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Branco esquenta menos no calor do verão

palio-branco

Quando chega o verão, uma das coisas que os proprietários de carros sabem é que automóvel de cor preta esquenta bem mais do que o mesmo pintado de branco. Esta última tonalidade acaba por se tornar a mais convidativa para este período do ano, em que as temperaturas e incidência de raios solares é maior.

Um estudo feito pela Fiat, apontou uma diferença enorme entre carros similares com essas duas tonalidades. Dois exemplares do Palio – um pintado de preto e outro de branco – foram submetidos a um teste de temperatura.

palio-preto

Os dois veículos, quando colocados sob o sol e entre temperaturas de 27°C e 35°C, apontou uma diferença grande na temperatura do interior. O Palio preto alcançou 51,2°C, enquanto o branco chegou a 43,1°C. Ou seja, uma diferença significativa de 8,1°C.

Com o ar condicionado, condutor e ocupantes acabam eliminando o grande calor interno dos veículos sob o sol, embora a diferença seja bem notada ao se abrir as portas. No passado, quando não havia a opção desse dispositivo, o fabricante pintava de branco os tetos dos carros destinados a regiões quentes.

[Fonte: Revista Quatro Rodas]





  • Filipe Machado

    Acho que o mesmo vale pra quem coloca insulfilm G5 em todos os vidros – inclusive o dianteiro, não ?

    • Assuero Queiroz

      como assim?

      • Filipe Machado

        Você transforma os vidros que são praticamente transparentes em algo que retem radiação UVA e UVB – preto e superficies pretas retem essas radiações e com isso aquecem

        Se colocar insulfilm totalmente preto como o G5 teria mesmo efeito da pintura preta da lataria

        • celso

          Amigo, os Insulfilms atuais fazem justamente o contrário: eles impedem que o calor passe pelos vidros.

        • celso

          Amigo, o insulfilm não retém radiação UVA e UVB.
          Ele funciona como um espelho, ou seja, a radiação bate e é refletida pra fora.

        • Guilherme G.

          Se você tem duvida que o insulfilm retem o calor ou não é simples.
          Deixe uma janela do seu carro meia aberta pegando o sol no banco por exemplo, depois de um tempo se você colocar a mão onde tem o insulfilm percebera que não está tão quente em quanto onde não tem estará muito quente.

          • Filipe Machado

            Baseado no que afirma isso ? Empiricamente ?

            • José Eduardo Borba

              Amigo, o insufilme funciona como um filtro da radiação solar. Ele reduz a passagem de luminosidade, consequentemente, havendo menos energia entrando em forma de radiação luminosa, haverá por consequência, uma menor conversão para energia térmica. No caso do carro preto, a cor do carro, absorve todas as frequências da luz visível o que aumenta o fluxo de calor que entra no carro. No branco, ocorre exatamente o contrário, ele reflete a maior parte da luz. E pode parecer engraçado, mas o que deixa o carro quente, não é a luz do sol diretamente, mas a radiação infravermelho, que não consegue sair do carro, devido que nessa frequência, os vidros são opacos, não permitindo a transmissão da energia por eles!

            • HugoL

              Só quem tem sabe, no meu caso sinto na pele a diferença, com o vidro totalmente aberto o sol queima a pelo, com o vidro fechado não. É lógico que esquenta, mas os raios solares não batem diretamente na pele.

              • Thales Sobral

                Os vidros verdes já retem boa parte da radiação. Os insulfilm retem bastante calor, encoste no vidro de um carro com as películas e em outro sem, depois de umas 2 horas de sol. Obviamente, o calor que fica na película não vai pra o banco (ou painel, etc etc etc).

            • Bruce Wayne

              Troll.

        • RyanSX

          Olha, não sei se já fez a comparação, mas o insulfilme ele justamente bloqueia os raios solares que entram dentro do carro, e você não sente aquela ardência do sol nos seus braços, por exemplo. Não precisa ser tão escuro, mas eu uso, pois além disso evita os reflexos laterais que me incomodam bastante em grandes centro onde se tem aqueles prédios bem espelhados, evita também o reflexo de outros carros.

          Nunca tive problemas com carros de cor escura, tanto é que o meu (azul darsena) se comparado ao outro que é branco nunca notei a diferença, até porque o A/C de ambos são bastante eficientes.

          Agora se o interior tiver tonalidade preta e for couro também ai meu amigo, aqui fica parecendo uma frigideira quando fica ao sol. Bancos de tecido são melhores nesse aspecto em minha opinião.

          • Edson Fernandes

            Mas são mesmo. Os bancos de tecido não retem tanto calor como o couro que costuma absorver o calor. Repare que sistemas de resfriamento de bancos ou aquecimento são sempre atrelados aos bancos de couro devido a facilidade das funcionalidades citadas terem uma maior velocidade para atingir a função qdo ativa.

            Eu já testei bancos aqeucidos, mas sempre quis testar os que resfriam além de claro, desejar ter carro com esse sistema.

            • RyanSX

              Um banco com resfriamento não seria nada mau. Nada pior que chegar em um carro quente e ter que ir pra casa e passar bons minutos sentado na “chapa” que grelha seu traseiro. Fora quando se vem sem a camisa e senta ali falta arrancar o couro pra quem vem desavisado. Fora que isso não faz nada bem pra saúde.

              • Edson Fernandes

                Bem…. eu não costumo andar sem camisa (me incomoda), mas do resto eu concordo. Por isso tenho muita vontade de ter o recurso..rs

    • Ricardo

      Na dianteira é ridículo, mas os insulfilm laterais até diminuem a sensação de calor por bloquearem parte dos raios solares.

      • Matheus Lelis

        Eu tenho no parabrisas a película de 55%, não é escura, protege bem quem está dentro, pois a diferença é notória, não acho que seja ridículo, mas concordo com você que muitos arrumam muito escuro principalmente por estética, mas perde muito na segurança de guiar a noite

        • Ricardo

          Sem falar que embaça muito fácil e é uma merda para desembaçar!

          • Matheus Lelis

            Aqui está a 3 dias de chuva, ando dia e noite com o carro (ar condicionado ligado) e nada de embaçar, acho que é a qualidade de sua pelicula

          • saosao

            Não é difícil para desembaçar não. Meu carro não tem, mas no da minha noiva tem (no parabrisa). No dela, embaça e desembaça igual ao meu.

        • saosao

          Eu não tenho no parabrisa do meu carro, mas minha noiva sempre colocou no parabrisa dos dela. Motivo: segurança. Como ela tem medo de ser abordada por ser mulher, coloca até na frente. Já foi parada uma vez pela PRF, mas não mandaram tirar.
          Quanto à dirigir à noite, só em rua muito escura que eu percebo que há um insulfilm. Chega uma hora que acostuma.

          • Guilherme Eduardo

            Ja eu quando comprei o ultimo carro não coloquei insulfilm tbm pensando em segurança, mas visando os sequestros relâmpagos. Qualquer coisa suspeita dentro do carro dá pra ver de longe. Em relação à assalto me farol, acredito que abordam com ou sem vidro filmado. Ah, mas quando está muito sol sinto os raios direto nos meu braços kkkkk

          • Mas se ela for abordada ao entrar no carro e o assaltante estiver com ela no carro ninguém do lado de fora percebe. Na minha opinião insulfilme é apenas segurança psicológica, pois a vários casos de sequestro relâmpago em que ninguém do lado de fora via o assaltante.

            • saosao

              Sim, tem a vantagem e a desvantagem de cada opção. Ela optou por colocar e evitar de ser vista, se tiver algum bandido querendo abordar o carro. Ela é mulher, então é um alvo muito fácil. Mas, como vc falou, se acontecer um sequestro relâmpago, ninguém vai ver.

      • Filipe Machado

        Também não gosto – quando comprei meu carro coloquei G5 nos 3 vidros traseiros e 20 nos dois laterais dianteiros e ficou péssimo de dirigir a noite

        Semana seguinte fui no lugar que coloquei e mandei o G35 em todos – ficou bem melhor apesar de perder a privacidade total interna

        Como dificilmente fiscalizam isso tem gente que se sente mais segura (talvez quanto a violência urbana) mas a segurança viária na chuva e ou noite fica muito comprometida. Muitos usam G5 em tudo pra poderem usar celular , andar sem cinto e etc sem tomarem multas.

        Sobre o film ele barra entrada de claridade, mas não de radiação UVA e UVB que são as que esquentam e por isso disse que tornaria o efeito forno pior

        • celso

          Que porcaria é essa que você colocou no seu carro ?
          Qualquer insulfilm impede quase que totalmente as radiações UVA e UVB.

          • Filipe Machado

            Tu deve ter loja de acessórios e filme né ? kkkk

            Eles prometem barrar 60% do calor – porém existe fenômeno físico de absorção de calor do preto, isso é impossível de barrar com um pedaço de plastico colado no vidro, por mais que você jure ser o inverso

            Eu disse que G5 e G20 ficou escuro demais pro meu gosto, leia novamente, além do mais coloquei película num lugar em que o cara só mexe com isso (carro e arquitetonico), coloquei 3M e paguei caro – nada de tintado chinês de concessionária

            • celso

              “(…) Porém existe o fenômeno físico de absorção de calor do preto…” ?
              Quase me mixei de tanto rir. Não só não é impossível como bons insulfilms, como o Crystalline, fazem isso e com o FPS de 1.700.
              Com FPS de 1.700 dá pra barrar radiação UVA e UVB ou não ?
              A redução de calor pode chegar a 60%.

              • Gustavo Guto

                no teto, nas portas tbm vao film preto? é igual uma casa, o famoso efeito estufa… o film vai minimizar mas não resolve totalmente.

                • celso

                  Mas a discussão é exatamente sobre a capacidade do insulfilm de minimizar ou não o calor, e não resolver totalmente…

              • Filipe Machado

                Tá certo – seu filme vence leis de ondas da física !

                Você venceu kkkkk

                • BorisAWD

                  cara, como vc é um Jenio. Vc nao tem espelho em casa?

                • HugoL

                  Pqp, leis da física.

            • José Eduardo Borba

              Amigo, a energia que é absorvida, é infinitamente menor, do que a transmitida por um vidro translúcido. Quando a luz passa quase que integralmente pelo vidro claro, ela tende agitar os materiais que estão dentro. Os materiais por sua vez, emitem luz infravermelho, que não conseguem passe pelo vidro, pois esse é opaco para essa frequência de luz. É o chamado efeito estufa.

            • JonathamRJ

              Tbm tenho da 3m no meu. inclusive, o do parabrisa é um especial projetado para parabrisas. quem tiver curiosidade joga 3m crystalline no google. gastei 900 reais de película:

              Películas para Vidros da 3M da Série Crystalline

              Máxima redução do calor com a melhor claridade.

              Sua exclusiva nanotecnologia de multicamadas combina mais de 200 microcamadas em uma única película, mais fina que um Post-itTM, rejeitando mais calor que muitos filmes escuros, sem modificar o visual do seu carro. AQUI, VOCÊ PERCEBE QUE ESCURECIMENTO NÃO REPRESENTA REDUÇÃO DE CALOR. A película Crystalline 90, por exemplo, é transparente e pode ser aplicada no para-brisa do seu veículo, mantendo a tonalidade permitida pela lei.

              Redução de calor: mais de 60% do TESR**

              Reduz brilho/ofuscamento

              Mantém a aparência do veículo

              Não fica roxo ou desbota

              Não metalizado: não causa interferência em sinais GPS, celular e WIFI

              97% de redução do infravermelho*

              Melhor visibilidade durante a noite

              Bloqueio UV 99,9% FPS 1700+

              Garantia de 15 anos***

              ** TESR: Total de Energia Solar Rejeitada
              *** Solicite seu certificado de garantia junto a um aplicador autorizado de Películas para Vidros da 3M.
              * Rejeição de Infravermelho mencionado no film para 900nm-1000nm.

          • Thales Sobral

            Os vidros verdes já bloqueiam a maior parte da radiação.

            • celso

              Bem lembrado.

        • Marcus Fenix

          No calor do Rio eu coloquei película G35 e o Sol continuava queimando quem estivesse dentro do carro, troquei e coloquei G5 e agora pode fazer o calor que for que não queima mais. Eu também não gosto de vidros muito escuros, mas o Sol do Rio no verão é forte demais. E sobre G5 a noite é costume!

          • Luccas Villela

            Eu uso G20 em todos os vidros, inclusive parabrisa, acho ótimo. Já usei G20 nos laterais traseiros e no traseiro e ficava muito sem visão, rs, não gostei.

      • Diego

        Eu diria que, teoricamente não, por que ao bloquear os raio solares o vidro/filme esquenta e transmite parte deste calor pro interior do veículo de toda forma…
        Talvez apenas reduza a sensação ou retarde o processo de aquecimento…

        • celso

          Agora é teoria, visite o site da 3M e veja que bobagem você escreveu.

          • Diego

            No site da 3M (que faz propaganda do seu produto) não fala que deixa o carro mais frio, diga-se de passagem, o que esquenta não é a radiação ultravioleta, mas a radiação infravermelha.

            • celso

              Se você visitou o site da 3M, deveria ter visto que o Crystalline rejeita até 97% dos raios infravermelhos.

              • Diego

                E msm assim não contradiz minha suposição inicial, ao “rejeitar até 97% dos raios infravermelhos” ele interage com os raios e esquenta o vidro em si, e o vidro por contato esquenta o ar dentro do carro.

                Na melhor das hipóteses ele retarda o aquecimento, mas depois de 8 horas de sol no verão brasileiro o carro vai parecer um forno, independente da cor/modelo/insulfilm…

                • Gustavo Guto

                  mas em todo caso pode-se comprar um guarda sol para proteger o carro do sol tbm, sai mais barato que o film.

                • celso

                  É claro que o insulfilm não vai impedir que o interior de um carro fique imune ao calor, até porque o carro tem parte da superfície de aço, mas o insulfilm é um bom paliativo e ajuda muito a reduzir o calor interno.

                  • Louis

                    Coloca um espelhadão, fica horrível esteticamente, mas deve ajudar um bocado hehehe
                    Agora falando sério, já pensei em colocar um “levemente espelhado” para tentar amenizar o calor.

                    • celso

                      O Crystalline, da 3M, ajuda muito, mas o que resolve mesmo é um bom ar condicionado.

                    • ObservadorCWB

                      SAbe que a cor da tapeçaria também ajuda muito. O calor de dentro do carro até sai com as janelas abertas. Agora a diferença de um couro PRETO para um CLARO é mais “sentida”…risos…. por isso toda embarcação é forrada em BRANCO, caso contrário ficaria impossível se acomodar nos barcos.

                    • celso

                      Sem dúvida.

                    • RyanSX

                      Verdade, deve ajudar mesmo hehe

                • Filipe Machado

                  Não adianta discutir com o físico teorico mestre do insulfilm – ele venceu e a física que está errada.

                  • Zoran Borut

                    Você já observou os edifícios comerciais que usam insulfilm nos vidros, Filipe? Sabe por que usam?

                • ObservadorCWB

                  Mas a reportagem diz que um forno terá oito graus a menos de temperatura. Não tentemos achar “pelo em ovo”. rsrsr

    • Pablo Henrique

      Não cara, de onde vc tirou isso???? Com o insulfilm a temperatura interna fica menor

    • ObservadorCWB

      Não. Eles bloqueiam mais os raios UV do que o vidro. Esquentam MENOS. Uma estufa de vidro aquece mais que a mesma estufa recoberta com chapas metálicas por exemplo.

  • Thiago Porto

    Já passei da fase do Branco, cansou, virou modinha.

    • Louis

      Faz teeempo que virou modinha…

      • Thiago Porto

        Sim, por isso que já abandonei ela! rs

    • Gustavo Guto

      quando que virou modinha? aqui na minha cidade no PR só tem carro prata.

      • celso

        Calma, que a moda do carro branco, que já tem uns 3 anos, vai chegar aí.

        • Jackson A

          Nordeste só tem carro preto e prata tbm.

          • celso

            Há 2 anos que o branco é a cor mais vendida no mundo.
            Vai ver que o nordestino está c@gando e andando pra isso.

          • Yago G.

            Não sei em qual parte. Aqui só tem branco e outras cores (preto só os mais antigos)

          • Pablo Silveira

            Não sei se você é de pernambuco, mas aqui as pessoas não compram carro branco por ser cor de táxi!

            • Matheus Conrado

              Depende do modelo né,aqui ta infestado de HB20 branco.tipo, eu queria bastante o meu Prisma branco, pois fica bonito,mas devido aos táxi daqui,passamos pro prata

          • Thales Sobral

            Aqui em Sergipe já tem um bocado branco. Tanto pela moda quanto pelo calor, o pessoal aqui adotou em peso.

        • Gustavo Guto

          vou começar comprando o meu então.

      • Matheus

        que cidade no Pr, aqui em Curitiba a cada 5 carros 3 são brancos…

    • Ricardo

      Branco ainda é tolerável apesar da modinha, mas prata para mim é intolerável.

      • cepereira2006

        Concordo plenamente. Se você for reparar, a quantidade de carros prata é absurda.

        • Ricardo

          Não só pela quantidade, é que é muito sem graça mesmo!

    • Darwin Luis Hardt

      mas nao parece que tá sempre sujo, igual o preto.

      e esquenta menos! haha

      • Thiago Porto

        cara, parece sim, e pior, branco encarde.
        A melhor cor pra não aparecer sujeira é a prata.
        Também já foi moda.
        Mas hoje eu acho q ela deixa o carro muito sem graça.

        • Gustavo Guto

          nem prata nem branco nem preto… vamos começar a andar só com carros coloridos, amarelo verde, rosa etc.

          • Darwin Luis Hardt

            concordo… seria mais legal ver carros bem coloridos por aí, é o que tá começando a acontecer mesmo.

            vejo new fits vermelhos, golfs azuis, dusters marrons, renegades vermelhos e brancos, bmw alaranjadas (uma em 1 milhao quase né hehe), algum amarelinho que nao consigo lembrar qual agora…

            fora aqueles astra ou cruze rosa… haha

            • Thiago Porto

              o Golf azul é lindão , mas não sei se teria coragem.
              Uma raspadinha no parachoque e tu vai ter que contratar um especialista pra repintar. kkkk

              • Darwin Luis Hardt

                é mesmo, tipo o azul do civic, bem bonito mesmo.

                acho que nao teria coragem de comprar um carro zero pq teria muito medo de andar pra nao arranhar nem nada, porque todo mundo dirige feito louco aqui em porto alegre, nas capitais em geral acho que é assim né

                • Jackson

                  Tchê para arranhar o carro não precisa ser modelo novo. Quando querem dar aquela raspadinha na saída do estacionamento vai até no carro velho.

                  • Darwin Luis Hardt

                    é mesmo, mas com o carro velho nao temos tanta pena, hehe

                • Louis

                  Pior é que, na maioria das vezes, são terceiros que arranham seu carro zerinho! Às vezes fico feliz por ter um bem usadinho, quando aparece algum amassadinho ou raladinho já nem esquento a cabeça hehehe

              • Louis

                Hoje em dia ficou mais fácil, o funileiro só pega o código da cor (que está em uma etiqueta colada em algum lugar da lataria) e o fornecedor da tinta fornece exatamente a cor necessária.
                Essa tonalidade de azul eu acho linda mesmo, principalmente no Civic.

            • Thiago Porto

              São da Mary Kay! kkk

            • MG

              Uma amiga comprou uma Mercedes C200 marrom… coisa linda o carro…

              Mas esperou uns 5 ou 6 meses.

              • cepereira2006

                Também acho lindo carro marrom. Aliás, qualquer coisa que fuja do preto/branco/prata já fica bonito.

            • cepereira2006

              Tive um Astra verde metálico no passado e acho que foi a cor mais bonita que já tive em um carro. Detesto esta padronização de cores que os vendedores de carros nos impõem.

          • Thiago Porto

            Já tive prata, branco, preto.
            Prata é sem sal, custa mais caro o reparo e não pode fazer em qualquer oficina senão fica uma porcaria.
            Mas não suja e não é qualquer arranhão que aparece.
            Branco só fica bonito em alguns modelos, não esquenta, mas encarde e só sai com cera.
            Preto é Top, mas num País que faz 40º em quase todo território é complicado. ( meu atual é preto, mas moro em Curitiba), e dependendo da qualidade da pintura do fabricante, qualquer risco você percebe a 10 metros de distancia do carro.

            Já tive carro chumbo e champagne, são basicamente variações dos benefícios do Prata, suja pouco mas é complicado de fazer reparos.
            Uma cor que eu acho bem interessante é aquele marrom metálico, o Onix/Prisma e o 208 ficam bem legal.

            • celso

              ” (…) Preto é top, mas num país que faz 40º em quase todo território é complicado…”. Já se esqueceu do ar condicionado, e de preferência o automático.

              • Thiago Porto

                Esqueci, o meu tá na função auto-soft desde que comprei, nunca mais mexi nele.
                Mas o que não esqueço é que não há ar-condicionado suficiente no mundo para o Verão Carioca.

              • Thales Sobral

                E quando você tem que deixar o carro torrando no sol, e vai fazer um percurso de 30 minutos? Chegou no lugar e o carro ainda não esfriou… E você com duas pizzas na camisa… hahaha

            • Davi Millan

              Eu sempre gostei de carro branco, mas agora que tem tanto carro branco na rua eu acabei enjoando e provavelmente meu próximo carro será azul (que é a cor que mais me chama atenção atualmente). Ou branco se não houver outra opção.
              Eu já tive carro preto e com banco de couro e não quero ter mais, nunca mais!
              E prata, por mais sem graça que seja, alguns carros ficam bons de prata e da para considerar nessa cor, como as Mercedes e o Golf na cor prata tungstênio.

              • Ricston

                O A4 e a 320 i antiga (até 2012 eu acho) também ficam legais na cor prata.

          • Guilherme Eduardo

            Eu faço minha parte com meu VW Fox azul claro.

            • Davi Millan

              As tonalidades de azul da VW são lindas!

          • Marcus Fenix

            Ainda tem o cinza!

    • Marcus Fenix

      Eu sempre soube que carro branco esquenta menos, mas nunca gostei dessa cor em carros populares e como eu sempre só tive carros populares mesmo sabendo disso nunca tive carro branco!

      • Ricston

        Exatamente. Branco em popular para mim é sinônimo de carro de frota. Já nos de patamar superior, sempre achei bonito também.

      • Gustavobrtt

        Eu paguei meus pecados num carro escuro, não quero nunca mais.

    • MG

      Branco virou moda por causa do Iphone, não sei se escreve assim

      • 4lex5andro

        carro branco é até legal no calor, mas a pintura requer precauçao pois (assim como o preto) quando bate um pouco de poeira ja da um aspecto de carro sujo ..

        e dependendo da regiao do país, é confundido com carro de praça tambem ..

        • Dick Buck

          Aqui carro de frota estão saindo tudo Prata agora, mas uns anos atrás era só Branco.

    • Marcelo Alves

      Uns 10 anos atrás foi a época que comecei a gostar de carro branco, quando eu falava que tal carro na cor branca era bonito, todo mundo “refugava” e falava que era cor de Taxi, que desvalorizava, que depois daria trabalho pra vender…

      Hoje todo mundo compra carro branco, alguns até pagam mais caro por isso, vai entender esse povo (cabeças de vento é pouco kkkkk).

  • pedro rt

    ate q seria uma boa opcao pintar o teto dos carros de branco pra isolar altas temperaturas internas

    • Gustavo Guto

      ja fazem isso em coberturas de edificios, pq o branco reflete os raios de volta.

    • Thiago Porto

      Fala isso pros “boys” que compram carro branco e lacram o teto de adesivo preto.
      kkkk

      • Gustavo Guto

        kkkkkkkkkkkk burrice sem tamanho do zé povinho.

      • Jackson

        Fazem isso para os outros pensarem que é um teto solar de vidro. Aproveitam e colocam G5 em todos os vidros, e se for um Up adesivam a tampa traseira.

        • Filipe Machado

          Daqui a pouco vem o vendedor da 3M dizer que nada disso faz o carro esquentar kkkk vejam acima

      • Marcus Fenix

        Uma pergunta. Aquele adesivo ameniza o calor ou não?! Já pensei em colocar no meu, mas da mesma cor do meu carro (Cinza)!

  • Stark

    Já disse isso algumas vezes, e de fato eu noto uma diferença muito grande na temperatura entre meu carro anterior que era preto e o atual que é branco, além de outras vantagens, como sujar um pouco menos e não destacar os arranhões.

    De acordo com a matéria, enquanto no passado alguns fabricantes pintavam o teto de branco em regiões quentes, hoje há quem envelope de preto o teto do carro branco. Além do resultado estético ser discutível, joga fora a vantagem de esquentar menos.

  • Louis

    Particularmente não gosto do carro branco “exceto alguns modelos que combinam”, pra ter praticidade prefiro o prata. Bonito mesmo e elegante, gosto do preto, mesmo com todas as desvantagens.
    Sobre sujeira, acho um carro branco sujo muito mais feio que um preto sujo.

    • Stark

      Concordo que o branco não fica bom em todos os carros, enquanto o preto combina muito bem com a maioria. Mas ainda assim, não teria um carro preto novamente.

      E acho que o preto suja com mais facilidade, mas quando o branco fica muito sujo passa a impressão de encardido, e por isso fica mais feio.

      Ah, também não sou fã do branco perolizado, fica estranho em alguns carros (Nissan March), mas bonito em outros (Fusion e 500, por exemplo).

      • Marcus Fenix

        Também acho que fica bem no Fiat 500. Uma vizinha linda minha tem um!

      • Zoran Borut

        Nunca esqueço o Gol GTI branco pérola, era lindo, tanto o bolinha quanto o quadrado produzido em 1994!

        • cepereira2006

          Tem uns Fusion nesta cor também.

    • Thiago Garcia de Lima

      Concordo quanto à feiura da sujeira no branco.

  • Xande

    branco esquenta menos? que absurdo! não vai me dizer também que a água molha, aí não dá.

    • Zoran Borut

      São Paulo é cheia de rios e córregos, mas não tem água! rsrsrs

      O que me deixou curioso mesmo foi saber o que seria “verão”, pois se na época em que deveria ser inverno chegou a fazer 37 graus em São Paulo…

      O jeito é ter um carro branco para dias quentes, um preto para dias frios e um prata para dias frescos rsrsrs.

  • celso

    O interessante é que a Auto Esporte fez um teste idêntico a esse, usando também dois Palio.
    Um preto e um prata ( no teste da matéria acima foi usado um branco), e a diferença de temperatura foi insignificante. O Palio preto foi 0,2 ºC mais quente que o Palio prata.

    • Diego

      As vezes os materiais usados na pintura metálica (prata) contra balanceia o efeito da cor clara…

  • Leonardo M

    Eu tenho um carro branco com interior caramelo, e é notório a diferença que faz ao estacionar sobre o sol. Alguns minutos com o ar-condicionado e fica tudo bem, agora carro preto sofre no calor, mesmo com ar.

    • roberto

      “Sobre” o sol derrete…

      • Leonardo M

        Desculpe meu português, as vezes passa.
        Sob*

        • roberto

          Rsss… foi só para descontrair, semana pesada…

          • Leonardo M

            Pesada é pouco. Ainda mais depois do ocorrido ontem em Paris. Vou lá praticamente todos os anos a bastante tempo, você acaba se apegando ao lugar e a cultura, até agora não estou acreditando no que aconteceu.

            • roberto

              Tenho amigos lá, ontem foi feia a coisa.

            • motstand01

              Atentado sociombiental em MG, atentado terrorista em Paris… Realmente essa semana foi pesadíssima. Basta envolver dinheiro e poder, pra vermos o quanto o ser humano é podre.

        • Assuero Queiroz

          ”às vezes” ;)
          rsrsrs
          Só pra descontrair

  • Essa eu ja sabia
    Carro preto é bonito, mas só é bom lá no sul

    • Thiago Porto

      Verdade!

    • edet

      Kkkkk, conheça o verão de Porto Alegre… Não vai querer carro preto aqui também.

      • 4lex5andro

        nao que o sul nao tenha periodos de calor, mas é bem diferente , pelo menos nos numeros ..

        essa semana, por exemplo, maxima de 25 em poa, ja em teresina ta batendo nos 40 ..

        • Davi Millan

          A única diferença é que para um sulista um calor de 30 é como um calor de 40 para um nordestino, pois eles tem mais resistência ao calor, pois já estão acostumado, e o contrário o povo sulista tem maior resistência ao frio por já estar acostumado. Mas te digo. Nem aqui no sul da para agüentar o calor dentro de um carro preto. É horrível!! Talvez, só no Reino Unido de para ter carro preto, pois a maior parte do tempo está nublado lá e não faz calor.

    • BillyTheKid

      Só se for bem no sul, tipo pólo sul, porque mesmo aqui em SC ter carro preto é tenso. Meu carro prata já fica abafado em dias quentes como hoje, tenho pena de quem compra carro preto ou sem ar-condicionado.

    • Marcus Fenix

      Verdade, mas aqui no Rio, principalmente Zona Sul e Centro tem bastante carros pretos, mas eles têm a vantagem dos bairros serem bem arborizados e os prédios altos também ajudam ao carro pegar pouco Sol!

      • cepereira2006

        Uma cidade arborizada ajuda muito. Sinto falta disso aqui em SC. Ninguém planta árvore para não estragar e não ter que varrer a calçada. Uma estupidez.

  • Mr. Car

    Detesto carro preto, detesto carro branco. Tem outras opções de carros claros bem mais bonitas. Agora, o que eu detesto mesmo, e também contribui para esquentar, são os soturnos, sem graça, e claustrofóbicos interiores “pretinho básico”. Uma praga.

  • kravmaga

    Eu sempre tive carros de cor prata ou cinza. Caí na besteira de comprar um carro preto porque realmente era a cor que ficava mais bonita no modelo, mas ficava um forno no sol.

    Logo depois voltei para o prata básico, que é a cor que mais destaca o design dos carros e é quase tão bom quanto o branco no sol.

    A cor branca fica bem em alguns modelos, mas suja muito, fica feia quando a pintura envelhece e nos modelos mais populares fica com cara de táxi ou carro de empresa.

    • saosao

      Carro branco é igual preto, tem que deixar limpo e brilhando sempre, senão fica feio.

    • 4lex5andro

      carro prata, é muito sobrio, melhor opçao ..

      o unico senao, é desbotar facil com o sol, assim como o preto, mas aparece menos os arranhoes e esquenta menos tambem ..

  • Foxtrot

    Me lembro de ter visto isso nos Caçadores de Mitos, na época que o Discovery mostrava algumas coisas boas.

  • Darwin Luis Hardt

    “branco esquenta menos no calor do verão”

    novidade…

  • Colorado

    Deixa um dia um carro de qualquer cor com bancos de couro estacionado no sol de Cuiaba, sua pele vai ficar grudada nos bancos.

    • Mr. Car

      Sempre gostei infinitamente mais de bancos forrados em veludo. Não fervem mesmo sob o sol, são bem mais agradáveis ao tato, e podem ter diferentes desenhos no tecido, ao contrário do couro, sempre uniforme. Um interior em veludo que eu gostava demais era o dos Clio RT “Maradona”, e também dos nossos Clio Privilège, além do veludo, em um tom cinza bem claro.

    • Mauricio

      Película resolve o problema. O meu é de couro e fica no sol da tarde durante a semana (moro perto de Foz do Iguaçu, quente pra caramba no verão). Coloquei película conforme permitido pela legislação e agora não tenho mais problemas com isso

  • roberto

    Será que o preto era metálico? Tenho a impressão que a pintura metálica tem maior possibilidade de refletir a luz e portanto, teoricamente, esquentaria menos do que um de pintura sólida.

    • Thiago Porto

      depende do fabricante.
      geralmente os populares não são.

    • celso

      A Fiat não tem carro metálico, só plastificado. KKKKKKK

      • Thiago Porto

        a Fiat fabrica carro?
        #zueira.

    • Felipe

      Sendo um Palio Fire “normal”, 100% de chances de ser cor sólida.

      A Fiat não disponibiliza preto metálico para o Palio Fire.

      Preto metálico (chamado de Preto Vesúvio pela Fiat), apenas no “novo Palio”.

  • Tosoobservando

    É o Hyundai Azera que tem aquele sistema que liga o ar quando o carro esta parado, pra mante-lo fresco?

    • Zoran Borut

      Azera não sei, mas os BMW Série 3 já dispunham de um sistema assim em 1998. Atualmente, o Cruze LTZ tem a opção de ligar o ar à distância para refrescar o carro antes de entrar.

      Mas sinceramente deveriam oferecer algum sistema para evitar que ao menos temperatura interna não ficasse maior que a externa quando o veículo ficasse parado por vários minutos, e isso desde os carros mais baratos. Aqui no Brasil seria um recurso muito bem vindo.

  • Olha, posso não ser especialista, mas creio que o que realmente esquenta mais ou esquenta menos é a cor do acabamento e material interno do carro. Couro preto sempre vai esquentar mais que tecido claro. Assim como veludo (lembrem do primeiro C3) esquenta mais que tecido.

  • Ramom Alencar

    preto e branco já são manjado, seria legal um estudo referente a outras cores…

    • Marcus Fenix

      Também gostaria de saber. Nunca comprei nenhuma das duas cores, apesar de eu achar carro preto lindo, mas o que realmente me desestimula são os arranhões que até limpando arranha!!!

      • Claudio Abreu

        Teve um teste na QR (há uns bons anos..) justamente analisando o desempenho cor a cor. Me lembro do resultado (meio bizarro): laranja era a mais fresca; depois amarelo e vermelho, quase empatando com o branco e o prata. Daí pra frente, qualquer cor escura era quase igual ao preto.

  • BorisAWD

    eu queria saber do prata

  • Tosca16

    Agora já terá um bom argumento para a cor branca subir de preço, né FIAT ?

  • Rude Voleur

    Quando eu vejo um carro preto nesse sol maravilhoso (ironia) aqui do NE, chega me dar uma dor no estômago. Tanto que, em viagens recentes ao Rio Grande do Norte, reparei uma quantidade bem maior de carros brancos por lá.

    • Hox

      Mas não se engane, carro branco aqui no Rio Grande do Norte o pessoal compra porque é moda, a cor do momento, não por causa do calor. Em lojas de carros de luxo importados (Mercedes, BMW, Audi, Land Rover – Jaguar, Volvo) 90% dos carros são brancos, o restante preto ou prata. Antes da moda do branco ninguém queria porque era “cor de táxi” e praticamente só se via na cor branca modelos populares pelados, cujos donos compravam na cor branco-geladeira por ser uma pintura sem custo adicional.

  • Minerius Valioso

    Poderiam aproveitar e disponibilizarem mais cores de interior, como é nos Estados Unidos e na Europa.

  • Lucas

    Sobre as cores, tou no segundo branco, vindo de um azul, e é perceptível a temperatura elevada que fica no carro escuro, mas ainda assim, ainda acho a cor escura mais bonita nos carros, apesar que o branco destaca mais as linhas. Sobre película, epoca, já usei 2 G5 e g20 no para brisa, tarde virava noite hehehhe e acostuma, o ar gelava muuuuuuuuuuito, na epoca era um corsa hatch 2000. Hoje, uso G5 profissional e 35 profissional, garantia de 5 anos, e no calor do nordeste, é a receita certa, viajar com pelicula no para brisa é muito mais confortável. Questão de escuro e claro, acostuma, como minha visão é boa, uso lente de contato/óculos, só na chuva a noite que sinto dificuldade, mas em uso normal, totalmente viável, além da privacidade que fica. Até carro da PRF usa G5, pelo menos aqui no estado, imagina nós. Nordeste é muito quente, precisa de uma película.

  • MG

    Fizeram esse teste com dois Corollas também, um preto e um branco, submetidos à temperatura ambiente de 36 graus, mas a temperatura interna, em ambos, ficou nos 16 graus.

    Toyota é foda mesmo.

  • Fabão Rocky

    Isso é pura lorota! Já tive carro branco e carro preto e debaixo do sol quente esquenta do msm jeito!

    • André Martani

      Coloca a mão no teto de um carro preto e ao mesmo tempo num branco, vai ver se tem ou não diferença de temperatura. Eu já fiz isso, e a diferença é perceptível.

      • Matheus Conrado

        Pois é..eu já me queimei quando fui testar a temperatura de um preto,do lado tava um branco(parado durante o mesmo período),e a lataria estava morna..

  • V12 for life

    A quatro rodas já havia feito esse teste com o Monza nos anos 80.

  • Louis

    Antigamente, antes da modinha, o branco sólido também era mais barato.

  • Marcelo Ceno Dutra

    Pode esquentar o que for mas jamais compraria um carro branco ou prata, detesto questão de gosto mesmo, ahhh mas esquenta mais, e dai ? a/c existe pra isso.

  • Matheus Conrado

    Pedrinhas que são levantadas por carros grandes na estrada,elas batem no capô,tiram o verniz e chegam no primer(branco),e como o carro é preto,VC percebe mais fácil.

  • xyzR2

    Ah então é por isso que os manolos colam pelicula preta no teto no carro! Pra ajudar a esquentar mais e fingir que é teto solar panorâmico, muito inteligente.

  • Guilherme Batista

    Pura questão de física, branco reflete todos as cores e preto absorve, qualquer coisa pintada de branco exposta ao sol terá temperatura menor do que a coisa preta

  • Marcos Wild

    Aé???

    E aqueles carros da Mercedes, Audi, BMW, etc que tem o teto preto por causa do teto solar!!!

  • Bruno Wendel Marcolino

    Nada mais justo para uma matéria como essa, usar de referencia o Jurassic Palio sem AC.

  • Bittencourt

    Triste de mim que, por comprar um usado, não tive outra opção além do preto:
    -Vive sujo;
    -Esquenta que é uma beleza;
    -Se um passarinho pousar em cima, arranha.
    Não digo que não vou ter mais outro carro preto porque compro carros usados, mas se eu puder escolher, carro preto nunca mais!!!

    • Cesar Mora

      Carro preto é o mais bonito nos primeiros 15 minutos após o polimento… hahahaha já tive dois e é complicado mesmo…

  • Diego Mello

    Na série caçadores de mito, eles fizeram este teste e não fez diferença a cor do carro. No programa eles disseram que era mito. Não seria um marketing para tirar do estoque os carros brancos.

    • Francisco Lunardi

      Estranho, pois basta usar uma camiseta de cor escura e de cor clara num mesmo dia de sol pra notar facilmente a diferença, pq seria diferente em um carro? Inclusive muitas coisas usam desse principio (básico diria), como por exemplo, sistemas de aquecimento solar, são pretas justamente pra maior eficiência.

  • klaus

    não imaginava que a diferença fosse tanta assim

  • Gustavobrtt

    o próprio vidro do carro bloqueia o UV. Insulfilm com bloqueador de UV é redundância.

  • Gustavobrtt

    provavelmente alguém pintou um portão branco com pistola de tinta nas proximidades do seu carro.
    O vento leva um pouco daquela pulverização a mais de 20 metros de distância. Já passei por isso… só resolve polindo.

  • Matheus

    Pode fazer o que for, Branco na minha opinião continua sendo ridículo, parece que o cara pede desconto na compra e os caras falam que se for branco paga menos, acho que o carro fica maiss bonito até mesmo no primer…

  • Augusto Corleone

    Tenho um carro preto hoje e prometo que vai ser o primeiro e último!

  • Leandro Pimenta

    e hoje tem anta que envelopa o teto do Celtinha sem ar de preto fosco….parabéns!