Brasil Segurança

Brasil: Roubo de carros totaliza 57 veículos por hora no país

roubo-golf

Por hora, 57 carros são roubados no Brasil, o que impacta diretamente no custo do seguro. Dentre as capitais com maior índice de roubo, Manaus fica na frente com alta de 25,63% em 2015, seguida de Porto Alegre e Recife com 24,34% e 11,51%.

No Rio, o aumento foi de 5,04%, de acordo com a Confederação Nacional de Seguros. No entanto, o número foi contestado pelo governo do estado, assim como também o do Amazonas, pois alegam que houve redução no número de roubos e furtos no período.

Já Rio Grande do Sul e Pernambuco reconheceram o aumento nos roubos de veículos em seus estados. No caso gaúcho, a promessa da administração estadual é de combater os desmanches ilegais com a instituição da lei federal na região, além de maior combate aos furtos e roubos.

[Fonte: Jornal Hoje/G1]





  • Vattt

    O que em poucos anos um governo pode não fazer por um país hein? Tudo tá aumentando, até a violência ao cidadão que paga os impostos que de nada serve!!!

    • Louis

      Só uma pessoa pode melhorar isso: Bolsonaro presidente!

      • Vattt

        Que nada, político é filho de chocadeira, basta assumir o cargo que esquece o passado em segundos e mira apenas no poder!!!
        Mas sou a favor da mudança política, pq como está não dá pra ficar!!!

        • Jaderson

          Você disse a coisa certa mudança politica, que pra min é alternância de poder.
          Precisa mudar mesmo, e as vezes colocando esse cara na presidência talvez nossos filhos tenham mais segurança no futuro. EU DISSE FUTUROOOOO.

        • Alfredo Araujo

          Mas essa é uma das realidades da democracia… Não existem santos de milagreiros.
          A mudança vem aos poucos, de governo para governo…

        • Louis

          Milagre sei que ele não faria. Mas ele é o único que tem culhão para enfrentar os malditos comunistas. É o único que fala na cara o que todo brasileiro pensa.

        • Junoba

          Eu vejo que o Bolsonaro é diferente, defende a família e é contra ao PT. Ele me parece uma boa pessoa para a presidência, mas pelo menos ele já está como deputado.

          • Depende… Ele defende a família… Dentro do conceito de família dele. Se você não concordar ou não se encaixar… Bem, você pode ser considerado um inimigo da pátria que nem PTista… E continuamos esperando um salvador da pátria.. E culpando os políticos (Eleitos por nós) como únicos culpados dessa nação falida.

      • oscar.fr

        Os filhos deste cara estão todos penduradas na política!
        Sempre que falam em Bolsonaro, me perguntou com quem ele iria governar? Nem o PT com Lula conseguiu eleger uma maioria na câmara dos deputados, como Bolsonaro conseguiria? Ele teria que se apoiar ainda mais em partidos pequenos e, com isso, a roubalheira não apenas não terminaria, como ganharia um incentivo (a roubalheira na era PT se deve, em grande parte, a ideia de manter uma grande “base aliada” que funcionou no princípio da troca de favores.
        Precisamos parar de acreditar que uma pessoa sozinha será capaz de mudar alguma coisa.

        • Louis

          Votar em quem então, PMDB só porque é um partido com representatividade?
          Sei que é difícil, mas meu voto já é dele, por compartilhar com ideias parecidas com as minhas. Ou Serra que é um cara sério e honrado.

          • Um cara sério honra seus compromissos. Votaria no Serra contra o PT, mas acho melhor você definir o que ser sério.

            • Jose Silva

              É Bolsonaro e pronto e acabou. Não acho que vai ganhar por causa dos miltontos de bolsa família, mas vai ser o cara que vai ter maior campanha de graça no rádio e tv de todo o Brasil.

              • “..É Bolsonaro e pronto e acabou…”. Sua primeira frase resume bem o “pensamento” dos que defendem meu conterrâneo. A noção de democracia deles é bem rasa. No fim, fica a frase do grande membro do Quarteto Fantástico, Benjamin Franklin:

                “..Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança..”

                • Jose Silva

                  amigão, PT, PSDB, PMDB, tudo que começa com “P” são todos iguais, a diferença é que o PT consegue ser pior !

                  Chega disso, prefiro votar em alguém que fala que bandido te que ficar preso do que alguém que salda a mandioca ! kkkkkkkkkkk

                  • Vamos lá:
                    -Ser contra o PT não significa que você gosta das outras porcarias.
                    -Acho o PT o pior partido, mas está longe de ser o único problema do país.
                    -Tenho medo de um candidato que talvez não me deixe escrever essas críticas.

                    E vou te contar uma coisa que talvez te deixe triste, porque me entristece as vezes e peço que não espalhe: Brasil não é o Estados Unidos da América, não tem apenas dois partidos políticos. O fato de eu não gostar desse fascis…. Quer dizer, desse possível candidato não quer dizer que eu goste ou dê meu apoio ao PT… Assim como não gostar do PT não quer dizer que condene as pessoas por terem preferências sexuais diferentes das minhas, por nascerem em outras regiões do país (Ou do mundo) ou apóie bandido. Aceite que o mundo não é binário assim. Eu não sei ainda em quem votarei, pois embora tenha certeza que não será no PT, tem muita gente que se diz oposição que jamais teria meu voto.
                    Ah, faltou um adendo. “Rede” não começa com “P”, mas duvido que seja melhor que essas alternativas que você colocou.

                    • Jose Silva

                      Qualquer político correto de direita é melhor que esses grupos da esquerda dos ptralhas. Basta ver que o novo presidente da Argentina fez em 30 dias o que a Dilma não fez em 5 anos. O PT e todos seus aliados governam em prol do Foro de São Paulo que é transformar a América Latina em um pais socialista.

                      Só apoiam este sistema quem está nele e ganhando dinheiro com ele, porque quando o dinheiro não vem começam as denúncias de corrupção !

                      O Jair Bolsonaro fala a língua que os Brasileiros querem, é um cara que tem 7 mandatos e nenhum deles envolvidos em corrupção, seus filhos entraram na política da mesma forma do que ele com campanhas baratas e mostrando serviço. Desde 2007 ele vem denunciando e falando os podres do PT e tudo que iriam fazer e acontecer, ele não errou em nada, mas ele só não acreditava que esses planos do pt fossem tão longe.

                      O PT é tão lixo que o pais vivendo uma crise criada pelo próprio partido, totalmente uma crise interna no Brasil sem nenhuma influência do externo e o planalto que não quer saber de governar e sim preocupar em demitir pessoas do cargo públicos que são oposição e querem o impeachment e deixar mais do que nunca todo estado aparelhado contra o impeachment.

                      Ou seja, governar que é bom nada , estão preocupado somente neles e na corrupção deles e foder seu povo cobrando mais e mais impostos de seu povo sofrido sem nenhum retorno de qualidade a sociedade.

                      Jair Bolsonaro nelas, só é contra quem está pendurado nas tetas do governo !

                    • “..Jair Bolsonaro nelas, só é contra quem está pendurado nas tetas do governo..”
                      Temos aqui um grande exemplo de um democrata!
                      Poderia fazer melhor: Que tal liberar o porte de armas apenas para quem declarar apoio ao Bolsonaro, liberando também o “abate” de todo mundo que não tiver votado nele. Ou melhor ainda: Levar todos os que não votaram nele para campos de extermínio, para que o trabalho os liberte, Jose “Adolf” Silva.

      • CharlesAle

        Bolsonaro, minha preferência também, hoje é o melhor candidato de direita que há na politica..

    • Pedro Rocha

      Onde o povo se ilude e permite a esquerda assumir a violência aumenta, porque a esquerda e a criminalidade são a mesma coisa. Hoje, temos um ladrão de carros defende o desgoverno petralha: chama-se Francisco Buarque de Holanda.
      Isso para não dizer da suspeita de que esse aí também “roubou” a marcha alemã “Wenn die Soldaten”, disfarçou e vendeu como “A Banda”.

      • Esse é o problema de mandar PTista para cadeia. Prendemos bandidos e agora estamos mandando o corpo docente para ensiná-los a praticar crime de verdade: Roubar som de carro? Para que isso, desvia uma verba de saúde, dá muito mais dinheiro! Aliás, fora a brincadeira, dizem que foi exatamente assim que nasceu o Comando Vermelho: Misturando preso comum com terrorista que queriam derrubar o regime militar para implantar a própria ditadura!

  • fschulz84

    Existem diversas fatores que colaboram… A falta de segurança é um problema endêmico de todas as regiões do país, os bandidos se sentem bem a vontade de cometer crimes e saber que mesmo que se forem presos, ficarão somente um curto período cumprindo pena.

    No caso dos roubos dos automóveis em específico, a explicação é bem simples: O mercado paralelo de peças… Existem diversas pessoas que preferem comprar as peças mais baratas, sem procedência, alimentando o mercado paralelo que existe para estas peças… Recentemente, tive um problema grave com meu carro, o reparo no total ficou em 7k e a peça mais cara (que era o jogo de pistões) custava 3k na concessionária, mas um próprio vendedor de peças da CCS me recomendou uma importadora e um “vendedor autônomo”. Na importadora, os pistões originais me custaram 1,6k originais, já com bronzinas e montados e o tal “autônomo” conseguiria por 900 reais… Óbvio que peguei da importadora, com NF tudo direitinho, mas garanto que boa parte das pessoas recorreria a este autônomo.

    Sei que os preços de peças chegam a ser abusivos em nosso mercado, mas não adianta nada alimentar este mercado paralelo e depois reclamar quando o veículo for roubado.

    • Mas que nem usuário de drogas, o comprador de peça roubada tem uma dificuldade tremenda de ligar o crime ao seu fomento.

    • Zé Mundico

      Esse esquema de peças paralelas foi desmascarado aqui na minha cidade (uma capital do nordeste) e funcionava desse exato jeito: alguém da concessionária indicava uma oficina “independente” que providenciava peças “recondicionadas”ou “usadas”, especificamente para carros de luxo. Parece que um cliente desconfiou da marmota e acionou a polícia, que fez uma operação e conseguiu juntar os fios. A tal oficina independente tinha uma “equipe especializada” em roubar carros de luxo para matar e tirar as peças mais caras do motor, transmissão, suspensão e acabamentos. Tudo por encomenda e com clientela garantida. Era coisa de profissional . Aí é que eu digo: o comprador de peça usada ou recondicionada é que alimenta o crime e se hoje você compra peça roubada para o seu carro de luxo, amanhã você poderá ser a vítima da mesma quadrilha! O mundo é redondo mas é cheio de esquina.

      • fschulz84

        Exato… O mercado paralelo é alimentado na sua grande maioria por peças de veículos populares, mas também deve estar crescendo bastante em segmentos superiores.

        Com o aumento do valor dos veículos 0km, alguns compradores estão partindo para carros de segmentos superiores usados, porém se esquecem que, sendo de marcas premium, as peças serão mais caras também…

        Eu por exemplo, tenho planos de adquirir algum veículo usado mais premium no futuro (provavelmente ano que vem), mas tenho consciência de que apesar do valor de venda praticado ser similar a de veículos de montadoras menos “premiums”, seguro e principalmente manutenção serão maiores. Uma boa opção era a importação de peças (agora com o dólar nas alturas, ficou mais difícil). De qualquer maneira, sempre tento me informar sobre os veículos de meu interesse para saber preços básicos das peças.

        Mas eu nunca, NUNCA, iria comprar peças de segunda mão, sem Nota Fiscal.

        • CharlesAle

          Houve também um aumento exponencial no roubo de motos de grande cilindradas( de peças caríssimas)…Tem muito “boyzinho” por ai comprando peças de Kawasaki, Harley, R1, RR, etc..roubadas..(e alimentando o crime)..

          • fschulz84

            Pois é… Tenho alguns conhecidos que possuem Harleys há bastante tempo e nunca se preocuparam com roubos, mas hoje em dia estão bem preocupados.

    • CharlesAle

      Temos de ficar de olho também nas oficinas..Hoje, são os grandes clientes dos desmanches clandestinos..Cobram por peças legais, de de auto-peças ou CSSs, mas consertam com peças roubadas e bem mais baratas!!!Houve até uma reportagem da Record a respeito dessa sacanagem das oficinas..

      • fschulz84

        Sim… Eu sou meio chato com essas coisas… Tenho meu mecânico de confiança há quase 10 anos e ele já conhece meu “Modus Operandi”.

        Ele nunca pede peças quando encosto qualquer carro meu para arrumar, ele já me liga, me fala a relação de peças que precisa e eu corro atrás.

        Não somente pela procedência, mas também porque eu consigo negociar valores (em CCS, se pagar a vista, consegue até 15% de desconto dependendo da peça).

        Isso sem contar as vezes que eu já encosto o carro com a peça já comprada e só peço pra ele trocar hehe

        • CharlesAle

          Opa! É isso ai, temos de ter prudência ao lidar com mecânicos. Não no seu caso, ainda bem, mas em casos onde não há muita confiança..Pois o uso de peças de desmanches em consertos infelizmente é uma verdade. Principalmente peças caras e sem identificação de chassis, como cabeçotes, caixa de direção, módulos etc…É ai que mecânicos canalhas deitam e rolam….

  • Louis

    Nada mais me surpreende nesta republiqueta, onde até bancas de jornais inteiras são furtadas e somem na calada da noite. Terra sem lei. Aliás, tem lei só para proteger esses vermes.
    Torço para que a violência também atinja em cheio os legisladores, políticos e as famílias deles.
    Precisamos urgente do direito do porte de armas para o cidadão de bem!

    • CharlesAle

      Vai chegar uma hora que, ao viajarmos, quando retornarmos, vai estar só o terreno da casa, vão levar tudo de uma vez..(há sim, e o terreno já com meia duzia de barracos..)…

  • kravmaga

    Os esquerdinhas não vão gostar do que eu vou falar, mas a verdade é que esses roubos só vão acabar quando começarem a RESPONSABILIZAR CIVILMENTE os criminosos em relação aos danos materiais e demais prejuízos que as vítimas tiveram com o roubo/furto de seus carros.

    Ou seja, o ladrão, além de ser preso, ficaria com uma DÍVIDA para pagar o conserto, reposição em caso de perda total, prejuízo pelos dias parados para quem trabalhava com o carro, etc. E se for menor a dívida iria para os pais do meliante.

    Hoje em dia é muito fácil para o bandido. Esses vermes não têm medo de cadeia porque muitas vezes a cadeia é muito melhor do que as favelas e buracos onde eles vivem. É um SPA para eles.

    Eles pegam o seu carro, batem ou esmerilham todo o carro e o máximo que pode acontecer de bom para você é receber uma ligação da polícia para pegar seu carro todo batido ou amassado.

    • Jaderson

      E na cadeia eles fazem a faculdade de aprimoramento nos roubos.

      • kravmaga

        Eu acho que até é besteira prender hoje em dia quando os bandidos causam somente danos materiais. Bastava dar a eles uma bela de uma multa e obrigar a pagar todos os prejuízos da vítima e danos morais.

        Já quando há violência, as chibatadas seriam a punição mais justa.

        Se houver morte ou grave injúria, aí o bandido merece mesmo é a vala, pena de morte e em público para dar exemplo.

        • Jaderson

          Concordo plenamente. Não sou do tipo que gosta de radicalismo, mais do jeito que ta a coisa só tende a piorar, vamos precisar cada vez mais de presídios e Apac´s, e isso não conserta o cidadão infrator.
          Sou a favor até de pena de morte essa horas.

        • Fanjos

          Maria do Rosario chora…São anjos sem asas, fazendo justiça social mimimimi

          • Bruce Wayne

            Adote um voce também…

            • Fanjos

              Só depois que eu tiver um sitio, então iria precisar de muito criminoso para servir de adubo para as plantas.

              • Bruce Wayne

                Não aguento hahahahahahahaha

              • CharlesAle

                Nem se você cultivasse plantas carnívoras, as coitadinhas mereciam um adubo desses rsrsrs..

    • Rafael

      Amigão, concordo com seu pensamento, mas é totalmente cabível ação de indenização contra quem pratica dano, seja essa pessoa bandido ou não. Ocorre que, eles, em sua maioria, não possuem condições de arcarem com os prejuízos. Sendo assim, insolventes e penalizados de forma branda, conforme a lei. Por fim, é inconstitucional o trabalho forçado, logo eles não poderão ser obrigados a trabalhar para pagarem os danos. E para mudar uma constituição, meu caro, é mais fácil um político confessar um crime. Abç.

      • Bruce Wayne

        Isso é que dói, pois é uma das coisas que mais precisa mudar , mudar de forma significativa e não igual as reformas idiotas que eles tem feito e que não deveriam nem mesmo ser chamadas de reformas.

      • Tosoobservando

        Incondicional trabalho forçado? kkkk e nos que temos de trabalhar 4 meses por ano pra pagar impostos, e os outros meses pra tentar sobreviver nessa selva. E se nao trabalhar nao tem onde morar e nem o que comer, diferente de quem comete crimes ne..

      • kravmaga

        Pois é. Eu não tenho formação em direito mas sei que nosso direito segue a linha do direto romano.

        O problema é que na Roma antiga, quando uma pessoa devia a outra, poderia acabar virando escravo dela até pagar pelo que eu sei. Os bandidos deveriam ser colocados em algum programa de trabalho escolhido pela Justiça e ter parte de seu salário deduzido em folha para pagar a vítima, que nem acontece com pensão judicial para dar para o filho em caso de separação.

        O que dá raiva é que um bandidinho desses, muitas vezes menor de idade, pega o seu carro e, quando e se for devolvido, está todo quebrado ou cheio de buracos de bala.

        Um amigo meu tinha um Vectra lindíssimo (na época em que esse era o carrão da época), com banco de veludo e perfeito. Os marginais o assaltaram e levaram o carro para fazer algum “trabalho”. Dias depois a polícia achou o carro e ligou para ele. Ao chegar no local, ainda chegou a ver os caras tirando um cadáver do carro que havia levado um tiro na cabeça no banco de trás, provavelmente algum outro bandido que foi assassinado pelos que levaram o carro. O banco estava ensopado de sangue e ainda com restos dos miolos do cara. O dono pegou o carro naquele estado e, por mais que lavasse os bancos, o cheiro não saía. Gastou ainda mais um pouco de dinheiro para consertar a lataria e repintar o carro, que estava com amassados e arranhados também.

        Para as vítimas não interessa saber se o bandido foi preso. Ele quer e é justo que pelo menos seja ressarcido de seu prejuízo. Esse coitadismo que impera no Brasil é o que mata o país. Ninguém tem pena de mim, que trabalho e ganho mais ou menos porque sempre fiz tudo direito na vida e estudei muito. Só me resta pagar as contas e esperar a minha aposentadoria (se não meterem a mão antes) para talvez sair do Brasil.

        • Rafael

          Concordo. Por outro lado, o Brasil é um dos últimos países a abolir a escravidão e por esse motivo que o trabalho forçado é proibido, pelos resquícios que ainda ficaram.
          Ademais, vivemos num país recheado de leis, pra falar a verdade, somos uma nação que tem uma das melhores legislações de modo geral, vide nosso código de defesa do consumidor que é uma inovação nossa e copiado no mundo inteiro. O problema está na sua devida aplicação, e isso não implica culpa do judiciário, mas sim do executivo e legislativo, que tentam de todas as formas barrar o avanço do país por sempre colidir nos seus interesses pessoais. Vide a Lei de terceirização da atividade fim que logo logo será aprovada. Destruindo ainda mais os direitos conquistados pelos trabalhadores para, tentar, competir com igualdade contra a industria chinesa, que, por sua vez, utiliza ainda trabalho escravo mas que ninguém vê, é claro!
          Aqui, meu amigo, estamos no verdadeiro “tempo de murici…”

    • Louis

      Preso, no mínimo, deveria trabalhar forçado para conseguir comida.
      E deveriam ser obrigados a servir de cobaia para testes de vacinas, testes de medicamentos e testes de transplante de cabeça, etc.
      Também não poderíamos esquecer da castração obrigatória. Na entrada do presídio, tem que ter um sujeito com uma faquinha (daquelas de churrasco, com serrinha) pra capar o verme.

      • kravmaga

        Castração química… Colocando o s@co do cara num recipiente com ácido sulfúrico.

    • Junoba

      Aqui na minha rua um meliante foi descer o morro com um carro roubado e acabou batendo em uma árvore. Acabou fugindo. E quando a carro estava sendo guinchado, o cabo arrebentou e o veículo colidiu novamente, acabando com a dianteira do veículo.

  • mauricio

    por isso que o seguro do golf é tao alto, olha a imagem kk

    • Rafael

      Por essa imagem, a cotação mínima de seguro, agora, partirá de R$ 8.000,00 kkkkk

      • Fanjos

        Não pode ser, isso deve estar errado!!

        • Rafael

          “Mal posso vê seus movimentos” SEGUROS, Bradesco.

    • E ainda estão roubando carro da Mary Kay!

    • André

      Essa imagem é de uma tentativa de roubo em Joinville. O motorista saiu com a chave de presença no bolso e o ladrão não conseguiu fugir com o carro. Tentou ir atrás do motorista, mas ele já tinha fugido. No fim, roubou outro carro umas quadras adiante.
      Esta notícia foi publicada no NA em 18/12/2015.

  • GPE

    Sinto que o preço do meu seguro vai aumentar de novo…

    • oscar.fr

      O meu aumentou neste ano, não me lembro valores exatos, mas teve aumento sim.

  • Sassá

    Golf do Brazil………esse carro tá que nem motona de 1000 cilindradas, produto muito bom mas não compensa ter por causa do crime…..Se é pra andar com medo prefiro um marea……

    • RicardoP

      kkk fica com seu Marea então q eu prefiro meu Golf mesmo kkk

    • kravmaga

      Sei não. Estou vendo um número alto e crescente de roubos de carros mais simples do que o Golf, como HB20.

      Hoje em dia estão roubando de tudo. Basta estar na hora errada e no lugar errado. Aliás, por causa do roubo/assalto para desmanche e venda de peças, é mais provável ser roubado com carros populares do que carros médios ou mais caros, onde os donos apelam menos para peças de origem duvidosa.

  • Efulefante

    Esse assunto me lembrou algo que vi ontem…

  • Zé Mundico

    Situação semelhante aconteceu com uma colega de trabalho. Roubaram o Ecosport dela na frente da casa dela com direito a revólver na cabeça. Depois de uma semana a polícia encontrou o carro numa zonal rural daqui com um cadáver no portamalas. O cadáver já estava inchando e cheio de tapurú. Só digo que esse carro passou 3 dias no lavajato e foi todo desmontado por dentro para lavar banco, tapete, forramento e carpete até com álcool e sabão omo. Depois de uns 3 dias o cara do lavajato chamou ela e disse: eu acho melhor a senhora vender esse carro pois essa catinga não vai sair nunca. Ela vendeu o Ecosport,coitada.

  • inuyasha

    Saude,segurança e educação nota zero

  • Jose Silva

    É claro que a violência iria crescer. Pais que tudo é caro, preços absurdos e tudo, governo mesquinho sem vergonha, desemprego em alta e diversos fatores, crise….

    Bandidos soltos, vão presos e soltos graças as leis que o governo facilitou mais ainda…. Bandido vai preso hoje e já tem 50 passagens e é liberado em poucos dias… O cara vai roubar mesmo, nada acontece mesmo. O cara aprende que se roubar nada vai acontecer, no máximo uns dias presos….

    Por isso Bolsomito tem que ser presidente para mudar esta realidade, bandido bom é bandido morto ou preso, e é isso que tem que ser. É isso que acontece em pais sério, bandido não tem vez, e no Brasil é o bandido que faz a regra do jogo… Chega, tem que mudar.

    E vocês me ajudem ai, parem de votar em PT, PSDB, PMDB. Tudo que começa com P é uma porcaria !

  • Agnaldo Gastaldi

    Se for de gente rica não tem problema, isso se chama igualdade social. O cara não dá por bem então acaba dando por mal.