Brasil Gadgets Segurança Tecnologia

Caixa-preta para automóveis é desenvolvida por estudantes de SC

witbox

Um grupo de estudantes de Joinville/SC desenvolveu uma caixa-preta para veículos automotores, que se conecta com o smartphone através de um aplicativo. Por meio deste, o proprietário tem acesso a vários dados do automóvel. Chamado WITBox, o dispositivo se conecta ao smartphone via Wi-Fi e permite ao proprietário ter dados de velocidade, frenagem, estado dos freios, rotação do motor, pressão no acelerador, geolocalização e erros do computador de bordo.

Toda a rede é criptografada para maior segurança, mas há uma limitação: a porta OBD-II só está configurada para carros a partir de 2012, embora esteja padronizada no Brasil desde 2010. Em breve, os idealizadores pretendem introduzir um gráfico 3D do veículo com informações sobre colisão, obstáculos ou capotamento, bem como a quantidade de vezes e quanto ocorreu o acidente. Dá para monitorar outros condutores, assim como uma frota ou rastrear o veículo em caso de roubo.

Desenvolvido por Lucas Casagrande (22), Alexandre Viebrantz (26) e Eduardo Garcia (18), o WITBox foi criado para ser um produto de inteligência para as seguradoras, de acordo com Casagrande, que acredita que os custos de seguro serão menores e que o esclarecimento do acidente será rapidamente obtido, assim como um veículo poderá ser rapidamente localizado após roubo.

O grupo vai competir em um concurso de tecnologia no Brasil. Caso seja vencedor, irá direto para a final nos EUA. A expectativa é que o WITBox chegue ao mercado nacional a partir de 2018, servindo inicialmente às seguradoras e depois aos fabricantes. O monitoramento por smartphone é um diferencial, já que dispositivos semelhantes só podem ser acessados após o acidente ou pelo fabricante.

[Fonte: Exame/A Notícia]

Agradecimentos ao Ronaldo Xavier.





  • tjbuenf

    Me parece mais um scanner convencional que tem os dados enviados para um smartphone. Mesmo assim foi boa ideia. Que tenham sucesso com o produto.

    • Felipe

      Eu também tive essa impressão mas se você pensar bem, tanto o scanner quanto uma caixa preta fazem exatamente a mesma coisa que é ler informações da central do carro. O que muda é o que esses aparelhos fazem com essas informações.

      O que também pesa pro fato dele parecer mais um scanner é o fato dele depender da porta OBD2. Considerando que é só um experimento isso não chega a ser problema mas na vida real é, pq a OBD2 é uma porta de diagnóstico e precisa ter acesso fácil, e isso é ruim pra uma caixa preta pois se algum esperto quiser fazer arte no carro e interromper a gravação dos registros é só desplugar a caixa da porta, aí de nada adianta ter conexão criptografada.

      Uma caixa preta pra valer precisa ficar conectada na central do carro de outra forma, com difícil acesso. Se eles forem lançar o aparelho como produto espero que se lembrem desse ponto.

      • th!nk.t4nk

        Creio que são duas coisas diferentes: o produto para ser instalado no pós-venda (este) e algo a ser oferecido para as montadoras (e aí sim pode ter melhor integração com a central). É preciso começar por algum lugar, não concordam?

  • Zé Mundico

    Realmente, se for uma caixa preta para uso efetivo, não pode ter riscos de ser violada ou mesmo acessada por pessoas inescrupulosas. No mais, é uma excelente maneira de manter e monitorar o carro, seja para evitar roubos ou fraudes.
    Esse recurso já é utilizado por frotistas de caminhões nos Eua e Europa, dando acesso a todos os sistemas eletrônicos e hidráulicos dos caminhões.

  • Daniel

    Eu acrescentaria uma câmera frontal sendo gravada nessa caixa preta.

  • Guilherme Batista

    Já existe produtos que fazem praticamente a mesma coisa e enviam os dados para o smartphone, que na minha opinião é uma melhor opção para o usuário final, mas esse daí me parece um bom produto para as seguradoras. Tomara que dê certo

  • André Pessimista

    Já existe pra controlar motorista de caminhão de empresa grimga faz tempo….

    • th!nk.t4nk

      Então tá na hora de alguém desenvolver um concorrente no Brasil, não é mesmo?

    • Marcos Vinicius Bittencourt

      AutoTrac do Piquet não faz isso?

  • pedro rt

    parece um XBOX

  • Parabéns, garotos! Muito sucesso em ambas competições! Não desistam!



Send this to friend