Mercado

‘Brasileiro paga dois e leva um’, diz presidente da Anfavea em relação aos carros

O ano de 2016 já começou com queda no setor automobilístico no Brasil. Em comparação com os meses de janeiro deste ano e de 2015, houve uma retração de expressivos 29,3% na produção de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, passando de 203 mil de janeiro passado para 145,1 mil no mesmo mês do ano passado, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Com esses resultados, a produção de janeiro se equipara ao volume registrado em 2003. Segundo Luiz Moan, presidente da entidade, essa queda na produção se deve a necessidade de ajustar os estoques. No final de janeiro, cerca de 254 mil veículos estavam nos pátios das montadoras e concessionárias, o suficiente para 49 dias de vendas no ritmo atual, sendo que o ideal deveria ser de até 30 dias.

Devido ao estoque elevado, as montadoras estão demitindo trabalhadores. As fabricantes filiadas à Anfavea registram uma diminuição de 10,2% no número de empregados em janeiro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. Hoje, são 42 mil trabalhadores fora das linhas de montagem, através de férias coletivas, lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho) ou PPE (Programa de Proteção do Emprego).

“O brasileiro paga dois e leva um”, disse o executivo em relação aos veículos à venda por aqui como justificativa à baixa produção. A entidade fez uma comparação de preços e tributos pagos pelos carros no Brasil, de aproximadamente 43%, com o cobrado em outros países, além de mostrar preços dos veículos em dólar, tendo como base a cotação média do final do ano passado.

Levando essa conta em consideração, os carros à venda no mercado nacional estariam entre os mais baratos do mundo. Como exemplo, um Fiat Palio Fire, que tem preço de aproximadamente R$ 29 mil, seria vendido pelo equivalente a US$ 7,4 mil. O cálculo, porém, não considera a perda dos salários quando convertidos para o dólar.

No entanto, apesar da queixa, a Anfavea não tem planos de apresentar proposta de ajusta tributária ao governo no momento, já que considera que esse momento não é “politicamente correto” para isso.

[Fonte: Folha]





  • The Canadian

    Ué, mas, mas, mas não era o mais barato do mundo mês passado?

    • DiMais

      numa conversão simples e direta para dólares sim, carros de baixo custo são lançados na casa dos US$10.000 mundo afora..

      • Jose Silva

        Só que o REAL não é uma moeda tão desvalorizada assim. Só está assim Graças ao Atual Presente, ops , PresidANTA da república. Assim que ela sair e um Bolsomito da vida assumir o dólar vai voltar sua cotação de sempre aos poucos e o Pais começar sua recuperação. Preço normal do Real para o Dólar fica no mínimo 1,50 e máximo 2,50. Acima disso é pq tem algo errado com a economia do pais ou por quem governa.

        • Marquinhos

          Bolsomito na Petezada, a esquerda opressora Treme

    • Rodrigo A.

      Reclamam de barriga cheia, carros no Brasil são ótimos, potentes, seguros, com muita tecnologia e preços excelentes.

      • No_Name

        A Anfavea acha o mesmo sobre os carros nacionais.

      • Ander33x

        Rodrigo tu errou na palavra meu filho, o termo correto é “Bostil” não Brasil.

        Aquele abraço, e salvem os macacos!

        • Rodrigo A.

          hehe só toma cuidado com esse termo “macacos”, brother. Porque hoje em dia tudo é racismo.

          • Ander33x

            verdade..kkkkkk
            Abs

            • MauroRF

              Cuidado com a Gestapo petista, qualquer palavra pode ser uma ofensa, rs.

          • DougSampaNA

            Isso é uma babaquice que não tem tamanho…como se a natureza da humanidade fosse mudar a toque de caixa porque um grupinho acha que tais coisas são ao ver deles racismo; isso não vai acontecer; é do lado sombrio do ser humano.
            Temos sim é que nos preocupar com a DESTRUIÇÃO DA NAÇÃO promovida pela teimosia desta senhora em não sair da cadeira e manter todos os investidores na desconfiança com o Brasil; que na mão dela se tornou um Bostil…milhoes de desempregados que votaram nela deveriam ir a Brasília cobrar sua saida.

      • shdn2010

        e os mais economicos do mundo… pelo mesmo é o que a hyundai diria……..

      • Ainnem Agon

        Seguros, estáveis e de fácil manutenção.

      • DougSampaNA

        Inclusive o senhor chefinho da Anfavea deu um etios pro filho dele ..kkkkk SQN

    • Bruno

      Os caras esperam o dólar chegar a 4 reais pra fazer essas comparações, genial!

    • Rodrigo Alves Buriti

      Ia comentar o mesmo, não sabe nem o que declara….. esses presidentes de modo geral são uma vergonha

  • arzanette

    agora que este jumento sabe disso ????

    • Auto Verdade

      Porque estão vendendo pouco por causa da polícia econômica da nossa imperatriz Dilma.

  • Evandro Vieira Teko

    agora mesmo que vai vender mais, brasileiro não gosta de falar o quão barato pagou, e sim o valor pago, mesmo que seje fora da realidade

    • Cassiano

      Que SEJA

  • sushi man

    No BR é tudo caro

    • Deadlock

      É verdade, se fosse só os automóveis o povo estaria bem melhor. Mas, estão achando pouco, vem mais imposto por aí.

  • BillyTheKid

    Quando li o título pensei que fosse uma notícia do Sensacionalista. Não dá nem pra acreditar que a Anfavea teve coragem de dizer uma verdade dessas…

  • Gavlan The BeerMaster

    Presidente da Anfavea…

  • alan Gomes borges

    Baixem suas margens de lucros, que os brasileiros pagarão, um carro, e menos impostos também!!!

    • Victor Hugo

      Baixar os impostos só vai aumentar a lucratividade das montadoras. Elas não repassam… e foi tão difícil os brasileiros se acostumarem com esses preços não eh agora que vão baixar

      • Tosoobservando

        Tudo dependeria de concorrencia externa, o que faz baixar preço é concorrencia.

        • Victor Hugo

          Concordo!

        • Raphael

          O que faz baixar o preço é a relação oferta e demanda. A partir do momento que existe oferta cara e tem demanda, por que baixar? Empresas visam lucro, não são filantrópicas. Se tem alguem disposto a pagar esse preço eles estão dispostos a vender.

          Os chineses vieram aqui e aprenderam rapidinho a receita de vender carro mais caro. Se o brasileiro não pagar o preço que está lá vai cair.

          • Matafuego

            A relação entre oferta e demanda só funciona quando se há concorrência. Antes do governo fazer populismo com o crédito barato vendia-se menos carros e nem por isso os preços eram mais acessíveis.

            Quando a Kia começou a incomodar com carros que, mesmo pagando imposto de importação, tinham um excelente custo x benefício, o cartel da Anfavea foi chorar para o governo. Resultado: os carros da Kia perderam o atrativo.

            Nós pagamos caro por carros por causa do governo que cobra muito imposto e não deixa a lei da concorrência funcionar.

            • Tosoobservando

              Sim no mundo capitalista quem produz mais e melhor, e oferece ao cliente, ganha. So que no caso o governo blinda o país de receber os melhores produtos la de fora, ae a industria aqui fica tranquila pra investir onde quiser e quando quiser, e aumentar os preços como desejar.

              • DougSampaNA

                Governo populista Lixo, esperar o que? MASSSS a oposição tambem precisa melhorar 2 mil %!!!

            • Artur

              Exato. O governo criou o super IPI para supostamente proteger a indústria nacional e está aí o resultado: os caras estão demitindo em massa por conta da crise que invariavelmente chegou.
              Antes deixassem o mercado se autorregular. Deixasse que a concorrência fizesse o serviço. Tenho certeza de que a indústria nacional arrumaria um “jeitinho” de baixar suas margens de lucro sem despedir muita gente…

            • Ainnem Agon

              Quem se lembra do Cerato sendo o 2º sedan médio mais vendido, só perdendo pro Corolla, no mês?

          • Antes do focus mudar, eu fui em CSS ford para ver o Focus por 49,990, era a versão básica. Tentei negociar e nada, resolvi esperar um pouco. Umas semanas depois, saiu a redução de IPI. Eu na hora pensei, vou passar lá na CSS e ver se não baixaram o preço do focus. Cheguei lá o MESMO carro já estava lá faixa dos 54,990. E não era só o Focus que tinha subido o preço. Questionei o vendedor ele disse que como a demanda estava muito alto eles aumentaram o preço para regular a oferta. Em janeiro agora sai para ajudar a comprar um carro zero e a história foi completamente outra, choveu descontos e facilidades …

          • Tosoobservando

            Chineses nao aprenderam receita nenhuma amigo, foram obrigados pelo governo, se nao investissem, tinham de sair, importar ja nao é mais rentavel, esqueceu do super IPI e Inovar Auto? Antes disso varias marcas tinham planos de vir vender aqui, eles tavam otimistas. E nao vai cair pq o mercado é protecionista, o que vai é encarecer ainda mais e vao ganhar por unidade nao volume. Agora se abrissem pra concorrencia externa, tudo mudaria. Isso é fato, o Brasil é o país que menos importa no mundo, apenas 13%. Falta pouco pra proibirem de vez as importações como na era militar, ae sim vc vai ver o que isso vai virar.

        • DougSampaNA

          Mas aí não pode…e os Sindicúalistas mamadores de sindicalizados, como ficarão? A teta é muito gorda e não vão querer largar, mas defenderão a industria nacional sucatona cabide de emprego a todo custo, e o consumidor que se ferre, na opnião deles..

      • Ricardo

        Bem isso, querem que abaixem os impostos mas nem pensam em diminuir os superlucros!

      • DougSampaNA

        EXATAMENTE!!! Aumentaram as tabelas assim que o Governo baixou os IMPOSTOS!

    • alan Gomes borges

      Não tem concorrência que de jeito num cartel!!! Cartel é o nome dado as montadoras hoje.

      • Tosoobservando

        E o governo é o sócio majoritario delas.

  • Victor Hugo

    Ahhh eh?! E quando o dólar estava R$ 2.50, o carro era o ” mais caro do mundo”( voz hyundai)

  • fschulz84

    ANFAVEA dizendo isso? Os tempos estão mudando mesmo…

    • Gustavo73

      Não, é que a trolha é grande mesmo. Que puder pegue os botes, pois a marolinha chegou…

      • Clovislauro

        Paga só 2 carros para levar 1 se pagar à vista, se for financiar, paga vários carros para levar apenas 1.

        • Gustavo73

          Perfeito.

        • Poperon

          É como falaram em um dos fóruns que participo: “Pagamos por 2, e recebemos a metade de 1”

    • Ainnem Agon

      Eles estão dizendo isso mas puxando o tapete do governo, pois acusam os impostos sobre este fato.

    • tjbuenf

      ANFAVEA vendo que o governo está irredutível na questão de benefícios fiscais está tentando sensibilizar o povo a fim de conseguir algo. Mas eu não estou nem aí para ela….

  • Willian Freitas

    Sem falar na desigualdade de nossos salários aqui no brasil em reais la nos EUA em dolar se converter nosso salario em dolar ganhamos o salário minimo aqui é 225.00 dólar q vergonha para nos brasileiros…
    Nos EUA o salario minimo é de 1.500 Dólares q em reais seriao 6.000 cotando o dólar a 4 reais…
    E estas vendas de carros tem q cair mais ainda fazem os brasileiros de trouxa agora vamos mostrar quem é o trouxa vamos q vamos povo brasileiro

  • DiMais

    o sistema econômico está todo bagunçado. tudo contribui para piorar é imposto, cotação do dólar, carga tributária, ineficiência logística.. salários..

  • Willian Freitas

    Tem q nos reipeitar o consumidor brasileiro queremos comprar carros mas estas latas velhas q nos mandão e muito menos esta promoção. Ai q ja. Estamos cansados receber compra 2 leva 1…
    Nos respeitem pois vcs vão quebrar todos aqui no. Brasil se não nos respeitar pois o brasil esta pasando por mudanças e isto é so o começo se estas montadoras fabricante revendedores não entrar na dança vão quebrar mesmo pois o brasileiro está abrindo os olhos e vendo o tanto q ja nos roubarao…

    • Gustavo73

      Desculpe respeito não se pede. Respeito se conquista. E o mercado não está em queda por consciência do consumidor e sim pela crise. Senão teriamos mais recordes de vendas. Se pelo menos os mais vendidos fossem os mais seguros e modernos.

      • Felipe Sebben

        grande verdade, é só a economia estabilizar um pouco que as vendas de carros vão bater novos recordes

        • Gustavo73

          Pois é. Se querem carros mais modernos, mais econômicos e mais seguros. As opções que termos que se aproximam mais dessa definição deveriam esar entre os.mais vendidos. Não precisam ser os mais, mas tem estar bem colocados. A ponto dos fabricantes entenderem que é isso que o mercado quer. Se o que vende é justamente o contrário porque investir…

          • automotivo

            Os mais vendidos serão os q tiverem preços mais baixos

          • Rmx

            Geração ONIX !!!

            • Gustavo73

              Exato, se Gol e Palio tivessem sido preteridos por HB20, Ka … Teríamos uma mudança real, carros mais seguros, motores modernos. Mudamos de fabricantes o que também é interessante. Mas no quesito, segurança e economia o Onix é mais do mesmo frente ao Palio e Gol.

  • Tosoobservando

    Promoção imperdivel para o mes de fevereiro, va pulando do trio eletrico a uma concessionaria hoje mesmo e faça seu lance, voce ira pagar 2 e levar 1 nessa nossa promoção incrivel, e vc vai poder se gabar para o vizinho que pagou caro pelo seu carro novinho. So nao deixa algum gringo ficar sabendo quanto pagou nem ver o carro, porque senão eles riem na sua cara …

  • Airplane

    Até que enfim reconheceu, porém não são somente os impostos excessivos mas também o LUCRO BRASIL que é bem maior que em outros países!
    Que tal a ANFAVEA dar sua colaboração e diminuir seu lucro aos mesmos níveis dos países desenvolvidos ?!?

    • Tosoobservando

      Levamos 1 pra casa e damos de presente outro para a Anfavea e o governo repartirem os dividendos.

    • Luiz

      Cara lucro de pais desempolvado e para pais desempolvado nao para o brasil, tenha em mente que o lucro e compatível com o mercado!

      • Airplane

        Lo que és “desempolvado”?
        No lo entiendo!
        Poderia Usted hablar o escrebir en português?

  • Vitor Amaral

    “a Anfavea não tem planos de apresentar proposta de ajusta tributária ao governo no momento, já que considera que esse momento não é “politicamente correto” para isso.”

    Oxe se agora não é o momento correto, quando será? O quão difícil é entender que se você desonerar um produto de impostos, você consegue aumentar a arrecadação com um volume maior de vendas? (Que consequentemente também manteria os empregos no setor) Já que é muito bem reconhecido por todos que veículos no Brasil tem uma carga tributaria pesadíssima.

    • Fanjos

      Acho que eles sabem que os esquerdalhas nunca ouviram falar sobre a a curva de Laffer
      Falar com doente é a mesma coisa que falar com a parede

      • Tosoobservando

        Se os ricos vao ficar menos ricos ou vai acabar a “mamata” deles de pagar pouco imposto(segundo disse um esquerdalho nesse forum), pra eles ta tudo otimo.
        Devem esquecer quem emprega no país não é so o governo e o bolsa familia nao é infinito.

        • Matafuego

          É uma das “lógicas” mais cretinas dos esquerdosos. Eles acham que roubando de quem produz vão acabar com a desigualdade. Só vão conseguir desestimular quem gera empregos, que vão se mudar do país para gerar empregos em outro lugar.

          • Tosoobservando

            Como dizia Margareth Thatcher, comunas fazem igualdade fazendo os ricos ficarem pobres, e os pobres mais pobres, ae todos ficam iguais. So nao sei como vao dar bolsa familia pra tanta gente sem cadeia produtiva.

            • Matafuego

              A ideia do “bolsa família” não é da esquerda. O auxílio temporário para os pobres é uma bandeira liberal, descrita por Milton Friedman no livro “Capitalismo e Liberdade” de 1962.

              Depois da queda do Muro de Berlim, a esquerda “roubou” para si a ideia, porém, transformando-a em clientelismo barato, mudando o caráter temporário para indefinido.

              • Tosoobservando

                Sim todo país tem um tipo de assistencialismo para os pobres, ate os Eua tem. Mas não é vitalicio nem sem criterios como aqui. É temperario, e exigem contrapartida, a pessoa tem de procurar emprego, e estudar, pra ter como parar de receber.

      • tjbuenf

        E quais suas considerações sobre a curva de Laffer?
        Quando vejo uma postagem como essa não tenho dúvida que a pessoa sequer sabe o que está falando, que apenas viu alguma coisa em rede social e depois começou a proliferar sem qualquer tipo de análise.
        A curva de Laffer não é absoluta. Suécia, Noruega, Dinamarca, etc estão aí para provar isso, do mesmo modo que Índia, Porto Rico e Nigéria também estão. Uma economia é muito complexa para sua eficiência ser medida com uma variável, e qualquer acadêmico de ciências econômicas já sabe que economia de cartilha é para leigos, pois, na realidade, muitos são os parâmetros que transformam a realidade a todo instante e de modo nem sempre determinístico.
        Fico pensando se todos que curtiram esse post foram por compartilhar da sua opinião ou apenas birrinha para desqualificar os “esquerdalhas” de quem não gostam, mas deixa para lá…

        • Fanjos

          “Suécia, Noruega, Dinamarca”
          Acusa os outros de não saber nada, ou famoso “isso é uma falácia” e usa a desculpa da cartilha esquerdalha dos pais países desenvolvidos minúsculos para a desculpa do fracasso de algo que jamais vai funcionar aqui.
          Mas só para lembrar, esses 3 países têm um dos mercados mais livres do mundo, a Suécia por exemplo nem salário mínimo tem, e teve o seu maior crescimento graças a essa liberdade econômica e agora ela aplica em um sistema social depois de muitos anos de colher os frutos da direita liberal.
          Basicamente para os esquerdistas é sempre assim, tudo que deu certo é unicamente graças a esquerda iluminada e se algo der errado a culpa é da direita malvada, colhe os frutos que não plantou e passa a culpa pelos seus fracassos aqueles que não tem nada haver com o problema.

          • tjbuenf

            A república Tcheca tem índice de Liberdade Econômica equivalente a Suécia, é um país pequeno e tem relação imposto/PIB também superior ao Brasil, no entanto, também é um país subdesenvolvido. Estas informações estão de conhecimento público divulgadas por organizações e fundações pelo mundo, já as suas conclusões do porquê as coisas serem como diz ser é que parecem um pouco tendenciosas rs
            Mas claro que você está no seu total direito de pensar como quiser, longe de mim dizer o contrário.

            • Tosoobservando

              Da republica tcheca a explicação é simples, anos de comunismo ne. Comparar a Suecia que desde os anos 50 tem economia liberal com um país que se libertou dos comunas nos anos 90 é muita burrice, pra nao dizer falta de sentido.

              • tjbuenf

                Eu estou comparando pelas variáveis que ele citou. Note que eu não disse que a Rep Tcheca deveria ser desenvolvida pelas questões citadas. A conclusão de meu pensamento, que você não conseguiu alcançar por alguma debilidade cognitiva, se refere ao fato que vários parâmetros interferem na condição de uma economia e que ter a curva de Laffer como absoluta, baseando-se em um valor ideal que não é consenso, é um pensamento muito raso, como ele de fato mostrou ser ao implementar outras variáveis na questão.

                • Tosoobservando

                  Vcs compararam livre comercio, e vc citou a Rep. Tcheca em relação a Suecia. Totalmente sem sentido. O mesmo que comparar a Coreia do Sul com a Coreia do Norte.

                  • tjbuenf

                    Não, não citei LIVRE COMÉRCIO em momento algum. Estou falando de LIBERDADE ECONÔMICA. Mas não me surpreende desconhecer o termo…

                    • Tosoobservando

                      AH e os comunistas tinham liberdade economica? kkk Com quem so com a URSS ne, e Cuba talvez.

                    • tjbuenf

                      Sequer cheguei a cogitar isso. Mas pelo seu posto ainda continua sem saber o que é liberdade econômica. Mas não tenho nada a ver com isso..

                    • Tosoobservando

                      Kra para de fazer rodeios, vc quis comparar Republica Tcheca com Suecia sim, como se ambos países tivessem liberdade economica, deveriam ser iguais, mas o proprio kra disse no post dele que a Suecia é assim ha muito tempo, e agora que estao colhendo os frutos.

                    • tjbuenf

                      Leia minhas postagens acima. os parâmetro de comparação foram os citados pelo Fanjos. República Tchace é um dos países com maior liberdade econômica, no mesmo patamar da Suécia. Vá estudar.

                    • Tosoobservando

                      Sim mas essa liberdade da Rep. Tcheca tem pouco tempo, primeiro que antes eram parte da Tchecoslovaquia, segundo que eram praticamente colonia da URSS ate os anos 90. Passaram por reestruturação, se tornaram independentes da URSS e se separaram da Eslovaquia. Liberdade economica deles é recente, é o mesmo que comparar o Chile com o Canada.

                    • tjbuenf

                      O tempo é relativo. Em quanto tempo Coreia do Sul saiu de níveis de miserabilidade piores que o Brasil e se tornou um país desenvolvido?
                      O seu exemplo mostra ao Fanjos que o critério “país pequeno” talvez não tenha tanto peso como ele gostaria.

                    • Tosoobservando

                      A Coreia do Sul vem se especializando desde os anos 60, inclusive tem uma materia intitulada “porque o Brasil nao produz aço” onde uma delegação sul-coreana veio ao Brasil nessa epoca ver a nossa pujante industria nacional (que a base era na vdd multinacional) e um dos interlocutores locais estava explicando a eles como atrair estas empresas de fora pra se instalar aqui, quando um da comitiva coreana disse: “Nos nao queremos atrair multinacionais, nos queremos ter a nossa propria industria.”
                      O resultado hoje vc ja conhece.

                    • tjbuenf

                      E em pouco mais de 3 décadas se industrializaram e se desenvolveram. Rep Tcheca há mais de 2 décadas está tentando e parece que vai ter seu próprio tempo. O tempo não é absoluto para todos.

                    • Tosoobservando

                      pouco mais de 3 decadas? Levaram mais 5 decadas, lembrando que nos anos 90 os coreanos sofriam o mesmo preconceito que os chineses. Começaram a se consolidar mesmo apos os anos 2000. Rep. Tcheca tem menos de 25 anos de liberdade, isso mesmo situado ao lado da toda poderosa Alemanha, Italia etc.. (o que lhe facilitaria a vida).

                    • tjbuenf

                      Antes de 2005 já se tinha a Coreia como país desenvolvido.

                    • Tosoobservando

                      Pois é eu falei apos os anos 2000, entao esta de acordo com minhas contas.

    • Fora que este seria o momento para exportação de carros.

    • Marcelo Henrique

      O cara não é macho o suficiente para falar o que está acontecendo e prefere ficar quietinho na dele que ainda sai ganhando.

    • Cvrtlik

      Do mesmo jeito poderiam lucrar o mesmo vendendo mais, se reduzissem o lucro por carro, ou não?

  • Renato Dias

    Dependendo do carro, compra 2 e leva 1/2.

  • Marcos Vinicius

    ta bom admitiu uma coisa q todo brasileiro com responsabilidade já sabe, próxima…

  • Guilherme G.

    E cade a novidade nisso?

  • Lauro Agrizzi

    Depois que meia duzia de montadoras fecharem a produção no pais ai vai ser o momento poliitcamente correto.,A ANFAVEA devia peitar o governo e expor a situação absurda dos impostos do governo PT que somente sabe gastar e aumentar impostoss e tornar a vida da populção mais pobre , infeliz e difícil.

    • tjbuenf

      O governo falou que está disposto a dialogar com o setor SE as montadoras abrirem seus balanços. Sabe por que o diálogo não irá acontecer?

      • Cvrtlik

        Isso que queria ver. Quer ajudar, jogo aberto, vamos ver seus custos, sua margem de lucro….

  • Lauro Agrizzi

    Povo otário tem mais é que aceitar o governo corrupto que somente sabe aumentar impostos e desviar o dinheiro para para o PT e os triplex do barbudo ex presidente , da Dilma e do Dirceu. E ainda acha que as empresas tem que reduzir o preço.Devia então reduzir o seu salário e trabalhar de graça para o PT

  • JonathamRJ

    último parágrafo “No entanto, a pesar da queixa…”. O correto é “apesar”.

  • Se o governo cortar um terço dos impostos e as montadoras cortarem suas margens pela metade (que ficariam alinhadas com os mercados de primeiro mundo) as vendas disparam.
    Quero que o Kiko morra se eu estiver enganado.

  • Fernando Gonçalves da Costa

    Mas que papinho heim sr. presidente da Anfavea Grande M. Quando vcs estavam enchendo o R. de dinheiro explorando os consumidores brasileiros, Ninguém ficava reclamando… Vai entender…Brasileiro é tudo otário mesmo.

  • Autofahrer!

    Resumo, todos no Brasil querem ganhar muito fazendo pouco.

    • No_Name

      Por isso que a indústria brasileira é um fiasco que não consegue competir com o exterior e o empresariado em geral também, não gostam de trabalhar de verdade, ser eficientes, criativos etc.

      • Autofahrer!

        Verdade. E se tu comparar com outros países, o Brasil “trabalha” muito mais horas, mas a produção nestas horas é um fiasco como tu disse.

  • Minerius Valioso

    “No entanto, apesar da queixa, a Anfavea não tem planos de apresentar proposta de ajusta tributária ao governo no momento, já que considera que esse momento não é “politicamente correto” para isso.”

    Hipócrita e conivente com a máfia corporativista.

    Se no dia seguinte o governo decide remover todos os impostos de importação e colocar somente uma taxa de 10% para carros do mundo inteiro (e deixar o povo comprar carros usados também), os primeiros à chorar serão os integrantes da Anfavea e as fabricantes aqui instaladas.

  • Joildo Dias

    Novidade…..

  • Vattt

    Acho ridícula essas conversões, principalmente num momento em que o dólar custa 4 vezes mais que o real, queria ver essa conversinha quando o dólar custava 1,99 ou 2,25 reais.

  • rafa93

    Então, já que não há perspectivas para redução da carga tributária para os veículos no Brasil, quem sabe um dia, quando o dólar reduzir 40% iremos aguardar ansiosos por uma redução de 40% no preço dos veículos.
    Obrigado Anfavea.

    [/ironic]

    • Rmx

      Igualzinho a Petróleo !!!! kkkkkkkk

  • mariostefa

    Só agora que ele descobriu isso? Deveria aproveitar a oportunidade e dizer qual o lucro das montadoras aqui e o lucro no exterior por veiculo. E ja que tem bastante carros nos pátios, que tal uma promoçao decente de preços, seria bem vinda, para desovar os carros parados.

    • Luiz

      Margem brasileira nao ultrapassa os 12%, para comparar o lucro por veiculo tem que comparar o volume de vendas também.

      • Cvrtlik

        A margem de lucro por carro não ultrapassa 12%, como você sabe, quero ver também.

  • Felipe

    Essa é a mesma Anfavea que falou que os carros nacionais eram baratos a um tempo atrás?

  • Fernando Coelho

    O pensamento de conversão dos valores de carros brasileiros em US$ está errado! Deve-se considerar o valor do veículo pelo dinheiro recebido, pois o salário mínimo é de R$ 880 e um salário médio de baixa classe nos EUA é de US$ 1.560! Assim um americano médio paga cerca de 18.000 dinheiros para levar um Honda Civic para a garagem, enquanto o trouxa, quer dizer, o brasileiro, paga 29.000 dinheiros para levar um Palio Fire “pé de boi” para casa, e paga ainda 72.000 dinheiros para levar o mesmo Honda Civic. É um disparate, pois a proporção custo/salário nos EUA é infinitamente menor que na nossa banânia!!!

    • Matafuego

      Não acredito que esteja errado. Imagine um carro montado aqui que tem boa parte das peças fabricadas fora do país – estas peças são negociadas em dólar e terão o mesmo preço nos EUA ou aqui. Fazer as peças aqui não tornam o carro necessariamente mais barato, devido à alta carga tributária e ao custo da mão de obra brasileira (muito por causa da CLT).

      O errado é usar o momento atual para justificar o preço dos carros. Quando o dólar estava R$ 1,75 o gênio da Anfavea não falou que os carros daqui eram caros.

      • Luiz

        So para lembrar, o na publicou uma matéria da nota do golf, de 82mil 42 era impostos.

      • Cvrtlik

        Pode-se fazer cálculos e maisi cálculos, sem saber de nada, pois não liberam suas planilhas de custos. Ele compram em grandes quantidades, logo podem ter muitos descontos, podem aplicar dinheiro no dólar e ganhar em cima dessa alta do mesmo( aí estou falando de mercado financeiro, foi mal)….a coisa é muito complicada para resumir, não adianta eles falarem que tem peças em dólares e o dólar tá X…, que ele não pagam a mesma coisa que o consumidor normal.

  • Marcos Porto

    Me lembrei agora da “promoção” do IPI reduzido, quanto falácia! Concessionárias cobrando preço de tabela cheia com uns míseros 3% de desconto no IPI. E todo mundo correndo para comprar; e quanto ao quesito da famosa sopa de letrinhas da segurança (ESP, ASR, EDS, ABS) quase ninguém presta atenção nisso. Se tiver uma tela multimídia aí é sucesso de vendas.
    Acho que menos de 5% dos compradores realmente prestam atenção nisso!

  • Ricardo

    Esse presidente da Anfavea acha que os brasileiros são idiotas. Só pode ser.

    • Zé Mundico

      Acha não, ele tem certeza.

  • zeh

    uéh? qual a novidade?…o mundo inteiro sabe disso…aqui constroem o que ,pelo preço que quizerem…liberdade total…sem regra nenhuma…desde que capitalizem o lugar certo…todos ficam felizes…mundo vai acabar e essa robalheira não vai mudar…..dica: abaixem os preços e os lucros…que os impostos diminuirão….

  • Diego

    sabia que iriam utilizar esse argumento estúpido para justificar o valor do carro no Brasil. Esse cara é de um cinismo descomunal.

    • No_Name

      Tudo que vem/sai da GMB ultimamente é altamente sem vergonha, cara de pau… Sejam os dirigentes, sejam os produtos…

  • Diógenes P P Filho

    E não vai fazer nunca. Só se a vendas continuarem em baixa. Vamos lá brasileiros inteligentes. Não comprem carro zero. Esperem os preços abaixarem. Chega de sermos explorados!

    • zekinha71

      Estou ouvindo essa história desde 2012 e desse ano em diante os preços só subiram, quem tinha dinheiro pra comprar um zero em 2012 e ficou esperando, hj só vai sair com um bem usado.

  • Óbvio que não vão propor nenhuma reforma tributária, pois isso escancaria pra todo mundo que a margem de lucro que eles praticam aqui é o dobro da praticada nos outros mercados..

    O que eles querem é que governo volte a despejar dinheiro no bolso deles por meio de oferta de crédito barato ao consumidor otário.

  • Julio Cesar Jasserand

    Agora, depois da disparada do dólar no último ano, enchem a boca para falar que são os carros “mais baratos do mundo” e que a culpa é do imposto. E há dois anos atrás quando o dólar estava à R$ 2,30? Seguindo essa lógica os carros deveriam ser 40% mais baratos no passado (isso sem contar a inflação). ANFAVEA é uma piada… Perguntem pra eles como anda a operação Zelotes… Por isso que não discutem com o governo.

  • Ricardo L

    tudo blá blá blá. por que nunca diminuíram as margens de lucro elevadíssimas. quando a produção estava elevada pagávamos dois, e sempre vamos pagar. gananciosos.

  • shdn2010

    bla bla bla bla… a mesma historia que todos nós ja sabemos faz tempo e nao somente para carros, mas para td.. pq não resolvem ao inves de ficarem mostrando numero.. espero que caia mais ainda a venda, o dia que esse pais estiver em um buraco mais fundo do que ja estamos, talvez algum anjo venha e resolva os problemas desse país sem vergonha.

  • Zé Mundico

    Tenho um amigo que está pagando uma boa faculdade privada do filho (administração) e depois de fazer as contas viu que um Corolla daria para pagar a faculdade inteira do rapaz e ainda sobrava para a festa de formatura. Quem quiser que tire suas conclusões.

    • Absurdo

      Ele ficou com o Corolla, lógico, muito mais vantagem, e isto que ele nem colocou na conta o valor da revenda.

  • Rodolfo

    E ainda assim, as montadoras sobem o valor dos veículos quase que mensalmente…

  • Lucas Inacio Da Silva

    Paga dois e leva um… ok mas isso no preço direto né? Cade os financiamentos com juros quase nulos dos nossos amados bancos?

  • JoãoAVR

    Na verdade o brasileiro não chega a comprar um carro inteiro, visto que aqui os carros são capados em todos os aspectos.

    Comparar preço de carro hoje com preço do dólar nas alturas é fácil, mas quando o dólar estava baixo e as vendas altas a ANFAVEA não dizia nada.

  • Marcelo Ceno Dutra

    A vai pra Po*** além de extorquir os brasileiros nos chamam de otário com um afirmação dessas.

  • Tosoobservando

    O nosso mercado esta blindado para carros importados a preços acessíveis, então as montadoras so colocam o que querem e cobram quanto querem. Quando os importados (coreanos e chineses principalmente) estavam vendendo bem e vinham completos incusive com ABS e EBD etc.. as siglas que ate entao o consumidor nem conhecia começaram a aparecer. Ae as montadoras nacionais foram obrigadas por um tempo a se modernizar e a colocar itens nos carros, e arrumar um jeito de nao cobrar mais por isso. Mas isso nao durou muito pq o governo criou as barreiras para os importados, ae nosso mercado voltou a ser como antes. Isso se repete sempre tipo na Era Collor depois da Era Militar, houve a mesma situação.

  • afonso200

    13mil dolares compra um VERSA com cambio CVT nos EUA

  • Max Neves

    Concordo em tudo que li nos comentários abaixo, porém não vejo nenhuma mudança. Mesmo com os valores nas alturas AINDA VENDERAM quase 150 mil carros em janeiro. Galera tem que começar a falar menos e agir mais. Tá caro não compra. Vai de seminovo… Com atitude quem sabe um dia consigamos viver com um mínimo de descência.

    • Cvrtlik

      Seminovos caros e muito rodados aqui na região. Tem gente vendendo mais de dois mil reais acima da tabela fipe e com 30 mil kms em um ano… Assim fica difícil

  • Robinho

    Ah sim a culpa é só dos impostos..sei…

  • zekinha71

    Umas semanas atrás esse japa disse que os carros brasileiros eram os mais baratos do mundo, agora vem com essa, tá na hora desse cara cometer um harakiri, para conseguir ter um pouco de dignidade.

  • VW_Freak

    Pelo menos esse cara fala alguma coisa sensata!

  • Bruno Brasil

    Se o presidente da Anfavea me faz essa conversão burra, quem sou eu para tentar discutir com ele né ?! Parece q querem fazer lavagem cerebral, de tanto repetir uma coisa a gente vai acreditar…

  • Artur

    Essa lorota de “carro mais barato do mundo” por causa da cotação do dólar os caras não contavam quando o preço era praticamente o mesmo e o dólar estava por volta de R$ 2,00…

  • Giuliano Luchetti

    sempre tem um gênio q poe o ovo em pé…avisa o presida da anfavea q oq ele falou o povo ja ta a par faz uns 20 anos…babaca…

  • Hiboria

    Uma posição assim somente evidencia que a entidade é a favor das empresas internacionais e não do mercado brasileiro, comparar neste momento com a moeda internacional e um veículo que não existe em países como EUA (Palio, sério?) é até engraçado para não dizer triste.
    Não existe indústria nacional de veículos leves, portanto estamos e sempre estaremos nas mãos de interesses externos , até o momento que o país tomar uma atitude drástica como Chile (dar uma banana para esse setor e investir em outros mais intensivos), China e Coreia do sul (defender a verdadeira indústria interna e suas marcas).

    • Artur

      A ideia de China e Coreia do Sul não funcionaria aqui porque na Banânia não existe indústria interna! :D

      • Hiboria

        Pois é e nem intenção de existir!

      • Tosoobservando

        Tem Agrale hehe

  • Cassio

    Jura que pagamos dois e levamos um? Eu nem suspeitava disso.
    Esse cara é um gênio! Prêmio Nobel de economia para ele já!

  • Pedro Cunha

    Tá, mas qual a novidade??

  • Marquinhos

    Brasileiro paga 2 e Leva 1 ????? , Sabe de Naaaaaaaada Inocente, Aí entra o Banco na parada para tirar mais um ¨pouco¨ do Brasileiro que é nada mais nada menos que outro carro em suaves prestações, concluindo Paga-se 3 e Leva 1

  • Fabão Rocky

    Brasil, um país de tolos! Onde vc paga 100k p/ ostentar um Corolla 0km, onde vc paga por volta de 80k num pseudo-SUV altinho e apertadinho c/ plataforma de carro compacto.

  • Ygor Soares

    Esse camarada defeca pela boca!