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Dois anos depois de a JAC Motors chegar ao Brasil e avaliarmos o JAC J3, estamos novamente com um J3 aqui no NA, mas desta vez a versão é a J3S, que é colocada como esportiva. É claro que como sempre acontece no Brasil, versões esportivas não são lá muito esportivas, mas neste mundo de falsos esportivos, pelo menos a JAC colocou um motor mais forte no JAC J3S.

O J3 usa um motor 1.4 16v de até 108 cavalos de potência que na verdade não é 1.4, ele tem 1.332 centímetros cúbicos de deslocamento, o que faz dele um 1.3. Já o JAC J3S conta com o mesmo motor 1.5 16v que equipa o JAC J5, só que com a diferença de que agora este motor é flex, e ao invés de contar apenas com 125 cavalos rodando com gasolina, ele tem a opção de entregar 127 cavalos se abastecido com álcool.

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A diferença de potência não é tão grande, são no máximo 19 cavalos, mas o torque sobe de 14 para 15,7 kgfm, o que já é suficiente para uma condução mais agradável no dia-a-dia. E quanto a JAC cobra por isso? O J3S custa exatos 2.500 reais a mais que a versão normal. Ele salta de 34.990 para 37.490 reais. O preço caiu desde seu lançamento, quando era vendido por 39.990 reais.

Não é uma diferença muito grande de preço, se pensamos no que o carrinho entrega a mais, mas é claro que em um mercado recheado de modelos de marcas tradicionais nesta faixa de preço, fica bem complicado para a JAC emplacar um hatch compacto de mais de 37.000 reais. Afinal, não estamos mais falando daquela faixa de preço habitada por modelos populares.

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Além do motor mais forte, o J3S entrega faróis com máscara negra, rodas diferentes, adesivos na lateral e identificação própria na traseira. Dentro da cabine, é tudo igual ao J3 comum, com exceção da iluminação vermelha no lugar da azul e também algumas costuras vermelhas nos bancos. O modelo também tem alavanca de câmbio com acabamento escuro e pedais esportivos.

Nesta avaliação vamos nos ater a comentar a respeito das novidades que o J3S traz em relação ao J3. Não vamos falar extensamente sobre as qualidades e defeitos do modelo, pois isso já foi mostrado na avaliação do J3, que continua disponível para análise tanto aqui no NA quanto em nosso canal do Youtube.

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JAC J3S – Impressões do interior e qualidade de acabamento

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Sobre o interior não temos muito o que falar. O carro continua o mesmo, com exceção da iluminação interna vermelha, que assim como a azul do J3 fica um pouco cansativa em viagens noturnas. O bom é que para um carro chinês o J3S está bem acima do que vemos por aí no mercado. Ele entrega um acabamento correto, bancos confortáveis e um bom espaço interno.

JAC J3S – Vídeo de detalhes

JAC J3S – Comportamento e consumo na cidade

O bom do JAC J3S é que ele não é um esportivo apenas de adesivo. É claro que um hatch 1.5 não é um esportivo puro, mas em comparação com o J3 normal, ele é sim. E com essa diferença, a condução dele na cidade fica bem mais agradável.

Pra começar, em uma arrancada naquela subida onde fazemos nossos vídeos na cidade, ele nem reclamou. Subiu tranquilamente. Ao contrário do J3, onde relatamos algumas ressalvas a respeito de seu desempenho, o J3S passa esse teste com louvor.

O JAC J3S se mostra um carro bem gostoso de guiar, arrancando forte em saídas de cruzamento e semáforos. Temos um hatch compacto que não é premium (como são chamados C3, 208, Sonic, etc) mas seu desempenho é bem melhor do que desses. E isso por um preço menor.

Em todas as situações que você usa o J3S na cidade, ele entrega potência e torque de sobra, agradando ao motorista mesmo que ele não queira um carro “esportivo”. É só tirar as faixas laterais e pronto. Já no J5, primeiro modelo que no Brasil chegou com esse motor 1.5 da JAC, o desempenho é bem pior. Temos uma diferença de uns 300 quilos.

E no ponto de o J3S agradar qualquer tipo de motorista, chegamos à suspensão dele, que é macia e confortável. Isso distoa do comportamento que um hatch esportivo deve ter, mas contribui para uma condução interessante no dia-a-dia.

Os bancos dele também são macios, então aí se completa o conjunto confortável do carrinho. O consumo aferido na cidade foi de 5,6 km/l com álcool e 9,5 km/l com gasolina, sempre com o ar-condicionado ligado o tempo todo.

Foi um consumo bem alto, e pior do que o mesmo motor 1.5 se mostrou ser no J5, mesmo o sedã sendo 300 quilos mais pesado. E isso, podemos atribuir à conversão deste motor para flex, que se mostra não muito bem feita, principalmente no consumo com álcool.

JAC J3S – Comportamento e consumo na estrada

Faça uma aceleração de 0-100 com o JAC J3S e você vai gostar do que ver e ouvir. O ronco do modelo é agradável, e seu desempenho também. Temos uma faixa de potência e torque que é difícil encontrar em hatches compactos concorrentes dele.

Andando a 100 km/h temos em torno de 2.800 rotações, conseguindo equilibrar bem um ponto de rotações onde o torque está sempre presente, mesmo em subidas um pouco mais fortes. Muitos leitores falam que não existe nada de errado em ter de reduzir marchas na estrada, mas é claro que se você tem um carro onde isso não é necessário, a viagem se torna mais confortável e menos cansativa.

A suspensão, como já comentamos, é macia e inclina um pouco nas curvas, mas isso não chega a representar qualquer preocupação para o motorista. Fazemos curvas um pouco mais fechadas em 110 km/h de forma tranquila.

Um ponto negativo que notamos é o alto ruído aerodinâmico nas portas. Elas deixam claro que não tem uma boa forração, e isso incomoda um pouco depois de algumas horas dirigindo.

E o consumo do J3S, ficou pior na estrada assim como aconteceu na cidade? Sim, infelizmente. O J5, bem mais pesado, conseguiu 14,5 km/l na estrada com gasolina. Usando o mesmo combustível, o J3S ficou em 13,4 km/l. Apenas com álcool que o resultado foi bem mais interessante: 11,8 km/l. Sempre andando a 110 km/h com ar-condicionado ligado.

JAC J3S – Ficha técnica

Modelo J3_Sport_Flex
Versão 1.5 VVT 16V_Flex
Dimensões totais – Comp.XLarg.XAlt.(mm) 3965×1650×1465
Entre eixos (mm) 2400
Peso em ordem de marcha (kg) 1070
Capacidade do porta-malas (Lts) 350
Capacidade do tanque de combustível (l) 48
Tipo de motor Quatro cilindros em linha
Deslocamento volumétrico (cc) 1499
Diâmetro (mm) 75
Curso (mm) 84,8
Comando de válvulas DOHC 16V VVT
Potência Máxima (cv/rpm) 125/6000 (Gasolina) 127/6000 (Etanol)
Torque Máximo (Nm/rpm) 152/4000 (Gasolina) 154/4000 (Etanol)
Taxa de compressão 10:1
Transmissão Manual de Cinco Velocidades
Suspensão dianteira independente, tipo McPherson com molas helicoidais
Suspensão traseira independente, tipo Dual Link com molas helicoidais
Freios Dianteiro a disco ventilado e traseiro a tambor com sapatas auto-ajustáveis
Pneus 185/60 R15
Rodas Em liga de alumínio 15″
Velocidade máxima 197 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,7 segundos

Fotos Fabio Aro


  • fip_mengo

    Éber, você já avaliou o J3 anteriormente ! Além da motorização e o visual, você sente alguma mudança no comportamento dinâmico do carro, tipo algum acerto de suspensão que a JAC fez pra talvez agradar mais o brasileiro ?

    • Bruno

      Acho que se ele tivesse notado algo diferente ele teria citado no video.

      No inicio de cada video ele deixou bem claro que só citaria AS DIFERENÇAS entre os 2 modelos.

      Se ele não citou é pq é igual ao modelo testado anteriormente.

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      Não, em termos de suspensão ficou na mesma coisa, uma suspensão um tanto mole para um carro que quer ser esportivo. A mim agradou, mas é claro que não bate muito com a proposta.

  • Tiago_brito

    Mais do mesmo, os china aprendeu direitinho com as outras montadoras e so perfumaria…agora uma nova categoria o esportivo bate moreu kkk

    • Eugenio C.

      Uno Sporting 1.4 mandou lembranças.

      • silvio_Brito

        Complicada a vida deste chines Sandero 1.6/ Palio 1.6 /Fox 1.6. Muitaconcorrencia equivalente se não melhor.

    • granrs78

      Pelo menos a jac colocou um motor mais forte no modelo, aí eu te pergunto: As outras montadoras fizeram o mesmo para os modelos "pseudo esportivos" como Uno sporting 1.4, Palio Sporting ou Sandero Gt lline? A resposta é não.

  • Tosca16

    Lá vem o pessoal falar do crash-Test desse modelo…"Uma estrela e nada mais…" viramos papagaios que repetem uma tecla só, mas fora isso o carro tem sim qualidade a ser por nós demostradas , apesar que acho o Celer por esse preço mesmo com motor mais fraco melhor entretanto olhando bem o modelo é acertadinho, tem um acabamento condicente com a faixa de preço (não é dos melhores e com materiais de aspecto pobre) . Poderia ser uma opção na casa dos 35 mil mas tá aí um carro pra se pensar, tiraria esses adesivos e deixaria mais clean .

    • _William

      No dia que eles criarem vergonha na cara e investirem mais na segurança do carro, as pessoas vão parar de falar. O que não podemos fazer é virar a cara para um problema tão grave quanto esse . E por mais que esse J3 tenha suas qualidades de digiribilidade, de motor, preço (dependendo da pessoa) e bancos confortáveis por exemplo, isso não salva vidas, que é o mais importante, segurança tinha que ser um item que faça parte de tudo isso.. Engraçado que esses dias mesmo saiu uma matéria falando sobre isso, e mesmo assim as pessoas não criam consciência.
      Passo bem longe desse carro por enquanto!

      • Tosca16

        Rapaz é como se agente vivesse maravilhas com os nacionais , sabe ruim por ruim em segurança ficamos naquela ter um mais completo , melhor dirigibilidade e motor 1 estrela ou pagar mais por menos em quase tudo 2 estrelas ,2,5 … Claro que um veículo destes no mínimo 3 estrelas seria o aceitável mas o que reclamo é que sempre usamos esse teste dele como referência a todos chineses, tantos JAC e Chery que tiraram o mesmo que os nossos aqui ou até mais mas só relembram esse teste do "uma estrela e nada mais" .

        • Tosca16

          http://www.euroncap.com/results/geely_emgrand/ec7
          O pessoal nivela demais depois desse uma estrela da Jac, tipo olhe esse Geely como se saiu bem e é cotado pra ser comercializado aqui.

          • Rmonteggia

            Comprar a Volvo serviu para a Gelly aprender alguma coisa!!!

        • Eugenio C.

          O problema do J3 é que mesmo com air bag duplo ele tirou nota numérica abaixo dos nacionais SEM air bag. Só foi melhor que novo Uno e Ka.

          • Tosca16

            Não posso discordar segurança num é seu forte …

          • 3ic

            sem contar que o ka e novo uno testado nao tinham airbag

            • Tosca16

              Nós não temos memória curta mas sim conivência com muita coisa, as vezes por falta de opção nos condicionamos a ser o de pior para a industria automotiva . É fato que infelizmente muitos ainda preferem itens de conforto que segurança, criticaram acho que o Clio por que tirou o ar da versão básica e nem falam no Airbag duplo em todas versões . As notícias que falam da insegurança dos nossos carros soam com um ar triste mas esperado, não pensaremos que somos algo que nunca fomos ainda . A industria lucra altíssimo, entrega pouco ou quase nada e nós consumidores ficamos ainda esperando coisas como uma redução do IPI pra tá dando lucro enchendo pátio das revendas de sedentos compradores muitas das vezes compulsivos … Podemos olhar isso no comparativo Etios vs HB20; por mais feio que achemos o Etios temos que dizer que fora o acabamento pobre ele tem a segurança que nenhum concorrente direto tem, mas as vendas somente agora depois de promoções e descontos começa a ser relativamente bem vendida… Não vejo ninguém reclamando do HB20 com seu teste mediano aquém do esperado pela badalação toda da marca Hyundai .

    • MajorAutomotivo

      Tem que falar mesmo. A estrutura do carro teve um colapso no crash test.

      • MecanicoDigital

        Com certeza … Chega dessa história que brasileiro tem memória curta.

    • Beto

      Simples, não bate e pronto. Estrela para quê, né

    • Luciana

      Olha, a *primeira* coisa que eu olho em um carro, na escolha para a compra, é quantas estrelas tirou na euroNCAP. Segurança é igual seguro, voce paga a mais, rezando para não usar, mas sabendo que, se precisar, por causa dela, voce não vai se ferrar muito. Tenho filho para criar, não posso me dar ao luxo de largar minha filha sem mãe porque eu quis economizar 4k nos airbags+ABS não*

      *sim, eu sei que o problema do J3 é estrutural e que ele tem airbags e ABS.

  • CleSilva

    Sim eles estao melhorando mas ainda tem muito caminho pela frente! mas jeito ja estao querendo ir pelo mesmo caminho das outras com seus preços abusivos!

  • JanssenJ

    Tirando a bela 1 estrela, é um carro interessante

    • _William

      Enquanto tiver somente uma estrela nunca será um carro interessante aos meus olhos.

      • JanssenJ

        Por isso eu falei ''tirando a uma estrela'' , ou mais fácil dizer, ignorando a única estrela '-'

      • Luciana

        Nem aos meus.

  • KVF

    Esse motor flex tirou do carro o que ele tinha de bom, o consumo. Tanto que o j5 que é bem mais pesado, mas não é flex consegue ser mais econômico….

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      É bem por aí.

    • lachard

      O meu J3 2011/12 faz 9,5 na cidade também

    • Castle_Bravo

      Veja a avaliação do anterior não-flex, bem como avaliações diversas de consumidores compraram o carro, o consumo manteve-se inalterado.

      • KVF

        Não preciso ver as avaliações anteriores, pois eu comprei o J3 em 2011…, quando vendi o carro estava fazendo 11km/l na cidade e 16km/l na estrada. Portanto era muito econômico. Só vendi pois precisei de um carro maior.

        • Castle_Bravo

          Então pelo teu modo de guiar certamente terá o mesmo desempenho, acima dos avaliadores e de outros usuários, que com seus modos habituais não perceberam diferenças.

        • Luciana

          Como foi a revenda? Vendeu fácil? Desvalorizou muito?

  • fabio_augusto

    1 estrela na Latin NCap mesmo equipado com air bags! É só isso que tenho a dizer…

  • Filipe_GTS

    Pior é que o consumo está (infelizmente) na média dos demais flex 1.6 multiválvulas!
    A JAC precisa trocar esse volante e esse quadro de instrumentos. Com urgência!

  • Gaf1991

    É um carrinho muito gostoso de dirigir , fora o caso Lncap , o pecado dele é não ter o cambio automatico . Mas de vez em quando me divirto muito com o meu e seu cambio manual , só que logo que chego no transito pesado me lembro porque eu amo um cambio automatico ! Mas de resto tem sido um bom companheiro de jornada . E o espaço interno , acredito que só perca para o Sandero , ou seja é muito bom . Eu com meus mais de 1,80 de altura com o banco dianteiro ajustado para mim , consigo sentar confortavelmente no banco traseiro atras de mim sem enconstar no teto .

    • Rafael

      Aproveitando que vc citou o Sandero.. que fique claro que o Sandero 1.6 e o Sandero 1.6 16V stepway tem uma diferença absurda de desempenho e comportamento, onde o Sandero é muito agradável de conduzir.. o Stepway.. dá raiva, lendo de arrancada, aceleração decepcionante, cansativo pois vc sente acada quilo do carro ao conduzir, e na estrada a 140 Km/h vc reza por uma 6ª marcha pois ele ja pede agua.. Tenho 1 Stepway (imposição de minha esposa) e me arrependo amargamente.. Até o Logan 1.6 (carro de tiozão), que tbm comprei esse ano (2013-2013) dá um banho nele, na cidade e na estrada.

  • TacodeSinuca

    Não obrigado… Quero ficar vivo por mais alguns anos.

    • suguii

      "ficar vivo" é algo muito subjetivo… não é só um carro que pode te matar… pode ser por um bandido, atropelamento, ou por doença (Deus me livre de isso acontecer!)

      J3S é só mais um carro na lista do que o brasileiro precisa engolir, provavelmente na nossa geração não teremos carros realmente decentes, quem sabe nossos netos não vivam em um mundo melhor hein… rs

    • lachard

      Aqui em Sampa ficar vivo é ter carro blindado, esse J3 pra cidade vai bem, com média de 20km/h, se bater é só arranhão

  • RafaPinheiro

    Maldita "tecnologia" flex.

  • netovski

    Não entendo por que alguém em sã consciência iria preferir gastar 38 mil nesse chinês em vez de pegar um New "Nuevo" Novíssimo Fiesta 1.5 S pelo mesmo preço.

    Se a idéia dos chineses era competir em preço, estão longe disso. Mesmo que o New Fiesta viesse com um ou outro equipamento a menos, os do NF teriam uma probabilidade muito menor de ter que te levar à concessionária com 5 mil km rodados pra consertar o vidro elétrico ou o som que simplesmente pararam de funcionar.

    JAC – 1 estrela e nada mais.

    • godsmackssa

      Quem garante que o fiesta brasileiro tbm não seja 1 estrela???

      • netovski

        O modelo mexicano teve 4, nem o gol com airbag tem 1.

        [youtube SDoB00t_CdU youtube] Resultado do mexicano em 2012[youtube SDoB00t_CdU http://www.youtube.com/watch?v=SDoB00t_CdU youtube] youtube]

        • godsmackssa

          Sim. Isso para mim não é novidade. Perguntei do New Fiesta "Brasileiro". Já fizeram o teste? Depois q fizerem ai poderemos tirar alguma conclusão sobre a segurança deste veículo.

          • duduguazzi

            Creio que vá continuar sendo 4 e talvez 5 no Titanium com bags de joelho. E eu acredito nisso pois o Ecosport que tem o mesmo padrao do Fiesta conseguiu as 4 estrelas no modelo sem bags de joelho assim como o New Fiesta mexicano.

          • Luciana

            Cara, o new fiesta é um carro global. Acho pouco provável que será alterado ao ponto de virar uma estrela. Com a obrigatoriedade de ABS e airbags já a partir de 2014, acho que ele nem vai chegar a perder estrelas…

        • 3ic

          o gol com airbag tem 3 rapaz..abraço

          • V-mario

            Gol "G5" e Palio mod. anterior, sem airbag 1 e com airbag 3 estrelas.

          • Fellipe

            E você acha bom? Tem certeza?

            Com airbag, só 3? Não SRS, nem SRP. Então é bom né, tem certeza?

            É 3 com o boneco de teste e é 0 quando ele arrebenta o nosso lindo rostinho.

        • V-mario

          Se o nacional manter o nível de segurança, será um forte candidato a "morar" na minha garagem!

  • Mascarado

    Que avaliação preconceituosa cara, deixava o carro em rotações baixíssimas, falou mal de quase tudo… Se fosse um fiat ou qualquer outra marca "grande" teria sido diferente, achei bem injusta essa avaliação e o que achei mais injusto foi ele falar que precisa de uma rotação maior.. Queria o que? comportamento de 8V? Ele é 16V como outros carros ja testados e nunca vi essa injustiça com os outros e eu achei sempre deixava a rotação bem baixa. A unica coisa tosca do carro é a unica estrela dele, mas não é pior que um gol ou palio da vida.

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      Falei mal de quase tudo? Com certeza você não leu o texto todo e não viu os vídeos até o final. E você falar que se fosse de uma marca grande teria sido diferente mostra que você não sabe nada sobre o NA mesmo, nunca viu nossas outras avaliações.

      Fala que deixo a rotação baixa demais…. aí se acelero muito vem outros leitores falarem que não devo acelerar tão forte dentro da cidade…. aí fica difícil. Se deixei a rotação em um nível baixo é porque o carro anda bem assim, não é necessário pisar fundo. Aliás, você já andou em um J3S? Me faz um favor… se for fazer reclamação, veja as avaliações até o final primeiro, ok?

      • Edson Roberto

        Eber, esse tipo de comentário já está sendo investigado por mim. Não é a primeira vez que ele cria esse tipo de intriga.

        E sim, não é a primeira noticia a reclamar sem ler totalmente. Algumas pessoas tinham que até explicar a respeito.

        • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

          Obrigado por estar de olho, Edson.

      • Mascarado

        Eu assisti tudo até o final e li o post todo, e não teria motivos de não ver nada e reclamar atoa, mas isso é opinião minha e não geral fora que achei isso só nessa avaliação pois as outras achei bem justas.

    • Tiago_Beneditto

      Você já viu alguma outra avaliação do NA antes de falar? Olha no you tube se você não viu, o Eber só fala os pontos positivos e negativos de todos
      os modelos sem puxar saco das montadoras, se o carro só tem ponto negativo fazer o que, tem que falar a verdade.

      • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

        Valeu Tiago… realmente tento fazer a avaliação de um modo imparcial. Não ganharia nada por ficar exaltando uma marca ou outra, e nem tenho interesse em fazer isso. A Citroen, por exemplo, patrocina o NA mas nunca misturou as coisas, nunca exigiu avaliações positivas dos modelos deles, até pelo contrário, quando encontrei problemas nos carros deles, falei abertamente.

        • Rmonteggia

          Ia falar justamente isso a Citroen patrocina o site, e nas avaliações há varios pontos negativos avaliados. Se fosse pra puxar para alguém a brasa a primeira seria a Citroen.
          Abs e parabéns.

      • Mascarado

        Ja vi qse todas e sempre achei bem justas mas essa avaliação não achei justa mas isso foi eu que achei. Sou obrigado a achar mil maravilhas de tudo aqui? Acho que não. O site tem pontos positivos e negativos como todas as coisas.

    • Fellipe

      De onde você tirou isso? Po, foi uma bela avaliação do NA e o mais importante, imparcial!
      Ele elogiou a marca, que de fato não é ruim, simplesmente estes carros não dão mecânica…

      Veja bem, ele tocou no assunto mais forte de toda reportagem, 2.800 RPM à 100km/h… pegue o seu carro e ande a 100km/h, isso é fruto do desenvolvimento da BMW na década de 90 e da Toyota no ano de 2000 com a vinda do Camry VVT. O motor é VVT e tem que ser 16v… Veja o equivalente sem VVT, com 16v e verá que à 100km/h você terá umas 3500rpm sossegado.

  • godsmackssa

    1 estrela ¬¬

  • ResendeMaster

    Eber , faça avaliação do novo Fusion e do novo Azera…

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      CAOA não tem frota de imprensa… Ford estamos pedindo o Fusion mas até agora nada.

      • dudupruvinelli

        O novo azera eu queria muito ver também! E se algum leitor se dispor a emprestar o carro, pode ser?

        • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

          Antes até fizemos isso algumas vezes, mas agora estamos preferindo avaliar só carros cedidos pelas montadoras mesmo. Se algumas delas não se preocupam em nos ceder carros, isso é um indício de que elas não se importam com o NA.

      • Fellipe

        Eber, bela iniciativa… se você conseguir avaliar o Fusion, vixe! Vai surpreender a galera.

        Deixa o Azeera quietinho lá heheheheheheh

        Tente fazer do Camry, o Azeera original!

  • Landrutt

    Quase 38 mil? New Fiesta 1.5 S nele.

  • CharlesAle

    Esse carro não tem um preço interessante(fenômeno new fiesta)o consumo realmente é ruim,além dos problemas extra carro,como desvalorização absurda e rejeição no mercado de usados,em virtude dos nacionais serem uma porcaria no quesito segurança,nem isso pesa a favor do JAC,agora o pior mesmo é gastar mais combustível que o JAC J5,absurdo isso……..

    • edumardecerva

      não achei o consumo dele ruim não viu. 14,5 km/l (gasolina) é uma média boa para nosso mercado, ainda mais se considerarmos que o moço Eber que tava dirigindo, desceu o pé, ae meu amigo, qualquer carro bebe muito.
      Mas eu concordo com todos aqui que eu não compraria ainda, gosto de ler o RECLAME AQUI, e tem um pecado essa JAC, a luz EPS (direção elétrica) que vem acesa de série, e as concessionarias não resolvem. Eu acho que a coisa deveria pegar mais no pós venda, que é onde valorizam os carros.

  • murilo

    Eber kd avaliação do new fiesta??????

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      Se depender da Ford, daqui 2 anos conseguiremos avaliar ele.

  • daviddiniz

    Vou começar a distribuir comida de papagaio para os papagaios do NA. Só ficam repetindo a mesma ladainha. Ou 99% tem Volvo,BMW,Mercedes ou são cabaços demais na direção e toda semana estão batendo por ai.

    Eu sei que os carros nacionais são todos inseguros mas não precisam ensinar o padre a rezar a missa (repetir a mesma coisa SEMPRE) isso já encheu afe.

    • gcarlos

      Já disse quase a mesma coisa anteriormente! Pelo visto não só seu eu q vejo isso.

  • Andrex2501

    Pra qm quer algo diferenciado, eu sinceramente acho essa uma boa opção! Com essa modificação do motor, o modelo ganhou uma sobre-vida, benefeiciando a relação peso/potência do modelo, ganha um comportamento dinâmico bem mais quente.

    Agora não adianta correr mais, ser mais arisco se a estrutura não acompanha, primeiro deveriam mexer na rigidez da estrutura, aprimorá-la, tornar o carro bem mais seguro, daí sim colocar um motor mais forte!

  • Rafael_rec

    Nem de graça eu quero um lixo desses, 1 estrela e nada mais.

    Ps: Sair de um Evoque para um Jac deve dar um desgosto na hora de avaliação.

    • suguii

      De graça eu quero… vendo ele e pego um carro melhor…

      • Rafael_rec

        O problema é esse, passar a bomba adiante.

        • suguii

          Nem tanto… pega um cara com pouca informação, faz um marketing terrorista e carro vendido…. já vi isso e funciona……rs

          • Edson Roberto

            Não precisa.

            Digamos que naturalmente vc rode 5000km com esse carro e depois decida vender… se vc vende-lo por R$32000 digamos… vc vende facil. Não precisa de gente entendida, mas pegar o setor onde a maioria dos carros são tão inseguros qto (considerando os modleos sem air bags).

            • suguii

              Concordo, mas em um mercado como o nosso, na verdade fica até meio complicado conceituar o perfil de gente entendida no setor, é como futebol, política…. cada cabeça uma sentença…… não tiro a sua razão não, mas é uma opinião já formada que tenho a respeito.

  • Jota Bridon

    PÔ, o preconceito ainda continua. Testes de segurança demonstram que nenhum tipo de carro é seguro, todos ficam destruídos. O carro chinês é melhor do que os nossos (aliás não temos marcas brasileiras). Na China se fabricam até carros elétricos e muitos carros de marcas famosas são fabricados lá. Deixem o preconceito para escanteio, a melhor segurança de um automovel está nos braços de quem vai na boleia.

    • 3ic

      melhor em que no que se fala em segurança?? o jac tirou 1 estrela com o airbag…..até o mal falado gol foi melhor que o queridissimo de muitos aqui, o HB20.
      uno e ka levaram uma estrela..sem aibag.

    • Rafael_rec

      A questão não é ficar destruído, pois é justamente essa destruíção que abosorve a energia do impacto, mas sim a fata de segurança nos carros da Jac. É só olhar as notas abaixo e ver que a segurança dos carros da Jac ainda é bem inferior aos carros feitos no Brasil mesmo sem airbag.

      J3 com air bag: 3,50
      Palio sem airbag/com air bag: Nota 4,89/10,65
      Sandero sem airbag: Nota 4,61
      Gol sem airbag/com airbag: Nota 5.75/10,01

      Nem adianta falar de Celta, Uno, Mille, Ka, esses carros estão em um segmento abaixo do J3. Se bem que o Celta ainda conseguiu uma nota maior que ele, 3,82.

  • luizcrjr

    motor 1.5, 16v de 125 cv turbo? é piada né?

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      Quem falou em turbo?

      • luizcrjr

        foi mal Eber, viajei nessa!

    • lachard

      ???

    • hugogyn94

      Vc precisa ler novamente.

  • coresplendor

    Eu tenho impressão de que aqueles que defendem a jac são aqueles que compraram um…

  • HumbertoRR

    Será este o melhor carro chinês?

    • Renilson

      acredito que sim, se levarmos em consideração custo x benefício sim, pois fiz vários testes drivers em diversos carros nacionais e importados e com constatei que o J3S é sim o melhor carro, levei em consideração o desempenho, design, conforto e sensação de segurança.

  • marcos

    Sei não, mas se a JAC não reduzir os preços dela em 30% não vai vender mais nada, a Lifan lançou o X60 por 52k que eu acho 10x melhor que um JACA.

  • junio

    Eber queria saber se essas faixas pretas do carro, já são de serie ou tenho a opçao de escolher se quero ou não?

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      São de série.

    • ubiratamuniz

      É adesivo, não gostou é só tirar fora.

  • anderson_sp

    O que queimou o carrinho foi o crash-test mesmo, se tivesse umas 3 estrelas não tinha tanta chiadeira em cima dele, o que resta é esperar a nova geração maior e fabricada aqui pra ver se vão melhorá-lo.

  • Supramagnus

    Por esse preço, é melhor subir um pouco e partir para 208, C3, New Fiesta, Punto…

  • YoOdEx

    Éber, estou ansiosíssimo pela avalaliação do New Fiesta Powersfhit. Quatro Rodas avaliou o carro e disse maravilhas sobre: desempenho muito acima da concorrência e um consumo fantástico 8,4km/l e 12km/l com Etanol… Mas sabe como é né? Confio mais na suas avaliações do que em qualquer outra!

    Minha dúvida é pertinente, pois estou buscando um carro na faixa de R$ 55.000,00. Estava praticamente decidido pelo Focus GLX 2.0 (mesmo saindo de linha, mas preciso de carro por agora), e nem tinha pensando na possibilidade de um Hatch premium ( não gosto dessa categoria, principalmente pelos preços). Mas o Fiesta chegou com 7 airbags, cambio de dupla embreagem, motor forte, econômico, seguro barato, controle de estabilidade e tração, ar digital, bancos em couro, prazeroso de dirigir (segundo dizem) etc, que me chamaram a atenção. Não tenho família e costumo viajar só com amigos (então problemas deles no espaço interno hehehe).

    Valeu!

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

    Opa valeu meu caro… só que infelizmente vamos ter de esperar a boa vontade da Ford ceder esse carro.

    • YoOdEx

      Mancada da Ford! Ela está com publicidade no Facebook, Youtube, e até no Pânico na TV, ou seja, claramente mirando nos jovens como público alvo. Ela tinha no mínimo que correr para entregar aos sites especializados, principalmente o NA que já é referência nessas avaliações. Mas obrigado pela resposta Éber! Bom trabalho!

      • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

        valeu!

  • josevaldop

    Eber, o NA tem mais visibilidade que a quatro rodas ja, não tem? voces tem 3 milhoes mensais, eles não devem ter uma tiragem desse porte

  • Gabriel

    É uma pena que em algumas concessionárias da JAC estão cobrando mais por esse carro, como foi dito ele está custando 37,490, porém fui na concessionária jac do shopping aricanduva em SP estão cobrando quase R$ 41,000 por esse modelo, e o 1.4 estão cobrando 37,990 ( e não os 34 anunciados no site), poucas pessoas estão conseguindo realmente pagar esse valor anunciado.

  • ubiratamuniz

    Eber,

    uma pergunta:

    ele chega perto dos 9,8s de 0-100 divulgados pela JAC? Em outro blog comentaram que a aceleração dele é muito ruim, por conta do escalonamento das marchas (o giro cai muito nas trocas) e que não conseguiram nada melhor que 11,5. Isso gerou grandes críticas no outro blog, do tipo "que adianta motor mais forte que o resto da linha se ainda é excessivamente manco pra um esportivo" e etc.

    Pergunto isso porque tudo indica que o "canhãozinho de bolso" da JAC ainda é o J2.

    E maldito sistema flex meia-boca, o carro ficou mais beberrão que meu Sandero 1.6 16v. (que também é flex).

    Sobre a facilidade de transformar num modelo "civil" (só arrancar os adesivos), é fato, foi a sugestão que dei para um colega comprar um Sandero GT Line (do modelo antigo que ainda era 1.6 16v, igual ao meu, na época só tinha 1.6 16v stepway ou automático), o cara fez isso (tá, no sandero teve que mandar pintar as rodas de prata) e tá feliz da vida.

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      Eu não tenho idéia de quantos segundos leva pra acelerar, mas creio que deve ser aquilo de sempre…. um pouco acima do oficial… Sobre o J2, eu acho que os dois andam parecido. O J3S tem quase 20 cavalos a mais e também tem mais torque, pra compensar o peso extra.

  • Tiago_Beneditto

    Agora deve ser uma decepção andar num e Evoque e depois num J3 hehehe.

  • dudupruvinelli

    Todos já disseram e eu confirmo: depois daquele crash-test com o j3, perdi minha esperança com a JACa. O mínimo que eles podiam fazer era um comunicado, sei lá, ou outro teste, usar aços de melhor qualidade, mais pontos de soldas, etc. O acabamento desse carro também é medíocre pelo preço que custa. Mais um "esportivo" de mentira para o nosso mercadinho. Quiça um dia teremos fiesta st, clio gt, 208 gti…

  • Edson Roberto

    Engraçado o comportamento desse motor. É torcudo em baixa, não deixa a desejar e o fato do motor ser maior, ajuda a eliminar um problema do escalonamento muito longo. Entretanto, curioso… se for andar na cidade, que utilize gasolina. Na estrada com alcool. Complicada essa situação. Consumo de carro 2.0? Medo.

    A diferença de desempenho é gritante em relação ao 1.3 (não andei, estou citando as noticias do NA). Que complicação! Como pode o motor ser ruim de consumo na gasolina na estrada? Configuração? Estranho mesmo. Eu sei que a culpa não é do Eber, mas é um absurdo isso ocorrer!

    Se esse modelo com motor 1.5 custasse o que o J3 "comum" custa, ele venderia muito melhor. Assim como o J5 com o motor do J6. Alias, não sei porque até agora a JAC não apostou nisso. Poxa, o perfil do consumidor é de gostar de motor por cilindrada e a mesma não usa o motor de prateleira? Vai entender.

  • Bruno

    Eber, o desempenho é superior ou inferior aos outros hatchs 1.6 (ou e hb20) que vc testou?

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      Em comparação com o HB20, anda quase a mesma coisa, se for um pouco menos é muito pouco.

  • Rodrigo Luís

    Avaliação honesta e imparcial! Muito bom!
    Eber, meu pai tem um March 1.6 e só tenho ELOGIOS sobre o carro! Está com 65.000 kms e nunca nos deixou na mão. Sabe a média que fiz com ele na estrada (Castelo Branco) esses dias? 17km/l com gasolina! (andando a 110km/h).

  • ubiratamuniz

    Acho que o Sérgio Habib fez tanta "pesquisa" com relação ao gosto do brasileiro no que diz respeito à aparência do carro (leia-se interior preto) que se esqueceu de fazer a pesquisa do que o consumidor brasileiro prefere na parte técnica (motor de maior cilindrada, primeiras marchas mais curtas, etc.).

    obs: eu não gosto de câmbio "todo curto", preferia três marchas curtas no começo e quarta e quinta longas para melhorar o consumo na estrada.

    e por mais que eu simpatize com o JAC e ache que o pessoal tá repetindo demais o mantra do LatinNCAP (é importante mas não é tudo no carro, tem muita coisa boa nele que compensa essa falha da segurança, além do mais, ninguém compra carro pensando em bater da mesma forma que ninguém compra moto pensando em cair) , por esse preço tá realmente difícil…

    um carro chinês que:
    1 ainda não adquiriu a confiança do consumidor brasileiro
    2 com visual sem sal
    3 em um modelo que vai sair de linha daqui a alguns meses (já que o modelo novo tá chegando)

    custando o mesmo do novo fiesta, que:
    1 recém lançado
    2 de marca consagrada
    3 – bonito pra caramba

    fica difícil optar pelo JAC.

  • hugogyn94

    Na proxima avaliaçao sera um Lamborghini Aventador 700-4,dai vai passar mais de 320 comentarios.

  • jrsahlberg

    Sabe o que acho que seria legal? Uma especie de ranking de cada categoria dos carros avaliados.. O Eber já dirigiu diversos carros e poderia colocar o que considera, na sua opinião, o melhor de cada segmento…

    • zeuslinux

      Eu já acho injusto qualquer tipo de ranking entre carros, mesmo que seja da mesma categoria. É sempre relativo, baseado em médias com pesos questionáveis aplicados a notas relativas em determinados quesitos.

      Cada um prioriza coisas diferentes em carros. Por isso acho que o mais justo seria dar notas individuais para cada quesito (motor, espaço interno, câmbio, tamanho de mala, etc) em cada categoria.

      Aí o comprador fica sabendo os fortes e os fracos de cada modelo e escolhe o que for melhor nos quesitos que ache mais importante.

      • jrsahlberg

        É verdade, tem razão.

  • P500<<

    Só tenho uma pergunta: A segurança estrutural melhorou ? Esse é o tipo de carro perfeito pra gente bater, ele absorve o impacto dos dois na batida…

  • lucaslfbsb

    Éber, parabéns pela reportagem! E o mais interessante é que o senhor responde as perguntas, quando possível! É bom ter um contato assim mais informal com o responsável por este ótimo trabalho automotivo!

    O carrinho é legal. Como já observaram, é algo a mais do " sport, sporting, etc", que não passa de maquiagem em nosso brasil. Todavia, ainda não houve um posicionamento da marca, claro, sobre o resultado na LATINNCAP. E isso não é bom, pois desmerece o veículo.

    Quem sabe daqui a alguns anos…

  • Cruz

    Apesar de ser 1 estrela e nada mais, pelo menos a JAC não é a que recebe mais reclamações no site Reclame Aqui.
    http://carros.ig.com.br/especiais/as+marcas+de+ca

    • coresplendor

      Ela só é a 2 que recebe mais reclamações… besteira…

      • Landrutt

        Dados interessantes. A Chery em ficou em primeiro, a JAC ficou em segundo lugar. Em terceiro a endeusada Nissan, por falta de peças e garantia. As japonesas "odiadas" por muitos "experts" da internet, Honda e Toyota, ficaram nas últimas posições, perdendo apenas para a Fiat, que é tida como fabricante de lixo por muitos (fanboys da VW? rsrs) mas que tem menos reclamações que a alemã. Preocupante mesmo é a situação da Lifan, essa sim uma autêntica fabricante de lixos, para cada nove carros vendidos há uma reclamação, e só não ficou em primeiro lugar nessa lista porque consideraram apenas as vinte marcas mais vendidas. Para quem defende os xing-lings com unhas e dentes é um belo tapa na cara.

  • netovski

    Bom a JAC tá fazendo aquela campanha onde eles pagam 20 mil num JAC usado na troca por um novo.

    Os usados na concessionária devem estar sendo desovados por menos que 25 mil com km baixa e em geral devem ser modelos que não apresentaram muitos defeitos, visto que seus donos provavelmente gostaram do carro ao ponto de troca-lo por outro JAC. Boa oportunidade pra quem quer se arriscar sem investir muito.

  • Lucas

    Eu olho para o passado, observo um Gol CL (Comum) e um Gol GTS (Esportivo) e depois assisto esse vídeo e comparo com o Jac J3 normal e a sensação que tenho é de DESPREZO da atualidade. Que esportividade? Uns adesivos? UHEUHAUHEUHAEUHAE. Lamentável.

    Excelente vídeo/avaliação!

  • Tal

    Falam sobre o resultado do da Latin ncanp como se brasileiro se importasse com isso ¬¬º
    Quanta hipocrisia….

  • Rogerio

    Eber…entre o J3 comum,J3S, Novo Palio , Onix e HB20…qual tem melhor isolamento acústico e motor menos barulhento?tenho um J3 e acho o ruído interno muito alto , pior que meu antigo Palio Fire 1.0 Geração 2.

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      Entre esses o Onix é o que tem o melhor isolamento acústico.

      • Rogerio

        E se acrescentarmos o Gol G6, o Peugeot 208, e o C3 a essa lista, o Ônix continua com melhor nível de ruído interno?já abusando,se puder faz uma lista dos menos barulhentos aqui mesmo,estou pensando em trocar meu J3 por esse motivo(péssimo isolamento acústico).

        Obrigado pela atenção.

  • Valmir_Mauro

    Quem anda respeitando os limites de velocidade, os cruzamentos, faixas de pedestre, etc não bate carro. E tenho certeza que todo mundo aqui nesse chat prioriza a segurança antes de qualquer item na hora de comprar carro. Ninguém aqui compra carro porque é "bonitinho" ou pq é "o que o dinheiro pode comprar". Por isso que não tem mais nenhum Celta, Gol, Palio, Corsa, Sandero, etc nas ruas. Só tem Volvo, BMW e Mercedes, com 30 airbags e 05 estrelas.

  • Nnoitra

    Qual é a nacional que oferece um modelo completo de 127 cavalos por menos de 38 mil?

  • Antonia

    Pessoal estou comprando um J3S, ja tenho um C4 na garagem, qdo fui comprar o C4 me falaram tanto mal q quase desisti, mas em 3 anos so faco trocar oleo. fiquei 2 anos com um vectra = foi sofirmento total= digo isso pq to lendo muita coisa sobre estrelas e comento q pelo acidentes q eu presenciei 4 no total, faltou estrela para o motorista, pena eles nao terem sobrevividos para recebe-las, ate um deles eu presenciei a morte. Portanto gostaria q hovesse um titulo melhor pela qualidade de saber conduzir e nao pelo veiculo. Garato q serei feliz com minha aquisicao, Abracos

  • Rafael

    Comprei um logan 2013 1.6 quase completo (sem regulagem elétrica dos espelhos) por 36.500.. apesar de ser
    branco.. tem abs, ebd air bag… e algum valor e revenda..