Home Avaliações Avaliação NA – Ford Ka Sport 2 – Impressões do interior e...

ford ka sport fotos interior 6 620x412 Avaliação NA   Ford Ka Sport 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento




Se pelo lado de fora o Ford Ka Sport 1.6 empolga, no interior vemos que ele não deixa de ser um popular de entrada, com acabamento bem simples e inferior ao que se esperaria de um compacto 1.6 de 32.000 reais. Com exceção dos bancos de visual esportivo e maiores apoios laterais, o restante continua bem parecido com o interior do Ka 1.0 de entrada.

E aqui lembro que comentei na matéria anterior que iria detalhar o que é igual ao Ka de primeira geração neste modelo mais recente. Bem, vamos lá…

Volante, hastes de seta e dos limpadores de parabrisa, portas, alavanca de acionamento da regulagem do banco, roldana para regular o encosto, pedais, alavanca do freio de estacionamento, etc, etc. São várias coisas que não mudaram entre o Ka CLX 1.3 de 1997 que tive (e que aliás andava bem e era prazeiroso de guiar) e este aqui, 2011/2012.

ford ka sport fotos interior 15 620x412 Avaliação NA   Ford Ka Sport 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

Isso pode trazer boas lembranças aos que tiveram um Ka no passado mas também trazer descrédito junto aos que buscam um carro novo hoje. Mas, voltando a falar especificamente do Ka Sport, o quadro de instrumentos atualizado sem dúvida traz alguma modernidade ao seu interior.

Outro detalhe interessante é o par de bancos dianteiros, firmes, que abraçam bem o corpo. O sistema de som com suporte a USB e Bluetooth é muito bom. Tem uma qualidade de som superior ao que se espera em populares. O ar-condicionado funciona bem e gela a cabine com rapidez. Para quem vai na frente o espaço é bom, já para quem se arrisca a andar no banco traseiro, o negócio complica.

Digo isso porque apesar de o Ka de segunda geração levar (no documento) cinco pessoas, ao contrário do Ka anterior, que só podia levar quatro, o espaço para as pernas dos ocupantes traseiros é bem apertado, até mesmo em termos de carro popular. Outra área em que o negócio não mudou muito de uma geração para outra.

ford ka sport fotos interior 10 620x412 Avaliação NA   Ford Ka Sport 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

Mesmo não sendo uma pessoa muito “espaçosa”, se você tem 1,80 metro de altura ou mais, é provável que deixará poucos centímetros de espaço para as pernas de quem for atrás de você. Isso claramente faz com que apenas pessoas solteiras ou casadas e sem filhos comprem o popular da Ford.

As portas são amplas e ajudam a entrar na parte de trás, mas mesmo assim é necessário torcer a coluna para tal. Quatro portas fazem falta sim senhor. O porta-malas também tem espaço inferior a concorrentes, apenas 263 litros.

ford ka sport fotos interior 34 620x412 Avaliação NA   Ford Ka Sport 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

Tendo detalhado o interior do Ka Sport, chega a hora de mostrarmos seu vídeo detalhado. Após isso, vamos à parte que interessa: comportamento na cidade e na estrada.


  • andrebritoleite

    Eita volante Feio!!!

    • dudupruvinelli

      É da década de 90.. esperava o que?

      • leo_cidral

        Porra muitos Carros dos Anos 90 são muito bonitos e bons… mas o Ka, sim era o carro mais feio que rodava por aí

        • Leandro1978

          Nada. O Fiesta "triste" era mais.

          • SilenceBass

            Se bem que a traseira desse Fiesta triste/bobo é bem acertada.

            Tem um cara aqui no prédio que tem um branco, até que é bonito o carrinho (tirando essa cara tristonha… mas a cor ajudou um pouco nisso), ele botou um aerofolio com brake light e rodas Binno… ficou legal !

            • CharlesAle

              E posso lhe afirmar que é um excelente segundo ou terceiro carro,muito econômico,não necessita de seguro e quase não dá manutenção….

              • SilenceBass

                E eu não sei? Cogitei ele como meu primeiro carro… só que fiz a burrada de comprar um Hyundai Accent (na época).

                Com o Fiestinha tristonho eu seria mais feliz, ahahah

      • HuBrFe

        E daí? Veja os volantes da BMW na década de 90 (o de 4 raios, pq o de 3 é feio mesmo), os da Mercedes tbm eram bonzinhos. E os da Chevrolet então? Vectra e Omega tinham volantes lindos de 3 raios.

    • mauricar20

      Verdade, muito feio mesmo…

    • edy_caceres

      Se eu não estou enganado é o mesmo do Versalles!

  • Pedro_Rocha

    Esse banco traseiro reto me lembrou um Fusca pé de boi:
    http://4.bp.blogspot.com/-BLpGam4GXFA/UB80HxVX_II

    Proporcionalmente à época e ao mercado, esse Ka está pior!

  • dudupruvinelli

    A primeira coisa que eu notei ao abrir a página foi aquele airbag do passageiro mal encaixado! E outro defeito: aqueles plásticos já estão fazendo barulho (dirijo um 2011 com 11mil km). O porta copos (?) é inútil: cabe somente aquele copinho de 200ml de água. O barulho da estrada é impressionante: parece que o carro vai levantar voô de tanto barulho (apesar de a estabilidade ser ótima, é dura pra c…).

  • MyFault!

    Vale cada centavo.

  • erickluuh

    Pra uso urbano ta bacaninha, más infelizmente a realidade do Brasil é outra, e cada dia que passa parece que piora, vejo famílias usando esse carro como único meio de transporte, ou seja, pra uso na cidade/estrada, acho isso um absurdo, más é a realidade :/

    • bedotRJ

      Pois com o meu eu gostava justamente é de pegar estrada, prá curtir o desempenho e a boa estabilidade. Prá uso urbano, a versão 1.0 já atende.

      • Edson Roberto

        Acredite… no atual.. somente o 1.6 para algo de prazeroso… o 1.0 minha irmã teve e eu não desejo aquele carro para ninguem. Me lembrei diretamente do meu Uno 1.0 1995 ELX que tive, tamanha o manco que o carro era. E olha que minha irmã tinha o pé tão pesado que com o Ka ela tinha que encher o tanque no meio da semana!

        Só em comparação ao antigo carr odela… um Celta 1.0, ela fazia com o mesmo, 1 tanque por 1 semana e meia. Ai vc vai me dizer que o Celta era diferente… mas eu faço quase 2 semanas com alcool no meu C3.

    • Leandro1978

      Por isso as montadoras têm que adaptar os modelos quando trazem para cá. A VW está modificando o up! justamente para atender este "gosto". Talvez este seja um dos motivos para o Ka vender menos do que poderia. Coloca duas portas a mais e aumenta o espaço interno, tenho certeza de que venderia mais. Tanto que na próxima geração, terá 4 portas, mas espaço interno e versão sedan.

      • thales_sr

        A Ford já não tem um carro pra atender esse público (Fiesta)? Mais espaçoso, 4 portas, mesmo powertrain.

        • Leandro1978

          Mas ele era bem mais caro, não?

          • thales_sr

            O Fiesta "básico" (sem ABS e AB2, mas com mesma motorização) pode ser encontrado por uns 3 mil acima do Ka (meu sogro comprou um). Apesar de 10% ser algo considerável, um Ka com 4 portas não teria o mesmo preço do 2 portas, então a diferença na prática seria menor (uns 1500 talvez?), pelo carro mais espaçoso.

  • Gregori_Costa

    dirigi um normal, 1.0…. odiei.
    nas fotos vi de interessante apenas os bancos, esse carro é muito caro, mesmo no brasil.

  • Daniel Ramos

    Então brasil….isso é o melhor que temos?
    Deprimente.

    • thales_sr

      Não. Isso aí é o segmento de entrada. O melhor que temos é Toyota Vovorolla, Honda Shitic… GM Cruz-Credo e VW Lerdda não entram pois não são fabricados aqui.

  • fortal1990

    Eh ate bacana, mas esse volante horrivel e a alavanca de marcha com bem 45 centimetros, n combinam com a proposta "esportiva".

  • anderson_sp

    O carro pode ter seus aspectos positivos, mas ao reparar ele entrega seu projeto antigo e defasado, a tão "idolatrada" qualidade de acabamento dos Ford, ela não existe nos modelos de entrada infelizmente, a promessa da linha mundial da Ford em sua linha nacional para 2015 com veículos globais, espero que melhorem o acabamento e não só se importem de trazer um modelo "bunitinho" e com acabamento tão ruim…falo isso como proprietário de um Ford.

    • Leandro1978

      Ford era referência em acabamento até os anos 1980. Quando se juntou com a VW na Autolatina, houve o "pior dos mundos". Os Ford perderam em acabamento e os VW, então referência em mecânica, "ganharam" o CHT. Com o fim da Autolatina, até que o último Escort e primeiro Focus melhoraram o acabamento, mas dai veio o Ecosport…

      • anderson_sp

        Sim, lembro desta época, meu pai tinha uns Del Rey Ghia e eram ótimos pra viajar, super confortáveis e depois na época da Auto Latina teve um Verona, apesar de bom o acabamento não era lá essas coisas, hoje em dia tudo se resume aquele plástico duro, cheio de rebarbas e mal encaixado.

        • Edson Roberto

          Nossa… os Del Rey eram um luxo para a epoca! Que carros macios e confortaveis! Além de espaço era muito bem acabado!

          Ele era feio na minha opinião, mas sinceramente? Um dos melhores sedans para sua epoca. Eu sonhava em ser meu primeiro carro… mas é muito dificil achar um inteiro. E o unico inteiro que achei o dono nao queria vender… era irmão de uma amiga de uma ex namorada. Era um Del Rey vinho…. maravilhoso… todo original, da ultima leva e claro, motor 1.8 ALCOOL.

          • Leandro1978

            Em termos de design, realmente não era dos melhores, achava o Corcel II mais bonito, ou os concorrentes, como o Monza e o Santana. Mas em conforto, os batia facilmente… Eu lembro que, quando saiu o 1.8, o meu pai pensou em pegar um, mas aí veio o Plano Collor…

          • anderson_sp

            Hum, estes 1.8 AP eram ano 90 em diante, meu pai teve um Ouro 84 e dois Ghia 85/86 1.6 CHT, é difícil ver hoje um inteiro realmente.

            • bedotRJ

              Meu pai teve um Ghia 88, dos últimos CHT, logo antes de receber o AP. Lindaço, cinza cromo, completo menos ar. Um estranho em uma família que tinha hábito de praticamente só comprar VW. Por isso mereceu um apelido nada honroso dado pela minha mãe: barangão! kkkk

              O apelido zicou o carro. Foi furtado com apenas 4 meses de uso. Tenho a chave reserva guardada até hoje.

              • anderson_sp

                Pô levar um Del Rey é sacanagem, pena de morte pra estes bandidos ae, rs, acho que eles levaram achando que a criança tinha um motor AP debaixo do capô.

        • Leandro1978

          O meu pai teve um GL 1.6 2p 87/88 (sim, já naquela época havia ano/modelo). Não era tão luxuoso quanto o Ghia, mas era muito bom também. Tinha o relógio digital no teto e luz de leitura independente na frente e atrás. Lembro das viagens de Porto Velho a São Paulo, eram 3.000 km e de 3 a 4 dias de estrada. Cansativo, afinal era meu pai quem dirigia a maior parte do tempo, a minha mãe pegava somente em SP, pois as estradas eram melhores. Vendeu em 1992, com 130 mil km, trocou por uma Parati, até hoje se arrepende de tê-lo vendido.

          • anderson_sp

            Meu pai quando vê algum comenta sobre o carro, e quando foi vender o último bateu o "desespero" tb, rs.

  • Stunt

    Custava colocar um mísero indicador de temperatura do motor?

    • thales_sr

      Custava. E como é custo, retira pra aumentar o lucro. Fiquei impressionado que ainda deixaram o conta-giros ali… rs

  • SilenceBass

    O carro é legalzinho, já dirigi um (1.0..) e achei o câmbio maravilhoso, a ponto de cogitar comprar um.

    Desisti quando percebí que faltava um item básico e importante no painel: marcador de temperatura, fora os relatos de problemas com o sistema de arrefecimento (imagina, tu não tem marcador de temperatura e o reservatório de água pode rachar e vazar tudo sem aviso prévio? Nem fufu…)

    • Leandro1978

      Há uma luz de advertência. Quando ela acende, pode parar que a coisa tá feia. Sem querer defender a Ford (também acho uma economia "porca"), mas ela não é a única a fazer isso. O Fit, por exemplo, não possui.

      • CyborgPilot

        Dizem que o Onix também não tem. Eu acho isso imperdoável.

        • SilenceBass

          Não tem mesmo, e isso matou a chance de trocar meu Celtinha por ele, pelo menos por enquanto.

    • CharlesAle

      Várias versões básicas de uno e palio não tem termômetro(ED,EX,SX,etc)ou seja,não é de hoje que os caras economizam,e algumas fiorinos antigas também não tem…só lembrando que gol special também não tinham…

  • Xico Pires

    O anterior do modelo anterior era lindo, visual "cool" muito a frente de muitos modelos até atuais. Aquele relógio lá em cima do Kazinho era um style só. Saudade.

    • Leandro1978

      Também gostava, mas dava um trabalhão atrasar uma hora…rs…

  • bedotRJ

    É o volante redondo com airbag, herdado do carro antigo.

    Na foto da parte interna da porta, reparem no inserto de tecido. No meu, que é versão 1.6 completa, também há esse tecido, só mudando a padronagem. O tecido não entra sequer 2cm na parte interna da peça. Ele é exatamente do tamanho da peça. Resultado: o do lado da porta do passageiro já descolou e da porta do motorista está para descolar. Prá acontecer isso, seria melhor que a peça fosse toda de plástico, como nas versões mais simples. E o pior é que não arrumo ninguém que cole isso – um dia, terei que consertar eu mesmo, com alguma cola que sirva prá tecido.

    • Azerbi2013

      Não sei se conhece .. mas o Clube do Ka ensina como arrumar isso =)

      • bedotRJ

        Opa, vou ver lá no clube do novo Ka então! Valeu pela dica.

    • thales_sr

      Não rola de mandar forrar com couro não? Dá um charme a mais e não é caro.

      • bedotRJ

        Fui num capoteiro prá ver se ele colava e ele tbm veio com essa sugestão. Mas eu sou do tipo que gosta do carro original. Nem insulfilme eu uso no meu carro. E acho meio pretensioso meter um pedacinho de couro em um carro que é todo simples por dentro. Vou ver se sigo a dica do colega acima e tento arrumar eu mesmo.

        • Azerbi2013

          O clube esta la para ajudar em tudo =D

          Tambem não sou fã de mudar mto as coisas do carro =/

  • MajorAutomotivo

    Essa porta com o aço pintado aparente na parte interna … é pobre em excesso.

  • bedotRJ

    Esqueça o acabamento Ford do passado. Ao menos nas linhas novo Ka, Fiesta Rocam e Eco antigo (não sei o novo), a ordem era simplificar ao máximo. Talvez se o mercado tivesse respondido melhor aos ainda bem acabados Ka antigo e Fiesta ("tristonho" e Street), o padrão não tivesse baixado tanto.

    • thales_sr

      O Ecosport continua economizando no acabamento… Entrei num novo e já saí catando as pobrezas no acabamento. Mas veja bem, o que importa é ter ele pra enfeitar garagem e deixar o vizinho com inveja.

  • RafaelPimenta

    Se por fora é bonito e chamativo, por dentro é deprimente. esse acabamento das portas a ford nunca se interessou em mudar. é foda viu. Meu irmao comprou um 1.0 2012/2012 branco com roda de liga leve escura. muito bonito por fora, mas por dentro nao da.

  • gbaraujo

    Eu tive um Ka 1.0 Zetec Rocam 2003, modelo GL, completo, inclusive com Direção Hidráulica. Aos que criticam o Ka por acharem ele feio, ou pequeno, ou isso, ou aquilo, só deixo uma dica: experimentem passar pelo menos uma semana com o carro. Tenho certeza que a opinião de vcs mudará. Eu ADORAVA o meu, e ainda hoje sinto saudades do carrinho. Muito esperto, cabe em qualquer vaga de estacionamento, seus cantos redondos ajudavam nas balizas mais do que um sensor de estacionamento (força de expressão), tinha muita estabilidade, coisa que nunca mais encontrei em carro nenhum, não como a dele. O meu, que era o GL, possuía até mesmo porta óculos no teto, ao lado da luz. Tinha um porta-luvas redondinho, que parecia uma caixinha de óculos, tinha duas tomadas 12v, uma no painel e outra dentro do cinzeiro, porta copos generoso, porta caneta no banco traseiro, porta luva ao lado direito do banco traseiro… O carro era um mimo só. Sem falar no reloginho, que era lindo e piscava vermelho quando o alarme era original de fábrica.

    • rattrap587

      Eu tb sinto saudades do meu Ka 1.0 2004. Excelente carro!

    • http://www.raelcunha.com Rael G.C.

      Mais um que também que teve e adorava. O meu era branco, e ainda tinha um aerofólio lindo.

    • C_Siega

      Eu tenho um Ka GL 1.0 completo 2007 (ar, direçao hdiraulica, vidros e travas, som, etc…). Muito bom o carrinho mesmo.

  • gbaraujo

    A minha opinião é: o Ka atual ficou maior, mais moderno e mais comercial, porém perdeu a essência do Ka antigo, que era um carro único, com estilo único, dirigibilidade incrível, desempenho impressionante, um carro apaixonante e que deixou saudades em todos os que já o tiveram. Para reviver a glória daquele pequenino, só se a Ford trouxesse para o Brasil o atual Ka europeu, com design Kinetic, semelhante ao New Fiesta.

    • rafthehay

      gb, se isso ajuda, já conduzi muitos Kas do modelo antigo e tenho um do novo, e o carro é essencialmente o mesmo – não é à toa que parabrisa, portas e volante se mantém. A traseira praticamente não mudou, arrisco até dizer que a bitola é a mesma. Ficou um pouco mais de balanço na frente e atrás das rodas, mas o comportamento dele é bem arisco e divertido.

      Lembro de ter lido uma análise da QR (nada imparcial, hehe) do Ka europeu, e criticava o fato de ele ser um 500 com cara de Ford e uma suspensão um pouquinho diferente (inclusive o carro usa o painel do Palio com outra máscara e o motor Fire 1.3 que tínhamos aqui).No fim das contas, o Ka brasileiro se mostrou mais puro à essência dele, mesmo que tenha ficado mais largo na traseira. :)

      • http://www.raelcunha.com Rael G.C.

        Essas frases de "painel de Palio" eram expressões que o editor Marcelo Moura usava, mas ele queria dizer "painel parecido com do Palio". E o Marcelo Moura chegava ao ponto de dizer que o "nosso Polo" atual (que é a geração anterior empobrecida do Polo europeu) é melhor que o Polo novo europeu (que é um carro MUITO melhor).

        O Ka europeu é lindo, e seria um ótimo concorrente para o 500.

  • Salazar1966

    O pior de tudo isso, é você olhar o Troller por dentro ou a Ranger e ECOCO, antes da nova versão e ter o mesmo acabamento e materiais, até o radio, carros de 70 a 100K.
    E Brazilero compra!

  • ctnmartins

    Por dentro ele é feio mas qualo o concorrentecom interior bonito?
    Acho o Ka 1.6 um carro honesto e único compacto de entrada que dá algum prazer ao dirigir.

  • _Pedroking

    Se der pra juntar mais alguns trocados é bem melhor ir de 500 cult 1.4

    • thales_sr

      Alguns trocados = 9000 reais? Quase 30% a mais no valor…

  • kkduu

    Somos exigentes, apaixonados por carros, porque carros nós não temos. Não com bons preços.
    Os carros de verdade aqui são carissimos (classificados aqui como médios); Os que dão para comprar (populares que não sao carros e sim carroças) ão deprimentes mesmo. É pagar caro por pouco pra fugir de ônibus.

  • bricim

    Não consigo achar esse carro bonito..

  • Jonelex

    A Ford é boa , mas só nos states mesmo

    • BrunoMulsane

      Com certeza nunca dirigiu um ka sport, fiesta 1.6 ou focus. São deliciosos de dirigir. Ja tive astra, polo golf. Hj tenho um focus ghia 2009 e um fiesta class 1.6 2011 da minha. O focus da um show nos concorrentes, basta andar. No fiesta não foi diferente. Andamos no sandero, gol, fox, agile. Mas o fiesta nos surpreendeu, pela deliciosa dirigibilidade, desempenho e espaço interno excelentes, alem de um porta-malas gigantesco. Quem fala mal com certeza é achismo, não tem como não gostar.

      • thales_sr

        O Fiesta 1.6 é um bom carro, mas falar que é uma "delícia ao dirigir", sei não, o Gol dá um banho nesse quesito. O Fiesta, a meu ver, ganha em espaço, e preço.

  • Gabriela Aragão

    Não consigo mais achar esse carro no site da ford. Já foi descontinuado?

    • bedotRJ

      Tá no site sim. Clique em "Monte o seu". Quando aparecer a janela, clique em Ka Sport. Pronto.

  • maujis

    O ka europeu é muito mais bacana mas atinge outro publico no mercado dele , mas no brasil faria muito mais sucesso q o Fiat 500 com quem ele compatilha plataforma na europa .

  • BrunoMulsane

    Ja dirigi o modelo sport, é um carro que é delicioso de guiar. Da um show em qualquer concorrente. Ja vi um ka sport dando bucha no novo palio sporting. Esse carrinho é um capetinha.

  • CharlesAle

    Acredito que para solterões que se cansaram de carro mil,mas não tem bala para carros melhores,esse Ka cai como uma luva,além de ter excelente desempenho ,tem um visual legal,e na estrada,com certeza dá canseira em muito carro 2.0 por ai………

  • Azerbi2013

    Interior de Popular .. mas o motor compensa fácil =D

  • JOEL2304

    Em todos os casos, se fosse pra pegar um subcompacto, iria de Celta que tem visual muito mais aceitável, sem os exageros do Clio 2013 e Ka, com painel aceitável (apesar de nao ter tao bom acabamento) e motor 1.0 condizente com ele sem ser fraco. Além disso, é 4 portas e tem e dá pra pegar um completo por R$ 27.990,00.
    Quanto ao KA acho o cúmulo do absurdo essa portas nao possuirem forração, nem que fosse de plástico, mas ficar vendo a lataria dentro do carro, que arranha facilmente dá um desgosto. Esse volante também, (com airbag) só nao é pior que o do Mille, mas Celta e o Classic se saem melhores. Ahhh e por que os bancos traseiros do Ka são tao parecidos com uma tábua??? Esse modelo 1.6 só serve mesmo pra jovens que querem um certo ânimo do motor mas querem gastar pouco.