BMW i8 pode ganhar câmeras no lugar dos retrovisores em 2019

20/01/2016

bmw-i8-mirrorless-concept-2

De acordo com o BMW Blog, o esportivo híbrido BMW i8 pode ganhar câmeras no lugar dos retrovisores por volta de 2019. Um conceito do i8 com câmeras digitais de alta resolução apresentado pela BMW na CES 2016, mas aparentemente não era apenas para mostrar a tecnologia, mas receber ou não a aprovação do público.

bmw-i8-mirrorless-concept-4

As imagens das câmeras apresentam um campo de visão melhor para o motorista, aumentando a segurança. Além disso, o BMW i8 com estes dispositivos apresenta melhora na aerodinâmica, ficando mais eficiente.

bmw-i8-mirrorless-concept-3

O Volkswagen XL1 usa câmeras no lugar dos espelhos, mas apenas 200 carros foram feitos. O recurso das imagens na posição dos retrovisores está disponível em alguns carros premium, entre eles o Range Rover Vogue, por exemplo.

Galeria de fotos do BMW i8 Mirrorless Concept:

[Fonte: BMW Blog]









  • João Cagnoni

    Quem precisa de retrovisores? O Landau só tinha 1

    • Fábio

      E o famigerado Gol 1000 de 1997 de 13.000 reais tb tinha 1 só. Bons tempos…(ou não!)

  • Khusller

    Prefiro a ideia do Porsche Mission E que não possui nada nas laterais. A câmera é bem pequena, da nem pra ver direito.

    • GPE

      Acho que os retrovisores dão um charme ao carro. Sem eles eu acho bem esquisito

      • Khusller

        Uma coisa é retrovisor outra é esse trambolho aí das fotos kkkk.

  • Eu só vejo necessidade de câmera se elas puderem ficar escondidas na carroceria. Manter um suporte externo (que pode ser quebrado numa batida ou num ato de vandalismo) assim como é mostrado no protótipo pra mim é trocar seis por meia dúzia.

    • BMAlves83

      O custo do reparo dispara também

      • Com certeza, vai ser algo facilmente quebrável e com um custo de reparação muito maior.

  • Carlos

    Tá. Cameras no lugar de retrovisores eu aceito. Mas como ja disseram, so se for pra embutir na carroceria. Melhora a aerodinamica, 1 peça a menos sujeita a vandalismo, dois motores elétricos a menos, só alegria. Mas se um dia quiserem substituir o parabrisa por uma camera e um monitor led gigante no painel, prefiro morrer antes.

    • Khusller

      Tem um filme de vampiro no qual não me lembro o nome, onde os carros são todos fechados (por conta da luz solar) e as janelas e para-brisa são telas, hehe.

  • Bruno Silva

    Acho uma boa kkkk. Tenho dificuldade de usar o retrovisor, acho que sou alto e Novo Ka não tem todos os ajustes necessários. Acaba que fico meio desconfortável. No Voyage do meu pai que é mais baixo eu me sinto melhor.

  • Fernando ZA

    Sempre achei os retrovisores penduricalhos nocivos à aerodinâmica e trambolhos na hora de manobras apertadas. Sendo embutidos na carroceria serão pouquíssimos sujeitos a quebras e vandalismo, alem de poder ter um sistema que evite a água e o embaçamento nos dias chuvosos. Produzindo em escala com certeza serão mais baratos que os antiquados “espelhos elétricos na cor da carroceria”.
    Como motociclista também agradeceria a saída destes obstáculos dos corredores.
    O mesmo vale para as ridículas antenas. Deveriam ser no máximo do tipo barbatana de tubarão.

  • Poperon

    Pode até ser o futuro, mas essa idéia de câmeras no lugar dos retrovisores, na minha opinião, é algo desnecessário. Acredito que o alerta de proximidade e pontos cegos tem bem mais utilidade que isso. Daí ao invés da pessoa se atentar ao lado exterior do carro, vai ficar muito preso ao interior. Fora que algo que é funcional, e relativamente “barato” por ser apenas um espelho, vai ser substituído por câmeras que custarão os olhos da cara, os quais a pessoa só teria que virar a cabeça para os lados e usar.