Home Avaliações Avaliação NA – Citroen Aircross 4 – Comportamento e consumo na cidade

Dentre as qualidades buscadas por muitos para um veículo a ser usado dentro da cidade, o Aircross apresenta várias delas. Ele é mais alto que a maioria dos carros, tem uma posição de dirigir alta, tem ótima visibilidade para o motorista, e tem pneus largos de uso misto, que absorvem bem as imperfeições do terreno e filtram os impactos gerados pelas crateras lunares. Mas infelizmente, juntamente com todas essas qualidades vem o consumo alto por conta do peso excessivo aliado a um motor que não é o suficiente para andar sem pisar fundo e reduzir marchas para ganhar velocidade.

Andei com o Aircross por uns 4 dias na cidade com o objetivo de estabelecer um consumo médio a ser divulgado aqui, o qual acabou sendo de apenas 6,4 km/l na gasolina. Entendi que talvez os percursos curtos, em subidas íngremes e o uso do ar-condicionado tinham sido injustos com o Aircross, e então deixei o computador de bordo continuar a fazer os cálculos de consumo médio por uns 10 dias.

Tendo passado esse tempo todo, a média melhorou, chegando a 7,5 km/l com gasolina. E no final foi esse o consumo oficial na cidade, registrado na nossa avaliação com o Aircross. Como observação pertinente, vale lembrar que devido ao calor demasiado dos últimos dias, rodamos 90% do tempo com ar-condicionado ligado, o que certamente piora a média. Sem ar-condicionado, os números seriam 10% melhores, aproximadamente. E usamos gasolina por causa do óbvio preço absurdo do álcool neste começo de 2011.

Se trata de um consumo melhor do que o de carros pesados e com motor 2.0, mas ainda assim foi alto demais. Um consumo bom para o Aircross teria sido uns 9 km/l, consumo bom para cidade pequena, claro. Talvez em grandes centros, com suas avenidas de 80 ou 90 km/h de velocidade máxima, ele chegasse a 10 km/l. Aí sim, estaria na média fraca de nossos beberrões carros Flex. A média que registramos, de 7,5 km/l foi tão decepcionante quanto a média de 10,2 km/l também com gasolina – que alcançamos com o Aircross em nossas viagens em estradas.

Deixando o consumo um pouco de lado, o Aircross foi gostoso de usar na cidade. Sua posição de dirigir é boa, o ar-condicionado gela bem e rapidamente  – o que tem sido bem necessário nesses dias de 34 graus de temperatura máxima aqui no Sul de Minas – e as dimensões um tanto compactas do modelo fazem com que ele seja fácil de estacionar e manobrar. O sensor de estacionamento também cumpriu seu papel em ajudar nas manobras.

O câmbio longo, que na estrada foi um problema, trouxe uma condução agradável dentro da cidade. Se você não se importar com as acelerações um pouco lentas do Aircross, vai poder andar na cidade sem trocar de marcha a todo momento. É claro que não é um câmbio com a precisão de um câmbio Volkswagen, mas mesmo assim ele não trouxe quaisquer surpresas negativas.

O nível de ruído interno do Aircross foi muito bom, rodando na cidade. Está aprovado. Já uma coisa que nos incomodou foi o ponto citado em nosso vídeo detalhado do Aircross. O painel tem uma rebarba acima dos pedais, e se você ficar com o pé um pouco pra cima na hora de pisar na embreagem, ele fica se enroscando ali o tempo todo.

As pessoas que andaram conosco no Aircross dentro da cidade se impressionaram com a qualidade dos bancos e também com a modernidade de seu painel. Já o acabamento das portas foi sempre objeto de reclamações.

E uma novidade na nossa avaliação do Aircross: como o modelo tem aspirações aventureiras, teremos também uma matéria – bem como vídeos e fotos – a respeito de seu comportamento em estradas de terra, fique ligado!



  • http://tcnop1.wordpress.com tiico96

    To louco para ver o "rally" que o NA vai fazer com o Aircross…
    Ah, eber, você ainda não me falou qual câmera utilizou para fazer o vídeo do Aircross em 1080p…
    Poderia me dizer?

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      Me manda um email.

  • marcolorenzo

    que carro beberrão! deve ser esse motor 1.6 que tem que puxar muito peso…dai gasta mesmo!

  • tandre_br

    Sacanagem querer botar ele em estrada de terra! ahuhuahuahuahua

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      mas é a proposta dele, não é? lembra da propaganda? :D

      • tandre_br

        Não esquece de levar o telefone do reboque!! :D

      • marcolorenzo

        Concordo…tem que mostra que só é propaganda e não realidade.

    • potenza

      Taí a prova de que vc não precisa ser, so precisa parecer que é.
      Tai o motivo de cross's, adventure's, way's e stepway's venderem tanto.

    • matheusar

      Ele se sairá melhor que uma range rover =D

  • Renatto_A.

    É como diz um amigo meu, um motor pequeno trabalhando a toda, consome mais do q um grande motor trabalhando sem esforço

    • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

      Eu fico imaginando inclusive, o que o motor deve perder de vida util com esse tipo de uso não? pelo menos eu não aguentaria em andar sempre "xoxo" com o carro.

      Assim como esse, detestei a captiva 4 cilindros. (em relação ao cambio de 4 marchas automatico e motor, porque o carro em si é show de bola).

  • nasser_ric

    o carro é muito bonito, mas com esse consumo, só se fosse no mínimo 2.0

  • fudencio10

    E eu reclamando do meu voyage 92 1.8 subindo a serra gaucha e as ladeiras de floripa,e ainda andar na freeway a 120km/h fazer 2300km com 220 litros.

  • Paulo_Ricardo

    e ainda querem colocar um 1.4…
    se for turbo ainda vai né?

  • potenza

    Putz minha captiva faz de 6 a 7 com um litro de gasolina(e Ar 100% do tempo ligado) e eu abasteço com dor no coração.

    Agora fazer 7,4 com um motor 1.6 xoxo é ferro.

    Com a captiva pelo menos ao pisar fundo da pra esquecer…

    Com o Aircross deve ser um arrependimento, com alcool então…

    • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

      Que motor é sua captiva ?

      • potenza

        3.6 v6 2009 quando ainda tinham aquela roda cromada linda (que custa um absurdo por sinal)

        • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

          Cara… isso é um otimo carro. Eu acho que nao tem pq vc sentir dor no coração. Na minha opinião o valor do bem e o que ele agrega nos confortos com certeza compensa.

          A sua realmente é a captiva show de bola. Sinceramente, seria a unica versão que eu teria se tivesse uma captiva.

  • MARCOS10011

    Eber,tem previsão da NA fazer um teste do Chery Tiggo?

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      Já estamos em conversa com a Chery sobre isso… apenas precisamos enfiar o Tiggo na nossa escala de avaliações, que contém modelos de outras marcas também.

      • W_Santos

        O Tiggo concerteza desperta muitas dúvidas, será interessante.

  • sadala31

    Estou esperando ansiosamente este teste off-road. Quanto ao carro, acho que a Citroën poderia botar um câmbio de 6 marchas na versão 1.6. Acho que cairia bem.

    • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

      Poderia colocar em toda sua gama o cambio de 6 marchas. Pois todos os modelos que vem ao Brasil vem com cambio de 4 marchas. Exceto o C5 que também um cambio BVA mas de 5 marchas.

  • Grizzi

    Triste descepção…. o consumo é um item muito importante para mim, rodo pelo menos 80km por dia na cidades de SP…. esse ja era !!!!!

    • W_Santos

      Espera o Picanto então….19 na cidade e 22 na estrada, dados da Kia….

    • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

      Mas querer um carro desse porte para andar na cidade? ai é dose não?

      Não cairia melhor um hatch médio? exemplo da propria Citroen: C4 hatch "Sport" 2.0

  • Eddu13

    Tô ansioso pra ver o Aircross na terra.

    • prudentew

      realmente vai ter o teste off-road??
      pobre carro
      hehehe

  • exmarujo

    O problema desse consumo altissimo resume-se a uma única coisa, gasolina de má qualidade, se fosse 95 ou 98 octanas como na europa o consumo seria drásticamente menor, disso eu tenho a certeza absoluta

  • James_Tiberius

    Tive uma Scenic 1.6 16V flex (mais pesada que o AirCross) que fazia 10,5 na cidade. Hj tenho uma GranScenic de mais de 1600kg e motor 2.0 que faz 7,0 na cidade com tudo ligado e cambio automático! Tem algo de errado com esse motor.

    • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

      Tem sim, o problema de ser cambio longo, vir do C3 e ainda não ser mto bem adaptado ao uso e peso do modelo colocado. Como eu disse, se fosse um motor com boas respostas já em rotação baixa tudo bem. Mas o fato é que ele sofre com tal situação e faz o modelo ser pesado. Já que foi investido bastante em revestimento fonoabsorvente, deixaria o cambio ainda mais curto para superar todas as necessidades. Ainda que, fosse deixar o motor trabalhando em uma rotação maior.

      Ao menos poderiamos dizer que ele andaria bem apesar do alto consumo. Mas não, consome mto pelo tipo de calibração e nitidamente o motor errado para o modelo.

  • LuisRenatoJoia

    Meio beberão!Etera mais desse carro.

  • rpivotto

    Pessoal, porque a citroen se entitula Creative Technology e tira o painel digital do carro??? olhem o painel do c3 picasso no chile: http://www.noticiasautomotivas.com.br/citroen-lan
    será que é muito caro ter um destes aqui??
    ou fizeram uma pesquisa com donos de GOL para perguntar como eles preferiam o painel do Airdream!!
    Eu acho muito mais bonito o digital, fica bem mais moderno!!!

  • douglasmartins1

    Putz! O Meu Vectra Elegance 2.0 faz 8km/l na Cidade, Tranquilo… Pq esses "moderninhos" bebem desse jeito?? Cadê tecnologia no motor???

  • tocaficha

    Aí, pode ser um carro bom e tal. Mas que é FEIO, isso é.

  • IsrVasconcelos

    É uma silada binoo ! D:

  • Rpppg

    Quase comprei um desses. Depois de ler a excelente reportagem desisti. Continuem priorizando os lançamentos. Grande serviço prestado pelo NA.

  • AtilioPeppe

    A excelente matéria de NA sobre o AirCross (21/01/2011) influenciou minha compra de um AirCross Exclusive em março/11. Falam que ele chega a 7,5km/l de gasolina na cidade. Embora alto, achei razoável pelas características do carro.
    Infelizmente, estou decepcionadíssimo com o consumo excessivo do carro: não consigo ultrapassar a média de 5,6kml de gasolina aditivada na cidade (zona leste de S.Paulo, horas de rush), mesmo depois de reparo feito pela Citröen no sistema de distribuição. Vejo um número cada vez maior de usuários desse carro reclamando do alto consumo, mas ninguém ainda bateu o recorde da insuficiência do meu! Seria mesmo o "carma" desse belo carro ou fui "premiado" por um descuido da fábrica? Me deem uma esperança, pelo amor de Deus, mas não me enganem, que eu não gosto! Seria só uma questão de amaciar o motor com carinho?

  • alexandre pereira

    será que a citroen não está vendo isso?coloque um motor 1.8 no aircross aí sim esse carro ficará completíssimo

  • maria

    gente eu tenho um 2010/2011, dos primeiros que sairam, adoro o carro, vai fazer 03 anos em outubro e estou com pena de vender,eu acho o consumo ótimo, ando percursos pequenos, passando por cima de quebra-molas quase toda hora, enfrento engarrafamentos, etc. e o consumo é 9km/h, na viagem 11Km/h eu acho esse consumo muito bom, se tiver um carro desse tipo mais economico me indiquem por favor…