Home Avaliações Avaliação NA – Chevrolet Onix 1.4 (4) – Comportamento e consumo na...

chevrolet onix estrada1 620x339 Avaliação NA   Chevrolet Onix 1.4 (4)   Comportamento e consumo na estrada




O motor 1.4 do Onix é bem esperto em acelerações e retomadas na estrada, principalmente quando abastecido com álcool, ocasião em que ele ganha quatro cavalos de potência. Ele foi atualizado e agora se chama SPE/4, alcançando até 106 cavalos.

O nível de rotação a 100 km/h fica ligeiramente abaixo dos 3.000 giros, e o nível de ruído interno é bom, com exceção do ruído aerodinâmico que temos nas frestas das portas dianteiras.

Se a diferença de 26 cavalos de potência dessa versão para a 1.0 não foi colocada como algo muito importante na cidade, na estrada essa diferença já é muito mais bem-vinda. Fizemos a viagem de 2.000 quilômetros com a versão 1.0 e depois, quando ficamos com o 1.4 por uma semana, notamos como que essa viagem teria sido bem mais confortável com o motor maior.

Não precisamos reduzir tanto as marchas em subidas mais leves, como acontecia com o Onix 1.0. O único porém é que em subidas maiores, o Onix também não consegue seguir o tempo todo em quinta marcha sem reduções. Isso infelizmente sempre acontece em compactos com motor menor que 1.6, a não ser que o modelo em questão tenha relações muito curtas de marcha.

E, mais uma vez, também temos só a elogiar o consumo do Onix 1.4 também na estrada. Na cidade já mostramos que usando álcool se tratou do modelo mais econômico que já avaliamos.

E na estrada, se tiramos fora o Toyota Prius, o Onix 1.4 é o carro mais econômico que já avaliamos, tanto com gasolina quanto com álcool. Com gasolina, sua média de 16,8 km/l ficou apenas atrás dos 19 km/l do Prius.

E com álcool, ele passou o anterior primeiro colocado, que era o Honda Civic, que tinha feito 12,4 km/l. Com o Onix conseguimos 13,5 km/l. Dependendo de onde você mora, se o álcool tiver preço interessante, vale muito a pena.

 


  • anderson_sp

    Bom saber que a GM conseguiu fazer milagre em cima de um motor de concepção velha e que não é dotado de nenhuma tecnologia que faça reduzir combustível, "talvez" se tivesse um cabeçote 16v e comando variável, o rendimento poderia ser melhor ainda, com tanto elogio sobre o carro, ele me faz pensar em uma troca futura por este modelo.

    • FabiofBenevides

      Burro seria pouco, pegar um carro do tamanho do celta pelo preço do agile ou corsa seria uma boa escolha ou troca? Vamos gado do Brasil, puxem as carroças e pense que são um cavalo, mas não passam de um boi mestiço de fazenda!!

      • http://www.camaquente.com.br/ Jeff_Brown

        Cara, precisa chamar alguém de burro só porque você discorda do ponto de vista do cara?
        Aponte opções melhores então e cite para o colega, não precisa ofender.
        As vezes alguns usuários exageram no fanatismo ou por não gostar determinada marca ou modelo.
        Mas ao contrário do que vc disse.
        O Onix não tem tamanho de Celta, é até maior que Corsa e pouco menor que o Agile, tem o entre-eixos pouco menor que do Agile e maior que o do Corsa, bem como é mais largo que ambos.
        Não porque você anda de carro premium importado que pode taxar dessa forma quem pretende comprar um modelo de entrada ou compacto.

        • anderson_sp

          Nem tem argumento pra replicar nada, nem saber fazer comparação sabe, deve ser mais um desses "revolucionários da internet" que fica replicando corrente por redes sociais, nem saber votar deve saber este coitado.

        • gcarlos

          Falou tudo! Tudo mundo sabe q os carros são umas carroças,carros, blá bla´….

        • Alec_T

          Na sua ultima frase, reforçando, digo: o Onix só custa 40 mil porque o [por exemplo] azera custa 130. Ou seja, os preços aumantam em cascata.

          Então todo brasileiro é burro, gado, boi mestiço: do comprador do Uno ao do Rolls Royce.

        • ShereckMG

          Apoiadíssimo!

      • anderson_sp

        Você é tão ignorante, boçal e mobral que nem deveria replicar o que disse, mas vai lá, onde este carro tem tamanho de Celta e preço de Agile, já começa por aí, não tem referência de medidas talvez tenha faltado algumas aulas ou não seja um aluno assíduo, causando debilidade de raciocínio, este teu comentário é digno destes especialistas revolucionários da internet, que ficam com a bunda gorda na cadeira e na frente do computador achando que irá revolucionar o mundo com um pensamento "diferente", se acha diferente e superior que os outros, mas vive no mesmo meio e compartilha das mesmas coisas que as pessoas que o rodeiam, solta palavras e frases replicadas por redes sociais como se aquilo fosse de alguém com pensamento a frente e olhando para um mundo melhor diferente dos outros.

        Sinceramente gostaria de saber o que você faz para melhorar a situação atual ??? faz protesto, vai as ruas, faz carreatas, pinta a cara, luta por seu direito e dos outros, ou é apenas um demagogo de m3rda que sai escrevendo um monte de besteira e compartilha de tudo aquilo que pensa e vai contra ??

        Creio que seja a 2º opção, e digo mais, nem deve saber votar e depois fica chorando e murmurando sobre a situação que se encontra.

        Gostaria também que me ajudasse a escolher entre um carrinho de rolimã, tico-tico, uma monark e um monociclo para meio de transporte alternativo já que creio que você não anda de carro e com o seu pensamento revolucionista, talvez use um meio alternativo até os carros custarem o que ache que deva custar.

      • mkcoutinho

        Fábio você deve andar de Mercedes ou BMW. Melhor um burro de carro do que um gênio a pé.

  • RafaPinheiro

    Que consumo interessante o desse carro, e mostra que com a devida tecnologia motores flex tambem podem ser econômicos. Eber esse consumo você conseguiu com ar ligado o tempo todo?

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      sim!

      • YoOdEx

        Puts.. média de 100km/h? Consumo realmente muito bom para um motor de concepção antiga. Surpreendente mesmo.
        Com meu Tiida andando a 110km/h, em estrada vazia (sem precisar ultrapassar muito), sem ar condicionado, em sexta marcha praticamente o tempo todo (ele tem bom torque em baixa e aguenta numa boa a sexta), e somente eu, eu consegui consumo de 15km/l. Mas com pé pesado, andando a 120, 130km/h, ar ligado e mais 2 pessoas, ele chega aos 12km/l. Sempre com gasolina, claro.

  • Matheusmavig

    Possuo o mesmo carro só que na cor branca, e realmente o consumo tem me agradado bastante minha média na cidade tem sido entre 12,5 a 13 km/l , só estou esperando uma oportunidade para medir também na estrada.

  • Edson Roberto

    Interessante ter sido com ar ligado o tempo todo! Realmente esse foi um senhor monstro no consumo o que demonstra que as alterações para o motor 1.4 foram muito bem vindas. Esse motor já era considerado bom para o Corsa, mas com o Onix superou as expectativas.

    O lado bom inclusive desse teste, será ver o HB20 passando pelo menos e ver se realmente vale tanto a pena como dizem. Ele provavelmente será um monstro no desempenho, mas em outros locais, demonstrou não ser tão favoravel quanto ao consumo. Como o Eber prefere um carro mais macio, certamente ele irá elogiar mais o comportamento do Onix do que do HB20.

    Mas é otimo que esse modelo tenha feito isso, já que isso demonstra que finalmente alguem acertou a mão no motor.

    • AventadorMan

      Ainda não entrei no HB, so vi estacionado na rua um, so entrei no onix, mas acho que o Onix é mais espaçoso, com esse consumo, acho que iria de onix, pelo espaço, tecnologia e agora consumo ehhehe

    • Dragoniten

      Onix 1.4 rodando no etanol virou minha referência de consumo agora :p
      Fazendo a relação dos 70% do etanol em relação à gasolina, temos o equivalente a pouco mais de 19km/l na estrada. Consumo excepcional pra um 1.4, mesmo que não tenha muito torque, e ainda com AC ligado. Impressionante mesmo.

      • filipe

        Oi. To confuso quanto ao consumo deste carro. Nas revistas cada um fala uma coisa. Vejo consumidores falarem em desempenho de 13km/l. Como tem sido seu consumo na gasolina? Tem gostado ainda? Falo isso pq o CPU de bordo quando é zerado dá uma média que ao longo do percurso pode cair ou subir. O ideal seria rodar uns 150 km na cidade para se ter um ideia. Obrigado pela atenção e agradeço desde já sua resposta. Quero pegar esse carro na 2°f.

  • Cassianoccm

    Caramba, realmente o consumo está impressionando a todos. Ainda mais na região do Éber, que tem bastante morro. Em regiões planas deve ser ainda melhor

  • thiagolamim

    Morte aos motores 1.0L defasados e mal aplicados de nosso país.

    • Dragoniten

      Exatamente! Motor pequeno não é necessariamente sinônimo de motor econômico.

    • gcarlos

      O corsa da opel na europa só tem 65cv. e é 1.0 E nem por isso decretaram morte a eles

      • thiagolamim

        Conte-me mais sobre o consumo dele, utilização, resultados e preços nesse continente?

        PS.: Ninguém está falando em cavalos ou torque. Só em eficiência.

        • gcarlos

          Não seria consumo o assunto do tópico? Ou eu não soube ler o título acima?

          • thiagolamim

            sim, consumo = eficiencia.
            não necessariamente é atrelado a potencia especifica do carro.
            Tem muito fator.

            • AventadorMan

              Concordo, quero ver o dia que os overboost chegarem no brasil, 1.0 arrancando melhor que 2.0 e com consumo de 1.0 ahhaha, ai quero ver quem irá falar mal dos 1.0, mas temos de convir que hj os 1.0 que temos no Brasil são ruins né, hj só vale pegar 1.4 em diante

              • thiagolamim

                Cara, eu acho que unico motor 1.0 que é bem aplicado realmente é o do mille.
                Apesar do carro ser aquilo que todos sabemos, acho bem escalonado o motor pro peso do carro, gera uma economia boa.
                Acho que a FIAT nele sempre acertou desde os fiasa.
                Unico que me vem a mente que roda ainda é ele e os antigos renault 1.0 16v já mortos.

            • gcarlos

              E por q vc pediu a morte de 1.0L, mas não foi específico. Deveria ter escrito assim, MORTE AOS MOTORES 1.0L, DEFESADOS E MAL APLICADOS, COM EXCEÇÃO DOS EFICIENTES E ECONÔMICOS.

        • gcarlos

          Por q falaste morte ao 1.0.

          • thiagolamim

            Cara, se eu pedi morte aos 1.0 defasados e mal aplicadas, quer dizer que não tenha nada contra os que são eficientes e bem aplicados.

  • fla_shun

    Que legal esse consumo! Mais um pouco chega no Audi A1…

    Mas eu acho que esse motorista dirigiu com o pé bem leve….

    • gcarlos

      é a proposta do carro, já q é apenas 1.4.

  • Rodrigo

    Realmente houve melhoras no consumo nessa nova geração do motor 1.4, já que meu antigo Corsa com esse motor fazia em média 11,5 km/l no álcool e 14,5 km/l na gasolina (consumo em estrada, com ar ligado e carro vazio).
    Agora, uma dica: se este consumo foi aferido levando-se em conta apenas o computador de bordo, cuidado! No meu atual Sonic, percebi uma diferença a maior de cerca de 1 km/l entre o consumo médio demonstrado no computador frente ao consumo médio que fazemos ao abastecer o carro (dividir a quilometragem percorrida pela quantidade em litros da bomba).

  • rbhorvath

    Muito bom… cada vez mais o onix se mostra uma boa opção !

  • paranaiba

    Éber, boa tarde, gostaria de saber por curiosidade como você faz a média de consumo? você enche o tanque, zera o hodometro e depois que chegar na reserva enche de novo e divide os kms rodados por litros? esse consumo está muito bom mesmo!

  • Caio_Ferrari

    Eber, não pagamos pelo seu site, logo você não nos deve nada.
    Não me leve a mal, mas cara, esse consumo está bom demais, tem certeza que está correto? Mesmo carros 1,0 leves precisam de sorte e um excelente motorista para chegar nessa marca, sem ar condicionado…

  • Ian_CSB

    O meu march 1.6 16V mostra exatamente o mesmo consumo com álcool e gasolina, cidade e estrada, só que o desempenho é melhor no sentido de não precisar de tantas reduções. Mas eu gostei até do Onix, é um compacto das 4 grandes, porém em sintonia com os produtos das asiáticas.

  • Felix_S

    Com esse consumo parece que o Onix 1.4 seria uma ótima escolha para meu carro de dia-a-dia. Não sei se conseguiria esses números na minha cidade, mas é quase como um Escort que tive há muuuuito tempo (tempos de motor "monofuel"…), que fazia até 17 km/l na estrada.

  • W_Costa

    Essas bobinas individuais que esse motor usa devem ter algo a ver com essa boa autonomia no álcool, sei lá…., é algo quase inacreditável essa autonomia toda e no álcool, talvez o carro estivesse a favor do vento, ou pegou muito vácuo de caminhões….., rsrsrsrsrs, mas que foi bom isso é inegável.

  • jaderf

    Eber, esse consumo é aferido só pelo computador de bordo? pois pelos carros que ja tive, TODOS, sem exceção, mentiram, e alguns até demais!!! caso do corola do meu velho, marcando 15km/l no comp de bordo e fazendo 12km/l na real…meus antigos carros, Stilo roubava 0,3 em média Vectra GT 0,2, Fit 0,6, ranger diesel 1,2….e por aí vai! Nunca confiei nesses comput de bordo, sempre erraram comigo no consumo médio, e isso pode distorcer a imagem de economico de alguns casos…

  • thales_sr

    Eu fico com medo só desse comentário "o veículo não consegue vencer ladeiras em quinta marcha", pois é esse tipo de pensamento que fez o Polo 1.6 ser lançado com câmbio de 1.0… A 120 km/h o motor girava a 4000 rpm. Se o carro tem câmbio longo, as últimas marchas só são usadas em velocidades maiores mesmo. Melhor assim, ter a quinta pra reduzir consumo e ruído em velocidade de cruzeiro, e outras 4 marchas abaixo quando se precisa de força.

  • erickluuh

    E pq a GM ainda ta fora da etiquetagem ?

    • fla_shun

      Pq os motores são uma bosta !

      • erickluuh

        Sim só que o consumo em alguns casos se mostraram interessante, fora que nem todos os motores são ruins, temos os Eco's

        • fla_shun

          Ah sim, alguns são modernos e novos, mas bebem demais…

          Quem não deve, não teme.

          Enquanto for facultativo, a GM não irá participar do conpet

          Mas a hora que participar, vai aparecer o que eu disse, pode escrever….

          Eu gostaria muito de estar errado, mas infelizmente….

  • mkcoutinho

    Realmente eu tinha um Celta LT 2011 e, o Ônix meu surpreendeu positivamente, primeiramente pelo espaço, conforto e a robustez, agora andando ele me surpreendeu novamente consumindo menos que meu antigo Celta que eu achava beber pouco, ele simplesmente é quase 1 km/l mais econômico que o Celta e sendo 1.4. Gente quem quiser econômia o Ônix é o lugar.

  • carlos

    Comprei um onix lt 1.4, está com 800km está sendo de 13.1 km/l, espere que melhore

  • Ronaldo

    Eber, boa noite!
    Essa versão testada não é a 1.4 LT, pois se não estou enganado você falou LTZ no vídeo.
    De qualquer forma , foi uma ótima avaliação, parabéns.
    Minha dúvida é a seguinte: se a versão testada foi a 1.4 LT, o consumo então seria um pouco maior na versão LTZ por causa do câmbio automático?

  • José Nasser

    Simplesmente não sei qual carro 0km comprar na faixa de 30-40k. O Onix era meu favorito, mas fiquei sabendo que não existe nenhuma versão com medidor de temperatura do motor, e o vidro eletrico nas 4 portas só vem no LTZ, confere ?

    • filipe

      Sim, confere. Tb estou na mesma duvida. Nao sei ao certo o consumo deste carro. Cada um diz uma coisa. ja vi revista dizendo em 9km/l na cidade e ja vi usuario dizer em 13 e 14 km/l na cidade. Muita informação truncada.

      • José Nasser

        Ta complicado, o pior é comprar um carro com a tecnologia de hj q ñ tem controle de temperatura do motor. E o consumo está duvidoso mesmo ! Cada lugar diz uma coisa, e as informações dos usuários tb divergem bastante…