Brasileiros: visto para comprar carros no Paraguai

paraguai usados

Um brasileiro ter visto de residência em outro país é uma coisa normal. Desde que a pessoa realmente more no outro país e comprove isso.

Pelo menos no Paraguai é assim, mas muitos que moram em Foz do Iguaçu estão conseguindo esse documento de forma ilegal apenas para poder comprar carros de luxo por preços menores no país vizinho, lá no Paraguai os carros chegam a custar menos da metade do que custam no Brasil.

É claro que existe o risco de o carro que você está comprando no Paraguai ser carro roubado de alguém no Brasil, mas lojas paraguais que são sérias e confiáveis também vendem carros usados que foram importados de vários países e levados ao Paraguai de forma legal, por preços bem convidativos.

Diferente do Brasil, onde um carro usado só pode ser importado quando tiver mais de 30 anos de uso, no Paraguai a exigência é de apenas 10 anos. Com isso, no ano de 2018 por exemplo, você pode comprar um carro ano 2008, importado dos EUA e com preço bem interessante.

É muito fácil conseguir a carteira de imigrante no Paraguai. Você paga 450 reais para conseguir o documento diretamente no setor de migrações ou paga em torno de 2.000 reais para que um despachante faça isso por você. Em quatro meses o documento chega, se adquirido de forma legal.

Paraguai se torna o paraíso de carros usados importados

E essas pessoas alegam ter o direito de uso do carro paraguaio em solo brasileiro, como é o caso de um brasileiro contactado pela reportagem do jornal Gazeta do Povo, que recentemente comprou um Hyundai Santa Fe no Paraguai e diz que sua família tem propriedades no Paraguai e todos os bens são declarados à Receita Federal brasileira via Imposto de Renda.

Por isso, não vê motivos para ser impedido de usar o carro livremente no território nacional.

Se você usar de meios escusos para conseguir a carteira de imigrante do Paraguai, o documento sai em até 30 minutos, dispensando até mesmo exames médicos que são obrigação para qualquer cidadão estrangeiro.

Aí, com esse documento em mãos, os brasileiros compram carros por preços até 50% inferiores ao que se pagaria no Brasil. A estratégia é adotada para burlar as regras da Receita Federal (RF) porque quem mora no Brasil só pode ter um bem estrangeiro se fizer o trâmite de importação. Para trazer o carro legalmente do Paraguai é preciso pagar uma série de impostos que pode chegar a 123% sobre o valor do veículo.

E a Polícia brasileira ali naquela região admite ser rara a apreensão de carros com placas estrangeiras com motoristas brasileiros porque não há como comprovar a irregularidade.

Fonte Gazeta do Povo via leitor Gabriel Palucoski

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.