho era aquele, que o BMW fazia?

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      carros de corrida tem câmbio com engrenagens retas, que entregam durabilidade bem maior, e em contrapartida, o piloto tem que suportar aquele barulho irritante o tempo todo. se bem que quem gosta de um bom bólido, o barulho não é nada irritante… :)

      • IGAUM1978

        essa você aprendeu comigo!!!

        • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

          haha, deve ser verdade viu.

  • _Hofmann_

    o barulho agudo do câmbio é normal em certos carros quando pouco rodados. minha avó tinha um palio ex 1.0 98 que ficava na garagem quase sempre. em 2006, o carro ainda tinha 20mil km. como só rodava na cidade, o motor ainda estava um pouco "preso", demorava a subir de rotação e o câmbio fazia exatamente esse barulho que você relatou, e era somente em baixas velocidades. pelo pouco desgaste e uso do câmbio, já que o carro ainda está novo, as engrenagens estão justas demais e o acabam fazendo esse barulho pelo contato, e com o tempo, o barulho vai diminuindo, mas dificilmente desaparece. foi essa a explicação que meu mecânico me deu quando levei o carro dela na oficina na época, há uns 3 anos, o carro com 25mil km só de cidade.

    mas isso não é característica de todos os câmbios, os da vw, por exemplo, são suaves, macios e silenciosos desde novos até o fim de vida; os da fiat, macios, mas um pouco imprecisos e ruidosos quando novos; os da ford, duros, mas precisos e silenciosos e os da gm, parecem com os da vw, mas são mais duros. nunca tive um nissan e nunca dirigi, mas isso deve ser característica desse câmbio quando está pouco usado. aos 20-25mil km, o ruído diminui significativamente.

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      é, pode ser que seja isso mesmo.

      • DCald

        Pode ser tbm falta de oleo na caixa… aconteceu com um amigo meu que comprou um Focus 1.6 antigo e tava fazendo um zumbido no cambio, falei para ele verificar, como ele é meio preguiçoso e esqueceu deu zica no cambio… disse que travou, levou de guincho pra oficina e disseram que não tinha 1 gota de oleo no cambio… já tem uns 20 dias que ele tá com o carro encostado lá tentando arranjar um jeito mais barato de consertar o cambio…

  • SamukaGT

    Já vi muitas avaliações da Livina e sempre é citado essa questão do barulho do motor em velocidade muito alta.
    Incomoda tanto assim mesmo, que nem as pessoas falam? Chega a ser irritante???
    Fiquei curioso quanto a esse assunto.

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      Pra mim chegou sim a ser irritante. Mas isso vai do gosto de cada um. Acredito que o ruído interno dela esteja no mesmo nível do ruído de um carro popular.

      • Leandro1978

        O ruído interno alto ("no mesmo nível do ruído de um carro popular") é um fato lamentável, visto que o preço está bem acima de um carro popular (não que ser popular seja desculpa para ser barulhento). Uma vez eu viajei em uma e o ruído também me incomodou. Esse é um fator que me levaria a escolher outro carro ao invés dela.

      • DCald

        Eber, se puder depois pegar uma 1.8 pra testar (nem que seja só uma volta no quarteirão…. mas que dê pra acelerar um pouco… hehe…
        Tenho a Livina na listinha de possiveis sugestões para meu pai, mas achei a 1.6 muito barulhenta, se a 1.8 for melhor talvez seja uma opção (na Concessionaria que fui não tinham a 1.8 pra TDrive)

    • loxa

      Pra mim nao chega a ser irritante, pois depois de 1 hora de estrada voce nem lembra mais do barulho…. mas em arrancadas constantes em sinais e cruzamentos, eh so o giro subir um pouco que o barulho alto incomoda…

      e muito……

    • nickelklaus

      aham, tava bem animando quando fiz um teste numa e fiquei bem chateado por causa do alto ruído agudo q entra pra cabine.
      logo desisti da possível compra. fora isso o carro é muito bom mesmo.

  • Guuvalenca

    Ótima avaliação Eber!

    Acho que o ponto fraco da Livina é o design, eu acho ela meio feinha. Mas gosto não se discute.

    • loxa

      Mas pode ter certeza de que o conjunto eh o melhor da categoria…

      • Guuvalenca

        Então, a única coisa que eu acho que ela perde, é no design, porque de resto dá um pau nos concorrentes.

    • Rud

      Concordo, aliás os carros mais feios da atualidade são da Nissan, com exceção do GTR, ô fabriquinha que gosta de fazer carro feito e sem sal!

  • DouglasGT

    Parabens. Eu acho que a versao 2011 tem computador de bordo.

  • marciors01

    O único ponto é que ao menos no RS é possivel comprar a livina 1.8 automática por R$48.900, está sendo vendida com um bom desconto em relação ao preço de tabela.

  • tiago90j

    a meu ver, as especificações técnicas ficaram confusas, entrei em um livina de entrada,e, sinceramente, não achei grande coisa.
    sobre o pc de bordo, a meriva tbm não tem.
    mas a falta de regulagem de altura do cinto é inaceitável, qlq celta ou palio tem…
    o lado bom, é que acho um carro honesto com o que pede e com o que entrega, assim como a renault.

    • DCald

      Falando em Renault… a Grand Tour não morreu, e está com excelente custo beneficio… 48mil completérrima (só falta o motor 2.0)
      Pra familia é uma opção interessante…

  • Alexdebrito

    Alem de ser o melhor site sobre veiculos atualmente, ainda podemos interagir com o editor do site e discutir sobre os modelos. Parabéns Eber continue assim.

  • bruno_nkt

    a Nissan poderia ter lançado o Nissan Note no Brasil, modelo aqui do Japão, que me parece ser praticamente o mesmo carro mas é um pouco mais bonito, (a traseira pelo menos eu acho bem melhor) confesso que nao gostava da frente, mas o modelo 2009 em diante (do Note) deram uma mudada que melhorou bem.
    Mas, me parece ser um bom carro. Aparencia simples, mas bonito.

  • Vitão

    Parabéns a NA e a Nissan!!!

    Se eu estivesse casado e com filhos, acho que optaria por comprar um Livina….

    • loxa

      pra quem tem filhos eh uma OTIMA opcao… o carro eh enorme!

      • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

        tem um espaço interno muito bom mesmo.

  • ADJ

    Gosto dos testes de vocês pois falam a verdade e sao sinceros.

    Não é igual a mer** da Auto Esporte, principalmente com aquele reporter irritante e chato do Daniel Messeder impondo opniões e que expõe a opnião dele do tipo " esse carro presta porque eu gosto dele, o outro não presta porque ele não tem lanterninha no quebra-sol".

    Parabéns. Vamos acompanhar.

  • GUS

    Eu nunca entendi porque o Nissan Livina e o Grand Livina tem essas partes altas em cima da tampa do porta-malas.

    • Pedro_Lourenco

      Para diminuir o arrasto aerodinâmico e melhorar o nível de ruído interno e pelo que li aqui nas avaliações é alto.

    • DCald

      Dobradiças…

      • loxa

        exato… sao as dobradiças….

  • loxa

    Caro EBER,

    Como eu havia dito no outro post, tambem tenho uma Livina 1.6 SL, idêntica a que voce está usando. Porem o meu modelo é o primeiro modelo, 2009/2010….

    Eu havia destacado anteriormente o ruído interno excessivo, que pelo visto continua nas novas versões. Uma pena. Outro problema grave que eu encontrei no meu carro foi o barulho vindo da tampa de madeira que tem em cima do estepe, sob o assoalho.

    Essa tampa fica batendo muito ao passar em ruas esburacadas, causando um barulho chato. Me disseram que os modelos 2011 tem essa tampa de madeira revestida em tecido. Você poderia verificar?!

    Como ficou o ruído nesse aspecto?

    Outro ponto ruim, observado POR MIM e por você tambem, eh o barulho do motor que invade demais o habitáculo.

    Cabe lembrar que a Livina sofreu DOIS recalls brancos. Seria interessante você averiguar se os problemas foram solucionados na versão 2011:

    - Primeiro Recall: coluna B do motorista com ponto de solda estourado. Barulho e estalos provenientes das chapas batendo e rangendo.

    - Segundo Recall: quebra-sol do motorista e passageiro caindo. As presilhas no teto se soltam e o quebra-sol simplesmente cai em cima de você ou fica pendurado em uma ponta. É perigoso até.

    Qualquer ajuda que precisar é só mandar uma mensagem no MSN. Você jám e tem adicionado: loxa_84

    Abraços =)

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      opa meu caro, é bem por aí que você falou. sobre o ruído lá na traseira, eu percebi uns barulhos sim, mas depois fui ver que o tampão do porta-malas não estava fixado corretamente, estava solto. vou ver mais sobre isso que vc falou. abs

  • Milton_GT

    Andei há algum tempo, na Livina 1.8 automática de um amigo, com uma semana de uso, e notei ruídos no painel, o que para mim é inaceitável, não gosto de carro barulhento. Meu amigo reclamou na revenda e eles disseram que não tem jeito, são barulhos provocados pela fricção dos plásticos do acabamento, meu amigo até pensou em usar silicone para acabar com os ruídos.
    Eber, nesse carro em que você está testando, tem algum barulho desse tipo?

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      Milton, nessa unidade não presenciamos isso. Mas também né, está com apenas 3.000 mil km rodados.

    • tandre_br

      Isso não tem muito como fugir nesses carros de acabamento mais simples.

  • gui_adao

    na boa… feia demais

  • Maxtremus

    Bem peladona essa Livina ein, não ter itens como computador de bordo e regulagem de altura é dose, até o Palio e o Fox tem…

    • loxa

      Entao compra um Fox de 50 mil reais ai amigao……..

      Pois para ter airbag duplo e ABS so o Fox Prime…….. vc paga 50 mil num Fox?!?!?!?!

      Eu nao!!

      Muito menos num PALIO!!!!!!!!!

      • GUS

        Prefiro o Fiat Idea.

      • Caetano2010

        Eu tenho um fox prime completo + teto e um Jetta 2.5 09 e não me arrependi até agora de nenhuma das duas compras,pois só me deram alegrias até o momento e não os trocaria por essa livina imcompleta,airbags só para motorista e sem regulagens de banco e cinto e acha ainda que fez um negocião.Ainda bem que o fox tem airbag duplo e abs e o jetta tem 6 airbags e abs com ebd.

        • loxa

          Livina SL tem airbag DUPLO meu amigo…. e tambem tem ABS+EBD =)

          E voce esta comparando um carro PEQUENO com uma minivan…….. voce pagou 50 mil reais num fox completo… ok, otimo, ele tem mais equipamentos que a Livina………..

          Mas o Fox eh de uma categoria POPULAR……… Livina eh uma Minivan de uma categoria mediana…. afinal ja vem completa desde a versao de entrada……. Coisa que o Fox nao tem!

          Voce esta comparando alhos com bugalhos. Um Gol pode vir com 900 airbags e volante de Passat CC….. mas isso faz ele custar 50 mil reais…. voce pagaria isso num Gol?!?! Mas voce pagou isso num Fox…….

          Um Palio pode vir com 1 milhao de opcionais incriveis………. mas seu preco sobe pra 60 mil reais….. mas nao! Ele tem regulagem de altura nos bancos!! UAU!!!!!!!!

          • Caetano2010

            Paguei 44k no fox completo,eu estava pensando msm em adquirir um focus hatch 1.6,mas no final o preço falou mais alto,pois o focus estava por volta de 55k a 57k e não tinham a pronta entrega,pois teria de esperar cerca de 45 dias para retirar o carro e como o fox o preço estava bom e vinha com teto,airbags e abs ai acabei optando pelo fox msm que tinham a pronta entrega.

            • loxa

              O Focus está com um problema serio de logistica de entrega……….. as versoes GLX automaticas simplesmente nao existem….

  • http://www.csbrazucas.com LnK

    Excelente avaliação, Eber. Parabéns.

    No aguardo das demais. :D

  • Caetano2010

    Um carro desse não ter regulagem de altura do banco do motorista é uma coisa imperdoavel,pois até um gol g4 tem regulagem de altura do banco do motorista e do cinto,eu msm tive um g4 trend 09 e o carro tinha esses itens de série,e ainda nas versões standard e S só vir com air bag do motorista( é o tipico carro do egoista),pois se acontecer alguma colisão o motorista se salva,e o passageiro que se dane,pois quem mandou não ter dinheiro para adquirir a versão SL,qto aos ruidos acho que falta um isolamento acustico da cabine mais eficiente,e esse motor 1.6 para o porte da livina não dá e acho que o 1.8 deve ser melhor para o porte do carro e para colocar bagagem e familia,pois acho que o motor 1.6 deve sofrer um pouco com carga total.

    • loxa

      um Gol G4 tem regulagem de altura?!?! Nossa que incrivel!!!!

      Mas o Livina tem airbag e ABS!!! E ar-condicionado…. e direcao eletrica……. e vidro nas 4 portas………..

      ops, acho que o Gol G4 ficou pra tras…..

      • loxa

        Obrigado por ter me xingado… isso apenas mostra sua total falta de capacidade de argumentação =)

        Ou seja, você eh um ser inferior.

        Boa noite.

        • Caetano2010

          Desculpe por isso,pois acho que peguei um pouco pesado,pois o meu negócio aqui não é ofender ninguém,pois todo mundo tem a liberdade de expressão para opinar o que quiser,e por isso estou deletando esse post.

        • fredggp

          Ô loxa, vai dizer que não entendestes? Ele criticou apenas o fato de um carro do porte/preço do Livina não ter um básico que é o ajuste da altura. Ou seja, TUDO que tem no Gol tem que ser o mínimo existente num modelo como a Livina. E o pior ele deu o modelo de entrada da VW o G4, pelamor ! Seus comentarios são muito bons, mas acho que a sua resposta foi um pouco ríspida, não foi não? Valeu.

  • rBvix

    legal o NA estar no foco nacional de review's automotivos, parabéns ae!

  • Churrass

    Cambio com dente reto que faz esse barulho

  • fudencio10

    Eu acho mais bonita que a meriva,o ideia é menor,então nem comparo.

  • 4x4Brasilia

    Computador de bordo dá pra relevar,mas barulho em excesso isso não têm som alto que resolva,isso é muito ruim para um carro de mais de 50 mil,também a falta da regulagem de altura é bola fora principalmente quem for verticalmente prejudicado hehe.

    Quem quiser um carro familiar mais bonito têm a vw spacefox ou a fiat ideia que são mais caras e oferecem menos,ou a perua da peugeot a sw que tem um preço similar só que é muita apertada e quase não têm porta malas ( 316 litros ).

  • Paullo_R

    Agora o Blog vai explicar pq ela eh lider….

  • Paulo_Ricardo

    o Eber, se o barulho for desse jeito mesmo do vídeo, eu passo longe de um livina, pq eu nem sequer conseguí suportar o vídeo inteiro, caraca q irritante!!!!

    a e o barulho é do câmbio e não do motor, vc tem como verificar isso? derrepente pode ser lubrificação ruim eas engrenagens estão secas, mas num carro de rua isso é mesmo estranho pq é comum em carros de competição que tem os dentes do câmbio reto pra melhor desempenho.

    e parabéns pela avaliação, ficou muito boa.

    só senti falta de mostrar fotos do interior já q vc falou tanto nele…

    • loxa

      eu achei um pouco infeliz a comparação do Eber com o barulho do video…. pra mim passa uma impressao errada do carro… o meu Livina nao faz NUNCA esse barulho….

  • totorocho

    a Livina essa tem motor Renault ?? a garantia é de 3 anos ?? Abraço !

    • loxa

      A garantia é de 3 anos sim!!!!

  • YoOdEx

    Bom carro! Enchergo como um melhor carro pra familia do que os sedans compactos, SIena, Voyage, FIesta Sedan, etc.. por possuir um espaço interno excelente, um porta mala otimo! Carros "minivans" para quem não conhece são muito interessantes. Um pouco caretas por fora, mas quando você entra dentro dele, entende porque o compraram!

    Quando eu era mais novo, achava o Picasso, e cia extremamente sem graça e feio.. mas quando andei no carro pela primeira vez, a sensação que tive era de estar um avião! hehehehe

    O barulho interno em altas velocidades pode ser devido a borrachas novas não? Meu pai possui um Sentra, e no começo, com poucos km rodados, ao pegar estrada, a 100, 120 km/h, ele assoviava muito.. Parecia que tinha algum lugar em que o ar entrava, e precisava aumentar o rádio para dispistar.. Meu irmão menor, dizia que parecia um carro turbo assoviando! hehehehe. Passou dos 5000km, as borrochas de vedação devem ter se acentado, e hoje a vedação é perfeita, e o silencio interno é incrivel! Com a 6ª marcha então, é sem ruidos de motor também.. Bem que a Nissan devia ter colocado a 6ª la livina também!

  • GustavoTeles

    Se ele tivesse aquele barulho do BMW sempre, coitado do motorista… o bmw tava gritando!

  • 4x4Brasilia

    "Quando o problema é na embreagem, a transmissão vai apresentar dificuldade de engrenamento em todas as marchas, se a dificuldade for em uma só marcha, pode estar no dispositivo sincronizador , O CHORINHO DA TRANSMISSÃO, (RUÍDO AGUDO E CONSTANTE) é característicos de folga de dentes, folga de rolamento e má aplicação de óleo. Ao escutar um ronco interno, varia em função da mudança de marcha e aplicação de torque, são problemas causados por desgaste interno dos rolamentos das árvores primária, secundária e do diferencial".

    Fonte: Revista O Mecânico .http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=423&edid=38&topicid=2

    Será ?
    Um carro que nem amaciou ainda.

  • Tririca123

    gostei,principalmente do quanto foi detalhado esta avaliação.

  • juanpla

    Tenho uma queda pela Livina e sempre acompanho matérias e análises sobre ela. Mau carro ainda é novo, mas, depois da sua matéria, deu uma vontade de fazer um test drive.

    • loxa

      Eu tb fiz um test drive e gostei muuito…. a direção eletrica eh incrivelmente leve!

  • V1c0_PE

    Boa avaliação! Particularmente eu não compraria esse carro, acho feio.

  • nunes_01

    po esse video é tenso…

    • Ricardo_Alves

      aonde esta este video…

  • Fla3D

    Muito legal essa avaliação, assim como foi a do cerato, vou acompanhar!

    Uma duvida: depois de ver o crash test da meriva, queria saber: os cintos possuem pré-tensionador? A meriva pelo jeito tiraram e foi aquele resultado…

  • Paullo_R

    Agora o blog vai explicar pq ela eh lider…
    Pede pra GM mandar uma Meriva e a Fiat mandar o Idea. (Duvido que mandem)

  • sergio_porto

    Parece que o decibelímetro não chegou. Assim que possível nos informe se os decibéis confirmam o barulho interno ao dirigir. Afinal barulho é fator estressante e numa viagem acima de 4 horas vai-se chegar cansado demais.

  • jcesarcbr

    A Livina é líder? Em que? Acho que tanto Idea quanto Meriva vendem bem mais, não?

  • RicardoBH

    Penso que seria uma boa ideia Eber ao fim dessa avaliação, avaliar também as duas concorrentes diretas (ou pelo menos tentar), para podermos comparar os resultados.

  • marciors01

    Acho que este ruído do câmbio deve ser problema específico da unidade, já dirigi livina e andei de carona sem nunca ter ouvido algo parecido.

    • loxa

      Pois eh…. acho isso tb…….. minha Livina nunca fez isso…. nem nada parecido com o video….

  • marciors01

    A livina é nitidamente mais rápida do que a meriva 1.4 e bem mais rápida do que a idea 1.4.
    Não acho o acabamento da meriva superior, o design do painel é bonito mas todos os plásticos da meriva são ásperos e com aspecto barato, com o motor 1.4 ela é morna e com o 1.8 ágil apenas na cidade, este motor gm morre aos 4000rpm e deve muito na estrada.
    Outro ponto é o preço, uma easytronic 1.8 custa mais caro que que a livina 1.8 que leva vantagem não apenas no motor que é muito superior mas no câmbio, automático é muito melhor do que automatizado.
    A idea tem um interior bonito, gosto mesmo, mas o porta malas é ínfimo, assim como a livina tem muitos ruídos internos, o câmbio á borrachudo e apesar de macio muito impreciso, o motor 1.4 é terrivel a suspensão uma gelatina, já viajei dirigindo uma idea e considero um carro perigoso na estrada, quando tem vento ela se comporta como uma vela de barco e insiste em não seguir em linha reta.
    Agora com os motores etorq a coisa melhorou, mas pelo preço de uma idea 1.6 compra-se a livina 1.8 automática, dai não tem graça, e isso sem contar que é a única com três anos de garantia total.
    Ela não dominou o mercado somente pelo preconceito contra a nissan existente no pais, não existe outro motivo.

    • totorocho

      A Meriva easytronic é um fracasso…muitos proprietários estão tirando fora o cambio esse automatizado e colocando mecânico…

  • Kokokil

    Eber,
    Seria muito útil, nessas avaliações, sabermos o preço de algumas partes e peças mais procuradas, por exemplo: pneu, roda, amortecedores, bateria e, talvez outras como para-choque dianteiro, parabrisa, etc.
    Também é importante saber o tempo de entrega dessas peças.
    A razão dessa sugestão é que, lendo os comentários de proprietários de carros de algumas marcas importadas, principalmente Hiunday e Kia, fico com a impressão que, se os carros não são tão caros quanto os nacionais, as peças são caríssimas e algumas demoram muito para chegar.
    Um abraço e parabéns pelas excelentes avaliações que você faz.

    • tandre_br

      Pneu, roda, bateria?

      Não tinha nada mais padrão pra perguntar não?

      • Kokokil

        Não entendi sua pergunta.

  • Mufo

    Acho esse carro bonito, mas tem o mesmo problema de ruído interno do Logan(não sei se o Sandero tem também,acho que sim).
    Será que é um problema só aqui no Brasil, ou é mundial isso?

    • fpguima

      Eu não sei o Livina vendido na Ásia tem este mesmo problema.
      Que eu saiba, o Livina e o Grand Livina compartilham a mesma plataforma do Logan, Sandero e o futuro Duster.

  • fpguima

    Aparenta ser um bom produto, inclusive pela mecânica.
    Peca apenas pelo ruído e a falta de ajustes de altura do cinto, volante e banco, algo crucial em carros deste PORTE e PREÇO.

    Espero que a Renault-Nissan reveja estes pontos, pois é um carro que está vendendo bastante e é a galinha dos ovos de ouro ultimamente para a fabrica do Paraná que está 60% ociosa…

  • tandre_br

    É um produto que não me agrada por ser nos mesmos moldes de Logan e Sandero: Pra conseguir um carro grande e bem construído a preço baixo, o acabamento, a ergonomia e o bem-estar na cabine vão pelo ralo.

    É uma compra racional pra quem precisa de espaço e não se incomoda em ter um carro que não é em nada gostoso de se dirigir.

    Eu já tive Picasso e acho vastamente superior à Livina, e por mais que seja um projeto antigo, ainda é melhor compra, pois se o top 1.6 sai por 5000 a mais do que a Livina AT, os mimos como computador de bordo, ar digital dual zone, banco com regulagem de altura e lombar, entre muitos outros, fazem toda a diferença. E sem esquecer dos quatro airbags.

  • marciors01

    Esta ociosidade em parte acontece porque a produção do mégane foi interrompida, logan e sandero vendem bem, vendem mais do que a livina, ela é sim a galinha dos ovos de outro da nissan, não da renault.

  • Sias

    Tá explicado porque vende pouco. Não adianta a Nissan fazer um carro com uma mecânica boa e não colocar alguns ítens que para o consumidor são importantes. Não ter CB e sequer regulagem de altura do cinto, sem contar o barulho interno, não dá. Depois não adianta fazer "propagandinha" tentando rebaixar a concorrência, tem que ter é competência para corrigir o seu produto.

    • totorocho

      O carro não vende simplesmente porque é feio, mas é um excelente custo-benefício pelo espaço-garantia-qualidade

  • tiards

    Bonito, completo, é claro deve em algumas partes, mas é melhor que SpaceFox!

  • marciors01

    O acabamento não é ruim, o interior é melhor do que é da meriva e idea.
    O problema da picasso 1.6 é o desempenho, anda como carro 1.0, é realmente um carro superior à livina mas somente para andar na cidade, na estrada não tem condições, ou melhor tem mas se for ao menos com duas faixas.
    Sobre ergonomia, por favor, vejam o painel da meriva, os controles do ar também fica bem embaixo, e vocês pararam para olhar a idea? É a mesma coisa, os controles lá embaixo, então joguem pedra no que é justo, como a controle dos espelhos no painel ao invés da porta, e para ser honesto não consigo ver onde a nissam possa ter economizado neste item, acho que foi por estupidez mesmo.
    No cado da idea é até pior pois as saidas de ar centrais também estão baixas de mais.
    Links para o painel da meriva e idea.
    http://allthecars.files.wordpress.com/2009/06/fia
    http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://n.i

  • nickelklaus

    realmente, o ruído do Livina é muito alto mesmo. tava quase certo q ia comprar, mas quando testei um 1.8, fiquei bastante desapontado.

  • Flavio

    estsou com um livina 1.6 s a duas semanas já com 1900km, todo papo furado, e críticas postadas aki, não dou a minima, só vale mesmo a opiniao de quem tem, bom carro para família, estou satisfeito! adeus nacionais sem vergonhas e caros.

  • claudio

    vcs poderia fazer um video do gran livina
    obrigado

  • hary santos

    tenho uma livina x gear 1.8 automatica a unica coisa q incomoda e um barulho q vem debaixo nao sei se da roda ou protetor de carte e como se estivesse algo solto mas as vezes para muito barulho qnd passo em deformaçoes no asfalto alguem passa por isso?