Home Marcas Chevrolet Brasileiro quer carro popular com porta-malas grande

fiat novo siena 2008 oficiais 3 Brasileiro quer carro popular com porta malas grande




Se analisarmos as vendas de carros no Brasil, veremos que é por aí mesmo. Até algum tempo atrás, o que se vendia como água era hatches com motor 1.0. Hoje já não é somente hatches e não é somente motores 1.0. A revista Auto Esporte mencionou que de 2005 para cá, sedãs pequenos e populares, como Chevrolet Classic e Fiat Siena, tiveram suas vendas aumentadas e bastante.

Além desses dois modelos que citamos, também temos Renault Clio Sedan, Renault Logan, Chevrolet Prisma e Ford Fiesta sedã. Mas principalmente no caso de Classic e Siena, as vendas aumentaram bem. O Chevrolet Classic teve aumento de 25% se analisarmos os meses de janeiro a setembro de 2007, sobre 2006. Se analisarmos sobre 2005, o aumento foi de 33%.

Já o crescimento do Fiat Siena foi ainda mais forte, 78% de 2007 para 2006 e 93% de 2007 para 2005. As montadoras brasileiras descobriram este segmento e começaram a lançar vários modelos sedãs populares, e o povo foi tomando gosto por sedãs. Muitas vezes o caso é que não se tem alternativa. A pessoa quer comprar um carro zero, barato, que leve toda a família e também leve bastante bagagem no porta-malas.

Muitos se interessam pela manutenção barata do Classic, que é o sedã mais vendido do Brasil. Concessionárias chegam a registrar espera de 60 dias, pois até mesmo falta carro para entregar. Uma boa novidade no nosso mercado tem sido o lançamento de sedãs com motores um pouco maiores, como por exemplo Prisma 1.4 e Logan 1.6, que, pela sua pequena diferença do preço para os 1.0, acaba conquistando quem antes comprava Gol, Palio, Celta, etc. O sedã passa a imagem de ser um carro um pouco superior ao hatch.


  • Rodrigo

    Acho que a questão não é que o brasileiro quer um popular com porta-malas grande, mas sim que é o que grande parte da população pode comprar. Se fosse como na europa onde os preços são mais baixos e existem muitas opções a preços parecidos, dai sim, mas aqui tem uma ou outra opção, algumas +- boas, outras ruins demais, outras feias demais e outras caras demais.

    Como dizem, “querer nem sempre é poder”.

  • Filipe Augustus

    Assino em baixo…

  • Will

    [Comment ID #49405 Will Be Quoted Here]

    [Comment ID #49406 Will Be Quoted Here]

    [3]

  • http://www.ig.com.br PEDRO FALEIRO

    A QUESTÃO É SIMPLES E SE RESPONDE COM UMA PERGUNTA: COMO PODE UMA FAMÍLIA MÉDIA, DE UM CASAL E DUAS CRIANÇAS, VIAJAR EM UM CARRO POPULAR, COM UM PORTA MALA MINÚSCULO DOS HATCH´S? É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL LEVAR O NECESSÁRIO. POR ISSO OS SEDANS GANHAM MAIS MERCADO.

  • William

    [Comment ID #49405 Will Be Quoted Here]

    concordo com você Rodrigo…

    Mas temos que lembrar também q a qualidade dos hatchs brasileiros e a beleza deles também estão caindo muito! veja por exemplo a questão
    PALIO x SIENA, o palio é monstruoso e o siena, se esticassem um pouquinho mais, entrava no lugar do MAREA (tah, sou fã do Siena sim, mas substituia tranquilamente com um motor 1.9), também o caso CELTA x PRISMA, Poutz, o prisma é o vectra encolhido e o celta é esquisitinho. tudo temos q levar em consideração.
    na questão qualidade então, os sedans estão destroçando os “pequenos”.

    Tanto é que o que está matando a VW é a falta de um sedã pequeno! o POLO, só pode concorrer com SIENA HLX, CORSA PREMMIUM e mais alguns aí!

    Tem também o fato que Brasileiro adora levar “tranqueiras” no carro, INUTILMENTE (rsrs)

  • cleyton

    Os sedans pequenos tem que ter obrigatóriamente um bom porta malas,pois são mais usados para quem tem familia,já os hatchs são mais usados para trabalho ou pessoas solteiras que não precisam de espaço e tb acho que hoje os motores 1.0 nos sedans pequeno representa um pequeno volume de vendas porque a maioria por levar bagagem e familia prefira motores maiores como 1.4 e 1.6.

  • jorge

    pra mim é o somatorio de tudo.o brasileiro gosta de carro espaçoso, e nas categorias de base, por assim dizer, é racional, ou nao valoriza tanto o design(uno, classic…).A questao é, o povo une o util ao agradavel,compra o q pode, com maior espaço possivel(a familia tb entra aki).Outro exemplo é o fox, q tem como principal argumento de vendas o espaço, e vende muito bem e o design nao é la essas coisas…

  • Fabinho

    Achu carro hatch o porta malas muito pequeno… no meu Corsa Classic cabe uma pá de coisa desde minha enorme caixa selada até malas qdo vai viajar sem precisar tirar a caixa selada…é é um carro barato de se ter!!!

  • ademilson

    [Comment ID #49405 Will Be Quoted Here]

    CONCORDO COM VC.
    NA VERDADE, OS HATCHS ESTAO MUITO CAROS. SE A PESSOA PAGAR UM POUCO MAIS LEVA UM SEDÃ COMPACTO QUE, DEPENDENDO DAS NECESSIDADES DA PESSOA, COMPENSA MAIS.

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br luiz

    simplismente aki no brasil uma furreca veia custa caro…. nos eua um cadillac escalade custa 55 mil dolares..
    ai num dá!!

  • hardware

    uma pena foi a Chevrolet parar de oferecer o Classic com motor 1.6 – sai por até 26.000 até o inicio do ano. Sob alguns aspctos achava ele superior ao Prisma 1.4, melhor acabamento interno, motor mais suave, seguro mais barato…

  • hardware

    tanto é a confirmação de uma tendência que a VW vai relançar o Voyage agora na carroceria do Gol G5. E o Renault Logan está fazendo sucesso, porque o pai de um amigo a mais de 60 dias está esperando o seu e a fila de espera não para de crescer. Segundo o que ele me falou, nos anos 90 o pai dele só comprava seda grande, como Monza, depois Tempra, mas como o preço dos veiculos foram subindo e a renda não acompanhou ele se viu obrigado a comprar Gol, Celta, mas agora está voltando para um Sedan com espaço interno para 5 adultos e porta-malas com tamanho suficiente para uma viagem ao litoral. Aí está o sucesso do Logan. Bom preço pelo espaco de um sedam médio (Astra, Corolla). Quanto ao design, o pai deste amigo disse que depois dos 40 anos de idade, isso não é relevante na escolha de um automóvel, que outros valores vem em primeiro lugar, como espaço, economia, manutenção, seguro… e que pra ele, o design do Logan mesmo sendo da época do Tempra não configura um carro feio. Essa é a voz do povo…

  • Raphael

    Brasileiro compra esse tipo de carro pq,na maioria dos casos,esses carros têm que ser polivalentes:tem que ir p/trabalho,fazer a compras,levar as crinaças p/escola,viajar….então,têm que ser econômicos mas também t~em que ter espaço e um mínimo de conforto.
    Resumindo:compramos Siena,Classic,Logan e Fiesta Sedan com (quase) a mesma intenção que um európeu compra Laguna,Vectra,Mondeo,Passat ou 407.

  • erom

    Acho que, infelizmente, a explicação é que brasileiro é burro mesmo. Ele prefere acomodar bem suas malas e ficar espremido dentro de um carro minúsculo. Não percebeu que quem oferece espaço x baixo preço são peruas, minivans e crossovers. Claro que as montadoras tem sua parcela de culpa no emburrecimento nacional: quem tem pouco dinheiro tem que se contentar com hatch ou sedans Frankenstein tipo Classic, Prisma, Clio e etc. Falta uma perua Logan para mudar o panorama.

  • Marcelo

    Nesses últimos anos realmente tá pipocando de sedans nas ruas… E os hatchs ficaram meio esquecidos.
    Algumas pessoas que eu conheço dizem ter optado pelo modelo sedan pelo maior porta-malas e dizem que dá mais status… Já eu e o pessoal aqui de casa prefere os hatchs, e 2 portas… Vai das necessidades de cada um, aqui em casa viaja 5 pessoas num carro, e cabe tudo no porta-malas do Polo (é pequeno, mas tem gente que só não leva a casa junto porque não tem jeito kkkkk).

    flws

  • GG

    [Comment ID #49407 Will Be Quoted Here]

    agora somos 4

  • GG

    o poder aquisitivo(me corrigam se estiver errado a palavra)dos brasileiros esta subindo um pouco a familia ta crescendo e ta podendo gastar mais entao opta por um sedã popular.mas como disseram nem sempre querer é poder.

  • Ricardo

    NOSSOS IMPOSTOS … TRISTE ! ! ! !
    QUEREMOS COMPRAR CARRO COM MOTOR (NAO DE ENCERADEIRA), ACABAMENTO (NAO KIT DE PLASTICO), DESENHO MODERNO (NAO UNO, GOL G4,) ETC ETC ETC … CHEGA DE REMENDOS NESSAS CARROÇAS BRASILERIAS … PARA QUEM É FÂ DE CARRO, DÁ VONTADE DE IR MORAR NOS USA … SE ALGUEM AQUI É CONTRA, QUE CONTINUEM COMPRANDO ESSES LIXOS QUE NOS OEFERECEM: UNO, GOL G4, KOMBI, CELTA, PALIO, KA …É ISSO AÍ.

  • Rodrigo

    Se pelo menos os impostos fossem bem aplicados, não só para sustentar os politicos e suas corjas, os cabides de emprego e esse monte de ministério (pra que tanto) e todos os cargos de “confiança” que vem junto com esses ministérios…. Enquanto isso o povo morre nas portas de hospitais, os carros se desmancham nas estradas esburracas e defeituosas, o nível de educação é uma piada (aumentou o numero de gente estudando mas a qualidade despencou), os juros lá em cima (seja investimento, habitação, etc), o desemprego lá em cima, a inflação só não sobe aos olhos deles pois no restante … etc, etc, etc
    Cado o bom laben para jogar uns 10 aviões la em brasilia????

  • ricardopbarros

    Sou totalmente a favor dos sedãs pequenos. Só acho que não podem ser, somente, hatches com um porta-malas maior. Por isso aprovei o novo Siena.

  • Luis.R.J.

    Já que não tenho muito dinheiro, vou comprar um chevvetinho para mim!He,He,He,He,!Não é moderno nem muito confortavel, mis pelo menos tem a manutenção barata e tração traseira para sair de atoleiros! :D

  • Mercenário

    bando de velhos… ninguém mais compra um carro porque é dá hora ou por causa do motor, é tudo carro inteligente, carro de CDF…

  • hardware

    [Comment ID #49498 Will Be Quoted Here]

    O Siena nao passa de um Palio com porta-malas maior, inclusive o ridiculo espaco interior (entre-eixos de 2,37 m) é o mesmo do Palio. O Logan sim nasceu independente de um hatch – na verdade o caminho vai ser o contrário, o Sandero foi desenvolvido depois do Logan…

  • Prof. José Eduardo

    OS AMIGOS SÓ ESQUERCERAM DO CILINDRO DE GNV QUE NÃO COMBINA COM HATCH….OU VC TEM UM HATCH COM MALA OU UM SEDÃO COM MALA E GNV…

  • cRiPpLe_rOoStEr 100% Chevrolet

    [Comment ID #49408 Will Be Quoted Here]

    certíssimo, tenta viajar num hatch para ver se dá conta de levar a família e a bagagem… e o motor que se vire para puxar tudo…

  • JohnnnyHGT

    hardware disse: [quote]O Siena nao passa de um Palio com porta-malas maior, inclusive o ridiculo espaco interior (entre-eixos de 2,37 m) é o mesmo do Palio. O Logan sim nasceu independente de um hatch – na verdade o caminho vai ser o contrário, o Sandero foi desenvolvido depois do Logan[/quote]

    É o tipíco comentario idi0ta de quem nunca andou em um siena, um carro que oferece espaço interno amplo e confortavel, com acabamento de qualidade satisfatória assim como seu bagageiro de 500Litros. Melhor do que muito sedan principalmente na relação preço x beneficio, por se tratar de carro economico e de rendimento.
    O Siena possui um designe muito superior ao LOGAN, ja que este é considerado um dos carros mais feios entre os internautas… :tongue:

  • Hodney

    [Comment ID #49440 Will Be Quoted Here]

    Sem levar em consideração que o poder de compra do europeu é incomparavelmente maior q o do brasileiros e também pelo fato de seus automóveis serem bem maiores e melhores q os daqui, além de também quando se compra um carro na Europa o governo destes países não metem a mão no bolso dos europeus com impostos absurdos como IPVA, para quem não sabe, no brasil, vc não é dono total de seu carro, o governo também é proprietário dele e isso se resume neste imposto maldito. Iste comportamento poderia ser bem representado em um regime comunista e finalisando: quando se cria imposto, seja ele provisório ou não é para sempre. :blink:

  • Gustavo

    Isto mostra que brasileiro quer carro pequeno porcaria nenhuma, se os preços dos carros fossem justos, nunca, mas nunca mesmo a preferência nacional iria cair para abaixo da categoria do Monza desde aquela época.

    Nossos populares seriam no mínimo Golf, Astra, Focus e Vectra, Focus sedã, Mègane, etc… seriam os sedãs mais vendidos. E o mais triste é saber que isto é o normal em quase o mundo todo e que as montadoras poderiam perfeitamente oferecê-los a preços bem menores para o Brasil…

  • CariocA

    o grande problema do hatch é o porta-malas pequeno e no sedã vc coloca um cilindro de GNV tranquilamente sem perder todo o porta-malas, no hatch é impossivel, ou o GNV ou as malas.

  • cleyton

    [Comment ID #49542 Will Be Quoted Here]

    Fanatismo a parte,mas o logan é bem melhor mesmo por ser mais espaçoso,pois no siena e corsa os passageiros do banco traseiro tem que andar com o joelho no pescoço.

  • Gus

    [Comment ID #49405 Will Be Quoted Here]

    Disse tudo.

  • luciano

    Esses sedans pequenos dependendo da versão ou opcionais que se pede as vezes o preço chega perto de um sedan médio ou as vezes até ultrapassa esse valor,ou seja,os sedans pequenos só devem valer a pena em versões de entrada ou pouco equipada,se o consumidor quiser mais que isto convém o consumidor pesquisar modelos médios de entrada como corolla xli,pólo sedan plus,focus 1.6 para ver se há descontos,pois já pensou um siena 1.4 tetrafuel ou hlx com preços básicos de quase 45.000 e dependendo dos opcionais podem chegar aos 55.000 ou 60.000 o suficiente para adquirir um modelo médio que vem de série com ar,direção e trio.

  • hardware

    [Comment ID #49542 Will Be Quoted Here]

    Design é algo muito pessoal, e não é porque os outros acham feio que sou obrigado a achar – não sou ‘João vai com os outros’…

    Nunca tive um Siena, e nunca vou ter. Mas ja dirigi vários e pra minha referência que são carros melhores, tenho um Kadett Sport, meu cunhado um Vectra novo, meu melhor amigo uma Blazer turbodiesel, meu pai um santana, entre vários outros, o Siena é um carro ordinário, não entrega nada mais que o obrigatório, é extremamente apertado no banco traseiro – tenho 1,78m e já peguei muito taxi Siena – e seu motor 1.0 e um Fusca 1.6 do lado pra mim são a mesma coisa (em termos de desempenho).

    Agora semana passada tive a oportunidade de dirigir um Logan, o pai de um amigo comprou um 1.0 16v, e tirando o desempenho que pra minha referência é sofrível – minha irma tem um Celta 1.0 e sempre acho que estou andando com o carro com o freio de mão puxado quando saio com ele – o resto me surpreendeu MUITO POSITIVAMENTE! O espaco interno é tão bom quanto o do Vectra, o acabamento melhor que do Celta, e acredite se quizer, o carro mesmo sem direção hidraulica tinha a direção mais leve que a do meu Kadett Sport que é hidraulica.

    Antes de defender um modelo, se é que voce tem um Siena, procure dirigir mais carros para expressar uma opinião imparcial; por exemplo, gosto do meu carro, mas sei que não é nenhuma maravilha. O desempenho pra mim é apenas razoavel (apesar de ser 2.0) e faz barulho em estrada esburacada maior que escola de samba. O Vectra é um carrão e quem fala bobagem dele é porque não tem dinheiro pra comprar um (também acho que o Civic deve ser mais carro, mas ainda não tive oportunidade de dirigir o modelo novo). O Celta como ja disse, pra mim é sofríel, tanto em espaco como desempenho, mas ainda assim acho melhor que Gol e Palio.

    Enfim, era apenas uma constatação obvia de que o Siena que usa a mesma plataforma, paineis forntais e portas do Palio, não tinha como ser um carro diferente, por mais que a Fiat queira dizer o contrário (gato por lebre?)…

  • LeO!

    Interessante.. :laugh:

  • Sabatino

    Os carros do Brasi sao uma vergonha.
    Aqui na Europa nao existe esses sedans ruim (economicos e fracos).
    Na realidade aqui ninguem nem compra sedans como Civic ou Vectra (pois nao sao nada de bom).
    Pros europeos un sedan tem que ser audi, bmw, alfa romeo, mercedes ou volvo.
    Nao faz sentido pra mim comprar um sedan que seja um fiat, ford ou chevrolet (essas marcas sao pra carros compactos).
    Os carros no Brasil sao uma vergonha!

  • gustavo

    esses carros brasileiros nao tao valenda mais nada mesmo !!!

    os unicos boms são:

    lald rover,pajeiro,hilux e clacic

    xau beijos no bum bum