Avaliação Onix 1.4: Comportamento, consumo na cidade

chevrolet-onix-cidade

Avaliar o Chevrolet Onix 1.4 na cidade é uma oportunidade bem interessante para comparar o desempenho dele com a unidade 1.0 que temos. Muitos devem pensar que a diferença de até 26 cavalos na potência dos dois propulsores faz com que o desempenho dele seja muito superior na cidade, mas a diferença não é tão grande assim.

Andando na cidade de maneira tranquila, sem acelerar muito, e levando apenas uma ou duas pessoas, sem bagagem no porta-malas, o desempenho é claramente melhor no Onix 1.4, mas a diferença é menor do que imaginavamos.

O Onix 1.0 tem aquela relação de marchas bem curta, característica de modelos 1000, então nas acelerações a vantagem do Onix 1.4 não é tão grande.

Quando andamos com ar-condicionado ligado, mais pessoas do que apenas uma ou duas dentro da cabine ou alguma coisa pesada no porta-malas, os 106 cavalos do Onix 1.4 se mostram bem interessantes. Aí sim temos uma boa vantagem para o modelo mais forte.

Mas o desempenho do Onix 1.4 não é aquela beleza que vemos em modelos compactos com motor 1.6, pois seu torque é mais fraco, e já tinhamos visto que este motor 1.4 da GM não é muito suficiente para o Cobalt, modelo que tem apenas 60 quilos a mais.

Então é claro que o desempenho deste mesmo motor em um carro apenas 60 quilos mais leve não será aquela beleza. O ideal é que o Onix mais caro tivesse motor 1.6, mas é claro que não o tem por uma questão mercadológica, já que o Agile tem motor 1.4 e quem tem o 1.6 é o Sonic. Então, cada um no seu quadrado.

Falamos bastante sobre essa diferença não ser tão grande pois o Onix 1.0 anda surpreendentemente bem na cidade, e se o objetivo do leitor for economizar dinheiro na compra do veículo e ele não precisar tanto de um desempenho mais forte, pode ficar com o Onix 1.0 tranquilamente.

É claro que se você quer mais prazer ao dirigir e não ficar se matando para reduzir marchas a fim de manter o desempenho, parta para o 1.4. Fora isso, Onix 1.4 é bem parecido com o do modelo 1.0, tem uma suspensão macia e confortável e além disso entrega um bom espaço interno, que leva cinco pessoas em percursos curtos tranquilamente.

O consumo do Onix 1.4 é algo que devemos elogiar fortemente (leia também sobre o consumo do Onix 1.0).

Ele conseguiu 8,0 km/l na cidade com álcool e 11,5 km/l com gasolina, sempre com ar-condicionado ligado. Se trata de nada menos que o melhor consumo urbano que já conseguimos em todos os carros que avaliamos no NA. Isso com álcool.

Com gasolina, foi o quarto melhor consumo, ficando atrás de Prius, JAC J3 e Novo C3, ainda um consumo muito bom. Ou seja, é claro que este consumo será muito melhor do que você conseguirá com um Onix 1.0.

Com a nossa unidade de testes da Avaliação 365, conseguimos 8,7 km/l com gasolina, um consumo bem inferior ao que conseguiu o 1.4.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.