BMW Crossovers Cupês Lançamentos

BMW X4 ganha versão M40i com motor de 360 cv

bmw x4 m40i 2016 2

A BMW anunciou nesta quarta-feira, 30, a chegada de uma nova versão para a linha do X4. Batizado de M40i, o novo modelo chega para se posicionar como o mais potente da gama do crossover-cupê e começa a ser vendido no mercado norte-americano em fevereiro do ano que vem. Os preços ainda não foram divulgados.

O novo BMW X4 M40i vem equipado com um motor 3.0 litros turbo de seis cilindros, que entrega 360 cavalos de potência, entre 5.800 e 6.000 rpm, e 47,7 kgfm de torque, ou seja, 54 cv e 6,6 kgfm a mais que o modelo xDrive35i. O propulsor recebeu novo virabrequim forjado em aço, pistões com novo anel, nível de pressão mais elevado do turbo, aumento da quantidade de combustível injetado, novo coletor de admissão, novo sistema de escape, entre outros.

Junto ao bloco 3.0 turbo está uma transmissão automática de oito velocidades, com aletas atrás do volante para troca manual, e sistema Launch Control de série. Segundo dados da BMW, o modelo consegue acelerar e 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e alcançar velocidade máxima de 250 km/h.

bmw x4 m40i 2016 11

Os engenheiros da BMW M promoveram mudanças no sistema de tração integral xDrive, que agora entrega mais potência para as rodas traseiras durante a operação normal. O utilitário-esportivo recebeu ainda molas mais rígidas e estabilizadores, aumento da curvatura no eixo traseiro e amortecedores adaptativos. A direção esportiva também foi aprimorada.

No visual, o BMW X4 M40i traz novos para-choques, detalhes metálicos, rodas de liga-leve de 19 polegadas (com pneus 245/45 R19 ou run-flat, de 245/45 na dianteira ou 275/40 na traseira, como opcional) ou 20 polegadas (com pneus Michelin Pilot Super Sport, com 245/40 na dianteira e 275/35 na traseira), soleiras de porta, ponteira de escape cromadas e o nome da versão no painel de instrumento.

O novo X4 M40i deve ser lançado no Brasil em meados do ano que vem.

Galeria de fotos do BMW X4 M40i





  • Junoba

    Quando eu olhei de longe pensei que era mais um aumento nos PREÇOS.

    Mas eu tenho mais uma história pra vocês. Meu primo quando era jogador de futebol, comprou uma X5. Voltando de uma festa bêbado, capotou a bixinha e acabou dando PT no carro. Ele não tinha seguro. Além é claro da históra do Astra que já comentei…

  • vini_B

    Vi esse carro pessoalmente e ele é mais interessante que a X6, ele tem um tamanho apropriado e parece mais prático que o irmão maior, não deve ser tão difícil estacioná-lo quanto a X6. A única coisa que eu não gosto nesse carro é a dianteira, ela combina com a X3 mas não tem nada a ver com esse corpo descolado da X4.

    Com essa nova versão M40i o X4 pode peitar o Macan Turbo e SQ5, esse motor é o N55B30T0 preparado exclusivamente pela M Performance (não confundi-lo com um M puro), o mesmo que irá equipar o futuro M2, porém com 10cv à mais e cerca de 50 kgfm de torque com Overboost, como no 1M.

    Enfim, nessa atual geração a X3 e X4 não terão versões M com motor de M3/M4, acredito eu que o peso deles é a maior causa, mas na próxima que está programada para 2017 é certeza, enquanto isso a X4 M40i quebra o galho.

    • Thiago

      Quando vi a projeção da X4 concept azul achei ela muito bonita. Depois, quando veio a versão de produção colocaram esses faroletes redondos que não tinham no concept que, na minha opinião, destoou completamente do resto.
      X6M e X5M usam o mesmo motor da M5?

      • vini_B

        Eu concordo, o conceito era lindo demais, espero que na reestilização eles tirem esses malditos faroletes dali que destroem com o visual do carro, ou então integrem à grade inferior como na antiga X6.

        Sobre o motor da X5 e X5M é o S63tüB44T2, uma versão atualizada do encontrado na M5 que acaba com o código T0, mas basicamente é o mesmo motor, somente com alguns ajustes.

    • rafa93

      acredito que deve ser até uma questão estratégica da bmw em segurar a versão m para a próxima geração, pode verificar que com o 0 a 100 em 4,9 ele é quase tão rápido na arrancada quanto a x5m e x6m

  • Rafael Ribeiro

    54 cv a mais e só 6 kilos de torque? Não é pouco torque pra tanta potencia a mais não?

    • GABRIELCSFLORIPA

      Na verdade o aumento de potencia e torque foi proporcionamento o mesmo.
      Ambos aumentaram 16%.

  • RafaCtba

    Pelo generoso “upgrade” que a versão m40i recebeu em relação a xDrive35i, poderia ter ainda no mínimo uns 380cv.

  • Bittencourt

    Nossa, muito parecido com o X4 “comum”.
    Tem uns kits “M” que até enganam quem não conhece muito, mas qualquer kit desse vai deixar o X4 igual ao X4 M40.
    Muito sem personalidade, tirando a parte mecânica, é claro!

    • GABRIELCSFLORIPA

      Mas esse não é um ligítimo “M” como M3 e M5, é apenas um X4 com “kit M” de série.

      • Bittencourt

        Ata…valeu pela correção amigo!
        Um abraço.

  • Emilio

    Esse volante é horroroso!

  • !Marcelo Surf!

    fico com a GLA 45 AMG

    • vini_B

      Pra esse a BMW prepara o X1 M35i, aguarde..

      • !Marcelo Surf!

        Eu gosto da X1 antiga, mais estilo crossover com centro gravitacional mais baixo e tração traseira. Tive uma 2.0 T, eita carro animal. Esse X1 novo tá mais para levar família com conforto do que para esportividade como o GLA.