Home Avaliações Avaliação NA – Chevrolet Onix 1.0 (1) – Fotos e detalhes do...

chevrolet onix fotos externas 27 620x412 Avaliação NA   Chevrolet Onix 1.0 (1)   Fotos e detalhes do modelo




Como um certo executivo da GM comentou, “o Onix é a volta da Chevrolet ao segmento dos populares”. Isso mostra que a marca sabia que apenas com Celta, Classic e Corsa, ela estava muito defasada neste tão importante nicho do mercado brasileiro. E o Onix é a aposta forte da marca para conseguir voltar a brigar pela liderança do segmento onde mais carros são vendidos por aqui.

E, aos poucos, vamos percebendo em nosso convívio diário com o Onix que ele tem várias qualidades para conseguir sim posicionar a GM na briga pela ponta novamente. O Chevrolet Onix, apesar de muitos o rotularem como imitação barata do Gol, é grande e consideravelmente maior que o líder do mercado automotivo brasileiro, em várias medidas. Isso é detectado mais facilmente vendo o carro com os próprios olhos, ao invés de por fotos.

O que chama a atenção inicialmente é sua largura e altura. Colocamos o Onix ao lado de um Gol 2011 e vimos isso com facilidade. Algumas pessoas comentaram conosco que ele parece um “Gol bombado”, ou que ele “tem a largura de um Peugeot 307″. Ou seja, para leigos isso também é perceptível.

chevrolet onix fotos externas 16 620x410 Avaliação NA   Chevrolet Onix 1.0 (1)   Fotos e detalhes do modelo

E na tendência atual isso é realmente necessário. Os carros populares do Brasil estão ficando cada vez maiores, pois eles tem de comportar famílias grandes, com jovens que são cada vez mais altos. Fazer o filho adolescente do prospectivo comprador bater a cabeça no teto é perda certeira de vendas.

O nosso Onix (e desta vez podemos mesmo chamar de nosso, pois compramos essa unidade) é da versão LT 1.0. Aí podemos até mesmo comentar um pouco sobre essa nossa escolha. Na hora de ir até a concessionária fazer a encomenda (loja de cidade pequena… conseguiu apenas 13 unidades vindas da GM antes do lançamento) ficamos na dúvida. Que versão e motorização escolher?

Sem dúvida é tentador escolher um Onix LT 1.4 ou LTZ 1.4, mas sabemos que a maior parte das vendas de um modelo deste segmento específico é composta de carros 1.0. Se o Onix fosse um pouco mais caro, poderíamos arriscar que a versão 1.4 venderia mais, mas em sua faixa de preço, muitos procuram preço baixo. Muitos também querem economia, e motor 1.0 é sinônimo de economia de combustível na cabeça das pessoas, embora isso em muitos casos não seja verdade.

chevrolet onix fotos externas 33 620x412 Avaliação NA   Chevrolet Onix 1.0 (1)   Fotos e detalhes do modelo

Decidida a motorização, partimos para a escolha do pacote de equipamentos. Unidades peladas não vieram para a loja aqui da cidade, até porque hoje em dia quem compra carro popular zero quilômetro também quer alguns confortos, e já dá preferência ao ar-condicionado incluso. E para nós o A/C também será importante, já que para alcançarmos pelo menos 30.000 quilômetros rodados em um ano serão necessárias várias viagens.

Com isso, caímos em duas unidades 1.0 completas, uma prata com MyLink e outra preta sem. Escolhemos a prata com MyLink, pois a inclusão deste equipamento opcional inovador no segmento seria interessante para podermos mostrar aos nossos leitores como ele funciona. E a cor também ajuda, afinal, em cidade do interior carro preto fica laranja em poucas horas, por causa da poeira. O prata também pode ser visto como sem graça, mas é uma cor valorizada na hora da venda. Temos que pensar nisso também, já que daqui um ano o nosso Onix será vendido para comprarmos outro lançamento.

chevrolet onix fotos externas 38 620x412 Avaliação NA   Chevrolet Onix 1.0 (1)   Fotos e detalhes do modelo

Com isso, acabamos pegando um Onix LT 1.0 completo, com MyLink e também com pintura metálica. Pagamos 35.840 reais, exatamente o preço de tabela. O carro é 2012/2013, e estava com 6 quilômetros rodados ao pegarmos ele no show room da concessionária.

Abaixo você confere ficha técnica do Chevrolet Onix, e ainda essa semana teremos novas matérias do popular aqui no NA, fique ligado.

Ficha técnica do Chevrolet Onix

MOTORIZAÇÃO 1.0 SPE/4
Injeção eletrônica de combustível M.P.F.I.
Numero de cilindros 4 em linha
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484/ISO 1585 Líquida ou SAE bruta) Etanol – 80 CV (58,8 KW/ 78,9 HP) @ 6400 rpm / Gasolina – 78 CV (57,4 KW/ 76,9 HP) @ 6400 rpm
Taxa de compressão 12,6
Tipo Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484/ISO 1585 Líquida ou SAE bruta) Etanol – 9,8 mKgf (96 Nm) @ 5200 rpm / Gasolina – 9,5 mKgf (93 Nm) @ 5200 rpm
Válvulas, total 8 (SOHC)

TRANSMISSÃO 1.0 SPE/4
Tipo Manual de 5 velocidades

FREIOS 1.0 SPE/4
Dianteiros A disco ventilado
Sistema Hidráulico com duplo circuito distribuido em diagonal
Traseiros A tambor

SUSPENSÕES
Dianteira Independente tipo “McPherson” Barra estabilizadora ligada a haste tensora, Molas helicoidais com carga lateral Linear, Amortecedor telescópico pressurizado estrutural
Traseira Semi independente, com eixo torsão, Sem barra estabilizadora, mola helicoidal com constante elastica linear e Amortecedor telescópico pressurizado

Dimensões do Chevrolet Onix

DIMENSÕES
Altura 1.484 mm
Comprimento Total 3.930 mm
Distância entre eixos 2.528 mm
Largura – carroceria 1.705 mm
Largura Total – espelho a espelho 1.964 mm

CAPACIDADES
Porta-malas 280 litros
Tanque de combustível 54 litros

DIREÇÃO
Tipo Hidráulica

RODAS E PNEUS
Pneus 175/70 R14 ou 185/70 R14
Rodas Aço estampado 5J x 14, 4 furos, com calota integral presa por parafusos

SISTEMA ELÉTRICO
Alternador 80Ah ou 100Ah (quando equipado com Ar Condicionado)
Bateria 12V 40Ah ou 12V 50Ah (quando equipado com Ar Condicionado)

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem 428 Kg
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) 0,35
Peso em ordem de marcha 1.012 Kg



Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.