Home Avaliações Avaliação NA – Honda City 4 – Comportamento e consumo na cidade

 Avaliação NA – Honda City 4 – Comportamento e consumo na cidade




Rodamos bastante com o City na cidade. Andamos em trechos lentos, avenidas e também um pouco de estrada. No total foram quase 130 quilômetros que rodamos na cidade. Aliás, fazer isso em uma cidade pequena não é fácil. Cerca de 70% do percurso feito foi com ar-condicionado ligado. Normalmente não é necessário usar ar-condicionado aqui no Sul de Minas, mas essa semana estamos com um calor não muito comum por aqui, e também os bancos em couro fazem com que você sinta mais calor dentro da cabine. O combustível utilizado foi o álcool, e o City acabou fazendo uma média de apenas 5,8 km/l, abaixo do esperado. (Depois da viagem de 400 quilômetros que fizemos com ele, como tinha um resto de gasolina no tanque, fizemos a média na cidade com gasolina, em um percurso de uns 70 quilômetros. Deu 8,2 km/l.)

Não temos como comparar diretamente o consumo do City na cidade com o consumo que o Cerato fez, já que o modelo da Kia é movido a gasolina apenas, não flex. Mas se usarmos a regra de proporção de 70% do consumo com gasolina se usarmos álcool, o City está na mesma média do Cerato. A média é um pouco pior, e aí entra dois fatores. Um a favor do City, que é o fato de que ele é automático. E contra o City temos o fator de que ele é 1.5, não 1.6, e pesa uns 50 quilos a menos. O percurso que rodamos é bem parecido, pois na semana em que avaliamos algum modelo, usamos o veículo exatamente da mesma maneira que fazemos toda semana, com carros particulares. Talvez a média seja um pouco melhor em cidades maiores, já que por aqui os percursos são de no máximo 5 km.

 Avaliação NA – Honda City 4 – Comportamento e consumo na cidade

O City não costuma trocar as marchas no limite de rotações, mesmo quando é exigido a fundo. Ele troca um pouco antes. Por ter câmbio automático com cinco marchas e não quatro, isso acaba não sendo necessário. Ele tem bom fôlego, não parecendo ser 1.5, e tendo desempenho parecido com o Cerato. Nos incomodou um pouco as trocas de marcha do câmbio automático, que dão um tranco um pouco maior que o normal em outros modelos automáticos.

As trocas de marcha no modo inteiramente automático acabam segurando um pouco marchas mais baixas. Por exemplo, em uma reta onde seria possível usar quarta marcha, o câmbio hesita por um bom tempo em passar para esta marcha, e fica segurando em terceira. O bom é o modo S, com trocas de marcha atrás do volante, onde você acaba conseguindo fazer com que o City seja mais econômico, pois fica livre para engatar uma marcha mais alta quando sabe que isso é possível. O ruim das borboletas é que elas ficam presas no volante, e não permitem que você troque de marcha ao girar o mesmo. O melhor seria que elas ficassem sempre na mesma posição, como acontece em modelos esportivos. Assim, mesmo em uma curva, você segura o volante com uma mão e troca de marcha com a outra, tranquilamente.

 Avaliação NA – Honda City 4 – Comportamento e consumo na cidade

As trocas de marcha atrás do volante funcionam assim: quando você para o carro completamente não precisa reduzir até a primeira marcha, ele faz isso automaticamente. E se quiser engatar uma marcha muito baixa ou muito alta, ele não permite. A suspensão é bem firme, dando segurança nas curvas, apesar de o City não ter rodas tão grandes (de 16 polegadas) e não ter pneus tão largos (185/55). Mas é aquilo, um sedã compacto, com 1,70 de largura, não precisa de pneus tão largos.

No final, achamos ele um carro gostoso de se usar dentro da cidade. Mas o consumo muito alto assustou.

 Avaliação NA – Honda City 4 – Comportamento e consumo na cidade


  • Duda1565

    Sou mais um Fluence com teto solar, couro e cvt…além de ser 2.0 e mais barato!

  • Robson_Iecker

    Se a honda diminuir o preço e continuasse com a oferta de equipamentos venderia mais do que ja vende……… mas no preço que ta hoje naun compraria naun………..

    • Fanboy_Noticias_Auto

      Baixar pra que se o povo compra. Alias, ultimamente com preços bizarros que vejo da Fiat, esse City tá é barato.

      City DX com airbag duplo R$49900,00. (na pratica).

      Fiat Siena completo por R$48000,00.

      Sou mais a Honda, pelo menos não cai a …………….

      • mho

        Pelo menos a Honda não faz falsos esportivos… Mas por este preço acho melhor comprar um popular simples e juntar dinheiro para um apartamento, este ao menos não desvaloriza em mais de 50% após três anos de uso.
        Estes carros de hoje em dia estão competindo com imóveis, que coisa não?

  • Izael

    Nao vejo a menor graça nesse carro…Feio, pequeno e caro!!

    Se fosse pra ficar na marca, com um pouco mais de $$ compraria o Civic sem duvidas…Um carro q esta ha anos no mercado e continua com um design lindo!!

  • MarcosMV

    Não consigo gostar desse carro, principalmente quando vejo seu preço e seu consumo .

  • BlueGopher

    Consumo adequado ao preço de tabela do carro…

    • Romulo_Max

      Não entendi o q uma coisa tem haver com a outra (ironic mode on)
      Pra Honda tá uma pechincha…aqui na minha cidade eles aumentaram o preço de quase toda a linha…."promoção de Natal", eu acho

      Boa avaliação. Agora só falta um video do carro fazendo manobras e da iluminação de noite.

    • Izael

      Boa!!!
      Consumo adequeado ao preço, nao ao carro!!

  • Rodrigo_losano

    A foto ta com otima qualidade eber muito boa a camera
    e o new fiesta da de 10 a 0 em consumo

    • guintermf

      A luz não tá muito boa não… muito claro, garanto que é uma Sony! hahaha mas no geral melhorou sim

  • verdade_sempre

    e pensar q essa jossa ai vendeu 3.500 em janeiro………povinho ignorante, acha q ta comprando um CIVIC por menor preço? esse carro eh um GOLZINHO de paises desenvolvidos, tanto que nao fazem esse carro em outro pais.

    pq o City so tem em paises subdesenvolvidos(emergentes) ? pq será ? pq? se vc nao sabe a resposta sugiro começar a ler mais.

  • Del

    Esse preço o faz ser um lixo de carro. Se custasse R$ 60k já seria caro DEMAIS.

    Fico imaginando como o pessoal da Honda deve rolar de rir ao ler esses comentários. Eles devem pensar "bando de idiota dizendo que o carro é caro e não presta mas as vendas continuam cada vez mais altas".

    E pior que estão certos.

    ODEIO ESSE CARRO, ODEIO A HONDA, ODEIO ESSE PREÇO, ODEIO QUEM COMPRA ESSE CARRO!

  • cristian_sp

    tsc…tsc…tsc… a cada post uma nova decepção ….coitadinho ….melhor entregar e parar de avaliar ….rs….

  • tiago90j

    complicado esse consumo, se bem q os 1.0 fazem 7km/l.
    até é compreensível esse 5,8km/l

    • eds2010

      Opa, entao quer dizer que 1.4 é mais economico? no para e anda da cidade eu faço facilmente no meu C3 por volta de 7,5 a 8,5km/l. Considero sim beberrão 5.8km/l. E como não exige do motor e sim apenas do cambio, posso entender que oconsumo possa ser pelo conversor de torque… mas dai… me lembro de um dos "campeões de consumo de combustivel…" o C4 Pallas 2.0 com a caixa automatico BVA. Mas dai me dizem que ele é beberrão? mas perai… ele faz essa mediano transito de anda e para! 2.0 com 151cv, 20kgf de torque… vc acha que é comum então um 1.5 fazer isso? eu não acho.

      Isso prova o quanto esse motor não tem rendimento interessante atrelado ao cambio colocado. Mesmo porque esse é o cambio que equipa o CIvic (que deve ter uma relação melhor pela motorização). Portanto a falta aqui é do CVT que a honda diz ser incompativel com carros flex e que a Nissan "bateu" mostrando que pode sim e é um dos veiculos mais economicos da categoria.

  • moleque_piranha

    Enfia esse carro num muro que é o melhor q vc pode fazer :)

  • Izael

    Se eu fosse o Eber devolveria esse carro pra Honda…
    Nao tem mais o q avaliar nao…
    Nao vale a pena e pronto!!

  • gustavogfortes

    Bonito, mas muito caro e beberrão. Se esta versão custasse uns 65k até poderia ser, mas a principio, ainda sou mais o New Fiesta…

    • eds2010

      DEveria custar 60mil reais no maximo! 65 mil reais… vc ta pegando um Fluence CVT com 6 Air Bags!!!!

  • Gui_mvas

    Eber se possível faz uma avaliação no civic si e no c4 hatch automatico

  • FernandoVW

    Não devolve não; é bom avaliar sim, até a última gota!
    Assim a gente tem CERTEZA de que é uma péssima compra….

  • Paulo_Ricardo

    mas isso é um manguaceiro!!!!

    como bebe rapaz…

    Eber, sério, que câmera é essa que vc comprou cara? muito boa, eu quero uma fala aí vaiiiiiiiii :D nem que seja por e-mail…

  • Paulo_Ricardo

    kkkkkkkkkkkkkkkk agora q lí a placa dele com as iniciais "EKK" (é cáca)

    huSHUashuaSHUshuASHUashuUHS

  • sergio_porto

    Alguem sabe onde achar a reportagem sobre selo do Inmetro de gasto de combustivel do Cerato?
    No site do Inmetro não consegui localizar a Kia e o Cerato. Pode sere questão de idade, oculos, sei lá.

  • Fanboy_Noticias_Auto

    Prefiro o Kia Cerato.

  • LuizVieira

    Só pode ser brincadeira, consumo péssimo no alcool na cidade e razoável para ruim na estrada com gasolina para um motor 1.5.

    Um amigo tem um AT e ele reclama desses trancos e que do barulho do motor dentro da cabine ainda mais nas trocas das marchas.

    Não vale nem 50k esse carro completo.

  • AlexandreCE

    Realmente, o City se afasta e muito do Fit 1.4. Acho que até mesmo do Fit AT 1.5.

    De qualquer forma, a única coisa interessante desse modelo é o câmbio com borboletas. Essa parte é divertida. À guisa de exemplo, vejam um vídeo de um colega do fórum Honda Fit Club num EXL.
    http://www.youtube.com/watch?v=KwUehLjdlqg&fe

  • KTA2010

    faltou o Eber dizer se esse trecho urbano percorrido é um daqueles típicos de cidade grande, ou seja, você sai de um engarrafamento para entrar em outro. E eu que achava ruim meu focus sedan auto. (2.0, 145cv) fazer 5km/l na cidade. O city com motor 1.5 (115 cv) fez no teste 5.8 km/l. Voltando 12 meses no tempo me lembro que choveu reclamação na internet por parte dos donos de Civic que estavam botando a boca no trombone porque o carro só estava fazendo 5km/l na cidade. Agora há um detalhe: motor flex é uma gambiarra de fábrica não fica bom nem para álcool nem para gasolina. Mas a Ford já lançou o Fusion Híbrido, daqui a pouco vai ter um Focus Híbrido, depois um Fiesta Híbrido e pronto. Pode mandar o álcool pras cucuias. Pra finalizar eu gostaria de comentar que consegui fazer 8,5 km/l na cidade esta semana, com ar ligado. Mas foi em uma via periférica com trânsito livre e velocidade constante a 60km/l, e o meu Focus é "monocombustível", entre aspas porque nossa gasosa tem 25% de etanol.

    • eds2010

      Entao refrescando mais ainda a memoria…. as reclamações de Civic era porque fazia ABAIXO de 5km/l. Tem um cara no bizarrices automotivas… que o dele fazia na cidade 3.7km/l contados no papel e caneta. Na estrada fazia 7.1km/l consumo de carros V8 atuais…

  • Rochahofman

    prefiro o kia cerato [2]

  • Krestu

    Quem tem dinheiro pra jogar no lixo com esse carro, certamente terá pra bancar o consumo de 5 por litro..

  • marciors01

    Nem city nem new fiesta, ambos custam o mesmo que carros médios e quem compra não dá valor ao dinheiro que ganha, não existe outra explicação.

    • eds2010

      Fluence neles!

  • Indianopolis

    Esse negócio de consumo as vezes enche o saco…..Carro tal faz x o outro faz y no final das contas é tudo a mesma m…..TODOS gastam além da conta….se é motor 1.0 GASTA, se é 1.5 GASTA, 2.0 GASTA…..TODOS OS CARROS FLEX GASTAM MAIS COMBUSTÍVEL! É FATO.

    • eds2010

      Gastam… mas tem carros que gastam em demasia.

      É incrivel como por exemplo um carro GM 1.8 gasta menos que um Fiat 1.8 (é o mesmo motor no caso o motor GM).

      Assim como digo, o 1.6 VW pode andar bem em Gol, mas bebe bem. Todo mundo critica o manco 1.4 da Fiat, mas é um motor economico. Em contrapartida muita gente reclama do consumo do fire 1.0. Enquanto isso os 1.4 e 1.0 da GM são bons no alcool.

      Pode sempre serem beberrões osmotores, mas a questão é que uns fazem médias irreais pelo porte e tamanho do motor.

  • Bruno

    Prefiro o Kia Cerao [3] – Em todos os sentidos. Preço, Desempenho e Visual.

  • _Rafael

    O City não é um carro ruim. Não é feio como o Agile e tem acabamento melhor que ele. O problema é o preço alto dele. Deveria custar o que custa Polo Sedan, Tiida Sedan, New Fiesta etc. De fato, o consumo decepciona justamente porque Toyotas e Hondas além de ser inquebraveis eram considerados econômicos ou com consumo na média. Se o top custasse 60k (isso já estourando, e vendessem o LX por 45, seria mais condizente com o mercado. Não pra mim, que pegaria um Carro maior mesmo que seminovo (ainda + barato).

  • pinguimdenatal

    Pergunto se o tanque de combustivel é o mesmo do Fit(42 l).Se for, com este consumo a automia dele deve ser bem pequena.

  • almeidajonas

    Que desagradável.

  • Renato_Dantas

    Porque a maioria está comparando Honda City com Kia Cerato?, são dois carros de categoria diferente City é sedã pequeno, o Cerato sedã médio portanto, seria correto comparar com Corolla, Civic, Vectra e outros da categoria.

  • Cil

    Parece interessante, mas não tem nem comparação com o Cerato, pelo menos eu acho.

    No off topic: O Cadenza já apareceu no site da KIA. Alguém viu o comercial da Fiat "Passione" hoje??? Misericórdia! Pregar respeito pelo cliente é demais da conta. É o cúmulo da cara de pau considerando que tem roda voando por aí.

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br APRENDIZ

    NA HUMILDADE……
    NUNCA VI UM HONDA PIOR DO QUE ESSE ATUALMENTE!!!

  • ancelmohenrique

    Consumo alto é coisa de honda mesmo, vide exemplo do civic flex…

  • tufao

    Esse carro é pra quem tem dinheiro, pra mim nao interessa o quanto bebe pra mim ta bom

  • Bruno Martins

    Eu tenho um City manual (sei que é mais econômico que o automático), mas costumo fazer 9km/l na cidade e 12km/l na estrada c/ar ligado em 80% das ocasiões. O carro no geral acho realmente muito caro para o que é, acho tb que com o dinheiro que ele custa compra-se coisa melhor,mas o consumo dele pra mim é o ponto forte do carro junto com o porta malas. Esse consumo da matéria achei muito estranho, mesmo o carro teste sendo automático.

  • Cleverson

    Meu 2013 ex automático top de linha faz 11 na cidade e até 17 na estrada até 100km/h