Brasil Japão

Brasil será investigado pela OMC por suspeita de protecionismo

Pátio-de-automóveis-importados-da-Kia

A pedido do Japão, a OMC abriu uma nova investigação contra incentivos fiscais política praticados no Brasil nas áreas de veículos, telecomunicações e tecnologia, que de acordo com a acusação, seriam ilegais e afetariam as empresas estrangeiras de forma “injusta”.

Desde que foi implementado, o Inovar-Auto é alvo de críticas e acusações por parte de outros países. O Japão acusa o Brasil de isentar setores que instalem fábricas no país, discriminando empresas estrangeiras e produtos importados.

Na visão japonesa, o Brasil comete três falhas em sua política industrial: pratica impostos mais altos para importados, incentiva de forma fiscal quem produz no país e subsidia os exportadores.

O IPI reduzido para veículos que portem um determinado número de peças nacionais também é outro argumento que o Japão usa contra o Brasil. A OMC vai analisar o caso e se o país for condenado, terá de rever sua política atual.

[Fonte: Veja]

Agradecimentos ao Dherik Barison.





  • Bruno Wendel Marcolino

    :O

    Agora vai!

    Precisa o japão abrir uma investigação pra acontecer alguma coisa ¬¬

    • Adriano

      Espera sentado ai que essa lorota é anual e nunca tem solução.

      • Bruno Wendel Marcolino

        to sabendo, já estou a horas sentado hehe.

        Vou dar uma caminhada. Flw

  • Dorcas Luca

    Agora sim… Governinho pé de chinelo. Chinfrinho. Cambada de incompetentes.

    Protegem a indústria dizendo que é para garantir empregos, mas f0d3$$%$@ com o cidadão brasileiro. Sabemos muito bem sobre o lobby nosso de cada dia ($$$)!

    Na hora que tomar um embargo da OMC no rab0%$%, vão colocar a culpa nos Estados Unidos, dizendo que o mercado é opressor.

    Comunistas de merd4!

    • ObservadorCWB

      Pior que quando não havia nada disso foi o BOOOMMM dos automóveis no Brasil. Tínhamos importados com preço baixo, boa produção dos nacionais e estes ainda incrementaram equipamentos. TUDO que este governinho ladrão põe a mão ESTRAGA.

      • Dorcas Luca

        Protecionismo em alguns casos, raros casos, como catástrofes naturais, por exemplo, é bom durante um período de tempo. Todos os países utilizam o protecionismo. Mas não é o caso da nossa industria nacional. A industria precisa se modernizar e ser competitiva do ponto de vista de custos gerais, e não ser protegida. Esse governo é muito ruim. São incompetentes.

        O Brasil precisa de reformas e não de protecionismo.

        • Lucas

          Vocês adoram falar do “governo”, mas esquece que essas merdas de leis são votadas no Congresso. Pode botar até Deus como presidente, enquanto tivermos esse monte de legisladores BOSTAS, as coisas não vão mudar, pelo menos não significativamente. Então a questão não é só falar “Culpa do PT” e sim “Culpa dos políticos”, pq são raros os políticos que fazem alguma coisa boa pelo país hoje em dia.

          • Dorcas Luca

            Lucas, quem manda no congresso é o executivo, ou você acha que eles negociam ministérios a toa?

            • Lucas

              Mas são 81 Senadores e 514 Deputados, não dá pra comprar todo mundo. Hoje tu vê que a maioria absoluta é oposição ao PT e ainda assim só fazem merda lá, votam coisas contra o PT até que seriam benéficas pro povo, por pura pirraça.

              • Dorcas Luca

                Concordo. Mas a situação atual é diferente. A pouco tempo quando o executivo falava, água parava. O legislativo deveria ser independente, mas na prática não é assim que funciona. O executivo sempre fez o que quis, infelizmente.

                • dCarvalho

                  E a culpa de toda a situação é de quem? Do povo, que se mantém inerte à situação. As coisas não irão mudar a não ser que o Superman assuma o poder por aqui.

              • Matafuego

                Pode ser que hoje a maioria dos parlamentares seja contra o PT. Mas o que vivemos hoje não se deve a 9 meses de governo da Dilma, mas sim a quase 13 anos de políticas equivocadas (podia usar uma palavra bem pior) do lulopetismo.

                A dívida pública, que ontem alcançou R$ 2,6 trilhões, não foi feita pelos parlamentares contrários ao PT. Quem está com a caneta assinando o orçamento há 13 anos é o PT.

              • Freaky Boss

                Lucas, concordo que essa política de oposição burra (que vota tudo contra é péssima), tanto que eu sempre critiquei o PT na oposição que era mestre nisso (votou contra plano real, contra constituição de 88, lei de responsabilidade,etc). Ele ensinou essa “malvadeza” e hoje é vítima. Tristes briguinhas e o país afundando.

          • Freaky Boss

            Lucas, mais ou menos. Quem puxa a agenda do congresso no Brasil é o executivo. Da pior forma possível $$$, mas puxa.. Se o governo quisesse uma agenda mais modernizante, teria. Mas não quer!!

          • Martini Stripes

            EXISTE LUZ NO FIM DO TÚNEL!!!
            Quando falo qualquer coisa do tipo acham que defendo o PT!
            Enfim, quanto a OMC, com o cambio atual frente US$ e EU$ acredito que não tem mais a necessidade de manter o IPI como está, foi uma medida imposta devido ao cambio artificialmente valorizado. Agora que está no patamar que a industria exige, vamos ver o que vai dar.

          • Marcelo Ceno Dutra

            Até que enfim li um comentário sensato

          • Rafa Agrela

            então pra vc governo é só o presidente, governo é no geral, todos os legisladores

            • Lucas

              Não amigo, não é “pra mim” e sim para todos. Governo é Poder Executivo, os legisladores, deputados e senadores, fazem parte do Poder Legislativo, são poderes autônomos com funções típicas diferentes. O Governo é dividido em esferas, que são: Federal, Estadual e Municipal. Quando se fala “Governo Federal” se está falando do Poder Executivo Federal. O Poder Executivo é único Poder que possui funções TÍPICAS de governança, enquanto que o Poder Legislativo possui funções TÍPICAS de legislar (criar leis) e o Poder Judiciário funções TÍPICAS de julgar. Não vou entrar no mérito das funções atípicas dos Poderes porque vai me demandar muito tempo, mas isso que falei você aprende no 1º Semestre do Curso de Direito, Disciplina IED (Introdução ao Estudo do Direito) e depois complementa em Direito Contitucional.

          • leitor

            Tudo comprado, lobismo e tudo mais.

        • Milton Baptista

          Concordo 100% com o Lucas. Se nós tivéssemos um congresso sério, que não vivesse abaixando as calças para o Executivo, não teríamos essas “merdas de leis” como esse Inovar-auto, enviada pelo executivo petista. O problema é a submissão do congresso. que vive aceitando a chantagem emocional do PT, em prol da “governabilidade”, e outras vantagens, como cargos. Um bom congresso teria evitado os excessos do PT, e toda essa corrupção sem vergonha. Parabéns Lucas pelo comentário claro. O PT só existe com essa corrupção toda porque o congresso é conivente. Quem aceita os ladrões petistas é cúmplice, e o congresso tem sido cúmplice.

          • ALVIN_1982

            O Partido Novo vem aí, do jeito que a gente gosta…

            • Martini Stripes

              To de boa do Liberalismo econômico. Tudo pela ganância. Como país Latino de 3º Mundo seriamos explorados até o osso!
              Prefiro a Social Democracia européia.
              Beijocas

          • Osni Duarte

            O Brasil é mesmo único. Somos uma república presidencialista na qual só é possível governar por meio de coalizão, algo típico de sistemas parlamentaristas. A diferença é que se a coisa não anda direito, o Primeiro-Ministro renuncia, cai todo o seu gabinete, o parlamento é dissolvido e ocorrem novas eleições. Durante a campanha determinadas correntes se unem em torno de um programa de governo, onde explicam o que e como farão, e os eleitores votam principalmente nesse programa, não apenas em líderes carismáticos, fortalecendo os partidos. Só que, diferentemente do parlamentarismo, nosso sistema depende muito de apoios conquistados não por plataformas de governo, mas pela troca de cargos em ministérios, em estatais, bancos públicos, fundos de pensão, etc.

          • Martini Stripes

            Pois é, infelizmente, muitos de lá não estão lá para melhorar o país, e sim para perpetuar no poder. Triste realidade.

      • Garuda

        O governo possui o famoso Toque de Merdas

        Onde ele coloca a mão vira merda

  • Freaky Boss

    Só sei que o Brasil é um dos países mais fechados do mundo para o comércio (não só automobilístico) e isso faz muito mal ao país. E só tem piorado. Garante-se o emprego de um punhado de pessoas ,ok (mas que não vão sair do lugar), mas encarece-se o país todo, diminui sua competitividade, diminui seu poder de inovação, diminiu a chance da exportação de produtos de grande valor agregado, que é o que poderia enriquecer o país e gerar empregos de alta qualidade. Além disso, queremos ou não trocar experiência com o resto do mundo, incentivar nossos jovens a aprender um outro idioma, etc???

    • Túlio Leal

      Sim, outro dia eu tive que levantar esses dados. Era algo como o penúltimo em termos importação/PIB e 6º último em termos de exportação/PIB entre todos os países do mundo. Uma vergonha. Isso acaba se traduzindo em baixa competitividade, produtos caríssimos e de qualidade duvidosa.

    • Thiago

      Verdade, parece até que voltamos á época do império, ordem e progresso? Aonde?

  • Thiago K. Galiza

    essa historia ja é velha já, ta rolando desde 2012/2013

    • Junoba

      Só que o Japão abriu um novo pedido de investigação.

    • Marcos Lopes

      sim Korea , Parte da Europa e Japão estão neste pleito desde 12/13 …

    • Pedro Henrique

      acontece que agora além da omc abrir investigação (não só uma tentativa de reconciliação) os argumentos prestados pelo japão são mais concretos.

  • Claudio

    Eu já vi uma notícia similar a essa a não sei quanto tempo atrás. E todos nós sabemos onde isso irá terminar.

    • Junoba

      Sim, mas agora é outro pedido feito pelo Japão, eu vi ontem pela GloboNews. Mas se der em alguma coisa é outra história, já que o Brasil está incomodando peixe grande.

  • Rodrigo

    Eu só acredito vendo!! Tomara que de certo e não acabe em pizza.

  • Bruno Brasil

    Estamos numa cuba “sem muros”

    • dallebu

      “Brasil será investigado por suspeita de protecionismo” sério? Não me diga!! Ahh que pessoal desconfiado hem!! Danadinhos!!
      É igual quando passa no jornal “Fulano mata esposa, corta em pedaços e coloca numa mala, e depois joga o filho pela janela. A polícia está investigando para saber se o criminoso tem problemas mentais” Precisa investigar???
      God save the qu… ops, Brazil!!

    • Deadlock

      Cuba tem um muro d’agua, senão poucos continuariam lá.

    • dCarvalho

      Menos, filho.

  • Mateusw

    Até julgarem isso já vai estar revogado o ipi majorado. Não da pra adotar o rito sumário e já partir para as sanções?!

  • Cristiano N. Silva

    Anos atrás afirmei neste blog que a tributação sobre os importados seria um tiro no pé nas vendas dos nacionais, pois o preço do carro estrangeiro na época segurava o do carro nacional e, mesmo assim, as vendas sempre aumentavam. Depois da pressão da ANFAVEA sobre o governo, houve a majoração do imposto sobre os veículos importados e então as montadoras instaladas aqui puderam impor seus aumentos de preços sucessivamente. Enfim, deu no que deu…

    • Freaky Boss

      cara, para mim isso era óbvio também. Pressão para baixo nos preços, aumento na qualidade dos carros e capacitação para exportar. Tudo isso ocorreria mas foi jogado para o alto a troco de alguns empregos (que com exportação poderiam até aumentar!). Governo enxerga pequeno, muito pequeno.

      • Danilo Fernandes

        Essa é a visão simplista da coisa. Na teoria lindo, na prática a competição com os importados mataria as empresas nacionais pois elas não tem tecnologia, tampouco mão de obra qualificada para competir com as empresas estrangeiras. Num primeiro momento queda virtiginosa nas venas, em seguida demissões em massa, depois fechamento das empresas. Em pouco tempo teríamos o país tomado por importados, o que para os motoristas seria ótimo, mas para o país seria péssimo. Imagine a quantidade de dinheiro indo para fora do país com toda a frota brasileira sendo reposta por montadoras de outros países.

        • kikofar

          “empresas nacionais”? Volks??? FIAT??? Nessa sua visão, devemos continuar com mercado fechado, hiperregulado, com produtos caros mas acessíveis mediante empréstimos (que produzem inflação, ou seja, que vão aumentar num segundo momento ainda mais os preços do que já era caro!)… O Chile não tem uma indústria de carros. Veja lá os índices de desemprego e renda deles. E veja que eles possuem uma gama muito maior de marcas e modelos para serem adquiridos. E nem por isso eles são mais pobres (muito pelo contrário!). Essa sua visão de que abrir mercado vai gerar desemprego pode até ser real desde que as pessoas que foram demitidas se achem no direito inalienável e natural de serem operadoras de máquinas de soldas ou técnico em pintura automotiva a vida inteira. Abraço.

        • Freaky Boss

          Danilo, concordo que não é simples, mas faz uma transição. O Brasil não seria o 1o país a enfrentar uma abertura. As receitas estão aí. Só não pode é ficar fechado achando que fazer comércio com o mundo é a desgraça capitalista. abraços

      • Danilo Fernandes

        A intenção do governo é plausível. O método, péssimo. Proteger a indústria para que ela se desenvolva é louvável, mimar ela do jeito que o governo faz é um suicídio. Mas nós sabemos porque a nossa indústria está assim né? No Brasil é muito mais barato comprar o governo por uma superproteção do que investir para tornar as empresas competitivas.

        • Thiago

          tem razão, o ser humano, principalmente os brasileiros sempre procuram o caminho mais facil, ou seja o famoso jeitinho brasileiro, e nesse caso, a industria automotiva

    • kikofar

      Exato! Comentei sobre isso mesmo. Mas e o medão dos sindicatos em perder força e poder de barganha? E o medão das empresas que financiam campanhas e que ao menor sinal de problemas, vão até os governantes e clamam por ‘uma ajudinha’ (hora de cobrar a fatura das eleições, não é mesmo?).
      Enquanto o Estado brasileiro for gigante e intrometer tanto na vida das pessoas, cobrar tantos impostos… Nunca seremos um grande país de verdade. Vamos ficar nos vôos de galinha. 4, 5 anos de crescimento e outros 10, 15 estacionados, correndo atrás do próprio rabo.

  • Adriano Tochio

    Sabe no que vai dar ??, em nada como sempre !!!

    • Dorcas Luca

      Amigão, a OMC não é uma instituição brasileira. Ou faz o que eles mandam (traduz-se em EUA), ou sofre com embargos. Ai a cubanização do brasil vai ser consumada pelo PTralhas radicais.

      • Adriano Tochio

        Tomara que vc tenha razão, porque se não me engano no ano passado já foi feita uma denuncia por mais de um pais e deu o que?. nada !!!

        • Marcos Lopes

          as denuncias foram feitas desde 2012 na europa/ corea / e japão mais até agora embargos ou sansões que ´’bom’ nada….

          • Adriano Tochio

            Isso !

      • Danilo Fernandes

        Essa “cubanização” que você fala é praticada por praticamente todos os países o tempo todo. As reclamações na OMC são inúmeras. O querido japão é um dos mais protecionistas e fortaleceu a sua indústria blindando-a completamente até que atingisse a sua maturidade. Eu concordo que dá raiva o jeito com que a indústria automobilística brasileira é mimada e principalmente o quão pouco eles fazem para aproveitar esse mimo e modernizar, mas é inocência achar que essa tática é privativa do governo brasileiro.

        • Matafuego

          O Japão pode ter blindado sua indústria para que ela se desenvolvesse, porém, investiu pesado em educação na área certa para que isso ocorresse: exatas. Olhe no Brasil como está nossa educação de base, principalmente no que diz respeito ao ensino de matemática.

          Nossos políticos (99,9% deles de esquerda) não tem interesse em mudar esse quadro. Preferem ficar criando militantes nas universidades a ter um país digno para se viver. Sendo assim, prefiro que se abra o mercado – pelo menos assim, quem resolveu viver longe do conto encantado da esquerda, terá acesso a produtos melhores.

      • Thiago Garcia de Lima

        Nao nescessariamente. O Brasil ganhou uma disputa contra o CAnada na venda de avioes.

  • V12 for life

    Até isso terminar já terá saído o super IPI para importados e todos vão comer pizza.

    • Túlio Leal

      Ou então tira o super IPI, mas cria a super Cofins com mais 30%…

      • V12 for life

        É provável que uma manobra dessa aconteça.

  • Lucas de Lucca

    “Suspeita”… hahaha

  • Aristeu Junior

    Se for condenado, o Brasil vai taxar os nacionais da mesma forma que taxa os importados.

    • Artur

      kkkkkkkkkkk verdade! Aí o povo vai ter saudade do tempo em que um carro 1.0 custava R$ 40 mil reais nesse país!

      • kikofar

        Perfeito seu comentário. É esse pensamento bem chinfrin socialista de merda que nos afunda! Se o pobre paga muito imposto, então, a solução é taxar ainda mais a classe média e tirar tudo o que for possível dos ricos. Aí sim. Criou-se igualdade: todos igualmente fud…s pelo nosso Grande Irmão!

        • dCarvalho

          Engraçado que há pouco tempo todo mundo achava lindo o discurso de igualdade social, fraternidade, etc. Agora virou modinha ficar falando merda do socialismo no face e tal.. Galera não sabe nem do que tá falando. Vá pastar!

          • Igor

            Socialismo só é bonito no papel, porque na pratica é um lixo! eu sempre fui contra e toda vez que falava que era a favor do capitalismo era massacrado, graças a Deus hoje em dia as pessoas não pensam igual antes

          • kikofar

            Eu entendo de macroeconomia e de política. Leio muito. Então, posso dizer: sei do que estou falando. Aliás, nos foruns e blogs que frequento, comento desde 2012 que estávamos indo em direção à bomba relógio armada pelo próprio Estado brasileiro e suas `políticas econômicas`. Questão tão somente de observação e de conhecer um pouco sobre economia, nada mais. Não é questão de falar mal do socialismo não (apesar de que eu ainda não li uma justificativa a favor desse modelo que seja viável e aceitável!), mas essa foi a opção realizada pelos nossos governantes. Transferir renda: seja por bolsas isso ou aquilo ou mesmo via empréstimos a juros subsidiados em bancos estatais, o que levou a um inexorável crescimento anabolizado, artificial, e que não se sustenta. Aumentaram a demanda, sem que a oferta a acompanhasse. E essa dupla é indissociável. Só aqueles que acham que abrir buraco na rua pra depois tapá-los é geração de riqueza (o pessoal que curte a mais valia do Marx vê lógica nisso, acredite!). E o Resultado está aí: 10% de inflação e os mais pobres vendo seu suado dinheiro carcomido por populismo demagogo. É disso que estou falando. Abraço.

            • dCarvalho

              É essa análise que todos deveriam fazer. Bom dia!

    • celso

      Você inverteu as coisas: os importados é que vão ser taxados como os nacionais.

      • Bruno Wendel Marcolino

        não duvide de nada amigo.

        • celso

          É, com esse Governo é melhor mesmo não duvidar…

          • Lucas

            O problema é que se eles fizerem isso, vão simplesmente quebrar o país, pq ninguém mais vai comprar carro algum, as montadoras vão evadir do país, e o final tu já sabe. Sei que o país tá uma merda, mas os governantes não são tão estúpidos, até pq com menos impostos o governo tem menos pra roubar, com as Empresas saindo eles arrecadam menos propina. E isso, eles não vão tolerar.

  • Ricardo Rangel Lirio

    Suspeita?!

  • zekinha71

    O Japão não é aquele país que tem um fortíssimo protecionismo na indústria automobilística?
    Quais carros estrangeiros são vendidos no Japão? Só conheço esportivos e alguns MB, BMW.
    Poderiam fazer uma lista pra ter uma ideia do protecionismo deles.

    • celso

      Não. O Japão é aquele país que tem o câmbio desfavorável aos importados e um alto custo de produção nacional. Montadoras estrangeiras, americanas e europeias, já tentaram produzir carros por lá, mas como o mercado tem forte apelo a produtos nacionais ( japoneses ) elas findaram em pouco tempo.

      • Pedro Henrique

        exatamente, o povo japonês tem preferencia por produtos produzidos por eles mesmos e se não existir um japonês que faz o produto que você quer, eles começam a fazer pra criar concorrência, são muito patriotas nesse sentido.

        além de que uma montadora de veículos ficar no japão fica muito difícil pelos motivos que você citou tem também o gosto do japonês que é diferente e carros globais podem não ser a melhor escolha.

        • Louis

          Eu também acho que o patriotismo tem muito peso. Até os “japoneses” daqui só compram Honda / Toyota / Nissan.

    • HenriqueHJ

      somente marcas tops conseguem alguma venda no japão. Hyundai tentou vender no japão e só apanhou até fechar. se o mundo inteiro compra carro japones que tem fama de “qualidade” por que os proprios japoneses iriam comprar carro estrangeiros?

      Tenho conhecidos que trabalharam por um periodo no japão na fábrica de carros. e ao ver um corolla com a pintura “casca de laranja” apesar de liso, olhando de perto tem um efeito como se tivesse ondulações pequenas na pintura. ele disse que essa carroceria não seria aprovado no japão e mandaria de volta pra pintura. parece que a toyota fora do japão é mais relaxado em relação a qualidade.

  • Marcos Lopes

    “Na visão japonesa, o Brasil comete três falhas …”

    na minha tb !!! e são 3×1300000 de falhas !

  • celso

    Condenado!

  • TNFRBT

    suspeita? isso aí é batom na cueca… sem chances, podem me intimar como testemunha… alias, qualquer consumidor deizte paiz de merda

    • Bruno Wendel Marcolino

      só nesse blog deve ter pelo menos 100 testemunhas kkkk

  • Rogério

    suspeita????? Ainda tem duvidas disso?
    Esse desgoverno tentou proteger tanto o mercado interno, e olha a merda que deu.. politica totalmente errada!

  • Aldo Raine

    Acho correto essa medida, POREM os Estados Unidos são BEM protecionistas tbm…..

    • Junoba

      Eu acho um mercado bem exigente, não protecionista. Se eles fossem, colocariam também impostos nas alturas como o Brasil.

    • truco

      a questao eh que esses países, EUA, coreia, japao.. nao sao protecionistas em questao de barreiras, impedindo a entrada de outros, mas sim o consumidor que so valoriza o que eh produzido em mercado nacional.

  • Gustavo Miranda

    É… aqui se ganha muito dinheiro às custas de preços injustos e impostos abusivos. A medida que a pressão internacional aumentar, até a direita vai querer fechar o país para manter essa festa…

    • Freaky Boss

      não é possível. Ou o Brasil se abre (com as dores e bônus disso) ou vai continuar patinando economicamente e sem modernizar sua indústria.

  • kikofar

    Na prática, ser um país protecionista e fechado não garante empregos, mas apenas o atual arranjo em que se mantém um mercado quase privativo às empresas que aqui estão e que ‘encostam’ em subsídios do Estado. Estado esse que ajuda a manter também as máfias dos sindicatos que agem de coerção física e moral para obter suas reinvindicações. Quanto ao consumidor brasileiro… à esse restou-lhe a não opção de poder comprar um produto que lhe for conveniente pelo atrativo do preço mais baixo. À ele, ficou o ‘direito’ de escolher entre o caro e o muito caro e continuar refém do trio Estado-indústrias-sindicatos, aguardando um próximo momento de se endividar com dinheiro impresso por bancos por ordem dos (DES)governantes, gerando mais um pouquinho de inflação, porque, dizem eles, ‘um pouco de inflação é bom’!

    • Freaky Boss

      concordo.
      saudações atleticanas.

  • Foxtrot

    Prevejo o Fanjos falando: MUDA MAIS!

  • Bruno

    E o que acontece caso seja culpado? Alguém sabe prazo para as mudanças? Quais seriam as mudanças?

    • ARENANB

      Não podem obrigar nada, o que a OMC pode fazer é autorizar os outros países a aplicar restrições em relação ao Brasil.

      • Diego

        Em outras palavras, caso o Brasil bater o pé e falar “não mudo, não mudo e não mudo”, só vai ficar ainda mais difícil ter carro importado ?

        • ARENANB

          Exatamente kkk, a OMC é apenas uma organização que auxilia o Comércio Internacional, mas não pode tirar a soberania dos países. Mas o Japão também é protecionista, todos são, impossível ter o livre comércio, a questão é quem disfarça melhor hehe.

  • ARENANB

    Até parece que a OMC tem algum poder sobre a soberania dos países. Infelizmente o protecionismo sempre existiu e continuará existindo, independentemente do incentivo da OMC ou do GATT.

  • Túlio Leal

    Demorou!!

  • pedro rt

    e isso ainda e pouco a politica brasileira deveria pagar de forma mais severa

  • Daniel

    Eu acho que a OMC deveria investigar porque as montadoras e governo cobram tão caro pelos seus veículos. Montadoras = Envio de dinheiro para as matrizes no exterior. Governo = Imposto em cascata.

    • Floma08

      Então mas no caso isso não é ilegal. O governo já sabe que as montadoras vão mandar todo o lucro pras matrizes, pro exterior, por isso que cobra um monte de imposto, “pra forçar” uma parte do dinheiro a ficar aqui. As empresas repassam isso para o consumidor, que é quem se esgoela pra pagar carro nesses carrinhos porcaria que nós tempos aqui. Mas quanto a isso a OMC não pode fazer nada, ela só legisla o comércio internacional.

  • CanalhaRS

    Até onde eu sei o país já foi investigado pela OMC diversas vezes (desde o tempo do Lula) e nunca aconteceu nada, só papinho furado.

  • Neto

    Agora vai… ou não né. nunca foi.

  • Tiago Mascarenhas

    Agora manda as “nacionais” ameaçar o governo de demissão.
    Se prepare que vai quebrar, o socorro não vai adiantar nada enquanto os preços praticados forem surreais.
    Esse país precisa mudar, passou da hora.

  • Ricardo

    E mesmo assim as montadoras ainda se fazem de coitadinhas e vários otários ainda acreditam!

  • Anderson

    Ihul!!! Finalmente denunciaram na OMC essa política ridícula. Fechar mercado nunca foi solução.

  • Mr. Bola de FOGO!

    Vai dar em Sushi e feijoada.

  • CASSIO

    todo governo protege sua indústria o foda e vc pagar seus impostos e ñ ter retorno de nada isso que é realmente complicado neste país …………

  • O Brasil também já acusou o Japão de protecionismo conforme http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1009075-9356,00-BRASIL+ACUSA+JAPAO+DE+PROTECIONISMO+NA+OMC.html
    http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/brasil-acusa-japao-de-protecionismo-na-omc/21043/

    Logo o Japão que recorreu muito a medidas protecionistas em um passado recente. Isso é uma “guerra” que se acirrou após a crise financeira de 2008.

    http://globalgeopolitics.net/wordpress/2011/04/18/japan-the-forgotten-protectionist-threat/

  • RyanSX

    Eu espero muito mais muito mesmo que isso dê resultado e acabe com esses incentivos malditos sobre essas merdas nacionais, porque tudo que passa a ser nacional perdem muito a qualidade e o resultado no final são que os preços aumentam ao invés de diminuir e o consumidor vive a ser “enrabado” por essa politica porca que temos aqui.

  • Nismo

    Acredito que a competitividade em qualquer área no mercado seja boa, mas dar tudo de mão beijada para os gringos?

    Imagina se todos os carros no Brasil fossem importados e não houvesse tantos impostos para eles. Será que realmente seriam mais baratos? Acredito que não.

    Sem contar nos milhares de empregos que deixariam de ser gerados.

    Dar o mercado de mão beijada para países de primeiro mundo não vai resolver nosso problema.

    • BorisAWD

      quem acaba perdendo é o consumidor. Nao os gringos.

  • tjbuenf

    Péssimo momento para fazer isso. Em época de recessão a OMC faz mais vista grossa ao protecionismo.

  • Airplane

    Demorou, hein!?!
    Até essa investigação terminar o governo já terá mudado a estratégia e , como sempre, não dará em nada, ainda mais que o presidente da OMC é brazuca.

  • Adriano

    Nossa novamente essa ladainha, a anos estão com essa lorota e nada se resolve.

  • HenriqueHJ

    Não vai dar em nada. o brasil já entrou varias vezes contra varios paises e vice versa de abrir reclamação até o fim demora quase 10 anos pra mais e quando dá alguma multa, abate dessa reclamação, abate daquela reclamação e fica por isso mesmo.

    Um exemplo rápido. os EUA abre reclamação contra o Brasil sobre o mercado automotivo, o Brasil abre contra os EUA na questão da soja e laranja, arrasta por trocentos anos e no fim abate uma multa pela outra. o Japão abre reclamação contra o Brasil sobre o mercado automotivo, e o Brasil abre contra o Japão na questão da carna brasileira e arrasta por mais trocentos anos, abate a multa do carro pela multa da carne. e no fim só perderam tempo.

    • ninja

      ate que enfim um comentário verdadeiro, protecionismo sempre vai acontecer!!!

      pq se quiser vender mais carros, facil, diminui a margem de lucro! mas fazem?!?!

    • Antonio

      Temos que entrar com a OMC, pedindo reparação do nosso minério que saem das minas gerais de graça, matéria prima que os japoneses utilizam para fabricarem seus carros, e voltam pra cá a preço de ouro, fazendo uma continha rápida, acho que e viável sim, pois com a OMC no fiel da balança podemos rever o preço do nosso prejuízo de décadas.

  • Leandro Cazzeri Sasso

    Nada mais me surpreende quando tem o BraZil no meio…

  • Fábio

    Tudo que ferra esse governinho e beneficie o povo eu apoio e comemoro!

    • dCarvalho

      No mínimo estranha essa distinção entre governo e povo, não é?

    • Antonio

      Ou pobre ignorancia! Tudo que ferra o seu governinho, vem do seu povinho, e exatamente esse povinho que se ferram primeiro, ou uto se ferram

      • Alex

        Neste caso, ferra o governo a princípio. Mas o povo ganha com maior concorrência. No final, se os veículos fossem vendidos a preços justos teríamos menos remessas ao exterior, para as multinacionais.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Demorou.

  • Minerius Valioso

    É isso aí, o único país que conseguiu a proeza de ter mais taxas de importação do que a União Soviética.

    Adivinha qual dos dois está tendo demissões nessas fábricas subsidiadas com BNDES e com sindicatos de olhos arregalados?

  • Guilherme Batista

    de jà vu

  • Diego Lip

    Engraçado que a OMC não investiga os altos impostos protecionistas praticados há anos por esses mesmos países contra produtos agrícolas brasileiros.

  • Leandro Santos

    Eu protejo meu bolso não comprando.

  • afonso200

    agora vaiiii, tomara que vtirem o IPI majorado em 30% dos importados, epoca do Azera V6, cerato, picanto, i30 a preços muito bons ante as carroças nacionais

  • Gustavo Araújo

    Todo dia abrem uma reclamação nova contra o Bra$il, ou é só impressão mesmo?

  • Fabricio Jacob

    Pra mim o Japao está certo. Mas nao criem expectativas, estas investigacoes na OMC duram anos e mesmo que condenem o Brasil, vai ser alguma sancao apenas. A OMC, que nunca teve poder efetivo sobre os paises (questao de soberania) anda cada vez mais enfraquecida. Os blocos economicos sao mais interessantes e eficientes para os paises atualmente, mas aí a besta do Brasil so se preocupa com este mercosul inutil e vira as costas pros mercados que interessam.

  • leitor

    Pior ainda é prejudicar os brasileiros com essas políticas extorsivas, corrompidas e bastante prejudiciais a todos.

  • DiMais

    e ainda obriga o consumidor a comprar produto defasado ao invés de tornar a indústria local competitiva a nível tecnológico.

  • Garuda

    SUSPEITA ?????????????

    Isso já ocorre há anos e é mais visível do que as roupas escrotas do MC Gui