Home Avaliações Avaliação NA – Kia Soul 2 – Impressões do interior e qualidade...

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento




Como mencionamos anteriormente, o acabamento do Kia Soul é diferente e inferior ao do Cerato. Apesar de continuar com uma ótima qualidade de montagem e encaixe das peças (que não fazem barulhos e não ficam soltas), o acabamento do Soul é bem mais simples. Em locais onde estão presentes tecido e material macio no Cerato, em se tratando de forro das portas e superfície do painel, o modelo mais alto tem apenas plástico rígido, ora liso ora cheio de pequenas bolinhas que formam uma textura.

Esta textura é bem agradável ao toque, mas como é possível notar em algumas das fotos do painel, ela também colabora para a dificuldade na hora de retirar sujeira ou marcas mais profundas. No painel e no volante, temos uma combinação entre preto e uma espécie de cinza escuro puxado para o cinza/marrom, de bom gosto. A diferença para o Cerato fica por conta da parte superior do painel, que no sedã é macia e bem mais interessante ao toque.

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

O quadro de instrumentos é parecido, bonito, mas infelizmente falta ao Kia Soul alguns equipamentos existentes no Cerato de mesma faixa de preço, como computador de bordo por exemplo. Também seria interessante um piloto automático. As saídas de ar do painel não se inclinam para cima. Seu curso termina quando elas estão voltadas para a frente, o que impossibilita que você jogue ar para cima através delas, tendo de optar pela saída de ar junto ao parabrisa.

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

Se por um lado o painel consegue disfarçar que é feito de um material simples, o acabamento interno das portas não se importa com isso. Olhando para ele, parece que você está olhando para um modelo popular, sem exageros. Mais uma vez o encaixe é ótimo, mas o plástico é simples ao extremo. Isso talvez seja explicado pela proposta do Soul, que é a de ser um veículo versátil, útil para idas ao campo, até a praia, etc, onde as pessoas sujam muito o interior do carro e então acaba sendo necessário um plástico simples ao invés de tecido, para não absorver a sujeira. Mas infelizmente a proposta do modelo parece também a de ser um carro caro e simples demais. Talvez o alto valor do jogo de rodas e pneus de 18 polegadas não tenha deixado espaço para investimento em outras áreas.

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

Quando anunciamos aqui no NA que faríamos logo em seguida a avaliação do Kia Soul, comentamos sobre os vários pontos levantados por nossos leitores a respeito do Citroen Aircross, sobre ele ser caro demais. Mas fazendo uma comparação entre o Aircross e o Soul, nota-se que o francês até que tinha um bom nível de equipamento, na faixa de preço dos dois, de 65.000 reais. O Soul não conta com bancos em couro, sensor de chuva, piloto automático ou computador de bordo, o que já seria responsável por uns 2.500 reais em equipamento.

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

Por outro lado o Soul apresenta as já citadas rodas de 18 polegadas, que em termos de visual sem dúvida são matadoras. E ele também traz de série (nesta versão mais cara) a câmera traseira de estacionamento, que é bem útil. A princípio, é complicado usar a câmera, pois como ela é apontada para baixo, dá a impressão de que você vai acabar batendo no carro de trás, pois o Soul nunca chega perto do mesmo. Mas com o passar de apenas alguns dias, você pega o jeito. O acabamento dos bancos é em tecido mesmo, mas eles são largos e acomodam bem o corpo, afinal, o Soul também é vendido nos EUA, onde bancos maiores são uma exigência. O banco do motorista conta com regulagem de altura, assim como a coluna de direção, e a posição de dirigir é muito boa.

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

Comparando mais uma vez com o Cerato (e sua ótima relação custo/benefício), o Kia Soul não conta também com o ar-condicionado digital, e apesar de a parte central do painel dos dois ser muito parecida uma com a outra, o Soul não tem detalhes cromados nos botões, algo simples que poderia enriquecer bastante o visual de sua cabine. O Soul tem vários porta-objetos no console central, ali perto da alavanca do câmbio automático, câmbio este que – com suas quatro marchas – sacrifica bastante o motor 1.6 16v de 126 cavalos. Mesmo depois de o Cerato passar a ser equipado com o câmbio manual e automático de seis marchas, o Soul continuou com o esquema anterior, de cinco relações no câmbio manual e quatro no automático. Mais uma área onde o Soul não chega nem perto das vantagens da compra de um Cerato.

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

O banco traseiro tem um ótimo espaço para os dois ou três ocupantes que forem ali. Cabe tranquilamente uma pessoa com quase dois metros de altura que os joelhos não batem no banco da frente e a cabeça não tem de ser abaixada para desviar do teto. Dois detalhes que achamos que poderiam estar presentes no Kia Soul são os descansa-braço dianteiro e traseiro. E o porta-malas de 340 litros surpreendentemente não conta com tampão. Pode? Pensamos que a unidade que testamos estava sem, mas é assim mesmo.

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

Fora isso, é de se estranhar novamente o acabamento vermelho vivo do interior do porta-objetos do centro do painel e também do interior do porta-luvas. Meio esquisito, levando-se em conta o gosto do brasileiro. Um aspecto que o Kia Soul tem que geralmente não é encontrado em outros modelos é o limpador traseiro com duas velocidades, intermitente e contínuo.

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

De um modo geral, apesar das falhas na qualidade de acabamento e também nos itens de série, que são escassos, o Kia Soul é um modelo gostoso de dirigir, tanto na cidade quanto na estrada. Talvez com rodas de 16 polegadas ele seja mais confortável. Entraremos em detalhes sobre isso nas próximas matérias.

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento

 Avaliação NA   Kia Soul 2   Impressões do interior e qualidade de acabamento


  • misterbass

    Legal…..ótima matéria Eber………

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      valeu!

  • Romulo_Max

    Apesar de gostar mto dos carros da Kia eu não teria coragem de comprar o Soul, ele foge do tradicional custoxbeneficio da marca…. pra considera-lo como opção ele teria q ser uns 7-10mil mais barato em todas as versões, mas não há como negar q ele tem seus atrativos, especialmente esteticos e praticos, sem falar q está na mesma faixa de preço dos concorrentes diretos, Aircross e Fit.

    Achei legal o compartimento embaixo do assoalho do portamalas, bem pratico. E a cor chamativa dentro do portaluvas e porta treco tem sua utilidade, pois facilita a visualização de pequenas coisas q possam estar lá dentro.

  • Gustavo

    Decepcionante esse interior. Imaginei que fosse beeeeem melhor.

    Rapaz, quanto plástico de baixa qualidade.

    • Caetano2010

      Dificil vai ser não encontrar um modelo de carro atualmente em produção sem tanto plástico.

  • johnnygalvao

    Muito boa a avaliação e o avaliado!
    rsrsrs
    Gostei do porta malas…Plano

  • Caetano2010

    Até que gostei do acabamento interno do soul,mas o que gostei msm foi a camera de marcha a ré,e o acabamento interno sem rebarbas e de encaixe justo,e a unica coisa que não gostei foi a falta de um computador de bordo,mas como essa versão não é a flex ainda será que esse problema não foi resolvido com o lançamento da versão flex.B):DxD

  • RSM

    O problema desse carro pra mim é sua faixa de preço, ele é mais barato que o cerato mundialmente e aqui é pouco mais caro que ele, isso é mancada da kia, se ele fosse vendido por uns 7 mil a menos, tudo o que falta nele poderia ser bem argumentado o que não é o caso

  • rayjr123

    Acho que sou mesmo brasileiro, pois acho o carro tão bonito que nem liguei pros plásticos(o que vale msm é a capa).
    O AMOR É CEGO!
    :D

  • JulienAvril

    parabens pelos detalhes mostrados eber!
    mas diz ai, voce que testou os dois.. é impressão minha ou o acabamento do soul é inferior ao do cerato?!
    abcs.

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      é inferior mesmo. abs

  • Vogue

    falto um teto solar e um motor mais forte pra fica perfeito

  • alyalysson

    nas primeiras fotos, o tapete do motorista é de borracha, e não se encaixa direto no chão.
    depois das fotos da porta, o tapete aparece novamente, mas é de tecido e é muito bem encaixado.

    Eber?

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      o tapete de borracha que estava no lado do motorista estava ali só pra não sujar o tapete do carro.

      • alyalysson

        só isso…
        hmm.
        obrigado

  • João Paulo Vizioli

    Para um carro com 15.000 km, é impressionante a quantifdade de riscos nos plásticos das portas e painel… Tudo bem que é carro de avaliação, mas imagine esse carro com 50.000 km…

    Pode até ser bonito, mas é muito fraco esse acabamento. Não condiz com o preço cobrado.

    E parabéns Eber, a avaliação está muito boa!

    • Leandro1978

      Eu também fiquei com esta impressão. Para o preço do carro, os platicos tinham que ser de melhor qualidade e menos sujeitos a riscos. Imagine comprar um usado!

      • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

        O meu C3 cheio de plasticos com 60000km e sem nenhum arranhão, quer dizer, tem um arranhado qdo mexeram para arrumar ele :(

        Mas é em um lugar nada usual que fica ao lado do adesivo do air bag do passageiro. Só se ve qdo abre a porta. Duvida é saber o que os caras fizeram ali.

  • kikofar

    Antes de mais nada, parabéns ao NA pela avaliação. Achei imparcial, simples e objetiva. Além do que, o "pulo-do-gato" desse tipo de avaliação é fazê-lo num carro já em uso. Assim, deixa-se de olhar apenas pelo lado emocional dos apelos publicitários de "carro-design" e concentra-se em outros pontos importantíssimos tais como:

    1) Realmente, o apelo do Soul é ser diferente na paisagem urbana, porque deixa, e muito, a desejar em ítens de conforto e conveniência;
    2) O acabamento é bom para um carro de 40 mil, mas no preço que ele está posicionado, é simplório. Deram total atenção à carroceria e o interior foi feito "nas coxas";
    3) O plástico das portas, do console central e do porta-malas é ridículo. Arranha só de olhar!!! E não falo só pela reportagem… já vi alguns Souls por aqui e reparei nos diversos arranhões causados por anéis e pulseiras nas portas (afinal, boa parte do público é feminino… mas a Kia não se ligou nisso!).

  • kikofar

    Meu veredito: é um carro bacana, descolado, mas longe de ser opção pelo preço que custa. Em se tratando de um coreano dessa nova (e boa) safra, deveria tratar melhor quem está do lado de dentro do veículo.

  • MeekeeB

    Olhando de relance, a porta dele parece com a do Mille =|

  • DanielPilfer

    Belo design e boa mecânica. Péssimo no acabamento e no custo x benefício, ainda mais por ser um Kia (manutenção cara, pós-venda desorganizado, etc.).

    Vai agradar aos afobados por novidade pra mostrar ao vizinho.

  • luizandr

    Os plásticos parecem ser de péssima qualidade, basta ver a quantidade de riscos.
    Realmente, fiquei decepcionado com a falta de qualidade no acabamento do Soul.

  • kikorules

    Essa matéria veio bem a calhar, já q no mês q vem vou comprar um modelo flex. Mesmo q ele possua vários pontos negativo (q eu prefiro chamar de charme) não vou mudar a compra agora, ainda mais q eu consegui o modelo completo mecânico por 59,4 mil (à vista claro).
    E parabéns pela matéria, mesmo vcs estarem sempre falando bem dos carros da Kia, conseguiram manter a imparcialidade.

    • kikorules

      Hoje fui fazer um test-drive no Soul (2010), depois de ter lido a matéria fiquei mais atento aos detalhes e realmente constei os mesmo problemas mencionados na parte interna como o excesso de plástico e a facilidade como eles ficam arranhados, porém havia isolamento acústico no motor do modelo flex. Enfim, o Soul perdeu o seu brio para mim. Resolvi fazer um test-drive no Cerato, resultado: hoje sou um novo proprietário de um Cerato E.233 e o melhor de tudo é q saiu mais barato ($58k).

  • felipesfc87

    Realmente, inúmeros riscos, parece ser bem fácil de riscar esses plásticos, e pelas fotos passa a sensação de baixa qualidade.
    Eu acho que nesse segmento, fit, aircross, soul, idea, nenhum vale o que custa.

  • mmcinza

    Avaliação bem completa!! tá´ficando cada vez mais profissa!

    Quanto ao acabamento, não me surpreende e já até esperava isso.
    Ainda sim, acredito que o acabamento chega a ser até melhor que de uma EcoSport. A campeã do plástico fajuto!

  • landocar

    bem preciso. ta otimo , eber. até acho o soul simpatico, mas nao teria duvidas: iria de cerato.

  • James_Tiberius

    Parabéns pela reportagem. Todos os defeitos que me impediram de comprar um Soul até hoje foram apontados.

  • Heumessmo

    Pergunta:
    Kd o estepe??
    não vi.. kkkkkkk

  • Leandro1978

    E o pessoal reclamando do Citroen Aircross. Aliás, reclamam tanto da Honda, que cobra muito e seus carros são poucos equipados, mas a KiA, pelo menos no Soul, seguiu a receita da montadora japonesa. Inclusive tendo plásticos pouco resistentes a riscos.

    • PossanteRN

      Sim, a Honda cobra caro mas o acabamento, pelo menos do New Fit que possuo é muito correto. Não há nenhum plástico riscado ou com aparência de velho, como esse Soul. Julgando pelas fotos, o acabamento desse coreano está em pé de igualdade com o Ecosport, não é superior de jeito nenhum e se alguém abrir a boca pra comentar que essa porcaria de interior é bem acabada e melhor do que os carros nacionais ou é cego ou fanboy.

      • guatura

        COncordo, é sofrivel. O que acho curioso nele é que as linhas me lembram muito a Kangoo, a forma como a lanterna traseira é disposta, o arranjo interno, o farol dianteiro, bastaria um logo da Renault. Tambem tenho um New Fit e dah pra ver nitidamente que a qualidade dos plasticos eh infinitamente superior.

      • Leandro1978

        Concordo, eu conheço o New Fit e, pelo menos, em relação à qualidade dos plásticos não há o que falar. Não arranham com tal facilidade. A verdade é que muitos reclamam da Honda sem conhecer seus produtos. Exaltam a qualidade das coreanas e está aí um exemplo que nem tudo são "flores" em se tratande destas montadoras, principalmente no pós-venda, que é lamentável. Exatamente o oposto da Honda e Toyota, tanto que são referência nas pesquisas de qualidade e satisfação do consumidor.

  • Summers_Viper

    Me decepcionei muito com o interior do Soul =/

    Mas por ser um dos únicos carros altos do Brasil ao qual eu não me sentiria uma mãe levando o filho pra escola, eu ainda consideraria comprá-lo.

    Mas o Cerato é imbatível!!

  • arthurprs

    Modelo interessante da Kia, mas podia ser mais ainda.

  • Gui_mvas

    Já cheguei a ver o Soul em concessionária Kia com muitos detalhes em vermelho no painel acho que deve ser alguma versão especial ou só esteja disponível pra alguma determinada cor do carro.

  • KTA2010

    Para um carro que é cobrado R$ 65 mil fica devendo em alguns aspectos: acabamento de Fiesta 1.0 em todas as versões. Deveriam reservar um acabamento melhor, pelo menos, para a versão TOP. Ausência de ar digital e piloto automático, presentes no cerato, ou seja, como o console é idêntico, nem sairia tão caro para a Kia compartilhar as peças. Só se existe lá fora uma versão Top de verdade que o Gandini não trás para cá, aí vende essa aí (intermediária) como top, igual ao que a Ford faz com o New Fiesta. O Câmbio já era defasado em relação ao cerato, que já possuía as trocas manuais, agora, então com o novo cambio de seis marchas, nem se fala nisso. Observando a foto do capô aberto vê-se a ausência de um tratamento acústico lá, o que deve refletir no ruído interno. Enfim, como a propaganda diz, é um carro de imagem e somente isso. Nem dê carona para ninguém, senão você vai passar vergonha…

  • sena2011

    Eber, não é todo Soul que vem com porta-treco e porta-luvas na cor vermelha… Vem preto tb. Esse é o ponto 1. Ponto 2: pelo menos umas 2 vezes é criticado o computador de bordo, mas a versão atual do Soul tem computador de bordo e já é flex. Esse teste perdeu o tesão, por se tratar de uma versão antiga, principalmente quando avaliar o desempenho e consumo!

    Mas enfim, suas avaliações são excelentes

  • Cil

    Independente do modelo ser antigo, e dizer que um modelo da kia é antigo é até certa redundância devido a frequência com que eles mudam seus carros, considero a matéria válida. Serve para a gente comparar o que é oferecido hoje, com este modelo mais antigo. Será que mudou? Será que ficou diferente? Consumo da versão flex será melhor ou pior do que esse aí?

    Considero que a KIA sim pisou na bola ao entregar um carro nesse estado para avaliação. Tudo bem que não fosse um flex, mas que fosse um modelo mofuel inteiro.

  • CRW_09

    Pois é né e tem gente que paga 60 mil num Doblo Adventure com acabamento de Fiorino.

    • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

      Pelo menos ela tem mais utilidade que o Soul. O motor tbm condiz com o peso do carro e o mesmo ainda é maior. Duvido vc conseguir colocar o tanto de tralhas ou pessoas que vc leva num Doblo. Mas o problema do Doblo é outro: Ele foi feito para trabalho, se tornou opção para consumidor pois o consumidor gostou do modelo.

  • c061338

    Ou seja, o coreanos até tentam.. mas no fundo no fundo, são uma bosque

    • Gui_Nunes

      Em comparação com os outros carros do segmento o Soul está muito bem posicionado.

  • http://twitter.com/wfaustino Ornitorrinco

    Sou um feliz proprietário de um Picanto. Mas sou mais um Cerato a um Soul.

  • MARCELOEVOQUE

    Incrível como essa Kia é ridícula no acabamento interno. Bonita, mas ordinária. Motor fraco, plásticos de baixa qualidade… E o preço lá em cima? Aliás, ando, de fato, decepcionado com os carros no Brasil em termos de acabamento e espaço interno. Tá muito zuado. Quero comprar um carro a meses e não consigo me decidir porque sempre encontro um defeito. Alguém sabe me dizer um carro que tenha bom acabamento interno, espaço interno e que custe até 100k no máximo. Abs e parábéns ao NA por suas análises!